• Thiago Azevedo
  • 17 de agosto de 2023

Câmara de São Luís promove café da manhã em alusão ao Dia dos Pais

A Câmara Municipal de São Luís promoveu na manhã desta quarta-feira, 16, um café da manhã em homenagem aos pais que compõem o quadro de servidores e funcionários da Casa. O evento, idealizado pela Presidência do Legislativo, celebra a data alusiva ao Dia dos Pais, comemorado anualmente no segundo domingo de agosto.

A celebração contou com o sorteio de vários prêmios como itens de furadeiras, tvs, copos térmicos stanley, dezenas de outras utilidades voltadas para o público masculino. Na oportunidade, o presidente da Câmara, Paulo Victor (PSDB), destacou a relevância do momento, evidenciando a importância do papel do pai para a família.

“Esse é um momento importante e gratificante, porque fica marcado na nossa memória. Aproveito a oportunidade para desejar a todos os pais servidores muita saúde, muita paz, para que possamos construir uma cidade melhor e oferecer um futuro melhor para nossos filhos”, frisou.

De acordo com Znalda Albuquerque, chefe do cerimonial do parlamento ludovicense, a equipe preparou a programação com muito carinho. “Nós estamos no mês de agosto, que é dedicado aos pais, e a Câmara resolveu realizar essa homenagem com muito amor e carinho para comemorar quem a gente ama e quer bem”, finalizou.

O servidor José Raimundo Rodrigues, lotado no setor de Serviços Gerais, foi sorteado com uma furadeira e agradeceu ao comando do Palácio Pedro Neiva de Santana pela homenagem aos genitores que trabalham no órgão legislativo.

Estou muito feliz de poder participar de uma homenagem tão emocionante e bem organizada pela equipe do cerimonial. Ao longo do período que trabalho nesta Casa, foi a primeira vez que recebemos essa homenagem”, disse o servidor.

  • Thiago Azevedo
  • 17 de agosto de 2023

Felipe Camarão assume Governo do Estado por 10 dias

O vice-governador e atual secretário de educação do estado, Felipe Camarão vai assumir o governo do estado por 11 dias.

O governador Brandão vai se afastar para tratar de assuntos pessoais e aproveitará também para fazer um check-up.

A previsão é que a governabilidade interina de Camarão aconteça de 17 a 28 agosto.

  • Thiago Azevedo
  • 17 de agosto de 2023

Deputado Yglesio denuncia uso de dinheiro público para auto-propaganda de Flávio Dino


Na sessão realizada ontem (16), na Assembleia Legislativa do Maranhão, o deputado Yglesio fez uma denúncia contundente relacionada ao governo anterior, liderado por Flávio Dino. Durante seu discurso, o deputado alegou que documentos obtidos comprovam o uso de recursos públicos para fins de auto-propaganda em âmbito nacional.

Yglesio afirmou: “No Governo Flávio Dino, o dinheiro público era usado para fazer auto-propaganda nacional e isso está provado em muitos documentos aos quais tive acesso.” A denúncia menciona que verbas destinadas a fins específicos, como a promoção do turismo maranhense, estavam sendo direcionadas para a manutenção de sites políticos em Brasília que falavam positivamente sobre Flávio Dino.

O deputado convidou os cidadãos a assistirem um vídeo onde ele detalha a primeira parte dessa história, expondo como os valores  que deveriam ser destinados à divulgação do turismo do estado foram redirecionados para sustentar plataformas de mídia política favoráveis através da SECOM, na época comandada por Ricardo Capelli, no Estado do Maranhão, que era secretário de Flávio Dino, hoje ministro da Justiça do governo Lula.

Veja vídeo:

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 16 de agosto de 2023

Secretaria de cultura de Turiaçu estimula presença da Lei Paulo Gustavo no município


Na última semana, o auditório da escola Ieda Viana foi palco de um evento, que envolveu membros da classe artística de Turiaçu, o assunto foi a 2ª Escuta Pública da Lei Paulo Gustavo.

Criada durante a pandemia da Covid-19, para apoiar trabalhadores das áreas cultural e artística, a Lei Paulo Gustavo se tornou uma das mais conhecidas formas de apoiar membros da área.

No evento em questão, o secretário de cultura Carlos Felipe ressaltou a importância da lei e divulgou detalhes sobre ela, assim como também tirou dúvidas.

Entre os presentes, estavam representantes de grupos folclóricos, grupos artísticos e fazedores de cultura

  • Thiago Azevedo
  • 16 de agosto de 2023

Yglésio critica questionário de pesquisa em São Luís

O deputado Yglésio Moyses (PSB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão para repercutir uma publicação do Blog do Antônio Martins que aborda a possibilidade de alianças improváveis em São Luís com um questionário de uma pesquisa que vem sendo realizada pelo instituto Econométrica.

Publicado nesta terça-feira (15), a matéria revelou a exclusão do governador Carlos Brandão (PSB) da lista de lideranças com peso para alterar o resultado na disputa e projetou um cenário eleitoral visando testar a influência do ex-presidente Jair Bolsonaro, do senador Weverton, do ministro Flávio Dino e do presidente Lula, na disputa local.

No discurso, Yglésio fez uma análise dos cenários que a Econométrica tenta projetar e afirmou que a tentativa de alguns em buscar o colocar sua imagem à do presidente Lula na cidade beira o desespero.

  • Thiago Azevedo
  • 16 de agosto de 2023

Inaugurada a nova Estação de Tratamento de Água em Pinheiro

Nesta segunda-feira (14), foi entregue à população pinheirense a nova Estação de Tratamento de Água do município, que será a principal responsável pela distribuição de água de qualidade para mais de 50 mil famílias.

Para participar desse momento importante para a Princesa da Baixada, estiveram presentes na cidade, o governador do Maranhão, Carlos Brandão, o ministro das Cidades do Brasil, Jader Filho, a senadora Ana Paula Lobato, a ex-deputada estadual Dra. Thaisa, o presidente da Câmara, Lucas do Beiradão, vereadores da base, lideranças políticas locais e a população que compareceu em massa.

“Sem dúvidas um dia de grande orgulho para todos nós pinheirenses, que teremos garantida água boa e de qualidade. Essa é mais uma grande conquista, que representa desenvolvimento e avanço para nossa Pinheiro. Tenho orgulho de ter sido o prefeito que assinou o convênio para tornar este sonho real”, afirmou o prefeito Luciano.

Durante seu discurso, no evento de inauguração o prefeito Luciano, agradeceu ao governador Carlos Brandão por mais essa importante parceria e também pelas ilustres presenças do ministro das Cidades, Jader Filho e da senadora Ana Paula Lobato.

A Estação de Tratamento de Água é moderna e substitui tubulações e captação de água antigos e ultrapassados. A capacidade de bombeamento, é mais de 100 vezes melhor e mais eficiente do que a antiga. A obra estava parada havia mais de 10 anos, passou por um investimento atual de cerca de 10 milhões de reais. Uma obra esperada com ansiedade pela população.

“Esta noite concluímos mais um compromisso nosso com o povo de Pinheiro, esta cidade sempre teve e sempre terá nossa atenção, não só porque é polo de uma grande região, mas principalmente porque aqui temos grandes amigos e sempre fomos muito bem recebidos pelo povo da baixada”, disse Brandão.

  • Thiago Azevedo
  • 16 de agosto de 2023

Iracema Vale destaca potencial turístico de Barreirinhas

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), acompanhou, na tarde desta terça-feira (15), o governador Carlos Brandão (PSB) e o ministro do Turismo, Celso Sabino, em uma visita técnica ao município de Barreirinhas, porta de entrada do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, com vasto potencial turístico.

Na agenda, também estavam presentes o ministro das Comunicações, Juscelino Filho; os deputados estaduais Neto Evangelista (União Brasil), Ana do Gás (PCdoB), Solange Almeida (PL), Ricardo Rios (PCdoB), Roberto Costa (MDB), Florêncio Neto (PSB); os deputados federais Amanda Gentil (Republicados), Aluísio Mendes (PSC) e Pedro Fernandes (PTB), entre outras autoridades.

  • Thiago Azevedo
  • 16 de agosto de 2023

Anna Graziella Santana Neiva Costa se despede do TRE-MA

Após 2 anos funcionando como membro efetivo da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, na categoria jurista, a advogada Anna Graziella Santana Neiva Costa despediu-se antecipadamente nesta segunda, 14, prestando contas de sua atuação institucional, apesar de seu biênio encerrar apenas no dia 17 de agosto.

Nos 2 anos em que esteve no TRE-MA, Anna Graziella recebeu 463 processos, julgou 449, proferiu 481 votos, 211 decisões, 1.376 despachos e cumpriu 37.363 atos.

Em paralelo à sua atividade jurisdicional, presidiu a Comissão de Política de Gênero, conhecida como TRE Mulheres, e foi a primeira Ouvidora da Mulher, responsável por diversas ações que tiveram o tema como principal em seminários, debates e capacitações, entre outros eventos.

Exercendo o cargo de Ouvidora da Mulher, percorreu o estado com o projeto TRE em Ação, desenvolvido em parceria com o Ministério Público Federal, a Ordem dos Advogados e a Federação dos Municípios, tratando de assuntos prioritários como violência política de gênero, candidaturas fictícias, assédio e desinformação.

Outro feito – este histórico registrado no país numa Corte Eleitoral, formou junto com a desembargadora Angela Salazar, a juíza Lavínia Coelho e a jurista Camilla Ramos, a maioria de membros efetivos, já que eram 4 mulheres e 3 homens entre 9 de novembro e 16 de dezembro de 2021.

Ao se despedir, Anna Graziella, que compõe nova lista tríplice para a mesma vaga, registrou que sua passagem pelo Regional foi um momento de muita alegria. “Fazer parte desta Corte foi um imenso orgulho. Tenho a convicção de que por todos esses 2 anos, eu entreguei a esse Tribunal o meu melhor, a minha retidão, a minha coerência e a construção de decisões que foram feitas a muitas mãos. Agradeço ao meu gabinete, aos membros que participaram por meio do NAPE, e também a servidoras e servidores. Para mim foi um imenso orgulho, aprendizado, enquanto profissional e humano. O que me guiou na minha trajetória até hoje foi de fato a vontade de aprender e aqui eu tive a imensa honra de aprender”.

Com a saída de Anna Graziella, o TRE-MA fica sem um dos membros efetivos da classe de jurista, já que um novo ainda não foi nomeado. Interinamente, a vaga será preenchida por membro substituto da mesma categoria.

Sobre Anna Graziella Neiva Santana Costa

Advogada com pós-graduações em Direitos Eleitoral e Constitucional, MBA em Direito Tributário, especialista em Ciência Jurídico-Política e mestranda em Ciências Jurídico-Políticas.

  • Thiago Azevedo
  • 15 de agosto de 2023

Apagão atinge pelo menos 25 estados do país e o Distrito Federal

Metrópoles – Várias cidades do país se encontram sem energia nesta terça-feira (15/8), após um apagão em escala nacional. Foram mais de 22 estados e o Distrito Federal afetados, e a maioria pertence às regiões Norte e Nordeste.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) se pronunciou sobre o caso. Segundo o órgão, houve uma interrupção de 16mil megawatts na rede de operação Sistema Interligado Nacional (SIN), no Norte e Nordeste do Brasil. O problema afetou também a região Sudeste, devido à interligação das regiões.

As causas ainda estão sendo apuradas, mas a recomposição já foi iniciada.

O Ministério de Minas e Energia (MME)reforçou as informações contidas na nota do ONS e informou que a equipe do MME já está a par da situação e trabalhando para resolver o problema o mais rápido possível. O ministro do MME, Alexandre Silveira, inclusive já determinou a “criação de uma sala de situação” para o caso — e acompanha o processo de retomada –, bem como a apuração das causas do incidente.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou o desligamento de 16 mil mw na rede nacional de transmissão, e disse que isso “provocou a falta de energia elétrica em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Também faltou luz em estados do Sudeste.”

Entenda

Os casos começaram desde as 8h20, e foram afetados, além do Distrito Federal, os seguintes estados: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

Entre as principais reclamações, estão a perda do acesso à internet, os elevadores que pararam de funcionar com pessoas dentro e o trânsito causado por conta de semáforos desligados, além de problemas no transporte público, como os registros de metrôs vazios em São Pelo e Belo Horizonte, por conta da queda de energia.

O grupo Equatorial Energia, responsável pela administração da energia em estados como Alagoas, Amapá, Maranhão, Goiás, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul, publicou uma nota onde afirma que nessas regiões a ocorrência dos apagões teve incidência por volta das 8h30, e ressaltou o acionamento do Esquema Regional de Alívio de Carga, mecanismo responsável pela proteção da rede de energia.

No Distrito Federal, a Neoenergia informou que “uma ocorrência de grande porte no Sistema Interligado Nacional (SIN) afetou o suprimento de energia em diversos estados brasileiros”. No entanto, às 9h01, o problema já havia sido superado.

  • Thiago Azevedo
  • 15 de agosto de 2023

Sedel realiza Meia Maratona Internacional SLZ 411 anos

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), realizará no dia 8 de setembro a primeira Meia Maratona Internacional SLZ 411, em comemoração ao aniversário de fundação de São Luís. As inscrições para a corrida iniciam nesta terça-feira (15) e vão até o dia 1º de setembro.

“É com muita satisfação que vamos presentear a nossa capital, São Luís, com esse grande evento de porte internacional e com a presença de várias personalidades da corrida de rua. Nosso objetivo é incentivar a prática esportiva em nossa população, garantindo acesso e inclusão social para todos”, disse o secretário de Esporte e Lazer, Naldir Lopes.

Para realizar a inscrição, os interessados devem acessar a plataforma digital Central da Corrida (https://centraldacorrida.com.br/) e confirmar a sua participação na prova mediante a doação de 2 latas de leite, que deverão ser entregues no dia de retirada dos kits de corrida.

A Meia Maratona Internacional SLZ contará com a presença do medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima e o recordista da Maratona de Berlim, Ronaldo da Costa.

Vagas

Serão 2 mil vagas, disputadas em um circuito fechado de 5 km, 10 km, 21 km e 600 metros kids. Deste total, serão disponibilizadas 300 vagas para 21 km, 800 vagas para 10 km, 800 vagas para 5 km, 50 vagas para o kids e 50 para pessoas com deficiência.

As categorias para pessoas com deficiência terão as seguintes subcategorias:

1 – Cadeirante
2 – Deficiente visual
3 – Amputado de membro(s) inferior(es)
4 – Deficiente andante de membro(s) inferior(es)
5 – Deficiente intelectual
6 – Deficiente de membro(s) superior(es)
7 – Deficiente auditivo
8 – Síndrome de Down

Locais de Prova

A competição será realizada no dia 8 de setembro, na Avenida Litorânea – Praça dos Pescadores com o seguinte cronograma:

21 km – Concentração às 4h da manhã e largada às 5h no Parquinho da Litorânea.
10 km e 5 km – Concentração às 5h30 e largada às 6h30 na Praça dos Pescadores.
600 m kids – Largada às 8h da manhã na Praça dos Pescadores

Premiação

Todos os participantes que concluírem a prova receberão medalhas de participação e os cinco primeiros colocados geral das modalidades de corrida 5 km, 10 km e 21 km geral (feminino e masculino), terão troféus e premiação em dinheiro de até 7 mil reais (conforme o regulamento). Os atletas com deficiência terão premiação em dinheiro no valor de mil reais apenas para o primeiro colocado, com o segundo e terceiro lugar recebendo troféus. Já a categoria kids receberá medalhas de participação.