• Thiago Azevedo
  • 25 de maio de 2023

TCE emitirá Alerta aos municípios fiscalizados na Operação Educação

O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) emitirá Alerta às secretarias municipais de Educação dos municípios de Araioses, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Belágua, Caxias, Chapadinha, Codó, Coroatá, Dom Pedro, Grajaú, Itapecuru-Mirim, Miranda do Norte, Morros, Paço do Lumiar, Pinheiro, Pirapemas, Presidente Dutra, Raposa, Rosário, Santa Helena, São Bento, São Domingos do Maranhão, São José de Ribamar, São Luís, São Mateus do Maranhão, Senador Alexandre Costa, Timon, Tutóia, Vargem Grande e Viana.

O Alerta do TCE maranhense é uma das consequências da Operação Educação, fiscalização conjunta que reuniu 31 Tribunais de Contas de todo o país e verificou as condições de funcionamento de 1.088 escolas públicas estaduais e municipais. No Maranhão, os auditores do TCE fiscalizaram 99 escolas distribuídas em 31 municípios.

As escolas objeto da fiscalização foram escolhidas a partir de indicativos de situações críticas relacionadas à infraestrutura que constam no Censo Escolar 2022. Os itens analisados englobaram aspectos referentes à acessibilidade, estrutura e conservação, saneamento básico e energia elétrica, sistema de combate a incêndios, alimentação, esporte, recreação e espaços pedagógicos.

De acordo com o indicador criado pelo comitê gestor, o Maranhão apresenta o maior percentual de escolas públicas entre os níveis mais baixos (1 e 2) dos 5 níveis de classificação das escolas, conforme metodologia adotada para o desenvolvimento da Operação Educação.

Nos termos do Alerta que será emitido pelo TCE, os municípios citados terão quarenta e cinco dias para enviarem à Corte de Contas maranhense o cronograma das obras, reformas e manutenções de todas as unidades educacionais realizadas nos últimos dois anos ou ainda em andamento, incluindo as que demandam manutenções imediatas relacionadas à acessibilidade, informando, inclusive, o ID do processo de contratação no Sacop e no Sinc Contrata.

Os municípios devem enviar também a relação de todas as escolas municipais, informando a situação do Auto de vistoria do Corpo de Bombeiros e do Alvará de licença e funcionamento emitido pela Vigilância Sanitária.

Em relação à merenda escolar, o Alerta solicitará o envio de relatório assinado pelo nutricionista responsável técnico do município junto ao Programa de Alimentação Escolar (PAE) e por no mínimo três membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), informando as condições de higiene, de ambiente, preparo e distribuição das refeições, armazenamento dos alimentos, os veículos de transporte dos alimentos, utensílios e equipamentos de cada unidade escolar municipal.

Ainda em relação à merenda escolar, o TCE requer que seja enviado ao órgão Plano de Ação para a correção das irregularidades encontradas e a relação de contratos vigentes referentes ao fornecimento de merenda escolar, informando o ID do processo de contratação no Sacop e Sinc Contrata.

Os documentos devem ser encaminhados pelo sistema de informações do TCE no prazo de quarenta e cinco dias a contar da publicação do Alerta no Diário Oficial Eletrônico da instituição. A Secretaria de Fiscalização do TCE (Sefis) será responsável pelo monitoramento do cumprimento das determinações por meio de acompanhamento específico para cada município, enviando aos conselheiros relatores das prestações de contas municipais os resultados.

  • Thiago Azevedo
  • 25 de maio de 2023

Tribunal mantém filho do prefeito de Peri-Mirim preso por morte de idoso em Bequimão

A 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão negou ordem de habeas corpus Luan França, filho do prefeito de Peri-Mirim, Heliezer do Povo, suspeito da morte de Terezinho Ferreira Pereira, em fevereiro de 2023, no município de Bequimão. A custódia foi decretada sob o pretexto de resguardo da ordem pública e garantia da aplicação da lei penal.

De acordo com a votação unânime do órgão colegiado, depreende-se dos autos originários que houve a instauração de inquérito policial com o objetivo de apurar a prática, em tese, do crime de homicídio na modalidade tentada, ocorrido no interior de um bar no Povoado Monte Alegre, zona rural de Bequimão, ocasião em que a vítima, que estava sendo atendida, fora alvejada por golpes de faca.

No habeas corpus, com pedido liminar, a defesa alegou, em síntese, que seu representado encontra-se preso, preventivamente, em razão da suspeita da prática do homicídio, mas afirmou que o decreto prisional contém fundamentação inidônea, pois lastreado apenas na gravidade abstrata do delito e em testemunhos indiretos, ressaltando não existir indicação concreta de que, solto, o suspeito possa atentar contra a ordem pública, causar empecilho à instrução criminal ou escapar do distrito da culpa.

Encaminhados os autos à Procuradoria Geral de Justiça para emissão de parecer, a procuradora Regina Maria da Costa Leite opinou pelo conhecimento e denegação da ordem.

VOTO

Relator do HC, o desembargador Gervásio dos Santos Júnior destacou que, de acordo com os autos, deduz-se que, após a colheita de depoimentos de testemunhas, especialmente da proprietária do estabelecimento comercial, as suspeitas quanto à autoria do delito recaíram sobre o investigado, ex-companheiro dela, que teria, em tese, chegado ao local com os ânimos alterados, descido da motocicleta em que estava e ido em direção a ela, que conseguiu fugir.

Na sequência, possivelmente motivado por ciúmes, o suspeito teria golpeado o idoso com uma arma branca na região do abdômen.

O desembargador entendeu como justificado o encarceramento, em razão de que o juiz, ao acolher a representação formulada pela autoridade policial, em decisão datada de 3 de fevereiro de 2023, firmou a imprescindibilidade da prisão para fins de assegurar a ordem pública e resguardar a aplicação da lei penal.

Acrescentou que, na decisão, o magistrado de base pontuou a presença de prova da materialidade do crime e indícios suficientes de autoria, consubstanciados no exame de corpo de delito do ofendido e no termo de declaração da testemunha, ressaltando que o suspeito supostamente agiu mediante uso de arma branca, tendo tentado tirar a vida da vítima de maneira fria e cruel, tendo empreendido fuga do local em seguida.

O relator registrou que, conforme se infere da ação penal, a vítima evoluiu para óbito em 4 de fevereiro, e o cumprimento do mandado de prisão se deu apenas em 22 de abril passado, havendo o oferecimento de denúncia em face do paciente pela prática, em tese, do crime insculpido no artigo 121, parágrafo 2º, I e IV do Código Penal, o que robustece o “fumus comissi delicti” (comprovação da existência de um crime e indícios suficientes de autoria).

Destacou, ainda, que verificada, em pesquisa ao sistema PJe que tramita na Comarca de Bequimão, em desfavor do paciente, medida protetiva de urgência e processo em que é acusado de cometer os delitos constantes no artigo 129, parágrafo 9º e artigo 147, caput, do Código Penal c/c Lei nº 11.340/06, em face de sua ex-companheira, circunstâncias que reforçam a ameaça à ordem pública.

  • Thiago Azevedo
  • 25 de maio de 2023

Eleições 2024: Paulo Victor tem semana de articulação em Brasília


Na tarde desta terça-feira (23), o presidente da Câmara de Vereadores de São Luís, Paulo Victor, que representa o partido PCdoB, realizou uma visita ao ministério das Comunicações em Brasília. O objetivo da visita foi discutir as eleições de 2024 na cidade de São Luís, capital do estado do Maranhão.

Durante o encontro, o presidente da Câmara foi recebido pelo ministro Juscelino Filho, que é membro do partido União Brasil. Além de Paulo Victor, estiveram presentes os vereadores Octávio Soeiro, do partido Podemos, Nato Júnior e Raimundo Penha, ambos do PDT, e Álvaro Pires, que atualmente está sem partido.

O principal tema abordado na reunião foi a preparação e estratégias para as eleições municipais que ocorrerão em 2024 na cidade de São Luís. Os representantes discutiram possíveis alianças políticas, definição de candidaturas e propostas para o desenvolvimento da capital maranhense.

  • Thiago Azevedo
  • 25 de maio de 2023

Representantes da OAB/MA participam em Brasília do lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Advocacia


O presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva, juntamente com representantes do Conselho Seccional da OAB/MA, participou do lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Advocacia, na Câmara dos Deputados, em Brasília. O lançamento aconteceu nesta terça-feira, 24/05.

“É mais uma ação de valorização da classe advocatícia em todo o país”, explicou o presidente Kaio Saraiva. Entre os objetivos estão: ampliar o debate das pautas de interesse da advocacia no Congresso durante a atual legislatura, que teve início em fevereiro.

Na comitiva do Maranhão, também estiveram presentes: a vice-presidente, Tatiana Costa, os conselheiros federais, Ana Karolina Carvalho, Thiago Diaz e Daniel Blume, entre outros representantes da advocacia maranhense. Os advogados, conduzidos pelo presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, foram recepcionados pelo deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG).

A Frente conta com 203 deputados e 17 senadores de diferentes legendas. De acordo com Simonetti, “os parlamentares que aqui estão assumiram o compromisso público de lutar pelas prerrogativas de nossa classe e pela efetividade do Sistema Jurídico. Estou certo de que esta Frente Parlamentar manterá a postura receptiva com a Ordem dos Advogados do Brasil”, afirmou.

O presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva, complementou que “entre as linhas de atuação está a defesa do Exame de Ordem para a aferição da qualidade do ensino jurídico no Brasil e, consequentemente, para a preservação da qualidade e dignidade da categoria profissional”, finalizou.

Advocacia: pilar da democracia
Lafayette de Andrada explicou que, mesmo com a diversidade de correntes de pensamento no Congresso, mais de 200 parlamentares se uniram em torno da defesa da advocacia. “O advogado é indispensável à administração da Justiça. A administração da Justiça é o que garante a todos nós a cidadania. A cidadania é um dos pilares da democracia. A advocacia é, portanto, um dos fundamentos da democracia no nosso país”, pontuou.

Autora do PL aprovado na Câmara que permite a suspensão do exercício profissional de advogados que cometam assédio moral, sexual e discriminação, Laura Carneiro (PSD-RJ), também elogiou a Frente Parlamentar. “Somos a única profissão que consta no texto constitucional. Não foi à toa que o constituinte teve a noção exata da importância da defesa dos direitos dos cidadãos. Essa ampla defesa só é possível por meio da advocacia”, comunicou Laura Carneiro.

A frente parlamentar tem caráter suprapartidário e serve para promover debates sobre determinado tema de interesse da sociedade. Para que seja constituída, deve ter o apoio de pelo menos um terço dos integrantes do Poder Legislativo, ou seja, 198 deputados e senadores no caso das frentes mistas.

  • Thiago Azevedo
  • 25 de maio de 2023

Iracema Vale fala de potencialidades e protagonismo feminino em Fórum de Políticas Públicas para Mulheres

41eddbd50701c906bfb5486cc4aea8ad.jpg

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, na manhã desta quarta-feira (24), do Fórum Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, promovido pela Secretaria de Estado da Mulher (Semu), no Multicenter Sebrae. O evento contou com a presença da ministra da Mulher, Aparecida Gonçalves.

“Hoje, nesse grande encontro, temos a oportunidade de discutir políticas capazes de garantir que cada vez mais mulheres consigam atingir suas potencialidades, protagonizar suas vidas e nos espaços por elas ocupados”, afirmou Iracema Vale.

A iniciativa faz parte das atividades desenvolvidas pelo Governo do Maranhão para promover a troca de experiências e conhecimentos acerca das demandas específicas de cada município do Estado, visando à construção de políticas concretas que possam transformar a realidade das mulheres maranhenses.

Em pronunciamento, a parlamentar também lembrou que, pela primeira vez, em 188 anos, a Assembleia Legislativa do Estado possui uma mulher à frente da presidência, bem como também consolidou a maior bancada feminina da história do Parlamento maranhense ao eleger 12 deputadas estaduais.

“Nós fizemos história elegendo a primeira mulher presidente. E ter uma voz feminina no comando é também sobre ter vez. Além disso, 12 mulheres foram eleitas e as vozes dessas deputadas estão ecoando muitas outras. A representatividade feminina é fundamental para o exercício da democracia e continuaremos, juntas, lutando pelas maranhenses”, salientou.

Estiveram presentes, ainda, as deputadas estaduais Daniella (PSB), Solange Almeida (PL), Andréia Rezende (PSB), Ana do Gás (PCdoB), Cláudia Coutinho (PDT), Dra. Viviane (PDT), Janaína Ramos (Republicanos), Edna Silva (Patriotas), além dos deputados Roberto Costa (MDB), Ricardo Arruda (MDB), Ricardo Rios (PCdoB) e Davi Brandão (PSB).

ece69a500df037ee3388c95ae6cecfc8.jpg

Reflexões

Segundo a ministra da Mulher, Aparecida Gonçalves, a programação do evento irá trazer importantes reflexões sobre as políticas públicas voltadas para as mulheres e a sua implementação em níveis locais, estaduais e nacionais, principalmente as que visam à autonomia econômica, geração de renda, o combate ao feminicídio e o fortalecimento da rede de enfrentamento à violência contra a mulher.

“O grande desafio no Brasil, não só no Maranhão, é dar conta de criar uma cura, onde as pessoas se respeitem e onde sejam valorizadas em todos os espaços, principalmente as mulheres. Nós precisamos reconstruir o Brasil e formar uma nova cultura para acabar com o feminicídio”, acrescentou a ministra.

fb53cfc8876dce0addda698590810c37.jpg

Intercâmbio

A secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha, ressaltou que haverá painéis com palestrantes renomadas na área, durante os dois dias de evento. “A ideia é articular e mobilizar, junto ao Governo Federal, intercâmbios e agendas coletivas, a fim de fortalecer a defesa e a valorização das mulheres em todo o país”, frisou.

Também marcaram presença no evento a senadora Eliziane Gama (Cidadania); a Subdefensora-Geral do Estado, Cristiane Marques; a vereadora Karla Sarney (PSD), representando a Câmara Municipal; o procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau; e a prefeita de Buriti Bravo, Luciana Leocádio (PCdoB), representando a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem).

fbff69d00914e17605e98f4598db0e28.jpg

  • Thiago Azevedo
  • 25 de maio de 2023

Filiação de Cléber Verde ao MDB será oficializada no dia 29

O deputado federal Cléber Verde decidiu se filiar ao MDB (Movimento Democrático Brasileiro). O ato de filiação, que terá a presença do presidente nacional do partido, Baleia Rossi e da deputada Roseana Sarney, foi marcado para a próxima segunda-feira, 28.

O embarque do parlamentar no partido foi revelado em março pelo blog da Dalvana Mendes, depois que ele perdeu o comando do Republicanos no Maranhão para o deputado Aluísio Mendes

Verde, que já está bastante ‘maduro’ na política, chega ao MDB não para ser índio, mas buscando ser um cacique. Por isso, deverá assumir o comando da sigla em São Luís e organizar a legenda para a eleição na capital.

Outra chegada bastante aguardada na legenda é a do empresário Marcus Brandão. Na solenidade da próxima segunda-feira, os emedebistas também devem anunciar a data para filiação do irmão do governador Carlos Brandão (PSB).

  • Thiago Azevedo
  • 24 de maio de 2023

Deputado Yglesio esclarece polêmica sobre fala do desembargador Raimundo Bogeá

Parlamentar ressalta histórico de militância na área da saúde no direito e esclarece intenção das palavras do desembargador

O deputado Dr. Yglésio em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, fez uma veemente defesa do desembargador Raimundo Bogeá, cujas palavras foram mal interpretadas em um discurso proferido no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA). O parlamentar destacou a trajetória de militância do desembargador na área da saúde no direito e apontou que portais de internet ligados à esquerda política divulgaram o pronunciamento de forma a distorcer sua real intenção.

Durante seu discurso, o deputado Yglesio enfatizou a importância de se considerar o contexto completo das palavras proferidas pelo desembargador Raimundo Bogeá, evitando conclusões precipitadas que possam gerar uma imagem distorcida de suas intenções.

O desembargador Bogeá, reconhecido por sua vasta experiência jurídica e sua atuação na área da saúde, teria mencionado a palavra “problema” em seu discurso, o que levou alguns veículos de imprensa a interpretarem sua fala de maneira equivocada, atribuindo-lhe um sentido diferente daquele pretendido.

De acordo com o deputado Yglesio, o desembargador Bogeá possui uma trajetória sólida e dedicada à defesa dos direitos no âmbito da saúde, contribuindo para a garantia de acesso à assistência médica de qualidade para todos.

O parlamentar aproveitou seu pronunciamento para destacar a importância de um debate saudável e baseado em argumentos consistentes, a fim de evitar a disseminação de informações falsas ou distorcidas que possam comprometer a reputação de figuras públicas. Ele reforçou a necessidade de se buscar a verdade e evitar o sensacionalismo nas discussões políticas, buscando o diálogo construtivo e a análise aprofundada dos fatos.

 

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 24 de maio de 2023

Pastos Bons: MPMA requer delegado, escrivão e agentes da Polícia Civil para o município

O Ministério Público do Maranhão ajuizou, em 23 de maio, Ação Civil Pública requerendo, tanto como medida liminar quanto pedido final, que a Justiça obrigue o Estado do Maranhão a lotar e manter, no município de Pastos Bons, um delegado de Polícia, um escrivão e dois agentes de Polícia Civil. A manifestação foi assinada pelo promotor de justiça Hélder Ferreira Bezerra.

Também foi requerida a requalificação das instalações prediais da Delegacia de Polícia Civil de Pastos Bons, além da destinação de mobiliário e equipamentos necessários para as atividades dos servidores do estabelecimento, ou a relocação de outro prédio desde que adequado aos serviços de polícia judiciária, no prazo de três meses.

De acordo com o promotor de justiça, desde 2019 não há delegado, escrivão e agente de polícia civil lotados no município, ficando a segurança pública da cidade sob responsabilidade unicamente da Polícia Militar. As investigações de crimes de toda natureza estão sendo feitas por delegados de outras circunscrições.

“Por conta dessa realidade, especialmente a ausência de delegado de polícia, fica inviável a conclusão das centenas de procedimentos policiais em tempo hábil, principalmente a apuração de atos infracionais, cujo prazo de prescrição é bastante reduzido em relação aos demais e crimes de violência doméstica que, pelo elevado número e gravidade, têm repressão deficiente”, afirmou Hélder Bezerra, na ação.

  • Thiago Azevedo
  • 24 de maio de 2023

Aprovado PL de Iracema Vale que obriga comunicação à DPE dos nascimentos sem identificação de paternidade

Aprovado PL de Iracema Vale que obriga comunicação à DPE dos nascimentos sem identificação de paternidade

O Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão plenária desta terça-feira (23), em segundo turno, o Projeto de Lei 155/2023, de autoria da presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB), que dispõe sobre a obrigatoriedade da comunicação de nascimento sem identificação de paternidade à Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE-MA). A matéria segue para sanção governamental.

Segundo a proposição, os oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Maranhão ficam obrigados a encaminhar, de forma trimestral, à DPE-MA, existente em sua circunscrição, relação por escrito dos registros de nascimento, realizados em seus cartórios, em que não conste a identificação de paternidade.

De acordo com o texto, a relação deve conter todos os dados informados no ato do registro de nascimento, inclusive o endereço da mãe do recém-nascido, seu número de telefone, caso o possua, nome e endereço do suposto pai, se este tiver sido indicado pela mãe na ocasião da realização do registro.

Na realização de tais registros, conforme o projeto, será informado que a mãe tem, além do direito de indicação do suposto pai, na forma do disposto no art. 2º da Lei Federal nº 8.560/1992, o direito de propor em nome da criança a competente ação de investigação de paternidade, com vistas a inclusão do nome do pai no registro civil de nascimento.

Além disso, em caso de comarcas que ainda não possuem núcleo de DPE-MA, a comunicação deve ser encaminhada para a Defensoria Geral. Os oficiais ficam, ainda, obrigados a informar às mães acerca do direito que possuem em procurar a DPE-MA, para orientação jurídica inerente à inclusão do genitor no registro civil de nascimento.

Dados

Em justificativa encaminhada à Assembleia, a matéria afirma que, no Maranhão, no período de 1º de janeiro de 2016 à 17 de janeiro de 2023, foram contabilizados 613.118 nascimentos, destes, 57.067 não tiveram a identificação de paternidade. Na cidade de São Luís, no mesmo período, foram registrados 80.388 nascimentos e, em apenas 39, havia a indicação do vínculo paterno.

“A nossa proposição é uma tentativa de resolver o problema, a fim de amparar crianças que se encontram nessa situação. Desta forma, se busca o reconhecimento de paternidade, ajudando também a estreitar os vínculos de afetividade entre pais e filhos”, afirmou Iracema Vale.

Segundo a parlamentar, houve diversas reuniões com representantes da DPE-MA para que tal projeto pudesse ser exitoso. “Agora, conseguimos aprovar esta proposição aqui na Casa, o que eu considero ser um avanço para o Maranhão”, comemorou.

  • Thiago Azevedo
  • 24 de maio de 2023

Prefeito Edésio reúne-se com Dep. Ricardo Rios em busca de benefícios e investimentos para o município

 

Cumprindo importante agenda de trabalho em São Luís, o prefeito Edésio Cavalcanti e seu assessor Raylan, estiveram na manhã desta terça-feira, 23/05, na Assembleia Legislativa.

Na ocasião, o gestor visitou o gabinete do Deputado estadual, Ricardo Rios, parlamentar representante de Turiaçu no parlamento estadual, onde o legislador teve mais de 6 mil votos.

Positiva foi a conversa, onde Edésio reforçou junto ao deputado, seu apoio para o atendimento das já apresentadas ao Governo do Estado.

“Sempre que venho conversar com o deputado Ricardo Rios, meu parente, trago demandas da nossa população, povo trabalhador que acreditou e confia no seu compromisso com o bem estar dos turienses”, destacou o prefeito Edésio Cavalcanti.