• Thiago Azevedo
  • 22 de fevereiro de 2022

Pirapemas: Vereador Colins Alan faz graves denuncias ao MP contra gestão municipal

 

O vereador Colins Alan acionou, o Ministério Público Estadual pelo contrato entre a Prefeitura de Pirapemas e a empresa G. DA S. Costa Comercio e Serviço EIRELI, na contratação de 5 mil cestas básicas, para atender famílias em situação de vulnerabilidade no município.

Entre os diversos problemas encontrados, o vereador Alan alega falta de itens nas cestas e baixa quantidade relacionados a entregas dos produtos nas comunidades, famílias denunciam ao parlamentar que nunca receberam qualquer ajuda com alimentos.

O Ministério Público deve abrir mais uma investigação contra a gestão Fernando Cutrim (Republicanos), por suspeita de desvio e recurso publico, que também já teve protocolado denuncias contra reformas em escolas, estradas vicinais e problemas na saúde.

VEJA CONTRATO: Contrato Cestas Basicas

 

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 21 de fevereiro de 2022

São José de Ribamar ganha seu terceiro Restaurante Popular em menos de 1 mês

A Prefeitura de São José de Ribamar e o Governo do Estado inauguraram mais uma unidade da rede estadual de Restaurantes Populares, dessa vez, na Vila Operária. Esse já é o terceiro restaurante instalado no município, uma solicitação da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Renda.

“A secretária Gilvana Duailibe não mede esforços para criar e buscar políticas públicas para a população de baixa renda e vulnerabilizados socialmente. Os restaurantes ofertam refeições nutricionalmente adequadas, a preços acessíveis e isso contribui muito no combate a um dos maiores gargalos do nosso país, a fome” disse a secretária adjunta da Semas, Andréa Lauande.

Durante a solenidade de inauguração, o vice-prefeito, Junior Lago, que representou o prefeito Dr. Julinho, no ato falou da importância dessa parceria. “Infelizmente, nosso prefeito não pode estar aqui hoje, está em busca de novos benefícios para nossa cidade em Brasília, mas eu estou para trazer um recado dele, que é o de agradecimento ao governo do estado, por atender às nossas solicitações e não medir esforços para contribuir com o desenvolvimento do nosso estado.

O equipamento público foi instalado na Rua 3, ponto estratégico para facilitar o acesso, não só da população da Vila Operária, mas de toda a região. Serão ofertadas 300 refeições no almoço e 150 no jantar, com direito a suco e sobremesa no valor simbólico de R$ 1,00.

O público-alvo atendido é prioritariamente os grupos sociais vulneráveis, em situação de insegurança alimentar e nutricional. Neste período de pandemia, as pessoas não ocupam o espaço do restaurante, a comida é servida em quentinhas, para que cada cidadão possa levar para casa.

  • Thiago Azevedo
  • 21 de fevereiro de 2022

Turiaçu- Édesio faz visita no povoado Santo Antônio

 O dia 19 de fevereiro foi mais um importante dia na gestão do prefeito Édesio, em visita ilustre ao povoado Santo Antônio em Turiaçu.  

Édesio Cavalcanti nasceu em Santo Antônio e viveu grande parte da sua infância, chegando a Sede de Turiaçu onde acumulou extraordinária experiência empresarial. Nesta visita, compartilhou grande parte de sua bagagem de conhecimento, oportunidade em que reiterou sua permanente colaboração como Gestor  Municípil em toda Turiaçu. Na mesma oportunidade,  apreciou a culinária local e ouviu atentamente as demandas dos moradores, assim como anunciou investimentos para a comunidade.

O prefeito Édesio  agradeceu ao frutífero diálogo, reiterando a importância da região poder contar com lideranças políticas, para que os projetos dos municípios e da região seguirem prosperando, “Grande felicidade de está em minha terra, terra dos meus avós e pais, onde eu tive a maior votação, fico muito feliz sempre que estou aqui.” disse Édesio.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 21 de fevereiro de 2022

Justiça revoga prisão de membros do Sindicato dos Rodoviários em São Luís

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), por meio da desembargadora Solange Cristina Passos de Castro, decidiu revogar a prisão de três membros do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Maranhão (STTREMA).

A prisão foi revogada após a defesa os membros do STTREMA mostrarem que a decisão da Justiça foi cumprida com o fim da paralisação que durou quatro dias na Região Metropolitana de São Luís.

Segundo a magistrada “vislumbra-se, dos fatos, argumentos e provas, apresentado por três litigantes […] o efetivo cumprimento das decisões judiciais proferidas por esta Justiça do Trabalho, através desta desembargadora, restabelecida, assim, e portanto, a ordem jurídico-social como deve ser, permanentemente, num estado democrático de direito”.

Na última sexta-feira (18) a desembargadora Solange Cristina Passos de Castro, tinha determinado pela prisão de 15 membros do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Maranhão (STTREMA) durante a greve da categoria.

A decisão da desembargadora foi motivada pelo descumprimento do imediato retorno de 80% da frota do transporte público da Região Metropolitana da capital.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 21 de fevereiro de 2022

Lei de Umbelino proíbe acúmulo de função por motoristas

Nos próximos dias deverá ser publicada no Diário Oficial do Município (DOM), a lei n° 6.801/2020, que proíbe motoristas de acumularem a função de cobrador no transporte coletivo da capital maranhense.

A proposta é de autoria do vereador Umbelino Junior (Sem Partido) que conseguiu a promulgação da lei, após expor a falta de interesse do Executivo em sancionar a lei e usou como base o regimento interno da Câmara Municipal de São Luís que determina a promulgação da lei, após a expiração do prazo de 15 dias que o Executivo tinha para pôr em vigor a lei.

A proposta foi aprovada pela maioria dos parlamentares em 2019, na Câmara Municipal de São Luís. Na época, o projeto foi apresentado após centenas de cobradores sofrerem ameaças de demissões, em meio à uma possibilidade de greve da categoria.

Agora, a previsão é que a lei seja promulgada nos próximos dias, isso porque o autor da proposta, Umbelino Junior, usou a tribuna para pedir ao Presidente da Câmara Municipal, Osmar Filho, que a lei seja promulgada.

O parlamentar usou como base o artigo n° 241 do regimento interno que determina a promulgação da proposta pela Presidência da Câmara no prazo de 15 dias, caso o projeto não seja sancionado pelo Executivo.

“Estamos presenciando uma nova ameaça de demissão em massa dos cobradores em meio à essa greve dos rodoviários que foi suspensa no último fim de semana, mas a situação ainda não foi resolvida. Após muito trabalho e dedicação, a lei já foi encaminhada para o Diário Oficial do Município e deverá ser publicada nos próximos dias. Não podemos permitir que mais de oito mil trabalhadores sejam demitidos, prejudicando o transporte coletivo, afetando a economia e aumentando o desemprego neste período de pandemia”, justificou Umbelino.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 20 de fevereiro de 2022

Paço do Lumiar: Vereadores repercutem entrega de obras de infraestrutura e espaços para a cultura e o esporte


Os vereadores da base governista repercutiram na Sessão Legislativa desta sexta-feira (18), a entrega de ruas recuperadas no Residencial Carlos Augusto e Conjunto Paranã III, ocorrida na tarde de ontem como mais um avanço em política de infraestrutura nas comunidades do município, que aos poucos estão recebendo pavimentação adequada.

Na ocasião, os parlamentares repudiaram e classificaram como um ato ilegal, o fato de uma empresa privada estar se aproveitando do investimento para se promover, sendo que, todos os serviços de infraestrutura realizados no município são frutos de indicações do Legislativo, e execução do Governo do Estado, via Secretaria de Estado das Cidades (Secid), em parceria com a Prefeitura de Paço do Lumiar.

A entrega da Casa de Cultura e do Complexo Municipal Nova Canaã também foi citada pelos vereadores, como importantes equipamentos para a valorização e promoção da cultura e do esporte luminense.

Ainda na ordem do dia, a Casa encaminhou para as comissões competentes, em regime de urgência, o projeto de Lei nº 01/2022, de autoria do Executivo Municipal, que dispõe sobre o sistema de descentralização da execução de serviços de saúde para as entidades do terceiro setor.

INDICAÇÕES
Os parlamentares usaram a tribuna e defenderam suas indicações de melhorias para a cidade de Paço do Lumiar, acompanhe.

Ver. Miércio Martins – Solicitou ao Executivo Municipal a mordenização dos portos do Pau – Deitado e da Pindoba; na pauta da Educação, solicitou a revisão e atualização do estatuto do magistério, Lei Municipal Nº 424, de 29 de Dezembro de 2009.

Ver. Vanusa Neves – Solicitou ao Executivo Municipal que autorize a Secretaria Municipal de Infraestrutura, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizar a construção de uma clínica de especialidades voltada à saúde do idoso.

Ver. Inácio Ferreira – Solicitou ao Executivo Municipal que seja feita a melhoria na infraestrutura com asfalto ou bloquetes nas Ruas Marcelina Gouveia, Faustino Ferreira e Cândido Rosa, na comunidade Thiago Aroso.

Ver. Mary do Mojó – Solicitou ao Executivo Municipal por meio da Secretaria de Infraestrutura a realização de serviços de limpeza e desobstrução, readequação terraplanagem com revestimento primário ou pavimentação, e assim que possível, seja feito revestimento com bloquetes ou asfalto, na Rua da Salina, no Mocajituba, nas Alamedas 4 e 7, no conjunto Paranã III, e na Avenida Brasil, na comunidade Bom Negócio.

Ver. Fernando Feitosa – Solicita ao Executivo Municipal que determine a Secretaria Municipal de Infraestrutura fazer a pavimentação asfáltica ou com bloquetes, e a revisão na iluminação pública da Rua 02 da Vila Cafeteira; e a substituição das lâmpadas tradicionais pelo modelo pétalas de led, na Avenida 11, do Maiobão.
Ver. Drielle – Solicita ao Poder Executivo que autorize a Secretaria Municipal de Infraestrutura a realizar o asfaltamento ou restauração com bloquetes das Ruas 01 e 02 da comunidade do Mutirão, em iguaíba; e a contrução de uma praça e academia ao ar livre, na comunidade da Pindoba.

Ver. Bianca Mendes – Solicita ao Poder Executivo que autorize a Secretaria Municipal de Infraestrutura a realizar serviços de limpeza, terraplanagem, revestimento primário, sarjetas, meio fio, calçamento e iluminação, na Avenida Edson Lobão e na Rua Epitácio Cafeteira, ambas na Vila São José I; e, em atendimento à política de gênero, solicitou que seja criada pela Prefeitura de Paço do Lumiar, a Secretaria Municipal da Mulher.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 20 de fevereiro de 2022

Édesio acompanha início da reforma do estádio Rabelão em Turiaçu


Neste sábado (19), o prefeito de Turiaçu Edesio Cavalcanti, acompanhado de vereadores e secretários municipais, marcou presença no início das obras do estádio Francisco Farias Rabelo, o Rabelão, para verificar os primeiros processos que envolvem as mudanças no estádio.

O primeiro passo foi a demolição das antigas arquibancadas, a ideia é que sejam construídos mais e novos lugares, para aumentar a capacidade do Rabelão e que proporcionarão  mais conforto para os fãs de futebol da terra do abacaxi que comparecerem no estádio após a reforma.

Estão  programadas para ocorrer mudanças em outros pontos do principal palco do esporte turiense: será colocado um novo gramado, uma nova iluminação será implantada e ocorrerá a construção de dois vestiários, algo que não está presente no estádio atual. Fonte:JamysGualhardo

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 19 de fevereiro de 2022

Rodoviários suspendem grevem e pedem revogação de prisão de diretores de sindicat

Os rodoviários de São Luís decidiram na tarde deste sábado, 19, suspender e greve da categoria.

Em comunicado ao SET, eles informaram que seguirão debatendo a questão salarial e solicitaram audiências com os patrões para a segunda-feira, 21.

Após a assembleia da categoria confirmando a paralisação do movimento, os trabalhadores também protocolaram no TRT um pedido de revogação da prisão de diretores do Sindicato dos Rodoviários determinada pela desembargadora Solange de Castro.

Blog Gilberto Leda

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 19 de fevereiro de 2022

Ribamar Cidade em Obras entrega pavimentação e inicia construção de escola

A prefeitura de São José de Ribamar entregou, nesta sexta-feira (18), uma etapa da pavimentação de vias em São José dos Índios. Também aconteceu o lançamento da pedra fundamental, para o início da construção de uma escola com 11 salas, no Cohabiano.

As ações fazem parte do programa RibaAmar Cidade em Obras, que atua em mais de 80 frentes de trabalho na cidade.

Nesta fase, a Rua Bom Jesus foi entregue à população. Foram realizados 350 metros de pavimentação em bloquetes. A via também recebeu a implementação de sarjeta e meio-fio.

A ação é realizada por meio de uma parceria da prefeitura de São José de Ribamar com a Secretaria de Estado das Cidades (SECID), por meio de uma emenda da deputada estadual Helena Duailibe.

Nas outras ruas do bairro, as obras já estão com a pavimentação avançada e logo serão entregues.

A Escola do Cohabiano está orçada em R$ 3.668.422,00 e tem o prazo de 12 meses para entrega. A unidade vai atender 600 alunos do ensino infantil e fundamental, em dois turnos.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 19 de fevereiro de 2022

Ana Paula Lobato dá as boas vindas ao prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio, no retorno ao cargo

Em nota divulgada na manhã deste sábado (19), a vice-prefeita de Pinheiro, Ana Paula Lobato, que esteve à frente da administração municipal por cerca de um mês, deu as boas vindas ao prefeito Luciano Genésio, que reassumiu o cargo por decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, o mesmo que o havia afastado.

Ana Paula ainda fez referência ao período em que assumiu a Prefeitura de Pinheiro. “Foram 31 dias à frente da Prefeitura, dando continuidade ao trabalho, com muita dedicação, para melhorar a qualidade de vida dos pinheirenses”, registrou. Confira abaixo:

NOTA

Minhas boas-vindas ao companheiro Luciano Genésio, que reassumiu, nesta sexta-feira (18), o cargo de prefeito da nossa querida Pinheiro.

Retorno ao cargo de vice-prefeita com a missão cumprida. Foram 31 dias à frente da Prefeitura, dando continuidade ao trabalho, com muita dedicação, para melhorar a qualidade de vida dos pinheirenses.

Nosso objetivo é seguir com as ações, sempre buscando o melhor para a nossa comunidade nas áreas da saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento social.

Nosso compromisso por Pinheiro continua!

Ana Paula Lobato
Vice-prefeita de Pinheiro

  • Tags: