
No Palácio dos Leões, o governador Carlos Brandão participou do lançamento do programa Jovem Tech, nesta segunda-feira (30), em parceria com o Grupo Mateus, o Porto do Itaqui e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Maranhão (Fapema). A iniciativa de formação visa desenvolver e preparar jovens para o mercado de tecnologia.
O programa tem o objetivo de capacitar mão de obra local na área de programação, com foco em jovens maiores de 18 anos que concluíram o ensino médio entre 2019 e 2023 em escolas públicas. A previsão é que 240 jovens sejam formados em programação nos próximos dois anos, com 60 contemplados a cada semestre. Os selecionados receberão bolsa de R$ 1.500,00 cada.
Para o governador, o programa Jovem Tech representa uma iniciativa promissora para suprir a crescente demanda por profissionais de tecnologia no Maranhão, ao mesmo tempo em que oferece aos jovens mais oportunidades de ingresso no mercado de trabalho.
“Hoje é uma data histórica para a formação profissional. A partir do Jovem Tech, por meio do Porto do Itaqui, o Governo do Maranhão está garantindo bolsas no valor de R$ 1.500,00. Nós vamos preparar jovens para o mercado, em especial, nestas áreas de tecnologia, inovação e programação, cuja demanda é grande mas a mão de obra está escassa”, comemorou Brandão.
Para o presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins, o Jovem Tech é um programa que fortalece a integração entre o governo, a sociedade maranhense e iniciativa privada. “Nós estamos incentivando o programa Jovem Tech para a formação em áreas em que a demanda é muito grande e a oferta de profissionais é pouca. O Grupo Mateus, com toda a sua expertise nessa área de tecnologia, nos propôs essa parceria, e nós, dentro do programa Porto do Futuro, ampliamos as oportunidades para fazer a integração, cada vez mais, entre a sociedade, o governo e a iniciativa privada”, pontuou Lins.
Na ocasião, o fundador do Grupo Mateus, Ilson Mateus, comunicou que a empresa possui cerca de 400 projetos de tecnologia que estão engavetados devido à escassez de profissionais qualificados. “Há uma demanda represada muito grande, no que diz respeito a programadores, desenvolvedores e engenheiros de dados. Nesta área, de tecnologia, há uma demanda gigantesca que não está sendo atendida, e a gente vem trocando ideias junto ao Governo do Estado para a formação de jovens, nesta área que o mercado tem pagado um dos maiores salários”, disse Mateus.
O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão (Fapema), Nordman Wall, enxerga o Jovem Tech como o pontapé inicial para a resolução de uma demanda que já é notável no Maranhão. “É um programa de grande importância na formação de profissionais, e nós da Fapema entraremos com as bolsas junto à empresa. É uma forma de o governo agir dentro de uma demanda necessária, a formação em tecnologia é extremamente importante, por isso, a Fapema não poderia ficar de fora dessa visão empreendedora”, pontuou Wall.

Ainda que não esteja divulgado de forma oficial por conta dos ritos internos que devem ser cumpridos pelo Partido Novo, o advogado, historiador e empresário Diogo Gualhardo Neves será o candidato a prefeito de São Luís em 2024. O anúncio deve ocorrer nos próximos dias e o pré-candidato já vem se preparando para fazer o lançamento do seu nome para a corrida eleitoral ao Palácio de La Ravardiere.
O Novo tinha duas pré-candidaturas oficializadas. O próprio Diogo e a empresária Shirley Cunha, os dois estavam inscritos no processo seletivo do partido. Informalmente, Lahesio Bonfim chegou a colocar seu nome na disputa, mas sem uma segurança jurídica, recuou. Além dos três que estão filiados, outros nomes chegaram a conversar com o partido: os deputados estaduais Wellington do Curso e Yglesio Moyses, assim como o ex-secretário de Indústria e Comércio, Simplício Araújo.
Portanto o nome de Diogo Gualhardo já começa a pré-campanha vencendo uma dura concorrência, deixando para trás nomes que já tiveram ou possuem mandato eletivo.
Diogo é muito conhecido por ser um dos maiores defensores da preservação da memória e cultura de São Luís, principalmente na região do Centro Histórico. Ele foi proprietário do Empório Real, sendo pioneiro a investir de forma recente em um local que estava sofrendo um processo de esvaziamento comercial e urbano. Assim como empunha bandeira em defesa da preservação das áreas verdes da capital.
O Novo ainda não se posiciona de forma oficial e Diogo aguarda um posicionamento do partido para “startar” sua pré-campanha, que com certeza trará muita qualidade ao debate sobre São Luís.


Nesta segunda-feira (30), a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), da Assembleia Legislativa aprovou parecer, dentre outras proposições, à Medida Provisória 422/2023 (MP), que trata da reorganização da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Comandada pelo deputado Carlos Lula (PSB), a reunião contou com a presença dos deputados Florêncio Neto (PSB), Neto Evangelista (União), Yglésio Moyses (PSB), David Brandão (PSB), Wellingtobn do Curso (PSD), Júlio Mendonça (PCdoB) e Fernando Braide (PSD).
De acordo com a MP 422/2023, fica criada a Regional de Educação de Lago da Pedra e a Secretaria-Adjunta da Região dos Cocais, abrangendo as unidades regionais de educação de Timon, Caxias e Codó.
Na mensagem de encaminhamento da matéria à Assembleia, o governador Carlos Brandão (PSB) afirma que o objetivo é atualizar a estrutura da administração pública estadual com vistas a garantir o necessário e contínuo aprimoramento das atividades e dos serviços desenvolvidos pelo Maranhão e a supremacia do interesse público.
Política estadual
A CCJ também emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei 603/2023, de autoria do deputado Wellington do Curso (PSD), que estabelece a Política Estadual de Proteção dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL).
Segundo o deputado Wellington do Curso, o TDL acomete 7,9% da população infantil, representando alta prevalência. “O Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem consiste em uma dificuldade persistente em adquirir e desenvolver sua própria língua, ocasionando impactos na vida diária no âmbito psicossocial, emocional e acadêmico, sem justificativa biomédica para o caso”, esclareceu.
“O TDL é um quadro que impacta no neurodesenvolvimento do indivíduo e, ainda, pode trazer consequências para o convívio social. O desconhecimento acerca e a ausência de políticas públicas geram consequências desfavoráveis”, compelementou.
Título de Cidadão
A CCJ também aproou parecer ao Projeto de Resolução Legislativa, de autoria da deputada Iracema Vale (PSB), que concede o Título de Cidadão Maranhense ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB).

Na tarde desta segunda-feira, dia 30 de outubro, São Luís testemunhou um evento marcante que reforça a inclusão digital em Matões do Norte. A solenidade de entrega do programa ‘Computadores para Inclusão’ foi realizada com sucesso, destinando um total de 20 máquinas para o município. Essa iniciativa é fruto de uma colaboração entre a Prefeitura Municipal e o prefeito Solimar Alves com o Ministério das Comunicações.
O prefeito Solimar Alves se mostrou entusiasmado com essa parceria entre o município e o Ministério das Comunicações, destacando o impacto positivo que esses computadores terão na educação, na comunicação e no desenvolvimento local. Esses recursos tecnológicos não apenas promovem a inclusão digital, mas também abrem portas para oportunidades educacionais, profissionais e sociais.

O programa ‘Computadores para Inclusão’ é um grande passo em direção a uma sociedade mais conectada e capacitada. Os 20 computadores agora disponíveis em Matões do Norte ajudarão a capacitar a comunidade local, possibilitando o acesso a informações, serviços online e ferramentas educacionais. O evento em São Luís representa não apenas uma entrega de equipamentos, mas também a concretização de um compromisso com a inclusão digital e o progresso do município.

Durante toda a semana passada, a prefeitura de Turiaçu por meio da secretaria municipal de saúde, realizou no centro de saúde da sede, uma vasta ação em alusão à campanha do Outubro Rosa, mês de incentivo à prevenção do Câncer de Mama e Colo de Útero.
Foram realizadas diversas palestras sobre a prevenção, sinais e sintomas, tratamento e diagnóstico.

Além de coleta de citopatológico, material para prevenção do câncer do Colo Uterino, preventivos, consulta médica e consulta de enfermagem. O momento contou ainda com café da manhã para todas as participantes.
Com essas ações, a gestão do prefeito Édesio trata a saúde pública das mulheres turienses com todo respeito e atenção que elas merecem.


O Aprova São Luís encerrou neste domingo (30) com centenas de alunos preparados para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Paes. Idealizado pelo deputado estadual Neto Evangelista (União Brasil), o projeto foi iniciado no mês de agosto com aulões intensivos e gratuitos realizados em quatro polos da capital maranhense.
“Educação e esperança para quem mais precisa. Só posso ficar extremamente orgulhoso de cada jovem, adulto e famílias que, desde agosto, frequentam as aulas aos domingos. Estou muito feliz por ter sido instrumento na vida dessas pessoas”, pontuou o deputado.
Com ênfase nas disciplinas exigidas e atenção especial à produção textual, o projeto também ofereceu orientação psicológica aos alunos durante a preparação.
Sarah Assunção estudou no polo da Cohab e agradeceu pela oportunidade do projeto que, para ela, foi um grande diferencial nos seus estudos.
“Os professores são excelentes e ajudam a gente a compreender as questões para além do conteúdo. Sou muito grata ao deputado Neto Evangelista por essa iniciativa”, disse.
O projeto contou com uma equipe qualificada de professores com mais de 25 anos de experiência, que deu suporte aos estudantes nas aulas preparatórias de revisão, qualificando-os para obter melhores resultados no exame e garantir assim, o ingresso no Ensino Superior.

Pesquisa eleitoral realizada entre os dias 16 e 20 de outubro trouxe à tona uma mudança significativa no cenário político de São Luís. Com 796 eleitores entrevistados, o estudo revelou que o prefeito Eduardo Braide (PSD) segue na liderança, com 29,76% das intenções de voto. No entanto, um crescimento notável está acontecendo nas redes sociais e na política, que merece destaque.

O deputado federal Duarte Júnior (PSB) tem ganhado terreno rapidamente e agora detém 25,22% das intenções de voto. O que torna essa disputa eleitoral ainda mais emocionante é a margem de erro da pesquisa, que é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%. Isso significa que os dois líderes, Braide e Duarte, estão tecnicamente empatados, tornando o cenário eleitoral imprevisível e repleto de oportunidades para novos atores políticos.

Surpreendentemente, na terceira posição, encontramos o deputado estadual Yglésio Moyses, com 9,71% das intenções de voto. O que torna esse resultado ainda mais notável é que Yglésio tem sido impulsionado por uma ofensiva notável contra os jogos de azar e rifas no Maranhão. Sua postura firme e posicionamento claro sobre essas questões sensíveis têm chamado a atenção de eleitores e apoiadores nas redes sociais.

O crescimento de Yglésio nas redes sociais desempenhou um papel crucial em sua ascensão na pesquisa. Sua capacidade de se comunicar de forma eficaz e envolvente com os eleitores através das plataformas online o destacou como um candidato diferenciado. Sua mensagem clara e o apoio virtual crescente têm impulsionado sua campanha e o colocado como uma opção viável nessa eleição.
À medida que a eleição se aproxima, a ascensão de Yglésio Moyses demonstra o poder das redes sociais e como um candidato pode conquistar espaço mesmo em um cenário político tradicionalmente dominado por partidos estabelecidos. Com a competição acirrada e as incertezas no ar, os próximos meses prometem ser emocionantes para a política de São Luís, com a influência das redes sociais desempenhando um papel cada vez mais significativo.

O governador Carlos Brandão anunciou, em suas redes sociais, que o feriado do Dia do Servidor, originalmente programado para o dia 28 de outubro, será transferido para o dia 3 de novembro (sexta-feira). O anúncio foi feito nesta segunda-feira (30).
A decisão visa prestigiar os servidores públicos, se somando ao feriado de Finados, que ocorre na quinta-feira, dia 2.
“Informo que transferimos o feriado do Dia do Servidor para o dia 3 de novembro. Dessa forma, após o feriado de finados, na quinta-feira (2), teremos ponto facultativo na sexta!”, publicou o governador.
A decisão do governo estadual reforça o compromisso em reconhecer e valorizar o empenho dos servidores públicos, que terão reajuste salarial de 11% em todas as categorias a partir do ano que vem e outros benefícios.

Edésio Cavalcanti, uma figura política destacada na Baixada Maranhense, demonstrou mais uma vez seu comprometimento com o desenvolvimento de Turiaçu. Após uma semana na capital em busca de benefícios para sua cidade, o prefeito retornou às suas raízes e promoveu uma significativa reunião em sua fazenda, o Haras Gui Cavalcanti.
Neste evento, reuniu lideranças e grupos políticos de todo o município, destacando sua influência e liderança incontestável na região. A dedicação de Edésio à sua comunidade é evidente, e sua capacidade de unir diferentes grupos políticos em prol do bem comum é um testemunho de seu status como o maior líder político da Baixada Maranhense.

Edésio Cavalcanti destaca-se como uma figura singular, sendo difícil encontrar um concorrente à altura capaz de desafiá-lo em uma eleição. Sua gestão e comprometimento com o progresso de Turiaçu conquistaram a confiança da população, o que torna sua reeleição praticamente garantida.
Sua habilidade de unir diversos grupos políticos e lideranças em torno de um objetivo comum solidifica sua posição como o líder indiscutível da região.
O governador Carlos Brandão (PSB) anunciou boas notícias para os funcionários públicos do Maranhão ao encaminhar à Assembleia Legislativa um projeto de lei que prevê um aumento linear de 11% nos salários de todas as categorias de servidores, abrangendo tanto os ativos quanto os inativos que possuam vencimentos de qualidade.
Além do aumento salarial, o governo estadual também se comprometeu a implementar promoções, progressões, adicionais, titulações e a restabelecer auxílios que estavam suspensos, incluindo os de natalidade e funeral.
Uma das categorias que receberá um reajuste mais significativo é a dos peritos, investigadores, escrivães e auxiliares da Polícia Civil. A justificativa para esse aumento é a necessidade de reposicioná-los nacionalmente devido à defasagem salarial que enfrentaram nos últimos anos. Além disso, os delegados da Polícia Civil serão contemplados com a retribuição e acumulação de titularidade conhecida.
“Este é um dia especial para todos os servidores do Maranhão, e quero aproveitar a oportunidade para expressar meus sinceros agradecimentos pelo trabalho incansável que realizam em prol do nosso estado. O aumento salarial e os benefícios adicionais são um reconhecimento merecido por seus esforços e dedicação”, afirmou o governador Brandão. Veja no vídeo acima