• Thiago Azevedo
  • 30 de junho de 2022

Jeisael Marx comunica desistência de concorrer ao cargo de deputado federal

O jornalista Jeisael Marx (REDE), comunicou nesta quinta-feira (30), que está desistindo da disputa de deputado federal na eleição desse ano. Candidato a prefeito de São Luís em 2020, ele obteve pouco mais de 14 mil votos, terminando em sétimo lugar em uma disputa que tinham 10 candidatos. O comunicado veio no dia que marca o prazo final para que profissionais de comunicação deixem os seus cargos e não possam se beneficiar em relação aos demais pré-candidatos.

Jeisael Marx atualmente trabalha na Tv Difusora, que é apontada como de propriedade de Weverton Rocha (PDT). A Rede Sustentabilidade inclusive tinha declarado apoio a pré-candidatura do senador maranhense, mas por conta da Federação formada com o PSOL, obrigatoriamente o partido terá que acompanhar a pré-candidatura de Enilton Rodrigues no estado.

Sabedor dessa situação e de um cenário bem complexo para a disputa do cargo de deputado federal, além do fato de ter que abrir mão do emprego e salário por três meses, Jeisael Marx enviou um comunicado quanto a sua desistência de concorrer ao cargo eletivo.

Veja na íntegra a carta:

Em 2020, concorri pela primeira vez a um cargo eletivo como candidato a prefeito de São Luís. No ano anterior, em 2019, meu nome foi lançado quando sequer eu era filiado a um partido político.

Tinha em mente que havia uma razão para cumprir aquela missão, e que, no momento certo, as coisas aconteceriam se tivessem de acontecer, de acordo com os desígnios de Deus. Mas, em nenhum momento me veio à mente a vaidade de querer ser candidato a qualquer custo ou por qualquer partido.

Fui acolhido pela Rede Sustentabilidade e conquistei mais do que a oportunidade de ser candidato, conquistei amizades que guardo no coração. Juntos, cumprimos nossa belíssima missão em 2020, levando, com todas as dificuldades, uma mensagem de que é possível caminhar de um jeito diferente na política.

Sem grandes recursos financeiros, sem tempo de televisão, sem coligação, saímos daquela eleição com 14.144 votos, à frente, inclusive, de candidatos já experientes em eleições e até com mandato. Votos limpos, conscientes, que nos fizeram entender que era preciso continuar. Com isso, encampamos o propósito de concorrer em 2022 ao cargo de deputado federal, porém, mais uma vez, tendo em mente que eu não seria candidato a qualquer custo ou de qualquer jeito. Pavimentamos o caminho com esse objetivo e cá estamos, exatamente no prazo legal para que gente com a minha profissão deixe de trabalhar aparecendo na TV e  no rádio para poder concorrer ao pleito.

Continuo filiado à Rede Sustentabilidade, legenda pela qual tenho admiração e lealdade. É a que mais se aproxima dos anseios e ideais que julgo pertinentes defender para o país e o planeta. A Rede é um partido pequeno que precisou se juntar a outro para tentar continuar existindo, haja vista a legislação aprovada no Brasil que intenta extinguir de forma nada salutar e até antidemocrática mais de uma dezena de pequenas agremiações partidárias.

Essa junção com outra legenda, no entanto, acabou por trazer insegurança dentro do caminho que construímos antes da composição, e várias questões que julgo importantes ainda não foram sanadas nessa relação. Talvez sequer se resolvam até a convenção que homologará as candidaturas.

Diante desse fato principalmente, e de outros não expostos aqui, tomei a decisão pessoal de declinar da ideia de candidatura a deputado federal ou a qualquer outro cargo nas eleições deste ano. Persiste em minha mente a convicção de que não serei candidato de qualquer maneira.

Não tenho vaidade por mandato, porque acredito que há outras contribuições a dar dentro da política mesmo sem um, e tenho me esforçado pra isso, ainda que com a incompreensão de muitos. Evidentemente que muita coisa seria mais fácil de avançar tendo a força de um mandato, que seria exercido com honra, não tenho dúvidas.

Aqueles que, na política, fazem de tudo para alcançar o poder, também farão de tudo para manter o poder, sem escrúpulos, sem limites, sem vergonha. Para esses, o caminho é mais fácil, infelizmente. Na prática, temos visto que esse é o tipo que mais prospera na política.

Para quem age diferente, o caminho é mais difícil. Mas é essa a minha escolha.

Obrigado a todos que confiam nessa ideia e, mesmo aqui do “lado de fora”, seguem lutando por um país mais justo, por uma política mais honesta e limpa, de verdade, não de discurso.

Sigamos na guerra, há muitas batalhas a serem lutadas. As lutarei de outros modos. Como candidato, este ano não.

Jeisael Marx  

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 30 de junho de 2022

Presidente da Caixa pede demissão após denúncias de assédio sexual

Após denúncias de assédio sexual, Pedro Guimarães pediu há pouco demissão do cargo de presidente da Caixa. O executivo, um dos mais importantes aliados de Jair Bolsonaro, era o único comandante de estatal que estava no cargo desde o início do governo atual.

Ele será substituído por Daniella Marques Consentino, braço direito do ministro Paulo Guedes e hoje secretária de Produtividade e Competitividade.

Como noticiamos ontem, funcionárias da Caixa denunciaram o executivo após ele ter feito várias abordagens consideradas impróprias, com toques íntimos não autorizados e convites incompatíveis com a atividade profissional. O caso, revelado pelo site Metrópoles, está sendo investigado pelo Ministério Público Federal e corre sob sigilo.

Em sua carta de demissão, o presidente da Caixa disse que sempre se “empenhou” em combater toda a forma de assédio. Ele entregou o pedido em reunião ocorrida hoje com Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto.

“Na atuação como presidente da Caixa, sempre me empenhei no combate a toda forma de assédio, repelindo toda e qualquer forma de violência, em quaisquer de suas possíveis configurações. A ascensão profissional sempre decorre, em minha forma de ver, da capacidade e do merecimento, e nunca como qualquer possibilidade de troca de favores ou de pagamento por qualquer vantagem que possa ser oferecida”, disse Guimarães.

Segundo as denúncias de cinco funcionárias da Caixa, as supostas investidas de Pedro Guimarães ocorreram durante viagens a trabalho.

“É comum ele pegar na cintura, pegar no pescoço. Já aconteceu comigo e com várias colegas. Ele trata as mulheres que estão perto como se fossem dele”, disse uma das funcionárias da Caixa ao site.

De acordo com as vítimas ouvidas pelo Metrópoles, durante as viagens eram costumeiros convites para que elas fossem ao quarto de Guimarães, à sauna ou à piscina em companhia do executivo, fiel aliado de Jair Bolsonaro e presença constante nas lives do presidente.

Em uma dessas viagens, uma pessoa bastante próxima do presidente da Caixa teria perguntado a uma das funcionárias, conforme o site: “E se o presidente quiser transar com você?”.

Em outro depoimento ao Metrópoles, uma funcionária afirma que, durante um jantar em uma cidade nordestina, Guimarães teria proposto organizar uma “micareta privê” em Porto Seguro. “A gente vai fazer um Carnaval fora de época (…). Ninguém vai ser de ninguém. E vai ser com todo mundo nu”, teria dito o presidente da Caixa, que segundo a funcionária ainda se virou para ela e disse “vou te rasgar. Vai sangrar”.

As denúncias foram classificadas como “intoleráveis” por Jair Bolsonaro. Segundo assessores palacianos, Guimarães conversou com o presidente por telefone após a publicação da reportagem e declarou que pretendia deixar a função o quanto antes para se dedicar exclusivamente à sua defesa.

A pessoas próximas, Guimarães afirmou desde ontem que, em sinal de sua fidelidade ao presidente, não gostaria de “estender a crise” para o centro do Palácio do Planalto e pretendia deixar o cargo o mais rapidamente possível.

Guimarães é considerado um dos principais aliados de Jair Bolsonaro na Esplanada dos Ministérios. Tanto que ele chegou a ser sondado como possível vice na chapa à reeleição. (O Antagonista)

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 30 de junho de 2022

Luciano mantém diálogo com promotoria sobre festas em Pinheiro

O prefeito Luciano Genésio esteve reunido com a promotora de justiça da primeira promotoria da comarca de Pinheiro, Dra. Letícia Teresa Sales, para conversar a respeito do andamento das festividades juninas do município e as mudanças na programação. Após denúncia de super cachê da banda Chicabana a gestão foi chamada para esclarecer o fato.

O prefeito Luciano explicou à promotoria que a contratação da Chicabana não implicará em adicionais financeiros nos gastos do São João. O show da Chicabana foi ofertado, pela empresa que agencia os contratos, para substituir a banda Forró Sacode, que não poderá cumprir a agenda previamente combinada com a gestão. Essa será apenas uma substituição que terá o mesmo valor de custo.

Também estiveram presentes no encontro o procurador do município, Dr. Fabrício, o sub-procurador, Dr. Raimundo, a chefe de gabinete Bruna Ramalho e a assessora jurídica do gabinete Dra. Gisele.

“Temos diálogo aberto com o Ministério Público, temos conversado de forma constante para garantir que toda festividade junina esteja de acordo com a legalidade e transparência de acordo com as recomendações do Ministério Público. Desde o início do planejamento do São João temos apresentado o projeto e detalhamos cada passo da execução, tudo para que nossa festa junina seja segura, bonita. Nosso festejo está chegando na reta final, convido todos a comparecerem à Praça Sarney e prestigiar nossas danças e artistas”, disse o prefeito Luciano.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 30 de junho de 2022

Roseana diz que tendência do MDB é de apoio a Carlos Brandão

Durante entrevista realizada na manhã desta quinta-feira (30) à Rádio Mirante AM, a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) disse acreditar que existe uma tendência ‘muito forte’ de seu partido decidir apoiar a candidatura do governador Carlos Brandão (PSB), que também é pré-candidato ao Governo nestas eleições.

“Isso ainda não está decidido, isso será definido nas próximas reuniões que iremos fazer. Claro que todos os candidatos são bons candidatos, a gente acompanha tudo isso, mas tenho que acompanhar o que o partido vai decidir”, comentou a ex-governadora, que também é a presidente da sigla no Maranhão. Segundo ela, reuniões serão feitas durante a próxima semana para discutir esse tipo de direcionamento.

Roseana Sarney também falou sobre as eleições presidenciais deste ano, a polarização do debate político no país e a festança junina no Maranhão.

Blog Zeca Soares

Ouça a entrevista completa

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 29 de junho de 2022

Edésio Cavalcanti anuncia um dos maiores cantores evangélicos do Brasil no aniversário de Turiaçu


O prefeito de Turiaçu traz uma das maiores vozes do Brasil para o aniversário de Turiaçu, trata-se do cantor evangélico Anderson Freire.

O culto de comemoração a mais um aniversário da cidade, acontecerá no dia 09/07, na abertura das festanças da terra do melhor abacaxi do Maranhão.

Fundada em 10 de julho de 1870, Turiaçu, que vive um momento de renovação desde a vitória do atual mandatário, irá completar 152 anos.

Conhecido pela fé que possui, Edesio Cavalcanti decidiu convidar o artista para poder compartilhar o sentimento que possui com os seus conterrâneos.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 29 de junho de 2022

GRUPO PAULA AZEVEDO RECEBE A CARAVANA DE CARLOS BRANDÃO E MOSTRA QUEM É MAIS FORTE EM PAÇO DO LUMIAR

Com mais de 5.000 pessoas presentes, o evento da Caravana “O Maranhão Não Pode Parar”, em apoio ao grupo político de Flávio Dino e Carlos Brandão, não apenas lotou a Quadra Poliesportiva da Faculdade IESF, no Maiobão, mas também reuniu lideranças de todas as regiões de Paço do Lumiar para demonstrar a força política do grupo da prefeita Paula Azevedo(PCdoB), e para lembrar e agradecer pelas obras entregues no município durante o Governo Flávio Dino(PSB) e Carlos Brandão(PSB), que mudaram a história de muita gente, como a pavimentação da Estrada Pindoba-Iguaíba e a reforma da UPA do Maiobão, que completou 2 anos de inauguração nesta terça-feira(28).

O próprio Flávio Dino destacou durante sua fala, que Paula buscou o governo estadual desde o começo e essa parceria rendeu frutos como a Maternidade do Maiobão, inaugurada junto com os portos do Timbuba, Mojó e Mocajutuba, durante o aniversário de Paço do Lumiar, em 14 de Janeiro deste ano, ainda durante a gestão Flávio Dino, isso tudo sem falar da Avenida 02 do Residencial Pirâmide, que também era um sonho antigo dos luminenses e raposenses. Com essa parceria, Paço do Lumiar hoje cumpre o maior cronograma de pavimentação de ruas em asfalto e bloquetes da história do município, resultado também de emendas parlamentares e obras realizadas através de solicitações apresentadas ao ex-secretário de estado das cidades e deputado federal, Márcio Jerry(PCdoB), ao deputado federal, Bira do Pindaré(PSB) e pela atuação do deputado estadual, Pará Figueiredo(PSL), todos presentes no evento. Durante o ato político desta terça-feira, o Governador Carlos Brandão(PSB) foi representado pelo vice da chapa ao Governo do Estado, Felipe Camarão(PT), acompanhado dos deputados federais, Márcio Jerry(PCdoB) e Bira do Pindaré(PSB), o Deputado Estadual Pará Figueiredo(PSL) e o pré-candidato a Deputado Estadual, Rodrigo Lago(PSB) também partiram desse momento.

Flávio Dino explicou:”A Paula é assim, uma mulher simples, mas que também é valente e sabe trabalhar, isso gera confiança e abre as portas para que esses projetos se tornem realidade. Eu confio na Paula e sei da credibilidade dessa equipe maravilhosa que a segue, por isso, no que depender de mim e de Carlos Brandão, Paço do Lumiar sempre terá obras e parcerias porque nós sabemos que o município está em boas mãos”, disse ele.

Enquanto Paula mostra resultados, seus opositores tentam a qualquer custo demonstrar que estão fechados com o Time de Brandão, Dino e Lula, mas se afogam em denúncias de fraudes em concursos, títulos de propriedades distribuídos irregularmente e outras denúncias. Na noite de ontem o outro lado até tentou, mas foi completamente ofuscado pela mobilização promovida pela prefeita.

Em seu discurso, Felipe Camarão, enfatizou que Paula Azevedo foi quem protagonizou a parceria com o Governo do Estado: “A prefeita Paula Azevedo representou Paço do Lumiar nessa parceria com o Governo do Estado, nos procurou e pediu o que era preciso, hoje o município tem ruas pavimentadas, projetos dando certo, porque ela nos mostrou o que era necessário fazer e nós retribuímos esse pedido”. Disse ele.

A prefeita Paula Azevedo, agradeceu a presença das lideranças políticas no evento:”Quero agradecer aos nossos líderes comunitários, e moradores que estão de parabéns pela presença. Também me sinto feliz, pois temos grandes amizades, não só com o Flávio Dino e o Brandão, mas também nossos deputados federais Márcio Jerry e Bira do Pindaré, que já nos garantiram muitas obras e recursos, nosso querido Rodrigo Lago, que trabalhou muito pela nossa agricultura durante sua passagem pela SAF, e claro, não posso deixar de falar do nosso querido deputado estadual, Pará Figueiredo, que também nos destinou emendas parlamentares e eu sei que vai fortalecer ainda mais o nosso grupo, que vai ficar melhor com Lula Presidente; Flávio Dino, Senador; e Carlos Brandão no Governo, assim o Maranhão não para e Paço do Lumiar avança como nunca”, concluiu a prefeita.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 29 de junho de 2022

11 Estados acionam STF contra lei que limita ICMS


Um grupo de 11 estados mais o Distrito Federal apresentou no Supremo Tribunal Federal (STF) uma ação contra a lei aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro que estabeleceu um teto para a cobrança de ICMS sobre combustíveis e energia. O ICMS, que incide também sobre outros produtos, é o principal imposto cobrado pelos estados. Assim, eles alegam que a lei vai ter impacto na arrecadação e, com isso, em serviços prestados à população.

Há hoje no STF outras ações que discutem o valor do ICMS sobre combustíveis. Uma delas está com o ministro André Mendonça, que, este mês, tomou uma decisão que, na prática, obriga os estados a reduzirem a alíquota, atendendo um pedido do presidente Jair Bolsonaro, que busca meios de reduzir a inflação para melhorar seu desempenho na busca da reeleição.

Outras duas estão com o ministro Gilmar Mendes, que ainda não deliberou sobre o assunto. Os estados pedem que a nova ação fique com Gilmar, e solicitam que ele dê uma decisão liminar suspendendo a lei.

“Trata-se de um intervencionismo sem precedentes da União Federal nos demais entes subnacionais, por meio de desonerações tributárias heterônomas, em ofensa às regras de repartição de competências postas na Constituição Federal de 1988, violação da autonomia financeira dos entes subnacionais e ônus excessivo e desproporcional aos cofres estaduais e municipais”, diz trecho da ação.

A ação foi foi apresentada pelos nove estados do Nordeste — Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Piauí, Bahia, Sergipe, Rio Grande Do Norte, Alagoas, Ceará —, além de Mato Grosso Do Sul, Rio Grande Do Sul e Distrito Federal.

86% da arrecadação

Eles destacam que, em 2021, o ICMS representou 86% da arrecadação dos estados, e somente o imposto sobre combustíveis, petróleo, lubrificantes e energia significaram quase 30% do montante recolhido por meio do imposto.

A estimativa é que haja uma perda de R$ 86,97 bilhões. Só de gasolina, a cifra chega a R$ 29,134 bilhões. São Paulo, que não integra a ação e é o estado com a maior economia do país, é, em números absolutos, o mais afetado, segundo a ação respondendo por R$ 15,37 bilhões da perda.

“Não se pode admitir que, com tais medidas inconsequentes, os Estados tenham suas contas comprometidas, em prejuízo do custeio da saúde e da educação, que serão os mais afetados quando a arrecadação despencar da noite para o dia, assim como serão impactados os fundos estaduais de combate à pobreza. Isso porque há gastos sociais mínimos obrigatórios, vinculados à receita de impostos de Estados e Municípios, de maneira que a queda dessas receitas poderá afetar diretamente esses e outros serviços à população”, diz trecho da ação.

Na semana passada, Bolsonaro sancionou a lei aprovada pelo Congresso que limita o ICMS sobre combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo. O presidente vetou, porém, a compensação aos estados para manter os mesmos valores de gastos com saúde e educação de antes da sanção da lei.

‘Cortesia a custa dos outros’

Para os estados, “houve a conhecida cortesia ou gentileza às custas dos outros (ou a expressão popular ‘caridade com o chapéu alheio’)”. E acrescentaram: “Enquanto na lenda mítica inglesa de Robin Hood, o ‘Rei dos Ladrões’ tirava dos ricos para dar aos pobres, aqui se fez o contrário: tiram-se receitas da educação e da saúde dos pobres, custeados, sobretudo, com percentuais obrigatórios da receita do ICMS, para garantir ainda mais lucros da rica Petrobrás e da própria União Federal, que recebe substanciais royalties e dividendos de sua principal sociedade de economia mista.”

A diminuição do ICMS pode inclusive afetar repasses federais, argumentaram, dando como exemplo, entre outros, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Funbeb).

“O Fundeb é composto, principalmente, de recursos oriundos do ICMS, e a complementação da União Federal a esse fundo é proporcional ao montante do ICMS arrecadado, com perdas estimadas pelo Comsefaz [Conselho que reúne os secretários de Fazenda estaduais) em torno de R$ 155 bilhões.”

Perdas para a saúde

Os estados também argumentaram que haverá perdas no Sistema Único de Saúde — financiado por estados, municípios e União — e em 16 dos 27 fundos estaduais de combate e erradicação da pobreza.

Segundo os estados, as perdas a esses fundos “são imensas e prejudicam os programas sociais vinculados diretamente a essas receitas”, totalizando, pelos cálculos do Comsefaz, R$ 4,855 bilhões. Em números absolutos, o estado mais prejudicado seria Goiás, que não integra a ação, com menos R$ 1,193 bilhão.

Os estados também avaliaram que a queda de pelo menos 5% no valor global da arrecadação estadual, que é o gatilho previsto na lei para que haja complementação de recursos pela União, é inexequível.

Os estados queriam que os 5% fossem calculados apenas sobre os produtos afetados pelo teto do ICMS. Para piorar, disseram que o presidente vetou alguns trechos do texto, reduzindo ainda mais as possibilidades de ressarcimento.

Os governos estaduais também apresentaram um argumento ambiental, dizendo que a lei é um “equivocado” incentivo ao uso de veículos de passeio, levando a um “maior consumo de combustíveis fósseis e extremamente poluentes”. Representa ainda um “rompimento vergonhoso dos compromissos assumidos pelo Brasil em relação ao combate às mudanças climáticas”. (O Globo)

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 29 de junho de 2022

PF realiza operação contra fraudes ao INSS em Colhe Neto-Ma


A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira, 29/06, a Operação HAMARTIA, com a finalidade de reprimir fraudes contra o INSS no Estado do Maranhão.

A operação foi realizada pela Delegacia de Polícia Federal de Caxias/MA, com a colaboração da Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (CGINT) do Ministério do Trabalho e Previdência.

A investigação teve início em 2020, e levou à identificação de um esquema criminoso integrado por pelo menos 07 agenciadores, responsáveis por cooptar pessoas com a promessa de concessão de benefícios de aposentadoria por idade e pensão por morte de forma mais célere, além de 02 servidores do INSS, responsáveis pela concessão ilegal dos benefícios.

Os agenciadores, além da função de cooptação de pessoas, também são proprietários de empresas especializadas em empréstimos financeiros e, logo após a concessão ilegal do benefício, realizavam empréstimos consignados no nome dos beneficiários, obtendo assim uma quantia significativa de forma mais rápida.

No total, 60 (sessenta) policiais federais cumpriram 20 (vinte) mandados judiciais, sendo 07 (sete) de prisão temporária e 13 (treze) de busca e apreensão nas cidades de Coelho Neto/MA e Teresina/PI. Também foi determinado o bloqueio de contas bancárias dos envolvidos, o sequestro de bens e valores de origem criminosa, além do afastamento dos servidores do INSS do exercício de suas funções.

O prejuízo inicialmente identificado com a concessão de oitenta e oito benefícios, aproxima-se de R$ 2,9 milhões. A economia proporcionada com a futura suspensão dos benefícios, considerando-se a expectativa de sobrevida projetada pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), gira em torno de R$ 27,8 milhões.

Os envolvidos estão sendo investigados pela prática dos crimes de Associação Criminosa, Estelionato qualificado, Falsidade Ideológica, Uso de Documento Falso, Corrupção Passiva e Corrupção Ativa, todos do Código Penal Brasileiro, cujas penas máximas acumuladas podem chegar a quarenta e três anos e oito meses de prisão.

O nome da Operação é um termo de origem grega que significando erro ou falha. Trata-se de uma referência à decisão dos investigados de realizar a conduta criminosa, mesmo sabendo de sua consequência.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 29 de junho de 2022

Flávio Dino exalta abertura da CPI do MEC e aponta indireta para Weverton e Roberto Rocha


Por meio das redes sociais nesta terça-feira (28), o ex-governador Flávio Dino (PSB) mandou uma indireta para os senadores Rocha, se referindo mesmo sem citar os nomes a Werverton&Roberto.

Parabenizo a senadora do Maranhão Eliziane Gama que assinou a CPI para investigar roubalheiras no Ministério da Educação. Lamento pelos que são sócios ou cúmplices de ladrões de dinheiro federal de Merenda Escolar, ônibus escolares etc”. Disparou Dino.

Obviamente, que o ex-governante do Palácio dos Leões está se referindo a aos outros dois senadores maranhenses Weverton Rocha (PDT) e Roberto Rocha (PTB) que não assinaram o pedido de investigações para apurar as denúncias de que pastores teriam intermediado liberação de recursos do Ministério da Educação.

Aliás, não custam lembrar que os Rochas foram eleitos senadores graças ao apoio de Flávio Dino…

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 29 de junho de 2022

Paulo Victor é um dos responsáveis pelo crescimento de Carlos Brandão nas pesquisas eleitorais


O Instituto Econométrica apontou nesta terça-feira (28), uma liderança com folga – acima da margem de erro – do governador Carlos Brandão (PSB), na disputa pelo Governo do Maranhão. A oposição logo tentou desmerecer os números, argumentando que o chefe do executivo está mais de mês fora do estado por conta de tratamento de saúde.

No entanto, eles esquecem que mesmo internado no Hospital Beneficência Portuguesa em São Paulo, Brandão sempre teve total consciência do que está sendo feito e ainda mantém uma agenda permanente de reuniões com secretários, e dentre eles, deve-se destacar a eficiência de Paulo Victor que recebeu a missão de realizar o maior São João do Brasil e está desenvolvendo com maestria, sendo um dos motivos responsáveis por alavancar a popularidade do governador.

Paulo Victor assumiu a Secretaria de Cultura e colocou ela na máxima potência, ocupando espaços que não estavam sendo utilizados e realizando um pré-São João nas tardes de domingo com os “reencontros” com as apresentações juninas.

Entre abril e maio, Paulo Victor ocupou a Concha Acústica na Lagoa da Jansen, realizou cortejos na Ponte do São Francisco, Ponta d´Areia e no Centro de São Luís, assim como decorou o monumento Os Pescadores na Avenida Litorânea e a Praia Grande. Todas essas ações movimentaram esses espaços, proporcionando atração de moradores e turistas, gerando emprego e renda para economia local.

No tão esperado mês de junho, os arraiais da Vila Palmeira, Ceprama, IPEM, Nauro Machado e tantos outros estão coroando a grande festa. O maranhense está alegre com tantas festividades e o turista encantando com as belezas do Maranhão.

Além da programação cultural, que é de total responsabilidade da Secretaria de Cultura, Paulo Victor fez o dever de casa, passado por Carlos Brandão e articulou com as demais Secretarias, garantindo assim Segurança, Mais Renda e muito mais nas festas juninas.

Vale lembrar que um dos primeiros anúncios de Carlos Brandão ao assumir o Governo do Maranhão no dia 2 de abril de 2022, foi garantir que o São João duraria dois meses e que ele tinha o maior compromisso com a Cultura e o Turismo (leia-se economia), do estado. Por isso, natural que o governador também esteja presente em todos os arraiais através dos seus vídeos gravados diretamente de São Paulo.

Carlos Brandão com toda certeza gostaria de estar vivendo de perto toda essa energia, mas quis o destino lhe colocar um cisto no rim no meio do caminho, portanto nada mais justo do que fazer presente nos arraiais, a figura do grande idealizador de tudo isso e mais uma vez Paulo Victor mostrou sua eficiência e sensibilidade ao garantir o devido espaço ao governador.

Por isso, que os números, hoje, apresentados na pesquisa Econométrica são resultados de uma peça fundamental nessa engrenagem do crescimento de Carlos Brandão, que é o secretário de Cultura Paulo Victor.

Blog do Diego Emir

  • Tags: