• Thiago Azevedo
  • 19 de abril de 2023

Pela 1ª vez, servidores da Câmara de São Luís terão plano de cargos, carreiras e salários

 

A Câmara Municipal de São Luís, por meio da Resolução Administrativa n.º 067/2023, instituiu a comissão interdisciplinar para estudo e elaboração da proposta do novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores públicos estatutários do Poder Legislativo. O documento foi publicado na edição dessa segunda-feira, 17, no Diário Oficial do Município (DOM).
A comissão será composta por membros da Câmara Municipal lotados na Procuradoria Geral; Controladoria Geral; Secretaria Financeira; Diretoria Administrativa; Recursos Humanos; Mesa Diretora, além de servidores efetivos e regulares.

Ainda segundo o documento, o prazo para conclusão dos trabalhos com a apresentação da proposta será de três meses, podendo ser prorrogado, conforme necessidade da comissão.
Resolução

Primeira vez na história

De acordo com um levantamento realizado pela Diretoria de Comunicação, essa será a primeira vez que a Câmara inicia um processo de implantação dos planos de cargos e salários dos servidores efetivos, visando valorizar a carreira do funcionalismo municipal no âmbito do Legislativo.

A valorização ao servidor, que marcou inclusive algumas ações dos primeiros 100 dias de gestão na Câmara de São Luís, foi uma das principais promessas da Mesa Diretora empossada no dia 1º de janeiro para um mandato de dois anos.

  • Thiago Azevedo
  • 19 de abril de 2023

Prefeitura de Paço inicia recuperação da Avenida Chico Mendes

Dentro do cronograma de execução do Programa municipal de recuperação de vias públicas, a prefeitura de Paço do Lumiar iniciou esta semana as obras de restauração da avenida Chico Mendes, principal acesso ao conjunto residencial Cidade Verde 1. Cerca de 300 metros da avenida, hoje intrafegáveis, além de recuperados, receberão nova pavimentação em bloquetes de concreto.
“A Chico Mendes foi entregue, junto com as casas do conjunto Cidade Verde 1, pela construtora do Residencial, há mais ou menos seis anos, e ao longo desse período a avenida sofreu um desgaste natural do pavimento”, explica o secretário de Infraestrutura e Urbanismo de Paço do Lumiar, Walburg Neto. “A situação também foi agravada devido ao lençol freático da região estar bem próximo à superfície, e essa umidade acabou sacrificando a base e sub-base, camadas subterrâneas sobrepostas ao pavimento asfáltico da avenida”, acrescenta.
“Sensível aos problemas enfrentados pelos moradores do bairro, a prefeita Paula Azevedo incluiu a avenida no programa de recuperação das vias públicas de Paço e autorizou a SEMIU a fazer a recuperação dos trechos danificados na Chico Mendes, como também a trocar o pavimento em asfalto por bloquetes, o que vai melhorar sensivelmente as condições de trafegabilidade, além de facilitar a manutenção da via quando for necessário”, reforça Walburg.
Os trabalhos de recuperação da Avenida Chico Mendes foram iniciados na manhã desta terça-feira, 18. Na primeira etapa dos serviços, será retirado todo o asfalto dos trechos danificados da avenida. Em seguida, vai ser aplicado sobre a via uma camada de material laterítico, um composto à base de piçarra e pedras. “Após a acomodação desse material no pavimento, colocaremos a camada de areia e posteriormente faremos a colocação dos bloquetes”, volta a explicar Walburg Neto.
Outros serviços
Além da restauração do pavimento nos trechos críticos, as obras de recuperação da Avenida Chico Mendes, no residencial Cidade Verde 1, incluem também a melhoria do sistema de drenagem profunda de águas pluviais. Paralelo aos serviços de recuperação do pavimento, a prefeitura de Paço do Lumiar vai fazer a desobstrução das galerias e das conhecidas bocas-de-lobo, aberturas instaladas junto ao meio-fio das calçadas, para fazer o escoamento das águas das chuvas.
“O sistema de drenagem pluvial do Cidade Verde, infelizmente, não está funcionando. Com as obras de desobstrução das galerias iremos recuperar a capacidade de vazão das águas das chuvas e evitar a ocorrência de alagamentos na avenida”, concluiu o secretário de Infraestrutura e Urbanismo de Paço do Lumiar, Walburg Neto.

  • Thiago Azevedo
  • 18 de abril de 2023

Luto: Morre Vereador Miércio


O vereador de Paço do Lumiar, Miércio Martins, acaba de falecer no Hospital São Domingos.

Miércio lutava contra um câncer, há algum tempo.
Miércio Martins, tinha 41 anos, era filiado ao Avante, natural de São Luís, foi realizando políticas públicas em Paço do Lumiar que o atuante vereador se elegeu com 702 votos. Miércio estava em seu primeiro mandato.

  • Thiago Azevedo
  • 18 de abril de 2023

Deputado Yglesio e Camyla Jansen juntos em busca por ações ao município de Cajari

O deputado estadual Dr. Yglésio (PSB), esteve hoje (18), na Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) e na Defesa Civil, para cobrar ações em relação ao município de Cajari, atendendo a pedido da ex-prefeita Camyla Jansen e seu grupo politico, o deputado apresentou as principais demandas do município, que enfrenta problemas de infraestrutura e agravado com as fortes chuvas que tem atingido o município.

Durante a reunião na Sinfra, Yglésio Moyses solicitou a execução de obras para a recuperação da MA que liga Cajari a outros municípios da região. Segundo ele, é fundamental garantir a mobilidade e a segurança dos moradores e dos produtores rurais, que têm dificuldades para escoar suas produções.

Já na Defesa Civil, Yglésio Moyses cobrou ações para prevenção e combate às enchentes que têm afetado a cidade nos últimos anos. Segundo ele, é preciso que o órgão esteja preparado para atuar em situações de emergência e garantir a segurança dos moradores.

O deputado ressaltou a importância da atuação de Camyla e seu grupo na defesa dos interesses da população e na cobrança por políticas públicas efetivas. “É preciso que os gestores públicos estejam atentos às necessidades da população e adotem medidas concretas para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirmou Yglesio.

O apoio do grupo político da ex-prefeita Camyla Jansen tem sido um fator determinante para a resolução dos problemas no município nesse momento de extrema vulnerabilidade, Camyla é uma liderança influente na região e tem defendido a necessidade de investimentos em infraestrutura para garantir o desenvolvimento de Cajari e dos municípios vizinhos, seu grupo já distribuiu milhares de cestas básicas, materiais de higiene pessoal e roupas para as pessoas vitimas das enchentes.

A visita de Yglésio Moyses à Sinfra e à Defesa Civil reforça a importância da atuação conjunta entre os poderes públicos e a sociedade civil na busca por soluções para os problemas enfrentados pelos municípios. A partir das demandas apresentadas pelo deputado, espera-se que a Sinfra e a Defesa Civil possam adotar as medidas necessárias para melhorar a qualidade de vida dos moradores de Cajari e garantir o desenvolvimento da região.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 18 de abril de 2023

Deputado Yglésio defende melhorias urgentes para o Hospital da Criança de São Luís

O deputado Yglésio Moysés (PSB) fez um apelo, na sessão plenária desta terça-feira (18), para que o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, adote medidas urgentes para a melhoria do atendimento no Hospital da Criança. Em seu discurso, ele comentou a notícia referente a uma criança indígena, de dez meses, que teve atendimento negado no Hospital da Criança e que acabou morrendo ao chegar à UPA do Araçagi.

“Isso aconteceu por causa da superlotação do Hospital da Criança. A Prefeitura precisa rever de forma urgente esse hospital. Não foi só essa criança que morreu. Todos os dias têm crianças morrendo naquela unidade por falta de medicamento, por falta de oxigênio”, frisou.

Yglésio fez apelo para que o prefeito de São Luís também conclua logo a obra de reforma do prédio. “Mas não vai acabar o problema porque, quando abrir lá mais cento e poucos leitos, os municípios do interior vão continuar mandando crianças doentes em estado terminal. Vai abrir mais 100 leitos, vai aumentar o custeio e vai continuar o problema porque a gente continua não agindo na base”, enfatizou.

Para o deputado, estes problemas vêm se repetindo há anos. “Não vai terminar o problema agora. Nós temos que partir para ação e ter sempre o cuidado de encaminhar as coisas, mas com base em diálogos, debates sérios e com a disposição de quem quer realmente entender para poder resolver os problemas”, concluiu.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 18 de abril de 2023

Iracema Vale reitera apoio a Bacabal durante solenidade de aniversário do município

Durante o ato festivo, foi realizada entrega de auxílio emergencial a famílias vítimas das fortes chuvas que atingiram a região nos últimos meses. A ação integra o projeto “Mão Amiga”

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, ontem, segunda-feira (17), da solenidade em comemoração aos 103 anos de emancipação política do município de Bacabal. No evento, comandado pelo prefeito da cidade, Edvan Brandão (PDT), a parlamentar reiterou apoio ao município visando ao seu desenvolvimento.

“Bacabal tem três fortes representantes no Parlamento Estadual, que lutam constantemente para honrar seu povo naquela Casa. E eu quero reafirmar aqui que o município pode contar com a presidência da Assembleia para continuar crescendo e prosperando”, afirmou Iracema Vale.

O ato, que também contou com a presença dos deputados estaduais Davi Brandão (PSB) e Roberto Costa (MDB), iniciou com o hasteamento das bandeiras do Brasil, Maranhão e Bacabal, além da execução do Hino Nacional, do Estado e do município, sob o comando da Banda Santa Cecília. Em seguida, foram feitas as bênçãos ecumênicas e servido um café da manhã para os bacabalenses.

Projeto Mão Amiga

Na ocasião, também foi exibido um vídeo institucional que apresentou as ações do projeto “Mão Amiga”, promovido pela Prefeitura de Bacabal. Com recursos próprios do município, a iniciativa consiste na promoção de ações emergenciais destinadas às famílias em situação de vulnerabilidade social, vítimas das chuvas intensas que atingiram a região.

Segundo o prefeito Edvan Brandão, um auxílio de R$ 1.000 será dado às famílias desalojadas, pago em duas parcelas. “Faço isso com muito orgulho porque sei o quanto será importante para cada família. É uma ação inédita, custeada totalmente pelo município de Bacabal”, enfatizou.

  • Thiago Azevedo
  • 18 de abril de 2023

Câmara de São Luís entrega mais de mil cestas básicas para servidores

Nesta segunda-feira (17), a Câmara de São Luís realizou mais uma ação de valorização dos servidores da Casa, com a entrega de mil cestas básicas, que também foram distribuídas para moradores do entorno.

A ação integra um calendário de valorização alusivo à Páscoa. No início do mês de abril, também foram entregues 2 toneladas de peixes aos servidores.

Para o presidente Francisco Chaguinhas (Podemos), a ação marca um tempo de prosperidade e esperança.

“Bons tempos serão colhidos nesta Casa, neste mandado, com o presidente licenciado Paulo Victor e também com a minha presidência neste momento. Estamos zelando pelos nossos trabalhadores. São muitos anos de esquecimento, mas tudo vai melhorar a partir de agora”, destacou.

Antônio Garcez (Agir), que também participou da entrega dos alimentos, parabenizou os servidores pelos serviços prestados à Câmara de São Luís. “Estamos aqui para parabenizar a todos os trabalhadores desta Casa. Pequenas ações como essas são para valorizar quem está, dia após dia, trabalhando conosco”, disse.

Edson Gaguinho (União Brasil) também enfatizou que a medida é uma forma concreta de reconhecer e valorizar o esforço do corpo de servidores que fazem a Câmara de São Luís funcionar. “Nosso compromisso com o bem-estar dos servidores vai além das relações de trabalho e é assim que vamos continuar”, pontuou.

Pavão Filho (PDT), que também participou da entrega das cestas, afirmou que a entrega das cestas também é um exercício cristão de reconhecimento. “É fortalecer a solidariedade, o respeito e o reconhecimento ao esforço de cada um. Que possamos continuar unidos para trabalhar, juntos, cada vez mais pela nossa cidade”, disse.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 18 de abril de 2023

SÃO LUÍS – MPMA formaliza aquisição de prédio dos Correios


Foi assinado, na manhã desta segunda-feira, 17, o documento que formaliza a aquisição do prédio da Agência Central da Empresa de Correios e Telégrafos, em São Luís, pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA). O documento foi assinado pelo procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, e pelo diretor administrativo dos Correios, Rorício Vasconcelos.

O novo prédio, localizado na Praça João Lisboa, abrigará Promotorias de Justiça de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência, Ouvidoria, além de outras unidades ministeriais. O objetivo da aquisição é descentralizar o atendimento do MPMA, além de contribuir para revitalizar a área do centro histórico de São Luís.

O procurador-geral de justiça ressaltou a importância do novo prédio assumido pelo Ministério Público. Para Eduardo Nicolau, a aquisição é mais um passo no sentido de aproximar a instituição da população maranhense, em especial dos mais carentes, além de contribuir para o cuidado com o patrimônio histórico e artístico da capital maranhense.

“Vamos colocar nossos promotores de justiça próximos ao cidadão mais carente, que precisa ser cuidado, em um local de fácil acesso a todos. Além disso, o Ministério Público assume o compromisso de cuidar, também, daquele prédio, que é parte importante da história de nossa cidade”, afirmou.

O prédio dos Correios que está sendo adquirido pelo Ministério Público do Maranhão tem a assinatura do arquiteto Raphael Galvão, que integrou, em 1947, a equipe responsável pelo projeto arquitetônico do Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, no Rio de Janeiro.

Sobre o prédio dos Correios em São Luís, o arquiteto, destacou a simplicidade arquitetônica e a sua fácil construção. O projeto original foi modificado anos mais tarde, com alterações como ocupação do terraço, redução de vãos sobre a marquise e construção de um prédio anexo.

Durante a cerimônia, Eduardo Nicolau também anunciou que os Correios continuarão com um espaço no prédio, onde funcionará uma agência para atender à população.

MUDANÇAS

Rorício Vasconcelos explicou que a alienação do prédio central em São Luís é resultado de um movimento econômico no qual os Correios transportam cada vez mais cargas e encomendas e menos correspondências. Com isso, o prédio apresenta uma série de limitações, como a impossibilidade de acesso de caminhões pesados.

O diretor administrativo explicou que a empresa tinha a preocupação de que o edifício continuasse a atender à população mais carente, tendo encontrado no trabalho desenvolvido pelo Ministério Público do Maranhão a resposta para essa necessidade.

O executivo explicou, ainda, que a empresa foi retirada do plano de privatizações do governo federal e está passando por um processo de recuperação de sua credibilidade e função social, sendo a única instituição presente em todos os municípios brasileiros. Rorício Vasconcelos anunciou uma série de investimentos após um período de sucateamento dos Correios, que, apenas no Maranhão, chegarão a mais de R$ 80 milhões.

Representando a Assembleia Legislativa do Maranhão, o deputado Arnaldo Melo lembrou a preocupação dos parlamentares quando o Legislativo deixou a sua antiga sede, na Rua do Egito, a respeito da destinação do edifício, que hoje pertence ao Tribunal de Justiça. “Hoje temos a mesma alegria ao ver o Ministério Público chegando à Praça João Lisboa, espaço importante na história política maranhense”, comemorou.

A corregedora-geral do MPMA, Themis Pacheco de Carvalho, parabenizou a instituição pela iniciativa, ressaltando que as instituições públicas precisam ocupar o centro da cidade, não deixando-o abandonado. A procuradora de justiça também defendeu a proximidade com a população. “A presença do promotor de justiça tem que ser física, olhando no olho do cidadão”, enfatizou.

O defensor público-geral, Gabriel Santana Furtado Soares, parabenizou o Ministério Público do Maranhão pelo momento vivido e destacou a convivência harmoniosa e de grande aprendizado entre as instituições. Para ele, o procurador-geral de justiça Eduardo Nicolau é um exemplo de empreendedor público e o lucro desse trabalho é medido pelo impacto social gerado na vida da população maranhense.

O procurador-geral do Estado, Rodrigo Maia, também destacou os dois aspectos importantes da aquisição do prédio dos Correios pelo Ministério Público: a ampliação dos serviços à sociedade e a ocupação e resgate do centro histórico. Para Maia, esta nova sede será um importante espaço, onde a população maranhense será bem atendida.

O vice-presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem), Reinaldo Campos Castro Júnior, também enfatizou a necessidade de uma visão empreendedora para que o Ministério Público possa exercer o seu papel de defensor da sociedade. Para ele, essa aquisição é uma importante conquista para a instituição e para a sociedade.

Por fim, a subprocuradora-geral de justiça para Assuntos Administrativos, Regina Maria da Costa Leite, lembrou com felicidade que frequentou o prédio da Praça João Lisboa ainda criança, pois seu pai foi servidor da Empresa de Correios e Telégrafos. A procuradora de justiça parabenizou a instituição e reforçou a importância da nova sede no atendimento à população.

  • Thiago Azevedo
  • 18 de abril de 2023

Secretaria Municipal de Saúde de Paço do Lumiar esclarece acerca de casos suspeitos de meningite

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Vigilância em
Saúde, vem esclarecer acerca de dois casos suspeitos de meningite de pessoas residentes em Paço do Lumiar, que foram notificados recentemente.

Ambos os casos já foram DESCARTADOS pelas fontes notificadoras, por meio de exames laboratoriais, excluindo, assim, a possibilidade de um caso positivo. Em relação ao caso 1, a criança suspeita não passou por atendimento em nossas unidades de saúde, mas foi atendida por uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de outro município, na qual referenciou o paciente a um Hospital de São Luís, onde segue internado.

E assim que a Secretaria recebeu a informação da suspeita de diagnóstico, a equipe da Vigilância em Saúde de Paço do Lumiar deu início a todas as investigações e intervenções necessárias em relação ao caso, e segue monitorando e dando suporte à família.

Em relação ao Caso 2, que deu entrada também como suspeita em uma UPA de outro município, o setor de Vigilância da Secretaria Municipal de Saúde de Paço do Lumiar também foi informado que a suspeita foi descartada, e o paciente segue sendo monitorado.

A Secretaria Municipal de Saúde reitera que sempre esteve vigilante diante
de casos suspeitos de agravos de notificação imediata e reforça a todos que a
melhor prevenção continua sendo a vacinação.

Atenciosamente,
SEMUS / Prefeitura de Paço do Lumiar

  • Thiago Azevedo
  • 17 de abril de 2023

Palestra de combate ao Bullying é ministrada em escola de Paço do Lumiar


Na manhã da última sexta-feira (14), a UEB Vereador José Ribamar Coelho, no bairro Pau Deitado, recebeu a palestra “Diga Não ao Bullying e à Violência Escolar”, ministrada para os alunos do 3°, 4° e 5° ano. A palestra foi ministrada por Rosianne Silva de Jesus, coordenadora da Divisão de Diversidades Educacionais da SEMED.
A temática foi desenvolvida no pátio da escola de acordo com as informações repassadas pela coordenadora da Divisão de Diversidades Educacionais. “A gestora da escola encaminhou ofício relatando alguns casos de Bullying que estavam ocorrendo na escola”, disse Rosianne.
A Divisão de Diversidades Educacionais da SEMED, montou uma palestra abordando os vários tipos de violência que podem ocorrer no ambiente escolar, com informações específicas sobre legislação, e sobre as causas e consequências do Bullying, o Cyberbullying.
“O Bullying, por exemplo, trata-se de intimidação sistêmica, quando há violência física e psicológica em atos de humilhação ou discriminação. Também inclui ataques físicos, insultos, ameaças, comentários e apelidos pejorativos”, explicou a coordenadora.
Estudantes que sofrem Bullying podem ter baixa autoestima e reações de insegurança, ansiedade, estresse, depressão, ataques de pânico, e distúrbios alimentares. A coordenadora da Divisão de Diversidades Educacionais afirma que a prática do Bullying traz muitos prejuízos para a aprendizagem e pode gerar problemas para o desenvolvimento educacional e social do estudante no decorrer da sua vida estudantil. O Cyberbullying é um tipo de violência praticada via internet, pelas redes sociais, e muitas vezes é realizada por meio de perfis falsos. Também pode trazer consequências na esfera criminal para os pais ou responsáveis da criança ou do adolescente. O racismo e a gordofobia também foram abordados na palestra.
“Precisamos estimular um ambiente sem agressividade e conflitos, para que os estudantes não percam o interesse pela escola, com queda no desempenho, e tenhamos como reflexo as faltas ou até mesmo o abandono escolar. Problemas de violência podem trazer danos físicos e psicológicos permanentes, tanto para a vítima quanto para o agressor”, relata Rosianne de Jesus, afirmando também que o ambiente escolar deve ser harmônico de modo que facilite a aprendizagem.