• Thiago Azevedo
  • 28 de junho de 2022

Mais de R$ 5 milhões deixaram de ser gastos com grandes shows em municípios do Maranhão

A atuação do Ministério Público do Maranhão impediu o gasto de R$ 5.357.505 com grandes shows em sete municípios maranhenses, em um período de dois meses. Os recursos públicos seriam empregados no pagamento de cachês de artistas como Wesley Safadão, Xand Avião e Matheus Fernandes, além de estruturas de som e palco em cidades com graves problemas sociais, como Vitória do Mearim, Barra do Corda, Bacabal, São Luís Gonzaga, Lago Verde, Arari e Presidente Dutra.

Desde o mês de abril, quando o MPMA, por meio do procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, recorreu ao Supremo Tribunal Federal para manter o cancelamento do show do cantor Wesley Safadão, em Vitória do Mearim, os cachês milionários pagos por prefeituras de pequenos municípios tornaram-se alvo da ação de vários outros MPs do país.

“A nossa preocupação, quando estamos impedindo que shows com o dinheiro público em um valor exorbitante sejam executados nos municípios do estado do Maranhão, é para que o erário público coloque o dinheiro no lugar certo. É para isso que existe o Ministério Público. Nossos promotores, com suas vastas atribuições no interior, estão de olho para que esse dinheiro seja aplicado corretamente”, destaca o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau.

Segundo o chefe do Ministério Público do Maranhão, prefeitos e secretários de Cultura devem demonstrar a todos que o dinheiro que está sendo alocado não vai fazer falta na saúde, na educação, no saneamento básico. Ele também destacou que os gestores podem investir na contratação de manifestações culturais do próprio estado.

“Enquanto lá em Vitória do Mearim o show de Wesley Safadão era 500 mil reais, o bumba-boi de Maracanã, o bumba-boi da Maioba, com 200, 300 participantes, ganha 7 mil reais por apresentação. A coisa é viável e todo mundo ganha, inclusive quem comercializa seus produtos nesses eventos. E todos precisam ganhar” avaliou.

Eduardo Nicolau ressaltou ainda que o Ministério Público do Maranhão está sempre aberto ao diálogo com os prefeitos, inclusive para orientá-los sobre a aplicação correta desses recursos. “Senhores prefeitos, o Ministério Público não gosta de punir, o Ministério Público gosta de orientar. E neste sentido é que eu conclamo a todos os senhores, procurem o Ministério Público, conversem com os promotores de justiça das comarcas. Procurem saber o que pode e o que não pode ser feito com o dinheiro público para que vocês melhorem cada vez mais a vida do cidadão”.

OUTROS MPs

As ações de fiscalização do uso de recursos públicos em shows e eventos ganharam vulto principalmente após uma polêmica envolvendo o cantor sertanejo Zé Neto, que teceu críticas à cantora Anitta e à Lei Rouanet, durante um show ocorrido no dia 13 de maio, em Mato Grosso. Na ocasião, o cantor afirmou que seu cachê era pago pelo povo e não pela Lei Rouanet.

Por conta da repercussão, o uso de verbas públicas em shows no interior do país tornou-se alvo de discussões nas redes sociais, chamando a atenção dos MPs de vários estados, que deram início a investigações. De acordo com o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, a experiência do MPMA foi compartilhada com outros MPs, a exemplo da Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima e Mato Grosso.

MARANHÃO

O custo com cachês milionários e grandes estruturas de som e palco contrasta com a realidade de muitos municípios que enfrentam problemas de infraestrutura, saúde, educação, saneamento básico, entre outros.

A promotora de justiça Nahyma Abas, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa (CAO-Probidade), explica que, dependendo da ilegalidade apurada nesse tipo de contratação, pode ocorrer ato de improbidade que causa dano ao erário nos seguintes casos: quando há contratação direta sem licitação, fora das hipóteses legais, com uma real perda patrimonial; quando o gestor ordena ou permite a realização de despesas não autorizadas em lei, como é o caso da lei orçamentária; quando o poder público facilita ou concorre para a incorporação, ao patrimônio de artistas ou empresas, por exemplo, de valores públicos mediante celebração de parcerias, sem a observância da lei.

“Também pode haver ato de improbidade por violação aos princípios da Administração Pública quando se frustra, em ofensa à imparcialidade, o caráter competitivo de procedimento licitatório para esse tipo de contratação, com vistas à obtenção de algum benefício, pelo agente público ou por terceiros, no caso, o artista ou a empresa contratada”, explica Nahyma Abas.

A coordenadora do CAO Probidade ressalta que o MPMA atua na defesa do ordenamento jurídico e dos direitos da coletividade, inclusive o direito à cultura, que é fundamental. No entanto, esse direito precisa ser compatibilizado com outros direitos fundamentais, como o direito à legalidade, eficiência e à probidade administrativa.

“No caso de despesas com festividades e contratos de artistas, o que se busca é que sejam realizadas de forma planejada, legítima, atendendo à realidade orçamentária e especialmente quando não se está diante de uma gestão pública ineficiente em relação à garantia de políticas e serviços públicos essenciais. Importante reforçar que o TCE/MA, através da Instrução Normativa 54/2018, traz parâmetros para a realização desse tipo de despesa, que deve ser observada pelos gestores públicos”, esclarece.

Nesse sentido, a Assessoria Técnica do MPMA emitiu a Nota Técnica 001/2022, destinada a orientar os membros da instituição, a respeito das normas gerais de licitação e contratos, mediante verificação de exigências técnicas para a contratação de profissionais do setor artístico pelos gestores públicos.

O documento chama atenção para as regras que regulamentam a contratação de shows e espetáculos artísticos pela administração pública, em especial, a Lei de Licitações e Contratos, considerando a proporcionalidade e razoabilidade do custo-benefício da contratação, de acordo com a realidade de cada município.

ATUAÇÃO MINISTERIAL NOS MUNICÍPIOS

VITÓRIA DO MEARIM
07/04/2022 – O Ministério Público do Maranhão, por meio da Promotoria de Justiça de Vitória do Mearim, ingressou com uma Ação Civil Pública com pedido de liminar contra o Município e o prefeito Raimundo Nonato Everton Silva. O objetivo da Ação, assinada pela promotora de justiça Karina Freitas Chaves, foi suspender o show do cantor Wesley Safadão e outros artistas, anunciado para o 24 de abril.

11/04/2022 – Em atendimento a pedido do Ministério Público do Maranhão, a Justiça decidiu, suspender o show do cantor Wesley Safadão.

23/04/2022 – O Superior Tribunal de Justiça manteve decisão em caráter liminar do juiz da comarca de Vitória do Mearim. A decisão da Corte confirmou a suspensão do show do cantor Wesley Safadão naquele município. A decisão do STJ foi prolatada em recurso interposto pelo procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, após o tribunal maranhense ter suspendido a decisão do juiz que cancelou o show.

24/04/2022 – O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, confirmou posicionamento do Ministério Público do Maranhão e indeferiu recurso do Município de Vitória do Mearim para a realização do show do cantor Wesley Safadão com recursos públicos. Com isso, o evento, contratado com dispensa de licitação no valor de R$ 500 mil, não foi realizado.

BACABAL
13/04 – O Ministério Público do Estado do Maranhão, por meio da 2ª Promotoria de Justiça Especializada de Bacabal, ajuizou Ação Civil Pública contra o Município de Bacabal para suspender as comemorações de aniversário da cidade, com o cantor Xand Avião e outros artistas que seriam pagos com recursos públicos. Os custos com a festa totalizavam quase R$ 750 mil.

14/04 – A pedido do MPMA, a Justiça determinou a suspensão do show.

BARRA DO CORDA
27/04 – Após Ação Civil Pública, proposta pela 1ª Promotoria de Justiça de Barra do Corda, o Poder Judiciário suspendeu o show do cantor Xand Avião, marcado para ocorrer no dia 3 de maio, no aniversário da cidade, com custos de R$ 400 mil aos cofres públicos.

SÃO LUÍS GONZAGA
10/06 – Atendendo a pedido do Ministério Público do Maranhão, em Ação Civil Pública protocolada no dia 8, a Justiça determinou, em medida liminar, a não realização de todos os shows alusivos ao aniversário do Município de São Luís Gonzaga do Maranhão, que seriam realizados de sexta a domingo, 10 a 12 de junho. O contrato, firmado após adesão a uma ata de registro de preços do município de Bernardo do Mearim, tinha o valor de R$ 466.807,16.

LAGO VERDE
23/06 – Após Ação Civil Pública proposta pela 2ª Promotoria de Justiça de Bacabal, a Justiça determinou a suspensão do show do artista Matheus Fernandes, que seria realizado no dia 25, no município de Lago Verde (termo judiciário da comarca).

ARARI
24/06 – A pedido do Ministério Público do Maranhão, por meio da Promotoria de Justiça de Arari, a Justiça determinou, no dia 23, a suspensão liminar do evento Arraial “São João do Povo”, que seria realizado pela Prefeitura de Arari, no período de 26 a 30 de junho. O evento custaria mais de R$ 332 mil aos cofres municipais, apesar da precariedade da prestação de diversos serviços públicos na cidade.

PRESIDENTE DUTRA
27/06 – Em decisão do Poder Judiciário, após ajuizamento de Ação Civil Pública, foi determinado ao Município de Presidente Dutra e ao prefeito Raimundo Alves Carvalho a imediata suspensão de shows artísticos quando há comprometimento da prestação dos serviços públicos básicos e essenciais.

O evento festivo estava orçado em R$ 1.914.850,00, marcado para ocorrer até o dia 2 de julho no município. Entre as atrações programadas estava o cantor Matheus Fernandes, cujo show marcado para esta terça-feira, 28, resultaria em custo de R$ 150 mil aos cofres públicos, apenas para o pagamento do cachê do artista. A ação foi ajuizada pelo promotor de justiça promotor de justiça Clodoaldo Nascimento Araújo.

O dinheiro seria usado para gastos como montagem de palco, especial, iluminação, som, recepção, alimentação, hospedagem, abastecimento de veículos de artistas e de pessoal de apoio, dentre outros itens.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 28 de junho de 2022

Barra do Corda: Investigações no assassinato de jovem de 26 anos tem como principais suspeitos o prefeito e vereador presidente da Câmara do município de São Raimundo do Doca Bezerra

Blog Domingos Costa

O prefeito de São Raimundo do Doca Bezerra, Seliton Miranda de Melo, do PDT, e o presidente da Câmara, vereador Francisco de Assis Nunes de Moraes, conhecidos popularmente como “Gordim”, do PL, são os principais suspeitos de serem os mandatos do assassinato do jovem de 26 anos Filipe Laureano Sousa, crime ocorrido em 02 de agosto de 2021 na Avenida Lulu Rodrigues, bairro Altamira, no município de Barra do Corda.

Há dez meses, quando ocorreu o assassinato por volta das 2h30 da madrugada, Filipe estava com um amigo e no momento que se aproximava de sua residência foi surpreendido por 10 (dez) disparos de pistola 9mm por dois homens em uma motocicleta.

A brutal execução chocou a região!

Na época, conforme o Inquérito Policial nº 087/2021, três pessoas tiveram a prisão decretada pela participação no crime: Amanda Lima de Oliveira, Valmiro Pereira de Oliveira e André Lima de Oliveira, entretanto, todos eles continuavam foragidas até semana passada, quando André Lima apresentou-se espontaneamente à polícia para se pronunciar a respeito do crime.

Conforme apuração do Blog do Domingos Costa, também na semana passada, dia 21, o juiz Antônio Queiroga Filho, titular da 1ª Vara da Comarca de Barra do Corda, respondendo pela 2ª, revogou as prisões das três pessoas foragidas com indícios e envolvimento no crime. Na decisão, o magistrado diz que na sequência das diligências investigativas, surgiu uma nova linha de investigação.

“Em que pese, esta nova linha não afastasse completamente o envolvimento de ANDRÉ, resta cada vez mais tênue e enfraquecido o suposto envolvimento de AMANDA e VALMIRO”, pondera o juiz.

O Magistrada ressalta que embora não afaste o plano de envolvimento dos três acusados, André compareceu espontaneamente à autoridade policial e contribuiu com as investigações esclarecendo pontos obscuros.

“Com a possibilidade de envolvimento de outras pessoas, dentre elas o atua mandatário municipal de São Raimundo Doca Bezerra, prefeito Seliton Miranda e o vereador Gordim, fica cada vez mais afastada a participação dos representados ANDRÉ, AMANDA e VALMIRO.” Diz o juiz Antônio Queiroga.

Ainda de acordo com a determinação, o juiz diz que diante do surgimento de nova linha investigativa, com eventual descarte da participação dos representados, perde sentido a prisão temporária, exaurindo sua finalidade.

“Por outro lado, embora não houve ainda o total descarte de participação, mesmo que as suspeitas tenham sido enfraquecidas, no que é prudente ainda, na atual fase investigatória, fixar-se medidas cautelares diversas, nos termos do art. 319 do código de processo penal”, completa Queiroga Filho.

E MAIS…

 

Blog do DC apuou que o caso da morte do jovem segue em fase de Inquérito Policial sob a responsabilidade da delegada Ana Marisa da Cunha Barbat (15ª Delegacia Regional de Barra do Corda). Felipe Laureano era ligado ao então candidato a prefeito de São Raimundo Doca Bezerra, Fagner Moura (PCdoB), que ficou em segundo lugar na disputa pelo comando do município, sendo vencido exatamente pelo atual prefeito acusado de ser o mandato do crime junto com o vereador mais votado da eleição municipal passada. A vítima era uma espécie de “braço midiático” da oposição ao prefeito Seliton Miranda. Ele tinha apenas 26 anos de idade quando foi brutalmente assassinado, era natural da cidade de Bacabal e morou também em São Raimundo do Doca Bezerra. Pelo que constava em seu perfil no Facebook, Felipe era proprietário da empresa Kreative-Marketing Digital, Publicidade e Assessoria.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 28 de junho de 2022

Tutoia: Prefeito Diringa deixa alunos sem merenda e entra na mira do MP

Após denúncias sobre a falta de merenda nas escolas da rede pública de Tutóia, o Ministério Público do Maranhão solicitou ao Prefeito Diringa (PDT) que regularize o fornecimento de merenda escolar. Segundo o documento, tanto o prefeito como a secretária de Educação do município, Daisy Filgueiras, tem até 72 horas para tomar providências.

A recomendação é assinada pela promotora de Justiça Samara Cristina Mesquita e partiu de uma denúncia realizada pelo vereador Dr. Fernando Amaral (Cidadania), que informou ser insuficiente a merenda disponível nas unidades de ensino.

Além disso, na semana passada, o MPMA realizou inspeção e constatou o descaso. “Os alunos têm a partir de 6 anos de idade e não aguentam ficar com fome até as 11h30 e estão sendo liberados às 10h30. No dia da inspeção, apenas o Centro Educacional Presidente Castelo Branco ofereceu merenda, sendo que era um mingau de milho, sem açúcar, e em quantidade limitada para atender apenas os alunos menores e que não têm condição de levar alimentação de casa”, informa o relatório da inspeção.

De acordo com dados do Ministério da Educação, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) destinou à gestão do Prefeito Diringa um total de R$ 610 mil, aproximadamente, para o custeio da merenda dos alunos, entre fevereiro e junho deste ano.

Ainda de acordo com o MP em Tutóia, Diringa e a secretária de Educação têm cinco dias úteis para comprovar as ações solicitadas.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 28 de junho de 2022

Eleições 2022: Carlos Brandão abre vantagem sobre Weverton Rocha em pesquisa Econométrica


Pesquisa Econométrica de intenções de votos para o Governo do Maranhão, contratada pelo Blog do Gilberto Léda, confirma dados recentes da Escutece aponta vantagem do governador Carlos Brandão (PSB) sobre o senador Weverton Rocha (PDT) mesmo depois de mais de um mês fora do estado para tratamento de saúde.

Segundo o levantamento, Brandão tem 32,5%, contra 25,1% de Weverton.

A consulta também confirmou o bom desempenho de Lahesio Bonfim (PSC). O ex-prefeito de São Pedro dos Crentes aparece em terceiro, com 18,2% das intenções de votos.

Na sequência vêm Edivaldo Holanda Júnior (PSD), 9,4%; Enilton Rodrigues (PSOL), 0,7%; e Simplício Araújo (Solidariedade), 0,3%.

Branco ou nulo são 4,6% e, ainda, 9,3% não sabem em quem votar ou não responderam ao questionário.

A pesquisa foi realizada em 55 municípios, entre os dias 12 e 16 de junho de 2022. Foram realizadas 1.468 entrevistas para uma margem de erro de 2,5 pontos percentuais, par amais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%. O registro na Justiça Eleitoral foi feito sob o número MA-01129/2022.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 28 de junho de 2022

Codó: Contratos de Locações de veículos com prefeitura deverão ser investigados pelo Gaeco


Donos de veículos alugados para a gestão do prefeito Zé Francisco (PSD), em Codó, têm utilizado a imprensa local para denunciar o atraso no pagamento dos contratos que já chega ao terceiro mês. Segundo informações, doze motoristas e proprietários de veículos que prestam serviços para várias secretarias estão nessa situação, caso que pode apontar para um possível esquema de corrupção na Prefeitura Municipal, como explicaremos a seguir.

No fim do ano passado, após uma licitação milionária para a contratação de empresas responsáveis por alugar veículos à Prefeitura de Codó, três empresas foram consagradas vencedoras: AW TRANSPORTE & LOCACAO LTDA – ME (R$ 6 milhões em contratos); INOV9 LOCACAO & SERVICOS EIRELI (R$ 3,3 milhões em contratos); e a SERVICOL – SERVICOS DE LIMPEZA E TRANSPORTES LTDA (com R$ 2,7 milhões em contratos).

O blog do Werbeth Saraiva, inclusive, já noticiou que a Inov9 Locação e Serviços, uma das vencedoras, pode ser uma empresa de fachada utilizada para participar de (e vencer) licitações. Na sua matriz, por exemplo, única sede da empresa, não existe qualquer estrutura de uma empresa de locação de veículos.

Somados todos os contratos, os valores que serão pagos pelo município até o fim do ano serão de mais de R$ 12 milhões.

Segundo o edital da licitação e os contratos firmados, deveriam ser disponibilizadas dezenas de veículos, entre carros de passeio, micro-ônibus e motocicletas, por exemplo, para secretarias municipais. Entretanto, segundo as denúncias, os veículos que estão prestando os serviços licitados não são das empresas vencedoras, mas de terceiros, isto é, dos próprios motoristas. Em linhas gerais, eles teriam sido contratados “por fora”.

De acordo com o Portal da Transparência do Município, os valores referentes aos meses anteriores ao atual já foram pagos às empresas. Entretanto, se os contratos estão, em teoria, sendo cumpridos, causa estranheza o fato de os donos dos veículos fazerem cobranças recorrentes ao Prefeito pelo pagamento dos aluguéis.

“Mais uma vez, quero fazer uma denúncia sobre o pagamento dos carros contratados terceirizados está atrasado já vai fazer três meses. Quando o prefeito resolve pagar, só é um mês, sempre ficam dois atrasados. Estamos passando necessidades. Aqui em casa, já tá no aviso de corte de luz e água”, denunciou um dos donos dos veículos alugados pela Prefeitura de Codó.
Levando em consideração a quantidade expressiva de veículos nos contratos e o alto valor que cada empresa receberá, diante dessa situação, levanta-se a suspeita de que a licitação realizada no ano passado teria sido utilizada para desviar recursos públicos, inclusive federais da saúde e da educação.

Outro ponto de suspeita é que o prefeito possui pré-candidato à Assembleia Legislativa, o seu filho Pedro Neres. A licitação milionária seria, em teoria, uma maneira de angariar recursos para a campanha eleitoral, uma vez que não possui aceitação do eleitorado local.

O histórico de investigações contra o prefeito Zé Francisco, sobre atos ilícitos contra os cofres públicos, é extenso. Vão de utilização de dinheiro público para pagar altos cachês a artistas em blocos de carnaval a irregularidades em licitação de merenda escolar.

Órgãos de fiscalização precisam direcionar atenção necessária para os indícios destacados na reportagem, pois o dano à população poderá ser incalculável.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 28 de junho de 2022

Peri Mirim: Ex-secretário de Educação faz graves denúncias contra gestão de Heliezer

Ex-secretária de Educação de Peri Mirim denuncia gabinete paralelo e que secretários não tem acesso aos recursos destinados ao município

A Ex-secretária da Educação da cidade de Peri Mirim, professora Gisele Pinheiro Martins, trouxe à tona, grave denuncia em carta aberta divulgada a população de Peri Mirim.

Que a gestão do prefeito Heliezer (PCdoB), é a pior desde a emancipação política administrativa do município, não é nenhuma novidade. Mas a carta trouxe a lume, denúncias gravíssimas.

A Ex-secretária de Educação, relata a não autonomia do secretariado, e um gabinete paralelo mantido na capital do estado, São Luís. “A verdadeira prefeitura funciona em São Luís, em um escritório que nem determinados secretários sabem seu endereço, sua localização”.

De acordo com a denúncia exposta, o gabinete paralelo do prefeito, comada todas as costas do município. “Nunca tive acesso a nenhuma conta dos fundos que são direcionados a educação, nunca tive a oportunidade de saber, por conta de gestão, a situação de muitas contas da gestão. Não tenho acesso a nenhuma senha, muito menos a chave J”. Disse a ex-secretária.

A denúncia será levada a Policia Federal, Ministério Público, TCE-MA e demais órgão competentes.

 

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 28 de junho de 2022

Vereador Pavão Filho se licencia da Câmara de São Luís e retorna para SEMGOP


Na manhã de ontem, 27, em sessão plenária da Câmara Municipal de São Luís, o vereador Pavão Filho, (PDT), se licenciou do mandato de vereador para da continuidade à frente da Secretária Municipal de Governança Solidária e Orçamento Participativo (SEMGOP).

Segundo Pavão Filho, é um momento muito especial para ele, pois deseja permanecer à frente da secretaria a convite do prefeito Eduardo Braide que vem desenvolvendo um excelente trabalho.

Pavão Filho com sua longa carreira como homem público,tendo participado de vários momentos importantes para a capital Maranhense, autor de diversas leis de suma importância para o município, recebeu ,Na sessão plenária ,diversas homenagens dos parlamentares.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 27 de junho de 2022

Paulo Velten confirma despedida do governo interino do MA

O governador em exercício do Maranhão, desembargador Paulo Velten, confirmou nesta segunda-feira, 27, que irá se despedir dos secretários de Estado durante reunião do Conselho de Gestão Estratégica das Políticas Públicas de Governo (Congep).

O encontro deveria ocorrer no fim da tarde de hoje , mas foi adiado para terça-feira, 28.

“Nós havíamos convocado essa reunião, que é, na verdade, uma reunião de despedida, de agradecimento, mas ela foi adiada para amanhã. Então, haverá uma reunião do Congep [Conselho de Gestão Estratégica das Políticas Públicas de Governo], que é a reunião do conselho de secretários, e eu vou aproveitar essa oportunidade para fazer essa fala, que é uma fala de agradecimento, de demonstração do nosso respeito pelos nossos secretários, pelo trabalho que todos eles têm feito, cumprimentá-los a todos e desejar boa sorte e sucesso”, destacou.

Velten também informou que a expectativa é de que o governador Carlos Brandão (PSB) reassuma o governo na quarta-feira, 29, após mais de um mês em São Paulo, para onde foi submeter-se a cirurgia para retirada de um cisto renal.

“Ele próprio já declarou publicamente que já está se preparando para voltar e a nossa expectativa é que ele esteja aqui já na quarta-feita. Estamos nos instantes finais da interinidade”, completou.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 27 de junho de 2022

Governador Carlos Brandão anuncia que vai antecipar o pagamento dos servidores

O governador Carlos Brandão usou sua rede social para anunciar que vai antecipar o pagamento dos servidores do estado referente a este mês de junho.

Brandão informou que o pagamento será efetuado na próxima terça-feira, dia 28.

Veja o anúncio abaixo:

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 27 de junho de 2022

Arraial do Ipem realiza ação de vacinação contra a Covid-19

O Arraial da Vacinação contra a covid-19, promovido pelo governo do Estado, começou na sexta (24) em meio às festividades juninas pelo dia de São João no Ipem

Teve festa junina, teve comidas e bebidas típicas, teve diversão, teve cultura, mas teve também ação de saúde no dia de São João, no arraial do Ipem (Jardim Renascença). O Arraial da Vacinação, promovido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, destinou mais de 400 doses de vacina contra a covid-19.

O público-alvo nessa primeira ação foram pessoas a partir de 5 anos de idade que precisavam atualizar o esquema vacinal, bem como as de 40 anos ou mais que ainda não haviam recebido a 4ª dose.

“Essa é mais uma novidade no nosso Arraial do Ipem, o arraial da vacinação. Você vem curtir o São João, a gente tem um ponto fixo aqui. Se tomar a vacina não pode beber, mas vamos nos prevenir. Só agradecendo a Secretaria de Estado da Saúde por essa parceria e dizer que esta é uma determinação do nosso governador Carlos Brandão para que a gente ajude a imunizar a população”, disse o secretário de Estado da Cultura, Paulo Victor.

Para o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, o Arraial da Vacinação é para todos os maranhenses que querem brincar o São João com tranquilidade e segurança. “Dentro dos próximos dias levaremos esta iniciativa para outros municípios, a fim de ampliarmos a cobertura vacinal e proteger a nossa população para que ela possa aproveitar a melhor festa junina do Brasil, que é a do Maranhão.”

A vacinação no arraial do Ipem será todos os dias, até o dia 1º de julho, das 17h às 21h. Segundo a Secretaria de Saúde, para receber a dose do imunizante, é necessário apresentar documento com foto e carteira de vacinação. Pessoas com sintomas gripais, tais como febre, dor de garganta e coriza, não se recomenda tomar a vacina. Da mesma forma, para quem testou positivo para o coronavírus em menos de 30 dias. A orientação é para que aguardem o período de quatro semanas, para, em seguida, atualizar o esquema vacinal.

  • Tags: