
Na manhã do último sábado (05), policiais militares do 3⁰ BPM, Grupo de Operações Especiais (GOE), Força Tática (FT), 2⁰ Batalhão de Motopatrulhamento Tático, com apoio do Centro Tático Aéreo (CTA), recuperaram uma carga de eletroeletrônicos (celulares, câmeras filmadoras e baterias) da empresa Samsung, avaliada em um milhão e meio de reais.
A carga foi desviada do aeroporto de Imperatriz/MA e localizada no centro da cidade, no fundo de uma loja de acessórios automotivos.
O material recuperado foi apresentado na Delegacia Regional de Imperatriz para as devidas providências.

Blog Luís Cardoso
Hoje, pela manhã, no quadro Bastidores do Bom Dia Mirante, o secretário de Articulação Política, ex-deputado Rubem Pereira, informou que o governo trabalha para ter apenas um candidato para evitar disputas.
Segundo Pereira, nas consultas feitas pelo Palácio dos Leões a preferência da maioria é pelo nome do prefeito de São Mateus e que o governo apenas acompanha a decisão dos aliados sem interferência.
A eleição para a presidência da Famem ocorrerá dia 21 deste mês e até agora a oposição não decidiu lançar nenhum outro nome, devendo ser a indicação de apenas uma chapa de consenso.

Faleceu nesta manhã, no Hospital São Domingos, em São Luís, o médico e ex-vereador de São Luís, Abdon José Murad Neto, de 68 anos.
Presidente do Conselho Regional de Medicina do Maranhão, ele estava licenciado do cargo em função de um tratamento contra um câncer ao qual se submetia. Ele também dirigia a Santa Casa de Misericórdia, localizada no Centro da capital.
Abdon foi vereador de São Luís e também exerceu o cargo de secretário de Estado da Saúde.
Graduado pela Universidade Federal do Maranhão em 1978, Abdon Murad foi professor de Clínica Cirúrgica na mesma instituição, além de médico do Ministério da Saúde e da Santa Casa.
Presidiu por três vezes a Associação Médica do Maranhão. Participa do CRM-MA desde 1988, estando em seu sexto mandato consecutivo como presidente. No CFM, era conselheiro efetivo desde 1999, tendo sido 3º vice-presidente na gestão 1999 a 2004.

A tarde da última quinta-feira (4) foi marcada por uma importante reunião com os agentes municipais de trânsito, que desde a segunda-feira (31) cruzaram os braços e paralisaram suas atividades. O encontro aconteceu na sala de reuniões do gabinete, no Centro Administrativo da Prefeitura de Paço do Lumiar, com a presença do assessor especial da Prefeitura, Getúlio Vasconcelos, do secretário municipal de Mobilidade Urbana, Pádua Nazareno, e da comissão dos agentes de trânsito.
Na reunião, foram esclarecidos os pontos e as principais reivindicações dos servidores, no qual foi constatado que a grande maioria já está em andamento, enquanto outras estão sendo revisadas pelo corpo jurídico municipal. Em pronunciamento, o assessor especial de gabinete da prefeita Paula Azevedo, Getúlio Vasconcelos, reiterou que a valorização do servidor é uma das principais preocupações da atual gestão e que muitas das reivindicações estão sendo providenciadas.
“Boa parte da demanda já está em andamento. Nós já estamos trabalhando para implementar essas demandas, em conjunto com os servidores, em reuniões realizadas à convite da própria prefeita. Conseguimos chegar em um consenso, pondo fim ao movimento dos agentes”, disse ele.

O secretário de Mobilidade Urbana, Pádua Nazareno, também se pronunciou, reafirmando seu compromisso com a mobilidade do município.
“Estamos sempre atentos às reivindicações e ao bem-estar de nossos servidores, e sempre estivemos dispostos a dialogar e resolver pacificamente. Fico muito feliz que conseguimos na base do diálogo encerrar o movimento, e reitero que estamos trabalhando para garantir sempre melhores condições a todos os nossos servidores e principalmente aos luminenses”, afirmou o secretário.
A Gestão reafirmou o compromisso de valorização dos servidores públicos municipais, e se mantém de portas abertas ao diálogo com toda a categoria para sempre garantir as melhores condições de trabalho.

O vice-governador Felipe Camarão (PT) reagiu à declaração xenofóbica da diretora de Responsabilidade Social do Flamengo, Ângela Machado que agrediu o povo nordestino com insultos.
“Ganhamos onde produz, perdemos onde se passa férias. Bora trabalhar porque se o gado morre, o carrapato passa fome”, escreveu Ângela Machado em sua conta do Instagram.
Segundo Felipe Camarão a opinião de Ângela não reflete o posicionamento do clube e muito menos da sua torcida.
“É importante não confundir declaração ofensiva contra nordestinos de uma pessoa da diretoria do Flamengo com a instituição, com o clube. Ela não fala pela torcida, que é a maior do Brasil e que tem vários torcedores nordestinos. Ela não sabe o que é ser Flamengo. Viva o Nordeste!”, disse Felipe Camarão que é torcedor do Flamengo.
O Flamengo não se manifestou sobre o assunto.

Com a eleição do presidente Lula, início da transição governamental e dispersão dos movimentos golpistas que tentaram contra a democracia, as atenções da classe política maranhense se voltam agora para a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão O presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB) continua sendo favorito para renovar o mandato por mais dois anos, mas enfrenta concorrência.
Do alto de sua experiência como parlamentar, ex-presidente da Casa, que assumiu o comando do estado após Roseana abandonar o cargo no final do mandato em 2014, o deputado Arnaldo Melo (PP) advertiu, em conversa com jornalistas quando anunciou sua decisão de se colocar no jogo sucessório do parlamento estadual, no início de outubro, que as articulações ainda que tenham iniciado logo após o primeiro turno somente seriam concretizadas após a da eleição do presidente.
De fato as conversações visando a composição da Mesa que será eleita em fevereiro, logo na abertura dos trabalhos legislativos, deverão se intensificar agora com a eleição de Lula e fortalecimento do grupo liderado pelo senador eleito Flávio Dino e pelo governador reeleito Carlos Brandão, ambos do PSB, que deverá ser decisivo no processo de escolha do presidente.
O atual presidente Othelino, em conversas com jornalistas que cobrem as atividades da Casa, disse não ter nenhum problema de ordem jurídica que impeça sua reeleição para mais um mandato, que tem conversado com vários parlamentares de vários partidos e que tem sido muito bem aceita sua proposta de permanência. Joga ainda a favor de Othelino um compromisso firmando com o senador eleito Flávio Dino quando na definição das alianças para disputar as eleições 2022.
Vários nomes tentam se viabilizar, entre quais Arnaldo Melo (PP), Antônio Pereira (PSB), Ariston Ribeiro (PSB), mas existe uma espécie de consenso entre os parlamentares de que a composição da nova Mesa Diretora deverá ser fruto de um grande entendimento entre as forças que ajudaram eleger Lula, Brandão e Flávio Dino e dentro deste contexto a recondução de Othelino ao cargo de presidente tem todas as chances de acontecer.
Othelino Neto coordenou a pré-campanha de Dino ao Senado, abraçou a candidatura de Brandão e se empenhou no segundo turno para aumentar os votos de Lula no Maranhão. O parlamentar comandou caminhadas, carreatas ao lado da esposa Ana Paula, primeira suplente do senador eleito, e deve contar com o apoio grupo.
Como o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) já promulgou o resultado da eleição e a equipe de Lula já está tratando da transição, na avaliação de fontes do blog, é que as conversações deverão acelerar visando a definição, mas as apostas entre os próprios parlamentares é que haverá um grande entendimento das forças que darão sustentação políticas ao governo de Carlos Brandão.

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira, dia 4 de novembro de 2022, a Operação “CTRL+P”, a fim de reprimir a venda e a circulação de moeda falsa no Estado do Maranhão. Ao todo, a partir de representação policial em Inquérito Policial, foram cumpridos 10 (dez) mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal nas cidades de São Luís/MA, São José de Ribamar/MA, Pinheiro/MA, Arari/MA, São João do Carú/MA, Satubinha/MA e Trizidela do Vale/MA.
A Operação busca identificar consumidores e distribuidores de 11 (onze) objetos postais contendo um total de 326 (trezentos e vinte e seis) cédulas falsas que foram enviadas via Correios dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, onde ainda funcionam “laboratórios” clandestinos de falsificação de moeda.
Os trabalhos contaram com a participação de 44 (quarenta e quatro) Policiais Federais da Superintendência da PF em São Luís e da Delegacia da PF em Caxias/MA, além da colaboração dos Correios e da UERF – Unidade Especial de Repressão à Falsificação de Moeda, órgão central da Polícia Federal.

Em entrevista concedida nesta quinta-feira (03), o deputado federal Rubens Jr (PT-MA) avaliou o cenário para a próxima eleição da Federação dos Prefeitos do Maranhão (Famem).Para o parlamentar petista o prefeito de São Mateus, Ivo Rezende, tem as melhores condições para presidir a Famem.“Eu particularmente, na condição de quem atua na política, avalio que o melhor nome para presidir essa instituição é a do prefeito Ivo Rezende, ele tem experiência política, está fazendo uma excelente gestão, conhece a pauta municipalista, conta com apoios importantes como o do ex-prefeito Miltinho Aragão, que também tem grande vivência com essa agenda municipalista. Ivo tende a ser o candidato apoiado pelo governador Carlos Brandão”, revelou Rubens Jr.A eleição e posse da Famem deve ocorrer no próximo dia 21 de novembro, de acordo com edital já publicado.Para Rubens, a sucessão na Famem é prioridade na pauta política, uma vez que a eleição já ocorre em novembro. “Somente depois desta eleição é que a classe política passará a discutir as eleições para as mesas diretoras do Poder Legislativo”, explicou.Entendimento – Em reunião no Palácio dos Leões., na presença de Rubens Jr, o prefeito Ivo Rezende dialogou com o Secretário de Articulação Politica Rubens Pereira e o chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, o prefeito de Barra do Corda e o ex-prefeito de São Mateus, Miltinho Aragão. A reunião teve como finalidade o fortalecimento da união entre o executivo estadual e as prefeituras, com o objetivo de garantir mais parcerias entre o governo e os municípios maranhenses.

Defesa dos autistas, combate à violência contra a mulher e geração de emprego serão as prioridades do quarto mandato do deputado estadual Neto Evangelista (União Brasil). O anúncio foi feito pelo parlamentar, nesta quarta-feira (2), ao jornalista Clovis Cabalau durante entrevista para a TV Mirante.
“Continuarei trabalhando na defesa das pessoas com autismo e no combate à violência contra a mulher, com atuações na justiça e elaboração de leis, que garantam sua segurança e igualdade. Também será uma prioridade nesse novo mandato contribuir com a geração de emprego no nosso estado”, afirmou Neto.
Trabalho em defesa da comunidade Autista
Muitas já foram as conquistas do parlamentar para a comunidade autista. Sua forte atuação garantiu várias leis que já estão valendo em todo Maranhão. A lei 11.805/2022 de autoria do deputado, foi recém aprovada e proíbe a soltura de fogos de artifícios acima de 100 decibéis, preservando autistas, animais, idosos e pessoa com sensibilidade auditiva. A de número 11.633/2021 garante sessão mensal adaptada para autistas em cinemas do estado.
Já a lei 11.465/2021, garante laudo permanente para pessoas com autismo e a lei 11.456/2021, assegura atenção integral do sistema de saúde ao diagnóstico e atendimento terapêutico de pessoa com TEA.
Trabalho em defesa das mulheres
Neto Evangelista atua como advogado em casos de feminicídio e também é autor de inúmeras ações e projetos que garantem segurança e igualdade às mulheres maranhenses, a exemplos da lei 11.354/2020 que proíbe a nomeação de agressores condenados por violência doméstica e feminicídio em qualquer cargo público, seja ele comissionado ou efetivo; e da lei 11.430/2021 que obriga os eventos sociais e esportivos a realizarem campanhas de prevenção e combate à violência contra a mulher.

Com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva, o nome do subprocurador-geral da República Nicolao Dino passou a ser cotado por dirigentes petistas para a sucessão de Augusto Aras no comando da Procuradoria-Geral da República, em setembro.
Irmão do senador Flávio Dino (cotado para o ministério da Justiça), Nicolao figurou em duas listas tríplices elaboradas pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), de 2017 e de 2021, mas não foi escolhido nem por Michel Temer nem por Jair Bolsonaro.
Apesar de Lula não ter se comprometido claramente a respeitar a lista tríplice, que não foi levada em conta por Bolsonaro na escolha de Aras, lideranças da esquerda defendem que o presidente eleito retome a tradição na tentativa de sinalizar um retorno à normalidade democrática.
A lista tríplice não é prevista em lei. A categoria, porém, salienta que é importante que o procurador-geral tenha respaldo interno para garantir sua independência em relação ao Poder Executivo. Ela foi respeitada de 2003 a 2019.
Em 2020, Nicolao discutiu com Aras durante reunião do Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF), que foi encerrada de forma abrupta após um acirramento do debate.
A discussão se acirrou quando Nicolao manifestou, em nome dele e de colegas, críticas às posições que Aras manifestou a respeito das forças-tarefas do Ministério Público Federal.
Aras e Nicolao pertencem a vertentes opostas dentro do Ministério Público Federal. Uma das principais divergências trata da forma da escolha do procurador-geral da República. (Da CNN)