• Thiago Azevedo
  • 23 de março de 2023

Jorge Marú participa da VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

O presidente da Câmara de Paço do Lumiar, vereador Jorge Marú, participou na manhã desta quinta-feira (23), da VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, promovido pelo CMDCA.

O encontro debateu pautas importantes para garantir investimentos e manutenção dos direitos dos pequenos luminenses.

“Um prazer poder participar de discursões que envolvem direitos e principalmente das crianças e adolescentes luminenses. Que possamos sair dessa conferência cientes dos nossos deveres como representantes do poder público em geral”, destacou o parlamentar.

  • Thiago Azevedo
  • 23 de março de 2023

Sindicato é utilizado como instrumento político em Turiaçu


NUNCA FOI PELA EDUCAÇÃO.

Nós últimos dias uma onda de barulho por parte daqueles que se dizem da educação têm chamado atenção da população de Turiaçu.

Segundo eles à paralização de uma minoria da classe se dá por conta da falta de “VALORIZAÇÃO” do executivo para com eles, pois bem senhores. Realmente os protestos pacíficos e ordeiros são legítimos, no entanto à causa pela qual esses professores estão fazendo esses protestos é puramente POLÍTICO.

À grande verdade é que por trás desses atos existe uma grande maquiagem, à hipocrisia de alguns têm sido exposta assim como à máscara de outros têm caído na medida que essas “reivindicações” vão acontecendo.

Uma grande parcela desses professores nunca pisaram em Turiaçu enquanto o ex-prefeito e à ex-secretaria de educação estavam em seus cargos, no lugar deles estavam outros que nem professores eram.

Escolas “caindo” em cima dos alunos, prédios Escolares sem estrutura nem uma para receber alunos, Escolas oferecendo SUCO DE CAJU como merenda escolar, dinheiro de creches sendo desviado para fazer Mansão particular, recurso do FUNDEB sendo desviado, em meados de 2017, O ministério público identificou o desvio de 85.000.000 Desviado da saúde e da educação, INSS sem repasses, e tantos outros absurdos sendo praticado na vista desses professores e nunca se viu PARALIZAÇÃO ou REIVINDICAÇÃO por parte dessa classe.

À grande verdade é que esses atos não são por valorização, os mesmo são: meramente POLÍTICOS. Todos os repasses referente aos aumentos previsto por Lei foram repassados aos Professores, se somados eles chegam à quase 50%, À “luta” de alguns não é por melhorias nas escolas, à luta dessa minoria é POR AUMENTO SALARIAL, REGALIAS E PRIVILÉGIOS, nem um deles estão se importando com os alunos e filhos do povo trabalhador de Turiaçu, até porque se estivessem tinha cobrado Educação de qualidade da Administração passada quando está era negada.
A gestão Édesio Cavalcanti é a única que vem pagando todos os reajustes por lei federal no estado do Maranhão.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 23 de março de 2023

Gestão do prefeito Édesio realiza “Saúde em Ação” no povoado Romão

 

A gestão do prefeito Édesio Cavalcanti por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde,
realizou a ação social Saúde em Ação, para os moradores do povoado Romão. A ação acontece de forma itinerante com o objetivo de levar serviços básicos de saúde para comunidades mais longínquas do município.

Na ação, foram oferecidos atendimentos médicos, testes rápidos e vacinação para os moradores que residem na povoado.

Além dos serviços de saúde, foram entregues cestas básicas, fruto de uma parceria entre a gestão Édesio Cavalcanti e o deputado Aluísio Mendes.

  • Thiago Azevedo
  • 23 de março de 2023

Raimundo Cutrim diz que não procurou, nem foi procurado por Brandão para discutir nomeação para a Secretaria de Segurança

Em nota de esclarecimento divulgada no final da noite dessa quarta-feira (22), em razão de sucessivas publicações na imprensa que o cogitam como possível escolhido para assumir a Secretaria de Segurança Pública na atual gestão, o ex-titular da pasta e ex-deputado estadual Raimundo Cutrim informou que jamais procurou, nem foi procurado pelo governador Carlos Brandão (PSB) para discutir sua possível recondução ao cargo.

Cutrim atribuiu a lembrança do seu nome pela população ao seu desempenho à frente da SSP, em dois mom, entre os anos de 1997 e 2006 e entre 2009 e 2010, passagens que classifica como excelentes. Ele também fez referência à sua longa trajetória como delegado de Polícia Federal e aos seus mandatos de deputado estadual, exercidos no período de 2007 a 2019.

O ex-secretário se disse lisonjeado por ter seu nome lembrado pela população, mas afirmou que até o momento não foi contatado por ninguém do governo para tratar sobre a questão, tampouco o governador Carlos Brandão o procurou para discutir o assunto. “Assim como não procurei ninguém para fazer qualquer ilação sobre esse assunto”, assegurou Raimundo Cutrim.

Segue a nota, na íntegra:

  • Thiago Azevedo
  • 23 de março de 2023

Shopping Rio Anil reabre nessa quinta após liberação do Corpo de Bombeiros

O Shopping Rio Anil voltará a funcionar nessa quinta-feira (23), após o incêndio que deixou duas pessoas mortas e pelo menos 13 feridos, no último dia 07 de março em São Luís.

A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, que realizou uma vistoria técnica nas instalações do shopping na terça-feira (21) .

A reabertura foi determinada após a administração apresentar a documentação exigida, incluindo laudos técnicos referentes a sistemas de hidrantes, chuveiros automáticos contra incêndios, sistema de distribuição de gás e outros itens de segurança.

Durante o procedimento, foram analisadas as condições para a liberação do local. Enquanto as lojas voltam a funcionar, a área do cinema vai permanecer interditada.

Vale lembrar que a perícia ainda deve apontar onde o fogo começou. As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas e a Polícia Civil do Maranhão segue acompanhando o caso.

O Corpo de Bombeiros divulgou nota oficial sobre a reabertura.

Confira a nota na íntegra:

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) informa que realizou vistoria técnica, nesta terça-feira (21), nas instalações do Rio Anil Shopping, com objetivo de analisar as condições para a desinterdição do local.

A administração do shopping também apresentou a documentação exigida, assim como as ART’s e laudos técnicos referentes aos sistemas de hidrantes, chuveiros automáticos contra incêndios, sistema de distribuição de gás e outros itens de segurança.

Após os requisitos cumpridos, a desinterdição do shopping foi efetuada e o estabelecimento poderá funcionar a partir desta quinta-feira (23). O cinema segue isolado bem como a área de acesso às salas.

  • Thiago Azevedo
  • 23 de março de 2023

Vereadores entregam à Braide novo Plano Diretor de São Luís

Os vereadores Dr Gutemberg, Ribeiro Neto, Concita Pinto, Marlon Botão e Daniel Oliveira entregaram nesta manhã, ao prefeito Eduardo Braide, o Projeto de Lei nº 174/2019 (oriundo do Poder Executivo), que trata da atualização do Plano Diretor da capital maranhense.

“Dia histórico para São Luís! Recebi da Câmara Municipal, o nosso Plano Diretor aprovado, que agora segue para análise do INCID e depois para a sanção. O plano será fundamental para geração de emprego, assim como o desenvolvimento ordenado da nossa cidade”, comentou o prefeito.

A propositura de revisão da norma urbanística foi aprovada pelo Plenário Simão Estácio da Silveira na sessão do último dia 13 de março. O prefeito tem, a partir do recebimento do texto, quinze dias úteis para sancionar ou vetar o projeto aprovado. Se for vetada total ou parcialmente, a proposição retorna para o Legislativo dar a palavra final – se mantém o veto ou promulga a lei.

A atualização da Lei nº 4.669/2006, que trata da regra urbanística, tramitou com algumas alterações em relação à norma vigente. O dispositivo atual, por exemplo, conta com 168 artigos, enquanto a proposta de revisão conta com 208 artigos. Além disso, 19 artigos foram excluídos; 86 artigos permaneceram sem alteração; 63 artigos alterados e/ou atualizados; e 59 artigos incluídos mais atualização de tabelas e mapas.

No título que trata da política rural, a proposta prevê a exclusão da área de transição entre zona urbana e zona rural, criação do conselho municipal rural sustentável e a criação do fundo de desenvolvimento rural sustentável.

Já no título que trata parte do uso do solo urbano e rural, foram incluídos nove artigos, alteração no macrozoneamento ambiental e alteração no macrozoneamento urbano. Atualizações relacionadas à acessibilidade contam com inclusão de 13 artigos que estão estruturados, conforme a Lei nº 12.587/12 – Política Nacional de Mobilidade Urbana que compatibiliza a Lei de Mobilidade Urbana de São Luís (Lei nº 6.292/17) com a norma urbanística.

  • Thiago Azevedo
  • 23 de março de 2023

Presidente da Câmara busca participação dos cidadãos no processo legislativo com atuação das comissões

_Presidente da Casa diz que objetivo é ampliar a participação dos cidadãos no processo legislativo_

Aproximar ainda mais a Câmara Municipal de São Luís da população e apresentar aos movimentos sociais como apresentar proposições legislativas para melhorar a vida do cidadão ludovicense. Esses foram os objetivos de um café da manhã promovido pelo presidente da Casa, Francisco Chaguinhas (Podemos), que reuniu vereadores, nesta quarta-feira (22/03), na Sala de Atos do Legislativo.

No evento, Chaguinhas falou da importância de buscar estratégias para dar mais visibilidade às comissões temáticas visando usá-las como instrumentos de interação entre a sociedade e a Câmara para a avaliação de propostas e a elaboração de leis.

No pronunciamento, chefe do Legislativo também fez elogios às primeiras ações de alguns colegiados, sobretudo, nas áreas de justiça, orçamento e diretos humanos, lembrando temas como o Plano Diretor, LOA e combate à violência contra as mulheres, além de visitas a unidades de saúde e acompanhamento aos familiares das vitimas da tragédia do Rio Anil Shopping.

“Nós vereadores temos que estar juntos para mostrar para cidade que estamos envolvidos, atenciosos e de boa vontade para a população de nossa capital. O fortalecimento das comissões e o fortalecimento desta Casa e de cada vereador em suas comunidades. A atuação das comissões garante acima de tudo uma interação com a sociedade e amplia a participação dos cidadãos no processo legislativo”, declarou.

Esforço e visibilidade

Desde quando assumiu o comando interino do Palácio Pedro Neiva de Santa, Chaguinhas tem feito um esforço para ampliar a interação das comissões da Câmara com a sociedade civil. Ele tem realizado encontros com cada um dos vereadores buscando um entendimento neste sentido.

Durante almoço na residência do vereador Chico Carvalho, com a presença do ex-vereador Armando Costa, ele afirmou ao anfitrião, que o motivo de sua visita era para tratar de estratégias para dar mais visibilidade às comissões temáticas da Casa.

“Vou conversar com todos os colegas. Iniciei com o Chico Carvalho, porque vejo nele o baluarte do equilíbrio parlamentar em nossa Casa”, declarou.

O dirigente interino do Parlamento disse que na conversa com os demais colegas, vai tratar da implementação plena da Secretaria das Comissões, destacando que elas são o instrumento por onde tramitam todos os projetos.

“As comissões são o filtro do processo parlamentar e as matérias têm que ser analisadas com o maior critério, para evitar problemas depois de aprovadas”, completou.

“Temos que entender que comissões como Constituição e Justiça, Meio Ambiente, Educação, Saúde, Transporte, e outras, devem ter maior visibilidade a partir da forma como as matérias tramitam por elas. É isso que vamos tratar, atuando numa linha de ação para que todos os projetos tenham uma avaliação extremamente criteriosa do ponto de vista técnico e jurídico, já que são matérias que decidem a vida do cidadão ludovicense”, concluiu Chaguinhas.

  • Thiago Azevedo
  • 23 de março de 2023

Gestão do prefeito Édesio entrega mais duas escolas reformadas e reafirma compromisso com a Educação

A gestão do prefeito Édesio Cavalcanti, através da Secretaria de Educação, entregou na segunda-feira, mais 2 escolas totalmente reformadas e prontas para receber os alunos da rede municipal.

As escolas ficam localizadas nos Povoado Cutia e  Colônia da Paz. Foi um momento marcado por muitos agradecimentos das crianças e pais que acreditam no poder da educação.

Na ocasião Édesio esteve acompanhado da Secretária de Educação Graciete dos Santos, o vereador Ediney do Cutia e comitiva.
“Estamos entregando mais duas escolas totalmente reformadas, com todas as intervenções necessárias para que a gente possa da mais conforto aos nossos alunos. Disse o prefeito Édesio.

“Está segue sendo a marca desta administração! Valorização da educação e compromisso com povo turiense! Proporcionando as melhores condições de ensino e estrutura para os servidores e principalmente às nossas crianças e jovens!” Destaca a secretária Graciete.

  • Thiago Azevedo
  • 22 de março de 2023

Orleans Brandão avança com agenda municipalista e discute parceria entre Governo do Maranhão e Famem

O secretário de Estado Extraordinário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, reuniu nesta terça-feira (21) com o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Ivo Rezende, para firmar parcerias entre o governo e a entidade. Também foram discutidos os impactos das fortes chuvas nas cidades maranhenses.

“Estamos aproximando ainda mais o governo dos municípios. A Famem, como representante das prefeituras e dos prefeitos, tem papel importante nessa parceria que tem o objetivo de promover o desenvolvimento das cidades e fazer a diferença na vida da nossa população”, afirmou Orleans Brandão. O presidente da federação considerou essa parceria com o Governo do Maranhão como “muito exitosa para os municípios”.

Um dos assuntos discutidos foi a melhoria da malha viária, ampliando o programa de asfaltamento nas cidades nos próximos meses. Foram debatidos ainda os impactos das fortes chuvas nos municípios maranhenses e o apoio das equipes do Governo do Estado para minimizar os estragos e dar assistência para as famílias afetadas.

Também participaram da reunião o subsecretário de Estado da Infraestrutura do Maranhão, Italo Augusto, o secretário-adjunto de Estado de Assuntos Municipalistas, José de Ribamar Soares, e o diretor geral da Famem, Miltinho Aragão.

  • Thiago Azevedo
  • 22 de março de 2023

TJMA condena empresa a reativar plano de saúde e indenizar beneficiária

A 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão condenou a Geap Autogestão em Saúde a restabelecer o plano de saúde, nos seus termos e valores originais, inclusive mantendo as carências já adquiridas, e a pagar indenização por danos morais no valor de R$ 5mil a uma beneficiária. O órgão colegiado manteve parte da sentença de primeira instância, mas fixou o valor a ser pago pelo plano, por danos morais. Ainda cabe recurso.

As duas partes apelaram ao TJMA, insatisfeitas com a sentença de 1º grau. A Geap alegou impossibilidade de aplicação do Código de Defesa do Consumidor ao caso, argumentou que a beneficiária deixou de quitar uma parcela, permaneceu assim por 60 dias e disse que a notificou antes do cancelamento.

Já a beneficiária do plano juntou razões recursais, nas quais sustentou que os danos morais ficaram devidamente configurados no caso, pelo abalo intenso sofrido quando descobriu que seu plano de saúde estava cancelado.

VOTO

O relator de ambos os apelos, desembargador Tyrone Silva, concordou com a fundamentação da sentença de 1º grau, segundo a qual, a comunicação feita pela empresa foi recebida por outra pessoa, não a beneficiária do plano de saúde, entendendo que não foram preenchidos os requisitos legais para a rescisão unilateral do contrato.

A sentença acrescentou que a empresa não podia ter aceitado o pagamento que a autora fez num mês de dezembro, referente a setembro do mesmo ano, porque aí gerou uma expectativa na beneficiária, decorrente de um comportamento de que o contrato ainda estava plenamente eficaz entre as partes.

O relator enfatizou que a beneficiária quitou as mensalidades referentes a outubro, novembro e dezembro de 2017, e que a primeira apelante aceitou o pagamento efetivado, referente ao mês de setembro de 2017, em dezembro do mesmo ano, sem fazer nenhuma ressalva.

Já em relação ao apelo da beneficiária, o desembargador Tyrone Silva considerou a necessidade de reforma da sentença de primeira instância. Disse que o contrato de plano de saúde rescindido unilateralmente era de pessoa idosa, que contava com 85 anos de idade à época do ocorrido.

Destacou que a falha na prestação do serviço por parte da operadora do plano causou transtornos relevantes à vida da beneficiária, já que, até o momento em que a pessoa idosa buscou a via judicial para solução da controvérsia, esteve, de fato, desamparada da assistência médica e hospitalar para a qual vinha pagando regularmente, com exceção do mês de setembro de 2017, que foi quitado em dezembro do mesmo ano, com os encargos pertinentes, com a anuência do plano de saúde.

Também ressaltou que a surpresa pela rescisão abrupta da relação contratual, da forma como se deu no caso, é capaz de causar sofrimentos severos, desconforto, angústia, dúvida e desgaste emocional na beneficiária.

O relator citou várias decisões semelhantes para reforçar seu entendimento, de que houve violação ao direito da personalidade da beneficiária, e considerou como impositiva a necessidade de reparação pelos danos morais que lhe foram causados, estabelecendo o valor de R$ 5mil, que disse não se afigurar excessivo para a extensão do dano a que foi submetida a vítima.

Os desembargadores Josemar Lopes Santos e Antônio Vieira Filho concordaram com o voto do relator.