
O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, pediu desfiliação do Podemos.
A saída de Braide do partido ocorre após o deputado federal Fábio Macedo assumir a Comissão Executiva do Podemos no Maranhão.
Com o novo comando, o partido deve integrar a base de apoio do vice-governador Carlos Brandão.

Carta ao povo do Maranhão
No dia 1º de janeiro de 2015, pela vontade de Deus e da população do nosso estado, assumi o comando de um barco chamado Maranhão, embasado em uma vida comprometida com as causas do progresso, da dignidade e da justiça social. Uma embarcação carregada de sonhos, ideias e planos para um Maranhão forte, altivo, orgulhoso de si próprio e de suas pessoas.
Este barco, como todos testemunhamos, não pôde navegar em águas calmas. Pelo contrário, sempre enfrentamos grandes ondas, tsunamis, imprevisibilidades, algumas absolutamente inimagináveis. No meio dessas ondas que sacudiram bastante o barco, foram os sonhos dos maranhenses e a vontade de mudar realidades que nos mantiveram navegando.
Escolas de taipa e sucateadas, filas de ambulâncias para São Luís – à vista da falta de hospitais regionais – cenários de guerra nas penitenciárias, filas e mais filas para ter acesso a um direito básico, como tirar uma carteira de identidade. Tudo isso, progressivamente, faz parte do passado. O Maranhão que guiamos investiu R$ 10 bilhões em estradas, hospitais e escolas, que possibilitaram abrir avenidas de oportunidades para os maranhenses.
Foram, por exemplo, mais de 1.400 obras educacionais. Abrimos 91 escolas de tempo integral, algumas delas com ensino fundamental bilíngue de português e inglês, algo impensável no Maranhão do passado. Uma oportunidade como essa era reservada apenas aos filhos dos mais ricos, que podiam pagar. Sinto muito orgulho em ver a estrutura dessas escolas, repletas de bibliotecas, laboratórios, pulsando conhecimento e esperanças. Isso tem mudado o destino de milhares de jovens.
Entregamos mais de 40 rodovias pavimentadas e milhares de quilômetros de asfalto implantados em ajuda aos municípios. Realizamos sonhos de várias gerações, com a construção de pontes em Paulino Neves, Santana, Timbiras, Sambaíba, São Félix de Balsas, Bequimão, Paço do Lumiar, Santo Amaro, entre outras.
De todos os mares bravios que navegamos, o mais difícil deles foi o enfrentamento ao coronavírus, algo impossível de aprender nas páginas dos livros. Com muito esforço e trabalho sério, somos o estado que melhor combateu a pandemia, e temos a menor taxa de óbitos do país. Isso só foi possível porque, ao longo de todos esses anos, investimos fortemente na saúde, descentralizando os serviços e abrindo novas unidades por todo o estado. Foram 50 novos equipamentos de saúde, ofertando serviços onde antes não tinha. O aumento da oferta de UTIs possibilitou grandes conquistas, com o fim da procissão de ambulâncias para a capital. Estamos zerando as filas da hemodiálise e da radioterapia, antes problemas crônicos. E estamos finalizando a primeira parte de uma grande obra: o Hospital da Ilha, que fará atendimento de urgência e emergência para os municípios da grande São Luís e de outras regiões.
Estamos agora perseguindo uma outra grande conquista nessa reta final: chegar a 100 restaurantes populares, a maior rede de segurança alimentar do país. Somos um estado que carrega marcas profundas da desigualdade socioeconômica e nesse momento crítico que o país atravessa, com famílias brasileiras sofrendo grave restrição financeira, ofertar comida de qualidade a preços simbólicos garante não só a saciedade, mas também que as famílias usem o dinheiro que seria gasto em alimentação com outras necessidades básicas. Isso ajuda inclusive a movimentar o comércio das cidades.
Sou muito grato por tudo que vivi à frente do Governo do Estado, por todos os sonhos que realizamos, por toda dor que conseguimos amenizar ou resolver. Esse barco ainda tem muito a navegar. Estou saindo da cabine de comando, mas continuo na luta, junto com todos e todas, para que ele chegue sempre em um bom porto. Mesmo que esse bom porto seja uma utopia, porque o nosso destino é continuar navegando. Navegar é preciso.
Obrigado, Maranhão.
Flávio Dino

São Luís amanheceu sem transporte coletivo nesta terça-feira (29), com mais uma greve geral dos rodoviários na capital maranhense.
Os rodoviários já estão em greve há 43 dias e 60% da frota de ônibus está circulando na Região Metropolitana de São Luís durante este período. Hoje a paralização é total.
Os rodoviários reivindicam o pagamento de salários atrasados e reajuste salarial. Os empresários alegam dificuldade para cumprir os acordos que tem sido mediados pela Justiça do Trabalho.
Vale lembrar que neste período, a Prefeitura de São Luís concedeu um auxílio aos empresários e reajuste de R$ 0,20 nas tarifas de ônibus.
A educação do Maranhão vem sendo revolucionada nos últimos anos, sob o comando do secretário Felipe Camarão, que está a seis anos no comando da Seduc. A educação do Maranhão é exemplo nacional e destaque nas gestões do governador Flávio Dino nos últimos anos.
Seguindo a agenda de inaugurações deste mês de março, o governador Flávio Dino com o secretário adjunto de educação André Bello, estiveram na cidade de Tuntum, onde entregaram a reforma e ampliação do Centro Educa Mais Estado do Maranhão. Uma escola com 59 anos de história que funcionará agora em tempo integral. Este é mais um importante instrumento educacional que traz mais dignidade a população de Tuntum.
Na Baixada Maranhense, o secretário Felipe Camarão representando o governo do estado, esteve em Pedro do Rosário e Olinda Nova do Maranhão. Ele entregou 4 escolas em povoados dos dois municípios. Em ambos os municípios as escolas sofreram atualização estrutural, pois não atendiam mais os padrões de conforto e segurança desejados para alunos e colaboradores.

O deputado federal Josimar (PL), pré-candidato a governador do Maranhão, participou nesse fim de semana, de uma agenda de inauguração de obras no município de Chapadinha, administrado pela prefeita Belezinha (PL). As inaugurações, que fazem parte de um pacote de investimentos realizados pela prefeitura com emendas destinadas pelo parlamentar, fizeram parte da programação do aniversário de 84 anos da cidade.
Durante as comemorações, foram entregues à população, por exemplo, quatro escolas climatizadas e totalmente reconstruídas, laboratório Central de analises clinicas, pavimentação de vias. Ao destacar os investimentos, Josimar lembrou a sua infância humilde e falou do orgulho de ajudar pessoas a garantir acesso a serviços de qualidade, como a educação.

“Na minha infância, vivi em um povoado bem humilde e tive contato com a escassez, com a falta de recursos básicos, por isso busco desde a minha juventude ajudar as pessoas e garantir que as gerações futuras tenham acesso a serviços de qualidade, como a educação. Fico contente de poder trazer benefícios à população de Chapadinha, através da inauguração de obras que irão impactar positivamente a vida dos chapadinhenses”, frisou.
Acompanhado da sua esposa, deputada Detinha, Josimar elencou obras importantes para o município com emendas de sua autoria, a exemplo de quatro escolas: Pré-escola Jardim Branca de Neve, Pré-escola Jardim Anjo da Guarda, Pré-escola Jardim Cirandinha e a Escola Sebastião Rodrigues Lobo.

Além disso, ele também destacou um importante passo dado para melhorar a infraestrutura do município com a entrega da pavimentação de diversas ruas e avenidas, dentre elas: Avenida Raimundo Oliveira, Rua Durval Lopes, Travessa Coelho Neto, Diomedio Vieira Passos e Avenida Vitorino Freire, nessa última foi entregue também uma ciclofaixa. Por fim, o parlamentar também comemorou a inauguração do Laboratório do Benú Mendes, para melhorar a saúde do povo.
Josimar reafirmou o seu compromisso com as demandas do município e colocou o seu mandato à disposição da população de Chapadinha. Ele afirmou que estava feliz em poder ajudar o povo na solução de suas principais demandas.
“Agradeço aos que estiveram presentes durante a inauguração das obras. Fico feliz de poder ajudar o povo e o que me motiva a continuar trabalhando pelo Maranhão é o apoio de vocês. Somente juntos podemos trazer melhorias ao nosso estado”, concluiu.
A prefeita Belizinha agradeceu ao deputado Josimar pela parceria e destacou que o seu trabalho é reconhecido pela população.
“Essa é uma parceria que, certamente, vai continuar. Juntos, seguiremos conquistando muitos benefícios para a nosso povo. Só temos a agradecer ao deputado Josimar por andar de mãos dadas com a nossa gestão”, disse Belezinha.
Encontro com lideres regionais
Além de prestigiar as inaugurações em comemoração ao aniversário de Chapadinha, Josimar também participou de um encontro com lideranças políticas regionais que foi realizado naquela cidade.
Além da anfitriã, prefeita de Chapadinha, Belezinha; do seu vice-prefeito, Levi Pontes; e do secretário de Articulação Política, Aluísio Santos, que é pré-candidato a deputado estadual; também prestigiaram o evento o prefeito de Santana do Maranhão, Márcio Santiago; Aninha, ex-prefeita de santa Quitéria; o vice prefeito de Nina Rodtigues, Pedro Custódio; Monhata, que foi candidato a prefeito de Araioses; o ex-vereador de Vargem Grande, Diegão da Madeireira; vereadores e diversas lideranças da região.
“Agradeço a presença de todos vocês e contem sempre comigo e com o meu mandato, que o povo do Maranhão me deu para ajudar não só naquilo que já trouxemos para a cidade como, também, para os novos desafios que estão por vir”, garantiu Josimar.

A Associação Maranhense de Blogueiros – AMABLOG vem a público manifestar desagravo à Secretaria de Segurança Pública – SSP e à Secretaria de Administração Penitenciária do Estado do Maranhão – SEAP, em relação aos recentes ataques velados e agressivos praticados por agentes públicos destas duas secretarias e pugnar que o Governo do Estado Maranhão tome as devidas providências.
Em recente caso, ANTONIO MANOEL DOS REIS LEITE JUNIOR, Agente Penitenciário Temporário, Matrícula nº 00874187-0, lotado na Supervisão de Segurança Interna – SSI, atentou contra a vida do jornalista DRT 002130 – MA, blogueiro, administrador e líder comunitário, Carlos Roberto D. Araújo, conhecido por o Blog Veja Agora, com Júnior Araújo, e também por ter agredido com socos e pontapés a sua esposa.
Neste lamentável caso, o jornalista e blogueiro Júnior Araújo, vinha conduzindo o seu veículo quando o paralama da carrocinha em que carregava mantimentos, desprendeu-se e caiu na avenida do Araçagi, próximo à UPA, quando Júnior Araújo desceu do veículo, o agente temporário foi logo agredindo-o verbalmente, sendo que o veículo do agente não foi colidido com a peça desprendida e não sofreu nenhuma avaria, além de ter sofrido agressões com chutes, socos e pontapés pelo agente penitenciário, que também é professor de defesa pessoal do Centro de Formação de Vigilantes – CLAM, localizado no centro de São Luís, foi duramente agredido com injúrias raciais, pelo fato de ser negro e também foi discriminado, após se identificar como, ex-agente penitenciário, militar da reserva do Exército Brasileiro, líder comunitário, Administrador e Jornalista.
“UM PRETO DESSE, UM VERME, QUE NÃO SABE NEM O BÊ A BÁ, VEM ME DIZER QUE É ISSO TUDO, EU DEVIA ERA TER QUEBRADO A TUA CARA TODA, SEU PRETO NOJENTO, E UMA PUTA DESSA AINDA AFIRMA”, disse o agente penitenciário temporário, se referindo à esposa do jornalista que também foi agredida.
Após a chegada de viatura ao local, a esposa do agente penitenciário, que também foi agredida pelo agente, após tentar apaziguar a situação, ainda chegou a tentar subornar o jornalista “para deixar isso de mão”, haja vista que o agente temporário já responde a sindicância administrativa disciplinar, em face de ter agido com negligência, deixando seu posto de trabalho e disparado arma de fogo nas dependências da fábrica do Complexo Penitenciário de São Luís, colocando a vida dos demais em risco, fato ocorrido no dia 11/01/2019, consoante informações contidas no MEMO 047/2019-GAB/SASPE/SEAP.
O caso foi encaminhado ao Plantão Central do Cohatrac, a pedido do jornalista.
Em outro caso, uma suposta viatura da Polícia Militar (velada) com três homens armados, se dirigiu até à residência dos avós do Blogueiro Maldine Vieira, que assina o Blog com o mesmo nome, para supostamente entregar uma intimação, sendo que a entrega de quaisquer documentos de busca e intimação é restritamente ao Poder Judiciário, através de Oficial de Justiça e caracterizado para tal.
Após tomar ciência do ocorrido, Maldine recebeu uma ligação dos supostos policiais que queriam “conversar” pessoalmente com o blogueiro, um caso, escabroso de ameaça velada.
A AMABLOG reitera que em hipótese alguma, aceitará ameaças por partes de agentes públicos, que são pagos com recursos públicos, e por estarem investidos em cargos, tentam macular a imagem de profissionais que trabalham sob a Lei e para a Lei.
Afirmamos ainda, que não cederemos às ameaças de quem quer que seja, a Lei é para todos e lutamos diariamente pela Democracia, A Liberdade de Imprensa e no Estado Democrático de Direito.
Jadson Pires
Presidente da AMABLOG
Luís Cardoso
Presidente de Honra

A greve geral da classe foi confirmada pelo presidente do Sindicato dos Rodoviários.
Rádio Mirante AM.
Diante da falta de acordo entre patrões e empregados do transporte coletivo de São Luís, o Sindicato dos Rodoviários da capital maranhense, confirmou paralisação total das atividades para esta terça-feira (29).
Em entrevista ao programa Acorda Maranhão, na Rádio Mirante AM, o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Marcelo Brito, confirmou o movimento grevista, destacou que não tem mais como segurar e que a paralisação será por tempo indeterminado.

Os deputados estaduais se reuniram nesta segunda-feira (28), para eleger o novo presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Maranhão. O deputado Ariston foi escolhido, após a renúncia de Marcio Honaiser.
Participaram da reunião Zé Inácio (PT), Marco Aurélio (PSB), Adriano Sarney (PV), Ricardo Rios (PDT), Wendel Lages (PMN) e Márcio Honaiser (PDT).
Ariston é irmão do prefeito de Santa Rita, Dr Hilton Gonçalo, considerado um dos principais articuladores da pré-candidatura de Carlos Brandão.

Em discurso na sessão desta segunda-feira(28), o vereador Dr. Gutemberg Araújo abdicou da sua candidatura à Presidência da Câmara e anunciou apoio ao vereador Paulo Victor.
Segundo Gutemberg, a decisão foi tomada em conjunto com seu grupo político para que a paz e a união fosse mantida na Câmara. “Percebi pela experiência e vivência que esta Casa Legislativa corria o risco. Reunidos com o nosso grupo, entendemos que era a hora de trazer a paz e a união para que ela pudesse funcionar de acordo com os preceitos que todos nós acreditamos e ela precisa realmente resgatar. Decidimos pela composição em prol da união e da paz nesta Casa”, afirmou.
“Vossa Excelência sai grande desse processo, foi uma decisão pela unidade por São Luís, pela Câmara Municipal, os servidores e, por fim, pelos vereadores”, agradeceu Paulo Victor.
A eleição da nova Mesa Diretora da Câmara de São Luís acontece no dia 4 de abril.

O MDB tem um novo membro a partir desta segunda-feira, 28.
Confirmou filiação ao partido o ex-deputado estadual Carlos Braide. Ele é pai do prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos).
“Hoje, na sede do MDB Estadual, tive a grande satisfação de receber o meu amigo Carlos Braide. Para minha alegria, Braide veio filiar-se ao Partido. Uma grande honra para todos nós, emedebistas, receber de volta esse homem público que já exerceu seis mandatos de deputado estadual, foi presidente da Assembleia Legislativa e secretário de Estado. Muito feliz com o seu retorno meu amigo!”, destacou o ex-senador João Alberto, ao anunciar a nova filiação, em postagem nas redes sociais.
Além da filiação, Braide anunciou que vai apoiar a reeleição de João Marcelo para a Câmara dos Deputados.