
_Presidente da Câmara falou do inédito plano de cargos, carreiras e salários que vai gerar motivação ao funcionalismo_
O presidente interino da Câmara Municipal de São Luís, Francisco Chaguinhas (Podemos), começou a tirar do papel mais uma promessa feita por sua chapa, durante a eleição da Mesa Diretora, que foi vencida por unanimidade pelo presidente licenciado Paulo Victor (PCdoB), hoje secretário, titular da Secretaria de Estado da Cultura (SECMA).
Na semana passada, por meio da Resolução Administrativa n.º 067/2023, o chefe do Legislativo instituiu a comissão interdisciplinar para estudo e elaboração da proposta do novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores públicos estatutários do Poder Legislativo.
“Mais do que uma promessa, a valorização aos nossos servidores sempre foi vista como uma missão por nossa chapa. Por isso, eu acredito que o inédito plano de cargos, carreiras e salários vai gerar motivação ao funcionalismo. Esse era um desejo do companheiro Paulo Victor que estamos tendo a oportunidade de colocar em prática”, declarou Chaguinhas.
Composição da comissão – Segundo o documento publicado na edição do Diário Oficial do Município (DOM) da última segunda-feira (17), a comissão será composta por membros da Câmara Municipal lotados na Procuradoria Geral; Controladoria Geral; Secretaria Financeira; Diretoria Administrativa; Recursos Humanos; Mesa Diretora, além de servidores efetivos e regulares.
“Uma das melhores formas de valorizar o servidor é lhe motivando. O plano pode ser essa ferramenta que pode proporcionar essa motivação trazendo benefícios tanto ao funcionalismo e familiares quanto aos munícipes, que lidarão com pessoas mais estimuladas e, portanto, contarão com um serviço de melhor qualidade, já o servidor também é considerado um agente transformador da sociedade”, completou Chaguinhas.
De acordo com a resolução administrativa, o prazo para conclusão dos trabalhos com a apresentação da proposta será de três meses, podendo ser prorrogado, conforme necessidade do colegiado responsável pelo estudo do plano de cargos e salários para os servidores do Legislativo.
A valorização ao servidor, que marcou algumas ações dos primeiros 100 dias de gestão na Câmara de São Luís, foi uma das principais promessas da Mesa Diretora para o biênio 2023-2024.
Mais qualidade de trabalho – Entre janeiro e abril, várias medidas foram implantadas visando garantir mais qualidade de trabalho que contribuíram para motivar o funcionalismo. Neste período, foi instituído o calendário 2023 de pagamento salarial da Casa, constando a data em que o 13º salário será pago no dia 20 de dezembro.
As ações voltadas para os funcionários da Câmara incluem ainda doações de alimentos com 200 cestas básicas e 2 toneladas de peixes, além de uma ação de distribuição de óculos que beneficiou mais de 50 colaboradores. Para receber o acessório, eles passaram por consulta com oftalmologista.
Medidas reforçam compromisso – A lista de iniciativas da nova gestão inclui ainda o início das obras do prédio anexo onde funcionará o restaurante, a creche e o espaço de atendimento médico ao quadro de pessoal. Além disso, a Casa também promoveu várias ações de saúde que ofertaram atendimentos em várias especialidades. As medidas reforçam o compromisso da instituição com o bem-estar dos trabalhadores.

O vereador Jackson Coelho, atuante na cidade de Pastos Bons, emitiu uma nota de esclarecimento em relação a uma matéria difamatória e caluniosa que foi divulgada contra sua pessoa durante ataques políticos contra a sua atuação como vereador.
Na nota, o vereador ressaltou que as informações divulgadas são falsas e que estão sendo usadas com o intuito de prejudicar a sua imagem e sua atuação política na cidade. Ele afirmou que as medidas cabíveis já estão sendo tomadas junto aos órgãos competentes para que sejam apurados os fatos e que os responsáveis sejam punidos.
Jackson Coelho destacou ainda a importância da ética e da transparência na política e que seu mandato sempre esteve pautado nesses valores. Ele afirmou que seguirá trabalhando em prol da população de Pastos Bons e que não se deixará abalar por ataques políticos baseados em mentiras e difamações.
A divulgação de notícias falsas e difamatórias é uma prática que tem se tornado cada vez mais comum no cenário político brasileiro. Por isso, é importante que os políticos estejam atentos a essas práticas e que tomem medidas para combater a disseminação de informações falsas e caluniosas.
A atitude do vereador Jackson Coelho em emitir uma nota de esclarecimento e buscar as medidas legais cabíveis é fundamental para preservar a sua imagem e reputação, além de garantir a transparência e a ética na política local.

A Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES) – em relação à matéria exibida no último dia 13 de abril, pelo programa Repórter Record Investigação, que vai ao ar toda quinta feira, a partir das 22h30 – informa que visitou a família apresentada na matéria para averiguar a situação e tomar as possíveis providências relativas às políticas públicas. No entanto, é mister esclarecer que durante a visita identificou-se que a família já está inscrita do Cadastro Único para Programa Sociais, instrumento utilizado para identificar as famílias em situação de vulnerabilidade social existentes nos municípios, e que se configura como porta de entrada para a inclusão em programas sociais e de transferência de renda para os beneficiários.
Evidenciamos ainda que a família, conforme verificado no sistema de pagamento do Cadastro Único, recebe benefício do Programa Bolsa Família, no valor equivalente ao perfil familiar autodeclarado no CADÚNICO. Tal fato atesta que o município já presta atendimento aos membros da família, de acordo com as bases e premissas da Política de Assistência Social, regida pelo SUAS (Sistema Único de Assistência Social).
Diante do exposto, e mediante os fatos ocorridos, a SEMDES, por meio de equipe técnica do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) fez visita domiciliar para realizar atendimento social, ao mesmo tempo em que também fez concessão de Benefício Eventual (Auxilio Alimentação), bem como prestou orientações sobre os serviços, programas e benefícios disponíveis no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e demais políticas.
Por fim, a Prefeitura de Paço do Lumiar e a SEMDES reiteram seu total compromisso em executar, no município, as verdadeiras diretrizes da Política de Assistência Social, com bases sólidas, e não apenas ações executadas de forma assistencialista e exponham indevidamente pessoas, especialmente crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade. Reforçamos, portanto, que esta Política não se trata de mero favor ou benesse, mas de um direito legalmente constituído de todo e qualquer cidadão que se encontre em situação de vulnerabilidade social.

O presidente da Câmara Municipal de Turiaçu, vereador Axim, pela segunda vez consecutiva perde na Justiça e agora está sendo obrigado a realizar as eleições das comissões temáticas da Câmara. O vereador vinha se recusando a realizar as eleições por questões políticas, o que vinha prejudicando o andamento dos trabalhos na Casa.
Os demais vereadores entraram com uma ação na justiça, realizada pelo escritório de advocacia Veras & Mousinho Advogados Associados, para que o presidente da Câmara cumprisse com a sua obrigação de realizar as eleições das comissões temáticas. A ação foi acolhida pela justiça, que determinou que as eleições deveriam ser realizadas em um prazo de 48 horas.
As comissões temáticas são responsáveis por analisar e discutir projetos de lei antes que eles sejam levados para votação em plenário. Por isso, é fundamental que as comissões estejam em funcionamento para que o trabalho legislativo seja realizado de forma adequada.
A recusa do presidente da Câmara em realizar as eleições das comissões temáticas foi considerada um ato político e que prejudicava o andamento dos trabalhos na Casa. A decisão da justiça em obrigar o vereador a realizar as eleições foi vista como uma vitória para os demais vereadores e para a democracia local.
Esse episódio na Câmara Municipal de Turiaçu destaca a importância da atuação dos poderes legislativos municipais e do cumprimento de suas obrigações. Além disso, ressalta a importância da atuação da justiça em garantir a legalidade e o respeito às normas institucionais.

Nesta quinta-feira, dia 20 de abril, o Presidente da Câmara Municipal de Paço do Lumiar, vereador Jorge Marú, demonstrou mais uma vez sua força política em um almoço com o deputado estadual Para Figueiredo. O encontro teve como objetivo articular estratégias para as eleições de 2024 na cidade de Paço do Lumiar.
Jorge Marú, tem sido visto como um forte candidato para concorrer ao cargo nas próximas eleições municipais. Com a presença do deputado estadual Para Figueiredo, o almoço demonstrou o possível apoio de mais uma importante figura política.
As eleições municipais de 2024 em Paço do Lumiar prometem ser acirradas, com diversos nomes já sendo cogitados para disputar o cargo de prefeito. No entanto, com a articulação política de Jorge Marú e com o deputado estadual Para Figueiredo, o presidente Marú se consolida como um forte candidato e uma importante liderança.

_Solenidade contou com presença dos ex-presidentes Isaías Pereirinha, Ivan Sarney e Manoel Ribeiro_
A Câmara Municipal de São Luís (CMSL) promoveu, na tarde desta quarta-feira (19), sessão solene em homenagem a dez ex-diretores de Comunicação do Legislativo, com o certificado de honra ao mérito. A cerimônia, realizada no plenário Simão Estácio da Silveira, foi uma iniciativa do presidente da Casa, Francisco Chaguinhas (Podemos).
Ao abrir a cerimônia, Chaguinhas disse que a data será inesquecível. Ele disse ainda que o ato tinha o objetivo de agradecer a dedicação e os trabalhos prestados pelos homenageados que assumiram o papel de conduzir a Comunicação do Legislativo, contribuindo com importantes conquistas.
“Hoje, sem dúvidas, será um dia inesquecível para a Câmara, que pela primeira vez em sua trajetória, se reúne numa solenidade para homenagear aqueles que, ao longo dos anos, comandaram equipes para continuarem escrevendo a história deste Parlamento. São profissionais brilhantes, destacados em sua profissão que, pelo trabalho de divulgar e capacidade, talento e objetividade, são dignos desta homenagem. São dez ex-diretores de Comunicação do Legislativo, sendo que quatro deles, transformados em áureas de saudades, mas que deixaram um grande legado”, declarou.
Em seu pronunciamento, Francisco Chaguinhas destacou ainda que o Poder Legislativo não sobrevive sem a Comunicação. De acordo com o chefe do Parlamento ludovicense, o jornalismo é o braço forte que faz trilhar a democracia.
“[Quero] dizer que o Poder Legislativo não sobrevive sem a Comunicação. A Comunicação é o braço forte que faz trilhar a democracia. Portanto, o Poder Legislativo, os jornalistas e a Comunicação é o tripé que fortalece as melhores e as mais grandiosas democracias”, completou.
O jornalista Djalma Rodrigues, que trabalhou na Casa por 23 anos, se disse feliz por ter o seu trabalho reconhecido em vida. O comunicador atuou de 1993 a 2014. Assumiu a Diretoria de Comunicação na gestão do ex-presidente Deco Soares, em 1993, mas permaneceu no cargo com João Evangelista, Chico Carvalho, Ivan Sarney e Isaías Pereirinha, em 2014.
“O presidente Chaguinhas foi muito feliz ao estabelecer este reconhecimento às pessoas que deram a sua contribuição na Comunicação da Câmara Municipal”, afirmou o jornalista.
A solenidade também destacou alguns nomes importantes que passaram pelo comando da Comunicação do Legislativo no segmento In Memoriam, homenagem póstuma para lembrar os diretores falecidos, que contribuíram com a Casa e deixaram seus legados.
Um deles foi o jornalista Udes Cruz, que faleceu em 2012, representado no ato pelo secretário da Comunicação do município de Raposa, Udes Filho. Em seu discurso, Udes destacou a emoção em testemunhar este reconhecimento ao trabalho do seu pai.
“Meu pai era um homem simples, de família humilde, negro e um estudioso, que dentro da profissão conseguiu vencer. E é muito gratificante para nós da família ver o esforço dele reconhecido”, disse.
A jornalista e advogada Itamargarethe Corrêa Lima, única mulher a liderar a Comunicação do Palacio Pedro Neiva de Santana, agradeceu ao vereador Chaguinhas pela iniciativa em reconhecer a sua colaboração e dos demais colegas homenageados para fazer do Poder Legislativo o que ele é hoje. “Aqui eu aprendi muito. Como tive predisposição para enfrentar a missão que me foi dada, com certeza saí ganhando”, agradeceu.
Ex-presidentes prestigiaram solenidade
Além de familiares e amigos dos homenageados, o evento também contou com a participação de três ex-presidentes da Casa. Prestigiaram o ato Manoel Ribeiro, Isaías Pereirinha e Ivan Sarney. Em entrevista, todos foram unânimes em destacar que todos os profissionais que receberam o diploma de honra ao mérito prestaram um importante serviço ao Legislativo.
“São merecedores de homenagens”, afirmou Pereirinha. “Todos deram suas contribuições ao Legislativo”, ponderou Manoel. “É uma homenagem justa”, concluiu Ivan.
Estavam presentes na homenagem os vereadores Marcial Lima (Podemos), Dr. Gutemberg (PSC) e Rosana da Saúde (Republicanos). O atual diretor de Comunicação, Rafael Arrais, também participou da solenidade.
Como tudo começou?
O sistema público de Comunicação do Palácio Pedro Neiva de Santana começou em 1985, durante a gestão da vereadora Lia Valera. Na época, o jornalista Mário Coutinho foi o primeiro a comandar as ações que contribuíram para facilitar o relacionamento da Câmara com a imprensa, por meio da divulgação dos acontecimentos. A seguir, veja a cronologia dos homenageados que comandaram o setor no Legislativo entre 1985 a 2022:
DIRETOR/PRESIDENTE/ANO
Mário Coutinho – Lia Valera – 1985 a 1886 (In memoriam)
Cunha Santos – Raimundo Assub – 1987 a 1988 (In memoriam)
Udes Cruz – Raimundo Assub – 1989 (In memoriam)
Udes Cruz – Manoel Ribeiro – 1990
Luís Cardoso – Deco Soares – 1992
Djalma Rodrigues – Deco Soares – 1993
Djalma Rodrigues – João Evangelista – 1993 a 1994
Djalma Rodrigues – Chico Carvalho – 1994 a 2000
Luís Cardoso – Ivan Sarney – 2000
Djalma Rodrigues – Ivan Sarney – 2001 a 2004
Aldionor Salgado – Isaías Pereirinha – 2005 a 2006 (In memoriam)
Djalma Rodrigues – Isaías Pereirinha – 2007 a 2012
José Raimundo Rodrigues – Isaías Pereirinha – 2013 a 2014
Itamargarethe Correa Lima – Astro de Ogum – 2015 a 2018
Gláucio Ericeira – Osmar Filho – 2019 a 2020
Marco Aurélio d’Eça – Osmar Filho – 2021 a 2022

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), prestigiou, na manhã desta quarta-feira (19), a entrega das obras dos Centros Educacionais João Paulo II, Coelho Neto e Educa Mais Almirante Tamandaré, em São Luís. As reformas foram entregues pelo governador Carlos Brandão (PSB) e pelo vice-governador e secretário de Estado da Educação (Seduc), Felipe Camarão (PT).
“Com as revitalizações, observamos o cuidado do Governo do Estado com a área da educação, uma vez que as reformas são pensadas para melhorar ainda mais a qualidade do ensino. As escolas são espaços de transformação. E nós, do Parlamento Estadual, estamos aqui para dar nosso apoio e incentivo à comunidade”, afirmou Iracema Vale.
Nos eventos, também estiveram presentes os deputados estaduais Neto Evangelista (União Brasil), Ana do Gás (PCdoB), Ricardo Rios (PCdoB), Hemetério Weba (PP), Roberto Costa (MDB), Leandro Bello (Podemos), Rafael Leitoa (PSB) e Yglésio Moyses (PSB), além de vereadores de São Luís, gestores das unidades de ensino e outras autoridades.

Revitalizações
As escolas receberam investimentos para a construção de bibliotecas, auditórios, laboratórios, novos revestimentos e esquadrias, espaços makers, climatização, pinturas, renovação das instalações elétricas, sanitárias e de combate a incêndio, entre outras intervenções.
“A nossa gestão tem investido fortemente na educação, de modo a melhorar a qualidade do ensino público do estado e, consequentemente, alavancar os índices educacionais. As revitalizações das três unidades de ensino garantem mais conforto para os estudantes e professores, que passam boa parte dos seus dias nestes espaços”, ressaltou o governador Carlos Brandão.
Segundo Felipe Camarão, centenas de alunos e profissionais da educação foram beneficiados com espaços adequados para a rotina escolar. “Uma escola entregue é um ato de amor. No Brasil, vivemos um momento difícil de violência nas escolas e, hoje, queremos lembrar que esse espaço novo e confortável é um lugar de amor, ensino e fraternidade”, enfatizou.

Avaliação
Para Marcos Moreira, aluno do 2º ano do Ensino Médio no Centro Educacional João Paulo, as expectativas foram superadas. “É um prazer estar presente nesse momento que foi tão aguardado por todos nós. Idealizamos a nossa escola pronta e ficou muito além do que sonhávamos. Estamos muito felizes e satisfeitos com o novo espaço”, salientou.

Na última terça (18), o prefeito de turiaçu Edesio Cavalcanti, ao lado de uma comitiva, se reuniu com representantes da Caixa Econômica Federal, no prédio da prefeitura, visando dar continuidade a formação de uma parceria com o órgão federal.
Acompanhado de vereadores, assessoria jurídica, chefia de gabinete e representantes das secretárias de administração, finanças e infraestrutura, o mandatário e os superintendentes da Caixa debateram pontos sobre convênios e consignação.
O objetivo é que, através da parceria, seja possível que a terra do abacaxi receba investimentos econômicos por parte do órgão bancário, de diferentes formas, e consequentemente, podem contribuir para o cotidiano dos moradores da cidade.

O prefeito de Turiaçu, Édesio Cavalcanti, recebeu nesta terça-feira (20) duas novas viaturas para a guarda municipal da cidade. A entrega foi realizada na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública, em São Luís, e foi fruto de uma emenda parlamentar do deputado federal Aluiso Mendes em parceria com o governo do Estado do Maranhão.
As viaturas vão reforçar a segurança pública na cidade de Turiaçu, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população e para a redução da criminalidade na região.
Durante a cerimônia de entrega, o prefeito Édesio Cavalcanti agradeceu ao deputado Aluiso Mendes e ao governador Carlos Brandão pelo apoio e pelo investimento na segurança pública do município. Ele ressaltou a importância da parceria entre os governos estadual e municipal para garantir mais tranquilidade aos moradores de Turiaçu.
Com a entrega das viaturas, a guarda municipal de Turiaçu está mais equipada para combater a criminalidade e garantir a segurança da população.

O Governo do Maranhão entregou três novas obras para ampliar e fortalecer a educação do Estado, na manhã desta quarta-feira (19). Foram reinaugurados o Centro Educa Mais Almirante Tamandaré, no Cohab Anil I, o Centro Educacional João Paulo II, no Habitacional Turu, e o Centro de Ensino Médio Coelho Neto, no bairro Ivar Saldanha. As três unidades de ensino passaram por reforma completa e ganharam novos equipamentos como bibliotecas, auditórios e laboratórios.
Durante as entregas, o governador Carlos Brandão destacou a educação como uma das prioridades do seu governo.
“Hoje é um dia de muita felicidade para todos nós, pois estamos trazendo educação para os nossos jovens, fazendo com que o seu futuro seja garantido. Somente esta manhã entregamos três escolas aqui em São Luís, com toda a estrutura necessária para garantir conforto aos estudantes e professores, com espaços que estimulam o ensino e a aprendizagem. Assim, nossos alunos terão uma boa formação, tornando-se não apenas bons profissionais, mas também cidadãos que defendem a paz e vivam em harmonia”, ressaltou o governador Carlos Brandão.
O vice-governador e secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão, informou que além das reinaugurações feitas esta manhã, também foram anunciadas novas obras na educação.
“Durante a entrega dos novos espaços no Centro Educacional João Paulo II e no Centro de Ensino Médio Coelho Neto, o governador Carlos Brandão anunciou que serão construídas quadras para a prática de esportes pelos estudantes. Isso demonstra que o Governo do Maranhão entende a importância do ambiente escolar como um espaço de transformação social”, afirmou Felipe Camarão.
Centro de Ensino Médio Coelho Neto
Os novos espaços entregues no Centro de Ensino Médio Coelho são totalmente climatizados e vão facilitar o trabalho dos professores e a aprendizagem dos estudantes.
O auditório José Luís Cantanhede Lopes conta com capacidade para cerca de 200 lugares e vai servir para palestras, apresentações culturais e outras atividades sociais e pedagógicas. O espaço homenageia um antigo professor, que também foi um dos primeiros gestores da escola, exercendo a função por mais de 20 anos.
A midiateca recebeu um acervo literário diversificado com clássicos de autores maranhenses, nacionais e internacionais, incluindo obras da literatura infantil e infantojuvenil. O espaço também vai receber equipamentos de informática. A midiateca chama-se Bráulio Gadelha Costa em homenagem ao avô do vice-governador e secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão.
Os novos laboratórios (Física/Matemática, Química/Biologia e Eletromecânica/Eletrotécnica) vão garantir que os alunos aprendam na prática o que estudam em sala de aula. A estudante do terceiro ano, Thácila de Lourdes Araújo, 17 anos, falou da importância dos equipamentos. “Para a gente que vai fazer o Enem é importante ter laboratórios para poder praticar para a gente poder aprender mais”, disse.
Samara Letícia Mendonça, 17 anos, do primeiro ano, afirmou que está feliz com os novos espaços. “Nunca estudei em uma escola com uma biblioteca como essa. Por isso, estou muito satisfeita porque sei que os três anos que passarei aqui serão muito bons”, comentou.
O Centro de Ensino Médio Coelho Neto (bairro Ivar Saldanha), uma das escolas mais tradicionais do estado, passou por reforma completa e teve seus espaços ampliados. A unidade ganhou passarela coberta para acesso mais confortável dos estudantes nos dias ensolarados e de chuva, pátio interno, sala de trabalho para os professores, além da readequação de outros espaços.
Outra mudança importante foi a adaptação da escola para os alunos com deficiência. Agora o prédio conta com sala para atendimento especializado, piso tátil, rampa de acesso, inclusive, no novo auditório, e banheiro para pessoas com deficiência.
Entrega do Centro de Ensino João Paulo II
A entrega da reforma do Centro de Ensino João Paulo II, no Habitacional Turu, foi marcada por muita alegria e emoção, nesta quarta-feira (19). O Governo do Estado investiu mais de R$ 2 milhões na inauguração do novo espaço escolar, que ganhou salas de aula reformadas, midiateca, auditório e mais acessibilidade para as pessoas com deficiência, beneficiando 1168 estudantes.
O espaço, que tem mais de 40 anos, passou por diversos serviços, como pavimentação, pintura geral, instalações sanitárias, instalações de combate a incêndio e climatização.
O momento foi motivo de celebração para a estudante do 2º ano do Ensino Médio, Paula Fernanda Galvão, 17 anos, que vê a nova estrutura do local onde frequenta desde o 4º ano do Ensino Fundamental como um incentivo para a conquista ao sonho de ser médica.
“A reforma foi muito boa, porque era algo que esperávamos há muito tempo e precisávamos. Uma das minhas expectativas é com relação à biblioteca, pois a utilizaremos como uma extensão do estudo em sala de aula, e será um incentivo para a busca do meu sonho”, disse.
O estudante Marcos Vinícius Moreira, 15 anos, também comemorou a entrega. Ele, que está no 2º ano do Ensino Médio, tem como objetivo ser biólogo e foi um dos únicos maranhenses premiados na Olimpíada Nacional de Ciência em 2020. “Já visitei os novos espaços e a reforma da escola é um motivo de muita alegria para todos nós estudantes, pois teremos um espaço adequado para estudar e desenvolver as nossas atividades”, festejou.
Durante a solenidade, o governador Carlos Brandão destacou que a educação é o melhor caminho para a transformação de vidas, enfatizando que isso perpassa por uma boa estrutura física das escolas para a melhoria do aprendizado.
“Esta é a segunda escola que inauguramos nesta manhã. E isso significa que a educação é prioridade e um compromisso nosso Governo. Esse é um momento muito importante e de muita alegria, em que estamos entregando esta instituição de ensino para oferecer uma educação digna para os nossos alunos”, comentou o governador.
“Aproveito para destacar que vencemos o momento da pandemia e agora venceremos um outro: a violência nas escolas. Estive essa semana em reunião com o presidente Lula, em Brasília, para tratar sobre a segurança nas escolas. Aqui, no Maranhão, vamos criar um comitê para cuidar disso, porque a escola sempre foi um símbolo de segurança. Nesse sentido, o Governo vai agir firmemente com as rondas escolares para convencer que escola é lugar de aprendizado”, acrescentou.
Na ocasião, ele também anunciou a reforma da quadra da instituição, pontuando que a escola não é um ambiente apenas para ler e aprender, mas também é um espaço propício para lazer, teatro e cultura.
“Essa reforma é um gesto de amor e de carinho para que todo o Maranhão saiba da preocupação do nosso Governo com a educação do Estado. O governador Carlos Brandão se comprometeu, e hoje, mais uma vez, ele prova com trabalho e dedicação o seu compromisso com a educação”, complementou o secretário de Educação e vice-governador, Felipe Camarão.
A professora Salete Caldas, que leciona há mais de dez anos a disciplina de História no colégio estadual, falou sobre a importância da obra. “A estrutura da escola, com essa reforma, é outra. Para os professores, é um marco importante, pois demonstra a valorização da nossa profissão para exercemos o nosso trabalho, já que antes a escola era muito carente e agora temos salas mais acolhedoras e climatizadas”, disse.
“Nossa escola era muito precária antes da reforma, pois não tinha nenhuma estrutura necessária. Hoje, recebemos a escola reformada e revitalizada. Toda essa infraestrutura entregue pelo Governo do Estado é fundamental para os estudantes e professores, pois é um estímulo para eles estarem dentro da sala de aula. Ficamos muito felizes e agradecidos”, comentou a gestora geral do Centro de Ensino João Paulo II, Nesimar do Vale Madeira.
Centro Educa Mais Almirante Tamandaré
O Centro Educa Mais Almirante Tamandaré foi mais um importante entregue pelo Governo do Estado. Além revitalização, o equipamento educacional que fica no Cohab Anil I, agora tem um novo auditório, biblioteca e Sala Maker, de robótica
Além do governador Brandão, do vice-governador Felipe Camarão e da equipe de governo, a entrega do Centro foi acompanhada pela deputada e presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), Iracema Vale; e dos deputados Dr. Yglésio, Ana do Gás, Leandro Bello, Hemetério Weba, Ricardo Rios e Osmar Filho.
A gestora do Centro Educa Mais Almirante Tamandaré, Cristine Prazeres, fala da sensação de dever cumprido à comunidade e gratidão pelo Governo do Estado por fortalecer o trabalho dos educadores em prol do sucesso dos alunos.
“Esta entrega tem um significado muito importante para mim, que cheguei há 4 anos, que vi a reforma e acompanhei o quanto a comunidade queria que essa ação acontecesse. Gratidão muito grande em passar por esse momento aqui na escola. Os meninos estão muito felizes, porque estamos trabalhando por eles e para eles”, disse a educadora.
Encantada com as novidades, a estudante Sara Mafra destaca que a iniciativa do Governo do Maranhão irá resultar em novas oportunidades para os professores garantirem um melhor ensino-aprendizagem aos alunos.
“Estou aqui há 2 anos, já presenciei muita coisa nessa escola, e essa reforma está maravilhosa. O auditório está lindo, o jardim aqui na frente tá maravilhoso e, principalmente, as salas que agora a gente tem TV, o que dá pra fazer bastante coisa e melhorar as aulas, inclusive”, pontuou a aluna.
Ex-aluno do Almirante Tamandaré, José Wilker, que faz faculdade de Mecatrônica e é mentor da equipe de robótica, agradece pela benfeitoria do governo em entregar uma Sala Maker no Centro Educa Mais.
“Hoje, eu sou mentor dessa equipe, e espero que com o meu conhecimento, eu possa ajudar muito e a trabalhar nesse local maravilhoso. Eu fico muito grato pela nossa Sala Maker, foram anos de espera”, disse o universitário.