• Thiago Azevedo
  • 9 de março de 2022

Paço do Lumiar: Vereadora Bianca Mendes cobra mais representação feminina na política

Marcando o mês da mulher, neste dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, a vereadora Bianca Mendes, de Paço do Lumiar, cobrou mais participação de mulheres na política.

“Um dia de reflexão pelas lutas por respeito, lutas por igualdade. É inadmissível, quando a gente pensa, que a cada 100 vereadores em todo o Brasil, somente 17 são mulheres. A cada 100 deputados, somente 16 são mulheres. A cada 100 deputados federais, apenas 15 são mulheres. A gente tem essa desigualdade na política”, refletiu durante sessão especial na Câmara de Paço do Lumiar, em uma legislatura composta por ampla maioria de homens.

A reflexão da parlamentar foi no intuito de chamar atenção para a paridade na política, algo que é visto somente em datas comemorativas e negligenciada na prática.

Vale lembrar que a vereadora Bianca Mendes é o nome mais cotado para presidir a Mesa Diretora da Casa.

 

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 9 de março de 2022

Pastor é preso por divulgar mensagens falsas contra policiais civis em Grajaú

Uma ação da Polícia Civil do Maranhão realizada na manhã desta quarta-feira(9), resultou na prisão de um homem suspeito de difundir mensagens caluniosas em desfavor de policiais civis da cidade de Grajaú. Segundo as investigações, o preso que é pastor evangélico, em suas divulgações, afirmava que os policiais civis da cidade recebiam propina.

As investigações policiais tiveram início após a Polícia Civil tomar conhecimento da publicação de falsas notícias contra a instituição de segurança que logo resultaram na identificação do autor das informações.

Durante o cumprimento do mandado judicial, foram localizadas duas armas de fogo na residência do pastor, sendo apreendida munição e o celular utilizado para divulgar as mensagens caluniosas contra a Polícia Civil.

O indivíduo foi encaminhado para à Delegacia de Grajaú, sendo lavrada prisão em flagrante, posteriormente posto em liberdade após o pagamento da fiança arbitrada pela autoridade policial.

  • Thiago Azevedo
  • 9 de março de 2022

Turiaçu: Édesio e D. Beth visitam povoado Colônia Amélia

Turiaçu, Edésio Cavalcanti juntamente com sua esposa Beth Cavalcanti, assessores, lideranças e correligionários visitaram o povoado de Colônia Amélia, zona rural do município.

Com o objetivo de fortalecer os laços de amizade e políticos com a população da comunidade, o gestor municipal fez questão de participar de um churrasco com moradores e visitantes do segundo maior povoado do município.

Além do descontraído almoço, Edésio e dona Beth também prestigiaram o bom futebol da Colônia Amélia, ocasião em que jogadores de vários povoados puderam participar das partidas amistosas.

Lideranças políticas de toda a região de Turiaçu participaram desse significativo ato democrático organizado pelo prefeito, aliados e população em geral.

Edésio Cavalcanti tem se destacado como um prefeito presente, popular, acessível e muito disposto a desenvolver o seu município.

Outros povoados já foram visitados nos últimos dias, a exemplo de Porto Santo e Santo Antônio, e a vontade do prefeito, é visitaram todo município no decorrer desse grande ano em curso.

  • Thiago Azevedo
  • 9 de março de 2022

Roseana Sarney convida deputada Daniella para filiação no MDB

Em entrevista ao programa Abrindo o Verbo, na tarde da última terça-feira (08), a ex-governadora Roseana Sarney classificou como atuante a deputada estadual Daniella, atualmente filiada ao DEM, e aproveitou para convidar a parlamentar a ingressar ao seu partido, o MDB.

“O MDB está à disposição”, disparou a ex-governadora ao ouvir a confirmação de que a deputada Daniella não permanecerá no atual partido. “A gente ter uma deputada dessa importância é muito bom”, acrescentou Roseana Sarney.

Em seguida a deputada Daniella classificou de maneira positiva a pré-candidatura da ex-governadora a deputada federal. “Fico muito feliz com a pré-candidatura de Roseana para a Câmara Federal porque hoje nós não temos uma única deputada federal (mulher) representando o nosso estado. Nosso estado é um dos poucos nessa lamentável situação”, destacou Daniella.

  • Thiago Azevedo
  • 9 de março de 2022

Simplício aponta caminho para acabar com a pobreza no MA


Por meio de vídeo em suas redes sociais, o pré-candidato a governador e presidente do Solidariedade no Maranhão, Simplício Araújo, criticou a permanência de situação de pobreza no Maranhão.

“É triste essa condição do Maranhão ser o segundo Estado mais pobre do Brasil. Não podemos nos conformar que milhares de jovens, homens e mulheres, tenham que sair de suas cidades e até do Estado em busca de trabalho”, lamenta.

Na oportunidade, o suplente de deputado federal apontou o caminho para tirar o Maranhão desse cenário e construir um estado com mais emprego e crescimento.

“O Maranhão já melhorou muito, mas precisa avançar muito mais. O Solidariedade acredita no potencial do nosso estado. Temos uma oportunidade incrível para gerar desenvolvimento, trabalho e renda. Só precisamos de mais gestão e menos política”, concluiu.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 9 de março de 2022

Manoel Gomes, o “Caneta Azul”, confirma pré-candidatura a deputado estadual

Manoel Gomes, dono do hit Caneta Azul, confirmou sua pretensão ao blog Tribuna98 em ser candidato a deputado estadual nas próximas eleições.

O cantor e compositor maranhense, Manoel Gomes está em busca de um partido para ser candidato ao cargo político.

Em 2019, Manoel Gomes passou a fazer sucesso após um vídeo, onde o cantor e compositor maranhense interpreta a canção Caneta Azul. Hoje o artista acumula mais de 330 mil seguidores no Instagram e mais de 180 mil inscritos em seus canais no YouTube.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 9 de março de 2022

Licitações da Prefeitura de Arame são suspensas pelo TCE

Duas licitações da Prefeitura de Arame, administrada por Pedro Fernandes Ribeiro, foram suspensas por determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

A Corte de Contas atendeu ao pedido formulado pelo Ministério Público de Contas, cujo teor relatava supostas irregularidades acerca da não adoção de Pregão Eletrônico no Município de Arame no exercício financeiro de 2021.

De acordo com o MPC, o Executivo não cumpriu os princípios constitucionais da Administração Pública e a legislação infraconstitucional vigente, especialmente o Decreto n° 10.024/2019, cuja utilização é obrigatória nas contratações governamentais de bens e serviços comuns, inclusive de engenharia, e independente da fonte de recursos envolvida.

Com base na Representação, Conselheiros do Tribunal, em sessão plenária ordinária, por unanimidade, nos termos do relatório e voto do Relator, determinaram a suspensão dos andamento dos Pregões Presenciais nº 089/2021 e nº 052/2021 até a decisão de mérito da Representação.

O prefeito Pedro Fernandes Ribeiro foi notificado para que apresente a justificativa das razões que inviabilizaram a utilização a modalidade eletrônica nas licitações.

A Corte recomendou ainda que, caso realize nova licitação da modalidade pregão, faça-a na forma eletrônica.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 9 de março de 2022

Gaeco e Polícia Civil deflagram operação em Imperatriz

A Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), sob a coordenação do Departamento de Combate ao Crime Organizado (DCCO), com apoio operacional do Grupo de Atuação Especial no Combate às Organizações Criminosas do Ministério Público do Maranhão em Imperatriz (Gaeco/Imperatriz) e do 1º Departamento de Combate a Corrupção (Deccor Imperatriz), está realizando, na manhã desta quarta-feira, 9, em Imperatriz, operação que tem como alvos dois empresários da cidade, que estariam envolvidos com prática de crimes de comércio ilegal de arma de fogo, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Durante a operação foi dado cumprimento a 20 mandados de busca e apreensão, todos em endereços vinculados aos investigados, para coletar elementos probatórios.

As investigações começaram após denúncias anônimas dando conta da elevada quantidade de munições revendidas por empresas de propriedade dos investigados, além de constantes mudanças de suas denominações (nome fantasia) e seus respectivos endereços, assim como transportes desses produtos de forma ilegal para outros estados, utilizando pessoas como “laranjas”, entre outros crimes constatados ao longo das investigações.

A decisão judicial, deferida pela 1ª Vara Criminal de Organização Criminosa da Comarca de São Luís, além das medidas cautelares pessoais e probatórias, também autorizou a extração de dados de todos os aparelhos eletrônicos apreendidos, bem como o compartilhamento das provas produzidas com o Exército Brasileiro, MPMA e Sefaz.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 9 de março de 2022

PROS nacional sofre derrota na Justiça e comando do partido deve mudar no Maranhão

O presidente nacional do Partido Republicano da Ordem Social (PROS), Eurípedes Júnior, perdeu na Justiça, em segunda instância, a disputa pelo comando da legenda. O Tribunal de Justiça do Distrito Federal deu uma decisão favorável para o ex-filiado Marcus Holanda, que tenta validar convenções nas quais diz ter sido eleito para comandar o partido. Por conta disso, o comando do diretório estadual no Maranhão, que é comandado por Chico Carvalho pode mudar.

A briga pelo comando do PROS acontece há pelo menos dois anos, com troca de acusações de ambos os lados. O grupo dissidente, comandado por Holanda, afirma ter documentos oficiais que provariam o direito de comandar o partido. Já Eurípedes, alega que os supostos papéis são falsos.

Por conta dessa disputa, ocorre uma verdadeira insegurança jurídica no PROS às vésperas do prazo final de filiação partidária, que encerra dia 2 de abril.

Diante dessa situação, alguns nomes já apalavrados com o partido, já começam a desembarcar do partido, caso do ex-prefeito de Tuntum, Cleomar Tema, que já começa a conversar com o União Brasil e Progressistas.

Em nota, o PROS rebateu Holanda e afirmou que ele não possui qualquer legitimidade para registrar ocorrência ou exigir qualquer informação “posto que sequer é filiado ao partido”. Segundo a legenda, “se o partido foi saqueado, o foi após a invasão de sua sede, por Marcus Holanda, que foi condenado em ação de reintegração de posse (…) onde foi certificado por oficial de justiça o desaparecimento de diversos bens, de televisores a talheres”.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 9 de março de 2022

CPI do Transporte: Tarifa de ônibus deveria ser de R$ 4,83 para cobrir rombo, diz estudo do SET

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as irregularidades no transporte público da capital maranhense, conhecida como CPI do Transporte, realizou mais uma reunião na tarde desta terça-feira (08/03), na Câmara Municipal de São Luís.

Desta vez, o colegiado que apura a gestão e operação do sistema e as concessionárias do serviço realizou audiência para interrogar a presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET), Jorgelle Maria Rezende Matos Freitas; e o ex-presidente da Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura de São Luís (CPL), Mádison Leonardo Andrade Silva, responsável pelo processo licitatório das linhas em 2016.

O primeiro convidado interrogado foi Mádison Leonardo, que respondeu a questionamentos do vice-presidente da CPI, vereador Astro de Ogum (PCdoB), sobre as possíveis irregularidades no processo licitatório de 2016, que selecionou as empresas prestadoras do serviço de transporte público no Município.

Sem irregularidade

De acordo com o ex-presidente da CPL, o certame cumpriu todos os critérios técnicos. Ele alegou que não ocorreu nenhuma ilegalidade e afirmou que estaria à disposição dos vereadores para prestar todos os esclarecimentos.

“Fizemos uma licitação nacional e cumprimos critérios técnicos que a lei estabelece. Ou seja, o processo ocorreu sem nenhuma ilegalidade”, frisou.

Mádison Leonardo destacou ainda que todos os documentos relacionados ao processo licitatório foram disponibilizados no site da prefeitura para que os órgãos de controle e a própria sociedade pudessem ter acesso para eventuais auditagens e/ou análise técnica.

“A licitação foi um grande marco na história de São Luís, pois acabou com contratos precários que não tinham regras para um mecanismo que passou a dar segurança jurídica na prestação do serviço”, afirmou.

Composição da tarifa

Jorgelle Maria Rezende Matos Freitas, que é a representante dos empresários de

ônibus, foi a segunda depoente e compareceu à Casa de Leis na condição de convidada para falar sobre a composição da tarifa técnica.

O vereador Álvaro Pires (PMN), relator da CPI, informou que o objetivo da comissão seria aprofundar as informações sobre estes itens que compõem a tarifa técnica, muitos dos quais, passíveis de irregularidades.

Os questionamentos dos vereadores à representante do SET embasaram a apresentação de diversos requerimentos para a apresentação de informações à CPI. Uma das proposições aprovadas ao longo das investigações, de autoria do relator do colegiado, solicita cópia dos balanços contábeis e do demonstrativo financeiro das empresas e consórcios que operam o sistema de transporte.

Em seu depoimento, Jorgelle Matos Freitas disse que o reajuste de R$ 0,20 centavos na tarifa de transporte agravou o problema, pois, segundo ela, com o aumento da passagem a prefeitura deixará de repassar ao sistema mais de R$ 2 milhões.

Preço para cobrir rombo

Ela compareceu à CPI de posse de um relatório produzido pelo SET que aponta os impactos financeiros junto aos consórcios que operam linhas na capital e revelou que para poder equilibrar o déficit no setor a passagem deveria custar R$ 4,83. Ao final do depoimento, a representante das viações afirmou que tem mês em que as empresas de ônibus escolhem se pagam salários dos rodoviários ou se compram combustíveis para fazer o sistema rodar.

“Nós estamos no caos. Podem não aceitar, mas isso é uma realidade. A tarifa de R$ 0,20 centavos vai agravar o problema, pois com o reajuste, o poder concedente [prefeitura] vai deixar de repassar mais de R$ 2 milhões em subsídios. A situação é tão crítica que tem mês em que escolhemos o que pagar: se o salário dos funcionários ou a compra de combustíveis”, afirmou.

A CPI está se aproximando de sua conclusão e os vereadores querem preparar um relatório robusto, que será encaminhado a diversas autoridades. A lei prevê que o resultado de uma CPI tem que ser analisado com prioridade no Ministério Público. E diante da quantidade de informações reunidas, os parlamentares estudam a possibilidade de acionar, inclusive, propor ao prefeito Eduardo Braide (Podemos) a anulação dos contratos.

  • Tags: