
Com uma vasta programação visando proporcionar serviços de saúde a população turiense, a gestão do prefeito Edésio Cavalcanti, por meio da Secretaria Municipal de Saúde-SEMUS, realizou o “Carnaval da Conscientização” ontem, sexta-feira (25/02).
Com diversas ações desenvolvidas na praça São Francisco Xavier, o projeto contou com a realização de teste rápido de Covid, testes rápidos de HIV, Hepatite e Sífilis, distribuição de preservativos, com atendimentos das 08:00h às 12:00h.

Numa outra frente de atuação, equipes da SEMUS realizaram ações preventivas antes do período do feriado de carnaval, com distribuição de panfletos, preservativos e realização de testes de COVID-19 e outros testes rápidos.
As equipes de Endemias e as equipes da Atenção Básica uniram forças para realizar esses relevantes trabalhos.
“Nossa gestão tem compromisso com a saúde da população turiense, e esse lindo trabalho é a prova disso. Agradeço aos profissionais envolvidos em um grande trabalho da Secretaria de Saúde”, pontou o prefeito Edésio Cavalcanti.



O vice-prefeito de São José de Ribamar tomou posse como prefeito da cidade balneária hoje (25), em sessão solene presidida pela vereadora Francimar Jacintho, após o prefeito Dr. Julinho, hoje licenciado, solicitar ao Legislativo licença por um período de 30 dias para tratamento de saúde.
O agora prefeito em exercício, Júnior Lago, esteve acompanhado de sua esposa, Sr.ª Ana Paula Lago, na sessão remota, e destacou a importância da missão que lhe foi confiada. “Estamos recebendo esta missão com muita honra e respeito pelo prefeito Dr. Julinho, que solicitou a licença saúde e se afastou do cargo, por confiar que continuarei todas as ações que ele vem desenvolvendo”, disse o prefeito em exercício.
Lago, respeitosamente, declarou que não ocupará o gabinete oficial do prefeito, e que realizará todas as audiências e reuniões em seu gabinete de vice-prefeito. “Para mim, o prefeito continua sendo o nosso amigo Dr. Julinho. Estou provisoriamente no cargo para dar continuidade ao governo, e o seu gabinete está lhe aguardando, portanto, usarei o meu para os despachos internos”, disse.
A prefeitura de São José de Ribamar informou que o prefeito licenciado, Dr. Julinho, estar bem e que pediu para tranquilizar a população ribamarense e que, em breve, estará de volta para dar continuidade às atividades do Executivo municipal.

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), participou, na manhã desta sexta-feira (25), da inauguração da Escola Municipal São Francisco de Assis, no povoado Chico dos Reis, em Pedro do Rosário, em comemoração ao aniversário do prefeito da cidade, Toca Serra.
A escola foi construída pelo programa ‘Escola Digna’, em parceria com a Prefeitura, após indicação do chefe do Legislativo ao Governo do Estado. Além da escola, outras obras estão sendo entregues, como o estádio municipal e a estátua da cidade.
“Inauguração de Escola Digna é sempre razão de grande alegria. É uma escola em condições de atender às crianças da comunidade, que agora vão contar com instalações melhores. Hoje é um dia de muita alegria em Pedro do Rosário, não só pela escola, como também pela entrega do estádio municipal e da estátua, um símbolo para a cidade”, destacou Othelino.
O município conta, ainda, com outras ações e benefícios, frutos de emendas parlamentares e indicações de autoria do chefe do Legislativo, como pavimentação asfáltica, entrega de ambulância, cestas básicas e kits esportivos.
“Temos a satisfação de ter conseguido trazer, por meio de emenda parlamentar, R$ 3 milhões em asfalto para pavimentar ruas, cestas básicas, equipagens, enfim, uma parceria grande com o prefeito, que presenteia a população com importantes obras”, ressaltou o parlamentar, anunciando, ainda, a chegada de mais uma ambulância por meio de emenda do senador Weverton Rocha.
O prefeito agradeceu a parceria. “Nossas crianças sonhavam com essa escola há anos. Agradeço ao presidente Othelino, que tem nos ajudado a avançar na cidade. Momento de felicidade para mim passar o meu aniversário entregando obras”, ressaltou Toca Serra.

No mesmo sentido, falou o deputado federal Marreca Filho, também parceiro do município. “Pedro do Rosário vive um momento diferente. Tenho muito orgulho de fazer parte da transformação da cidade, colocando recursos. Reafirmo minha parceria com o prefeito e o deputado Othelino para fomentar e melhorar a vida da população de Pedro do Rosário”, disse.
Também estiveram presentes no evento o secretário-adjunto de Estado da Educação, Vítor, o vice-prefeito da cidade, Fábio Mendes, o presidente da Câmara Municipal, vereador Lucivaldo Barros, e a secretária municipal de Educação, Suely Lobato.

O prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho, solicitou, na manhã desta sexta-feira (25), à Câmara Municipal, licença saúde de até 30 dias. A Câmara deve votar ainda hoje, em sessão extraordinária, a solicitação do gestor ribamarense, que se afastará para repousar por orientação médica.
Assumirá o comando do Executivo ribamarense, o vice-prefeito, Sr. Júnior Lago, logo após a aprovação do Legislativo.
A posse do vice, caso seja aprovada a solicitação, será logo após a votação dos vereadores, o que deve ocorrer de forma remota.
São José de Ribamar vem se transformando em um canteiro de obras, com ações em diversos setores da administração, o que deve continuar com o Júnior Lago no período em que substituirá o prefeito.
O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), acaba de anunciar, por meio da SMTT, o aumento da tarifa do transporte público.


O presidente da Alema, Othelino Neto (PCdoB), conseguiu uma vitória na manhã, desta sexta-feira (25), no Tribunal de Justiça do Maranhão.
Após os deputados governistas conseguirem uma decisão que anulava a eleição da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Maranhão, a mesma desembargadora, Nelma Sarney, tornou sem efeito sua decisão anterior.
Em efeitos práticos, a CCJ volta a ser comandada pelos deputados estaduais Márcio Honaiser (PDT) e Ricardo Rios (PDT), presidente e vice-presidente da comissão mais importante da casa.

Enquanto a população de Vitória do Mearim, demanda de importantes pautas para melhorias da cidade, nove vereadores sendo eles Jonath Lopes, Kristhiano Falcão, José Linhares, Cebola, Célio do Conjunto, Baitó Maciel, Edinaldo Patinho e Rejanio Batalha se juntam para legislarem em causa própria, deixam de lado os diversos problemas do município.
Segundo informações os vereadores se uniram para tentar antecipar a eleição para renovação da mesa diretora da câmara, que por determinação da Lei orgânica será realizada na última sessão do biênio. A questão é, se essa antecipação não representa qualquer interesse público, qual seria a verdadeira intensão?
Segundo notícia publicada no blog do Jailson, a eleição está definida, antes mesmo da antecipação ser votada, os vereadores fizeram todo o procedimento atropelando a presidência da casa, passando por cima da hierarquia e querendo forçar uma votação as pressas sem o devido rito.
A presidente da casa tomando as medidas necessárias e, com o cuidado de quem já tem experiência por ter presenciado na história bem recente do município, a anulação pelo STJ de uma antecipação de uma eleição da câmara realizada em 2010, outra anulação mais recente pela justiça aconteceu em 2019 quando vereadores se uniram para alterar a Lei Orgânica do Município no intuito de terem mais poderes para afastarem a então prefeita Dima Coelho, o que resultou na prisão de 6 vereadores.
Existem rumores em todo município de que os vereadores pressos foram traídos pelo vereador Paulo Kristhiano que atualmente é um dos líderes do grupo que tentam mais uma vez manobras para benefício próprio.

A Prefeitura de São José de Ribamar, por meio da Secretaria Municipal de Educação, prorrogou o benefício do Cartão Merenda aos alunos da rede municipal de ensino. Serão mais 4 parcelas no valor de R$50,00 cada aos discentes. O programa continuará funcionando com a rede credenciada que permite somente a compra de produtos pré-definidos.
A primeira das 4 parcelas da prorrogação está prevista para ser creditada na segunda semana de março e beneficiará a 23.325 alunos da rede municipal.
Para o prefeito Dr. Julinho, que autorizou a prorrogação, o programa é mais que um investimento na economia local. “Este programa tem sido um auxílio às famílias ribamarenses que passam por essa crise econômica em decorrência da pandemia. É mais que um investimento, é dar um pouco mais de dignidade à nossa gente”, disse.
Com a parcela de R$50,00, valor 200% a mais que o repassado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Cartão Merenda, além de fomentar a economia local, leva à mesa do alunado ribamarense, o lanche no intervalo das aulas remotas que são transmitidas em TV aberta, no canal 6.2, através do Programa Ligados.
Com 7,5 milhões injetados na economia ribamarense, o programa foi pioneiro no estado e tem sido espelho para outras administrações municipais, que implantaram em seus municípios este exitoso benefício. A entrega dos produtos de alimentação escolar aos estudantes é legal, a partir da Lei 13.987/2020 de 7 de abril, que trata sobre a emergência do país, devido à pandemia da covid-19.

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), cumpriu importante agenda no município de Imperatriz, nesta quinta-feira (24), ao lado do senador Weverton Rocha (PDT) e do presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD). Na ocasião, foram anunciados investimentos para a segunda maior cidade do estado, como a destinação de recursos para o bloqueteamento de ruas e educação.

Também integraram a comitiva os deputados estaduais Glalbert Cutrim (PDT), Ricardo Rios (PDT) e Wendell Lages (PMN), além do deputado federal Gil Cutrim (PDT), o senador Roberto Rocha (PSDB), o prefeito de Imperatriz, Assis Ramos, e o presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Erlânio Xavier.
Othelino Neto disse que a visita do senador Rodrigo Pacheco a Imperatriz faz parte da intensa mobilização política para levar, cada vez mais, melhorias e benefícios não só à população imperatrizense, mas a todos os maranhenses.

“Ficamos felizes com a vinda do presidente Rodrigo Pacheco a Imperatriz, principalmente, porque ele vem para anunciar recursos para a cidade, como a pavimentação de ruas e, também, se comprometeu com outras demandas do município. Aqui é um momento de soma de esforços e nós, como representantes da Assembleia, também fazemos parte dessa mobilização”, afirmou o chefe do Legislativo Estadual.
*Mais recursos*
A agenda foi iniciada com uma vistoria à obra de recuperação do trecho de 14 km da BR-010 (Belém-Brasília), que está sendo executada com recursos federais. Em seguida, a comitiva seguiu para uma coletiva de imprensa, na qual foram apresentadas as demandas da Região Tocantina.
Na ocasião, o senador Weverton Rocha anunciou R$ 2,7 milhões em emendas de sua autoria para o campus do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) em Imperatriz. Já o senador Rodrigo Pacheco informou que viabilizará R$ 7,5 milhões, pelo Senado Federal, para o bloqueteamento dos bairros Vila Leandra, parte do Parque Alvorada, além de obras de saneamento básico.
Weverton ressaltou que o convite feito ao presidente do Congresso Nacional foi para que pudesse conhecer de perto a realidade do município.

“Ele é um político vocacionado e não mediu esforços em vir conhecer a nossa realidade de perto. Agradecemos muito essa parceria para ajudar Imperatriz e atender às demandas do Maranhão”, assinalou.
Rodrigo Pacheco pontuou que o Senado Federal tem a obrigação de ser sensível aos problemas brasileiros.
“Imperatriz sofreu com o problema das chuvas, tendo muitos bairros castigados e que precisam ter o nosso apoio pelo Senado Federal, assim como a educação e a saúde do município. Muito mais que visitar e conhecer a cidade, viemos firmar esse compromisso com a população, no sentido de poder contribuir com realizações efetivas”, garantiu.