
O secretário de Comunicação, Ricardo Cappelli, voltou a fazer uma análise sobre o atual cenário político-eleitoral do Maranhão, após a divulgação da pesquisa Escutec. Na opinião do jornalista, Roberto Rocha é o favorito para enfrentar Carlos Brandão no segundo turno, se houver.
“Se houver segundo turno, Brandão estará lá. Resta. saber quem será o seu adversário. Tudo indica que será um candidato representante do 1/3 dos eleitores que estão na oposição. São dois campos bem definidos. Assim como na eleição nacional, é improvável uma “terceira via”. O favorito deste campo é o senador @RobertoRocha_MA”, avalia Cappelli.
Ainda na opinião de Cappelli, “ o senador Weverton foi candidato em 2018 colado na imagem de Flávio Dino. Edivaldo foi candidato em 2012 e 2016 colado na imagem de Flávio Dino”, por isso eles ainda aparecem com um bom percentual nas pesquisas, diferente de Brandão que está em uma curva ascendente, mas desde 2010, ele não “aparece em programas eleitorais”.
O Instituto Escutec trouxe a primeira pesquisa de intenção de votos para o governo do Maranhão, Senado e Presidência da República. Foram 2 mil eleitores ouvidos nos dias 17 a 22 de fevereiro. O registro da pesquisa está com o número MA 03951/2022. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. No cenário estimulado para o governo do Maranhão, o senador do PDT Weverton Rocha e o vice-governador Carlos Brandão (PSDB) estão em empate técnico.

No levantamento foram ouvidos 2 mil eleitores em todas as regiões do Maranhão. E no cenário estimulado, o senador Weverton Rocha aparece com 22%. Ele é seguido por Carlos Brandão com 19%. Pelos números, considerando a margem de erro, é possível avaliar um empate técnico entre os dois primeiros primeiros colocados.
Em terceiro lugar aparece o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior (PSD), com 12%. Na sequência estão Roberto Rocha (sem partido) com 11%, Lahesio Bonfim (PTB) 6%, Josimar de Maranhãozinho (PL) com 5%, Simplício Araújo (SD) com 2% e Ernilton Rodrigues (PSOL) não pontuou.
Dos indecisos, somaram 9% nenhum dos candidatos e não souberam e não responderam 14%.

Após o compartilhamento da fake news de que em em plena pandemiaPaço do Lumiar iniciaria a programação do Carnaval 2022, a Prefeitura de Paço do Lumiar se manifestou desmentindo blogs e publicações em redes sociais sobre o assunto, alegando ser falta essa notícia.
Tal burburrinho teria iniciado após os diversos avanços da Secretaria de Cultura da cidade que na última semana recebeu o seu novo prédio de atendimento ao público, bem como entregou o novo Complexo Esportivo Municipal da cidade.
Tais movimentações em prol da cultura local pode ter atiçado a oposição que se roendo de inveja saiu espalhando mentiras sobre a posição da prefeitura em relação a festividade.
A prefeita Paula Azevedo continua com a postura de obedecer aos decretos estaduais, cuidando do povo luminense e evitando quaisquer situações que possam acarretar novas contaminações.
Confira a seguir o comunicado da prefeitura na íntegra:

COMUNICADO
A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer vem a público comunicar que, seguindo o instituído no Decreto Nº 37.360, de 3 de janeiro de 2022, do governo estadual, o Carnaval de Paço do Lumiar está suspenso. Tal iniciativa ocorreu em virtude da existência de casos de contaminação pela Covid 19.
Informamos que qualquer notícia afirmando a realização das festividades de Carnaval em Paço do Lumiar não passa de fakenews e deve ser desconsiderada pelos luminenses.
(Publicação no Instagram:

Audiência pública apresentou as metas fiscais do Executivo
Realizada na manhã desta terça-feira (22), na Câmara de Vereadores, Audiência Pública de avaliação das metas fiscais referente ao terceiro quadrimestre de 2021. A reunião foi aberta pelo presidente da Casa, vereador Fernando Muniz, pela prefeita Paula Azevedo, e pelos vereadores membros da Comissão de Orçamento e Finanças, Inácio Ferreira, Jorge Marú, e Fernando Feitosa.
Foram apresentados investimentos realizados pelas secretarias ordenadoras de despesas e vinculadas a essas, nas áreas da Educação, Saúde, Infraestrutura, Administração, Planejamento, Cultura, Desenvolvimento, SAAE, Prev Paço, Indústria e Comércio, e outras áreas.
A prefeita Paula Azevedo definiu como mais um ato de transparência da sua gestão, a prestação de contas das receitas e investimentos efetuados nos últimos meses do ano passado. “A gestão está apresentando aos vereadores e à população nossas ações por meio de recursos próprios e em parceria com o Governo Federal e Estadual. A Câmara tem desempenhado um papel importante para tanto desenvolvimento, onde trabalhamos juntos pelo melhor para povo luminense”, enfatizou a prefeita.
Acompanharam também a exposição das metas, os vereadores, Paulo Henrique, Miércio Martins, Wellington Sousa, Mary do Mojó, Bianca Mendes, Ana Lúcia, Drielle da Pindoba, Vanusa Neves, Rafael Neves, Mauro Multibancos, Orlete Mafra, e Alexsiandra Garcia.

O vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, fez a entrega de equipamentos do programa Maranhão Mais Justo e Solidário nesta segunda-feira (21). Ao todo, 28 municípios de todas as regiões do estado foram contemplados com kits dos setores de alimentação, artesanato, corte e costura e agricultura familiar.
Os kits são destinados a empreendedores que também receberam apoio para sua inclusão nas cadeias produtivas do local onde atuam, a fim de fortalecer a geração de emprego e renda para trabalhadores autônomos.
De acordo com o vice-governador Carlos Brandão, o programa dá mais independência aos empreendedores. “Foram destinados R$ 4,7 milhões para mais de 40 entidades que foram capacitadas e vão receber equipamentos para que possam ter sua renda, sua sobrevivência, seu meio de vida. Isso é muito importante para garantir a sua independência, e nós vamos fortalecer isso”, garantiu.
Além do vice-governador, também estiveram presentes na solenidade de entrega dos equipamentos os secretários de Estado do Trabalho e Economia Solidária, Jowberth Alves; de Relações Institucionais, Pastor Enos Ferreira; e da Mulher, Ana do Gás. Também estavam presentes os deputados federais Bira do Pindaré e Zé Carlos; a deputada estadual, Daniella; a presidente do Conselho Estadual da Economia Solidária, Mariana Santana; e a representante indígena, Fabiana Guajajara.
Entre os prefeitos, marcaram presença Leandro Moura, de Santo Amaro do Maranhão; Dr. Deibson Balé, de Trizidela do Vale; Sônia Campos, de Axixá; Calvet Filho, de Rosário; Edvan Brandão, de Bacabal; Coroba, Itapecuru-Mirim; Paula Azevedo, de Paço do Lumiar; Fábio Gentil, de Caxias; Seliton Miranda, de São Raimundo do Doca Bezerra; Lindomar Araújo, de Marajá do Sena; e Danielly Trabulsi, de São Roberto.
Representando as prefeituras presentes, a prefeita Paula Azevedo avaliou como positivos os resultados do programa Maranhão Mais Justo e Solidário. “Estamos muito felizes com o que tem acontecido no nosso Maranhão. Nosso governador tem levado desenvolvimento a todo o estado. Tenho certeza de que esses equipamentos vão fortalecer e gerar emprego e renda, e liberdade financeira, para todos os municípios”, disse

Foi publicada na tarde desta segunda-feira (21), no Diário Oficial do Município, a lei n° 6.801/2020 de autoria do vereador Umbelino Junior (Sem partido) que proíbe motoristas de acumularem a função de cobrador no transporte coletivo da capital maranhense.
A lei que já está em vigor, motivou a ida dos rodoviários até a sede da Câmara Municipal de São Luís (CMSL) na manhã desta segunda-feira. No local, a categoria pediu mais informações sobre a lei e quando entraria em vigor.
Na tribuna, Umbelino tranquilizou os trabalhadores e afirmou que a lei pode evitar a demissão em massa dos cobradores, já que agora, os motoristas não podem conduzir o veículo e atuarem também como cobrador.
“Desde criança ouvimos que não podemos conversar com o motorista no ônibus para não desviar a atenção do condutor no trânsito. Não podemos permitir que motorista acumule função e que os cobradores sejam demitidos nesse período de alto índice de desemprego durante esta pandemia de coronavírus. Nossa lei vem para tranquilizar a categoria”, argumentou Umbelino.
De acordo com a lei apresentada por Umbelino Junior, os consórcios que descumprirem a norma, terão os veículos retirados de circulação e em caso de reincidência, será suspensa a permissão da linha em que o veículo faz o trajeto.

A sessão desta terça-feira (22), a primeira da semana, teve a Ordem do Dia cancelada por conta do impasse que ocorre na definição de membros da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Assembleia Legislativa do Maranhão.
Há um requerimento para ser apreciado, de autoria do deputado Adelmo Soares (PCdoB), em que pede a destituição dos membros da Comissão que é presidida pelos pedetistas Márcio Honaiser (presidente) e Ricardo Rios (vice).
Essa é a segunda obstrução feita por membros do governo, capitaneados pelos deputados Duarte Júnior (PSB), Rafael (PDT) e Zé Inácio (PT).
O deputado Duarte Júnior, líder do Bloco Unidos pelo Maranhão, pediu que haja uma nova eleição na CCJ. Por outro lado, destacou a importância dos projetos que estão na pauta para apreciação.

Por meio de uma carta, o presidente municipal do PT, entregou seu cargo na SECAP e vai se dedicar a pré-campanha de Weverton ao Governo do Estado. Por essa razão, Honorato decidiu deixar o governo Dino.
Exmº.Sr.Governador do Estado do Maranhão Flávio Dino
Assunto: Exoneração a pedido.
Companheiro Flávio Dino,
O atual momento histórico, onde nosso campo político em aliança com todas e todos que têm plantada a semente da esperança em suas almas se mobilizando em direção à reconstrução do nosso país, exige de nós, V.Exª e Eu, dirigentes partidários e agentes políticos que somos, maior responsabilidade na manutenção da serenidade, diálogo, equilíbrio e firmeza no atingir o objetivo maior, qual seja, o crescimento e desenvolvimento social e econômico do Brasil e do nosso Maranhão.
A mesma esperança que hoje nos move para a retomada de políticas públicas que façam nosso país e nossa população serem prósperos, me fez compreender a importância para a política maranhense, no ano de 2006, o lançamento de sua candidatura ao cargo de Deputado Federal. Nas eleições de 2008 estivemos juntos na batalha pela Prefeitura de nossa capital São Luis, na qual fomos derrotados, mas sem perdermos a firmeza nas sucessivas lutas coletivas que culminaram na expressiva vitória alcançada no ano de 2014. A partir daquela vitória passamos a ter certeza que os leões nunca mais iriam rugir contra o povo maranhense e suas demandas sociais e políticas.

Dando continuidade a uma série de obras que estão sendo realizadas em Paço do Lumiar, a Ordem de Serviço para reforma da Rampa das Marisqueiras, na comunidade do Timbuba, foi assinada. A iniciativa visa garantir melhores condições de trabalho para quem utiliza o local, além de ser um novo ponto turístico da região.
A prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo, ressaltou a necessidade e importância da obra, além de agradecer ao Governo do Estado. “Um grande presente que as marisqueiras estão recebendo. É uma demanda muito importante e antiga dessas marisqueiras, em breve será entregue essa rampa que vai melhorar as condições de trabalho dessas mulheres”, ressaltou.
Já foi inaugurada a nova praça do Largo da Igreja Nossa Senhora do Carmo, no Residencial Lima Verde, um local adequado para lazer, práticas de atividades físicas, promovendo qualidade de vida para os moradores de Paço do Lumiar.
Também já foram concluídas as obras de pavimentação asfáltica do trecho que liga as localidades Pindoba a Iguaíba. Além de três novos terminais pesqueiros que foram entregues nas comunidades de Mojó, Mocajituba e Timbuba, fortalecendo o desenvolvimento econômico, social e potencial turístico para a população e visitantes.