
Por meio de vídeo em suas redes sociais, o pré-candidato a governador e presidente do Solidariedade no Maranhão, Simplício Araújo, criticou a permanência de situação de pobreza no Maranhão.
“É triste essa condição do Maranhão ser o segundo estado mais pobre do Brasil. Não podemos nos conformar que milhares de jovens, homens e mulheres, tenham que sair de suas cidades e até do Estado em busca de trabalho”, lamentou o deputado federal.
Na oportunidade, Simplício Araújo, apontou o caminho para tirar o Maranhão desse cenário e construir um estado com mais emprego e oportunidades.
“O Maranhão já melhorou muito, mas precisa avançar muito mais. O Solidariedade acredita no potencial do nosso estado. Temos uma oportunidade incrível para gerar desenvolvimento, trabalho e renda. Só precisamos de mais gestão e menos política”, concluiu.
Simplício Araújo tem como um dos motes no trabalho que desenvolve no estado e também como princípio de vida, a geração de oportunidades, dar possibilidades para que as pessoas possam ter o seu sustento, viver bem e com mais dignidade.
“Encorajar os micro e pequenos produtores visando mais oportunidades, gerando empregos e desenvolvimento para o Maranhão. Esta minha forma de trabalhar alcançou milhares de maranhenses. É ajudando a indústria e o povo maranhense que eu sei que o Maranhão pode ganhar cada vez mais”, pontuou o pré-candidato ao Governo do Maranhão.

A Polícia Federal cumpre nesta sexta-feira (11) mandados de busca e apreensão em endereços ligados a três deputados federais do PL por suspeitas de desvio de recursos de emendas parlamentares.
Dois deles são os maranhenses Josimar Maranhãozinho e Pastor Gildenemir. As buscas estão sendo realizadas nas residências dos parlamentares e em escritórios políticos.
Em dezembro, a PF concluiu um inquérito contra Maranhãozinho e apontou que ele cometeu crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Inquérito que tramita sob sigilo no STF apura a ligação entre o Ministério da Agricultura e a cidade governada pela irmã do deputado, diz O Globo.
Em 24 junho, Maranhãozinho se encontrou em Brasília com o presidente do Incra, Geraldo Melo Filho. Nas redes sociais, o parlamentar registrou o encontro: “celebração de convênios que beneficiarão municípios maranhenses”.
Dois meses depois, em agosto, Maranhãozinho revelou em uma “live” qual cidade do seu estado seria agraciada: Zé Doca, comandada por sua irmã, a prefeita Josinha Cunha (PL).
Com informações de O Antagonista

Com o intuito de promover a qualificação profissional e garantir oportunidade de emprego e renda para a população maranhense, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) certificou 2.857 pessoas, nesta quarta (9) e quinta-feira (10), que concluíram cursos profissionalizantes promovidos por meio do Programa Trabalho Jovem. As turmas foram realizadas em diversos bairros da capital maranhense, em parceria com instituições religiosas e outras entidades.
O secretário Adjunto de Educação Profissional e Integral, André Belo, destaca que a oferta de cursos profissionalizantes para jovens e adultos maranhenses é uma grande política pública do governo Flávio Dino, que tem um olhar atencioso para a qualificação profissional e para a oportunidade de geração de emprego e renda.

“Essa é uma semana muito importante em que a qualificação profissional está sendo fortalecida no Maranhão. Somente aqui na capital maranhense, a Seduc está qualificando quase 3 mil pessoas, de diversos bairros. Isso demonstra todo o empenho do governador Flávio Dino e do secretário Felipe Camarão em gerar oportunidades. E tenho certeza que o vice-governador Carlos Brandão dará continuidade a essa importante ação de política pública para o estado do Maranhão, quando assumir o comando do governo”, declarou.
“É um momento de alegria, de mais um curso, mais um propósito na vida. É um curso que me trouxe 100% de lucros próprios e não vou parar. Não é hora de parar, é hora de seguir e correr atrás dos nossos objetivos. Hoje vou receber mais um diploma e vou colocar na minha parede”, reforçou Gilmar Santos Costa, morador do João de Deus, que fez o curso de Instalação e Manutenção de Ar-condicionado, ofertado na Assembleia de Deus da Cidade Operária.

Entre as dezenas de turmas ofertadas em igrejas e entidades presentes em diversos bairros da ilha, além das unidades do IEMA Vocacional, foram realizados cursos de Cuidador de Idoso, Eletricista Predial, Instalação e Manutenção de Ar-condicionado, Estética, Cabeleireiro, Assistente de Farmácia, Música, Montagem e Manutenção de Computadores, Serviços de Construção Civil, Panificação e Confeitaria, Serigrafia, Assistente Administrativo, Pedreiro de Alvenaria, Barbeiro, Informática Básica, Gastronomia Básica, Corte e Costura, Soldador, Cozinheiro Industrial, Garçom, Inglês Básico, Inglês Intermediário e Inglês Avançado, dentre outros.
Carla Polyana fez o curso de Assistente Financeiro e afirma que a qualificação alavancará sua vida profissional, com os conhecimentos adquiridos. “O curso foi um grande incentivo na minha vida profissional. Eu já trabalho na área de vendas e com ele será um pontapé para alavancar meus conhecimentos e minha atuação”, disse.
Amanda Alves, de 24 anos, fez o curso de Cozinha Industrial na unidade do IEMA Gastronomia, e ressalta que os conhecimentos vão muito além da cozinha. “O curso me trouxe a base do empreendedorismo e benefícios para meu próprio negócio, que é uma hamburgueria. Trouxe uma visão bem mais ampla do que eu tinha antes e do que eu posso fazer a partir de agora, como melhorar meu negócio. As professoras são maravilhosas. Foi tudo muito gratificante”, comentou.
“Hoje em dia o mercado de trabalho se encontra um local muito competitivo e os cursos me proporcionaram um estágio maravilhoso e me beneficiarão na minha área profissional. Eu quero ter a oportunidade de fazer novos cursos, porque eles são excelentes”, afirmou Gabriel Corrêa, de 19 anos, que já fez curso de Inglês e Gastronomia Básica, no IEMA, e agora foi certificado no curso de Cozinha Industrial.
“O curso profissionalizante veio para gerar renda e agregar valores. Então aquelas pessoas que vestiram a camisa, que se disponibilizaram, para aqueles que realmente quiseram mudar de vida, a oportunidade foi dada”, relatou Balbina Martins Ribeiro, estudante do Curso de Estética.

A deputada Helena Duailibe (Solidariedade) subiu à tribuna, na sessão plenária desta quinta-feira (10), para contestar denúncia de suposta irregularidade em valor de salário pago a servidora da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
No tempo do Pequeno Expediente, Helena Duailibe disse que a professora denunciada, por ser esposa do presidente do Sinproesemma, foi duramente atacada, sendo acusada de receber o dobro do salário pago aos demais servidores da mesma categoria na Secretaria de Educação.
“Defendo porque falamos tanto em violência contra mulher e eu senti o que uma mulher sente quando é criticada e injustamente difamada. Já fui funcionária pública e, hoje, sou aposentada. Às vezes, no afã de criticar algumas coisas, se atinge pessoas inocentes”, afirmou Helena, acrescentando que buscou a informação verdadeira e que teve acesso ao contracheque da denunciada, comprovando que ela ganha pouco mais de R$ 7 mil, conforme estaria demonstrado no Portal da Transparência do Estado.

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o deputado estadual Neto Evangelista ampliou seu leque de ações e atividades voltadas para as mulheres. Na última quarta-feira (9), o parlamentou atuou como advogado assistente de acusação do Ministério Público, em casos de feminicídio.
Em suas redes sociais, o advogado que fez uma brilhante sustentação oral durante o debate no Tribunal do Júri, falou da honra de atuar como advogado assistente de acusação no caso da jovem Jecimara Cristian Marques Pacheco, morta por estrangulamento em 7 de fevereiro de 2020, no quarto de um hotel, no bairro São Cristovão em São Luís.
““Não podemos mais aceitar esses crimes bárbaros contra as mulheres. Que essa condenação de 19 anos e 3 meses de reclusão sirva de exemplo a toda sociedade e que a justiça sempre prevaleça”, disse Neto em suas redes sociais sobre o julgamento.
O acusado que está preso desde a época do crime foi condenado a 19 anos e 3 meses de reclusão por homicídio triplamente qualificado (feminicídio, asfixia e uso de recurso que impediu a defesa da vítima).
Ações no parlamento
Como deputado, Neto é autor de várias leis que garantem igualdade e segurança para as mulheres. Entre as conquistas estão a lei 11.354 que proíbe a nomeação de pessoas condenadas por crimes de violência doméstica e feminicídio em cargo público e a Lei 11.189 que assegura à gestante inscrita em concurso público a remarcação do Teste de Aptidão Física (TAF), independente de previsão expressa no edital do concurso público, em data diversa da prevista.
Além disso, também são de autoria do parlamentar a Lei 9.507 que garante às grávidas vagas em estacionamentos de estabelecimentos públicos e privados no Maranhão e a Lei 11.430/2021 que determina a realização de campanhas preventivas de combate à violência contra às mulheres em eventos sociais e esportivos no estado.
Vale destacar que estão em tramitação mais três projetos de lei para atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.
Enfim, uma atuação digna de respeito e reconhecimento por parte de toda sociedade maranhense.

ex-prefeito Paulo Marinho relata neste vídeo o que para ele foi uma armação previamente arquitetada com o objetivo de desmoralizá-lo.
Como já amplamente divulgado, o episódio ocorreu ontem (4/3) no setor de Tributação da Prefeitura de Caxias e terminou na destruição de uma filmadora da TV Guanaré.

Os professores de Paço do Lumiar estão em festa com o anúncio do pagamento do reajuste salarial da categoria que deve sair em breve. O reajuste de 33, 24% supera os realizados por gestões das outras cidades da região metropolitana, colocando Paço do Lumiar em um outro patamar. Paço agora é conhecida como a cidade da valorização dos professores.
O segmento não tem o que reclamar da gestão de Paula Azevedo que desde que assumiu a gestão tem tomado as lutas dos professores para si e resolvido todas as pendências deixadas por gestões passadas. Uma mulher de garra, de compromisso e que cumpre com a sua palavra.
Somente nos últimos meses, Paula Azevedo já realizou o pagamento das progressões, as titulações de mestrado e doutorado no município, além do pagamento do Abono_ FUNDEB para cerca de 1.400 profissionais da educação do município. Para completar a felicidade dos professores Paula Azevedo anunciou agora o reajuste salarial.
E quando a assunto é educação a prefeita, que tanto tem feito por Paço do Lumiar, agora vislumbra impulsionar a educação da cidade para ser referência no Maranhão e para alcançar isso tem investido na base: os professores.
Como segundo passo ela tem investido na vacinação dos alunos da rede pública de ensino para agilizar na retomada das aulas.
De uma coisa os luminenses podem ter certeza: Paula Azevedo tem feito história na educação de Paço do Lumiar e reserva coisas grandes para os próximos anos.

“Talvez eu não consiga resolver todos os problemas do município em poucos anos, mas o que eu puder fazer para mudar a realidade dessa cidade eu farei. Paço do Lumiar não será mais conhecida como a cidade do descaso na educação, não na minha gestão”, afirmou Paula.
A secretária de educação, Arsênia Formiga, e sua equipe têm desenvolvido ações para que os estudantes alcancem sucesso em sua trajetória escolar e afirma que “essa valorização docente deve necessariamente reverberar na sala de aula garantindo que todas as crianças, jovens e adultos tenham seu direito de aprender garantido, sobretudo após todo esse tempo fora da escola,” disse Arsênia Formiga.

A família do ex-governador Jackson Lago decidiu nesta semana engrossar as fileiras de apoio ao vice-governador Carlos Brandão na disputa pelo Governo do Maranhão.
O anúncio foi feito após uma reunião familiar da qual também participou, por exemplo, a viúva de Jackson, Clay Lago.
Principal nome da história do PDT do Maranhão, Jackson foi eleito em 2006 numa articulação comandada pelo ex-governador José Reinaldo – com apoio decisivo de Brandão, então seu principal auxiliar, na Casa Civil.

O município de Pastos Bons, a 542km de São Luís, não possui delegado de polícia e nem investigadores.
Com mais de 19 mil habitantes, a cidade vem sendo alvo de diversos roubos e crescimento da criminalidade no município.
A falta de policiais nas ruas, assaltos e crimes acontecem na maior naturalidade e desta forma, muitos moradores estão preocupados, recorrendo a outros municípios para manter a segurança.
Ir para a escola representa perigo para estudantes do município Pirapemas. Um Rio separa os estudantes do colégio mais próximo. Sendo assim, eles precisam usar uma canoa improvisada e insegura para atravessarem.
Cada viagem, uma angústia. Para atravessar, os alunos até ajudam a remar, mas sempre com medo.