• Thiago Azevedo
  • 28 de outubro de 2023

Carlos Lula: Uma Figura-Chave na campanha de Jorge Marú em Paço do Lumiar


Nas eleições de 2024, o cenário político em Paço do Lumiar promete, e um nome que se destaca nesse tabuleiro é o do deputado estadual Carlos Lula. Sua função como um dos possíveis coordenadores de campanha de Jorge Marú, pré-candidato a prefeito com apoio do grupo da atual prefeita Paula Azevedo, ganha relevância especial.

Carlos Lula é um político experiente, com notável conhecimento jurídico e uma rica bagagem em saúde devido ao seu passado como secretário estadual. Além de sua participação em Paço do Lumiar, ele também deverá ter influência na campanha de Duarte Jr na capital, São Luís, destacando sua relevância em dois cenários eleitorais importantes. Sua presença e habilidades podem muito contribuir com futuro político da Grande Ilha.

Em resumo, Carlos Lula tem uma posição de destaque nas eleições de 2024, caso confirmada sua presença na coordenação de campanha para Jorge Marú e Duarte Jr reflete não apenas a confiança em seu trabalho, mas também a importância das suas habilidades podem moldar o futuro político dessas grandes cidades.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 27 de outubro de 2023

Nova pesquisa em Barreirinhas aponta Vinicius Vale na frente

Nova pesquisa eleitoral realizada na cidade de Barreirinhas aponta Vinicius Vale à frente da corrida eleitoral em 2024 no município. O levantamento, realizado pelo Instituto Luneta, dirigida pelo pesquisador Peter Vieth, doutor e mestre em pesquisa política pela Universidade de Brasília (UNB), colheu uma grande amostra em 57 povoados e ouviu 904 eleitores, entre os dias 16 e 20 de outubro. A margem de erro é de 3,25 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiabilidade de 95%.

Vamos aos números:

Na espontânea, quando não se apresentam os nomes dos possíveis candidatos, Vinicius Vale aparece com 19,36% nas intenções de votos; Léo Costa, 18,92%; Amilcar Rocha ficaria com 9,18%, Daniel Júnior com 2,10%, Joab Marreiros, 1,88%, Iracema Vale com 0,44%, Abmael e Leonildes Chaves, 0,22%, Celcinho e Thiago Rodrigues, 0,11%. Não sabem ou não respondem 43,36%, nenhum 4,09%.

Na questão estimulada, em resposta à pergunta: “Se a eleição para prefeito de Barreirinhas fosse hoje, e estes fossem os candidatos, em quem você votaria?”, Vinicius Vale teria 30,53%, Léo Costa ficaria com 26,22%, Amílcar Rocha com 11,84%, Daniel Júnior com 5,09%, Joab Marreiros com 3,65%, Leonildes Chaves e Totonho Correa com 1,00% cada, Salete Cunha com 0,66% e Thiago Rodrigues, com 0,33%. Não sabem 13,05%, nenhum 6,64%.

Perguntados, se APROVAM ou NÃO APROVAM a gestão do prefeito Amílcar Rocha, 70,13% dos entrevistados desaprovam, 22,46% aprovam e 7,41% não sabem e não responderam.

No aspecto PERSPECTIVA DE VITÓRIA, 38,83% acreditam que Vinicius Vale será o vencedor em 2024. Outros 26,33% escolheram Leo Costa; 6,31% disseram que será Amilcar Rocha; 0,55% indicaram Daniel Júnior, e 0,22% responderam Joab Marreiros, Salete Cunha e Totonho. Não sabem e/ou não responderam 27,32%.

  • Thiago Azevedo
  • 27 de outubro de 2023

Consultor de Comunicação grita na rua inspirando a superar o medo de falar em público

Embora gritos ocorram diariamente – resultado das mais diferentes situações extremas, desde um susto, um pedido de socorro ou mesmo um grito de alerta – eles se tornam enorme desafio quando são intencionais, ou seja, de propósito.

Segundo o Consultor de Comunicação, Pepero Caldas, esse bloqueio é o resultado do medo do julgamento das pessoas, o que está diretamente ligado ao medo de falar em público. Foi com o objetivo de mostrar que, com método e técnica, é possível superar com mais facilidade um dos maiores medos do mundo, que Pepero Caldas gritou no Centro de Santa Inês durante uma live no Instagram.

Na live Grito do Silêncio, Pepero mostrou um roteiro em 4 etapas que ajudam a gerar autoconfiança necessária para falar em público ou, nesse caso, gritar no meio da rua. As etapas são: ambientação, camuflagem, treino e execução.

Se você se interessou pelo assunto, Pepero Caldas deixou a live salva e você ainda pode conferir em sua página no Instagram. *CLIQUE AQUI*

  • Thiago Azevedo
  • 27 de outubro de 2023

Aluisio Mendes e Vinicius Vale pedem a modernização do aeroporto de Barreirinhas


O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, recebeu na manhã desta quarta-feira (25) o colega de bancada republicana, deputado federal Aluisio Mendes, e o pré-candidato a prefeito de Barreirinhas, Vinicius Vale.

A agenda articulada por Aluisio teve como pauta o aeroporto de Barreirinhas que ainda não está apto a receber aeronaves de grande porte.

Aluisio Mendes destacou a importância do terminal para o avanço do turismo maranhense:

“A região dos Lençóis ganhará maior fluxo de turistas com um aeroporto mais moderno, com uma estação de rádio e balizamento noturno além de outros investimentos que propiciem pouso e decolagem de aeronaves de grande porte”, argumentou o deputado.

Outra pauta também defendida pelo parlamentar maranhense é a situação da malha aérea do estado, hoje uma das mais caras do Brasil, com linhas reduzidas e valores exorbitantes. Um dos fatores da abusividade nos valores de bilhetes aéreos com origem e destino no Maranhão é a alta alíquota do ICMS sobre o querosene de aviação, taxa que figura uma guerra fiscal nos estados com percentuais que oscilam entre 3% a 25%. No Maranhão a taxa atual é 17% uma das mais altas do país.

Aluisio Mendes solicitou ao ministro uma ida ao Maranhão, um dos objetivos da visita seria alinhar investimentos para o setor aeroportuário. Segundo o parlamentar, um bom diálogo com o governo do estado para que haja nova regulação e redução do ICMS sobre combustível de aviões ampliará o acesso do povo maranhense ao transporte aéreo, população hoje, em maioria, excluída do transporte aéreo.

É importante lembrar que o Brasil é o único país do mundo que tem um imposto estadual sobre o combustível dos aviões. O maior custo das companhias aéreas nacionais é com o QAV (querosene de aviação), responsável por 26% dos custos totais de uma companhia.

  • Thiago Azevedo
  • 27 de outubro de 2023

Assembleia discute gestão dos recursos hídricos no Maranhão

A Frente Parlamentar em Defesa do Saneamento Básico, da Assembleia Legislativa, reuniu-se, na tarde desta quarta-feira (25), para debater sobre a revitalização das bacias hidrográficas, a governança hídrica e o plano de recursos hídricos do Estado do Maranhão. O deputado Rafael (PSB) coordenou o encontro, que contou com a presença do deputado Francisco Nagib (PSB), gestores de órgãos governamentais de âmbito municipal e estadual e representantes da sociedade civil organizada.

Deputado Rafael abriu a reunião ressaltando o objetivo da Frente Parlamentar em Defesa do Saneamento Básico. “A finalidade é discutir a modelagem do sistema que irá operacionalizar dentro do Maranhão, a partir do que dispõe a Lei Complementar nº 239/2021. Precisamos aprofundar o debate e apresentar propostas que, efetivamente, garantam um modelo de gestão eficaz e eficiente para o saneamento básico de nosso estado”, disse o parlamentar.

Segundo ele, o governador Carlos Brandão tem dedicado esforços no sentido de buscar investimentos para a área. “E a Caema também tem se colocado como uma parceira nessa discussão”, acrescentou Rafael.

Debate

O representante dos Comitês de Bacias, Ozenildo Correia, defendeu a criação de uma secretaria de estado de recursos hídricos e a regulamentação do Fundo Estadual de Recursos Hídricos. “O Maranhão é um dos poucos estados da federação que não dispõe de um órgão específico de gestão dos recursos hídricos. Precisamos regulamentar, urgentemente, o Fundo Estadual criado em 2004. Não se faz política pública nessa área sem recursos”, ressaltou.

Por sua vez, Ivo Gonçalves, do Comitê de Bacia do Rio Mearim, disse que a Caema precisa renovar os contratos com os municípios. “Com a renovação teremos uma nova configuração na gestão dos nossos recursos hídricos. Pode ser que a partir daí tenhamos recursos orçamentários para tocar nosso trabalho”, esclareceu.

Na ocasião, o presidente da Caema, Marco Aurélio Freitas, afirmou que a empresa tem buscado vencer os desafios que se apresentam, dentre eles, o de contar com aportes financeiros na estrutura de tarifas. “Temos condições de fazer uma virada de chave. Para tanto, precisamos de recursos. Já colocamos projetos nos órgãos federais e aguardamos análises. Somos uma empresa viável, com capacidade de mudança e com um corpo técnico muito bom”, enfatizou.

Encaminhamentos

Foram aprovados encaminhamentos a serem priorizados pela Frente Parlamentar em Defesa do Saneamento Básico, dentre outros, a criação de uma Secretaria de Estado de Recursos Hídricos e a regulamentação do Fundo Estadual de Recursos Hídricos.

  • Thiago Azevedo
  • 27 de outubro de 2023

Rodoviários e empresários chegam a acordo em audiência e greve está descartada

Na tarde desta quinta-feira (26), ocorreu uma audiência de mediação no Ministério Público do Trabalho do Maranhão entre rodoviários e os empresários. A audiência foi conduzida pelo Procurador-chefe, Mauricio Lima, e durante o encontro, as partes chegaram a um acordo.

Inicialmente, os empresários planejavam demitir todos os cobradores do sistema até o final do ano, o que foi fortemente contestado pelos rodoviários. Após discussões, os empresários concordaram em manter os empregos dos cobradores como medida imediata.
Além disso, eles se comprometeram a fornecer todas as informações necessárias sobre o número de trabalhadores em atividade nas empresas de ônibus que fazem parte do sistema de transporte público de São Luís.

Conforme o acordo estabelecido com o Ministério Público do Trabalho do Maranhão, o sindicato patronal (SET) assegurou que as empresas não demitirão mais nenhum cobrador. As discussões sobre a garantia dos empregos dos cobradores continuarão até a assinatura da próxima Convenção Coletiva de Trabalho da categoria, garantindo assim a estabilidade no emprego.

Marcelo Brito, Presidente do Sindicato dos Rodoviários do Maranhão, compartilhou o posicionamento da categoria.

  • Thiago Azevedo
  • 26 de outubro de 2023

Paço do Lumiar: Presidente da Câmara Jorge Marú participa de ação social na Vila do Povo

 Com intuito de demonstrar a importância da parceria entre os Poderes Executivo e Legislativo na busca de uma sociedade mais justa e igualitária, na manhã desta quarta- feira (25), o presidente da Câmara Municipal- vereador Jorge Marú, participou de uma ação social na Vila do Povo. Organizada pela Secretária de Saúde – a atividade teve o objetivo levar benefícios e assistência às comunidades aos mais carentes.

Durante o evento foram realizadas consultas médicas; teste rápido; aplicação de flúor; palestra de odontologia; vacinação; triagem (verificação de PA e glicemia); dispensação de medicação após consulta; encaminhamento médico; solicitação de exames; solicitação de mamografia e agendamento de preventivo.

O presidente ressaltou a importância da relação de proximidade com o cidadão, ouvindo as demandas e necessidades. “O Poder Público Municipal, representado pela nossa prefeita Paula Azevedo está de parabéns, já que vem conseguindo com primazia cumprir sua função precípua: promover ações que visem melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. Enquanto Legislativo, aqui estou reafirmando o nosso compromisso de continuar colaborando na busca de soluções para os problemas enfrentados pela população”, pontou.

  • Thiago Azevedo
  • 26 de outubro de 2023

B.O: Vereador por ameaça a colegas em São Luís

A Procuradora-Geral da Câmara, Jessica Thereza Marques Ribeiro Araújo, registrou boletim de ocorrência no 1º Distrito de Polícia Civil do Centro de São Luís relatando uma situação de ameaça de morte envolvendo o vereador da capital, Domingos Paz.

A procuradora conta que o vereador Domingos Paz disse ao colega Beto Castro que iria armado para a Câmara Municipal, mataria dois vereadores e, em seguida, tiraria a própria vida.

Ainda de acordo com o Boletim de Ocorrência, Beto Castro aconselhou Paz a esquecer o assunto.

O caso deve ser investigado pela Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA).

Nesta semana, Domingos Paz e o vereador Álvaro Pires discutiram de forma ríspida no plenário da Câmara de São Luís.

Álvaro Pires lembrou as denúncias de crimes sexuais que pesam contra Domingos Paz.

Em seguida, Pires chamou Paz de “marginal” e “vagabundo” e teve que ser contido por colegas.

  • Thiago Azevedo
  • 26 de outubro de 2023

PDT do MA precisa devolver mais de R$ 3 milhões a União

O PDT do Maranhão, comandado pelo senador Weverton Rocha, terá que devolver mais de R$ 3 milhões para União, por conta das prestações de contas referentes as eleições de 2020.

Depois da manifestação da União, o relator do processo no TRE-MA, juiz Ângelo Antônio Alencar dos Santos, determinou a intimação do PDT do MA, que tem um prazo de 15 dias para efetuar o pagamento do débito, que atualmente é de R$ 3.009.219,60.

De início, foram apontadas 13 irregularidades, vejam abaixo:

No entanto, as situações mais graves apontadas foram: omissão de despesas, no montante de R$ 290.520,00; e inconsistências nas despesas pagas com recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha – FEFC, que contribuiu com a desaprovação das contas e a devida devolução do valor de R$ 2.150.880,90.

Agora, passado um ano da decisão e o pagamento não realizado, a União informou a situação e agora o PDT do Maranhão precisa se quitar com a Justiça Eleitoral.

  • Thiago Azevedo
  • 26 de outubro de 2023

Bancada Maranhense discute projetos para desenvolvimento do Maranhão

A reunião contou com as presenças dos ministros Juscelino Filho, de Comunicações e André Fufuca, de Esporte.

Segundo Marreca, os deputados e senadores dicutiram pautas e ações voltadas para o desenvolvimento do Maranhão, bem como o orçamento da União para 2024.

“Nesta terça-feira (24), a bancada maranhense esteve reunida discutindo e traçando importantes ações para o nosso estado. O desenvolvimento do nosso Maranhão e o bem estar do nosso povo sempre serão nossas prioridades”, disse Marreca.

“Reunimos hoje a bancada do Maranhão no Congresso Nacional, os ministros André Fufuca e Juscelino Filho e o vice-ministro Hildo Rocha para conversar sobre orçamento da União para 2024. Ótimas sugestões apresentadas.”, destacou o coordenador da bancada maranhense, deputado Márcio Jerry.