
A Prefeitura de Chapadinha está sendo investigada em um inquérito que apura irregularidades na execução de uma obra no município.
Segundo o vereador Alberto Carlos Pereira Junior, a Prefeitura de Chapadinha teria iniciado uma obra no município antes da realização da licitação. A obra denunciada pelo parlamentar está relacionada ao Pregão Presencial 080/2017.
O MP notificará a gestão para que tenha conhecimento das investigações e apresente cópia do procedimento licitatório 080/2017 e resposta escrita no prazo de 10 dias.

Aprovado por unanimidade o PL Nº 08/2022 de autoria do Executivo Municipal, que garante revisão salarial aos servidores públicos municipais ocupantes do cargo Merendeiros – efetivos inativos e pensionistas, durante duas Sessões Extraordinárias realizadas nesta segunda-feira, 04 de julho.
Na primeira sessão, a PL foi aprovado em regime de urgência e encaminhado para o parecer das comissões competentes. Em seguida, já na segunda sessão extraordinária, a matéria foi aprovada em votação una. Uma comissão formada por Merendeiras acompanhou e comemorou, da galeria, o expediente legislativo que deliberou pelo reajuste financeiro à categoria.
O vereador Inácio Ferreira classificou como de suma importância as sessões, onde a Casa aprovou o projeto de Lei que reajusta o salário dos Merendeiros (as) e demais servidores públicos municipais. “Enquanto membros da Comissão de Orçamento – citou: Inácio Ferreira, Jorge Marú e Fernando Feitosa – nosso voto e parecer foi favorável pela aprovação do projeto, e que a classe é merecedora dessa conquista. Esta Casa está sempre trabalhando em prol do desenvolvimento da nossa cidade”, reiterou Ferreira.
O vereador Rafael Neves parabenizou o presidente da Câmara Fernando Muniz pelo esforço e empenho por ter chamado a sessão e ter adiantado esse que é o sonho dos profissionais Merendeiros. “Não há vitória sem luta. Parabenizo vocês merendeiras presentes pela organização e mobilização”, bradou o vereador.
Já o vereador Wellington Sousa manifestou o parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça à reposição das perdas salariais acumuladas, que chega próximo a 20%. “O PL 08/2022 atende a todos os requisitos legais embasado do impacto orçamentário de quase 400 mil reais para implementação dessas reposições. A luta da categoria dos Merendeiros é histórica, e desde o primeiro momento fizemos reivindicações pela valorização dos mesmos”, frisou.
Dando continuidade às falas, o vereador e líder de Governo, Jorge Marú, destacou o compromisso do legislativo. “Estamos comprometidos com o que é certo e o que é justo não só à classe dos merendeiros, mas de todos os servidores públicos, bem como a gestão municipal. Aproveitou para esclarecer que o aumento nos descontos da contribuição da previdência não é um reajuste só do município de Paço do Lumiar, e sim, Federal, e deve ser cumprido em todo o território nacional”, justificou Marú.
O vereador Miércio Martins também parabenizou a categoria pela incansável luta por dignidade salarial, e também à Câmara, pela aprovação de indicações de vários vereadores que pediam a garantia desse reajuste aos Merendeiros. “Tem que lutar, cobrar, e dialogar para alcançar os objetivos, e a categoria foi bastante persistente”, reconheceu Miércio.
Na oportunidade, o vereador Fernando Feitosa também creditou essa conquista à categoria, pois lutou muito por esse reajuste, e se colocou à disposição de todos os servidores para tudo que for correto e traga benefícios para o município.
E por fim, a vereadora Ana Lúcia lembrou as conquistas das escolas comunitárias e ressaltou que o mérito é de Deus e da categoria. “É um merecimento próprio, a categoria fez cumprir a Lei, pela grandiosa luta e persistência pelos seus direitos”, concluiu.

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), é o convidado da live que será conduzida pela advogada Flávia Alves, nesta terça-feira (5), que abordará a temática “Cenário Político e Eleitoral do Maranhão 2022”. A transmissão ocorrerá a partir das 20h, no perfil da pré-candidata a deputada federal no Instagram (@flaviaalvesmaciel).
Segundo Othelino, a discussão é bastante pertinente, uma vez que as eleições estão se aproximando e muitas pessoas têm buscado entender a atual conjuntura política do estado.
“Vamos conversar sobre essa temática que, além de atual, interessa a muitas pessoas. Será um prazer dialogar sobre o assunto e compartilhar a minha experiência na política”, disse o chefe do Parlamento Estadual.
Flávia Alves, que é pré-candidata a deputada federal, destacou a importância de o eleitor entender o cenário político para que faça uma escolha consciente. A advogada tem entre suas bandeiras a defesa de uma maior participação feminina na política e nos espaços de poder.
“A live abordará o atual contexto político no Maranhão e discutirá ideias de políticas públicas que beneficiem a população. O voto é um forte instrumento de mudança política e social. O nosso objetivo com esse bate-papo é promover um entendimento mais amplo sobre o cenário político e as eleições deste ano”, completou.

A partir da próxima terça-feira (5), os postos de São Luís já estarão oferecendo a vacina contra a influenza, que é o vírus da gripe. O anúncio foi feito neste domingo (3), pelo prefeito da capital, Eduardo Braide, por meio das redes sociais.
De acordo com o gestor municipal, as doses estarão disponíveis para o público a partir dos 6 meses de idade. Além disso, a partir dessa data, a população com 30 anos ou mais poderá tomar a 4ª dose da vacina contra a Covid-19.
Para evitar aglomerações nos postos de saúde e contágio por Covid-19, a vacinação contra a influenza vai ser de forma escalonada, por faixa etária. A vacinação de crianças a partir dos 6 meses de idade, pessoas a partir de 60 anos e grupos prioritários continuam podendo se imunizar. E o primeiro grupo a ser vacinado, fora desse público-alvo, é o de crianças de 5 a 12 anos de idade.
A imunização contra a gripe é importante para evitar casos graves da doença. A vacina aplicada na campanha deste ano é a Influenza trivalente, produzida pelo Instituto Butantan e eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

Dizem que os almoços em família não têm sido os mesmos desde que empresário Francisco Oliveira que é pai do pré-candidato Francisco Nagib (PSB) e Dono do grupo FC Oliveira, anunciou que, iria votar em Weverton Rocha(PDT) para governo.
A decisão, tomada de supetão pegou de supresa o núcleo do governo Carlos Brandão. Em Codó, Brandão conta ainda com apoio do prefeito Zé Francisco que vai lançar seu filho Pedro Neves candidato a deputado estadual.
Em Codó alguns falam em um tal de acordo combinado… será?

O ex-vereador Dr. Adriano desiste mais um vez de concorrer a uma eleição, o médico de Barra do Corda anunciou neste domingo (03) que desistiu de se candidatar à deputado federal neste ano, mesma situação aconteceu em 2020, quando desistiu de ser candidato a prefeito para apoiar em silêncio o atual prefeito Rigo Teles.
Adriano agora vai apoiar o deputado Fabio Macedo que é pré-candidato a federal e o ex-secretario de saúde, Carlos Lula que é pré-candidato a deputado estadual.
Nessa reta final de definição as convenções partidárias muitas lideranças devem desistir e firmar acordos com candidatos mais fortes. Dr. Adriano é exemplo…
A pré-candidata a deputada federal, Flávia Alves (PCdoB), participou, na noite de sábado (2), de um encontro com lideranças políticas de Coelho Neto, coordenado pelo ex-prefeito do município, Américo de Sousa.
O evento, denominado ‘Time do Lula em Coelho Neto’, reuniu centenas de pessoas em apoio às pré-candidaturas de Carlos Brandão ao governo do estado, de Flávia Alves a deputada federal, de Flávio Dino ao Senado, bem como à reeleição do deputado estadual Rafael.
No ato, Flávia defendeu a inclusão e a representatividade das mulheres nos espaços de poder.

“Precisamos incentivar o voto em mulheres nas eleições deste ano. Na Câmara Federal, por exemplo, não temos nenhuma representante mulher pelo Maranhão. Precisamos conquistar esses espaços políticos, lutar por nossos direitos e construir políticas públicas voltadas para mulheres”, enfatizou.
Flávia disse, ainda, que o apoio do ex-prefeito Américo fortalece ainda mais o projeto político que já está em andamento no Maranhão.
“Fico muito feliz em poder contar com ele, esse líder político tão comprometido e que está sempre em busca de melhorias para a população coelho-netense. Sem dúvida, é um reforço que fortalece ainda mais nossa jornada. Vamos caminhar todos juntos pelo bem do Maranhão”, finalizou.

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda, em acordo com os demais estados da Federação, editou a Resolução Administrativa nº 44/2022 que divulgou uma redução de 21,30% no novo preço médio para Gasolina para efeito do cálculo do ICMS a ser pago pelas refinarias e distribuidoras, fixando o valor do litro de gasolina em R$ 4,6591 e R$ 3,9607 do Diesel (S10/S500).
Com essa medida tomada com base nos Convênios CONFAZ 81, 82 e 83 de 30 de junho de 2022, o Governo espera uma redução proporcional no preço do combustível ao consumidor final na bomba de, aproximadamente, R$ 0,38 centavos para Gasolina, R$ 0,12 centavos para Diesel (S10/S500) e R$ 2,50 para GLP (Gás de cozinha).
A nova sistemática de cálculo do preço médio ao consumidor final, conforme definida em Convênio, tomará como referência os valores apurados nos últimos 60 meses (5 anos). Anteriormente, o preço médio ponderado ao consumidor final (PMPF) era apurado de acordo com os preços praticados pelos Postos de Combustível nos últimos 15 dias. Cabe ressaltar que desde novembro de 2021, os estados decidiram congelar a base de cálculo do ICMS, como forma de minimizar os efeitos inflacionários no bolso da população, resultando para o Maranhão uma renúncia de receita fiscal de cerca de R$ 1,1 Bilhão/ano.
Na sistemática anterior, o ICMS deveria ser pago com base no preço da Gasolina, Diesel e GLP de R$ 7,13, R$ 7,08 e R$ 9,08, respectivamente, preço praticado hoje no varejo. Esses valores atuais dá uma dimensão das perdas dos estados com a fixação da base de cálculo do ICMS tendo como referência os preços praticados nos últimos 60 meses. No caso do Maranhão, o Estado perderá mais R$ 600 milhões/ano, acumulando perda real de R$ 1,7 Bilhão/ano.
Com relação às alíquotas do ICMS para combustíveis, ainda não foi concluído o processo judicial que obriga os estados a baixarem a alíquota para 18%. Convém destacar que no Maranhão tanto o Diesel (16,5%) quanto o GLP (14%) já possuem alíquotas inferiores a 18%, limite percentual que deverá ser definido por Lei, com respaldo judicial. No Maranhão, somente a gasolina tem alíquota superior a 18%

A melhor festa é aquela que fica marcada na memória, que garante diversão sem deixar de lado a segurança e a qualidade dos serviços prestados. Não é exagero dizer que o São João 2022 promovido pela Prefeitura de Paço do Lumiar vem sendo o melhor já realizado na história do município. A festa marcou o retorno de grandes eventos presenciais após o fim das restrições de isolamento da pandemia de Covid-19 e as reformas da Praça da Família, antigo Viva Maiobão. Este foi também o calendário junino mais extenso da história do município, com 16 noites de arraiais oficiais organizados pela Prefeitura de Paço do Lumiar, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer-SEMCEL, na Praça da Família(16 noites), no Maiobão, na Sede de Paço do Lumiar(7 noites) e no Residencial Canaã(2 noites), mobilizando mais de 700. 000 reais em renda para barraqueiros e comerciantes locais, dentro e fora dos arraiais.

O município também apoia mais de 40 arraiais comunitários, que seguirão até o final do mês de julho. Festas tradicionais como a Festa de São Pedro, na comunidade Pau Deitado, que está recebendo programações entre os dias 01 a 10 de Julho, além do Arraial Solidário da Pindoba, realizado neste domingo, dia 03, são exemplos de algo nunca antes realizado em Paço do Lumiar.
Na noite desta sexta-feira(01), mais de 20 mil pessoas lotaram o encerramento do Arraial da Praça da Família, segundo informações da Polícia Militar, para ver o Show da Banda Mesa de Bar e outras atrações. A festa começou com a apresentação teatral “A Cuca quer Pegar a Língua do Boi”, depois a Dança Portuguesa “Unidos de Portugal” se apresentou e a Dança Country “Cowboys de Ouro” realizou belas coreografias com acrobacias e performances circenses. A Quadrilha Flor do Amor também se apresentou e envolveu a todos com muita música e beleza. E se a noite era de festa, não podia faltar o agito da cantora luminense Japa do Arrocha, cativando a multidão. Quando a banda Mesa de Bar subiu no Palco, o público foi ao Delírio com os grandes sucessos da banda, fechando com chave de ouro a noite do Melhor São João da História.

O Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Paço do Lumiar, Jocileno Golveia destacou o objetivo do evento:
“Paço do Lumiar nunca valorizou tanto o artista local como agora, pois as apresentações locais foram nossa maior prioridade durante os arraiais, assim como a potencialização do turismo e comércio local”, disse ele.
A prefeita Paula Azevedo(PCdoB) comentou a satisfação com o sucesso das festividades:” Nós estamos colocando Paço do Lumiar em destaque no cenário cultural e turístico do Maranhão, essa linda cultura precisa ser mostrada e nós estamos com a sensação de dever cumprido”, explicou.

O São João 2022 de Paço do Lumiar também contou com total segurança e apoio do Corpo de Bombeiros Civis e da Polícia Militar do Maranhão, sem nenhum tumulto registrado durante os dias de eventos, garantindo um ambiente apropriado para toda a família.