• Thiago Azevedo
  • 15 de maio de 2023

Presidente do Moto Club fala sobre Copa FMF, reforma de CT e fim de mandato

Yglésio Moyses, presidente do Moto Club.

o presidente do Moto Club, Yglésio Moyses, falou sobre as atividades do Moto Club para a sequência da temporada de 2023. Após ter sido vice-campeão maranhense, o Papão do Norte vai participar da Copa FMF, com o objetivo de conquistar uma vaga na Copa do Brasil e garantir calendário cheio para 2024.

De acordo com Yglésio Moyses, a ideia do Moto Club é contar com o treinador Marcinho Guerreiro, que levou o Papão do Norte à final do Estadual, na disputa da Copa FMF. O presidente rubro-negro revelou que teve uma conversa prévia com Marcinho, mas terá de esperar um pouco para bater o martelo, já que o técnico está fechado com o Timon para a disputa da Segundinha Maranhense.

“É decisão do Marcinho. Sabemos que o Marcinho gosta muito de treinar o Moto, tem um elo forte com a torcida. É a nossa opção preferencial de técnico, mas vai depender muito dele. Se ele verificar que o Timon é uma opção melhor para ele do que o Moto Club, tudo bem, a gente acredita que o profissional sempre deve ver o que é melhor para ele, mas nós temos interesse que ele venha para a Copa FMF. O Marcinho tem muita expertise nessas competições de tiro curto, funciona muito bem, então seria muito bom para o Moto. Se não for possível, vamos buscar outro profissional”, explicou Yglésio.

Outro ponto debatido por Yglésio Moyses foi a ampla reforma do CT Pereira dos Santos, que foi classificada como uma das prioridades de sua gestão como presidente do Moto Club. O mandatário pretende que o CT seja utilizado como concentração em véspera de jogos e dê um suporte maior para todas as categorias do futebol rubro-negro.

“Vamos começar, daqui a aproximadamente 15 dias, a reforma do CT Pereira do Santos. Vamos fazer o segundo campo, é mais um compromisso com a torcida que a gente vai cumprir nesse final de gestão. Queremos deixar esse legado do CT reformado para o Moto, com dignidade para os jogadores, acabando com essa história de jogador não poder concentrar no CT porque cai água dentro do quarto quando chove, entre outros absurdos. O segundo campo será importante para fazer revezamento com o campo principal e dar um maior atendimento às nossas categorias de base”, afirmou o presidente.

Além disso, Yglésio Moyses falou sobre o seu futuro no Moto Club. O presidente rubro-negro comunicou que não deve concorrer à reeleição e disse que quer deixar o clube de cabeça erguida após a reforma do CT Pereira dos Santos e a participação na Copa FMF.

“Meu mandato termina em novembro, e não tenho até o momento nenhuma pretensão de continuar como presidente. Só quero entregar o título da Copa FMF, com fé em Deus, entregar reforma do CT, porque esse foi o meu compromisso. Título nunca prometi entregar, prometi entregar o Moto Club mais organizado, com CT reformado, com categoria de base funcionando, com calendário maior para o ano que vem e um pouco menos de dívidas em relação ao período que recebi o clube”, declarou.

  • Thiago Azevedo
  • 15 de maio de 2023

Rota dos Guarás: novos caminhos para o desenvolvimento

 

De fato, não há desenvolvimento sem envolvimento e nem desempenho sem empenho. A entrega da Rota dos Guarás, que integra a MA-211, rodovia que dá acesso à ponte que interliga Central do Maranhão a Bequimão, é prova disso.

Quando eu ainda era vice-governador, ouvia os relatos dos sonhos de décadas dos moradores das cidades do nosso litoral ocidental.

Sonhos como o do seu Josino, um senhor de 72 anos, que viu realizado o seu antigo desejo de ver encurtadas em 70 km as distâncias entre as duas cidades. Hoje, a população completa um trajeto que passou a ser feito de forma direta, totalizando somente 37 km.

E isso significa muito para todos nós. A obra, com investimento na casa dos R$ 114 milhões, vai gerar ainda mais desenvolvimento para toda essa região.

O ministro Flávio Dino, quando governador, construiu a ponte sobre o rio Pericumã; faltavam então os importantes acessos rodoviários, que foram concluídos agora, em nossa gestão, com melhoria e pavimentação asfáltica de suas extensões.

Com a nova MA-211, os municípios beneficiados diretamente poderão ter acesso facilitado para a nossa capital, via Terminal do Cujupe, promovendo o crescimento econômico da região, que é relevante polo produtor de pescados, a exemplo dos municípios de Cururupu e Apicum-Açu. Mas tantos outros municípios também serão contemplados, como são os casos de Mirinzal, Guimarães, Cedral, Porto Rico, Serrano do Maranhão e Bacuri. São quase 150 mil pessoas alcançadas com a rodovia.

Isso sem contar as comunidades quilombolas que vivem em seu entorno e que verão os produtos que fornecem escoar com mais facilidade. Produção que vai além da agrária e da criação de animais para consumo próprio, tendo a oportunidade de manufaturar por meio do intercâmbio comercial com outros municípios. Agora, somamos também a produção de sorrisos e a satisfação de uma gente que sempre acreditou na concretização desse sonho.

Com toda esta infraestrutura pronta e entregue à população, nós vamos poder avançar em muitos outros aspectos dessa região. Ao rompermos o isolamento, também criamos novos caminhos para o desenvolvimento. O morador de Bequimão, Júnior Duarte, que também conversou comigo, me contou que antes do acesso por Central do Maranhão, se locomovia por Pinheiro.

Eu não tenho dúvidas de que as perspectivas, além do novo trajeto, também mudaram na vida do Júnior. E não foram somente as dele que se ampliaram. As perspectivas se transformaram para todos nós, com a nova MA-211.

Lado a lado, poderemos fortalecer o nosso turismo e os empreendimentos na área da produção de peixe – que é uma aptidão dessa região. Mas estes são apenas alguns exemplos.

Por todo o Maranhão, estamos traçando novos caminhos para o desenvolvimento. E vamos trilhá-los juntos.

  • Thiago Azevedo
  • 15 de maio de 2023

Atletas dizem que só fingiam participar de máfia e não sabiam que era crime

O zagueiro Victor Ramos, que estava na Portuguesa na época das investigações e hoje defende a Chapecoense, por exemplo, disse ao promotor que não sabia que conversar sobre apostas poderia configurar crime. O atleta é um dos réus no processo e possui várias mensagens trocadas com a quadrilha.

Saiba mais em : https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2023/05/15/atletas-envolvidos-em-mafia-de-apostas-dizem-que-nao-sabiam-que-era-crime.htm

  • Thiago Azevedo
  • 15 de maio de 2023

Lula sanciona o piso da enfermagem e novos valores já entraram em vigor


O presidente Lula sancionou a Lei que garante R$ 7 bilhões e 300 milhões para o pagamento do piso nacional da enfermagem. A medida está publicada no Diário Oficial da União, da última sexta-feira (12), quando se comemora o Dia Internacional da Enfermagem.

O projeto de lei foi aprovado no final de abril, durante a sessão conjunta do Congresso Nacional. E autoriza o repasse de recursos do Fundo Nacional de Saúde para estados e municípios pra garantir o pagamento.

A lei que estabeleceu o piso foi sancionada em 5 de agosto do ano passado. No entanto, na época a medida foi suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF) até que fossem feitos cálculos sobre o financiamento da medida.

Com o novo piso, a previsão é que enfermeiros recebam pelo menos R$ 4.750 por mês; técnicos de enfermagem, R$ 3.325; e auxiliares de enfermagem e parteiras, R$ 2.375.

Segundo o Conselho Federal de Enfermagem, no país, existem atualmente 2 milhões e 800 mil profissionais do setor, entre enfermeiros, auxiliares de enfermagem e técnicos de enfermagem. Já parteiras, são cerca de 60 mil. Elas ajudam em 450 mil partos por ano, sendo 20% na área rural, percentual chega ao dobro no Norte e Nordeste.

A lei entra em vigor na data da publicação, ou seja, já está valendo.

  • Thiago Azevedo
  • 15 de maio de 2023

Vereadora Alzerina Maia distribui cestas básicas em comemoração ao Dia das Mães em Morros


A presidente da Câmara Municipal de Morros, a vereadora Alzerina Maia, promoveu uma ação de distribuição de cestas básicas em comemoração ao dia das mães em Morros. A iniciativa teve como objetivo auxiliar as famílias em situação de vulnerabilidade econômica e social na região.

A vereadora Alzerina Maia enfatizou a importância da ação para ajudar as famílias. “A distribuição dessas cestas básicas é uma forma de homenagem às mães que, mesmo diante de tantas dificuldades, lutam diariamente para manter suas famílias unidas”, disse.

A ação também contou com a participação de voluntários e colaboradores que se juntaram à vereadora Alzerina Maia para realizar a entrega das cestas. O gesto foi muito bem recebido pelas mães morruenses, que agradeceram a ajuda em um momento tão difícil.

A iniciativa da vereadora Alzerina Maia reforça a importância do papel do poder público em promover ações que visem a melhoria das condições de vida das pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social, e demonstra a sua preocupação e comprometimento com a comunidade local.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 13 de maio de 2023

Jorge Maru diz que Paula Azevedo vai deixar sucessor para continuar seu trabalho em Paço do Lumiar

Em solenidade no Alto Paranã I, o presidente da Câmara disse ainda que a entrega dos 139 títulos de propriedade representa a garantia jurídica do imóvel para o cidadão luminense

Ao discursar neste sábado (13), durante a solenidade de entrega dos 139 títulos de propriedade de terra a famílias das comunidades Alto Paranã I e II, o presidente da Câmara Municipal de Paço do Lumiar (CMPL), Jorge Maru (Republicanos) disse que a prefeita Paula Azevedo (PCdoB) encerrará o mandato no dia 31 de dezembro de 2024, mas vai deixar seu sucessor para dar continuidade ao seu trabalho.

“Dizer a todos que vamos continuar avançando, como já foi falado pela prefeita, que encerrará seu mandato no dia 31 de dezembro de 2024, mas ela vai deixar aqui o seu sucessor, em nome de Jesus, que vai dar continuidade ao trabalho dela”, declarou.

Regularização é garantia jurídica

O chefe do Legislativo luminense também comentou sobre a importância da entrega dos 139 títulos de propriedade de terra a famílias das comunidades Alto Paranã I e II. Em seu pronunciamento, Maru afirmou que além de gerar emprego e renda, a regularização fundiária é uma garantia jurídica que proporciona aos beneficiários a possibilidade de buscar um financiamento para melhorias dos seus imóveis.

“A questão da regularização fundiária, como já foi tratado e falado, pode proporcionar às pessoas do Alto Paranã I e III, que estão recebendo hoje os 139 títulos de posse, a garantia jurídica do seu imóvel, com a possibilidade de buscar um financiamento para melhorias das edificações. Além disso, é algo que gera emprego e renda. Estamos todos de parabéns, em especial, a prefeita que tem esse compromisso com essa política pública”, frisou.

Prefeita é referência no Maranhão

Maru falou ainda sobre as ações de governo que estão sendo implementadas por Paula Azevedo no município. De acordo com o parlamentar, a prefeita hoje é referência a nível de estado porque vem trabalhando com políticas públicas voltadas para a infraestrutura, educação, saúde, social, dentre outras áreas.

“Nós já passamos por tanta coisa aqui, mas, hoje, graças a Deus, temos o orgulho de estar no município que tem trabalho, pois é muito ruim para o vereador atuar numa cidade que se pede alguma coisa, mas, não tem e a gente acaba ficando ‘entre a cruz e a espada’, mas hoje nós temos referência”, disse.

“Prefeita, a senhora é referência hoje a nível de estado porque tem trabalho, tem política pública voltada para a infraestrutura, educação, saúde, social, enfim, a senhora não deixa nada a desejar. Por isso, nós estamos trabalhando nessa parceria institucional, com um trabalho harmônico que funciona entre a Prefeitura e a Câmara”, completou.

Parabenizando as mães luminenses

O presidente da Câmara encerrou o discurso antecipando mensagem a todas as mães luminenses pela passagem do Dia das Mães, data que será comemorada neste domingo, dia 14 de maio (segundo domingo do mês).

“Eu quero cumprimentar todas as mães aqui presentes nas pessoas da prefeita Paula, da Dra. Jéssica, além de uma moradora desta rua, a dona Adriana Vale. Meus parabéns pelo dia de amanhã, porque vocês são amor, alegria e aconchego! Parabéns a todas as mães desse município, do Maranhão e do Brasil”, concluiu.

Márcio Jerry brinca com Jorge Maru

Antes do discurso do chefe do Legislativo, o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB), fez questão de falar da sua relação com Maru. De acordo com o deputado, os dois possuem algo em comum que, segundo ele, é uma coisa importante e rara: a torcida pelos mesmos times.

“Eu atrapalhei o cerimonial porque vou ser coautor desse anúncio. É, por que, olhe pra mim e pro Jorge que vocês vão ver uma coisa muito importante e rara: nós somos, ambos, torcedores do Fluminense e do MAC”, brincou Márcio Jerry.

Momento único na história da cidade

Acompanhada de todo o seu secretariado e assessores, a prefeita Paula Azevedo encerrou a solenidade com um discurso onde destacou o momento único na história da cidade. Segundo ela, a expectativa da gestão municipal é entregar mais de 4 mil títulos de propriedade até o final de sua gestão.

“Esse é um momento único na história da nossa cidade. Estamos entregando hoje 139 títulos de propriedade de terra; somando já 3 mil entregues na gestão. E nossa expectativa é passar dos 4 mil títulos, antes que eu deixe a administração no ano que vem”, destacou a prefeita, agradecendo pelo trabalho e determinação da equipe da Regularização Fundiária do Município, e pela parceria do cartório de registro de imóveis de Paço do Lumiar, na pessoa de Felipe Truccolo, presente à solenidade.

Quem mais participou?

A solenidade, realizada na Rua 05, do Alto Paranã I, entre 9h e 11h30, contou com a presença do deputado Rodrigo Lago (PCdoB); da coordenadora do Programa de Regularização Fundiária, Jéssica Arruda; dos vereadores Inácio, Vanusa, Mauro Multibancos e Fernandinho. O ato também teve a participação dos ex-vereadores Wagner Sousa e Zé Gomes, que foi presidente da Câmara, além de lideranças comunitárias municipais.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 13 de maio de 2023

Liderança comunitária Daniel Rodrigues é cogitado como opção para processo de escolha de Conselheiros Tutelares


O deputado estadual Yglesio Moyses se reuniu na noite deste sábado (13) com a liderança comunitária Daniel Rodrigues, do polo Cohatrac/Cohab, para discutir a possibilidade de Rodrigues como opção para o processo de escolha de Conselheiros Tutelares de 2023.

Durante o encontro, que aconteceu o deputado destacou a importância da participação da comunidade na escolha dos conselheiros tutelares, que são responsáveis por zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Já Daniel Rodrigues, que é líder comunitário há mais de 10 anos, destacou sua experiência como Conselheiro Tutelar e como a atividade é fundamental para a proteção dos direitos das crianças e adolescentes.

O processo de escolha dos Conselheiros Tutelares é realizado a cada quatro anos e é aberto a qualquer cidadão que atenda aos requisitos exigidos, como ter mais de 21 anos, ensino médio completo e experiência em trabalho com crianças e adolescentes. A escolha é feita por meio de votação direta da população de cada área da Capital São Luís.

O encontro entre o deputado Yglesio e a liderança comunitária Daniel Rodrigues demonstra a importância da participação política e da mobilização da sociedade civil na escolha dos Conselheiros Tutelares. A atuação desses conselheiros é fundamental em situação de vulnerabilidade, e a escolha dos melhores candidatos é uma responsabilidade de todos os cidadãos.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 12 de maio de 2023

Barão de Grajaú: Se agrava situação das estradas vicinais com as fortes chuvas


Se agrava a situação das estradas vicinais do município de Barão do Grajaú com a chegada do intenso período chuvoso.

Este é um velho problema que afeta as comunidades rurais da cidade e que o poder executivo não tem tomado a devida providencia, o que resulta em diversos transtornos para a população.

A estrada que liga a comunidade do Baixão à cidade. Segundo o morador há cerca de dois anos ela não recebe uma manutenção: “A estrada tem trazido muita dor de cabeça e riscos para todos nós moradores da localidade” disse o morador indignado com a situação.
Segundo informações obtidas pelo site, os moradores tiveram que se organizar por conta própria e reformar a estrada que dá acesso as comunidades, e a situação é a mesma; a medida paliativa realizada pela população já não surte efeito e as dificuldades no tráfego são constantes.

As estradas vicinais são de responsabilidade da prefeitura e deveriam propiciar melhores condições para assegurar o livre deslocamento da população rural, entre diversas atividades sócio-econômicas da cidade. Mas infelizmente é lamentável o estado em que se encontram as estradas e pontes vicinais. A cidade é comandada por Claudime Araujo Lima.

  • Thiago Azevedo
  • 12 de maio de 2023

Deputado Yglésio sugere mudanças no PL das Fake News em tramitação na Câmara Federal

Deputado Yglésio sugere mudanças no PL das Fake News em tramitação na Câmara Federal

Yglésio Moysés faz pronunciamento na tribuna da Assembleia, onde fez críticas ao PL das Fake News

O deputado Yglésio Moysés (PSB) defendeu, na sessão plenária desta quinta-feira (11), mudanças no Projeto de Lei das Fake News, em tramitação na Câmara dos Deputados.

“Não é um projeto de censura total, mas dá ao Executivo o poder de regular o que é Fake News e o que não é. Não dá para entregar a um governo a capacidade de dizer o que é verdade e o que é mentira, pois os conceitos estão em modelação e modulação constantes”, argumentou Yglésio.

O parlamentar afirmou que defende que seja uma regulação para remover conteúdos impróprios, sobre os quais varas digitais especializadas decidiriam o que deve ser retirado das plataformas. “Mas não, porque o que se quer é criar um órgão executivo de regulação. Isso remonta à obra 1984, de George Orwell. A figura do grande irmão, do grande olho, daquele que tudo vê e controla tudo que pode ser dito”, salientou.

Hospital da Criança

Também em seu pronunciamento, o parlamentar sugeriu mudanças urgentes no Hospital da Criança. “A reforma está naquele limiar do feito com o mal feito. A gente questiona alguns aspectos da condução da obra. Basculantes com problemas, só um pouquinho de revestimento nos banheiros, o que já indica que isso vai causar infiltração. A situação está muito ruim. É preciso que se faça algo urgente para melhorar”, denunciou.

Ele também criticou declarações feitas pelo presidente Lula, as quais considerou preconceituosas, como as suas falas relacionadas às pessoas banguelas e com deficiência intelectual.

 

  • Thiago Azevedo
  • 12 de maio de 2023

Sessão solene homenageia 30 anos de fundação da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias

82f94b8e4d5e2a5173d0fa5ffd9515ec.jpg

A Assembleia Legislativa do Maranhão homenageou os 30 anos de fundação da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias (APMGD), em sessão solene nesta quinta-feira (11), no Plenário Nagib Haickel. A solenidade foi proposta pelo deputado Wellington do Curso (PSC) e reuniu representantes das forças de segurança do estado e outras autoridades.

Na ocasião, Wellington afirmou que durante toda a sua trajetória como parlamentar, sempre defendeu a valorização da Polícia Militar do Maranhão. “Essa justa homenagem à Academia chama atenção para a relevância dos briosos oficiais que temos na Polícia Militar do Maranhão. Hoje, estamos com o coração cheio de alegria em receber oficiais da Polícia Militar nesses 30 anos da Academia”, assinalou o autor do requerimento.

O vice-presidente da Alema, deputado Rodrigo Lago (PCdoB), que conduziu os trabalhos na abertura da sessão solene, também parabenizou a Academia pelos 30 anos de existência. “Nós vivemos um momento importante na segurança pública do nosso estado, com uma evolução todos os anos na diminuição dos índices de criminalidade, graças especialmente à nossa Polícia Militar”, completou.

Representando o governador Carlos Brandão, o secretário de Estado da Segurança Pública, Maurício Martins, reconheceu a importância da Academia para a segurança pública do Maranhão. “É uma Academia que tem prestado relevantes serviços à população do estado, já formou inúmeras turmas de oficiais, todos competentes, trabalhadores e que vêm, ao longo dos anos, trabalhando em defesa da sociedade maranhense”, afirmou. 

d553749858e9d1db67d75ba1f7a54ed1.jpg

Formação 

Egresso da segunda turma da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias, o comandante-geral da PMMA, coronel Emerson Bezerra, salientou que a criação da instituição foi um marco na história da Polícia Militar do Maranhão. “Ao longo desses 30 anos, nós colhemos os frutos. Temos bons comandantes, bons líderes e eu, no caso, sou prova disso. Sou da segunda turma do Curso de Formação de Oficiais, ingressei em 1994, e hoje estou na condição de comandante-geral da Polícia Militar do Maranhão”, declarou.

O comandante da APMGD, tenente-coronel Everaldo Santos, afirmou que a Academia surgiu na Casa do Povo, com a aprovação da lei que a instituiu. “Em todos os órgãos existe representação desses oficiais, no Legislativo, Judiciário e Executivo, e isso é um grande orgulho para a instituição. Hoje, retornamos para a Assembleia para agradecer e reconhecer os serviços prestados pela Academia, que foi criada por esta Casa com a aprovação da lei”, disse. 

Dney Justino

327bb14dd2c019017cabc13e83bda2d9.jpg

Fundação 

Fundada em 1993, a APMGD, em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), já formou 830 oficiais combatentes, por meio do Curso de Formação de Oficiais (CFO) ofertado pela universidade. Destes, 786 são do Maranhão; 25 do Piauí; cinco do Acre; quatro do Ceará; e dez de Sergipe, diplomados como bacharéis em Segurança Pública. 

Atualmente, a APMGD possui o efetivo de 154 cadetes, sendo 51 do CFO III, 52 do CFO II e 51 do CFO. Além de formar novos oficiais, a APMGD desenvolve o curso de especialização em Gestão de Segurança Pública, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), tendo conferido a titulação de especialista a 202 capitães.

Outra atribuição da Academia é a habilitação das praças ao ingresso nos Quadros de Oficiais da Administração e Especialistas, conferida através da realização do Curso de Habilitação de Oficiais da Administração e Especialistas. 

55909e771b50992731b0586dc19eec61.jpg