• Thiago Azevedo
  • 7 de julho de 2022

Governo abre novos locais para testes da Covid-19 em São Luís


O secretário de Saúde do Maranhão, Tiago Fernandes, anunciou nesta quarta-feira (6), a abertura de novos pontos para a testagem da Covid-19 em São Luís.

Segundo Tiago Fernandes, os novos pontos são a Policlínica do Coroadinho, IEMA Rio Anil, Escola de Saúde Pública do Maranhão e Hospital Dr. Genésio Rego, no período entre 11 a 16 de julho.

Para ter acesso ao teste é necessário o agendamento no Disque Saúde – (98) 3190-9091, pelo App e Site do Procon ou ainda nas Unidades Viva/Procon. A confirmação do dia e horário do agendamento chegará no e-mail cadastrado.

“As pessoas que testarem positivo e estiverem com sintomas receberão atendimento no local”, garante o secretário Tiago Fernandes.

Até o próximo sábado (9), a testagem segue no Parque do Rangedor para as pessoas que fizeram o seu agendamento.

  • Thiago Azevedo
  • 7 de julho de 2022

Carlos Brandão envia projeto de redução do ICMS à Assembleia


O governador Carlos Brandão (PSB) enviou à Assembleia Legislativa projeto de lei que reduz o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O anúncio foi feito em suas redes sociais, na noite de quarta-feira (6). A matéria deve ser apreciada em regime de urgência.

A redução deve impactar no preço dos combustíveis em todo o Maranhão. Pelo texto, o imposto diminuirá em 18%. Ele já havia anunciado a baixa de 21,30% no preço médio da gasolina a ser pago pelas refinarias e distribuidoras.

No post, Brandão informa sobre as alíquotas. “Estou encaminhando para a Assembleia Legislativa um projeto de lei reduzindo o ICMS dos combustíveis para 18%, uma diminuição de aproximadamente 40% do imposto estadual”, disse.

Conforme a lei federal publicada no final de junho, o diesel, gasolina, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo passaram a ser classificados como essenciais, limitando a cobrança do ICMS entre 17 e 18%.

  • Thiago Azevedo
  • 6 de julho de 2022

Em audiência pública na OAB/MA rede de proteção sugere criação do observatório da pessoa idosa


Mulheres na faixa etária de 60 a 70 anos com renda de um salário mínimo são o principal alvo de agressão contra idosos no Maranhão. Na maior parte dos casos, o perfil do agressor é o próprio filho da vítima. Entre as violências mais cometidas estão: a negligência com 31,2%, seguida do abuso financeiro e a violência psicológica. Na capital maranhense, grande parte dos idosos que sofreram algum tipo de violência vivem no Centro, São Francisco e Bairro de Fátima.

Os dados apresentados em audiência pública realizada na sede da OAB/MA levaram a Rede Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa no Estado do Maranhão (RENADI) a lançar o Observatório da Pessoa Idosa no Maranhão composta por diversas instituições. O objetivo é estabelecer um protocolo único para o acompanhamento de todas as denúncias de violências contra as pessoas idosos visando traçar estratégias que mudem essa triste realidade.

“Estamos atentos e vigilantes, a Ordem por meio da Comissão Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, integra a RENADI, e não mediremos esforços para combater esse tipo de violência” ressaltou o presidente na OAB/MA, Kaio Saraiva, na abertura da audiência pública. O evento marcou o encerramento das ações do Junho Violeta que visa chamar a atenção da sociedade para um problema recorrente: a violência contra pessoas idosas e fortalece a campanha “Viver sem Violência é o nosso ideal! ” que é contínua. Participaram da audiência pública representantes da Defensoria Pública do Estado, do Centro Integrado de Apoio e Prevenção contra Pessoa Idosa, o RENADI-MA, Governo do Maranhão e Ministério Público Estadual.

Para a presidente da Comissão Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Deborah Porto Cartágenes, “além de denunciar o importante é identificar o tipo de violência praticada contra o idoso. A informação, a rede de proteção e o sistema de coerção dos infratores são determinantes para combater essa realidade”, afirmou. Participaram da audiência: O Defensor Público do Núcleo de Defesa do Idoso, da Pessoa com Deficiência e da Saúde, Vinicius Goulart, o presidente do Conselho Estadual do Idoso, Glésio Sandro Silva, o promotor de Justiça, Alenilton Santos da Silva entre outras autoridades do assunto.

Perfil das agressões sofridas pela pessoa idosa

O professor e coordenador da pesquisa realizada em São Luís e Pinheiro, pelos alunos da graduação de Enfermagem, Rafael de Abreu Lima do DEENF/CCBS/UFMA, apresentou os resultados da análise. Foram selecionadas 5.743 fichas de atendimento de todos os casos de violência contra a pessoa idosa, ocorridos no Estado, registrados no Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (CIAPVI), setor da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) no período de 2015 a 2020.

Entre os principiais tipos de violência cometidas contra os idosos estão:
• Violência física: É o tipo mais visível, que inclui maus tratos e/ou abusos físicos como tapas, beliscões, arranhões e empurrões;
• Abandono e/ou negligência: É o tipo mais habitual de violência contra o idoso, que inclui omissões e privações de cuidados básicos para sua saúde e bem-estar físico;
• Autonegligência: É semelhante ao item anterior, mas com o diferencial de que as negligências acontecem não por intermédio de terceiros, mas por conta do próprio idoso;
• Violência psicológica: É o tipo de agressão que inclui qualquer forma de desprezo, preconceito, humilhação, hostilidade verbal e gestual;
• Violência sexual: É a imposição ao idoso para que faça, participe ou presencie atividades sexuais sem o seu consentimento. Isso pode acontecer por decorrência de intimidações físicas ou psicológicas.

Os números para denunciar a violência contra a pessoa idosa são: disque 100 e Polícia Militar 190.
Os dados coletados foram: Origem da Denúncia (Disque Direitos Humanos / Disque Denúncia / Ministério Público / Demanda Espontânea), Dados Sociodemográficos da Vítima, Dados sobre a Violência (tipo de violência / local onde ocorreu a violência / motivo ou causa da violência), Dados do Agressor Principal (tipo de agressor / agressor instituição / agressor pessoa física e caracteres sociodemográficos) e Desfechos dos casos registrados e as intervenções realizadas pelo CIAPVI/DPE.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 6 de julho de 2022

Carlos Brandão e Flávio Dino alinham novos passos da campanha 2022


O atual governador Carlos Brandão e o ex-governador Flávio Dino, ambos do PSB, voltaram a se reunir para tratar dos novos passos da campanha deste ano.

Brandão, que busca a reeleição, e Dino, que pretende se eleger senador, estiveram juntos em reunião onde definiram novas estratégias. Brandão ressaltou que a ideia é trabalhar por um Maranhão “cada vez mais digno”.

“Recebi o nosso líder e amigo, No encontro, debatemos as demandas do nosso estado. Trabalhar por um Maranhão cada vez mais digno, justo e solidário para todos é a nossa grande motivação. Vamos em frente!”, afirmou o governador.

Já o ex-governador, que também fez questão de ressaltar o encontro, destacou que o trabalho segue.

“Visitei hoje o governador Carlos Brandão. Seguimos com muito trabalho e coragem por um Maranhão com mais direitos garantidos para a nossa gente”, afirmou Dino.

É aguardar e conferir, mas deveremos ter novidades nos próximos dias. Blog Jorge Aragão

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 6 de julho de 2022

Em reunião com Othelino, lideranças de Ribamar confirmam apoio a Brandão


O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), e lideranças políticas do município de São José de Ribamar reuniram-se, nesta terça-feira (5), com o governador Carlos Brandão (PSB), no Palácio dos Leões. No encontro, eles conversaram sobre projetos para a cidade balneária e reafirmaram o apoio à reeleição do atual chefe do Executivo, bem como à pré-candidatura do ex-governador Flávio Dino (PSB) ao Senado.

Participaram da reunião o ex-prefeito de São José de Ribamar, Eudes Sampaio, o ex-vereador Beto das Vilas, a pré-candidata a deputada federal, Flávia Alves, o deputado estadual Jota Pinto (Podemos), além de outras lideranças do município.

Othelino Neto afirmou que o Governo do Estado tem muitas obras em execução na cidade, que faz parte da Região Metropolitana de São Luís, beneficiando milhares de ribamarenses.

“Hoje, nos reunimos com os principais líderes de São José de Ribamar, que estão conosco e vão colaborar para que o estado continue crescendo e mudando para melhor. O Maranhão não pode parar e estamos juntos com Carlos Brandão e Flávio Dino nesse propósito”, disse o parlamentar.

O governador Carlos Brandão agradeceu o apoio das lideranças e a articulação do deputado Othelino, que tem colaborado para o fortalecimento desse projeto político.

“Em breve, estaremos em São José de Ribamar para visitar a cidade e planejar novas ações em benefício do município. Vamos continuar trabalhando em prol de todos os ribamarenses. Estamos muito felizes com esse apoio”, afirmou Brandão.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 5 de julho de 2022

Turiaçu: Aluiso Mendes destina 4 milhões para saúde de Turiaçu


O deputado federal, Aluiso Mendes (PSC), junto com o prefeito Édesio Cavalcanti, anunciou 4 milhões para saúde em emendas parlamentares para prestar assistência ao povo de Turiaçu.

O deputado Aluiso também destinou mais de 5 mil de cestas básicas para a população mais carente do município de Turiaçu.

“O recurso da emenda será  importante na reconstrução da saúde da nossa cidade e as cestas básicas serão para as famílias que hoje são fortemente atingidas por essa crise, que se encontram sem uma renda, mas que precisa da alimentação”, disse Édesio.

 

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 5 de julho de 2022

APROVADO REAJUSTE SALARIAL PARA MERENDEIRAS DE PAÇO DO LUMIAR PROPOSTO PELA PREFEITA PAULA AZEVEDO

A prefeitura de Paço do Lumiar segue com o plano de valorização da educação do município. Foi aprovado, na manhã desta segunda-feira(04) o reajuste salarial de merendeiras e merendeiros efetivos, inativos e pensionistas no percentual acumulado de 19,99% (dezenove vírgula noventa e nove por cento) através do Projeto de Lei- PL n⁰ 08/2022, de autoria da Prefeita Paula Azevedo(PCdoB). A medida recebeu aprovação em sessão extraordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Paço do Lumiar, analisada e aprovada em caráter de urgência.

A prefeita Paula segue valorizando a educação no município, desde o início do ano, a gestão já garantiu reajuste salarial de professores no mês de março e pagamento de retroativo e reajuste do piso salarial de educadores concursados e seletivados da rede municipal de ensino, no mês de abril, além de medidas como a disponibilização de ônibus para transporte de alunos e outras iniciativas. Desta maneira, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar-SEMED, segue valorizando a educação luminense.

A prefeita Paula Azevedo(PCdoB) afirma que a gestão seguirá valorizando a educação luminense: “Para nós, se é educador, é de valor, e todos que trabalham nesse setor contribuem para a educação dos nossos estudantes, então esse trabalho merece reconhecimento”, disse ela.

Durante a sessão extraordinária para aprovação do benefício aos merendeiros, o Líder de Governo na Câmara, Jorge Maru(Republicanos) destacou a importância da aprovação: “Nossos merendeiros e merendeiras merecem esse reconhecimento pelo seu trabalho prestado em favor da educação, portanto, nos sentimos gratos em aprovar a medida do poder executivo, que veio em boa hora”, destacou.

  • Thiago Azevedo
  • 5 de julho de 2022

Câmara de São Luís: Thyago Freitas pede licença e Rejanny Braga vai assumir mandato


A jornalista e empresária Rejanny Braga vai assumir o mandato de vereadora na próxima segunda-feira (11), na Câmara de São Luís. Ela entra na vaga deixada pelo vereador Thiago Freitas (DC), que tirou licença para se dedicar ao projeto de reeleição do atual governador Carlos Brandão.

A articulação foi do candidato a vice-governador Felipe Camarão e do secretário estadual de cultura e presidente eleito da Câmara de São Luís, Paulo Victor.

  • Thiago Azevedo
  • 5 de julho de 2022

Weverton Rocha tira licença do Senado; primeiro suplente assume


O senador Weverton Rocha (PDT) confirmou há pouco, e, contato por telefone com o Blog do Gilberto Léda, que tirará uma licença de 120 dias do mandato no Senado.

O ato será oficializado na quarta-feira, 6, após um discurso do pedetista na Casa.

“Amanhã à 16h farei uma fala na tribuna [do Senado], em seguida me afastarei. Em ato contínuo, [Roberth] Bringel [primeiro suplente] assumirá”, disse.

O objetivo do senador é, além de dedicar-se integralmente a sua pré-campanha ao Governo do Maranhão, atrair o União Brasil para sua chapa.

Ex-prefeito de Santa Inês, o primeiro suplente Roberth  Bringel é filiado ao partido, e tio do deputado federal Juscelino Filho, que também é filiado ao União Brasil, e membro da base do pedetista. Com o gesto, ele pretende oficializar uma aliança.

  • Thiago Azevedo
  • 5 de julho de 2022

Vereador Marlon Botão garante mais de 10 mil atendimentos médicos gratuitos com projeto Inspirar Saúde em São Luís


O vereador Marlon Botão (PSB), parlamentar mais jovem da história da Câmara Municipal de São Luís, fez um balanço das ações do seu projeto ‘Inspirar Saúde’ – que até agora já garantiu mais de 10 mil atendimentos médicos gratuitos para a população mais necessitada em diversas comunidades da capital.

“O Inspirar Saúde é um dos muitos projetos que realizamos desde o início do nosso mandato para garantir resultados positivos na prática para a população de São Luís”, disse o vereador. “Finalizamos a primeira etapa do programa com um total de mais de 10 mil atendimentos médicos totalmente gratuitos, de diversas especialidades, em 10 bairros da capital, levando saúde de qualidade a quem mais precisa”.
.
De acordo com Marlon Botão, nesta primeira etapa o projeto foi levado para os bairros mais necessitados, a exemplo da Vila Collier, na Zona Rural, que ainda não possui um posto de saúde. “Eu tive o cuidado de direcionar as nossas ações para os bairros mais carentes, como a Vila Collier, na Zona Rural, que ainda não conta com um posto de saúde, para garantir o atendimento de quem mais precisa”, disse.

“Com o nosso Inspirar Saúde, a comunidade teve acesso, durante um dia inteiro, a atendimentos com diversos especialistas; as famílias receberam importantes encaminhamentos e tiveram o cuidado que merecem. Foi assim também no Maracanã, na Vila Itamar, Vila Funil, Residencial Luís Bacelar e em todos os outros bairros por onde a nossa caravana da saúde passou”.

.Segundo Marlon Botão, o objetivo do projeto é fortalecer a atenção básica de saúde na capital. “O ‘Inspirar Saúde’ é a nossa forma de contribuir para fortalecer a atenção básica de saúde na nossa capital, para que a gente possa ter uma saúde que cuida e também previne. Ao mesmo tempo, trabalhamos junto ao prefeito Eduardo Braide para fazer o que for possível para ampliar cada vez mais a cobertura de atenção básica em nossa cidade, levando mais postos de saúde para dentro das comunidades”, disse.
.
Entrega de 600 óculos
.

O vereador também destacou a segunda etapa do programa Inspirar Saúde, com a entrega de 600 óculos para pessoas carentes. “De acordo com o último censo do IBGE, cerca de 40% da população de São Luís sofre com algum tipo de deficiência visual. E a gente sabe que muitas dessas pessoas não têm condições de arcar com os custos de um par de óculos. Foi pensando nisso, e com muito esforço e responsabilidade, que conseguimos garantir, além das consultas oftalmológicas, a entrega de 600 óculos para as famílias carentes de São Luís”, disse Marlon Botão.

“Isso é algo que me enche de orgulho, de saber que, através do nosso mandato, conseguimos mudar para melhor a vida dessas pessoas. Essa é a minha missão. Eu busco que o meu mandato esteja cada vez mais perto das pessoas, levando benefícios principalmente aos que mais precisam. E tudo isso está sendo possível graças à confiança do povo e do essencial apoio do prefeito Eduardo Braide, que também é um amigo da Zona Rural e toda a nossa capital. O objetivo, agora, é expandir as ações do Inspirar Saúde para cada vez mais bairros”, finalizou Marlon Botão.

  • Tags: