
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), e a presidente do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), Ana Paula Lobato, assinaram, nesta segunda-feira (4), a ordem de serviço para execução da obra de reforma e ampliação das instalações da Creche-Escola Sementinha, unidade de ensino que atende aos filhos dos servidores da Casa, do Maternal ao 4º ano do Ensino Fundamental.
As intervenções no espaço contemplam a construção de uma quadra poliesportiva, a criação de ambientes de recreação, melhorias no refeitório, ampliação e construção de novas salas e um novo acesso para facilitar a entrada e saída dos alunos.
No ato de assinatura, realizado no auditório da Creche, Othelino Neto falou sobre a satisfação de iniciar os serviços nas dependências da Sementinha, proporcionando mais qualidade ao atendimento e segurança aos pais que deixam seus filhos na escola.
“Essa é mais uma ação que visa valorizar os nossos servidores. Tenho certeza de que as famílias que têm filhos na Creche, percebendo que já são bem cuidados como são hoje, a partir dessas melhorias em sua infraestrutura, ficarão ainda mais felizes com o serviço. E para que nós possamos cumprir com o nosso dever, precisamos dos nossos servidores estimulados. Por isso, essa obra é muto importante para a Assembleia”, declarou o chefe do Legislativo maranhense.
Durante a cerimônia, foi apresentado o projeto arquitetônico da obra com a demonstração computadorizada dos novos espaços.
A presidente do Gedema, Ana Paula Lobato, afirmou que a concretização desse projeto é algo que vem sendo trabalhado com muito carinho por ela e Othelino, desde o início de sua gestão. “Sonhamos com esse momento de poder dar essa ordem de serviço para a ampliação e construção de novos ambientes em nossa creche. Estou muito feliz em poder deixar esse benefício aos nossos servidores para que fiquem ainda mais em paz deixando suas crianças aqui”, disse.
O diretor-geral da Alema, Valney Pereira, informou que a obra na creche faz parte de mais uma etapa do Planejamento Estratégico da Assembleia. Segundo ele, o prazo para a conclusão dos serviços é de oito meses. “É uma obra estruturante que proporcionará mais funcionalidade e conforto a toda comunidade escolar da Sementinha”, frisou.


O ex-governador Flávio Dino (PSB) disse em entrevista à Rádio Mirante AM que ainda acredita na unidade no seu grupo político em torno da pré-candidatura do governador Carlos Brandão ao Governo do Maranhão.
Flávio Dino disse que mantém o diálogo e que acredita na possibilidade de unidade até o prazo do fim das convenções partidárias.
“Eu sou um otimista. Eu acredito que até o fim das convenções os 20% do nosso grupo que se descolou volte. Nós temos 80% do grupo unido. Eu continuo a dialogar, a conversar e eu espero que eles venham a aderia à pré-candidatura do Carlos Brandão. Eu acredito na união e eu espero que todo o grupo político esteja unido”, afirmou Flávio Dino.
Flávio Dino explicou os motivos que o levaram a escolher o nome do então vice-governador Carlos Brandão como candidato do seu grupo.
“O Brandão esteve comigo esses 7 anos. Ele sempre esteve ao meu lado e sempre foi leal comigo. Ele está preparado e seria uma injustiça não ser ele. Ele tem 80% de unidade do nosso grupo político e foi uma decisão acertada. Se tivesse que rever eu reafirmaria. E eu continuo com a esperança de que outros possam vir também, Acho que ainda essa semana vamos ter mais adesões”, acrescentou.
O ex-governador Flávio Dino fez um balanço dos 7 anos e 3 meses que esteve à frente do governo do Maranhão e apontou avanços na Saúde, Educação entre outros setores, mesmo tendo que atravessar o período da pandemia da Covid-19 que impactou os diversos segmentos.
Flávio Dino revelou que os momentos mais difíceis do seu governo foram durante a pandemia, revelando o drama que atravessou no plano pessoal com a morte do seu pai e também na situação difícil que teve que enfrentar para que não faltasse leitos aos maranhenses.
O ex-governador destacou o programa Escola Digna, comandado pelo ex-secretário Felipe Camarão e agradeceu às empresas parceiras, tanto no programa quanto na saúde durante a pandemia. Blog Zeca Soares

Por meio da chapa única Vai dar Certo e de forma unânime, Paulo Victor é o presidente eleito, para o biênio 2003/2004, da Câmara Municipal de São Luís. O que vinha sendo desenhado com muita habilidade pelo vereador de 36 anos, por meio de diálogo e empatia, foi formalizado, nesta segunda-feira (4), com a eleição da Mesa Diretora que ele encabeça.
A eleição recebeu votação presencial dos 31 vereadores: Dr Gutemberg; Paulo Victor; Thyago Freitas; Octávio Soeiro; Aldir Júnior; Ribeiro Neto; Karla Sarney; Rosana da Saúde; Álvaro Pires; Andrey Monteiro; Antonio Garcez; Astro de Ogum; Beto Castro; Chico Carvalho; Concita Pinto; Domingos Paz; Daniel Oliveira; Edson Gaguinho; Fátima Araújo; Francisco Chaguinhas; Coletivo Nós, representado pelo covereador Jhonatan Soares; Marcial Lima; Marcos Castro; Marlon Botão; Marquinhos; Nato Júnior; Raimundo Penha; Silva Noely; Umbelino Júnior; Zeca Medeiros; e o atual presidente, Osmar Filho.
Durante a manifestação dos votos, foram muitos os reconhecimentos sobre as virtudes do presidente eleito, como humildade, perseverança, resiliência, respeito, articulação e abertura para diálogo, que resultou na convergência entre os aliados iniciais e oposição. Destaque para as falas de Edson Gaguinho, Fátima Araújo; Marcial Lima; Raimundo Penha, Silva Noely, que destacaram o empenho que Paulo Victor destinou em todo o processo. “Hoje Deus está coroando essa grande vitória. Pessoas zombavam de você, e hoje Deus está te dando essa grande vitória. Eu sofri muita retaliação contigo, até de alguns colegas vereadores, mas fui em frente, acreditei e estou muito feliz de te ver presidente desta Casa”, pontuou o vereador Edson Gaguinho.
“Esta Casa merece uma pessoa com o coração humilde, uma pessoa simples, que venha contribuir não só com a Câmara Municipal, mas também com a população ludovicense”, falou Fátima. “Paulo Victor, pode chorar à vontade, porque eu acompanhei a tua luta, camarada. Tua luta foi árdua. Foi muito difícil chegar a esse ponto. Parabéns! Voto na chapa que lutou, que venceu e alcançou o mérito pela resistência, e que é aclamado acima de tudo pelo respeito ao parlamento”, disse Marcial.
“Não havia um milímetro de dúvida que você seria o próximo presidente desta Casa. Teve vereador aqui, que não vou citar o nome, que chegou a dizer que votava num cachorro, mas não votava em Vossa Excelência [Paulo Victor], e depois teve a maturidade, o entendimento de que o melhor para a cidade era o seu nome”, pontuou Marquinhos.
“Quando a gente vê a formação da chapa, o primeiro vice-presidente é o vereador Chaguinhas, que no passado teve desavença com Paulo. E é de uma capacidade gigantesca. No momento que você ganhou a eleição, chamou alguém que no passado você teve problema e disse: ‘vem, quero que esteja do meu lado’. Isso é realmente estar olhando pra frente”, recordou Raimundo Penha.
“Quero parabenizá-lo pela humildade. O Paulo não tinha necessidade alguma de me chamar ontem em sua casa, ele já está eleito, mas ele me chamou porque ele queria me ouvir. Tivemos uma longa conversa, em que a gente pôde rever algumas coisas que eram pedras no nosso caminho, e pude ver uma humildade que eu não enxergava antes. Te parabenizo por todo o processo, pela forma como tu conduziu”, comentou Silva Noely.
“Tenho certeza de que essa memória vai ficar cravada na mente do seu filho Maximus [de 6 de idade]. Eu vislumbrei naquela idade, e olhando com sua bravura, com suas noites sem dormir, com sua dedicação e com sua abdicação da sua família. Eu vivi na pele tudo isso, meu amigo, e eu tenho muito orgulho dos meus pais. E eu tenho certeza de que o teu filho vai ter muito orgulho de ti, a tua esposa tem muito orgulho de ti. A tua mãe, a tua família têm muito orgulho de ti”, avaliou Umbelino Júnior.
Paulo Victor
Muito emocionado, o discurso do presidente eleito, Paulo Victor, foi de agradecimento e de retrospectiva, resumindo todas as fases pelas quais passou. E reiterou a união que deseja estabelecer. “Com o coração transbordando de gratidão, quero saudar todos os presentes. É um dia de muita emoção e de reiterar o nosso compromisso. São novos horizontes que me mostram que resiliência, fé em Deus e união foram fundamentais para vencer esse pleito”, destacou.
Carlos Brandão e Felipe Camarão
Ele também fez um agradecimento especial ao governador Carlos Brandão e ao ex-secretário de Saúde Felipe Camarão. “Carlos Brandão me acolheu como um filho, Felipe Camarão, que acreditou em mim desde o princípio. Vocês foram grandes incentivadores, conselheiros em cada etapa. Tenho a honra de contar com a amizade e parceria de vocês”, disse.
Antes de anunciar a Mesa Diretora, Victor reforçou a o desejo de união. “Temos um objetivo em comum: são as pessoas, os menos favorecidos, são os mais pobres, que são a ponta da nossa sociedade. Foram momentos de apreensão, mas também de construção e fortalecimento, de uma irmandade que será peça essencial na gestão que faremos no próximo biênio”, garantiu.
Mesa Diretora
A composição da Mesa Diretora eleita tem Francisco Chaguinhas, como primeiro vice-presidente; Ribeiro Neto, como segundo vice-presidente; Edson Gaguinho, como terceiro vice-presidente; Aldir Júnior, como primeiro secretário; Beto Castro, como segundo secretário; Fátima Araújo, como terceira secretária; Andrey Monteiro, como quarto secretário; e Antonio Garcez, como quinto secretário. Após fim da sessão extraordinária da eleição da Mesa Diretora, todos os vereadores subiram em marcha com destino ao Palácio dos Leões, para serem recebidos pelo novo governador do Maranhão, Carlos Brandão, que se comprometeu em trabalhar em harmonia com o legislativo municipal da capital.

A Feirinha Ribamar retornou neste fim de semana suas atividades após ter sido interrompida por conta dos altos índices de contágio no município. Agora, em ambiente epidemiológico seguro, a feirinha voltou para abrilhantar as manhãs de domingo ribamarense.

A Feirinha permanece no mesmo local, em frente à Baía de São José, um dos mais bonitos cartões postais da Ilha de São Luís.

As barracas de Gastronomia, Hortifruti, Artesanato, Food Truck e Institucional estarão abertas sempre a partir das 8h para receber os turistas e visitantes.

“Voltamos com as atividades de nossa Feirinha, e aos poucos vamos retornar as nossas atividades culturais. Continuamos investindo no pequeno empreendedor, pois dele faremos nossa cidade mais próspera e desenvolvida”, disse o prefeito Dr. Julinho.





Em recente pesquisa realizada pela MBO, o nome de Cláudio Cunha, pré-candidato a deputado estadual, demonstrou força aparecendo em primeiro lugar na preferência do eleitorado maranhense que vive nos municípios da baixada.
Mais popular em municípios importantes como Cururupu, Serrano e Bacuri, três dos principais colégios eleitorais da região, o seu percentual de intenção de voto ficou 7,3%, bem à frente de Luciana Genésio, pré-candidata do prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio, à Assembleia Legislativa, que aparece com 2,2%. Pesquisa MA 04312/2022.


[07:30] – O governador Carlos Brandão (PSB) reiniciou os anúncios do seu secretariado. Na noite de ontem nove nomes foram divulgados.
Na manhã desta segunda-feira (04), ele começou com a Secretaria de Meio Ambiente, que vai ficar com a advogada Raysa Queiroz.
Walquiria Moraes comanda o Cerimonial e Karen Barros, a primeira a ser anunciada continua no Procon.
[08:15] – A Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia passa a ser comandada por Cassiano Pereira; a Secretaria de Estado de Relações Institucionais por
Silvia Carla Ferreira e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação por
Davi Telles.

22h40 – Como antecipado pelo blog Matias Marinho, ontem (02), o governador Carlos Brandão (PSB) começou a anunciar agorinha os nomes dos membros da sua equipe de governo.
Ele iniciou pelos titulares das secretarias de Administração Penitenciária, Fazenda e Saúde. Murilo Andrade, Marcellus Ribeiro e Tiago Fernandes, comandam, respectivamente, as pastas.
23:02 – Luis Fernando assume a Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento; Gerson Pinheiro permanece na Secretaria de Estado Extraordinária da Igualdade Racial e Tatiana Pereira na Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude.
23:25 – Zé Reinaldo Tavares será o nosso secretário de Estado de Programas Estratégicos. Joslene Rodrigues estará conosco na Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano e Leuzinete Pereira na Secretaria de Estado da Educação.
23:27 – Nesta segunda (04) e terça feira (05), o governador Carlos Brandão volta a anunciar os demais nomes do seu secretariado. Por hoje, foram conhecidos nove nomes do primeiro escalão. A posse dos secretários deve acontecer na próxima quarta-feira (06).
Blog Matias Marinho

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), conduziu, neste sábado (2), a sessão solene de compromisso e posse do governador Carlos Brandão (PSB), que assume o comando do Governo do Estado com a renúncia do governador Flávio Dino. Na solenidade, o parlamentar desejou êxito ao novo chefe do Executivo e ratificou que a Casa continuará mantendo a relação de harmonia e independência em prol dos maranhenses.
A cerimônia aconteceu no Plenário Nagib Haickel, iniciando com a leitura da Carta Renúncia do governador Flávio Dino, seguida do juramento e assinatura do termo de posse por Carlos Brandão.
Em seu pronunciamento, Othelino Neto afirmou que, especialmente neste momento da política nacional, o Maranhão dá um grande exemplo ao manter o equilíbrio e o respeito com todos os poderes constituídos.
“Quero desejar êxito ao governador Brandão e que ele fique, cada dia mais, inspirado para continuar esse processo importante de transformação pelo qual passa o Maranhão. A Assembleia, assim como nos últimos sete anos e três meses, seguirá com essa relação de harmonia com o Poder Executivo, da mesma forma que mantém com o Judiciário e demais órgãos constitucionais”, garantiu.
Agência Assembleia

Othelino Neto destacou que a relação harmoniosa entre os poderes é fundamental para superar momentos de crise
Harmonia
O chefe do Parlamento Estadual disse, ainda, que essa relação harmoniosa é fundamental para superar momentos de crise, como o que aconteceu durante os últimos dois anos de combate à pandemia no estado.
“O Maranhão conseguiu avançar muito no combate à pandemia, que serve para exemplificar o quanto esta relação entre os poderes ajuda em momentos de crise. Vários projetos de lei foram enviados para esta Casa e tratados pelos 42 deputados com muita celeridade, dando ao Poder Executivo condições para implementar as políticas necessárias para o enfrentamento da crise sanitária e, também, econômica no nosso estado”, enfatizou Othelino Neto.
Agência Assembleia

Presidente da Assembleia observa Carlos Brandão assinar o termo de posse como novo governador do Maranhão
Durante o seu discurso, o governador Carlos Brandão agradeceu ao presidente Othelino e demais deputados da Casa pelo compromisso com as demandas do Executivo em benefício de todos os maranhenses.
“Essa Casa é responsável por aprovar projetos importantes para o bem da população. Nós faremos uma parceria administrativa e teremos uma relação institucional forte com os poderes, respeitando cada um, mas com harmonia. Essa será nossa posição como governador do Estado”, declarou.

A Assembleia Legislativa do Maranhão realizará, na tarde deste sábado (2), a sessão solene de posse do vice Carlos Brandão (PSB) como governador do Estado. O ato será comandado pelo presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB), no Plenário Nagib Haickel, com a presença de autoridades.
A programação da cerimônia de posse será iniciada com a realização de uma entrevista coletiva de Carlos Brandão à imprensa, as 16h, no hall de entrada do plenário. Em seguida, às 16h30, terá início a sessão solene com a composição da Mesa dos Trabalhos pelas autoridades constituídas dos Poderes do Estado do Maranhão.
A solenidade tem prosseguimento com a execução do Hino do Maranhão e a leitura da Carta Renúncia do governador Flávio Dino (PSB) pelo 1º secretário da Mesa Diretora, a deputada Andreia Martins Rezende (DEM).
Juramento e Posse
Após esse ato, o presidente da Assembleia convida Carlos Brandão para fazer o juramento, que será seguido pela assinatura do Termo de Posse pelo novo governador, pelo primeiro secretário da Mesa, Andreia Rezende, e pelo segundo secretário, deputada Cleide Coutinho (PDT).
Após a posse, o governador Carlos Brandão fará um pronunciamento. O presidente da Assembleia, Othelino Neto, também discursará no ato, encerrando a sessão solene.
Cerimônia Militar
Caso não chova, a programação será finalizada com a realização de uma cerimônia militar em homenagem ao governador Carlos Brandão, que passará em revista à tropa.
Programação:
16h – Entrevista coletiva do vice Carlos Brandão, no hall de entrada do Plenário
16h30 – Sessão solene de posse do governador Carlos Brandão
– Execução do Hino do Estado do Maranhão
– Leitura da Carta Renúncia do governador Flávio Dino pela deputada Andreia Rezende, 1ª secretária da Mesa Diretora.
– Juramento do governador Carlos Brandão
– Assinatura do Termo de Posse pelo governador Carlos Brandão e as deputadas Andreia Rezende, 1ª secretária da Mesa, e a deputada Cleide Coutinho, 2ª secretária da Mesa
– Pronunciamento do governador Carlos Brandão
– Encerramento com a realização de cerimônia militar (caso não chova).
– Encerramento da sessão solene com o pronunciamento do presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto.

Lahesio passa Weverton e Brandão se consolida em primeiro lugar na corrida eleitoral
Pesquisa realizada pelo instituto MBO, divulgada nesta sexta-feira (1/4), revela novos índices das intenções de voto para governador do Maranhão nas eleições deste ano.
Na espontânea, em que não são apresentados nomes dos candidatos e o entrevistado fala o que lhe vem à cabeça quando é questionado em quem pretende votar, o governador Carlos Brandão (PSB), aparece com 15,20% da preferência dos entrevistados a seis meses da eleição.
O prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bomfim (PSC) surge com 12,15% e o senador Weverton Rocha (PDT) com 10,60%, o deputado Josimar (PL), com 9,70%; o senador Roberto Rocha (PTB), com 4,10%, seguido pelo ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior (PSD), com 2,30% e o ex-secretário Simplicio Araújo (SD), com 0,10%. Não sabem ou não responderam marcou 45,85%.
Na estimulada, quando são apresentados, ao entrevistado, opções de candidatos, Carlos Brandão (PSB), também aparece na liderança com 22,25%, seguido por Lahesio Bomfim (PSC) com 17,60%, na segunda colocação.
Weverton com 14%, caiu para o terceiro lugar e Josimar com 12,85% aparece na quarta posição. Roberto Rocha com 6,90%, figura na quinta colocação, seguido por Edivaldo com 4,30%, na sexta posição. Simplicio aparece na sétima colocação com 0,60%. Não sabem ou não responderam pontuou 21,50%.
Ficha técnica
O levantamento foi realizado entre os dias 20 a 24 de março e ouviu 2.000 pessoas em 60 municípios. A margem de erro do levantamento é de 2,39% percentuais para mais ou menos. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número MA-04312/2022.