• Thiago Azevedo
  • 20 de março de 2023

Morros: Presidente Alzenira, vereadores Natan e Ribamar Cuy, participam de sessão solene na ALEMA

A presidente da Câmara Municipal de Morros, vereadora Alzerina Maia e os vereadores Natan e Ribamar Cuy, estiveram presentes na Assembleia Legislativa, na tarde desta segunda-feira (20), em sessão solene de homenagem a mulheres empreendedoras do Maranhão vinculadas à Rede de Negócios AME/MA.

A sessão foi conduzida pela presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB), foi proposta pelo deputado Guilherme Paz (Patriotas).

Em seu pronunciamento, Guilherme Paz destacou a força das mulheres no ramo empresarial e afirmou que elas estão ocupando cada vez mais espaços pela força do trabalho e competência. Na ocasião, ele homenageou a mãe, ex-deputada Graça Paz, autora do Projeto de Lei 036/2018, que institui o ‘Dia da Mulher Empreendedora Maranhense’, a ser comemorado em 3 de novembro. Ele destacou, ainda, o trabalho da empreendedora Kate Paz, sua esposa, que não pôde comparecer à solenidade.

A presidente da Alema, Iracema Vale, afirmou que o empreendedorismo feminino causa impactos no meio econômico e social. “Quando uma mulher abre uma empresa, ela apresenta uma nova solução ao mercado. Quando ocupa um lugar de destaque, abre espaços a uma nova geração de mulheres. Por meio do protagonismo feminino, sempre estamos à frente dos negócios. A mulher constrói sua independência, não apenas financeira, mas também emocional, pois isto gera autoestima. Dizem que quando uma mulher dá certo, a sociedade também dá. Dar voz às nossas ideias e saberes é essencial para se criar autonomia”, disse Iracema Vale.

A chefe do Poder Legislativo estadual frisou que o Parlamento maranhense conta, atualmente, com 12 mulheres, formando a maior bancada feminina da história da Casa do Povo. “Mesmo assim, falta muito para que o Parlamento seja igualitário. Convido a todas para empreender na política. É uma nova narrativa sendo construída. Aqui, nós mostramos que somos perseverantes e não temos medo de adversidades. Somos capazes de governar com pulso firme e gerenciar com estratégia”, afirmou.

 

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 20 de março de 2023

Governador decreta estado de emergência em municípios maranhenses em função das chuvas

O governador do Estado, Carlos Brandão, decretou situação de emergência em 20 municípios maranhenses afetados pelas intensas chuvas. Segundo o decreto, a medida tem o objetivo de preservar o bem-estar da população, assim como as atividades socioeconômicas nas regiões atingidas por eventos adversos.

“Assinei decreto declarando situação de emergência nos municípios do Maranhão em decorrência das fortes chuvas dos últimos dias, que causaram danos a várias comunidades. Com apoio da Defesa Civil, vamos prestar todo o auxílio necessário aos que foram afetados”, comunicou o governador no Twitter, ainda na noite de sexta-feira (17).

Pelo documento, ficam autorizados os órgãos da Administração Pública Estadual, que compõem o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, a prestarem apoio suplementar técnico, operacional e financeiro aos municípios afetados, mediante prévia articulação e integração com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, em articulação com todos os setores do Estado e com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Constam no decreto os municípios: Afonso Cunha, Alto Alegre do Pindaré, Barreirinhas, Buriti, Coroatá, Esperantinópolis, Governador Nunes Freire, Graça Aranha, Grajaú, Lago da Pedra, Pedreiras, Pinheiro, Poção de Pedras, Santa Inês, Santa Luzia, Santo Antônio dos Lopes, São João do Caru, Trizidela do Vale, Tuntum e Zé Doca.

Ações propositivas e de prevenção às chuvas já haviam sido anunciadas pelo governador. Em 25 de janeiro, o governo maranhense criou o Comitê Gestor de Prevenção e Assistência às Vítimas das Chuvas para coordenar ações de prevenção de alagamento, ações de limpeza, desobstrução de vias e córregos, drenagem e apoio a comunidades muito afetadas no período chuvoso. Além dessa medida, Brandão também esteve em Brasília, no início de fevereiro, quando foi recebido pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, que garantiu o apoio do governo federal na assistência a municípios atingidos pelas fortes chuvas.

Nessa semana, representantes da Defesa Civil Nacional estiveram em São Luís para uma visita técnica, onde foram verificadas as condições dos pontos críticos da região metropolitana.

  • Thiago Azevedo
  • 20 de março de 2023

Gedema apresenta projeto “Mulher Empreendedora” para mães da comunidade do Maiobão

A presidente do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), Carol Duailibe, reuniu-se, no último sábado (18), com mães de alunos do programa ‘Sol Nascente’ e lideranças do bairro Maiobão, para apresentar o projeto “Mulher Empreendedora”. A iniciativa tem como objetivo incentivar ações de empreendedorismo voltadas a essas mulheres, a partir das demandas apresentadas pela própria comunidade.

Na roda de conversa, que aconteceu no Clube dos Servidores da Assembleia Legislativa, as mulheres puderam falar um pouco sobre suas histórias de vida, atribuições do dia a dia e quais áreas lhes interessavam para empreender e, assim, proporcionar melhores condições às suas famílias.

Carol Duailibe afirmou que o objetivo do Gedema é propiciar à comunidade do Maiobão a oportunidade de participar das ações da Assembleia, oferecendo cursos e oficinas para que se tornem empreendedoras e independentes.

“Nós nos organizamos em um grupo de 15 mulheres, para que a gente possa ouvi-las e multiplicar esse projeto a outras mulheres, líderes comunitárias, igrejas e mães dos alunos do Sol Nascente. Hoje é só um diálogo para que possamos entender o que elas precisam e desejam fazer, porque queremos fazer a diferença em suas vidas”, disse a presidente do Gedema.

Oportunidade

A coordenadora do programa Sol Nascente, Cynthia Vieira, destacou que o programa atende a crianças de adolescentes da comunidade desde 2012 e que, agora, estende as ações também para as mães. “A presidente Iracema Vale, juntamente com Dona Carol Duailibe, trouxeram essa possibilidade maior de expandir as ações que a Assembleia Legislativa e o Gedema já propõem para a comunidade do Maiobão e áreas adjacentes”, salientou.

A professora Creuza Maria Andrade Álvares participou do momento e falou da importância de iniciativas como essa para as mulheres da comunidade. “É de grande valia principalmente para nós, mães de crianças do programa Sol Nascente, pois é uma oportunidade de trabalhar a nossa autoestima e nos qualificarmos”, completou.

  • Thiago Azevedo
  • 20 de março de 2023

Iracema Vale prestigia inauguração de escola em povoado de Nina Rodrigues

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), prestigiou, nesta sexta-feira (17), a inauguração do Centro de Ensino Paulo Freire, no Assentamento Palmares, no município de Nina Rodrigues. Entregue pelo governador Carlos Brandão (PSB), a escola de ensino médio contou com investimentos da ordem de R$ 1.333.650,09, provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Segundo Iracema Vale, o investimento na educação é o mais importante instrumento para o desenvolvimento do Estado. “Certamente, essa unidade de ensino fará com que os jovens desse povoado possam aprender, crescer e trazer bons frutos para o Maranhão. Parabenizo nosso governador pelo grande trabalho em favor da educação”, afirmou.

A escola beneficiará mais de 300 estudantes com seis salas de aula, biblioteca, sala de professores, cozinha, sala da diretoria, secretaria, banheiros acessíveis, entre outros espaços para oferecer um serviço de qualidade à comunidade escolar.

“Dando continuidade ao nosso compromisso de entregar 300 obras em 100 dias de governo, inauguramos em Nina Rodrigues essa escola de ensino médio no povoado Palmares, além da entrega de serviços de pavimentação de vias urbanas. Dessa forma, estamos melhorando a vida das pessoas com uma agenda municipalista”, afirmou o governador Carlos Brandão.

Também estiveram presentes à inauguração o subsecretário de Educação (Seduc), Anderson Lindoso; o secretário de Agricultura Familiar (Saf), Bira do Pindaré; o secretário de Trabalho e Economia Solidária (Setres), Luiz Henrique Lula; o prefeito de Nina Rodrigues, Rodrigo da Iara, entre outras autoridades.

  • Thiago Azevedo
  • 20 de março de 2023

“Vamos nos manter vigilantes”, diz Neto Evangelista em reunião com o Ministério Público e demais envolvidos no incêndio do Rio Anil Shopping

O deputado estadual Neto Evangelista participou de mais uma reunião com o Ministério Público, Polícia Civil, familiares de vítimas e advogados do Rio Anil Shopping, local onde ocorreu um incêndio no último dia 07 de março. O objetivo foi acompanhar as investigações e garantir assistência à algumas pessoas atingidas que ainda não tinham recebido apoio da empresa.
“É inadmissível que os representantes do shopping Rio Anil e do cinema CineSystem ainda não saibam quem são todas as pessoas atingidas pelo incêndio, para que elas recebam o apoio necessário. Na reunião foram apontadas algumas dessas vítimas, e os responsáveis se colocaram à disposição mais uma vez para disponibilizar assistência, mas vamos nos manter vigilantes”, explicou Neto Evangelista.
O parlamentar, que também está atuando como advogado de algumas vítimas, parabenizou a atuação do Ministério Público no caso e disse que irá aguardar a conclusão do inquérito para tomar outras providências.
“O Ministério Público tem sido muito diligente no caso. Com relação aos próximos passos, não posso ser leviano e imprudente em querer antecipar algum resultado, isso só atrapalharia a investigação. Mas vamos esperar o encerramento do inquérito, confio no sistema de segurança e sei que estão fazendo um bom trabalho”, disse o parlamentar.
A reunião foi convocada pelo Ministério Público após denúncias de familiares das vítimas sobre a falta de um canal oficial de comunicação com os representantes do cinema Cinesystem e o Rio Anil Shopping. O momento foi oportuno para que alguns familiares tivessem garantida toda a assistência de que precisam, além de esclarecer dúvidas quanto ao procedimentos de investigação com as autoridades responsáveis.

  • Thiago Azevedo
  • 19 de março de 2023

Campeão: Moto Club vence MAC e torcida entra na fila para pedir desculpas ao presidente Yglésio


Moto Club é campeão no segundo turno do Campeonato Maranhense. O time rubro-negro que não empolgou na primeira fase, desbancou o favorito Sampaio na semifinal do segundo turno e agora venceu o invicto Maranhão na final.

Com a vitória por 1 a 0, o Moto conquista o segundo turno e agora vai decidir o título de campeão maranhense contra o Maranhão que venceu o primeiro turno. Serão dois jogos.

O MAC teve a grande chance de abrir o placar no primeiro tempo com Vânder em cobrança de pênalti, mas o goleiro Éder fez uma grande defesa, aos 33 minutos.

Aos 37 minutos, o Moto fez uma boa jogada que Valdir finalizou e Mateus defendeu, na sobra Léo Silva mandou para o fundo do gol atleticano.

Além de decidir o campeão maranhense de 2023, os duelos entre Moto e Maranhão valem vagas diretas na Copa do Nordeste e no Campeonato Brasileiro Série D em 2024.

Agora a torcida que tanto criticou a gestão de Yglésio Moyses, entra na “fila” para pedir desculpas ao presidente do Moto Club.

Os dois jogos serão na quarta-feira (22) e domingo (26).

Texto Blog Zeca Soares com adaptações Tribuna98

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 19 de março de 2023

Advogado Cristiano Zanin e sogro disputaram honorários milionários na Justiça


No Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Cristiano Zanin Martins disputou com o sogro, Roberto Teixeira, milhões de reais em honorários em uma ação judicial. Advogado de Lula, Zanin é favorito para a próxima vaga de ministro no Supremo Tribunal Federal(STF).

Roberto Teixeira, Cristiano Zanin Martins, Valeska Martins (esposa de Zanin) e Larissa Teixeira (irmã de Valeska) eram sócios de um mesmo escritório até o segundo semestre do ano passado.

A disputa durante a separação do escritório tem sido alvo de comentários no meio jurídico em Brasília no contexto da corrida pela próxima vaga do STF, especialmente devido à amizade entre Roberto Teixeira e Lula.

A relação de longa data do presidente com Teixeira é vista como um revés para a candidatura de Zanin ao STF. Pessoas ligadas ao advogado, porém, sustentam que seu favoritismo se mantém, apesar disso.

O canal de televisão Rede 21, do grupo Bandeirantes, representado pelo Teixeira Zanin Martins Advogados, entrou na Justiça para cobrar uma dívida da Igreja Universal do Reino de Deus. A Universal foi condenada a pagar por volta de R$ 66 milhões à emissora por uma dívida relacionada à produção de programas religiosos, com honorários de 10%.

O processo começou em dezembro de 2021. Em 8 de agosto de 2022, o escritório se separou após uma briga. Valeska e Cristiano Zanin Martins se tornaram sócios em uma nova banca. Roberto Teixeira e sua filha Larissa Teixeira continuaram trabalhando juntos.

Em 17 de agosto de 2022, o escritório de Zanin foi autorizado a continuar atuando no processo pela cliente, a Rede 21. A disputa começou quando, em 6 de setembro de 2022, Zanin pediu o levantamento dos valores dos honorários.

Desde então, Roberto Teixeira e Cristiano Zanin Martins se manifestaram diversas vezes, cada um alegando que teria direito a todos os honorários. Os valores variavam conforme a data, já que a dívida era crescente.

No processo, Zanin argumenta que teve “atuação pessoal e personalíssima para a satisfação do crédito” do cliente e que os honorários pertencem “exclusivamente” a ele.

Teixeira, por sua vez, diz que “a contratação decorreu de um relacionamento de longa data, iniciado pelo sócio-fundador do escritório, Dr. Roberto Teixeira, com o cliente”. Também diz que atuou em diversos casos em prol do Grupo Bandeirantes, do qual faz parte o canal Rede 21, “em que o ex-sócio Cristiano Zanin Martins nem sequer é mencionado” ou faz parte.

No contrato entre os sócios do escritório Teixeira Martins Advogados, citado por Teixeira, estava estipulado que os honorários recebidos pelos casos em que havia atuação conjunta reverteriam em “benefício da sociedade”. O sogro de Zanin alega que, nesse caso, a atuação era conjunta.

Teixeira também acusa Martins de ter ferido a cláusula de “non compete”, de não concorrência, do escritório. Como é comum em firmas de advocacia, no Teixeira Martins havia uma previsão de que ex-sócios não poderiam patrocinar “atuais clientes e os interesses dos mesmos” por um prazo de dois anos.

Nos autos, a Rede 21 corrobora o argumento de Zanin de que havia uma relação “personalíssima” com ele, e que a empresa tratava diretamente com ele sobre o caso. Marco Aurélio de Souza, diretor jurídico da Rede 21, diz que sua relação “foi com o Cristiano”.

Em resposta, Teixeira anexou ao processo tabelas de carga horária em que mostra que havia outros advogados trabalhando no caso.

A juíza responsável, Maria Carolina de Mattos Bertoldo, determinou que o assunto fosse discutido em uma ação separada e que, enquanto isso, a Rede 21 fosse representada pelo novo escritório de Zanin.

Diante disso, sogro e genro chegaram a um acordo. Cada um ficou com R$ 2,5 milhões, metade dos honorários até aquele momento. Dali em diante, quem receberia pela ação seria Zanin.

Site Metrópoles

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 19 de março de 2023

Brandão vai integrar comitiva de Lula em viagem para China


A comitiva de Lula para China no final de março será integrada também por governadores, entre eles, Carlos Brandão (PSB), governador do Maranhão. Ainda estão na lista do grupo presidencial ministros, deputados federais, senadores e empresários.

Outros dois governadores do Nordeste também estão na lista: Elmano de Freitas (PT), Ceará; e Jeronimo Rodrigues (PT), da Bahia.

Além do governador Carlos Brandão, outros dois políticos maranhenses, a senador Eliziane Gama (PSD) e o deputado Fábio Macedo (Podemos0, integrarão o comitiva de Lula,

Segundo o Itamaraty, 240 empresários estarão na viagem oficial à China. Desse total, 90 são do agronegócio. O país é o principal parceiro comercial do Brasil.

Na agenda do presidente Lula está encontros com autoridades chinesas e com o presidente da China, Xi Jinping.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 18 de março de 2023

Samuel Jorge recebe o apoio de seis vereadores para disputa da Prefeitura de Lago da Pedra em 2024


O advogado Samuel Jorge fez uma visita de cortesia a Câmara Municipal de Lago da Pedra na sexta-feira (17), e na oportunidade recebeu a declaração de apoio de seis dos 13 vereadores do município para a disputa de prefeito em 2024. 

Henrique Paraibano, Fabiana do Osmani, Cival Rocha, Vandeilson, Marcão e Raimundinho são os vereadores que fazem parte da base de apoio de Samuel Jorge.

O número já representa quase 50% dos vereadores de Lago da Pedra e mais de 1/3, o que representa uma importante força na política de Lago da Pedra.

Samuel Jorge é pré-candidato a prefeito de Lago da Pedra e já conta a experiência de já ter sido presidente da Juventude do PSDB no Maranhão e conhecido por um dos principais articuladores políticos da região. Em 2022, ele foi puxador de votos do governador Carlos Brandão.
Blog Davi Max

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 18 de março de 2023

Marcus Brandão assume direção na Assembleia Legislativa

A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), confirmou nesta sexta-feira, 17, a posse de Marcus Brandão como seu auxiliar na Casa.

Ele assumiu a recém-criada Diretoria de Relações Institucionais.

A posse ocorreu no gabinete da presidência, com a presença de membros da Mesa Diretora e do deputado estadual Wellington do Curso.

Marcus é irmão do governador Carlos Brandão.

Nas redes sociais, Iracema desejou sucesso ao novo diretor. “Nas redes sociais, Vale comentou a chegada do novo auxiliar. Hoje tivemos a posse de Marcus Brandão como Diretor de Relações Institucionais na Assembleia Legislativa do Maranhão. Desejo muito sucesso nesse novo desafio!”, destacou.

  • Tags: