• Thiago Azevedo
  • 28 de março de 2022

Fábio Macedo assume comando do Podemos e partido vai com Carlos Brandão

O deputado estadual Fábio Macedo é o novo presidente do Podemos no Maranhão. Ele assume no lugar de Márcio Andrade que é secretário de Articulação Política de São Luís.

De acordo com a nota assinada pela executiva nacional do Podemos, a mudança ocorre por conta do fortalecimento partidário e a composição de importantes lideranças.

 

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 28 de março de 2022

Honaiser abre mão da presidência da CCJ pela conciliação na AL

Depois de semanas de disputas e obstruções por parte da bancada brandonista da Assembleia, que inconformada com a eleição de Honaiser para a presidência da CCJ, vinha impedindo as votações e atividades da casa, o presidente Márcio Honaiser (PDT), decidiu fazer um gesto em busca da conciliação, abrindo mão do cargo.

A decisão foi informada nesta segunda pelo deputado, que se disse preocupado com as dezenas de projetos que seguem impedidos de avançar, em áreas importantes como saúde, educação e geração de emprego. “Os maiores prejudicados por essa disputa são o Maranhão e os maranhenses. Não é de vontade minha nem do nosso bloco que os trabalhos estejam estagnados dessa forma. Queremos que o estado avance”.

Não é a primeira vez que Honaiser abre mão de cargos importantes pensando no bem comum e na solução diplomática. Em 2014, ele era a indicação do PDT a vice na chapa de Flávio Dino e abdicou do cargo para que o PSDB aderisse ao projeto, o que acabou levando Carlos Brandão ao posto que ocupa até hoje.

Resta saber se Brandão e sua turma reconhecerão a grandeza de mais esse gesto…

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 28 de março de 2022

Paço do Lumiar: Paula Azevedo reajusta em 33,24% salário de professores

De uma coisa os moradores de Paço do Lumiar não podem reclamar, Paula Azevedo tem atuado com excelência e dedicação pela educação da cidade.

Quase todos os movimentos realizados pela Prefeita de Paço do Lumiar nos últimos meses centralizam-se em valorizar a categoria que agonizava há anos por direitos básicos como progressões, reajustes salariais e muitos outros benefícios.

A última de Paula da Pindoba foi nada mais nada menos do que o projeto de Lei em prol do reajuste salarial dos professores de 33,24%, a PL foi encaminhada para a Câmara no dia 23 de março, na sexta-feira (25) foi votado o regime de urgência e nas próximas semanas já deve ser votado e encaminhado para sansão da prefeita. De fato os professores tem tido as demandas históricas atendidas, mudando a realidade e o destino da educação e o rumo da cidade.

O tempo de descaso, humilhação e desonra dos professores luminenses acabou, e isso se ver no pagamento das progressões (com retroativos), do abono do FUNDEB, além das ações em prol do retorno das aulas.

A vacinação dos estudantes da cidade é assunto na cidade devido o empenho que a prefeitura tem feito para alcançar cada estudante, realizando vacinação em escolas de forma itinerante. O combo saúde e educação continuam sendo pauta no gabinete de Paula da Pindoba! Nas últimas semanas também foram realizados o transporte escolar e a distribuição dos EPIS (Equipamentos de Proteção Individual) para garantir maior segurança no retorno as aulas.

Como alguém que olha para o futuro, Paula Azevedo, a Paula da Pindoba, investe na educação, na valorização das pessoas e no reconhecimento aos profissionais da educação. Segundo relatos da própria Paula da Pindoba, quando estudava ela sentiu na pele o que foi não ter uma educação de qualidade tendo que ir para uma escola longe de casa, com pouca estrutura e com total desvalorização dos professores.

Visionária, Paula desenha um futuro para os luminenses onde a educação é o pilar de uma economia, saúde e desenvolvimento vindouros.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 28 de março de 2022

Saque extraordinário do FGTS: 42 milhões de trabalhadores têm direito a valores de até R$ 1 mil; saiba como

Medida provisória libera o saque extraordinário de FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) de até R$ 1.000,00, para cada trabalhador (depende do valor referente ao saldo que tiver na conta). Aliberação do valor será implementada para todos os trabalhadores que tenham saldo em contas ativas ou inativas no FGTS. O pagamento será realizado pela Caixa Econômica Federal.

Depois do crédito do valor em conta poupança social digital aberta automaticamente pela Caixa em nome dos trabalhadores, estes poderão fazer compras por meio do aplicativo Caixa Tem, assim como, pagar boletos e contas. Terão, também, a opção de transferir a quantia recebida para conta em qualquer banco, sem nenhum custo, além de poder realizar saque em espécie em terminais de autoatendimento da Caixa e em casas lotéricas (utilize o código gerado no aplicativo Caixa Tem).

Cerca de R$ 30 bilhões serão liberados para aproximadamente, 42 milhões de trabalhadores com direito ao saque.

Se você deseja saber como consultar o saldo e qual a data do pagamento, acesse o Instagra idealizado pelo advogado Alex Ferreira Borralho (Direito em Ordem), onde são fornecidas tais informações.

@alexferreiraborralho

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 28 de março de 2022

Prefeitura inicia aulas presenciais nesta segunda em São José de Ribamar

Nesta segunda-feira, 28 de março, acontece o início das aulas presenciais da rede municipal de São José de Ribamar. A primeira etapa das aulas presenciais contemplará 22 escolas.

A educação pública de São José de Ribamar, mesmo em tempos de pandemia, não parou. A SEMED proporcionou soluções para o bom andamento do ensino, durante todo o ano de 2021, especialmente as aulas apresentadas através do LIGADOS, educação digital, pela tv aberta, conectando escolas, famílias e alunos.

As 22 escolas já estão preparadas, tanto em termos estruturais e pedagógicos para receber alunos e professores, inclusive com todos os protocolos de segurança que o momento exige.

Essa transição gradativa para as aulas presenciais tem sido pensada e planejada visando proporcionar aos alunos e alunas da rede municipal um rendimento de qualidade no aprendizado.

São mais de 27.000 crianças e adolescentes da rede que experimentarão uma nova realidade: a vivência presencial em sala de aula.

Um momento aguardado com grande expectativa não somente por alunos e professores, mas por toda a sociedade ribamarense.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 27 de março de 2022

Interdiçao da rua da Feira do Maiobão nos fins de semana objetiva garantir segurança e conforto para quem faz compras na localidade

O trânsito no Maiobão tem sido reorganizado nas últimas semanas com o objetivo de evitar acidentes e harmonizar a circulação de pedestres e veículos no local. Após a alteração dos sentidos de algumas vias do bairro, a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana ,com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, realiza a partir desta sábado (26) a interdição da rua 101, no trecho da Feira do Maiobão, das 06h às 13h, ficando para uso exclusivo de feirantes e consumidores aos sábados, domingos e feriados.

“O objetivo é evitar acidentes, visto que antes o espaço disponível para os pedestres era bem comprometido por conta do forte fluxo de carros, caminhões e motocicletas”, afirmou Paula Azevedo, prefeita de Paço do Lumiar.

Alguns agentes de trânsito auxiliam os condutores quanto as vias alternativas para que evitem acessar a rua bloqueada. Já quanto a veículos de carga, as secretarias municipais realizaram um rodízio com horários disponíveis para a realização dessas entregas das cargas sem interferir no trânsito no local.

“Nós fechamos parte da via com correntes e sinalizamos com cones. Posicionamos agentes de trânsito para garantir que o acesso ao local não fosse comprometido e que o trânsito nas demais ruas fluísse com tranquilidade. Acreditamos que com essa iniciativa possamos diminuir os conflitos antes ocorridos entre pedestres e condutores”, disse o secretário de mobilidade urbana, Pádua Nazareno.

As ruas paralelas e perpendiculares à rua 101 estão liberadas para estacionamento de veículos.

  • Thiago Azevedo
  • 27 de março de 2022

Deputado Yglésio recebe visita de lideranças de Timbiras

O deputado Yglésio, recebeu nesta sexta-feira (25) em seu gabinete na Câmara dos deputados a visita de Lideranças de timbiras. Dr. Yglésio é presidente do Moto Club futebol. Na oportunidade as lideranças Timbirenses junto com o deputado traçaram metas e ações para melhorar muito mais a vida da população Timbirense. Em pauta, foram destacados alguns pontos críticos em Timbiras, como o grave problema na gestão da CAEMA no abastecimento de água e outras diretrizes. Em um papo bem agradável e proveitoso ainda discutiram o cenário político municipal, estadual e federal.

  • Thiago Azevedo
  • 26 de março de 2022

Pesquisa Exata: Weverton lidera para governador do Maranhão

O senador Weverton lidera todos os cenários para governador do Maranhão nas eleições 2022 aponta pesquisa realizada pelo instituto Exata divulgada neste sábado pela TV Difusora.

Em um cenário com todos os nomes que disputam o cargo, o pedetista aparece com 22% das intenções de voto, sete pontos à frente do segundo colocado, o vice-governador Carlos Brandão, que aparece com 16%. Na terceira posição tem o senador Roberto Rocha, com 13%, seguido do ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, com 12%; do prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim, com 10%; do deputado federal Josimar do Maranhãozinho com 6%; e do ex-secretário estadual Simplício Araújo com 2%. Hertz Dias tem menos de 1% de intenções de votos. Segundo a pesquisa, 8% dos eleitores pensam em votar em branco ou anular o voto e 10% não sabem em que votar ou não responderam.

Nos demais cenários, com menos pré-candidatos testados, a diferença entre Weverton e os demais nomes aumenta.

Em um cenário sem Josimar do Maranhãozinho, Simplício Araújo e Hertz Dias, Weverton teria 25%; Brandão, 17%; Roberto Rocha, 14%; Edivaldo Holanda Jr, 13%; e Lahesio Bonfim teria 11%.

Sem Roberto Rocha, Weverton subiria para 31%; Carlos Brandão oscila na margem de erro para 19%; Edivaldo teria 15%; e Lahesio, 13%

Em uma disputa contando apenas com Weverton, Carlos Brandão e Edivaldo Holanda Júnior, Weverton é citado por 35% dos entrevistados. Brandão aparece com 22% e Edivaldo Holanda com 17%.

Senador – O instituto Exata também quis saber em que os eleitores pensam em votar nas eleições deste ano. Se as eleições fossem hoje, Flávio Dino teria 51% dos votos, Roberto Rocha teria 20%, Edivaldo Holanda Júnior, 10%. Saulo Arcangeli, Paulo Romão e Antônia Cariongo teriam 1%, cada um. Não sabem ou não responderam 7% dos eleitores e 9% disseram que votariam em branco ou nulo.

Se apenas Flávio Dino e Roberto Rocha concorressem ao Senado, Flávio teria 56% das intenções de voto e Roberto Rocha teria 27%. Brancos e nulos somariam 11% e 6% não souberam ou não quiseram responder.

Num outro cenário de disputa, com Dino e Edivaldo Holanda Júnior, o governador teria 57% e o ex-prefeito de São Luís teria 21%.

Rejeição – A pesquisa também aferiu a rejeição dos candidatos ao governo do estado e ao Senado

Para governador, Josimar do Maranhãozinho foi citado por 31% dos entrevistados. Carlos Brandão não receberia o voto de jeito nenhum de 19% dos eleitores. O ex-prefeito Edivaldo Holanda Jr foi citado por 17%. Simplício Araújo por 15%; Weverton Rocha, 14%; Roberto Rocha, 13%; Enilton Rodrigues, 11%; Lahésio Bonfim, 9%; e Hetrz Dias 9%. Não votariam em nenhum, 21% e 33% poderiam votar em qualquer um deles. Não sabem ou não responderam somaram 9%.

Para o Senado, Paulo Romão não receberia o voto de jeito nenhum de 24% dos entrevistados; Flávio Dino, Saulo Arcangeli e Antônia Cariongo têm a rejeição de 22% dos entrevistados, cada um. Roberto Rocha foi citado por 18% e Edivaldo Holanda Júnior por 15%. Outros 27% disseram que poderiam votar em todos e 24% não votariam em nenhum dos nomes apresentados. Não sabem ou não responderam somaram 11%.

A pesquisa da Exata, registrada no TSE com o número MA-02272/2022, ouviu 1.400 pessoas entre os dias 15 e 19 de março e tem uma margem de erro de 3,44 para mais ou para menos.

  • Thiago Azevedo
  • 26 de março de 2022

Olho D’Água das Cunhãs: Juiz enquadra prefeito e impede novas contratações

O Blog recebeu denúncia de que o prefeito de Olho D’Água das Cunhãs, Glauber Azevedo, estaria se escondendo de um Oficial de Justiça.

É que o chefe do Executivo Municipal se nega a receber intimação que o impede de realizar novas contratações e assim reestabeleça os funcionários públicos que foram afastados de forma ilegal.

O juiz de Direito, Caio Davi Medeiros Veras, determinou a Glauber que realize, no prazo de 60 dias a nomeação de aprovados no concurso público nº 01/2018, para provimento de vagas existentes no seu quadro de pessoal sob multa pessoal ao prefeito no valor de R$ 1 mil por dia, limitada a R$ 20 mil sem prejuízo da responsabilização por crime

de desobediência e comunicação ao Procuradoria Geral de Justiça.

  • Thiago Azevedo
  • 26 de março de 2022

Dois novos prefeitos do PDT trocam Weverton por Brandão

Mais dois prefeitos do PDT, na tarde desta sexta-feira (25), declararam apoio à pré-candidatura do próximo governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB).

Os prefeitos de Bom Jesus das Selvas e Buritirana, Fernando Coelho (PDT) e Toni Brandão (PDT), respectivamente, confirmaram apoio ao governo de Brandão que inicia no próximo dia 2 de abril. O apoio é estendido, também, à futura pré-candidatura à reeleição.

“Fui prefeito pela primeira vez pelo PCdoB, hoje, estou no PDT, mas sempre ligado ao Flávio Dino e ao vice-governador Carlos Brandão. É muito importante ver o Maranhão em crescimento e estar sempre junto no mesmo projeto”, disse Fernando Coelho, de Bom Jesus das Selvas.

Já Toni Brandão, de Buritirana, disse que quer dar prosseguimento às ações dos programas do Governo do Maranhão em todo o estado. “Pela continuidade [motivo do apoio] do trabalho do governador Flávio Dino. Para que nosso município tenha o mesmo seguimento da gestão com Flávio, a gente tá aqui declarando apoio ao projeto de Carlos Brandão”, disse o prefeito de Buritirana.

Tanto Coelho quanto Toni eram do grupo dos entusiastas da pré-candidatura de Weverton, além é claro de serem do próprio partido do senador. Mais duas baixas importantíssimas.