• Thiago Azevedo
  • 20 de abril de 2023

Vereadores denunciam precariedade do Hospital da Criança após morte de bebê por falta de atendimento

A morte de um bebê indígena de 10 meses de vida na última segunda-feira (17), ao dar entrada na UPA do Araçagi, em São José de Ribamar, na Região Metropolitana de São Luís, após ter atendimento negado no Hospital Dr. Odorico Amaral de Mattos (Hospital da Criança), na capital maranhense, sensibilizou os vereadores ludovicenses na manhã desta quarta-feira, na Câmara Municipal. Vários parlamentares foram à tribuna para se solidarizar com as famílias e pedir melhorias no atendimento à população infantil.

O vereador Raimundo Penha (PDT) abriu o discurso demonstrando preocupação à situação do Hospital da Criança e falou que o episódio ocorrido na unidade de saúde fez a cidade estampar capa de diversos jornais. Ele lembrou, inclusive, uma reunião com o secretário Joel (Semus) para tratar sobre o tema.

“O Hospital da Criança, em São Luís, virou capa de diversos jornais, entre eles O Imparcial. Por isso, hoje eu não subo nesta tribuna com alegria. Subo aqui com muita tristeza. Por que exatamente há uma semana, eu estive com a vereadora Silvana Noely, juntamente com o co-vereador Jhonatan Soares, do Coletivo Nós, como integrantes da Comissão de Direitos Humanos, reunidos com o secretário Joel (Semus) para tratar sobre as obras do Hospital da Criança. Na oportunidade, eu cheguei a advertir o secretário por uma fala inadequada, lembro-o que a questão na unidade não é só os transtornos pela reforma, mas a falta de vaga”, declarou.

Penha criticou a forma de governar de Braide e afirmou que não estava culpando o gestor pela morte da criança. No entanto, segundo ele, mais do que tocar obra, o prefeito pode liderar essa cidade.

“Eu, quando era líder do governo, cheguei a avisar o prefeito. Com esse estilo, o gestor não está mais se isolando. Isolado ele já está há muito tempo, pois basta ver aqui no Parlamento. Com a forma dele governar, ele acaba isolando a cidade de São Luís. Braide foi ao Hospital [Odorico Amaral], gravou um vídeo anunciando a reforma e tentou ser o ‘pai da criança’ sozinho. O problema, entretanto, é que o fardo começou a pesar e agora nós temos mais um óbito essa semana de uma criança que morreu em outra unidade porque o hospital municipal não conseguiu atender. O prefeito tem que ser humilde e não pode atuar como salvador da pátria. Eu não estou dizendo que o prefeito é culpado pela morte da criança. No entanto, mais do que tocar obra, ele pode liderar essa cidade”, completou.

Posição da Câmara – Ao encerrar o discurso, o parlamentar pediu uma posição firme do Legislativo para buscar uma solução para o caos no Hospital da Criança. Segundo ele, os secretários de saúde e obras precisam detalhar aos vereadores o cronograma de obras na unidade de saúde.

“Quero dizer também que essa Casa não pode ficar omissa. Além da reunião que tivemos pela Comissão de Direitos Humanos com o secretário Joel, mas que saímos de lá sem nenhuma

resposta concreta. Conversando agora com o vereador Edson Gaguinho, fui informado de um requerimento que ele está apresentando para convocar os titulares da Semus e da Semosp para que possam detalhar o cronograma de obras, pois não sabemos qual o prazo para que essa reforma seja concluída neste hospital”, afirmou.

Criação de novos leitos – O vereador Edson Gaguinho (União) parabenizou o colega pelo discurso e lembrou o gesto do governador Carlos Brandão que anunciou a criação de 25 novos leitos de UTI, Unidades Semi-Intensiva, leitos clínicos e de estabilização que estarão disponíveis nos hospitais Dr. Juvêncio Mattos e da Ilha, ambos em São Luís, para atender as crianças.

“O governador se sensibilizou e criou 25 leitos visando à ampliação da assistência pediátrica em nossa cidade. O que nós não queremos é que aconteçam novas vítimas”, declarou o parlamentar.

Burocracia que atrapalha – No mesmo sentido, o vereador Beto Castro (PMB) apontou a burocracia como um grande problema e lembrou que a reforma do estabelecimento já passa dos 10 anos, tendo início ainda na gestão do prefeito Edivaldo.

“O que vejo é muita burocracia para pouca ação. Às vezes a gente se esbarra nessas questões burocráticas que acabam atrapalhando. Aquela obra do Hospital da Criança tem 10 anos e teve início na gestão do prefeito Edivaldo, mas até hoje não se tem definido um cronograma de conclusão dos serviços, bem como não se consegue um atendimento à altura dos pacientes. Infelizmente, é uma situação preocupante e que inevitavelmente pode contribuir para que outros pacientes venham perder suas vidas”, disse.

Prefeito rejeitou ajuda – O vereador Nato Júnior (PDT) relembrou que, quando o deputado Carlos Lula foi secretário de Estado da Saúde, ofereceu à prefeitura de São Luís, em janeiro do ano passado, o Hospital Dr. Genésio Rêgo para receber os pacientes do Hospital da Criança. No entanto, segundo o pedetista, o prefeito optou em não aceitar a parceria.

“Ontem, na Assembleia Legislativa, o deputado Carlos Lula revelou que na época em que estava como secretário estadual de saúde, se reuniu com o titular da Semus e ofereceu o Centro de Saúde Genésio Rego para que as crianças do Hospital Odorico Amaral fossem pra lá, visando à continuidade das obras pelo governo de uma forma mais rápida. Ficou acertado isso, mas quando a proposta foi levada ao prefeito Braide, o chefe do Executivo municipal despachou e afirmou que era a própria prefeitura que iria concluir a reforma. Ou seja, o Estado se ofereceu, mas foi o Município que não quis a ajuda. Com base nisso, eu pergunto: como é que essa reforma vai ser concluída com crianças dentro da unidade?”, questionou.

Visita ao secretário – Em sua fala, a vereadora Concita Pinto (PCdoB) trouxe à tona situações que também afetam outras unidades de saúde do município. De acordo com a parlamentar, a situação envolvendo os Socorrões I e II também é preocupante. “Temos visto como preocupação algumas questões e precisamos buscar uma saída para algumas situações como a questão da superlotação”, frisou.

Durante os pronunciamentos, o vereador Umbelino Júnior (PL) aproveitou para convidar os membros da Comissão de Saúde para, após a sessão ordinária, o grupo possa se deslocar até a Secretaria Municipal de Saúde, para uma audiência com o secretário Joel Nunes. “Eu já protocolei um ofício e aproveito para convidar todos os membros para participar dessa reunião”, afirmou.

Convocação de secretários – Ao final dos pronunciamentos, o plenário da Casa aprovou, em regime de urgência, um requerimento de autoria do vereador Edson Gaguinho (União), convocando os secretários Joel Nunes (Semus) e Davi Col Debela (Semosp) para falar sobre a situação do Hospital da Criança. A audiência de convocação ficou agendada para a próxima terça-feira, dia 25.

  • Thiago Azevedo
  • 20 de abril de 2023

Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm vagas de estacionamento exclusivas em Shopping

O Rio Anil Shopping inaugurou esta semana três vagas de estacionamento exclusivas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa foi criada com o objetivo de garantir acessibilidade, conforto e segurança, facilitando o deslocamento dessas famílias no shopping.

As vagas estão localizadas no subsolo e possuem sinalização vertical e horizontal com o símbolo universal das campanhas de conscientização sobre o autismo.

A gerente de marketing do Rio Anil Shopping, Camila Ramm, destaca a importância da iniciativa. “Buscamos promover a inclusão e oferecer um atendimento cada vez mais acessível e adequado às necessidades de nossos clientes. Sabemos que essas famílias enfrentam diversos desafios no dia a dia, e essas vagas de estacionamento exclusivas são uma forma de facilitar o acesso ao shopping e proporcionar mais conforto e segurança”, afirma Ramm.

INCLUSÃO

Além da entrega das vagas, o Rio Anil Shopping promoveu no último dia 04, em parceria com a equipe da Casa TEA, uma ação de sensibilização destacando o protagonismo das pessoas autistas nos espaços públicos.

  • Thiago Azevedo
  • 20 de abril de 2023

Prefeitura de Paço do Lumiar constitui planos de monitoramento e assistência

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEMDES, concluiu o Plano Municipal de Monitoramento da Política de Assistência Social de Paço do Lumiar. O documento visa sistematizar o monitoramento das ações e diretrizes a serem executadas pela Gestão Municipal durante o triênio 2023, 2024, 2025.
O plano apresentado ontem segunda-feira (17), pela coordenação da Gestão do Sistema Único de Assistência Social – GSUAS/SEMDES, tem entre as suas prioridades, referenciar e alinhar um maior acompanhamento de ações e resultados na aplicação e gestão de recursos e esforços, buscando aumentar ainda mais a eficiência da execução da política de assistência no município.
O plano segue os critérios básicos de avaliação das Políticas Públicas, como: equidade, eficácia, eficiência e efetividade. O documento também está baseado na compilação de dados, estudos e análises de indicadores, de forma a nortear e possibilitar ajustes na implantação de novos programas e na execução dos já existentes, bem como ainda, na elaboração de projetos da assistência.
Luciana Azevedo, Doutoranda em Serviço Social, Técnica do GSUAS, e uma das elaboradoras do plano, explica que o monitoramento analítico, permitirá uma maior vigilância socioassistencial.
“Uma vez incorporadas melhores práticas de fluxos para informações e dados consolidados do Censo SUAS, Cadúnico e outros processos, serão disseminados com maior rapidez e chegarão na ponta com maior clareza e fidedignidade, ajudando inclusive no planejamento das ações futuras e questões orçamentarias”, enfatiza.
Para tanto, ela lembra ainda que a entrega de produtos e resultados dos programas, junto a seus públicos-alvos, devem seguir os critérios de avaliação destas políticas públicas, levando em conta os pilares da equidade, eficácia, eficiência e efetividade.
O plano também se preocupa com a questão da intersetorialidade e da transversalidade das políticas públicas na execução de serviços, benefícios, programas e projetos desenvolvidos. Por tanto, está sendo imprescindível investir tempo e recursos para implantar no cotidiano de técnicos e gestores de programas, as rotinas de monitoramento segundo, a secretária de Desenvolvimento Social, Elizabeth Diniz.
“Uma vez debruçados com maior afinco sobre o acompanhamento e tendo uma real leitura dos resultados, o monitoramento nos ajudará a direcionar esforços, instituir parcerias, buscar apoio junto a outras secretarias e órgãos para atingir nossos objetivos com maior racionalidade e em menor tempo”, sintetiza.

  • Thiago Azevedo
  • 19 de abril de 2023

Prefeitura derruba no Tribunal de Justiça decisão que aumentava repasse para Câmara de Vereadores

 

A Prefeitura de Turiaçu conseguiu ontem, 18/04, uma decisão junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão/TJ-MA, derrubando a decisão liminar do juiz de Turiaçu que determinava o aumento dos repasses da prefeitura para a Câmara de Vereadores do município.

A decisão da lavra do Desembargador relator do Agravo de Instrumento, Cleones Cunha, demonstra a correta aplicação dos recursos públicos por parte da gestão Edésio Cavalcanti, onde usar o dinheiro público em prol do povo é mais importante que atender a interesses de A ou B.

  • Thiago Azevedo
  • 19 de abril de 2023

MPMA discute estratégias de enfrentamento da violência nas escolas

Na tarde desta segunda-feira, 17, o Ministério Público do Maranhão promoveu uma reunião, na Procuradoria Geral de Justiça, para debater diretrizes de enfrentamento da violência nas escolas em todo o estado. Realizada em formato híbrido (presencial e virtual), a atividade teve como objetivo unificar procedimentos dos promotores de justiça de todas as comarcas para a prevenção e combate a atos violentos e ameaças no âmbito escolar.

A reunião teve como base o documento “Orientação técnica: sugestão de atuação do Ministério Público em casos de atos violentos ou ameaças contra a comunidade escolar”, elaborado pelos Centros de Apoio Operacionais da Infância e Juventude, da Educação, Criminal e do Tribunal do Júri. O público-alvo do encontro foram promotores que atuam nas referidas áreas.

Foram tratados temas como a implementação do Plano de Segurança Escolar nas unidades educacionais do estado, o modo de abordagem e revista dos alunos, o monitoramento de postagens com ameaças ou incitação à violência nas redes sociais, o acompanhamento psicossocial e a identificação e tipificação dos crimes.

Durante a abertura, o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, ressaltou a urgência e a relevância do tema discutido. “Nós temos que encontrar soluções, com todos os cuidados possíveis, para prevenir a violência nas escolas do Maranhão. Esse assunto preocupa demais toda a sociedade. É algo que nos abala muito, porque nunca havíamos vivido essa situação dessa forma”, afirmou o chefe do MPMA.

Coordenador da reunião, o diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais, José Márcio Maia Alves, destacou o trabalho desenvolvido pelos referidos Centros de Apoio Operacionais na elaboração das diretrizes para a atuação conjunta dos promotores de justiça do MPMA.

José Márcio também informou sobre o comitê organizado pelo Governo do Estado com o mesmo objetivo de prevenir a violência nas escolas, do qual o Ministério Público faz parte. “Levamos para lá algumas preocupações que se referem a três situações: o momento de prevenção, o de repressão, quando os atos de violência estiverem acontecendo, e as providências a serem tomadas em relação às consequências, quando os eventos já tiverem acontecido”, enfatizou.

ENFRENTAMENTO
Em seguida, o coordenador do CAO-IJ, Gleudson Malheiros, acrescentou que o documento elaborado pelos Centros de Apoio surgiu em razão das demandas dos promotores em todas as comarcas do estado depois das ameaças de ataques às escolas. “O fenômeno é multifacetado. Por isso, a dificuldade de enfrentamento. Por esse motivo, resolvemos elaborar um documento com orientações técnicas com sugestão de medidas a serem tomadas. O trabalho aborda procedimentos de prevenção, repressão e atendimento”.

Eduardo Borges, coordenador do CAO-Educação, acrescentou que as ameaças às escolas no Brasil acabaram por revelar mais uma vez os problemas existentes na área de educação, especialmente nas escolas e que o fenômeno atual de violência envolve duas esferas: os ambientes de fora e o de dentro da escola. “É muito importante ter a clareza de que a questão da segurança pública é externa à nossa discussão escolar. Por outro lado, existe o ambiente de dentro da escola, que é o de produção de conhecimento e cidadania, com crianças e adolescentes, que deve ser preservado”.

O coordenador do CAO-Criminal, Alessandro Brandão Marques, ressaltou, em um dos pontos de sua exposição, que o referido Centro de Apoio oferece orientações sobre as providências iniciais a serem tomadas em caso de ameaça ou ataque a uma escola. “Inicialmente deve ser requisitada a instauração de inquérito policial e pedido formalmente à Polícia Militar, diante de notícias-crime, rondas e o policiamento ostensivo no entorno das escolas”, disse.

Logo após, Sandro Carvalho Lobato de Carvalho, que coordena o CAO-Júri, apresentou possíveis tipificações de ameaças e atos de violência nas escolas. “Nós elencamos, no documento, uma relação de possíveis caracterizações de crimes ou atos infracionais. A tabela foi feita com base nos relatos dos colegas dos casos que já têm ocorrido no Maranhão”, explicou.

De forma presencial, também acompanhou a reunião o promotor de justiça Marco Aurélio Batista Barros (integrante da Assessoria Especial).

  • Thiago Azevedo
  • 19 de abril de 2023

PF deflagra operação em São Luís por contrabando e apreende carga de cigarros avaliada em R$ 25 mil

 

A Polícia Federal deflagrou a Operação Potência, na manhã desta quarta-feira, 19/04/2023, com o cumprimento de três mandados de busca e apreensão na cidade de São Luís, no Maranhão, contra grupo criminoso especializado no contrabando de cigarros.
A investigação iniciou-se em 2021, após a prisão em flagrante de uma pessoa e a apreensão de 100 (cem) pacotes de cigarros de origem estrangeira, na localidade de Ribeira, zona rural de São Luís/MA. Na ocasião, também foi apreendido um aparelho celular.

  • Thiago Azevedo
  • 19 de abril de 2023

OAB-MA faz história no processo de eleição para o Quinto Constitucional

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão, mais uma vez faz história no processo de escolha da advocacia para o Quinto Constitucional no Tribunal de Justiça do Maranhão. De forma inédita e devidamente expressa no edital Nº 01/2023 da OAB/MA, a Comissão de Heteroidentificação realizou as entrevistas com os candidatos que se inscreveram como Negros (pretos e pardos) no processo.

Os candidatos que tiveram suas inscrições indeferidas já foram notificados e têm até dois dias para apresentar recurso da decisão da Comissão de Heteroidentificação. Esses candidatos podem concorrer à eleição sem ser pelo sistema de cotas raciais.

O processo foi conduzido pela presidente da Comissão de Heteroidentificação do Quinto Constitucional e da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB/MA, a advogada Caroline Tayane Caetano Santos da Silva.

Também integram a Comissão de Heteroidentificação: profissionais envolvidos na causa das políticas de cotas raciais, respeitando a diversidade, cor e naturalidade. São pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão, representantes da Defensoria Pública da União com larga experiência no assunto, integrantes de Movimentos Sociais, além de dois advogados que integram a Seccional Maranhense.

A presidente da Comissão da Verdade da Escravidão Negra do Brasil, Marcela Tavares, também destacou a importância do procedimento. “É um momento histórico para a OAB/MA, que reforça a transparência e o comprometimento da instituição”, afirmou Marcela.

“O objetivo da Comissão de Heteroidentificação é garantir a legitimidade do certame, além de, para a OAB/MA, ser mais um marco na história da instituição que, desde 2021, formou Comissões atuantes e defensoras desses direitos”, finalizou Caroline Caetano.

Sobre o Quinto Constitucional – O Conselho Seccional da OAB/MA, sob o comando do presidente Kaio Saraiva, deixa um marco histórico em sua gestão, quando aprovou, por maioria, a resolução que estabelece paridade de gênero e equidade racial na formação da lista sêxtupla do Quinto Constitucional. Outro fato inédito é que, pela primeira vez, a advocacia poderá votar diretamente nos candidatos legitimados pela Seccional Maranhense da OAB para compor a lista.

A vaga é em decorrência da Lei Complementar Estadual nº 242/2022, que criou sete novos cargos de desembargador no TJ/MA, sendo que uma dessas vagas é destinada à classe de advogadas e advogados do Maranhão. Para acompanhar o Cronograma do Quinto Constitucional,

  • Thiago Azevedo
  • 19 de abril de 2023

Lago da Pedra: Ministério Público deve investigar suposta organização criminosa na gestão Maura Jorge


Todos os dias surgem denúncias e mais denúncias de supostos casos de corrupção no governo Maura Jorge, em Lago da Pedra. Dessa vez, crendo na inércia dos órgãos de controle, Maura decidiu por contratar o posto de gasolina do irmão de sua própria secretária de saúde.

A denúncia foi feita pelo jovem Francimar Lima, ativista social e influenciador digital bastante visualizado em Lago da Pedra. Na denúncia, que também foi encaminhada ao Poder Judiciário, Francimar realizou uma verdadeira investigação.

Há inclusive uma suspeita de que o posto de combustível contratado seja de propriedade real da secretária de saúde, Almiralice Mendes, sendo seu irmão apenas um “laranja”, conforme documentos apresentados na Ação, confira aqui.

Como funcionaria o suposto esquema, segundo a denúncia

O Sr. Eliel Mendes Pereira, irmão da Secretária de Saúde, é formalmente proprietário dos Postos Mendes e Postos Oásis, que possuem CNPJs diferentes. Após ganhar contratos por dispensa de licitação com o primeiro posto, o Sr. Eliel foi vencedor em mais de 10 pregões no Município de Lago da Pedra com o segundo CNPJ, demonstrando verdadeiro revezamento com intuito de despistar os órgãos de controle.

Para se ter ideia da gravidade da denúncia, o município de Lago da Pedra possui pelo menos 25 postos de combustível. Por que razão, então, a Prefeita Maura Jorge decidiu contratar, sem licitação, justamente o posto de sua secretária de saúde?

Fica aberto o questionamento e a resposta das autoridades competentes.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 19 de abril de 2023

Gestão Edésio Cavalcanti realiza formação do curso de monitores para as escolas cívicas do município

No último sábado (15), o prefeito de Turiaçu, assim como outras autoridades locais, esteve presente na cerimônia de formação e certificação dos novos monitores das escolas cívicas de Turiaçu, que se formaram após a conclusão do curso de monitor de escola cívica.

Entre as autoridades presentes, estiveram a secretária municipal de educação Graciete dos Santos e o vereador Edney do Cutia. Os familiares dos formandos também estiveram presentes.

O gestor turiense, que recebeu uma honraria, também fez questão de parabenizar cada um dos novos monitores. Vale ressaltar que a implantação do projeto das escolas cívicas em Turiaçu contou com o ex-candidato a deputado federal Samoel de Itapecuru, que foi o responsável pela iniciativa.

Os principais objetivos e responsabilidades de monitores das escolas cívicas são praticar ações que auxiliem as diretorias dos colégios na organização das instituições de ensino, garantindo mais facilidade no cumprimento das regras.

  • Thiago Azevedo
  • 19 de abril de 2023

Assembleia e Sebrae reforçam atuação conjunta em prol do desenvolvimento do Maranhão

Deputados estaduais participaram, na manhã desta terça-feira (18), de um encontro promovido pela diretoria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae/MA). O evento aconteceu no salão nobre da Alema e contou com a presença de autoridades, representantes do setor e técnicos da área.

De acordo com a presidente do Parlamento Estadual, deputada Iracema Vale (PSB), a realização do Café com Parlamentares, objetiva estreitar a relação institucional já existente entre o Sebrae e a Assembleia, que por meio de parceria público-privada atuam em prol do apoio aos municípios maranhenses no que diz respeito à melhoria da ambiência local aos pequenos negócios.

“Temos 42 deputados atentos e com muita disposição de promover esse debate com o estado. O governador Carlos Brandão é empreendedor e quer alavancar e desenvolver a economia maranhense. O Sebrae pode contar com o apoio da Casa do Povo e de cada parlamentar aqui presente”, afirmou Iracema Vale.

Presentes ao evento os deputados Ana do gás, Yglésio Moyses, Arnaldo Melo, Antônio Pereira, Ariston, Glaubert Cutrim, Júlio Medonç, Osmar Filho, Mical Damasceno, Júnior Cascaria, Ricardo Arruda, Francisco Nagib, Andrea Rezende, Solange Almeida, Dra Viviane, Rafael, Carlos Lula, Ricardo Rios, Leandro Bello, Wellington do Curso, Neto Evangelista, Pará Figueiredo, Claudia Coutinho, Roberto Costa, Florêncio Neto e Daniella.

Na oportunidade, o deputado Francisco Nagib, que também é presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, parabenizou o Sebrae e o Legislativo Estadual pela iniciativa. “É muito importante debatemos sobre o assunto para que possamos fomentar a economia do nosso estado”, disse.

No mesmo sentido, os deputados Júlio Mendonça, Carlos Lula, Wellington do Curso, Yglésio e Dra. Viviane também destacaram sobre alinhar atuação conjunta em estratégias para melhorar o ambiente legal para quem empreende no estado, e para formar novas gerações de empreendedores.

Condições legais

Para o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Celso Gonçalo, assim como as demais instituições, o Sebrae tem trabalhado no sentido de melhorar cada vez mais as condições legais para quem quer empreender no Maranhão.

“Estamos criando um ambiente mais propício no estado. Podemos destacar algumas cadeias produtivas, como a Agroindústria, e as Indústrias de Alumínio, Petróleo e Gás. Paralelo a isso, realizamos a missão do Sebrae, que é capacitar os empresários em gestão, ofertando soluções em inovação e tecnologia para que os seus negócios possam estar cada vez mais competitivos, aptos a acessarem novos mercados e, consequentemente, terem maior lucratividade”, explicou.

O Diretor Superintendente do Sebrae, Albertino Leal, afirmou que o objetivo desse encontro é intensificar, ainda mais, a parceria já existente entre às instituições. “Quanto mais fortalecidos os elos das esferas pública e privada, maior é a geração de emprego, renda, oportunidades e, consequentemente, o desenvolvimento sustentável do estado”, concluiu.

Também presentes ao encontro, o superintendente estadual do Banco do Nordeste (BNB) no Maranhão, Danivan Borges Lacerda; e a secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha.