• Thiago Azevedo
  • 29 de maio de 2023

Comitiva liderada pela prefeita Paula Azevedo participa do PPA participativo na UFMA

IMG-20230528-WA0073-750x375.jpg

Acompanhada por secretários municipais, coordenadores e simpatizantes, a comitiva do município de Paço do Lumiar, liderada pela prefeita Paula Azevedo(PCdoB)marcou presença na Plenária Estadual do Plano Plurianual – PPA Participativo 2024-2027, que aconteceu na manhã deste sábado(27), no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

“Aqui não estou, apenas, como gestora, mas, também, como cidadã, pois é o momento que temos para evidenciar as políticas públicas que queremos que o Estado priorize em prol dos cidadãos maranhenses e, principalmente, os luminenses”, enfatizou a prefeita.

IMG-20230528-WA0072-750x484.jpg

Bastante prestigiado, o evento contou com as presenças de vários ministros, entre eles, os maranhenses Flávio Dino(Justiça e Segurança Pública), Juscelino Filho(Comunicação) e Sônia Guajajara(Povos Indígenas),

IMG-20230528-WA0069-750x620.jpg

além de Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral). Deputados federais e secretários estaduais também estiveram no encontro, que teve como anfitrião o governador Carlos Brandão(PSB).

IMG-20230528-WA0067-750x495.jpg

A segunda rodada de plenárias começou na quinta-feira (25) em Natal, passou nessa sexta-feira (26) por Fortaleza e Teresina, antes de chegar a São Luís. A primeira foi entre 11 e 13 de maio na Bahia, Alagoas, Paraíba e Pernambuco.

O ato está sendo uma realização conjunta do Ministério do Planejamento e Orçamento e pela Secretaria-Geral da Presidência da República.

IMG-20230528-WA0070-750x493.jpg

PROPOSTAS:

Ontem, diferentes movimentos sociais apresentaram propostas de políticas públicas. As demandas incluíram questões relacionadas ao combate ao racismo, LGBTfobia, genocídio indígena, feminicídio e pela maior inclusão de pessoas com deficiência e pela ampliação de direitos dos trabalhadores do campo.

RECEPÇÃO CALOROSA:

Como já era de se esperar, assim como o governador Brandão, o ministro Flávio Dino foi uma das autoridades recepcionada de forma calorosa pelos representantes dos movimentos sociais e demais pessoas presentes no ato, entre elas, a comitiva luminense que fez questão de pousar na foto com um dos maiores líderes estadual e nacional.

CONSTRUINDO O FUTURO:

O PPA Participativo 2024-2027 está realizando as plenárias nas capitais brasileiras para ampliar a participação da população no planejamento das prioridades do País para os próximos quatro anos. Até o dia 10 de julho estará ativa a plataforma Brasil Participativo, onde os integrantes das plenárias e os cidadãos em geral poderão eleger como prioritários três programas do Governo Federal, além de apresentar três propostas e votar em outras três.

Estão previstos ainda, até o final do processo de consulta, dois Fóruns Interconselhos nacionais – o primeiro foi realizado em Brasília nos dias 18 e 19 de abril.

  • Thiago Azevedo
  • 29 de maio de 2023

Zé Inácio homenageia ministro Wellington Dias com Título de Cidadão Maranhense na Assembleia Legislativa

O Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, recebeu na quinta-feira (26), na Assembleia Legislativa do Maranhão, o Título de Cidadão Maranhense, concedido através de proposição do deputado estadual Zé Inácio (PT-MA).
A solenidade contou com a presença de importantes autoridades maranhenses, como o Governador Carlos Brandão, a presidente da Assembleia Legislativa Iracema Vale, demais parlamentares e militantes do Partido dos Trabalhadores e movimentos sociais.
“Quero destacar a atuação do Wellington Dias como ministro. Um ministro que relançou o bolsa família e vem construindo forte parceria com os estados. Aqui no Maranhão não vem sendo diferente. No dia de hoje vivenciamos assinatura de vários termos de cooperação e parceria. Ações que vão ajudar diretamente o estado a combater a pobreza e aumentar os índices sociais no estado” destacou Zé Inácio.
Entre as ações citadas pelo parlamentar, está a parceria entre o Governo Federal e o Grupo Mateus, que irá destinar 10% das vagas das suas lojas a inscritos no CadÚnico, onde os beneficiários irão trocar o Bolsa Família e garantir a carteira assinada. Ações como estas justificam a honraria concedida pelo deputado, de acordo com suas palavras.
“Hoje, em agenda no Maranhão, ele anunciou diversas ações importantes para o Maranhão. É uma liderança que certamente merece esse reconhecimento”, completou o deputado.
O Ministro Wellington Dias agradeceu pela honraria e brincou com a possibilidade de se tornar o quarto senador da bancada maranhense no senado.
“Quero agradecer de coração essa oportunidade e irei guardar essa certidão do Título de Cidadão Maranhense com muita gratidão e muita honra. Sou senador eleito pelo Piauí e agora sou um quarto senador na bancada maranhense. Que Deus possa me abençoar e que eu possa honrar o povo do Maranhão”, agradeceu.
Além do Ministro Wellington Dias, também foram homenageadas as ministras Sônia Guajajara (Povos Indígenas), com indicação do deputado Ricardo Arruda, e Cida Gonçalves (Mulheres), com indicação do deputado Rodrigo Lago. Ambas receberam a Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman.

  • Thiago Azevedo
  • 29 de maio de 2023

Zé Inácio homenageia ministro Wellington Dias com Título de Cidadão Maranhense na Assembleia Legislativa

GICA.JPEG.jpg

O Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, recebeu na quinta-feira (26), na Assembleia Legislativa do Maranhão, o Título de Cidadão Maranhense, concedido através de proposição do deputado estadual Zé Inácio (PT-MA).

A solenidade contou com a presença de importantes autoridades maranhenses, como o Governador Carlos Brandão, a presidente da Assembleia Legislativa Iracema Vale, demais parlamentares e militantes do Partido dos Trabalhadores e movimentos sociais.

“Quero destacar a atuação do Wellington Dias como ministro. Um ministro que relançou o bolsa família e vem construindo forte parceria com os estados. Aqui no Maranhão não vem sendo diferente. No dia de hoje vivenciamos assinatura de vários termos de cooperação e parceria. Ações que vão ajudar diretamente o estado a combater a pobreza e aumentar os índices sociais no estado” destacou Zé Inácio.

destr.jpeg

Entre as ações citadas pelo parlamentar, está a parceria entre o Governo Federal e o Grupo Mateus, que irá destinar 10% das vagas das suas lojas a inscritos no CadÚnico, onde os beneficiários irão trocar o Bolsa Família e garantir a carteira assinada. Ações como estas justificam a honraria concedida pelo deputado, de acordo com suas palavras.

“Hoje, em agenda no Maranhão, ele anunciou diversas ações importantes para o Maranhão. É uma liderança que certamente merece esse reconhecimento”, completou o deputado.

O Ministro Wellington Dias agradeceu pela honraria e brincou com a possibilidade de se tornar o quarto senador da bancada maranhense no senado.

“Quero agradecer de coração essa oportunidade e irei guardar essa certidão do Título de Cidadão Maranhense com muita gratidão e muita honra. Sou senador eleito pelo Piauí e agora sou um quarto senador na bancada maranhense. Que Deus possa me abençoar e que eu possa honrar o povo do Maranhão”, agradeceu.

Além do Ministro Wellington Dias, também foram homenageadas as ministras Sônia Guajajara (Povos Indígenas), com indicação do deputado Ricardo Arruda, e Cida Gonçalves (Mulheres), com indicação do deputado Rodrigo Lago. Ambas receberam a Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman.

  • Thiago Azevedo
  • 28 de maio de 2023

Rede Pública Estadual nas Universidades: investir para democratizar!


Você vai atrás desse diploma, com a fúria da beleza do sol, faz isso por nós. Faz essa por nós! Te vejo no pódio”, o trecho adicional ao final da letra de ‘Amarelo’ – música do mestre Emicida – é carregado da força do poder transformador que a educação pode proporcionar ao ser humano. O ‘pódio’, a vitória é um lugar mais alto que todos e todas almejam alcançar em suas vidas com a realização do sonho de uma Graduação. E a garantia de oportunidades a todos os maranhenses, por meio da oferta de uma educação pública de qualidade, é uma das premissas do Governo de Carlos Brandão. E que satisfação poder comprovar que todo o trabalho realizado tem surtido efeito e nossos resultados positivos têm sido alcançados.

Recentemente, a Pró-reitoria de Graduação da Universidade Estadual do Maranhão (PROG-UEMA) divulgou dados que traçam o perfil socioeconômico dos estudantes aprovados no Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES), que apontam que, do total de 23 mil novos universitários ingressantes em 2023, 79,20% dos matriculados são oriundos de escolas públicas, formados pelos bancos das nossas comunidades escolares que alcançaram o sonho de cursar o Ensino Superior.

Esses jovens – de todos os cantos do Maranhão – são frutos de políticas públicas educacionais bem empregadas e voltadas para que cada vez mais estudantes adentrem as universidades e possam continuar sua jornada de conhecimentos e melhoria da qualidade de suas vidas.

Esse percentual de quase 80% em matrículas na UEMA é parte de uma ascendente registrada pela PROG-UEMA nos últimos cinco anos. Desde 2016, a porcentagem de estudantes da Rede Pública Estadual presentes na Universidade Estadual só alavanca para além dos 75%, e – mesmo em 2020, ano pelo qual passamos pelo maior período pandêmico da Covid-19, este percentual manteve-se estável – o que comprova que os investimentos realizados pelo Governo do Maranhão ao longo desse período têm valido muito a pena.

Desde 2015, quando do então Governo Flávio Dino, o Governo do Estado vem investindo em práticas que possibilitam a entrada de estudantes da Rede Pública Estadual nas Universidades, tendo a mesma igualdade de condições que aqueles oriundos de escolas da Rede Privada.

E em se tratando de investimentos, entram nessa conta: a melhoria da infraestrutura dos prédios escolares, a valorização dos professores e a constante oferta de formações e qualificações ao nosso corpo docente, técnico administrativo e pedagógico, além da realização de projetos específicos para a preparação dos nossos vestibulandos para os Exames Nacionais e Vestibulares de toda a natureza, realizados por Instituições do Brasil inteiro.

Entre as ações realizadas pelo Governo do Maranhão ao longo desses anos, com o objetivo de fortalecer a aprendizagem e ampliar o acesso dos estudantes vestibulandos às Universidades, estão: o Projeto ‘Terceirão Não Tira Férias’, realizado já há cinco anos; implantação do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (SEAMA); além da realização de simulados on-line pela Plataforma Gonçalves Dias, focados nas provas dos Exames da UEMA, UFMA e do ENEM.

Realizado desde 2018, o nosso ‘Terceirão Não Tira Férias’ acontece em toda a Rede Pública Estadual ofertando aulas preparatórias de todos os componentes curriculares, durante o mês de julho – tradicionalmente nas férias escolares. Desta forma, o foco nos estudos não é perdido e os estudantes aproveitam esse momento para tirar dúvidas e aprofundar seus conhecimentos em conteúdos específicos dos quais tenham algum tipo de dificuldade de aprendizagem.

Ainda como reforço dessas oportunidades para preparação aos exames, tem a pela Plataforma Gonçalves Dias, implantada pelo Governo do Maranhão em 2020, que conta com centenas de videoaulas e simulados on-line produzidos por professores da Rede Pública Estadual, com os principais tópicos já abordados anteriormente em Exames e vestibulares de diversas Instituições de Ensino Superior em todo o país.

A celebração por esta conquista da Rede Pública Estadual reforça os dados oficiais divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), em que a rede pública estadual do Maranhão alcançou mais de 90% da taxa de aprovação e redução da evasão escolar em nosso estado. Um grande avanço que acalenta nosso coração, após um período turbulento de pandemia que afetou a educação em todo o mundo.

O aumento do número de estudantes ingressantes na única Instituição de Ensino Superior Estadual é para nós, do Governo do Estado e para todos os maranhenses, motivo de grande orgulho e a certeza de que estamos trabalhando no rumo certo, investindo tempo e recursos em um dos bens mais preciosos que um ser humano pode adquirir que é a educação, o conhecimento para transformar sua vida.

  • Thiago Azevedo
  • 28 de maio de 2023

Gestão de Dr. Amílcar já gastou R$ 2,4 milhões com iluminação pública em Barreirinhas

Um levantamento exclusivo realizado pelo site Folha do Maranhão mostra que a gestão de Dr. Amílcar, prefeito de Barreirinhas que é do PCdoB, já gastou R$ 2.484.493,11 com iluminação pública nos últimos três anos (2021, 2022 e 2023). Os gastos são referentes ao pagamento da empresa GA Aguiar Ltda, de Bacabal, responsável pela prestação de serviços deste tipo de serviço no município de Barreirinhas.

Ainda de acordo com o levantamento, em 2021, a empresa teve empenhado, liquidado e pago ao seu favor, o valor de R$ 1.051.687,25 referentes a prestação de serviços para manutenção da iluminação pública do município de Barreirinhas. Já em 2022, este valor se elevou para R$ 1.297.267,28 e em 2023, a empresa já recebeu R$ 135.538,58 pelos serviços prestados a prefeitura.

Segundo o Portal de Transparência da prefeitura de Barreirinhas, em 2021, a empresa foi contratada através de uma dispensa de licitação via tomada de preço que resultou no contrato 091/2021, porém nem o Portal de Compras do Município quanto o Portal de Transparência, não disponibilizaram o processo licitatório ou contrato junto a empresa.

Em 2022, a mesma empresa voltou a ser contratada pela gestão de Dr. Amílcar, porém desta vez foi através de um pregão eletrônico. Segundo o edital que originou o contrato, a planilha orçamentaria consta a instalação 1.000 unidades de luminária aberta para iluminação pública, tipo x5. Estava previsto também a instalação de 500 unidades de luminárias de led, de 98w até 137w, e por fim, a instalação de 5.000 unidades de lâmpada led bulbo alta potência 30w e27 branco frio 6500k.

Segundo a proposta de preço da empresa no qual a Folha do Maranhão teve acesso, as lâmpadas citadas acima representam o maior custo do contrato. As 1.000 luminárias aberta para iluminação pública custou o valor aproximado de R$ 134 mil, já as 500 unidades de luminárias de led, de 98w até 137w, saíram ao valor aproximado de R$ 364 mil e as outras 5.000 unidades da lâmpada led bulbo saíram ao valor aproximado de R$ 312 mil.

O contrato foi assinado no dia 10 de maio de 2022 e tem vigência de 12 meses, ou seja, no próximo dia 10 de maio o contrato chega ao fim, mas até o momento a prefeitura não possui nenhum processo licitatório para renovação e a elaboração de um novo contrato.

Mesmo com a previsão de instalação de 6.500 lâmpadas no último ano município. Neste final de semana, um vídeo de duas turistas vindas de São Paulo, viralizou nas redes sociais. No vídeo, as turistas elogiaram a receptividade dos moradores, mas denunciaram o caos instalado na cidade, em especial na infraestrutura. Entre buracos e problemas no trânsito de Barreirinhas, as turistas denunciaram a escuridão que tinha no município por falta de iluminação pública.

Nossa, essa molecada sai da escola a noite nessa escuridão, nesse breu. A cidade tem que ser iluminada, ficar bonita. É muito largado, é muito triste, é lamentável”, disse a turista.

Desde ontem, assim que o vídeo viralizou nas redes sociais, a Folha do Maranhão tentou contato a prefeitura de Barreirinhas para tentar ver um posicionamento da gestão de Dr. Amílcar referente as declarações das turistas e esclarecimentos sobre o contratos de iluminação pública, mas até o fechamento da matéria a Folha do Maranhão foi respondida.

  • Thiago Azevedo
  • 28 de maio de 2023

Morros: Alzerina Maia recebe vereador Chaguinhas de São Luís para discutir a implantação do parlamento metropolitano

O vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, Francisco Chaguinhas (Podemos), abriu, nesta sexta-feira, 26, uma série de encontros com presidentes de Câmaras da Região Metropolitana da Grande São Luís (RMGSL), com reuniões nas cidades de Morros, Axixá e Cachoeira Grande, visando discutir os últimos detalhes para o lançamento do Parlamento Metropolitano, marcado para o segundo semestre deste ano.

De acordo com Chaguinhas, as visitas serviram para apresentar aos dirigentes dos legislativos que não participaram da primeira reunião realizada na Câmara de São Luís, no dia 03 deste mês, a importância do Parlamento Metropolitano, por meio do Fórum Permanente de Discussão Metropolitano – Forpem.

Discussão permanente

Idealizador do projeto, Chaguinhas destacou ainda o ineditismo da iniciativa e afirmou que a ideia é manter um fórum de discussão permanente. “Juntos, temos mais força para construir coletivamente soluções para os desafios comuns das cidades, como a coleta de resíduos, a gestão da saúde pública, os investimentos no turismo e da qualidade do meio ambiente, a integração viária, sistema de transporte coletivo e a segurança pública”, declarou.

A iniciativa ganhou apoio da presidente da Câmara de Morros, Alzerina Maia (PCdoB), que considera altamente benéfica a união de toda a região na busca de soluções aos problemas de um conglomerado que reúne 13 municípios e cerca de 1,6 milhões de habitantes.

“É um colegiado que discute a possibilidade de ampliação dos investimentos, visando melhorar o atendimento da população integrante da Região Metropolitana. No nosso caso, por exemplo, existe uma necessidade de debate sobre a ampliação da rede hospitalar regional com a implantação de novas especialidades médicas”, concluiu.

O que é?

O Parlamento Metropolitano é um projeto que busca integrar os 13 municípios da RMGSL, através de reuniões mensais com vereadores dessas cidades para discutir problemas e soluções que não são abarcados pelas Câmaras ou pela Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema).

A iniciativa vai aglutinar Câmaras Municipais de 13 municípios, sendo os quatro da Ilha, (São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e Ribamar), além de Bacabeira, Santa Rita, Rosário, Alcântara e os que compõem a região do Baixo Munim (Axixá, Morros, Icatu, Presidente Juscelino e Cachoeira Grande).

Lei federal

O projeto do Parlamento Metropolitano está ancorado na lei n° 13.089, conhecida como Estatuto da Metrópole, que estabelece “diretrizes gerais para o planejamento, a gestão e a execução das funções públicas de interesse comum em regiões metropolitanas e em aglomerações urbanas instituídas pelos Estados, normas gerais sobre o plano de desenvolvimento urbano integrado”.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 27 de maio de 2023

VEREADOR ATALECIO DE TURIAÇU FALTA COM A VERDADE AO DIZER QUE NÃO TEM AMBULÂNCIA NO MUNICÍPIO

ENQUANTO A GESTÃO ATUAL DE ÉDESIO CONTA COM DUAS AMBULÂNCIAS, SENDO UMA TOTALMENTE REFORMADA E OUTRA EM PLENO FUNCIONAMENTO PARA ATENDER A POPULAÇÃO DE TURIAÇU

Em uma declaração recente que levantou questionamentos entre os moradores, o vereador Atalecio foi acusado de espalhar informações falsas sobre a disponibilidade de ambulâncias em Turiaçu. Apesar de suas afirmações de que o município carece de serviços de ambulância, a administração atual liderada pelo prefeito Édesio afirma com orgulho que eles possuem não apenas uma, mas duas ambulâncias totalmente funcionais, com uma passando por uma reforma extensiva.

As alegações de falta de verdade vieram à tona após os moradores expressarem confusão e preocupação com a aparente falta de serviços médicos de emergência na região. As afirmações de Atalecio, feitas durante sessão da Câmara Municipal, provocaram um sentimento de ceticismo entre os presentes que dependem desses serviços para seu bem-estar.

O prefeito Édesio e sua administração refutaram prontamente as afirmações de Atalecio, enfatizando seu compromisso em fornecer serviços de saúde de alta qualidade aos cidadãos de Turiaçu. De acordo com registros oficiais, o município atualmente possui duas ambulâncias, uma das quais está passando por um processo abrangente de reforma para garantir sua funcionalidade ideal. A segunda ambulância está totalmente operacional e atendendo ativamente às necessidades da população local.

“Levamos a saúde e o bem-estar de nossos cidadãos muito a sério”, afirmou o prefeito Édesio. “Nossa administração fez investimentos significativos na melhoria de nossa infraestrutura de saúde, e a presença de duas ambulâncias é um testemunho de nossa dedicação em fornecer assistência médica de emergência oportuna e eficaz para aqueles que precisam.”

O processo de reforma da primeira ambulância faz parte dos esforços contínuos do município para atualizar suas instalações de saúde. Ao revisar e modernizar a ambulância existente, Turiaçu pretende melhorar suas capacidades de resposta a emergências e garantir a segurança e o conforto dos pacientes durante o transporte.

Os moradores locais expressaram alívio ao descobrir a verdade sobre os serviços de ambulância em Turiaçu. Muitos elogiaram a administração atual por sua transparência e compromisso em atender às necessidades de saúde da comunidade. A presença de duas ambulâncias funcionais não apenas inspira confiança, mas também tranquiliza os moradores de que suas emergências serão atendidas de maneira rápida e eficiente.

As declarações enganosas de Atalecio geraram um grande clamor público, com muitos questionando suas motivações e exigindo responsabilidade. Como servidor público,

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 27 de maio de 2023

Membros do Ministério Público do Maranhão acompanham visita a unidades prisionais

Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, conheceu políticas penitenciárias desenvolvidas no Maranhão

O procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, e o subprocurador-geral de justiça para Assuntos Jurídicos, Danilo Castro, integraram comitiva que acompanhou a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, em uma visita institucional, organizada pelo Governo do Maranhão, a unidades do sistema prisional do estado.


O objetivo da visita foi apresentar políticas penitenciárias desenvolvidas no Maranhão na área de humanização, com destaque para ações voltadas para o trabalho e a educação da população carcerária.

Acompanharam a visita o secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, que, na ocasião, representou o governador Carlos Brandão; o secretário Nacional de Políticas Penais, Rafael Velasco Brandani; o secretário de Segurança Pública do estado, Maurício Martins; o juiz Douglas Martins, conselheiro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP); o defensor-geral, Gabriel Furtado, além de representantes das forças de segurança do estado.

O subsecretário de Estado de Administração Penitenciária do Maranhão, Fredson Pinheiro Maciel, que, na ocasião, representou o titular da Seap, Murilo Andrade, explicou como foi realizada a reconstrução do sistema penitenciário do Maranhão, destacando ações nas áreas de segurança, gestão, modernização e humanização. Ele explicou como são realizadas atividades de trabalho, como digitalização, produção de móveis e malharia, além de ações de educação, como o EAD prisional.

Em sua fala, o juiz Douglas Martins ressaltou o trabalho conjunto realizado pelas instituições integrantes do sistema de justiça, como Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública, que, em parceria com o poder executivo, têm conseguido reverter quadros negativos. Nesse sentido, o juiz destacou a criação da Central de Regulação de Vagas, que visa organizar de forma permanente a ocupação nas prisões.

O procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, também ressaltou que a história do sistema penitenciário maranhense já foi bem diferente e que a união de forças das instituições é benéfica para todos, pois tem como principal premissa a humanização. O chefe do MPMA aconselhou a governadora Raquel Lyra a chamar todas as instituições do seu estado para melhorar o sistema penitenciário, assim como ocorreu no Maranhão. “Chame todas as instituições porque todos têm que comungar do mesmo pensamento: solidariedade”, destacou.

Após a apresentação, a comitiva visitou áreas da Unidade Prisional Feminina, como a digitalização, padaria e a malharia, e da Unidade Prisional Masculina, como a fábrica de blocos e de móveis.

Redação: CCOM-MPMA

  • Thiago Azevedo
  • 26 de maio de 2023

É essa união que vai transformar ainda mais a vida dos maranhenses”, diz Tiago Fernandes em entrega de ambulâncias

d9e147ac-6e80-427c-89b5-e191571360c2.jpeg

No início desta semana, o governador Carlos Brandão e o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, entregaram, em parceria com deputados estaduais, mais de 40 ambulâncias a municípios maranhenses. Além dos municípios, foram contempladas unidades de saúde e o SAMU de Imperatriz. Durante a solenidade, Tiago Fernandes destacou a importância da união entre os poderes em prol da população maranhense.

“Em parceria com os municípios, estamos ampliando a assistência dentro dos territórios e é essa união que vai transformar ainda mais a vida dos maranhenses.
A gestão do governador Carlos Brandão está cada vez mais próxima da população e as ações que vêm sendo realizadas corroboram com essa acertada estratégia para avançarmos em diversas áreas, como na saúde”, ressaltou Tiago Fernandes durante a solenidade de entrega dos veículos, que ocorreu na segunda-feira (22).

Com a entrega das 44 ambulâncias,foram investidos mais de 11 milhões de reais. Um total de 66 ambulâncias foram entregues na gestão do governador Carlos Brandão e do secretário Tiago Fernandes, sendo 51 só em 2023. Ainda este ano, a previsão é entregar mais 50 veículos aos municípios maranhenses.

A ambulância é uma unidade básica, porém com suporte para sistema avançado UTI e pode ser equipada ainda como Unidade de Suporte Avançado (USA). Os veículos dispõem de pranchas, maca, umidificador, cadeira de rodas, cilindro de oxigênio e bala de transporte para oxigênio e inversor de 1000w.

  • Thiago Azevedo
  • 26 de maio de 2023

Chaguinhas discute melhorias para o Jardim São Cristóvão com secretário de Obras e Serviços Públicos

Parlamentar solicitou instalação de Feira Livre, no final da Rua Bom Jesus; a entrega do Posto de Saúde e a Requalificação Asfáltica do bairro.

O 1º vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Francisco Chaguinhas (Podemos) se reuniu, nesta quinta-feira (25), com o secretário David Col Debella, titular da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), com o objetivo de discutir três importantes investimentos para o Jardim São Cristóvão I.

Na reunião, com a participação de representantes do bairro, o parlamentar solicitou a Feira Livre, no final da Rua Bom Jesus, reiterando um requerimento de sua autoria; a entrega do Posto de Saúde e a Requalificação Asfáltica da comunidade.

De acordo com Chaguinhas, foi um encontro muito produtivo e satisfatório com a certeza de que a operacionalização de obras públicas seguirá em boas mãos.
“Tivemos uma conversa muito produtiva e satisfatória com a certeza de que o setor de obras públicas está em boas mãos”, comentou.

A reunião na Semosp demorou mais de uma hora e, segundo o vereador, o secretário David Col Debella foi bastante receptivo às propostas, tanto que se propôs a ajudar dentro do que for possível.

“O secretário foi muito atencioso e receptível em atender essas demandas e se comprometeu a nos ajudar dentro do que for possível. Acredito que, em breve, teremos boas notícias para nossas comunidades”, concluiu.

Veja as vias que serão beneficiadas com asfalto:

Rua / Quadra

Antônio Dino / Quadra 95;

Haroldo Paiva / Quadras 101, 109, 115, 116 e 193;

Nova Betel / Quadras 122 e 123;

Bom Jesus / Quadras 122 e 123;

Nova Jerusalém / Quadra 208.