• Thiago Azevedo
  • 20 de maio de 2023

Governo do Maranhão entrega Prêmio Escola Digna e Selo Prefeito da Educação


O Governo do Maranhão realizou a entrega do Prêmio Escola Digna e do Selo Prefeito(a) da Educação nesta sexta-feira (19). A cerimônia, que aconteceu no Salão de Eventos Zeca Belo, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís, foi um grande encontro para celebrar os avanços da educação no estado. Para marcar o dia, além da entrega dos prêmios, foram assinados editais para a oferta de vagas para cursos profissionalizantes e termos de cooperação entre o governo estadual e os municípios.

O objetivo do prêmio e do selo é reconhecer e estimular o desenvolvimento da excelência, equidade e da qualidade social dos sistemas públicos educacionais no Maranhão e valorizar a gestão educacional com foco na melhoria da aprendizagem dos estudantes. Além da mobilização da comunidade escolar para implementação de ações didático-pedagógicas, o que favorece o alcance das metas do Plano Estadual de Educação, aprovado pela Lei nº 10.099, de 11 de junho de 2014.

O governador Carlos Brandão destacou que hoje foi um grande dia para a educação do Maranhão não apenas por causa da entrega dos prêmios, mas também pelos novos investimentos que estão sendo feitos pelo governo estadual.

“Hoje é uma data histórica. Primeiro porque estamos entregando o Prêmio Escola Digna para as escolas que tiveram bom desempenho no ano passado. Também entregamos o Selo Prefeito da Educação aos gestores e gestoras que fizeram um bom trabalho para o desenvolvimento da educação nas suas cidades. Esses prêmios são uma forma de incentivar a busca de resultados cada vez melhores e uma forma de ajudarmos os municípios a fortalecerem a educação na base para que estes estudantes possam chegar ao ensino médio mais preparados. Além disso, estamos assinando novos incentivos e investimentos para a educação. Somente assim vamos conseguir avançar no ensino no estado”, afirmou o governador Carlos Brandão.

Já o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, falou sobre a importância do Prêmio Escola Digna. “Este prêmio é um reconhecimento pelos esforços feitos por cada escola para dar ensino de qualidade aos estudantes. Com o valor do prêmio cada escola tem autonomia para fazer as melhorias que precisar como reformas, a compra de novos equipamentos e outras melhorias. Mas a premiação de hoje é também uma sinalização para 2024, pois a legislação do FUNDEB [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica] mudou e aqui no Maranhão nós implementamos a legislação do ICMS Educacional. Portanto, a partir do ano que vem, nós vamos não apenas reconhecer o esforço das escolas e dos seus municípios, mas garantir o maior repasse dos recursos dessas duas fontes de investimentos”, informou.

Prêmio Escola Digna

Esta é a 2ª segunda edição do Prêmio Escola Digna, que foi instituído pela Lei nº 11.515, de 29 de julho de 2021 e que este ano entregou R$ 2.165 milhões, sendo R$ 1.450 milhão para as 35 escolas com melhor desempenho e R$ 715 mil para apoio pedagógico.

Este ano, foi reconhecido o desempenho de 35 escolas públicas municipais que tiveram os melhores desempenhos de aprendizagem, com base no Índice de Desenvolvimento Educacional do Maranhão (IDE-MA). As escolas foram premiadas e receberam, ao todo, mais de R$ 2 milhões em prêmio em dinheiro. O IDE-MA é o equivalente estadual do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Governo Federal, usado para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas.

As 35 escolas com melhor desempenho receberam prêmios entre R$ 40 mil a R$ 50 mil. A premiação baseou-se no desempenho dos estudantes no 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental, a partir do Sistema de Avaliação Estadual do Maranhão (SEAMA), realizado em 2022. Entre as escolas com melhor desempenho, aquelas com maior número de alunos ganharam o prêmio de maior valor.

A legislação do prêmio prevê, também, a realização de contribuição financeira às escolas públicas que obtiverem os menores resultados nas avaliações do SEAMA, expressos pelo IDE – Alfabetização, IDE – 5º ano e IDE – 9º ano, que são denominadas Escolas Apoiadas. Os valores são depositados diretamente na conta da escola, que pode aplicá-lo de acordo com suas necessidades e prioridades.

Entre as 35 escolas vencedoras está a Unidade Integrada Professor André dos Santos Brito, que atende a 240 alunos do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no município de Maranhãozinho. A escola recebeu um prêmio de R$ 40 mil.

A gestora da escola, Maria Lúcia Ribeiro Matos, disse que o prêmio é fruto da dedicação. “É um trabalho bem árduo, mas nós procuramos trabalhar priorizando a habilidade de cada estudante, fortalecendo o fazer pedagógico dos professores e sempre com o objetivo de alcançar resultados cada vez melhores”, comentou.

Selo Prefeito(a) da Educação

Já o Selo Prefeito da Educação, que está na sua primeira edição, contemplou 117 prefeituras, e é uma forma de reconhecimento do Governo do Maranhão para valorizar os gestores e gestoras municipais que promovem a aprendizagem e a redução das desigualdades no estado. Os selos foram divididos nas categorias ouro, prata e bronze, conforme o nível de desempenho obtido por cada prefeitura. Por meio do selo, o Governo do Estado quer incentivar que cada município faça cada vez mais investimentos para melhorar a rede municipal de ensino.

O prefeito de Paulo Ramos, Adailson Machado, foi um dos que recebeu o Selo Ouro. “Estamos muito gratos por este reconhecimento. Nosso município tem quatro escolas entre as 35 premiadas. Isso é a prova do esforço que temos feito para melhorar a educação do nosso município e, principalmente, fruto do trabalho dos nossos profissionais de educação e a dedicação dos nossos alunos”, disse.

A prefeita de Altamira do Maranhão, Ileilda do Queijo, recebeu o Selo Prata e disse que ao longe deste ano vai trabalhar para conquistar o Selo Ouro. “Estamos felizes pelo incentivo do Governo do Estado. Nós nos preocupamos em incentivar a educação com diversas atividades como feiras e muitas outras. E ano que vem com muito trabalho e pela vontade de Deus vamos levar o Selo Ouro”, comentou.

Com o Selo Bronze em mãos, o prefeito João Martins, de Bequimão, disse que se sente estimulado a buscar o Selo Prata ou Ouro no próximo ano. “É uma iniciativa louvável do Governo do Estado, pois estimula os gestores municipais a priorizar a educação e demonstra que o Governo assumiu a responsabilidade de transformar a educação em um dos pilares do nosso estado”, contou.

Mais investimentos na Educação

Além da entrega dos prêmios, o Governo do Maranhão fez novos investimentos para ampliar e fortalecer a educação no estado com assinatura do edital de inscrição com oferta de 600 vagas em cursos de formação inicial e continuada por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Esta é uma parceria entre as secretarias de Estado da Educação e de Administração Penitenciária junto com o Ministério da Educação.

Foi assinado o Edital de chamada pública dos articuladores pedagógicos municipais do Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem e o Acordo de Cooperação Técnica do Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem.

Também foi assinado o edital para o preenchimento de vagas para cursos profissionalizantes nas unidades vocacionais do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e para cursos de qualificação profissional na modalidade Ensino à Distância (EAD) ofertados pela plataforma Maranhão Profissionalizado.

O governador Carlos Brandão e o vice-governador e secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão, assinaram, ainda, o Termo de Cooperação Técnica com as prefeituras maranhenses para a viabilização do acesso gratuito às ferramentas da plataforma Google Workspace for Education.

Fechando o dia de novos investimentos na educação, foi feita a entrega simbólica e 292 kits esportivos a escolas da rede estadual de ensino público. Cada kit tem 10 bolas de vôlei, 10 bolas de futsal, 5 bolas de basquete, 5 bolas de handebol, 1 rede de vôlei, 30 bolas de ping-pong, 6 raquetes de ping-pong e 40 cones, totalizando 107 itens. Os kits foram adquiridos com emenda parlamentar, no valor de R$ 3 milhões, do deputado federal Márcio Jerry.

Diversas autoridades estaduais e municipais bem como representantes de órgãos, entidades e associações da sociedade civil e da iniciativa privada compareceram à entrega dos prêmios.

No dispositivo de honra, ao lado do governador Carlos Brandão e do vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, estiveram o deputado federal Márcio Jerry; o deputado estadual Rodrigo Lago, primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa; o prefeito de Presidente Médici e diretor de Educação da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), Caçula Coelho; Marcony Pinheiro, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação no Maranhão; Soraia Raquel, presidente do Conselho Estadual da Educação; Veveu Arruda, diretor Executivo da Associação Bem Comum (ABC); José Henrique Paim Fernandes, diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV); Fernanda Fingerl, gerente de Metodologias Sociais da Fundação Vale; Giselly Pinto, gerente de Relações Institucionais da Vale Maranhão; Maria Slemenson, diretora de Políticas Educacionais do Instituto Natura; Ramiro Esteves, Relações Institucionais da Eneva Maranhão.

MAIS
LISTA DAS ESCOLAS PREMIADAS EM 2023
EM Novo Horizonte
Unidade Escolar Silvio de Freitas Diniz
UI Adinisio Abreu
UI Manoel José de Santana
Creche Municipal São José
UI Dr. Ruy Carvalho
Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Felicidade de Matos
UE Aldenora Bello
CE Luis Cheivan
Unidade Integrada Professor André dos Santos Brito
UE Ulysses Guimarães
EM de 1º e 2º Grau Deputado João Silva
EMEF Deputado Alexandre Costa
Unidade de Educação Básica Antônio Joaquim de Sousa
UE Ely Bezerra Ribeiro
Escola Municipal Padre José de Anchieta
Escola Municipal Frei Estevão
Unidade Integrada Educandário da Paz
Unidade Integrada Nazeu Oliveira Souza
UE Conego Bonfim
EM Princesa Isabel
EM José do Egito Coelho
Centro Educacional Conselheiro Hilton de Oliveira Rodrigues
EM Paulo Freire
EM Governador Eugenio Barros
EM Liceu Ribamarense
Unidade Escolar Deputado Francisco Coelho
Escola Municipal Professora Raimunda Ramos
EMEF Padre Fabio
Escola Municipal José Carlos Mota Silva
EM Fernandes Rocha
EM Nagib Haickel
EM Diolinda Gusmao
Unidade Integrada José Joaquim de Araújo
EM Liceu Ribamarense

PREFEITURAS QUE RECEBERAM O SELO PREFEITO(A) DA EDUCAÇÃO
Selo Ouro:
Brejo de Areia
Centro do Guilherme
Feira Nova do Maranhão
Fortuna
Governador Luiz Rocha
Mata Roma
Morros
Paulo Ramos
Sambaíba
São Bento
Vila Nova dos Martírios
Zé Doca

Selo Prata:
Altamira do Maranhão
Amapá do Maranhão
Bernardo do Mearim
Bom Jesus das Selvas
Cândido Mendes
Capinzal do Norte
Centro Novo do Maranhão
Gonçalves Dias
Governador Archer
Governador Nunes Freire
Itaipava do Grajaú
Lago do Junco
Lago Verde
Loreto
Matões
Mirador
Olinda Nova do Maranhão
Paulino Neves
Peritoró
Pio XII
Presidente Médici
Presidente Vargas
Ribamar Fiquene
Rosário
Santa Quitéria do Maranhão
Santana do Maranhão
São João do Sóter
São Vicente Ferrer
Satubinha
Tasso Fragoso
Trizidela do Vale
Tufilândia
Urbano Santos
Vargem Grande

Selo Bronze:
Açailândia
Alcântara
Alto Alegre do Maranhão
Alto Alegre do Pindaré
Alto Parnaíba
Amarante do Maranhão
Araguanã
Axixá
Bacabeira
Bacurituba
Barra do Corda
Barreirinhas
Benedito Leite
Bequimão
Boa Vista do Gurupi
Bom Jardim
Cachoeira Grande
Cantanhede
Carolina
Carutapera
Cedral
Esperantinópolis
Fernando Falcão
Fortaleza dos Nogueiras
Governador Edison Lobão
Governador Eugênio Barros
Graça Aranha
Grajaú
Humberto de Campos
Igarapé Grande
Itinga do Maranhão
Lago da Pedra
Lago dos Rodrigues
Lagoa Grande do Maranhão
Matinha
Milagres do Maranhão
Miranda do Norte
Mirinzal
Nova Colinas
Palmeirândia
Parnarama
Penalva
Pindaré-Mirin
Pirapemas
Santa Filomena do Maranhão
Santa Inês
Santa Luiza do Parauá
Santo Amaro do Maranhão
Santo Antônio dos Lopes
São Bernardo
São Domingos do Azeitão
São Domingos do Maranhão
São Félix de Balsas
São Francisco do Brejão
São João do Caru
São João do Paraíso
São José dos Basílios
São Luís Gonzaga do Maranhão
São Raimundo das Mangabeiras
São Raimundo do Doca Bezerra
São Roberto
Senador Alexandre Costa
Senador La Rocque
Sítio Novo
Sucupira do Norte
Sucupira do Riachão
Timbiras
Turiaçu
Turilândia
Tutóia
Vitória do Mearim

  • Thiago Azevedo
  • 20 de maio de 2023

Édesio Cavalcanti recebe prêmio selo Prefeito da Educação


Nesta sexta (19), o prefeito de Turiaçu Édesio Cavalcanti, acompanhado da secretária municipal da educação Graciete dos Santos, esteve em São Luís para participar no Encontro da educação, no Multicenter Sebrae, onde recebeu o prêmio em questão.

O evento tem como objetivo mostrar a evolução da educação no Maranhão, também reuniu prefeitos de diferentes municípios do estado, além do governador Carlos Brandão e do vice Felipe Camarão, ambos conversaram com o gestor turiense durante o evento.

Também foram entregues diferentes prêmios, entre eles, o selo Prefeito da Educação, entregue aos 117 prefeitos maranhenses que mais contribuiram para a evolução do setor no seu respectivo município, e Édesio Cavalcanti foi um dos contemplados.

Nos últimos meses, a atual gestão da terra do abacaxi tomou diferentes atitudes para que a educação melhorasse no seu território, como reformas e construção de novas instituições, contratação de novos funcionários e implantação de refeições de qualidade para os estudantes.

  • Thiago Azevedo
  • 20 de maio de 2023

Câmara de Paço do Lumiar inova com a realização do “São João Itinerante”


Pela primeira vez na história, a Câmara Municipal de Paço do Lumiar, vai realizar o projeto “São João Itinerante”, que contará com atrações locais, realizando a execução de músicas típicas do período junino em diversos bairros da cidade.

O evento conta com apoio do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SECMA); e da Prefeitura Luminense, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer (SEMCEL).

Além da valorização da cultura, o chefe do Legislativo afirmou que o incentivo ao comércio nos bairros também será um dos objetivos do projeto “São João Itinerante” – o Arraial do Povo Luminense.

“O objetivo é democratizar acesso às manifestações culturais de nossa cidade, e aliado à festa, oportunizar chances de incremento na renda, fomenta a economia local que beneficia toda a cidade”, destacou Maru.

O pontapé inicial do projeto vai acontecer no próximo domingo, dia 21 de maio, na Praça da Família, localizada no Viva Maiobão. No espaço, diversas atrações da cultura popular maranhense, que devem encantar famílias e atrair turistas para o município, estarão se apresentando das 17h00 às 00h00.

Confira a programação oficial deste final de semana:

Programação

Domingo (21/05):

Praça da Família (Viva Maiobão):

Dança Portuguesa Império de Lisboa;

Boi Brilho da Juventude;

Boi Upaon Açu;

Boi da Maioba;

Boi da Pindoba

  • Thiago Azevedo
  • 19 de maio de 2023

Câmara Municipal recebe 1ª Mostra de Enfermagem de Paço do Lumiar


Nesta sexta-feira (19), a Câmara Municipal de Paço do Lumiar recebeu o evento de encerramento da 1ª Mostra de Enfermagem Luminense, organizado pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS). O evento também conta a parceria da Associação Brasileira de Enfermagem Seção Maranhão (ABEN – MA) e o Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF).

Em sua fala, o vereador Wellington Sousa agradeceu a todos os profissionais que se dedicam a essa profissão e lembrou recente conquista do piso salarial para os enfermeiros. “Agora todos os profissionais de enfermagem serão remunerados de forma decente, com os devidos direitos. Por isso, parabenizo cada um que se dedica a essa profissão e deixo aqui meu apoio a todos”, finalizou.

A Mostra de Enfermagem iniciou na última segunda (15), e aconteceu durante toda a semana com uma programação diversa em toda a cidade. O Presidente da Casa, vereador Jorge Maru, falou da importância do evento e da satisfação em recebê-lo na Casa Legislativa Luminense. “São os profissionais da enfermagem, tanto enfermeiros como técnicos, que cuidam e prestam assistência direta ao paciente, então é uma honra poder fazer parte desta primeira mostra, que leva o reconhecimento pelo trabalho prestado de cada profissional”, concluiu o parlamentar.

Durante o momento, foram homenageados trabalhadores da área da saúde do município com mais tempo de serviço prestado, a senhora Lucilia Maria de Jesus e Celia Regina Dutra, que receberam das mãos da Secretaria de Saúde, Danielle Pereira, um certificado de honra ao mérito. Também receberam reconhecimento os coordenadores da gestão de saúde, a comissão organizadora do evento e todos os enfermeiros.

A secretaria de Saúde, Danielle Pereira, ressaltou a importância de cada profissional para uma saúde digna municipal e lembrou do momento de pandemia que foi vivenciada de forma mais intensa pelos profissionais da saúde. “Sabemos que recentemente passamos por um momento de pandemia e sem eles nos conseguiríamos enfrentar tudo que foi aquele momento. Perdemos muitos profissionais, e outros deixaram suas casas para cuidar se dedicar aos pacientes em hospitais, então nos temos a agradecer a cada um, e o nosso muito obrigada por tudo que fizeram e que fazem todos os dias por seus pacientes”, finalizou.

  • Thiago Azevedo
  • 19 de maio de 2023

Zé Doca no topo da Educação – Josinha recebe prêmio “Prefeita da Educação”

O encontro da educação com entrega da 2ª edição do prêmio Escola Digna e da 1ª edição do selo Prefeito (a) da Educação, aconteceu na manhã de hoje (19), no salão de eventos Zeca Belo, do Multicenter Sebrae em São Luís.

A prefeita Josinha Cunha recebeu a honraria de Selo Ouro na Educação ao lado da secretaria de educação Sônia Maria, na oportunidade, três escolas do programa Escola Digna foram contempladas, são elas; Diolinda Gusmão, Silvestre Rocha e Nagib Haickel, do povoado Ebenezia. As respectivas gestoras escolares estiveram presentes, um ato de reconhecimento e frutos de um trabalho de compromisso.

O evento teve as presenças do governador do estado Carlos Brandão, do vice-governador e secretário de estado da educação, Felipe Camarão e de várias lideranças de todos os segmentos do estado. O deputado federal Josimar Maranhãozinho, destacou a relevância desse reconhecimento. “Parabenizo aqui todos os prefeitos do PL, reconhecidos com o prêmio Escola Digna e com o selo Prefeito da Educação. Fico muito feliz em ver que nosso grupo tem feito um ótimo trabalho na educação.”

Ainda marcou presença a deputada estadual Fabiana Vilar, parceira da administração da prefeita Josinha Cunha, ela destacou as ações na educação no município. “O sentimento é de gratidão, essa conquista é fruto de um trabalho de parcerias e muito empenho.”

  • Thiago Azevedo
  • 19 de maio de 2023

Aluísio Mendes confirma Jorge Maru no comando do Republicanos em Paço do Lumiar


Presidente da Câmara Municipal seguirá na presidência do partido por mais dois anos

O presidente da Câmara Municipal de Paço do Lumiar, Antônio Jorge Lobato Ferreira – Jorge Maru, se manterá na presidência do Republicanos do município luminense até 2024, decidiu o deputado federal Aluísio Mendes, presidente estadual do partido, durante uma reunião realizada na tarde desta quinta-feira (18).

Além de confirmar a manutenção da direção municipal da legenda, o encontro também tratou sobre vários temas de interesse da cidade luminense.

Na visão de Aluísio, o chefe do Legislativo municipal tem boa interlocução e uma vasta experiência na política local, fatores que contribuíram para sua permanência à frente da sigla no município.

  • Thiago Azevedo
  • 19 de maio de 2023

‘Café com Notícias’ – Chaguinhas prega união de Câmaras pela efetivação de metropolização

‘Café com Notícias’ - Chaguinhas prega união de Câmaras pela efetivação de metropolização

O programa ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira (19), na TV Assembleia, exibiu conversa do vereador e vice-presidente da Câmara Municipal da capital, Francisco Chaguinhas (Podemos), com a jornalista Elda Borges sobre temas como o projeto de efetivação da metropolização da região de São Luís, que, segundo ele, agora sairá do papel. Para isso, ele defende a união dos legislativos municipais.

“A metropolização é um algo a mais na gestão dos municípios e são 13 cidades na Região Metropolitana de São Luís”, ressaltou o parlamentar, lembrando que a principal vocação de todos é o turismo, com espaço também para o comércio e a indústria.

“É importante para os municípios porque eles, unidos, vão buscar ações no atacado. No varejo, sozinhos, eles não rompem as barreiras. E é maior, tem o ‘efeito guarda-chuva’, amparando todos”, observou.

Segundo o vereador, entre passos a serem dados está o agrupamento dos vereadores dos municípios da Região Metropolitana. “Vamos dar esse fortalecimento’”, assinalou, dizendo que os parlamentares passarão a ser, também, vereadores metropolitanos.

Chaguinhas lembrou que foi secretário de Metropolização na gestão do então prefeito Tadeu Palácio, uma época em que ainda não havia sido aprovada, pela Assembleia, a Lei Complementar nº 174/2015 (originária do PL nº 004/2015, de autoria do Poder Legislativo, que dispõe sobre a instituição e gestão da Região Metropolitana da Grande São Luís).

O parlamentar também elencou obras que podem melhorar a vida da população nessas cidades, como a construção de um Hospital Metropolitano, e detalhou que o Maranhão tem outros polos metropolitanos a serem criados, caso de Imperatriz, Presidente Dutra e Bacabal.

Protocolo

O vereador falou, ainda, sobre o Protocolo da Parturiente, segundo o qual o atendimento na rede pública de saúde deverá garantir à gestante o direito de optar pelos procedimentos eletivos que lhe proporcionem mais conforto e bem-estar, incluindo uma sala de pré-parto, com procedimentos médicos para alívio da dor.

“É uma responsabilidade de todos. E o Protocolo da Parturiente é um universo muito grande de discussões nesse sentido de colocar em órbita o respeito, o acolhimento e o carinho”, afirmou.

O programa ‘Café com Notícias’, que tem produção da jornalista Márcia Macieira, é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

  • Thiago Azevedo
  • 19 de maio de 2023

Iracema Vale defende assistentes sociais e psicólogos nas escolas

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), reuniu-se, na tarde desta quinta-feira (18), com representantes do Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado Maranhão (Sasema) para discutir acerca da Lei nº 13.935/2019, que garante a presença de profissionais da Psicologia e do Serviço Social na rede pública de educação básica.

Na pauta, foram debatidas também propostas que garantam a regulamentação da lei federal no Parlamento Estadual. “Discutimos como contribuir na mediação do debate com o Governo do Maranhão e gestores municipais, a fim de que a lei seja implementada e cumprida no Estado”, enfatizou Iracema Vale.

Para a chefe do Legislativo maranhense, esses profissionais têm grandes contribuições para a educação. “A lei é resultado de uma conquista de 10 anos de luta pela inserção do Serviço Social e da Psicologia na educação brasileira. Ambos os campos têm vastas pesquisas e experiências que mostram sua eficiência em contribuir para o ensino”, enfatizou.

A presidente do Sasema, Conceição Amorim, esclareceu que, com a lei, os profissionais deverão desenvolver ações para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem com a participação da comunidade escolar, atuando na mediação das relações sociais e institucionais e considerando o projeto político-pedagógico das redes públicas de educação.

“Estamos tendo dificuldade com o cumprimento da lei no Maranhão e, por isso, estamos buscando dialogar com os Poderes e instituições para que sejam apresentadas soluções que garantam sua efetivação. Com o apoio da Assembleia Legislativa, temos o objetivo comum de atender com qualidade a necessidade da nossa população”, ressaltou a sindicalista.

Na reunião, também participaram do debate a diretora de Comunicação do Sasema, Eline Almeida; a secretária-geral, Ana Patrícia Rodrigues, a diretora de Formação, Benigna Almeida; além de representantes dos Conselhos Regionais de Serviço Social e de Psicologia.

  • Thiago Azevedo
  • 19 de maio de 2023

Álvaro Pires garante aumento salarial a agentes comunitários em SLZ

O vereador Álvaro Pires (PMN) atuou fortemente esta semana em favor dos agentes comunitários de Saúde e dos agentes de endemias.

Emenda de sua autoria ao Projeto de Lei nº 110/23, que garante aumento salarial de 8,2% aos servidores municipais de São Luís, inclui também as duas categorias no benefício.

Álvaro atuou ainda em parceria com o colega Pavão Filho (PDT) para garantir o reajuste também aos prestadores de serviço da Prefeitura de São Luís.

Com a emendas, o projeto volta agora para a sanção do prefeito Eduardo Braide (PSD).

Se as emendas não forem vetadas, os servidores já garantem o salário com aumento a partir do próximo dia 30

  • Thiago Azevedo
  • 19 de maio de 2023

OAB do Maranhão escolhe os seis advogados e advogadas que vão seguir na disputa do Quinto Constitucional

 

Ao longo de 3 horas e 30 minutos, os doze advogados e advogadas escolhidos no voto direto na disputa da vaga de desembargador do Quinto Constitucional do Tribunal de Justiça do Maranhão, fizeram suas apresentações aos conselheiros estaduais da OAB do Maranhão. E após responderem perguntas e apresentarem as justificativas para que fossem escolhidos, o Conselho se reuniu e decidiu por manter Ana Brandão, Josineile Pedroza, Lorena Saboya, Flávio Costa, Gabriel Ahid e Hugo Passos (cota racial) na disputa. Os seis agora vão ter seus nomes enviados a alta corte do judiciário maranhense.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A partir de agora faltam dois ritos, o próximo é a escolha dos desembargadores, que vão ouvir os seis causídicos e destes, três vão ser escolhidos e uma lista tríplice será enviada ao governador Carlos Brandão (PSB), que irá escolher o novo desembargador do TJMA.

Hugo Passos

Flávio Costa

Gabriel Ahid

Ana Brandão

Lorena Saboya

Josineile Pedroza