• Thiago Azevedo
  • 10 de março de 2022

Eleições 2022: Presidentes Estaduais dos partidos PCdoB, PT e PV unidos no MA


O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) surgiu na quarta-feira, 9, todo serelepe nas redes sociais em foto ao lado do deputado estadual Adriano Sarney (PV).

Também aparece no registro o presidente estadual do PT, Francimar Melo.

Os três trataram de alianças, já que PT, PV e PCdoB ainda discutem, em âmbito nacional, a possível formação de uma federação.

Segundo o comunista, foi um “ótimo diálogo”.

“Reuni hoje com os presidentes do PT no MA, Francimar Melo; e do PV, deputado Adriano Sarney. Na pauta montagem no Maranhão da federação entre os três partidos. Ótimo diálogo”, destacou Márcio Jerry.

“Hoje estive reunido com o presidente do PT no MA, Francimar Melo e o presidente do PCdoB no Maranhão, Márcio Jerry para tratar sobre a federação partidária PV, PT e PCdoB. Um diálogo franco e produtivo. Vamos em frente!”, afirmou Adriano Sarney.

O encontro ocorre apenas dias depois de o governador Flávio Dino (PSB) afirmar em entrevista que não existe mais polarização com o grupo Sarney. Blog Gilberto Leda

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 10 de março de 2022

Astro de Ogum participa de reunião no Residencial Ribeira


Terminou ainda pouco no Centro Comunitário no Residencial Ribeira, na zona rural da Grande São Luis, a reunião entre dezenas de vendedores ambulantes e o vereador Astro de Ogum (PCdoB). Em uma espécie de pedido de socorro, a intercessão do edil para evitar que a Prefeitura de São Luís, através da Blitz Urbana derrube casas e estabelecimentos comerciais de dezenas de pais e mães de famílias, foi o principal assunto da pauta.

O parlamentar se comprometeu a falar com o prefeito *Eduardo Braide*(Podemos) e os técnicos do Executivo. Com um trabalho comunitário e social efetivo nas áreas periféricas, o edil tem sido muito requisitado para ajudar a solucionar conflitos entre a comunidade e o Poder Público, seja municipal ou estadual.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 10 de março de 2022

PSB não participa da federação com PT, PCdoB e PV


O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, anunciou nesta quarta-feira (9) que a sigla não integrará a federação partidária em negociação com PT, PCdoB e PV. A federação prevê que as siglas ficarão unidas ao longo de quatro anos em âmbito nacional, estadual e municipal.

A decisão foi anunciada ao lado da presidente do PT, Gleisi Hoffman, após a quarta reunião entre os quatro partidos, na qual não houve acordo em relação às exigências do PSB para integrar a federação. As decisões tomadas nesta quarta serão levadas aos diretórios estaduais de cada partido, que precisam chancelar a posição das cúpulas de cada sigla.

“Não há decisão de ingressarmos agora na federação porque esse assunto não está maduro para o PSB”, disse Siqueira.

Mesmo assim, o partido deverá fazer uma aliança eleitoral com o PT. O PSB deverá receber a filiação do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, que deixou o PSDB. A intenção é que Alckmin seja o candidato a vice na chapa para a Presidência da República encabeçada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “As quatro agremiações, PT, PSB, PC do B e PV, têm unidade na construção de uma frente para enfrentar Bolsonaro e reconstruir o Brasil, unidos na candidatura Lula presidente”, informaram os quatro partidos em nota.

“Em resposta ao atual momento político, o PT, PCdoB e PV decidem caminhar para construir a federação e continuarão dialogando com o PSB em busca de sua participação, bem como o envolvimento de outras legendas do nosso campo”, diz nota divulgada após a reunião.

PT, PCdoB e PV continuarão em negociação para formar uma federação, modelo pelo qual partidos podem se unir e atuar como se fossem uma única legenda, mas são obrigados a permanecer juntos por pelo menos quatro anos.

As exigências do PSB para integrar a federação eram as seguintes:

  • na composição da assembleia geral dos partidos da federação, considerar, além do número de deputados eleitos, o número de prefeitos e vereadores eleitos por partido em 2020;
  • manutenção da composição da assembleia geral por quatro anos;
  • direito a veto para partidos que alcançarem 15% de votos na assembleia geral;
  • estabelecer quatro quintos dos membros como maioria qualificada dentro do órgão.

Os partidos iniciaram as negociações em dezembro passado. À época, o PT anunciou a abertura das discussões como um “processo de construção da candidatura” do ex-presidente Luiz Inácio Lula ao Palácio do Planalto.

Mas PT e PSB tiveram divergências em relação a candidaturas regionais — em uma federação, os partidos devem lançar um único candidato. Dirigentes das siglas chegaram a trocar acusações em entrevistas à imprensa.

Em um dos pontos de divergência, petistas do Espírito Santo decidiram lançar candidato próprio ao governo do estado, preterindo o apoio ao atual governador do PSB, Renato Casagrande, em razão de um encontro dele com o ex-ministro e ex-juiz Sergio Moro, pré-candidato a presidente pelo Podemos, e de publicações nas redes sociais.

Há outros imbróglios que travam o acordo entre as siglas, que também conversam com PV e PC do B para formar a união de partidos. Entre eles, estão a disputa aos governos do Rio Grande do Sul e do Espírito Santo, preocupações sobre o cenário nas eleições municipais em 2024.

Apesar dos movimentos, Siqueira afirmou que as discordâncias acerca das candidaturas regionais não influenciaram a decisão do partido.

Segundo ele, a decisão foi tomada por falta de amadurecimento do PSB em relação ao tema.

“São partidos com culturas diferentes que nem sempre estão preparados para andar eleitoralmente juntos neste momento. Mas iremos eleitoralmente em plano nacional e em vários estados”, afirmou Siqueira.

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e o presidente do PV, José Luiz Penna, afirmaram que, a despeito do anúncio de Carlos Siqueira, as siglas e o PCdoB continuarão a trabalhar para que o PSB faça parte do grupo até o final do prazo de registro da federação no Tribunal Superior Eleitoral (31 de maio).

Agora, de acordo com o presidente do PSB, a conversa entre os partidos deve ser intensificada para a construção de uma aliança em apoio à candidatura do ex-presidente Lula.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 10 de março de 2022

Deputado Zito Rolim destaca inauguração de UPA em Codó


O deputado Zito Rolim (PDT) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na sessão plenária de terça-feira (8), para destacar a inauguração de uma Unidade de Pronto Atendimento UPA no município de Codó, a ser inaugurada nesta sexta-feira (11), com a presença do governador Flávio Dino (PSB).

Rolim parabenizou Flávio Dino pelas ações realizadas em Codó, bem como pela inauguração da unidade de saúde que beneficiará toda a Região dos Cocais.

“Parabenizo-o pelas ações concluídas em toda a Região dos Cocais, em especial a inauguração da nova UPA de Codó, que atenderá codoenses e região”, ressaltou.

Em seu pronunciamento, o parlamentar também aproveitou a oportunidade para solicitar ao governador e ao secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, uma ambulância para atender a população do município.

“Reforço a indicação de uma ambulância para a UPA, que tanto tem contribuído para a melhoria da saúde do povo de Codó”, solicitou

Zito Rolim destacou a iniciativa do Governo do Estado e ressaltou que a UPA tem atendimento 24 horas e que, ao acolher casos de pequena e média complexidade, ajuda a diminuir a demanda nas emergências dos grandes hospitais.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 9 de março de 2022

Othelino reúne-se com prefeitos e lideranças políticas para discutir ações em prol de seus municípios

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), cumpriu intensa agenda de reuniões, nesta quarta-feira (9), com prefeitos, vereadores e lideranças políticas de Santa Helena, Dom Pedro, Mirador, Monção, Rosário e São Luís, municípios onde ele possui base política e que têm ações executadas e em andamento, por meio de emendas e indicações de sua autoria.

No final da manhã, Othelino recebeu o prefeito de Santa Helena, Zezildo Almeida

No final da manhã, Othelino recebeu o prefeito de Santa Helena, Zezildo Almeida. “É sempre gratificante conversar com Zezildo sobre as diversas obras iniciadas e entregues no município, frutos da nossa parceria”, disse o chefe do Legislativo maranhense.

Com o prefeito de Dom Pedro, Galego Mota, Othelino discutiu as ações realizadas no município e projetos futuros

Com o prefeito de Dom Pedro, Galego Mota, que estava acompanhado do seu filho Luís Felipe Mota, Othelino discutiu sobre as ações realizadas na cidade e projetos futuros. “Falamos sobre as iniciativas implementadas no município por meio do nosso mandato parlamentar, como a execução de obras do programa Mais Asfalto e a construção do Hospital Municipal”, explicou.

No encontro com a prefeita de Mirador, Domingas Cabral, Othelino também tratou acerca das obras de infraestrutura desenvolvidas no município. “Atendemos às demandas da prefeita e já pleiteamos junto ao governo do estado diversas obras que irão mudar a vida da população, a exemplo da instalação de um Restaurante Popular, que foi inaugurado na semana passada; a construção da Praça de Eventos e a urbanização da Beira Rio. Também está sendo reformado o Mercado Municipal de Mirador”, ressaltou.

O parlamentar também recebeu Jesiel Araújo, liderança política de Monção

Monção

O parlamentar também recebeu Jesiel Araújo, liderança política de Monção, com quem discutiu assuntos importantes para o município. “Tratamos, ainda, sobre as eleições deste ano. A nossa parceria em favor de Monção é forte e vai continuar”, garantiu Othelino.

O presidente reuniu-se, ainda, com o vereador de Rosário, Carlos do Remédio

O presidente recebeu, ainda, a visita de cortesia dos vereadores dos municípios de São Luís e Rosário, Antônio Garcês e Carlos do Remédio, respectivamente. Eles conversaram a respeito de demandas para cada uma das cidade e sobre as próximas eleições.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 9 de março de 2022

Paço do Lumiar: Fernando Muniz esclarece fato inverídico expostos em mídia local

O presidente da Câmara de Paço do Lumiar, vereador Fernando Muniz, desmente em nota notícia vinculada em mídia local sobre gastos pessoais de notas de combustível oriundos da instituição, e aproveita para esclarecer que toda a despesa supostamente realizada no carro oficial da instituição é de origem lícita procedente de verba indenizatória pessoal do Presidente, a qual todos os vereadores tem direto através da lei ordinária de lei n°899 de 17 de Dezembro de 2021 não ferindo o herário público.

Procurado pelo blog Maranhão TV
Muniz reiterou que as despesas relacionadas a combustível de qualquer vereador da Casa encontra-se à disposição em prestação de contas de livre acesso à informação, leia -se, Tribunal de Contas. Outro sim, aproveita para esclarecer que a Câmara de Vereadores de Paço do Lumiar possui apenas um veículo, o que ocasiona a impossibilidade de licitação para combustível.

Fernando atribui a denuncia como mais uma Fake News intencionada por perseguição política, e que sua gestão na Câmara Municipal é regida pela transparência e responsabilidade.

Blog Maranhão TV

 

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 9 de março de 2022

Coletiva de Imprensa para promover o superclássico Moto x Sampaio acontece nesta quinta-feira (10)

Nos preparativos para a final do primeiro turno do campeonato maranhense entre Moto Club e Sampaio Correia, nesta quinta-feira (10), haverá uma coletiva de imprensa com os presidentes de ambos os clubes, respectivamente, deputado Yglésio Moyses e Sérgio Frota, para promover a decisão do duelo e responder questionamentos sobre o superclássico de sábado.

A final do primeiro turno do Maranhense entre Sampaio Corrêa e Moto Club acontece no próximo sábado, dia 12. O superclássico  vai ser às 18h, no estádio Castelão. Quem vencer, garante o título do primeiro turno do campeonato maranhense, enquanto o empate leva a decisão para os pênaltis.

FINAL

Estarão disponíveis ao público todos os setores do Estádio Castelão. Os torcedores do Papão do Norte ocuparão os setores 5 e 6, enquanto a torcida da Bolívia Querida ficará no setor 1. Os setores 2, 3, 4 e as cadeiras cobertas são mistos, ou seja, receberão torcedores das duas equipes. O ingresso mais barato custa R$ 25 e 1kg de alimento.

 

Serviço: Coletiva de Imprensa

Quando: 10 de março de 2022

Onde: Auditório Cássio Reis 1º andar- Sistema FIEMA – Casa da Indústria Albano Franco. Av. Jerônimo de Albuquerque (Cohama)

Horário: 9h

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 9 de março de 2022

CBF define jogos dos três times maranhenses na Copa do Brasil

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu a data e locais das partidas dos três representantes maranhenses pela segunda fase da Copa do Brasil.

O Sampaio enfrenta a Portuguesa, na terça-feira (15), no Estádio Luso Brasileiro, às 16h, no Rio de Janeiro.

O Moto recebe a Tombense, na quarta-feira (16), às 19h, no Estádio Castelão. O Moto ainda tenta a liberação dos laudos para mandar a partida no Nhozinho Santos.

O Tuntum recebe o Cruzeiro, também na quarta-feira (16), às 20h30, no Estádio Rafael Seabra.

A classificação para a terceira fase garantirá a cada clube a premiação de R$ 1 milhão. blog Zeca Soares

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 9 de março de 2022

Prefeitura de Turiaçu promove festival de ações para as mulheres turienses

Foi com muita alegria que a Prefeitura de Turiaçu iniciou as comemorações do “Março Mulher”, na manhã desta terça-feira (08), em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, com uma vasta programação voltada especialmente para elas.

O Prefeito Edésio fez questão de participar de todos os momentos, ao lado da primeira-dama e fundadora do Grupo “Destemidas”, dona Beth.

Logo pela manhã, as mulheres turienses participaram de uma caminhada promovida pelo Grupo “As Destemidas”, depois foram para um belo café da manhã, onde puderam se confraternizar. Em seguida, foram disponibilizadas diversas ações de saúde, como aferição de pressão, testes de glicemia, testes rápidos, aplicação de vacinas, e como não poderia de faltar, momentos de enbelezamento, exposição de mulheres artesãs e produtos regionais, além da parte cultural, rodas de conversas e muita zumba.

De acordo com o Prefeito Edésio, o maior presente que as mulheres podem receber, não só no Dia dedicado a elas, mas em todos os dias, é o respeito.

Quero aqui parabenizar cada mulher turiense, em nome da minha esposa Beth, pelo Dia da Mulher. Essas guerreiras que são mães, esposas, donas de casa, estudantes, profissionais, e que esbanjam determinação, coragem e muita força de vontade. A todas vocês, meus sinceros parabéns e muito obrigada“, disse Edésio.

Já a primeira -dama, Dona Beth, disse sentir muito orgulho das mulheres turienses, que são trabalhadoras, mães de família, as vezes até a única provedora da família.

Sabemos que nós, mulheres, precisamos matar um leão por dia, pois são diversos afazeres em nossas vidas. Precisamos dar conta da casa, dos maridos, dos filhos, do trabalho, mas sempre estamos lá, de pé, nos sustentando, e isso só mostra a força que todas  temos dentro de nós. Ser mulher é ser força e coragem, é encantar, é, mesmo com todas as adversidades, não perder a majestade“, declarou dona Beth.

As ações voltadas para as mulheres de Turiaçu prosseguirão durante todo o mês de Março. Sem dúvida nenhuma, uma bela forma de homenagear essas mulheres guerreiras.

 

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 9 de março de 2022

Comissão de Juristas conclui proposta de atualização e modernização da legislação ambiental do Maranhão

A Comissão de Juristas instituída pelo presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), entregou ao chefe do Parlamento maranhense, nesta quarta-feira (9), a proposta de atualização e modernização do Código Estadual de Proteção do Meio Ambiente, que passará a se chamar Lei de Política Estadual do Meio Ambiente.

Othelino Neto afirmou que a conclusão dos trabalhos representa um momento histórico para o Estado, pois moderniza e dá maior amplitude à questão ambiental. O parlamentar lembrou que a proposta foi construída a muitas mãos, ouvindo as colaborações de especialistas e da sociedade, por meio de cinco escutas públicas realizadas para garantir maior transparência e participação popular no processo.

“Chegou um dos momentos mais importantes, que é o produto final. Agora, vamos iniciar o processo de tramitação no Legislativo. Eu espero que, em breve, este projeto vire lei para atualizar e, claro, atingir o seu objetivo principal, que é proteger o meio ambiente e permitir a sua utilização de forma racional. Fico feliz em presidir esse momento, até mesmo pelo fato de ter sido secretário estadual da pasta por alguns anos”, disse o parlamentar.

A comissão foi instituída em fevereiro do ano passado e é composta por 13 membros, entre eles, representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, Ministério Público, OAB-MA, além da sociedade civil e especialistas na área ambiental.

O promotor do Meio Ambiente, Fernando Barreto, presidiu os trabalhos do grupo. Ele destacou que, há 30 anos, a criação do Código foi um passo muito importante, mas, hoje, necessita de modificações jurisprudenciais e legislativa para harmonizar com tudo que mudou ao longo desses anos.

“Os principais pontos que trabalhamos foram para garantir segurança jurídica, principiologias, transparência e participação popular em questões como o licenciamento, o setor de fiscalização e a estruturação da rede de proteção como um todo. Agradeço ao presidente Othelino pela confiança e nos mantemos à disposição da Assembleia para os debates e questionamentos que possam surgir na fase de tramitação”, disse.

Promotor do Meio Ambiente Fernando Barreto, que presidiu os trabalhos do grupo, entregando o documento nas mãos de Othelino Neto

Modernização

Relator da comissão, o advogado Sálvio Dino afirmou que a proposta prevê a modernização do marco regulatório ambiental, permitindo que o desenvolvimento econômico floresça com mais força e rapidez, observando os aspectos ambientais e sem empecilhos burocráticos.

“Por outro lado, é necessário também que as pautas ambientais sejam efetivamente observadas por todos e é isso que o código busca ao modernizar e inserir no nosso ordenamento jurídico estadual alguns instrumentos que não estavam anteriormente previstos. Agora teremos, por exemplo, a possibilidade de exigirmos que todas as empresas que tenham licença ambiental executem programas de educação ambiental. Essa é uma das iniciativas que estamos propugnando e que esperamos que seja acolhida pela Assembleia Legislativa”, destacou.

O procurador-geral do Estado, Rodrigo Maia, explicou que, por fazer alterações em aspectos de competência do Poder Executivo, a proposta deverá ser encaminhada à Assembleia em forma de projeto de lei com a mensagem do governador Flávio Dino.

“Nós vamos coordenar o diálogo institucional com a Assembleia Legislativa para que possa enviar o projeto com a mensagem pelo governador Flávio Dino e nós possamos aprovar o mais rápido possível, considerando que é um grande interesse deste governo de promover essa atualização ambiental, considerando a importância que isso tem para a sociedade maranhense”, completou.

Também estiveram presentes o titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, juiz Douglas de Melo Martins; o diretor-geral da Mesa Diretora da Assembleia, Bráulio Martins; o procurador-geral da Casa, advogado Tarcísio Araújo; o advogado especialista em Direito Ambiental, Antônio Carlos Coelho; e a advogada Luane Lemos.

  • Tags: