• Thiago Azevedo
  • 7 de julho de 2023

Vereadores acompanham governador em vistoria técnica às obras do ginásio Castelinho


Acompanhado do governador Carlos Brandão (PSB) e do secretário de Estado do Esporte e Lazer, Naldir Lopes, o presidente da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Victor, esteve nesta quinta-feira, 06, vistoriando as obras de reforma e requalificação do Ginásio Castelinho, na Vila Palmeira.

A comitiva, que também contou com a participação dos vereadores Nato Júnior (PDT) e Astro de Ogum (PCdoB), constatou que os trabalhos seguem a todo vapor e, em breve, o espaço referência do esporte maranhense será entregue à população.

Por uma hora as autoridades percorreram os espaços e receberam informações sobre o andamento da obra, valores e o prazo de entrega, previsto para esse semestre. Durante a vistoria, Paulo Victor destacou a importância da requalificação executada pelo Governo do Estado.

“Parabenizo nosso governador Brandão por essa iniciativa. Essa é uma obra muito importante para todos os desportistas do Maranhão, pois visa a melhoria de um espaço esportivo de grande significado para os maranhenses”, frisou o chefe do legislativo ludovicense.

O espaço, que recebeu nova estrutura metálica, passa por uma reforma completa dos ambientes internos e instalação de 4.600 assentos, nova iluminação, sistema de combate a incêndio, novas instalações hidrossanitárias, elétrica e obras de acessibilidades de acordo com as normas vigentes. Na parte dos vestiários, foi colocado forro, feita nova pintura, restaurada a iluminação e, ainda, assentos para jogadores, melhorias nos banheiros e instalados móveis projetados.

Além da reforma do equipamento esportivo, por meio das redes sociais, o governador Carlos Brandão destacou também que autorizou a urbanização do entorno do espaço. “Símbolo do nosso esporte, o Ginásio Castelinho está passando por uma grande requalificação. Vistoriamos a reestruturação dos espaços internos e ainda autorizamos a urbanização do seu entorno”, disse.

  • Thiago Azevedo
  • 6 de julho de 2023

Deputado denuncia gastos exorbitantes da Prefeitura de São Luís enquanto pacientes dos Socorrões comem arroz e ovo


O deputado Yglésio Moyses usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão, nesta última quarta-feira (5) para denunciar gastos exorbitantes da Prefeitura de São Luís com eventos e cachês para artistas nacionais enquanto a situação da saúde pública municipal segue em calamidade.

Esta semana, pacientes dos Socorrões denunciaram que nas unidades de urgência estão comendo ovo, arroz e farinha nas refeições.
-Blog Luís Cardoso

  • Thiago Azevedo
  • 6 de julho de 2023

CNJ anulou a resolução que modificou o regimento do TJ-MA

Graças a uma atuação firme, séria e responsável do Presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva, o Conselho Nacional de Justiça acatou as alegações da OAB/MA, em Procedimento de Controle Administrativo (PCA), restabelecendo a constitucionalidade e a legalidade em relação a insegurança jurídica que causaria a alteração, por meio de Resolução, do art. 43 do Regimento Interno do TJMA, que criou novas regras para a seleção dos candidatos ao Quinto Constitucional, oriundos das classes da OAB e do Ministério Público Estadual.

O CNJ anulou a Resolução 43/2023 do TJMA e, também, na mesma decisão, acolheu o pedido da OAB/MA e declarou a nulidade da expressão “mediante votação secreta” do art. 44 do Regimento Interno do TJMA. Segundo o Conselheiro Sidney Madruga, a alteração pretendida pelo Tribunal do Maranhão “acaba por instituir trâmite desnecessário, contrário ao próprio Regimento Interno do TJMA e não previsto constitucionalmente no mencionado art. 94, parágrafo único da Constituição Federal”., concluiu.

Na decisão, o CNJ afirma que, sem dúvida, as alterações realizadas na sistemática da escolha da vaga do Quinto Constitucional pelo TJMA são inconstitucionais e contrárias aos precedentes do próprio CNJ. Foram firmados diversos fundamentos, invocando princípios como os da paridade, transparência, impessoalidade e alternância.

Além disso, o CNJ, dando mais uma vez razão ao pedido da Advocacia do Maranhão, reconheceu que compete, exclusivamente, ao Órgão Pleno do TJMA analisar tudo que diz respeito ao Quinto Constitucional e não ao seu Órgão Especial, frustrando o posicionamento de parte do Tribunal Maranhense que afastava a competência do Plenário.

Segundo consta na petição da OAB formalizada ao CNJ, “não há dúvidas que as regras criadas poderão caracterizar inédito casuísmo e insegurança jurídica quanto às regras estabelecidas aos candidatos e desembargadores votantes, modificando a regra processual com o procedimento em curso e o juízo competente”

Espera-se, agora, um desentrave definitivo em relação à votação da lista sêxtupla enviada pela OAB/MA ao TJMA, que deve pautar e votar a lista o mais rápido possível, conforme determinado pelo Conselho Nacional de Justiça.

  • Thiago Azevedo
  • 6 de julho de 2023

MPMA realiza 1ª Reunião de Análise da Estratégia de 2023

O Ministério Público do Maranhão, por meio da Comissão de Gestão do Planejamento Estratégico (CGPE), promoveu, na manhã desta segunda-feira, 3, a Reunião de Análise da Estratégia (RAE), com o objetivo de monitorar os resultados parciais dos programas, projetos e iniciativas dos Centros de Apoio Operacionais (CAOs). A atividade integra o Planejamento Estratégico Institucional 2021-2029.

A reunião, relativa ao primeiro semestre de 2023, contemplou as propostas de novas ações institucionais nas áreas de atuação dos 11 Centros de Apoio: Consumidor, Criminal, Direitos Humanos, Educação, Infância e Juventude, Júri, Meio Ambiente, Mulher, Probidade Administrativa, Proteção do Idoso e Pessoa com Deficiência e Saúde.

O procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, destacou a necessidade de planejar e monitorar as ações executadas pelo Ministério Público a fim de garantir resultados para a sociedade. “Os Centros de Apoio desenvolvem um trabalho de excelência no Ministério Público do Maranhão e aqui temos a oportunidade de avaliar as ações, reforçar os pontos fortes, corrigir a rota, quando necessário, e ampliar o trabalho com a adoção de novas iniciativas”.

No mesmo sentido, a corregedora-geral do MPMA, Themis Pacheco de Carvalho, saudou todos coordenadores dos referidos Centros de Apoio e os parabenizou pelo trabalho realizado. “Essa é uma oportunidade para olhar para as atividades desenvolvidas. Inclusive, a revisão das fichas dos projetos atende a uma recomendação do Conselho Nacional do Ministério Público”.

Para o subprocurador-geral de justiça para Assuntos Jurídicos, Danilo José de Castro Ferreira, a Comissão de Gestão do Planejamento Estratégico vem desenvolvendo um trabalho crucial para garantir que todas as etapas previstas sejam cumpridas e também a interlocução entre as unidades ministeriais e setores administrativos. “Tenho certeza que a gente vai sair daqui mais satisfeito ainda com os resultados que vão ser apresentados”.

Como coordenadores ou representantes dos CAO’s, estiveram presentes os promotores de justiça Alessandro Brandão Marques (Criminal), Luís Fernando Barreto (Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Cultural), Sandra Fagundes Garcia (Mulher), Cristiane Maia Lago (Direitos Humanos), Alineide Martins Rabelo Costa (Consumidor), Glória Mafra (Saúde), Gleudson Malheiros Guimarães (Infância e Juventude), Sandro Lobato de Carvalho (Júri), Eduardo Borges (Educação), Alenilton Santos da Silva Júnior (Idoso e Pessoa com Deficiência) e Marco Aurélio Batista Barros (Probidade Administrativa).

Também compareceram os integrantes da CGPE promotores de justiça José Márcio Maia Alves (Secretaria para Assuntos Institucionais), Elyjeane Alves Carvalho (representando a diretora da Escola Superior do Ministério Público do Maranhão – ESMP, Karla Adriana Farias Vieira) e a procuradora de justiça e ouvidora do MPMA, Sandra Lúcia Mendes Alves Elouf.

CRIMINAL

O CAO Criminal apresentou o projeto de “Aperfeiçoamento de Banco de Dados com Identificação Genética e Iris de Criminosos”, que contribui para a identificação, por meio de dados genéticos, de autores de crimes e das vítimas. Apresentou, ainda, o “Catálogo Águia”, que facilita a busca de informações sobre pessoas e empresas e disponibiliza os dados aos membros do MPMA com atribuição na esfera criminal.

MEIO AMBIENTE

O CAO do Meio Ambiente solicitou a inclusão do projeto “Valorização de Resíduos Sólidos” cujo objetivo é implantar nos municípios maranhenses com mais de 50 mil habitantes, instrumentos apoiadores de logística reversa focada na coleta seletiva. A atividade abrange uma população de mais de três milhões de pessoas em 22 municípios.

Também foram apresentados os projetos “Combate ao Desmatamento no Bioma Cerrado”, que promove atividades de preservação ambiental nos municípios de Aldeias Altas, Balsas, Caxias e Grajaú e o projeto “Águas Claras – Vida Saudável”, que executa ações para garantir a interligação das residências à rede de esgotos.

MULHER

Na área de proteção da mulher, o CAO Mulher apresentou o projeto “Fortalecimento da Rede de Enfrentamento da Violência de Gênero”, implantado nos municípios de São Mateus, Alto Alegre do Maranhão, Timon, Caxias, Aldeias Altas e São João do Sóter.

A articulação do MPMA já garantiu a implantação da Patrulha Maria da Penha em 15 cidades: Açailândia, Itapecuru- Mirim, Santa Inês, Balsas, Pedreiras; Pinheiro; Bacabal, Presidente Dutra; Barra do Corda, Grajaú, Buriticupu; Barreirinhas, Rosário, Codó e Coroatá.

Igualmente foram apresentados os avanços dos Grupos Reflexivos para homens em Balsas, Pinheiro, Barra do Corda, São Luís, Imperatriz e Açailândia. As mulheres vítimas de violência também têm a oportunidade de serem acolhidas e terem suas dúvidas esclarecidas em Grupos Reflexivos para mulheres em São Luís, Barra do Corda e Pinheiro.

DIREITOS HUMANOS

O projeto Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas? tem como objetivo despertar a reflexão sobre o problema das drogas e suas implicações na vida familiar e social, além de contribuir para a diminuição da criminalidade por meio da realização de palestras em escolas das redes de ensino municipal e estadual. Atualmente, está sendo executado em São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Zé Doca e Matões.

A “Rede do Bem” é uma articulação que realiza atividades de prevenção contra o suicídio em São Luís, Raposa, Zé Doca e Bacabeira. Também foram mostradas ações do projeto “Conhecendo e divulgando os direitos humanos” em São Luís e do Programa de Atuação em Defesa dos Direitos Humanos (Phadum), eixo de assistência às pessoas em situação de rua, executado nos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Açailândia, Imperatriz, Caxias, Chapadinho, Codó e Timon.

CONSUMIDOR

Na área do consumidor, o CAO apresentou a campanha “Modelo Prático de
Atuação e Fiscalização da Qualidade dos Serviços Essenciais” e abordou as etapas de implantação do projeto “Fortalecendo Direitos: MPMA e a criação de
Órgãos locais de defesa do consumidor”.

A iniciativa “Alteração do Termo de Cooperação Técnica firmado entre
MPMA e JUCEMA” articula ações para garantir que todos os membros do
Ministério Público tenham acesso ao banco de dados de empresas cadastradas na Junta Comercial do Maranhão (JUCEMA), de forma ágil
e sem interlocutores, por meio do Sistema Plutão.

Igualmente foram apresentadas as iniciativas “Termos de cooperação técnica para compartilhamento de informações para órgãos de fiscalização” e “Interlocução para destinação de emendas parlamentares ao ILAF”.

SAÚDE

O CAO Saúde apresentou o projeto “Previne Brasil e o fortalecimento
da Atenção Básica”, desenvolvido em 33 municípios maranhenses; o projeto “O Ministério Público no fortalecimento da Rede Cegonha”, executado em 29 cidades; e o projeto “O Ministério Público no fortalecimento da Rede de
Atenção Psicossocial”, presente em 24 municípios.

INFÂNCIA E JUVENTUDE

O CAO desenvolve uma ação permanente de combate à violência sexual, por meio de campanha e eventos de conscientização nos 217 municípios do Maranhão. O MPMA articulou junto aos parceiros institucionais a criação do Plano Estadual pela Primeira Infância (PEPI), a elaboração de Planos Municipais de Atendimento Socioeducativo (PMASE) em 165 cidades e promoveu capacitações para os atores do Sistema de Garantia de Direitos em 11 eventos, totalizando 963 participantes.

IDOSOS E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

O projeto “Conselho Atuante” faz um diagnóstico sobre a situação dos Conselhos de Defesa dos Idosos e das Pessoas com Deficiência a partir das informações coletadas pelas Promotorias de Justiça. O projeto está em execução nos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa; Açailândia, Rosário, Chapadinha, Colinas, Caxias, Codó, Grajaú, Loreto, São Raimundo das Mangabeiras.

Foi produzida campanha de acessibilidade e criação de protocolo, em execução, para eliminação de obstáculos de comunicação com as pessoas com deficiência no âmbito do MPMA. Além disso, foi produzida cartilha sobre Transtorno do Espectro Autista e elaboração de formulário para atendimento das pessoas com deficiência nas Promotorias de Justiça.

TRIBUNAL DO JÚRI

O CAO apresentou a criação do Programa de Modernização e Fortalecimento das Atividades no Tribunal do Júri, desdobrado em dois eixos de atuação, compostos por projetos e iniciativas estratégicas. Dentre elas, uma metodologia para dirimir dúvidas dos promotores de justiça sobre laudos criminais com a equipe de peritos do MPMA, lotados na Assessoria Técnica. Também foi realizado o projeto “Colóquios Interinstitucionais Ministério Público e Polícias”, com seis encontros já realizados.

A iniciativa “MPMA na Defesa da Vida” sistematiza informações para divulgação do resultado dos júris. A articulação do CAO garantiu a disponibilização de acesso aos membros do MPMA que atuam no Tribunal do Júri aos principais sistemas informatizados da segurança pública a fim de tornar as análises e investigações mais eficientes.

EDUCAÇÃO

O CAO apresentou o projeto “O Ministério Público na Efetivação e Construção dos Planos Municipais de Educação”, que utilizará a ferramenta de monitoramento SOMA (Sistema de Observação, Monitoramento e Avaliação da Educação do Maranhão) para sistematizar dados e cumprimento dos objetivos e metas pactuadas pelos municípios na área educacional. Com a repactuação do projeto, foram selecionados 38 municípios prioritários, que ainda estão em fase de mobilização e assinatura do Termo de Adesão.

Outras iniciativas apresentadas foram o projeto “Financiar para Educar” e a “Sala Virtual Diária de Atendimento às Promotorias de Justiça”. A referida sala garante atendimento às Promotorias de Justiça por meio de sala virtual
permanente, disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h, com
atendimento imediato.

PROBIDADE ADMINISTRATIVA

Foram desenvolvidas ações de implementação dos diários eletrônicos nos municípios maranhenses. Já foram implantados nos sites do Poder Executivo de 56 municípios e no de 62 Câmaras Municipais. Atualmente, está em execução projeto de estruturação e fortalecimento da advocacia municipal e fortalecimento dos sistemas de controle interno, por meio da criação de leis específicas.

A suspensão de festividades devido a irregularidades nos municípios foi executada em 51 municípios. O projeto “Ética e Integridade Empresarial na Prevenção da Corrupção” cujo objetivo é prevenir a corrupção por meio da implantação de programas de integridade nas empresas que contratam com o Poder Público também foi apresentado. O projeto está em execução nos municípios de Alcântara, Bacabal, Bom Lugar, Conceição do Lago-Açu, Lago Verde, Codó, Monção, Igarapé do Meio, Paulo Ramos, Marajá do Sena, Presidente Dutra, São Luís, Urbano Santos, Belágua e São Benedito do Rio Preto.

ENCERRAMENTO

A ouvidora do MPMA, Sandra Elouf, destacou sua satisfação em participar da reunião e colocou a Ouvidoria à disposição de todos. “A Ouvidoria está aqui para colaborar. Precisamos unir forças. Agradeço a oportunidade de tê-los ouvido e conhecer o trabalho dos Centros de Apoio”.

Ao final da RAE, o diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Ednarg Fernandes Marques, avaliou o encontro como uma interação rica e proveitosa, além de ser um espaço deliberativo, ou seja, de tomada de decisões e aperfeiçoamento dos projetos. “Foi um sucesso. Os CAO’s apresentaram projetos e iniciativas. Assim, o Ministério Público do Maranhão cumpre seu papel de resolutividade e se prepara para a correição nacional a ser realizada pelo CNMP – Conselho Nacional do Ministério Público, no segundo semestre de 2023”.

  • Thiago Azevedo
  • 6 de julho de 2023

Paulo Victor acompanha Carlos Brandão em autorização de obras de Mobilidade Urbana em São Luís

Nesta quarta-feira (5), o presidente da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Victor, participou, ao lado do governador Carlos Brandão, da assinatura de duas ordens de serviço para a execução de obras que resultarão em maior fluidez no trânsito de São Luís.

Uma das intervenções consiste na construção de um viaduto na Avenida dos Holandeses, entre a Ponta do Farol e o Calhau, com impacto positivo também para o acesso à Avenida Litorânea, que será realizado em pista livre.

Outra demanda dos motoristas da capital será atendida com a construção da quarta alça de acesso à Via Expressa, na Avenida Carlos Cunha, possibilitando um ingresso direto na rodovia que leva a bairros como Cohafuma, Vinhais e Maranhão Novo.

“Essas melhorias são essenciais para a mobilidade urbana, garantindo segurança e fluidez no trânsito”, destacou Paulo Victor.

  • Thiago Azevedo
  • 5 de julho de 2023

Câmara aprova projeto original do executivo que garante reajuste de 8,2% dos servidores de São Luis

O plenário da Câmara de Vereadores aprovou, nesta quarta-feira (5) o projeto de lei do prefeito Eduardo Braide (PSD), que assegura o reajuste de 8,2% aos servidores do município.

O projeto do executivo encaminhada ao legislativo ludovicense, foi aprovado na sua originalidade, ou seja, sem apresentação de emendas e por unanimidade dos presentes no Plenário Simão Estácio da Silveira.

A aprovação garante o pagamento já no próximo salário, e com efeito retroativo a 1° de maio.

  • Thiago Azevedo
  • 5 de julho de 2023

SÃO LUÍS: Promotoria Itinerante presta contas da mediação realizada no bairro Santa Cruz


A Promotoria de Justiça Comunitária Itinerante promoveu, na noite desta segunda-feira, 3, audiência pública de prestação de contas das atividades no bairro Santa Cruz, Conjunto Radional, Vera Cruz e adjacências. A solenidade, realizada na sede da igreja Assembleia de Deus, no referido bairro, foi coordenada pelo promotor de justiça Vicente de Paulo Silva Martins, que apresentou o relatório aos presentes. A Itinerante ficou instalada na região desde o mês de março.

Membros do Ministério Público do Maranhão, representantes de secretarias do Executivo Municipal e de outros órgãos públicos, lideranças comunitárias e moradores dos bairros atendidos compareceram à audiência.

As principais demandas apresentadas pelos moradores e entidades dos bairros atendidos foram referentes à infraestrutura das ruas (pavimentação, drenagem, recapeamento e recomposição asfáltica), drenagem, iluminação pública, limpeza pública, reforma de logradouros, construção e melhoria de pontes, paisagismo, transporte, educação e saúde.

Também foram reivindicadas melhorias referentes à segurança pública, abastecimento de água, esgotamento sanitário, desporto, lazer e trânsito.

ATENDIMENTOS

Entre as demandas atendidas estão a capina e roçagem da praça Reginaldo Corrêa, no Conjunto Radional, e da praça do Santa Cruz; a recomposição asfáltica das ruas Marly Sarney e Vicente Fialho, ambas no Santa Cruz; as podas de árvores nas praças do Santa Cruz e da praça Reginaldo Corrêa, no Radional; a colocação de grades nas galerias na avenida M, no Radional.

Foi informada ainda, pela Prefeitura de São Luís, o início do funcionamento, no mês de julho, do posto de saúde localizado no Radional, cuja obra foi concluída.

Uma das principais reivindicações dos moradores do Santa Cruz, a reforma da ponte de madeira conhecida como ponte da Matança, que liga a região a outros bairros como o Anil, não foi realizada. Após intervenção da Itinerante, a Prefeitura prometeu fazer um levantamento no local para apresentar uma resposta sobre a demanda.

Outros pedidos dos moradores do Santa Cruz foram o aumento da frota da linha que atende a comunidade, a melhoria da qualidade dos ônibus e a integração da linha aos terminais da Cohama e Praia Grande. A Prefeitura de São Luís informou que a linha será integrada aos referidos terminais no mês de agosto.

“O objetivo dessa audiência é fazer essa prestação de contas. Gostaria que os gestores presentes levassem ao prefeito que o meu desejo é aprimorar essa parceria com o Poder Público para que tenhamos respostas mais ágeis e possamos atender melhor as demandas da população”, afirmou Vicente de Paulo Martins.

Também compuseram a mesa de abertura e se manifestaram durante a audiência o superintendente da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, Augusto Prazeres; o representante da Polícia Militar, major Jeferson; o presidente do Instituto Municipal da Paisagem Urbana, Walber Filho; o diretor de operações da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Erione Campelo, e o advogado da Secretaria Municipal de Governo, João Guanaré.

Do MPMA, participaram os promotores de justiça Gilberto Câmara França Júnior (presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão – Ampem), e Reinaldo Campos Castro Júnior (vice-presidente da Ampem).

“Sempre digo que todo gestor que assumisse a Prefeitura de São Luís deveria chamar o dr. Vicente para conversar nos primeiros dias de mandato, porque poucas pessoas conhecem tão bem os problemas da capital quanto ele. As reivindicações mediadas pela Promotoria Itinerante refletem de fato a realidade das comunidades de São Luís”, declarou Gilberto Câmara durante a audiência.

Antes do final da audiência, moradores e representantes de associações dos bairros se pronunciaram sobre a prestação de contas. Uma delas foi o presidente da União dos Moradores do Santa Cruz, Jarbas Coqueiro, que agradeceu o empenho do Ministério Público em favor das comunidades de São Luís. “O Ministério Público conseguiu aproximar o Poder Público da comunidade. Nós só temos o que agradecer, porque o trabalho da Itinerante é excelente. Agora, nós sabemos a quem procurar e como procurar”, ressaltou.

Criada em 1998, esta foi a 38ª instalação da Itinerante e foi a primeira vez que o órgão atendeu a região do Santa Cruz.

  • Thiago Azevedo
  • 5 de julho de 2023

De autoria da Deputada Iracema Vale, aprovado o Projeto de Lei 143/2023 que obriga escolas a viabilizar formulário para denúncia de violência contra a mulher

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão plenária da última quarta-feira (28), em segundo turno, o Projeto de Lei 143/2023, de autoria da presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB), que dispõe sobre a obrigatoriedade de viabilizar formulário para denúncia de violência contra a mulher no ato da matrícula escolar nas unidades de ensino da rede pública e privada do Maranhão. A matéria segue para sanção governamental.

Segundo a proposição, o objetivo é proteger mulheres em situação de violência e extrema vulnerabilidade. Além disso, as unidades escolares deverão disponibilizar, no ato da matrícula, informações sobre medidas de combate à violência contra a mulher e ter outras atividades informativas durante o ano letivo.

De acordo com o texto, o formulário deverá ser disponibilizado para a mãe ou responsável legal pelo aluno, devendo ser preenchido individualmente e entregue ao responsável pela matrícula, o qual deverá arquivar cópia da documentação no prontuário do aluno e informar o ocorrido à direção da escola, que tomará as medidas legais e necessárias.

Se o caso for recente, conforme o projeto, as providências deverão ser imediatas, assegurada a permanência da mãe ou da responsável legal na unidade de ensino, até que as autoridades policiais responsáveis solucionem o ocorrido. O poder público poderá disponibilizar comunicação entre as escolas e as forças de segurança pública através de ferramentas tecnológicas.

Ainda há um exorbitante número de vítimas de violência doméstica e familiar contra a mulher em todo o Brasil. Todos os meios que informem os cidadãos maranhenses sobre o combate a qualquer forma de violência é primordial para a garantia de direitos e para a diminuição do número de vítimas”, enfatizou a autora do projeto, Iracema Vale.

  • Thiago Azevedo
  • 5 de julho de 2023

Manoel Filho é nomeado Primeiro Secretário do Partido Liberal -PL

O advogado Manoel Filho foi nomeado como Primeiro Secretário do Partido Liberal (PL), um dos maiores partidos do país e com a maior bancada na Câmara Federal. Essa nomeação ocorreu por indicação da Deputada Federal Detinha, que reconheceu o trabalho e a experiência de Manoel Filho.

Manoel Filho já possui experiência política, tendo atuado como vereador em São Luís. Durante seu mandato, ele se destacou como o suplente mais atuante, demonstrando comprometimento e dedicação ao assumir o cargo. Utilizando a tribuna todos os dias, Manoel Filho apresentou importantes proposições, projetos e fiscalizações voltadas para o bem-estar da sociedade e a gestão responsável dos recursos públicos.

Em uma entrevista, Manoel Filho compartilhou que recentemente passou pela perda de sua mãe. Diante dessa adversidade, ele enfatizou que sua força para continuar vem da sua fé em Deus, do amor pela pátria, da importância da família, do apoio dos grandes amigos e do desejo forte de seguir os ensinamentos que sua mãe lhe proporcionou, que é lutar por uma sociedade melhor.

O advogado expressou sua gratidão à Deputada Detinha pelo apoio e confiança em seu trabalho. Essa parceria fortalece sua atuação política e o compromisso em buscar soluções e melhorias para a sociedade. Manoel Filho está determinado a honrar a confiança depositada nele, utilizando sua nova posição no Partido Liberal para contribuir ainda mais com o desenvolvimento do país e a construção de um futuro melhor para todos.

  • Thiago Azevedo
  • 5 de julho de 2023

Turiaçu| Gestão Edésio realiza “Arraiá dos Idosos”, na rua da Praia, sendo um grande sucesso

A Prefeitura de Turiaçu sob a gestão do prefeito Edésio Cavalcanti, realizou por meio da Secretaria de Assistência Social e em parceria com a Secretaria da Mulher, o São João dos Idosos, com muita alegria, diversão e comidas típicas.

Na ocasião, tiveram a apresentação do Serviço de Convivência (CRAS), a quadrilha Encanto Juvenil do Bairro Santa Terezinha e para fechar com chave de ouro, a quadrilha Coração Jovem do Clube de mães.

Houve também falas importantes sobre os direitos e serviços ofertados pela Política de Assistência aos idosos da nossa cidade, realizadas pelas técnicas do CRAS e CREAS, Assistentes Sociais e Psicólogas.

É direito da pessoa idosa o acesso a Cultura e ao lazer, e a Prefeitura de Turiaçu tem garantido esse importante direito para o público da melhor idade.