• Thiago Azevedo
  • 22 de agosto de 2023

Idealizado por Neto Evangelista, Aprova São Luís reúne centenas de alunos em curso preparatório e gratuito para o Enem

As aulas do “Aprova São Luís”, projeto idealizado pelo deputado estadual Neto Evangelista, iniciaram neste domingo (20), reunindo centenas de estudantes que irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES).

O deputado visitou os quatro polos para conversar e dar boas vindas aos alunos. “São pessoas que a gente percebe que querem vencer na vida através do conhecimento, e eu fico feliz em ser o idealizador desse projeto e poder proporcionar isso a eles. Tenho certeza que daqui sairão excelentes profissionais dedicados”, disse o parlamentar.

Neto Evangelista enfatizou ainda que investir em educação é melhorar a sociedade em vários aspectos, inclusive na diminuição dos índices de vulnerabilidade social, assim como na qualificação dos jovens para o mercado de trabalho.

“Nosso sonho como jovens vestibulandos é entrar em um cursinho e posteriormente ingressar na faculdade. E sabemos que não é fácil, porque muitas vezes é caro, e o Neto veio com essa proposta para os estudantes que é muito linda e motivadora. Nos sentimos muito abraçados por ele e só temos a agradecer por esse projeto que trará muitos frutos pra gente como estudante”, disse Andressa Emilly, estudante do polo Centro, que pretende ingressar no curso de Odontologia.

Os oito aulões de revisão para o vestibular do ‘Aprova São Luís’ acontecerão em quatro polos: Cidade Operária, Cohab, Centro e Itaqui-Bacanga. Além das aulas nas áreas de conhecimento do Enem, os alunos também participam de acompanhamento com a psicóloga Elisandra Pires.

Para o professor de literatura José de Fontenelle, a iniciativa é uma excelente oportunidade para os alunos se prepararem para a prova do Enem.

“Certamente esses estudantes sairão daqui mais seguros em relação aos conteúdos. Fico muito contente com a sensibilidade do deputado em defesa da educação. Sabemos que é a educação que abre caminhos e muda histórias”, disse.

  • Thiago Azevedo
  • 22 de agosto de 2023

Prefeitura de Ribamar entrega títulos de posse a moradores da Vila Diomedes

No último sábado, um momento de significativa importância para a comunidade da Vila Diomedes, em São José de Ribamar, marcou a entrega de 61 títulos de regularização fundiária. A cerimônia, que teve lugar na Escola Militar 2 de Julho, reuniu moradores ansiosos por essa conquista há muito tempo esperada. No bairro, o prefeito também anunciou que vai fazer uma quadra poliesportiva e uma creche escola.

O evento contou com a presença destacada do Prefeito de São José de Ribamar, cujas palavras ecoaram em todo o espaço, carregadas de um compromisso inequívoco com o bem-estar e os direitos dos cidadãos. Em sua fala, o prefeito realçou a profunda importância desse momento, não apenas como um ato burocrático, mas como um marco de segurança e dignidade para os moradores da Vila Diomedes. Ele destacou que a entrega desses títulos de regularização não é apenas um dever, mas uma manifestação concreta da gestão municipal em assegurar o direito à terra e à moradia para todos os habitantes da cidade.


A secretária Ana Carolina, também presente na cerimônia, fez questão de ressaltar a relevância desse processo de regularização fundiária. Ela discorreu sobre o papel transformador que essa ação desempenha na vida das famílias, fornecendo a elas não apenas um documento legal, mas uma garantia de pertencimento e estabilidade. A secretária enfatizou que, por meio dessa medida, a administração municipal reafirma seu compromisso em reduzir desigualdades e promover a justiça social.

A entrega dos 61 títulos de regularização fundiária não é somente um ato administrativo; é uma demonstração tangível de que o poder público está atento às necessidades e anseios da população. Através dessas ações concretas, a gestão municipal reforça sua postura de responsabilidade, conduzindo a comunidade da Vila Diomedes em direção a um futuro mais seguro e promissor.

  • Thiago Azevedo
  • 21 de agosto de 2023

Avanços da Gestão do Prefeito Édesio Cavalcanti: Inauguração da Ponte Unindo Povoados em Turiaçu.

Na cidade de Turiaçu, sob a liderança dinâmica do prefeito Édesio Cavalcanti, uma nova era de desenvolvimento e progresso está se desenhando. Um marco recente nessa trajetória de avanços foi a inauguração da tão aguardada ponte sobre o rio Inácio, um projeto que vem unindo povoados e fortalecendo laços comunitários.

A ponte sobre o rio Inácio agora conecta localidades essenciais, como São Francisco, Santa Vitória, Santo Antônio, São Sebastião, Conceição, e muitos outros. O evento de inauguração, que reuniu uma multidão de aproximadamente 2 mil pessoas, foi um verdadeiro símbolo de unidade e progresso para toda a região.

A participação significativa de vereadores, secretários municipais e líderes comunitários destacou o compromisso coletivo com o desenvolvimento da cidade. O prefeito Édesio Cavalcanti, aplaudido e apoiado pelo povo, mais uma vez demonstrou sua capacidade de liderança e dedicação ao bem-estar da população.

A nova ponte não é apenas uma estrutura física, mas sim um elo entre as pessoas e suas aspirações. Além de encurtar distâncias geográficas, ela também encurta as distâncias entre sonhos e realizações. As comunidades agora têm a oportunidade de compartilhar recursos, conhecimento e experiências de maneira mais fluida e eficaz.

A visão do prefeito Édesio Cavalcanti de impulsionar o desenvolvimento econômico, social e cultural de Turiaçu é claramente evidente na inauguração da ponte sobre o rio Inácio. Esse marco não apenas conecta povoados, mas também simboliza o compromisso da gestão municipal em construir um futuro melhor para todos os moradores.

Através da união de esforços, o prefeito Édesio e sua equipe estão pavimentando o caminho para um Turiaçu mais próspero.

  • Thiago Azevedo
  • 21 de agosto de 2023

Assembleia e Gedema celebram Dia dos Pais reunindo servidores em torneio de futebol

Assembleia e Gedema celebram Dia dos Pais reunindo servidores em torneio de futebol

A Assembleia Legislativa, por meio do Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão (Gedema), realizou, na manhã deste sábado (19), uma animada festa em comemoração ao Dia dos Pais. O evento, realizado na sede da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa, no Maiobão, contou com presença de deputados e servidores de diversos setores da Casa, sendo marcado por torneio de futebol, sorteio de brindes e apresentação musical.

A presidente do Parlamento maranhense, Iracema Vale (PSB), destacou a importância da iniciativa. “Esse aqui é um momento de festa, de comemoração. É um momento de nós que estamos na gestão da Assembleia Legislativa acolher os pais da Casa e dizer o quão importante eles são para nós. É também momento de a gente demonstrar carinho, respeito, consideração e estarmos juntos aqui comemorando a data, que é tão importante para todos nós”, disse.

Deputados e servidores participaram da celebração ao Dia dos Pais

Os deputados Zé Inácio (PT), Rodrigo Lago (PCdoB), Antônio Pereira (PSB) e Francisco Nagib (PSB) também estiveram presentes e ressaltaram a importância de a Assembleia comemorar o Dia dos Pais.

“Quero parabenizar aqueles que tiveram a honra de ser pai e estão hoje aqui comemorando, e fico muito feliz em estar participando dessa grande confraternização que une parlamentares e servidores.”, afirmou Rodrigo Lago.

Deputado Zé Inácio entrega premiação a pai servidor da Assembleia durante o evento

Torneio

O torneio de futebol contou com um time formado pelos deputados, que foi eliminado nas semifinais dacompetição. A grande final foi entre os times do Gabinete Militar e do Setor de Transportes. O campeão foi o Time do Setor de Transportes, que venceu o jogo 2 x1.

A programação contou ainda com apresentação de grupo de pagode e um delicioso almoço.

Deputado Francisco Nagib entrega prêmio a servidor sorteado durante a celebração

Pais que estiveram presentes na comemoração falaram sobre a relevância do momento de confraternização. “É sempre importante comemorar o dia dos pais e a Assembleia está realizando uma bela festa e proporcionando um momento de descontração e lazer entre pais e filhos.”, disse Fernando Silva, assessor parlamentar.

Presidente Iracema Vale e demais deputados falaram aos pais servidores da Casa sobre a importância da celebração à data

  • Thiago Azevedo
  • 21 de agosto de 2023

Câmara de São Luís aguarda projeto para iniciar debate sobre a revisão da Lei de Zoneamento

O primeiro semestre na Câmara Municipal de São Luís (CMSL) foi movimentado devido às discussões da revisão do Plano Diretor.  Agora, o segundo semestre gira em torno dos pormenores da revisão Lei de Zoneamento – instrumento que é um complemento do Plano Diretor, que divide a cidade em zonas, e para cada uma delas define qual vai ser a intensidade da ocupação (o tipo de uso, se pode ser comercial ou residencial e o tamanho de edifícios e residências) –, o que impacta nos limites do que pode ou não ser construído.

A Casa ainda aguarda receber a minuta final do Projeto de Lei que trata da revisão da norma urbanística.

Os vereadores aguardam o prefeito Eduardo Braide (PSD) enviar a proposta ao parlamento municipal. No entanto, essa pendência está com os dias contados. Na solenidade de sanção da Lei nº 7.122/2023, que trata da revisão do Plano Diretor, a presidente do Instituto da Cidade, Pesquisa e Planejamento Urbano e Rural (Incid), Érica Garreto, falou dessa próxima etapa. “Com um processo do Plano Diretor encerrado, a partir daqui nós podemos fazer a Lei de Zoneamento, que já está 30 anos defasada”, explicou a presidente.

Em 2023, Lei de Uso e Ocupação do Solo de São Luís completa 31 anos e, apesar do Estatuto da Cidade (Lei Federal n. 10.257) prevê a revisão do Plano Diretor a cada 10 anos conforme seu artigo 39, a capital maranhense demorou muito para cumprir tal recomendação, pois até o mês de abril deste ano, o Plano Diretor vigente era o de 2006 (Lei 4.669/06) e a sua Lei de Uso e Ocupação do Solo é ainda mais antiga, de 1992 (Lei 3.253/92).

O que é o Zoneamento?

Zoneamento é o conjunto de regras – de parcelamento, uso e ocupação do solo – que define as atividades que podem ser instaladas nos diferentes locais da cidade (por exemplo, se é permitido comércio, indústria, residências, etc.) e como as edificações devem estar implantadas nos lotes de forma a proporcionar a melhor relação com a vizinhança.

Tendo em vista a ampla diversidade de atividades, a extensão territorial do município e a diversidade dos bairros, é necessário estabelecer regras distintas para as diferentes regiões. Para tanto, a Lei de Zoneamento divide o território em porções – denominadas zonas – e cada zona reúne um conjunto de regras para um determinado local. E é com base nessas regras que a Prefeitura autoriza a construção de novos edifícios e a instalação de novas atividades nos bairros (por meio de alvarás e licenças de funcionamento).

A definição dessas regras, e a sua aplicação no território, deve seguir as diretrizes estabelecidas no Plano Diretor – Lei nº 7.122/2023 –, pois é ele que dá a direção para mudar a cidade ao longo dos próximos 10 anos e torná-la mais justa e agradável para viver.

Parcelamento: Define o dimensionamento do lote e as regras para divisão dos lotes e glebas;

Uso: Define as atividades permitidas no lote;

Ocupação: Define regras para ocupação do lote.

Outros instrumentos

Além do Plano Diretor e da Lei de Zoneamento, a Legislação Urbanística do município conta ainda com os instrumentos urbanísticos de Zonas Especiais de Interesse Social – ZEIS e Estudo de Impacto de Vizinhança – EIV e a Lei da Toponímia.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 21 de agosto de 2023

Zé Francisco decide procurar Biné Figueiredo em uma desesperada tentativa de se reeleger

O cenário político local ganhou novos contornos esta semana, quando o atual prefeito Zé Francisco, em uma jogada de desespero, procurou o ex-prefeito Biné Figueiredo. A visita, que ocorreu em sigilo, foi interpretada como uma última tentativa desesperada de Zé Francisco em busca da reeleição.

Os detalhes da conversa permanecem em segredo, mas fontes próximas aos envolvidos sugerem que a reunião foi marcada por uma atmosfera tensa. Zé Francisco teria tentado de todas as formas convencer Biné Figueiredo de que deveria retornar para seu grupo político. A proposta foi recusada pelo ex-prefeito.

A proposta feita por Zé Francisco foi considerada um ato de desespero e mostra que o prefeito percebeu a necessidade de alianças improváveis para fortalecer sua campanha de reeleição, uma vez que sua popularidade vem declinando nos últimos meses.

Biné Figueiredo goza de considerável influência na região e poderia ser um trunfo importante para a campanha de Zé Francisco. No entanto, o ex-prefeito já deixou claro que vai se manter fiel ao grupo que é composto com figuras importantes da política local, como o empresário Chiquinho da FC, o ex-prefeito Zito Rolim e o ex-deputado estadual Camilo Figueiredo.

  • Thiago Azevedo
  • 21 de agosto de 2023

TJMA reconduz Maura Jorge à Prefeitura de Lago da Pedra

Em plantão no Tribunal de Justiça do Maranhão neste domingo (20), a Desembargadora Ângela Salazar derrubou a decisão do juiz Marcelo Santana Farias, titular da 1ª Vara da Comarca de Lago da Pedra, que havia determinado o afastamento da prefeita Maura Jorge, por 90 dias, do cargo sob acusação de desvio milionário em contrato de compra de combustível.

De acordo com a decisão judicial local, proferida na última sexta-feira (18), há informações comprovadas através de documentos juntados e por meio de consulta ao Portal da Transparência do Município, de pagamentos entre os anos de 2021 a 2023, no valor total e absurdo de R$ 11.759.495,34 (onze milhões, setecentos e cinquenta e nove mil, quatrocentos e noventa e cinco reais e trinta e quatro centavos) aos postos de combustível em que o proprietário é o irmão da Secretária de Saúde, Almiralice Mendes. O valor de R$ 3,5 milhões foi pago pela própria Secretaria de Saúde de Lago da Pedra.

A decisão de hoje da Desembargadora Ângela Salazar tornou nula a sentença do magistrado.

  • Thiago Azevedo
  • 21 de agosto de 2023

Prefeitura de São José de Ribamar investe em saúde e recupera selo de Iniciativa Hospital Amigo da Criança

O Hospital Maternidade de São José de Ribamar voltou a se destacar pelos ótimos serviços prestados aos pacientes e recuperou o selo Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), perdido desde 2018.

Nos últimos dois anos, a prefeitura não mediu esforços para respeitar os critérios relacionados ao cuidado e humanização com relação à mulher, durante o pré-parto, parto e o pós-parto e cumpriu todas as normas Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL).

Hoje, o Hospital Maternidade, além de contar com estrutura ampla e confortável, tem uma área exclusiva para parto normal, o centro de parto humanizado, que fica dentro na unidade hospitalar, oferece a mulher o direito de ter um parto normal, a banheira e tudo. Dentro do próprio hospital, os bebês já podem fazer todos os testes, os pais têm acesso a psicólogos e os filhos saem registrados.

A prefeitura pensa em todos os detalhes, aliás, a maternidade de São José de Ribamar é um dos poucos hospitais do estado a ser equipado com camas PPP (PRÉ PARTO, PARTO E PÓS PARTO). As camas são indicadas para repouso e tratamentos dos pacientes, dentro do ambiente hospitalar.

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) é um selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).


Bebês que nascem em Hospital Amigo da Criança têm menos chance de sofrer intervenções desnecessárias logo após o parto, como aspiração das vias aéreas, uso de oxigênio inalatório e uso de incubadora. O contato pele a pele com a mãe logo após o nascimento, a amamentação na primeira hora de vida, ainda na sala de parto, e o alojamento conjunto também ocorre com mais frequência em Hospitais Amigos da Criança, do que em maternidades que não têm o título. Nascer em Hospital Amigo da Criança também faz diferença nos indicadores de aleitamento materno.

Reconhecimento

Desde 1992, o Ministério da Saúde e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) certificam na Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), instituições de saúde públicas e privadas que cumprem os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, o Cuidado Amigo da Mulher e uma série de outros requisitos que buscam a adequada atenção à saúde da criança e da mulher. Os hospitais certificados recebem uma placa que é fixada na entrada da maternidade.

  • Thiago Azevedo
  • 18 de agosto de 2023

Urgente: Juiz determina afastamento da prefeita Maura Jorge por suspeita de desvio de verbas públicas em Lago da Pedra

No mais recente desdobramento de um caso de investigação de corrupção, o juiz Marcelo Santana Farias, da 1ª Vara da Comarca de Lago da Pedra, tomou uma decisão histórica ao determinar o afastamento da prefeita Maura Jorge. A medida foi resultado de uma Ação Popular movida com base em graves acusações de desvio de verbas públicas na administração municipal.

A prefeita Maura Jorge se vê no centro de um escândalo financeiro envolvendo um contrato de compra de combustível que ultrapassa a marca de 2 milhões de reais. As acusações apontam para o grande desvio do dinheiro. A decisão do juiz Marcelo Santana Farias reflete a necessidade de uma investigação minuciosa.

A Ação Popular, que resultou no afastamento da prefeita, demonstra o papel crucial que a sociedade civil exerce na vigilância e na proteção dos recursos públicos. Essa medida também ressalta a importância do sistema judiciário em garantir a transparência e a justiça nas instituições governamentais. À medida que o caso se desenrola, a população de Lago da Pedra espera ansiosamente por respostas claras para foi o dinheiro da prefeitura.

À luz da decisão do juiz Marcelo Santana Farias, a prefeita Maura Jorge enfrenta um período de intensa escrutinação. A ação judicial e as acusações de desvio de verbas têm o potencial de moldar o cenário político local e influenciar a trajetória da cidade. O desfecho desse caso não apenas determinará o destino da prefeita, mas também enviará um poderoso lembrete sobre a importância da responsabilidade e da ética na gestão dos recursos públicos, impactando a vida de todos os cidadãos de Lago da Pedra.

Veja Decisão:

Decisão (24)

 

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 18 de agosto de 2023

MP avalia pedir intervenção em Cândido Mendes


Depois de abrir uma investigação sobre o caso do vereador de Cândido Mendes Cleverson Pedro Sousa de Jesus, o Sababa Filho (PCdoB), que jogou R$ 250 mil pela janela da Câmara de Vereadores, no dia 4 de agosto – afirmando ter recebido o dinheiro a mando do prefeito da cidade, José Bonifácio Rocha de Jesus (PL), o Facinho, para que renunciasse ao mandato, o Ministério Público do Maranhão avalia a possibilidade de um pedido de intervenção na administração municipal.

Esse pedido, se for feito, deve ser direcionado ao Judiciário, que decide pela aprovação, ou rejeição. Em caso de aprovação, caberá ao governador Carlos Brandão (PSB), a escolha de um interventor, que deverá, ainda, ser avalizado pela Assembleia Legislativa.

Ouvidos pelo Imirante sob condição de anonimato, membros do MP maranhense admitiram nesta quinta-feira (17), que um possível pedido de intervenção está no radar. “Estamos ouvindo a todos”, disse um dos promotores procurados pela reportagem.

Caos institucional

A justificativa para o pedido, se efetivamente ocorrer, deve ser o caos institucional que se instalou em Cândido Mendes desde o início do ano, com uma série de cassações de mandatos de vereadores na Câmara local, onde já houve também, a eleição de dois presidentes ao mesmo tempo.

Em junho, o então presidente da Casa, vereador Josenilton do Nascimento, levou a plenário a votação de processos de cassação dos mandatos de adversários para dar posse a suplentes supostamente da sua base política. As cassações acabaram confirmadas por maioria.

Foram cassados Tayron Gabriel Sousa de Jesus, Wadson Jorge Teixeira Almeida, Whebert Barbosa Ascensão, e Nivea Marsônia Pinto Soares, sob alegação de quebra de decoro parlamentar.

Deveriam assumir em seus lugares Haymir Pereira Nishimura, Dadson Silva e Silva, Carlos Rogerio Ferreira Viana e Joana Costa Cunha, mas uma decisão judicial reverteu tanto as cassações, quanto a posse dos suplentes.

Com a recente denúncia de tentativa de suborno de um parlamentar, o MP decidiu instaurar inquérito, que, agora, pode desaguar numa intervenção estadual na gestão municipal.

  • Tags: