• Thiago Azevedo
  • 26 de setembro de 2023

Assembleia recebe Plano Plurianual e Lei Orçamentária-2024 do Governo do Estado

Assembleia recebe Plano Plurianual e Lei Orçamentária-2024 do Governo do Estado

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), recebeu do governador Carlos Brandão (PSB), nesta terça-feira (26), os projetos de lei do Plano Plurianual (PPA) de 2024-2027 e da Lei Orçamentária (PLOA) de 2024. As peças foram entregues em solenidade no Salão Nobre da Casa, com a presença dos demais parlamentares, da deputada federal Roseana Sarney e do secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Vinicius Ferro, que apresentou os detalhes dos investimentos previstos.

Os projetos foram construídos por meio de escutas territoriais e com a participação ativa da população em 32 audiências públicas, além da plataforma online. A edição de 2023 do orçamento participativo bateu recordes, alcançando o maior número de pessoas presentes em audiências públicas e maior número de propostas inseridas no PPA.

Na ocasião, a deputada Iracema Vale disse que esse é um momento muito importante e que o Parlamento Estadual irá discutir amplamente na Casa todas as demandas constantes no PAA e os demais instrumentos apresentados no documento. “São propostas que representam a voz e a vontade do povo do Maranhão, que foram coletadas em 32 escutas regionais. Vamos discutir com muita responsabilidade para que a gente realmente consiga satisfazer os maranhenses”, garantiu a presidente da Alema.

No ato, Carlos Brandão disse que o Governo ouviu a voz do povo e construiu um orçamento democrático

No ato, o governador Carlos Brandão afirmou que, apesar do orçamento ser um arcabouço e estar suscetível a ajustes ao longo dos anos, o importante é que foram coletadas as principais demandas da sociedade civil organizada.

“Nós fomos em 32 regionais, realizamos as audiências públicas envolvendo todas as classes empresariais, do turismo, da agricultura familiar, as entidades de classe, os movimentos sociais. Ouvimos a voz do povo e construímos um orçamento democrático. Vamos ajustando à medida em que for necessário, mas não tenho dúvida de que governar ouvindo o povo é a melhor maneira”, ressaltou.

Secretário Vinícius Ferro apresentou os projetos aos parlamentares e demais autoridades presentes ao ato

Prioridades 

O titular da Seplan, Vinícius Ferro, destacou que o PPA é um importante instrumento de planejamento público, que vai nortear os próximos quatro anos. Ele pontuou que os maiores anseios da população foram a ampliação de investimentos nas áreas da saúde, educação e assistência social. O secretário frisou ainda que a LOA 2024 contempla 32 propostas, ao passo que outras 320 estão contempladas ao longo dos próximos quatro anos.

“O governador Carlos Brandão, além de focar nesse planejamento de médio prazo, que é dentro do seu mandato, ele também fortalece o plano estratégico de longo prazo, que é o Maranhão 2050. Então, além do mandato, estamos preocupados em deixar um legado e um futuro para os maranhenses”, completou Vinícius Ferro.

  • Thiago Azevedo
  • 26 de setembro de 2023

Iracema Vale reforça convite para evento que discutirá temática do suicídio nesta quarta-feira

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), reforçou o convite, na sessão plenária desta terça-feira (26), para o café da manhã com profissionais da imprensa a ser realizado nesta quarta-feira (27), às 8h30, no Auditório Neiva Moreira.

O evento, uma parceria entre a Alema e o Ministério Público do Maranhão, discutirá o tema “O Impacto da Mídia na Prevenção do Suicídio”.

A temática integra a programação alusiva à campanha ‘Setembro Amarelo’, desenvolvida pelo Poder Legislativo Estadual.

Iracema Vale explicou que o evento terá formato de seminário. “Inclusive, as propostas discutidas sobre esse assunto durante o seminário serão encaminhadas à Câmara Federal”, destacou.

  • Thiago Azevedo
  • 26 de setembro de 2023

Prefeitura entrega “praça das artes” e realiza o tradicional corte do bolo nos 71 anos de Ribamar

A prefeitura de São José de Ribamar presenteou a cidade balneária com diversos presentes, na semana de aniversário. Neste domingo, no dia do aniversário de 71 anos de Emancipação Política, foi entregue a revitalização da “Praça das Artes”, localizada ao lado da Igreja Matriz.

Além disso, a prefeitura realizou o tradicional corte do bolo e distribuiu bolo para todos que estavam presentes na tradicional missa campal e nos arredores da Praça do Santuário.

A praça é mais um ponto que vai potencializar o turismo, além de emprego e renda, com os trabalhos que serão desenvolvidos no local.

“Comemorando os 71 anos e, mais uma vez, o prefeito vem dando presente nesse momento festivo ao município. Dessa vez, foram vários presentes para a população ribamarense. Esse espaço, era um espaço com um potencial gigantesco, mas não estava sendo aproveitado, ele foi completamente reformado, escadaria refeita, novo piso, iluminação, bancos, e mais um lugar para contemplar as belezas naturais da cidade”, destacou o secretário de Obras do município, Roberto Mouchrek.

Quem também participou foi a secretária de Assistência Social, Gilvana Duailibe, que falou sobre o assunto.

“Mais que uma inauguração de uma praça, é a valorização da arte, cultura e trabalho árduo dos artesãos. Aqui se transforma a matéria-prima simples em verdadeira obra de arte. O trabalho da arte ribamarense mantém viva a história da cidade”, disse Gilvana.

Na praça dos encontros e talentos, o prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho, puxou a fita da revitalização e destacou a importância do espaço para o município.

“Essa praça já existia, mas agora melhoramos para o uso da população. Vamos trazer condições para os nossos artesãos e também um espaço para a cultura. O que eu puder fazer, eu vou fazer, com dignidade e responsabilidade. Para finalizar, ser ribamarense é um privilégio e motivo de orgulho e é por esse motivo que eu cuido da nossa gente”, finalizou o prefeito.

  • Thiago Azevedo
  • 26 de setembro de 2023

GAECO realiza segunda fase da Operação Barão Vermelho em São Luís e Timon

OPERACAO-BARAO-VERMELHO--768x563.jpeg

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) do Ministério Público do Maranhão deflagrou, na manhã desta terça-feira, 26, a segunda fase da Operação Barão Vermelho em São Luís e Timon.

A operação conta com apoio do 1º Polícia Civil (1° Deccor), Comando de Missões Especiais (CME), do Grupo de Operações Especiais de Caxias (GOE), da Operação pela Paz, da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (Feisp) e do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Maranhão.

Estão sendo cumpridos seis mandados de busca e apreensão em desfavor de seis investigados de integrarem uma organização criminosa. Estão sendo investigados os crimes de lavagem de capitais, agiotagem, fraude documental, tráfico de drogas e carros roubados ou de procedência ilegal.

PRIMEIRA FASE

A primeira fase da Operação Barão Vermelho foi realizada em março deste ano nas cidades de São Luís, Timon, Caxias e Teresina (PI), resultando em uma prisão preventiva, uma prisão em flagrante, além da apreensão de veículos, equipamentos e cheques que somam R$ 2,91 milhões.

Durante a primeira fase da Operação, foram apreendidos um caminhão, uma motocicleta e oito veículos, sendo vários deles de luxo. Além disso, foram apreendidos 22 telefones celulares, joias e diversos equipamentos eletrônicos como computadores, tablets e equipamentos de segurança eletrônica. Foram recolhidas, ainda, cinco armas, incluindo uma submetralhadora de fabricação artesanal. Também foi interditada uma loja de veículos em Teresina (PI).

  • Thiago Azevedo
  • 25 de setembro de 2023

Assembleia concede Medalha ‘Manuel Beckman’ ao médico e deputado federal Allan Garcês

O médico e deputado federal Allan Garcês foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Maranhão, nesta segunda-feira (25), com a Medalha do Mérito Legislativo ‘Manuel Beckman’. A honraria foi proposta pelo deputado Yglésio Moyses (PSB), que conduziu a sessão solene para entrega da comenda com a presença de familiares e amigos do homenageado, além de autoridades.

O deputado Yglésio falou da satisfação em ser o autor da homenagem a Allan Garcês não só pela sua contribuição à Medicina maranhense, mas também à sua trajetória na política. Suplente de deputado federal, recentemente ele assumiu o mandato na Câmara dos Deputados com a ida de André Fufuca para o Ministério do Esporte.

“Allan já tem uma folha de serviços prestados ao Maranhão bem extensa. É um ativista político da direita maranhense, um dos expoentes no estado e um dos pioneiros, inclusive. E, acima de tudo, um amigo. Trazer a Medalha ‘Manuel Beckman’ para o peito do Allan Garcês é uma honra muito grande e estamos felizes por esse momento”, assinalou o parlamentar.

Allan Garcês agradeceu a comenda e afirmou que o momento é de coroação dos seus mais de 20 anos de trabalho como médico e, também, como professor do curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

“É um momento de grande alegria para mim. O deputado Yglésio tem um espaço especial no meu coração e é um amigo de longas datas. A gente agradece com muito carinho a proposição dessa honraria”, declarou o homenageado.

Biografia

O professor e médico Allan Quadros Garcês nasceu na cidade de Belém (PA). Filho do maranhense Antônio de Jesus Guimarães Garcês e da paraense Maria José Quadros Garcês, sua relação com São Luís iniciou-se ainda criança, quando passava suas férias escolares na casa dos avós paternos. Desde pequeno, já manifestava interesse em ser médico. Com esse intuito, cresceu dedicando-se aos estudos.

Aos 17 anos, prestou vestibular para Medicina e foi aprovado na Universidade Federal do Pará (UFPA). Se formou aos 23 anos de idade e serviu como oficial médico na Aeronáutica. Allan Garcês passou a ser conhecido também no meio médico como o único ortopedista pediátrico com título reconhecido pela Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica no Maranhão, pois nenhum outro ortopedista possuía esse título no estado à época.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 25 de setembro de 2023

Luto oficial em Bacabeira: morre o vice-prefeito Romualdo Oliveira

Morreu nesta segunda-feira, 25 de setembro, o vice-prefeito de Bacabeira, Antônio Romualdo Barbosa Oliveira, ele tinha 66 anos e estava lutando contra um câncer nos últimos anos. A prefeita Fernanda Gonçalo decretou luto por três dias em todo municipio.

Antes de ser vice-prefeito, Romualdo foi vereador por três mandatos na cidade Bacabeira entre os anos de 2009 e 2020. Ele teve passagens pelos partidos PP, PTB, DEM e por último estava no PSL.

Parentes, amigos e políticos que eram próximos de Romualdo vão participar do velório que ocorre até terça-feira, 26 de setembro, em Bacabeira.

Blog do Diego Emir

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 25 de setembro de 2023

Aprovado Projeto de Lei do Deputado Yglésio que veda divulgação de jogos de azar on-line

A Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei proposto pelo deputado estadual Dr. Yglésio, que proíbe a divulgação de jogos de azar e cassinos on-line por pessoas físicas e jurídicas.

A Assembleia Legislativa do Maranhão votou favoravelmente ao projeto de lei proposto pelo deputado estadual Dr. Yglésio, marcando uma mudança significativa na regulamentação da publicidade de jogos de azar e cassinos on-line no estado. A lei agora proíbe a divulgação dessas atividades por meio de diversos canais de comunicação, como influenciadores digitais, outdoors, comerciais televisivos, panfletos, rádio e outros meios.

Com a aprovação deste projeto de lei, influenciadores digitais no Maranhão enfrentarão um novo cenário regulatório. Aqueles que anteriormente promoviam jogos de azar e cassinos on-line em suas plataformas terão que se adaptar a essa nova realidade. Caso contrário, poderão enfrentar sanções administrativas e multas substanciais, conforme previsto na legislação.

Essa medida visa proteger os residentes do Maranhão, especialmente os mais jovens, da exposição a conteúdo que poderia estimular o vício em jogos de azar. A aprovação do projeto de lei reflete o compromisso do estado em salvaguardar a saúde e o bem-estar de sua população.

 

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 25 de setembro de 2023

Em ato gigantesco, Dr. Julinho teve filiação abonada ao Podemos pela Presidente Nacional, Renata Abreu e por Fábio Macedo


Em grandioso evento realizado na noite desta sexta-feira, 22, no Restaurante Sabor do Nordeste em São José de Ribamar, o prefeito Dr. Julinho oficializou sua filiação ao Partido Podemos 19.

Dr. Julinho mostrou força e prestígio político, além de ter comprovado seu favoritismo para a disputa eleitoral que se aproxima.

A festa contou com a presença da deputada federal por São Paulo e Presidente Nacional da sigla, Renata Abreu e do deputado federal e presidente estadual do Podemos, Fábio Macedo, que abonaram a filiação do experiente político da cidade balneária que disputará a reeleição em 2024.

O ato contou com a presença de vereadores e de lideranças políticas dos quatro cantos de Ribamar.

Também participaram do evento o secretário de Estado do Esporte, Naldir Lopes, a secretária de Estado da Ciência e Tecnologia, Natassia Weba, o ex-prefeito de Barreirinhas, Léo Costa e o vereador por São Luís, Álvaro Pires.

  • Thiago Azevedo
  • 25 de setembro de 2023

Paulo Victor quer criar Programa Municipal de Prevenção da Depressão

O presidente da Câmara de São Luís, vereador Paulo Victor (PSDB), é o autor de um projeto de lei que cria o Programa Municipal de Prevenção da Depressão e institui o Dia Municipal da Conscientização sobre a Depressão, a ser celebrado anualmente, no dia 15 de setembro.

“Essa proposição visa reconhecer a depressão como um problema de saúde pública e, entre outras atribuições, criar um programa de prevenção do problema entre a população, a ser implementado no município de São Luís, onde tem crescido significativamente os casos da doença, inclusive com um consequente aumento no número de suicídios”, enfatizou Paulo Victor.

No projeto de lei, são enumerados sete objetivos do Programa Municipal de Prevenção da Depressão:

I – fomentar ações de prevenção à ansiedade e depressão;

II – promover campanhas educativas de conscientização sobre depressão, sobretudo para crianças e adolescentes;

III – combater o preconceito social contra os portadores de depressão;

IV – realizar a educação continuada dos profissionais de saúde no cuidado da pessoa com depressão;

V – assegurar o acesso à atenção psicossocial e ao tratamento adequado das pessoas com depressão no sistema Único de Saúde, com prioridade para as ações preventivas, através das Unidades Básicas de Saúde;

VI – garantir informação e acesso aos serviços especializados de saúde aos portadores de transtornos depressivos;

VII – Dar suporte a familiares e pessoas próximas do portador de depressão.

A proposição foi encaminhada para apreciação da Comissão de Constituição, Justiça, Legislação, Administração, Assuntos Municipais e Redação Final (CCJ) da Câmara.

  • Thiago Azevedo
  • 25 de setembro de 2023

Iracema comemora sucesso do Projeto “Vale Cuidar” com mais de 4 mil atendimentos em Barreirinhas

Ação, que conta com o apoio do empresário Vinicius Vale, aconteceu no bairro Boa Vista e no Parque das Dunas O “Vale Cuidar”, desenvolvido pela presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), em Barreirinhas, foi encerrado nesta sexta-feira (22) com mais de 4 mil atendimentos realizados na área da saúde básica e mais de 400 no setor da beleza. A ação, que conta com o apoio do empresário Vinicius Vale, aconteceu no bairro Boa Vista e no Parque das Dunas.

Atendimento-2

A parlamentar comemorou o sucesso do projeto e garantiu que novas ações serão realizadas nesse sentido, no município. “Estamos muito felizes com o resultado do projeto aqui em Barreirinhas. Nossa missão é estar o mais próximo possível das comunidades, atender suas demandas mais urgentes e promover o bem-estar social da nossa população”, ressaltou Iracema.

Criado com o objetivo de levar mais assistência à saúde básica da população, o “Vale Cuidar”, executado por meio de um consultório móvel itinerante, cumpriu seu papel, garantido a milhares de pessoas atendimentos em diversas áreas médicas e, também, de beleza.

Os beneficiados com a iniciativa são pessoas como a marisqueira Joana Caldas, 50 anos, que aproveitou a ação no Parque das Dunas para realizar uma série de consultas e exames que há muito tempo tentava fazer na rede municipal. “Fiz mamografia, ultrassonografia e preventivo ginecológico. Foi uma oportunidade maravilhosa. Eu me sinto agora bem mais tranqüila em relação à minha saude”, disse ela, acrescentando ainda que aproveitou a iniciativa para dar também um “tapa do visual, no estande da Beleza”.

Demanda reprimida

O empresário Vinicius Vale, apoiador do projeto, acompanhou os trabalhos no encerramento das atividades. Segundo ele, a necessidade de ofertar os serviços foi sentida a partir da observação de que havia em Barreirinhas uma grande demanda reprimida de atendimentos básicos na saúde.

Então, nós levamos o assunto à deputada Iracema, que se sensibilizou contribuindo com a implementação dessa iniciativa tão importante que é o Vale Cuidar”, explicou o empresário.

Atendimento-3

Ele acrescentou, ainda, que a ação tem proporcionado impactos muitos positivos na comunidade, onde a maioria das pessoas atendidas revelou que há muito tempo esperava na fila para ter um atendimento nas unidades básicas de saúde do município.

Tempo de Espera

Foi o que aconteceu com a dona de casa Franciele Pimentel, 57 anos, que não conseguia fazer mamografia há mais de dois anos. “Achei a ação uma excelente ideia porque, na maioria das vezes, o tempo de espera para fazer uma simples consulta nas unidades de saúde demanda muito tempo”, disse ela, após fazer a mamografia ofertada pelo projeto.

Da mesma forma aconteceu com a doceira Técia Birino, 55 anos, que aguardava há meses para fazer uma consulta médica. “Hoje consegui fazer várias consultas e diversos testes rápidos”, salientou.

Atendimento

Sem conseguir atendimento de retorno médico para a pequena Heloisa, de 1 ano, Roseana Silva teve garantida uma consulta pediátrica para a filha, no consultório móvel do “Vale Cuidar”. “Foi muito providencial. Trouxe todos os exames já feitos pela minha filha e a pediatra nos atendeu super bem”, afirmou.

Serviços

O “Vale Cuidar” aconteceu nos dias 13, 14 e 15, no bairro da Boa Vista, e de 18 a 22 no Parque das Dumas, em Barreirinhas. Entre os serviços ofertados gratuitamente estão consultas ginecológicas, pediátricas e de clínica geral; exames de mamografia, ultrassonografia e preventivo ginecológico; testes rápidos de glicemia, sífilis e hepatites, além de serviços de beleza.