
Bloco parlamentar terá como líder o vereador Mauro Multibancos e como vice líder a vereadora Ana Lúcia
O vereador Paulo Henrique (Avante) anunciou a criação de um bloco parlamentar misto no sentido que será composto por membros da situação e oposição na Câmara Municipal de Paço do Lumiar, o que deve fortalecer o trabalho de articulação política dos vereadores que nele estarão inclusos.
O bloco parlamentar irá agregar seis vereadores, membros dos partidos políticos AVANTE, PMB e PSD.
Paulo Henrique em pronunciamento na sessão, destacou que o bloco parlamentar será misto, com membros de oposição e de apoio ao governo da prefeita Paula Azevedo, e que a união dos seis vereadores respeitará a pluralidade existente em relação à governabilidade do executivo e trará força política interna aos vereadores que a ele compõe.
O documento foi protocolado nesta última sexta-feira (18), e foi assinado pelos vereadores Mauro Roberto Rabelo (PMB), Ana Lúcia (PSD), Paulo Henrique (Avante), Miércio Martins (Avante), Fernandinho (Avante) e Fernando Feitosa (Avante). O bloco desponta na Câmara Municipal num momento onde a animosidade estremece as relações entre os vereadores, e o clima de tensão aumenta beirando a uma próxima eleição da mesa diretora. Blog Maranhão TV

A desembargadora Solange de Castro, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) no Maranhão, determinou, na noite de sexta-feira, 18, a prisão de 15 membros da diretoria do Sindicato dos Rodoviários de São Luís.

A categoria está em greve há quatro dias, e uma audiência de conciliação realizada ontem terminou sem acordo.
A decisão da magistrada foi motivada pelo que ela considerou “descumprimento flagrante
da decisão judicial proferida na data de 16 do mês em curso, que determina ao Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários, o imediato retorno de 80% da frota do transporte público nesta Capital e Região Metropolitana Rodoviário”.
Na quarta-feira, 16, um dos membros do Sindicato dos Rodoviários, em entrevista à TV Mirante, chegou a dizer que “liminar não faz carro rodar”.
No mesmo despacho, Solange de Castro determina que os mandados de prisão sejam cumpridos pela Polícia Federal, o que deve culminar, ainda, com uma investigação da “caixa preta” da greve.
À frente do caso, é provável que a PF apure se há conluio entre a direção do sindicato dos empregados e empresários do setor de transporte da capital; se há alguém (ou alguma entidade) por trás do movimento; e se há motivações políticas para a greve.
O SET e a Prefeitura de São Luís têm, a partir da decisão, 48h para garantir o retorno da circulação dos ônibus na capital.

O presidente da República Jair Messias Bolsonaro nomeou o advogado Luis Gustavo Soares Amorim de Sousa para o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).
Ele foi o mais votado para a lista tríplice do Quinto Constitucional da advocacia encaminhada a presidência da República.

O prefeito de Pinheiro Luciano Genesio acaba de retornar ao cargo, a informação foi confirmada ao Blog do Domingos Costa pelo advogado do gestor e pelo presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Othelino Neto que é marido da vice-prefeita, Paula.
A decisão é do desembargador federal Cândido Ribeiro do TRF (Tribunal Regional Federal) da 1ª Região, que reconsiderou sua decisão inicial.
O deputado estadual Pará Figueiredo (sem partido) apareceu nesta sexta-feira (18) em um vídeo no qual declara apoio ao vice-governador Carlos Brandão.
“Com muita certeza e satisfação declaro o meu apoio ao amigo e vice-governador Carlos Brandão para o Governo do Maranhão nas eleições deste ano. Estou certo de que juntos faremos ainda mais pelo povo maranhense. Avante!”, disse o deputado.
O parlamentar, até então, era um dos que constavam na “planilha” do senador Weverton Rocha (PDT).
Ele é filho de um dos desembargadores mais influentes do Tribunal de Justiça do Maranhão, José Joaquim Figueiredo dos Anjos e, também, sobrinho de outro desembargador do TJ-MA, José Jorge Figueiredo dos Anjos.
O vereador Chico Carvalho, presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito instalada na Câmara Municipal de São Luís para apurar possíveis irregularidades no setor do transporte coletivo da capital, afirmou que a CPI já tem elementos suficientes para pedir a anulação da licitação e dos contratos de prestação de serviço entre o SET e a Prefeitura de São Luís.
“Vários itens do contrato sendo descumpridos pelos prestadores de serviço. Isso já é o suficiente para que nós indiquemos ao prefeito de São Luís a anulação da licitação e do contrato de prestação de serviço”, afirmou Chico Carvalho ao jornalista John Cutrim no Jornal da Difusora.
Anulando-se os contratos, o prefeito Eduardo Braide poderá ter a prerrogativa justificada para contratar emergencialmente novas empresas para a prestação do serviço ao usuário do transporte coletivo em São Luís.
Além de não prestar um serviço que atenda satisfatoriamente cerca de 700 mil usuários, as empresas que atualmente operam o sistema não estão cumprindo uma série de cláusulas contratuais. A prefeitura de São Luís já repassou mais de R$ 20 milhões através de subsídio.
A Prefeitura tem cumprido com as cláusulas do acordo firmado em novembro de 2021, que instituiu o repasse de auxílio emergencial mensal no valor de R$ 4 milhões para garantir o cumprimento dos direitos trabalhistas dos rodoviários. O acordo, que incialmente seria de três meses, foi prorrogado por mais dois, garantindo o repasse de R$ 20 milhões para subsidiar o Sistema de Transporte Urbano de São Luís e garantir o cumprimento dos direitos trabalhistas dos rodoviários.
Além disso, também lançou o programa “Cartão Cidadão”, garantindo, por igual período, passagens aos trabalhadores que ficaram desempregados durante a pandemia, com uma dispensa indireta de R$ 1.500.000,00. Com as duas medidas, a Prefeitura garantiu um aporte de R$ 4.000.000,00 injetado mensalmente no transporte público da capital.
Com intervenção da Prefeitura de São Luís, o SET deveria ter garantido o reajuste salarial dos trabalhadores rodoviários no percentual de 5% e o reajuste dos valores de tíquete alimentação em 6%, resultando na assinatura do termo aditivo à Convenção de Trabalho de 2021. Ainda com o auxílio, as concessionárias deveriam ter retornado à operação da frota no quantitativo operacional da Portaria nº 090 de 26 de julho de 2021, ou seja, 708 ônibus deveriam ter voltado às ruas; gradativamente, os veículos deveriam ter reativado o sistema de ar-condicionado desde de 01 de dezembro de 2021, além de ter empreendido outros esforços para melhoria do sistema, o que não ocorreu.

Hoje realizamos mais uma audiência de prestação de contas do serviço de retorno das obras no bairro Jardim São Cristóvão, que foi possível em face da AÇÃO POPULAR N° PROCESSO: 0833211-40.2020.8.10.0001 QUE TRAMITA NA VARA DE DIREITOS DIFUSOS E COLETIVOS DA COMARCA DE SÃO LUIS COM O JUIZ DR. DOUGLAS MARTINS.
Na ação, demostrei ao juiz que a gestão passada havia iniciado obras. Porém, havia abandonado o local, deixando enormes buracos, restos de construção, entulho, peças imensas de tubulação, o que estava causando um transtorno enorme na vida das pessoas que vivem e que passavam pela região.
Hoje estive presencialmente na audiência com doutor Douglas Martins que tem conduzido de forma maestral o processo que tem resultado direto no retorno das obras do Jardim São Cristóvão e está beneficiando mais de 25 mil pessoas entre moradores transeuntes, visitantes do bairro, empresas, comerciantes locais, empreendimentos de um modo geral.
Nesta audiência ficou determinado a nova data para o dia 20 de Abril às 10hs para selar entrega das obras, que a Prefeitura se comprometeu inclusive com sinalização das vias e os reparos dos trechos já danificados que foi cobrado pelo Autor. A proxima audiência será também uma solenidade de comemoração à entrega definitiva das das obras que passam também pela questão do asfaltamento saneamento, básico, limpeza de galeria, sinalização e conservação da infraestrutura em nome desta grande conquista popular através dessa ação popular movida pelo advogado Manoel Filho com o apoio dos moradores do Jardim São Cristóvão, garantindo o Exercício da Cidadania!
O vereador Marquinhos Silva (DEM) deu um prazo de 24 horas para o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Diego Baluz, apresentar a planilha de custos do transporte coletivo de São Luís. Além disso, o parlamentar democrata exige o detalhamento da fonte de recurso do auxílio municipal de R$ 4 milhões/mês, que vem sendo pago pela Prefeitura aos empresários do setor, para evitar uma quebradeira geral no sistema e aumento na tarifa.
“Estamos vivendo um momento em que temos que ter maturidade e grandeza para sabermos dialogar e buscarmos instrumentos e mecanismos para se resolver o problema. Queremos buscar junto ao Executivo municipal, que é o ente competente, formas para resolver o problema do transporte em São Luís. Na Câmara, temos 31 vereadores que são cobrados dia e noite sobre os problemas que afetam população. Hoje, cerca de 700 mil usuários do transporte público de São Luís estão refém de um sistema parado e este sistema é de responsabilidade da Prefeitura. E Vossa Senhoria tem a responsabilidade de nos prestar esclarecimentos”, disse Marquinhos na tribuna da Casa.
O vereador também comentou que o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís (SET) alega estar falido, ter um prejuízo de R$ 150 milhões e não ter como manter o sistema com a arrecadação obtida.
Marquinhos ainda teceu comentários sobre a greve dos trabalhadores do sistema de transporte de São Luís. “Os rodoviários trabalham dia e noite, têm os direitos garantidos por lei e têm que cobrar a valorização deles, o reajuste de salário deles como qualquer categoria e trabalhador desse país. Agora quem é que está pagando o preço? É a população de São Luís que está pagando um preço altíssimo, porque quem precisa desse serviço, infelizmente, está sendo refém. Toda vez que se discute esse problema, o sistema para. Isso causa um problema muito grande para a população. Então, queremos saber o que a Prefeitura de São Luís pode fazer, o que cabe a ela fazer para solucionar este problema”, complementou.
Segundo ele, o preço da passagem em São Luís, por quilômetro rodado, é uma das mais altas do Nordeste. “Os ônibus que rodam na capital são uns dos piores do país. São velhos, sujos e estão caindo aos pedaços”, pontou o parlamentar

O prefeito de Timbiras, Antonio Borba (Patriotas), é mais um que declara apoio à pré-candidatura do vice-governador Carlos Brandão (Breve no PSB).
Nesta quinta-feira (18), além de cravar apoio ao próximo governador do Maranhão, ele levou para o econtro vereadores, assessores, secretários e lideranças políticas do município localizado a 316 km de São Luís.
“Estamos trazendo o nosso apoio que é incondicional. Timbiras hoje é Brandão. E nós, com toda certeza, precisamos desse braço amigo do Governo. Estamos nos antecipando para não chegar de última hora como aproveitador, nós mostramos a nossa cara”, enfatizou Borba.
Brandão agradeceu o apoio e garantiu que já esperava a adesão do prefeito.
“Eu não tinha nenhuma dúvida de que essa declaração viria à tona a qualquer momento. Vamos fazer muito mais por Timbiras, porque precisa da mão amiga do Governo. A partir de hoje, você pode dizer: o Brandão vestiu a camisa de Timbiras”, disse bem-humorado o vice-governador, vestindo, literalmente, uma camisa com o nome da cidade, recebida do prefeito Borba.

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Paço do Lumiar vereador Fernando Muniz (PP), falou hoje, 18, em entrevista ao Blog Tribuna 98, sobre a relação entre os Poderes Legislativo e Executivo. Muniz reafirmou apoio ao Executivo comandado por Paula Azevedo e reforçou que as relações institucionais estão sólidas desde de 2019, não havendo problema algum que cause desconforto ou prejuízo para ambas as esferas públicas.
O presidente ressaltou que o município tem prosperado e desenvolvido durante a gestão de Paula Azevedo, e que o Legislativo vem contribuindo significativamente para a manutenção da estabilidade política e da governabilidade. Ressaltou ainda, que o município passa por uma importante transformação política e social, resultado do bom trabalho da gestão, esta que também tem apoio incondicional da Câmara Municipal.
Fernando Muniz também relatou o apoio do Legislativo na construção do Plano Plurianual (PPA) realizado, pela primeira vez na história do município, em conjunto com o Executivo e o Legislativo. Desta forma, Fernando joga uma “pá de cal” nas especulações provenientes de ferramentas políticas vexatórias relacionadas à sucessão da Presidência da Casa.
“Eu e a prefeita Paula temos uma relação sólida, séria e amigável, cada qual na sua função pública em prol de Paço do Lumiar, e juntos, desenvolvemos um excelente trabalho, que tem conquistado melhorias significativas para o município, proporcionando desenvolvimento e o bem estar social da nossa população. Não existe desconforto nem ruído nas relações”, esclareceu, o presidente.