• Thiago Azevedo
  • 14 de março de 2022

Calvet Filho entrega Primeira Escola Padrão de Rosário

A frase “a resposta é trabalho” segue fazendo muito sentido em Rosário, na Região Metropolitana de São Luís, isso porque no domingo (13) a cidade viveu mais um grande dia realizações, desta vez com dois eventos importantes para celebrar o resultado desse dito trabalho que tem sido aplicado diariamente pela Prefeitura Municipal de Rosário, com recursos próprios e com ajuda de seus parceiros, sempre com seriedade e pontualidade para alegria daqueles que torcem pelo bem do município e do seu povo.

Na Praça da Matriz, Centro da cidade, milhares de pessoas recepcionaram o prefeito Calvet Filho que chegou, esbanjando a sua forte popularidade e acompanhado de sua esposa Estela Calvet, juntamente com o deputado estadual Adelmo Soares e o deputado federal Aluísio Mendes, dando início as entregas de cestas básicas e kits escolares.

Em seguida, Calvet Filho e sua comitiva foram até o bairro Sapucaia, onde ocorreu o ato solene de inauguração da nova escola Unidade Integrada Maria de Lourdes Nina Pinheiro, após uma grande reforma geral com ampliação e modernização, ganhando uma belíssima área de lazer e convivência, acessibilidade, climatização e conforto.

Na comunidade também foram distribuídas cestas básicas e kits escolares, além disso, o prefeito anunciou mais obras e serviços que serão entregues como parte das comemorações pelos 402 anos de Rosário, fato muito comemorado pelos presentes que também ficaram sabendo das atrações.


Além do prefeito e dos seus deputados, estiveram presentes, a secretária municipal de Educação, Lícia Calvet; o secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valter Costa; o líder do governo na Câmara, o vereador Kiko; o vereador Cleo Dantas, autor da Indicação para a reforma da escola; alunos, professores e outros funcionários da escola, moradores; lideranças; bem como os demais vereadores e secretários de governo que prestigiaram o momento.

Por sua vez, o prefeito Calvet Filho agradeceu o apoio de todos e destacou o fato de Rosário priorizar investimentos no campo da educação, citando alguns dos avanços da sua gestão, além de garantir que o padrão adotado na reforma da escola de Sapucaia será expandido para outras comunidades. “Não se administra uma cidade sozinho, por isso, sempre agradeço aos meus parceiros, em especial aos deputados, Aluísio e Adelmo que aqui estão, assim como o governador Flávio Dino e vice-governador Brandão, pois com a ajuda de todos vamos continuar investindo cada vez mais na educação, inclusive inaugurando mais escolas neste padrão”, disse o prefeito de Rosário.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 14 de março de 2022

Pesquisa aponta liderança de Carlos Brandão antes mesmo de assumir o governo

Pesquisa JP, divulgada neste domingo (13), pelo Jornal Pequeno aponta a liderança do vice-governador Carlos Brandão,na disputa pelo governo do Maranhão. Veja os números:

Carlos Brandão (PSB) – 23%
Weverton Rocha (PDT) –  20%
Edivaldo Jr. (PSD) – 11%
Roberto Rocha (PSDB) – 10%
Lahésio Bonfim  (PTB) – 9%
Josimar de Maranhãozinho (PL) – 4%
Simplício Araújo (Solidariedade) – 2%
Enílton Rodrigues (Psol) – Não pontuou
Nenhum deles – 10%
Não sabem e/ou não responderam – 11%

Rejeição – Veja os números da rejeição para o governo do Maranhão:

Josimar Maranhãozinho – 25%
Roberto Rocha vem a seguir – 15%
Lahésio Bonfim – 14%
Weverton Rocha – 14%
Carlos Brandão – 12%
Edivaldo Jr. – 5%
Enilton Rodrigues – 3%
Simplício Araújo – 2%
Nenhum deles, 4%
Não sabem e/ou não responderam – 2%.

Senado – Para o Senado, o governador Flávio Dino lidera com folga. Veja os números:

Flávio Dino  – 51%
Roberto Rocha – 22%
Erlânio Xavier – 8%
Pastor Bel – 4%
Antônia Cariongo – Não pontuou
Nenhum Deles, 7%
Não sabem e/ou não responderam – 8%.

Pesquisa – A pesquisa JP foi registrada em 6 de março de 2022, sob o protocolo nº MA09132?2022. A pesquisa ouviu 1.600 eleitores, entre os dias 7 a 2 de março de 2022, em várias regiões do estado. A margem de erro máxima da pesquisa é de 2,45% para mais ou para menos.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 14 de março de 2022

Deputado Zito Rolim destaca emenda parlamentar de sua autoria para asfaltar trecho entre Montevidéu e Bacabinha

O deputado estadual Zito Rolim usou o microfone na manhã de sábado, quando da visita do governador, para enaltecer o trabalho de Flávio Dino. Disse que toda vez que ele vem é pra trazer benefícios.

“É trazer boas novas, é trazer novas ações, é trazer novas  melhorias para nossa cidade em todas as áreas da gestão de um governante”, iniciou

Justificou a ausência de Carlos Brandão, a quem apoiará neste pleito, e garantiu que logo o vice-governador estará em Codó porque tem muita obra pra inaugurar ainda.

“O nosso vice-governador não pôde vir mas manda um abraço pra todos vocês codoense e brevemente estará aqui, porque ainda tem obra pra ser inaugurada”, garantiu

ASFALTO NA ZONA RURAL

Zito também aproveitou para destacar uma emenda parlamentar de seu gabinete onde pede ao governador o asfaltamento do trecho rural entre Montevidéu e Bacabinha, região produtora de produtos como melancia, milho e mandioca em grande quantidade.

“O governador Flávio Dino já se comprometeu, através de uma emenda que nós fizemos, para que fosse feito o trecho do Montevidéu à Bacabinha asfaltando aquele trecho para melhorar o trânsito dos moradores daquele região e que é uma região produtora, que é uma região que, realmente, precisa de apoio governador e eu sei que isso vai acontecer e não vai demorar muito”, disse

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 14 de março de 2022

Advogado Manoel Filho ingressa na Justiça Federal com ação popular contra reajuste nos preços dos combustíveis

Nesta sexta feita, 11/03, o advogado Manoel Filho ingressou no Plantão Judicial da JUSTIÇA FEDERAL, Sessão Judiciária do Maranhão, com uma Nova Ação Popular. Agora contra o reajuste nos preços dos combustíveis praticados pela Petrobrás.

O causídico tem se destacado por sempre atuar em prol da sociedade, e desta vez, reafirma estar exercendo sua cidadania, representando seus anseios e de milhões de brasileiros que dependem do seu meio de transporte para trabalhar, ir à escola, faculdade, ter seu lazer, e se ver a cada dia mais castigado com tanto tributo, taxas e aumento em tudo.

Assim, busca na via judicial prevenir ou reprimir o agravamento das lesões aos interesses individuais e da coletividade, bem como, ao patrimônio público e toda economia do país. Segundo o advogado, o pleito é perfeitamente possível através da impetração desta Ação Popular, que é um Remédio Constitucional adequado para o feito, uma vez que mira combater o ato lesivo praticado, buscando a competente ordem judicial de concessão de liminar para que a Petrobrás não faça, ou se já fez, revogue o reajuste nos preços dos combustíveis no mínimo pelos próximos 60 dias.
Afirma ainda o advogado, que a conduta da Petrobrás é totalmente lesiva aos direitos individuais e coletivos e por assim dizer, ao patrimônio público, aos direitos previstos nos artigos 2º, 3º. 4º, da Lei 4.717 de 1965, sendo o caso alarmante, grave e inaceitável a exploração e o subjugar do poder econômico da população que tanto sofre para ter a sua sobrevivência, tendo em vista que o aumento no preço dos combustíveis ocasiona reflexos em todos os setores da sociedade, além dos prejuízos ao trabalhador, ao pequenos comerciantes, empresários que tiveram suas rendas reduzidas drasticamente ou em alguns casos, zeradas, em razão da pandemia que causou dor e ínfimos transtornos e risco de vida da população brasileira, e que agora se vê sufocada por mais este aumento, onde explicita os atos lesivos também ao patrimônio público, restando patente a violação dos princípios da legalidade e moralidade descritos no artigo 37 da Constituição Federal de 1988 diante da conduta da empresa.

O advogado diz que diante do cenário a Petrobras tem como não realizar o reajuste, pois, mesmo com as consequência da guerra no conflito protagonizado Pela Rússia Contra Ucrania, é possível que a empresa suporte pelo menos pelos próximos 60 dias, as consequência, dada a sua solidez de mercado. Informa ainda que só o Capital Social Petrobrás é de R$ 205.431.960.490,52(duzentos e cinco bilhões, quatrocentos e trinta e um milhões, novecentos e sessenta mil, quatrocentos e noventa reais e cinquenta e dois centavos). Quantia inimaginável a qualquer cidadão comum brasileiro. E a empresa sempre vem lucrando.

LUCRO RECORDE

O Advogado comenta que, desde 2016, quando a Petrobras alinhou seus preços ao custo do petróleo no mercado internacional a empresa tem crescido bastante e Durante o ano passado, o preço do barril subiu 38% – de 44,23 dólares para 60,90 dólares. Segundo o advogado, neste mesmo período, o preço médio da gasolina subiu 46% nos postos, segundo a Agência Nacional de Petróleo (ANP). O aumento do petróleo e o repasse dele aos consumidores foram os principais fatores que levaram à estatal a registrar o maior lucro de sua história no ano de 2021. Foram R$ 106,6 bilhões em lucro líquido, já descontados os impostos – alta de 1.400% em relação a 2020.

O ganho foi tanto que a estatal resolveu aumentar em R$ 37,3 bilhões o valor dos dividendos – participação nos lucros – que pagará a seus acionistas com base dos resultados de 2021, totalizando R$ 101,4 bilhões. De acordo com a própria Petrobras, mais de 44% dos acionistas da empresa não são brasileiros. Os investidores brasileiros detém cerca de 19% do capital da empresa. O governo controla outros 37% das ações.

O lucro foi anunciado no final de fevereiro. Após o anúncio, diretores da estatal reuniram-se de forma virtual com investidores e representantes de bancos. Rodrigo Alves, diretor executivo Financeiro e de Relacionamento com Investidores, sinalizou que a alta do petróleo no mercado internacional é benéfica para os ganhos da Petrobras. Disse ainda que, se ela impulsionar o lucro da empresa, é possível que acionistas da estatal ganhem dividendo ainda maiores.

Portanto, na ótica do advogado Manoel Filho, não há razão para sucessivos aumentos e por isto, busca nesta ação frear a conduta da Petrobrás.

Diz o Advogado:
“Sou Um cidadão inconformado com situações que prejudicam a população” E diante de problemáticas como esta, busco na Justiça alguma forma de frear ou colaborar para o fim desta situação.

(MANOEL FILHO)
O processo com concluso para decisão do Juiz do plantão que pode apreciar os pedidos da ação a qualquer momento.

Confira documento abaixo

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 14 de março de 2022

Em Timbiras, Othelino participa de inauguração de unidade básica de saúde no povoado Lagoa do Tufi

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), participou, neste sábado (12), da inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) Teresa Pereira Rocha, no povoado Lagoa do Tufi, em Timbiras. Ao lado do prefeito Dr. Antônio Borba e do deputado federal Marreca Filho (Patriota), o parlamentar destacou o valor social e a importância da unidade para atender à população da zona rural do município.

Othelino Neto afirmou que na atual gestão a cidade tem desenvolvido em diversas áreas, melhorando a qualidade de vida dos timbirenses.

“É sempre razão de alegria estar em Timbiras, ao lado dessa população tão querida. Desta vez, inaugurando uma Unidade Básica de Saúde tão importante, que vai permitir às pessoas dessa região que não precisem se deslocar até a sede para atendimento médico. Por isso, parabenizo o prefeito por mais essa obra com valor social tão grande”, ressaltou.

O chefe do Parlamento Estadual também tem ações no município, a exemplo da construção da ponte sobre o riacho Santarém, executada com emenda de sua autoria e já entregue à população, além de indicações para a realização de obras de pavimentação em ruas da cidade.

“Temos feito uma parceria que tem resultado em muitos benefícios para Timbiras. Não só eu, como o deputado federal Marreca Filho, estamos somando com o prefeito, que tem realizado muitas obras com recursos próprios do município, a exemplo dessa UBS, e outras contando com o nosso apoio por meio de emendas parlamentares”, assinalou Othelino Neto.

União de esforços

O deputado federal Marreca Filho também destacou a importância dessa parceria com a gestão municipal para levar, cada vez mais, benefícios aos timbirenses.

“Já tivemos a oportunidade de ajudar muito o município. Foram mais de R$ 30 milhões em investimentos nas mais diversas áreas. O que só aumenta o nosso comprometimento em seguir trabalhando pelo desenvolvimento de Timbiras. Agradeço também ao deputado Othelino por ajudar e contribuir com a gestão do prefeito Antônio Borba”, declarou.

O prefeito Dr. Antônio Borba agradeceu a atenção voltada aos timbirenses. “O deputado Othelino tem vindo sempre a Timbiras nos prestigiar, trazer sua palavra de confiança e compromisso, para que o nosso povo tenha dias melhores. Contamos com ele e ele sempre poderá contar conosco”, disse.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 14 de março de 2022

Prefeito Édesio participa de encontro com Ministro da Educação e com deputado Ricardo Rios

Nesta sexta (11), o prefeito de Turiaçu Edesio Cavalcanti esteve em São Luís, acompanhado da secretária municipal de educação Graciete Santos e da assessora do SIMEC (Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle) Luzia Pereira, para participar de um evento ligado a área da educação e para conversar com o deputado estadual Ricardo Rios.

Com as presenças do ministro de educação Milton Ribeiro e do deputado federal Aluísio Mendes, o evento contou com uma série de ações envolvendo prefeitos, profissionais da área (como secretários e técnicos de educação) e membros do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), entre elas, estavam capacitações e treinamentos.

Logo em seguida, o gestor da terra do abacaxi se encontrou com Ricardo Rios, ambos trataram de diferentes assuntos durante a conversa em questão e Edesio Cavalcanti voltou a reafirmar apoio ao parlamentar, que pretende se reeleger para o cargo que ocupa atualmente, nas eleições programadas para ocorrer no próximo semestre.

blog Jamys Gualhardo

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 12 de março de 2022

Pedro Lucas Fernandes, confirmado no grupo de Carlos Brandão


O deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil) declarou apoio ao vice-governador Carlos Brandão (PSB) na tarde desta sexta-feira (11) durante reunião realizada em São Luís.

Fernandes era aliado do senador Weverton Rocha, mas mudou de ideia após o governador Flávio Dino indicar Brandão como o candidato do grupo governista.

Na mesma reunião desta tarde o prefeito do município de Turilândia, Paulo Curió, o seu pai ex-prefeito Domingos Curió e o seu irmão Marcel Curió – ex-prefeito de Nunes Freire, também abandonaram a pré-campanha de Weverton e decidiram apoiar Carlos Brandão ao governo do Maranhão.

A deputada estadual Ana do Gás também estava presente no encontro.

E é bom que se diga, o clima na pré-campanha de Weverton Rocha é “o último que sair apaga a luz”. Blog Domingos Costa

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 12 de março de 2022

Marco Aurélio será novo presidente da CCJ na Assembleia Legislativa


O deputado estadual Marco Aurélio, do PSB, é o novo presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Maranhão.

A polêmica da CCJ foi parar na justiça, porém um acordo foi selado entre o presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto e o vice-governador Carlos Brandão, colocando um ponto final na questão.

Portanto, o deputado Março Aurélio entre na presidência da Comissão de Constituição e Justiça e quem sai é Márcio Honaiser (PDT).

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 12 de março de 2022

Othelino Neto como Vice de Carlos Brandão, diz Yglesio


O deputado Yglesio Moyses (PROS) da base dos aliados de Carlos Brandão sugeriu através do Twitter  que o deputado estadual, Othelino Neto (PCdoB) seja o candidato a vice-governador na aliança com Carlos Brandão. O nome do presidente da Assembleia Legislativa passou a ser cogitado após aproximação com Carlos Brandão.

Para Yglesio com Othelino na vaga de vice governador através de indicação de Weverton Rocha, o grupo do governador Flávio Dino voltaria a união e com garantia de vitória no primeiro turno.  Ainda como sugestão Yglesio aponta para o PT com a vaga de primeiro Suplente de Flávio Dino ao Senado Federal.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 11 de março de 2022

Operação da PF contra Josimar escancara “espetáculo midiático” e ratifica perseguição politica

Inquérito está sendo apurado há mais de dois anos, mas até agora nada foi comprovado. Afinal, estão buscando ‘fatos novos’ ou tirá-lo da disputa?

Pré-candidato a governador do Maranhão nas eleições deste ano, o deputado federal Josimar (PL), pode estar sendo vítima do ‘operacionismo’, a variante espetaculosa e instrumental das iniciativas que combatem a corrupção na administração pública.

Alguns pontos questionáveis contribuem para isso. O primeiro deles é que a “abusiva” operação de busca e apreensão ocorreu em seus endereços, dois dos quais já haviam sido vasculhados há menos de um ano pela Polícia Federal.

Curioso, por exemplo, é que em release divulgado na imprensa, a PF diz ter ido buscar ‘documentos’. Ora, se não houve operação e apenas busca de documentos, o que motivou essa espetacularização?

Desde 2020, a Policia Federal investiga, sem teatro, o deputado federal. No entanto, o que causa dúvida é exatamente o tempo de investigação. Afinal, por quais motivos, em mais de dois anos de investigação, a PF ainda não concluiu o inquérito?

A sensação é que os agentes envolvidos na operação não encontraram nada concreto capaz de incriminar o deputado e, por isso, resolveram convencer a justiça a voltar nos mesmos endereços em buscas de fatos novos.

O ‘operacionismo’ é a doença senil do combate à corrupção que vem contaminando o processo penal. Essa triste situação ganhou escopo no Brasil nos últimos anos, desde os tempos de força-tarefa e protagonismo do Judiciário e seus operadores.

Serviço bem feito não precisa de coreografia. Num ano de eleições, será forte a tentação para instrumentalizar ações policiais. No entanto, além de viciar a boa causa, elas podem afetar a imagem e credibilidade de uma das instituições de maior respeito no país, que é a Policia Federal.

Outras curiosidades

Outro ponto interessante é que a ‘busca de documentos’ da PF tratada pela mídia como ‘operação’, ocorre justamente perto do fim da janela partidária, fazendo Josimar sofrer mais um ataque.

Além disso, também causou curiosidade o fato da ‘operação’ ocorrer dias depois da divulgação de pesquisas eleitorais mostrando o deputado pontuando junto à preferência do eleitorado maranhense.

Para tentar desviar o foco, o release cita que as buscas ocorreram em endereços de três ‘investigados’, mas o alvo do ataque foi apenas Josimar, pois foi o único a ganhar destaque e ter sua foto estampada nas páginas dos veículos de imprensa.

Pergunta não ofende: o que motivou o uso da PF em mais uma ‘operação’ de um inquérito que está sendo apurado há mais de dois anos e até agora nada foi comprovado? Estão buscando ‘fatos novos’ ou tirá-lo da disputa?

  • Tags: