• Thiago Azevedo
  • 27 de abril de 2023

Viagem à França é oportunidade de conexão com São Luís”, afirma Aldir Júnior

_Em entrevista, vereador explicou que convite para visitar país europeu será para participar de evento em homenagem ao fundador da capital maranhense_

O vereador Aldir Júnior (PL), 1º secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís (CMSL) falou, nesta quarta-feira (26), em entrevista ao telejornal “Band Cidade”, da TV Band Maranhão (canal 15.1), sobre a sua viagem à França, classificando-a como oportunidade de conexão com a capital maranhense.

“Teremos a oportunidade de fazer uma conexão entre a França e São Luís, principalmente por saber que a capital maranhense, além de ser patrimônio da humanidade, é uma cidade que foi colonizada e descoberta por franceses e temos esse grau de intimidade. Além disso, a gente sabe que o Centro Histórico é formado totalmente por uma arquitetura. Então, isso é muito importante para preservar o turismo, que é uma das nossas principais bandeiras por saber que é uma importante fonte de emprego e renda”, declarou.

Ao lado do escritor Antônio Noberto, Aldir Júnior foi convidado para visitar o país europeu e será um dos representantes do Maranhão e da capital São Luís em um destacado evento em homenagem ao fundador de São Luís e descobridor das Guianas, Daniel de la Touche, Senhor de la Ravardière.

Ele explicou que é a primeira vez em mais de quatro séculos que o fundador da capital será lembrado na França de forma tão destacada. Serão três dias de evento nas cidades bretãs de Saint-Malo e Cancale, de 5 a 7 de maio.

O pesquisador e ex-presidente da Academia Ludovicense de Letras, Antônio Noberto, será um dos palestrantes do evento. Enquanto o vereador Aldir Junior, representante da Câmara Municipal de São Luís, manterá contatos com o setor público e privado com vistas a um possível intercâmbio com as cidades francesas.

“Nós estaremos no dia 1º, nos direcionando para a cidade de Paris e, nos dias 2 e 3, nas cidades de Saint-Malo e Cancale. Retornaremos à São Luís no dia 7, mas tenho certeza que nestes cinco dias faremos contatos com o setor público e privado com vistas a um possível intercâmbio com as cidades francesas”, completou.

Outros destaques

Além de comentar sobre a viagem, Aldir também destacou alguns importantes projetos que apresentou no Legislativo com foco na geração de emprego, principalmente, voltados às empresas contratadas pelo poder público municipal.

O vereador também comentou sobre a greve dos rodoviários em São Luís que entrou nesta quinta-feira (27) em seu terceiro dia sem nenhuma negociação.

  • Thiago Azevedo
  • 27 de abril de 2023

Prefeita Paula Azevedo inaugura nova sede do CAPS no município de Paço do Lumiar

O Município de Paço do Lumiar ganhou esta manhã (26.04) um novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), na Avenida 14 do Maiobão. A entrega do prédio, ampliado e totalmente requalificado, foi feita pela prefeita Paula Azevedo, que esteve acompanhada do seu corpo de secretários e assessores.
A solenidade de reinauguração contou, ainda, com a presença do coordenador do CAPS II, Diego Raí de Azevedo Costa, do presidente da Câmara, Jorge Maru, e de outros vereadores de Paço do Lumiar; além de assessores do deputado federal Márcio Jerry e do deputado estadual Rodrigo Lago. A festa foi abrilhantada pela participação do “Boizinho Terapêutico Estrela do CAPS”, que fez uma apresentação especial para os convidados da festa.
A prefeita Paula Azevedo destacou a importância da reforma e ampliação da nova estrutura do CAPS II para um atendimento mais digno e humanizado para a população de Paço do Lumiar. “Temos uma equipe completa, de médicos, terapeutas, assistentes sociais, fonoaudiólogos, entre outros, para dar suporte aos pacientes que estão em tratamento. É um esforço que vale muito a pena. É dignidade aos usuários do serviço”, ressaltou.
A prefeita de Paço do Lumiar, na oportunidade, também falou das recentes conquistas do município, com a destinação de emendas no valor de R$ 3 milhões para cuidados com a Saúde e para outras demandas do município, e da sinalização do Governo do Estado para a implantação de uma unidade do Viva/Procon, um Colégio Militar, e um novo Restaurante Popular.
“Temos buscado a parceria das mais distintas instâncias de poder, do executivo estadual e também do legislativo. E muitas coisas boas já conquistamos para Paço do Lumiar. Conhecemos as dificuldades do município, mas temos a convicção de que a cidade tem experimentado um grande crescimento com a nossa gestão. Com respeito e dedicação estamos ouvindo as demandas da população, e atendendo a todas, na medida do possível. A minha gratidão a todos que têm cooperado para tornar os nossos sonhos possíveis”, assinalou Paula Azevedo.
Em sua fala, a secretária de Saúde, Danielle Oliveira, falou sobre algumas ações e projetos desenvolvidos pela sua pasta, que tem total atenção da prefeita Paula Azevedo, e agradeceu o esforço de todos para que o CAPS II fosse entregue reformado e ampliado à população. “Estamos aqui para trabalhar! Enquanto alguns criticam, a gente trabalha”, ressaltou Danielle.
Diego Costa, coordenador do CAPS, informou que a instituição atende atualmente mais de 500 pacientes, dos quais 329 são regulares. “Com a reforma e ampliação, estamos de portas abertas para atender novas demandas da comunidade. Estávamos num espaço improvisado, mas, agora, temos a nossa sede pronta, com profissionais capacitados, para atender a população. O sentimento é de gratidão, pois é a realização de um sonho, um desejo de toda a comunidade”, destacou.
O prédio do CAPS II possui 4 salas de atendimento, sendo uma para oficinas e trabalhos em grupo; banheiros masculino e feminino exclusivos para pacientes e também para funcionários; almoxarifado; sala de lixo infectante; cozinha; farmácia; pátio; recepção; sala de espera; sala de manejo de crise; e da coordenação. Maria da Conceição Sousa Pereira, paciente do CAPS, participou da cerimônia de reinauguração e agradeceu o trabalho da equipe. “A equipe é maravilhosa. Fazem um excelente trabalho. Eles me atenderam nos momentos mais difíceis. Gratidão à prefeita e a todos”, disse Maria da Conceição.

  • Thiago Azevedo
  • 27 de abril de 2023

Reunião mediada pelo MPMA define horários para ensaios de bumba meu boi

As Promotorias de Justiça de Controle Externo da Atividade Policial de São Luís realizaram, na manhã desta quarta-feira, 26, uma reunião para debater os horários de ensaio dos grupos de bumba meu boi da capital. Além do Ministério Público do Maranhão, participaram representantes das agremiações, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Cultura.

De acordo com os promotores de justiça Cláudio Guimarães e José Cláudio Cabral Marques, o debate atende a um pedido dos grupos culturais para que o horário dos ensaios fosse estendido e, ao mesmo tempo, verificar as possibilidades operacionais dos órgãos de fiscalização.

O coronel Emerson, comandante-geral da Polícia Militar, explicou que a carga horária dos policiais militares é de seis horas, podendo chegar ao máximo de sete horas. Uma dificuldade enfrentada pela corporação diz respeito a eventos que superem esse período, o que demanda que a equipe destacada seja dobrada.

Levando em consideração a legislação atual, o promotor Cláudio Guimarães propôs que, durante o mês de maio, os ensaios comecem às 11 da noite, indo até 4 horas. Em junho, a lei permite a extensão desse horário, podendo os grupos realizarem os seus ensaios entre meia-noite e seis horas, como é tradicional entre eles. A proposta foi aceita pelos representantes das brincadeiras e teve a anuência dos órgãos fiscalizadores.

  • Thiago Azevedo
  • 27 de abril de 2023

Ministro Dino chama tese da oposição sobre o 8 de Janeiro de “alucinação”…


O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse nesta 3ª feira (25.abr.2023) que a narrativa que a oposição ao governo tenta emplacar sobre os atos extremistas do 8 de Janeiro não passa de uma “alucinação”. Em entrevista ao ICL Notícias, Dino reforçou apoio à instauração da CPMI dos atos extremistas e disse que o vazamento do vídeo que causou a demissão do ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) general Gonçalves Dias teve “inspiração bolsonarista”.

“Eu tenho certeza de que foi um vazamento bolsonarista, isso eu afirmo cabalmente, de inspiração bolsonarista, pessoas que são adeptas dessa exótica ideologia. Com qual propósito? Provavelmente tumultuar, criar uma narrativa de que o general e o próprio governo de modo geral participou. Eles têm essa alucinação”, declarou o ministro. Durante a entrevista, Dino comentou sobre as imagens em que aparece no Palácio do Planalto ao lado do ministro da Defesa, José Múcio, depois que a invasão ao edifício foi controlada. O ministro da Justiça disse que bolsonaristas tentam adulterar o espaço-tempo.

Segundo Dino, a divulgação completa das imagens do circuito interno do Planalto já derruba as teorias de envolvimento do governo e de infiltrados na invasão. O ministro da Justiça também comentou em tom irônico as declarações de que será um dos principais investigados na CPMI. “Eu sinceramente até vejo com um certo tom anedótico a ideia, quando ela é propalada, de que eu sou um dos alvos da CPI. Eu vejo isso quase como que uma tentativa caricatural e desesperada de inverter os termos do debate”, declarou.

  • Thiago Azevedo
  • 27 de abril de 2023

DESEMBARGADOR É APOSENTADO POR INVALIDEZ E INVESTIGADO POR VENDA DE SENTENÇAS

O desembargador Cândido Artur Medeiros Ribeiro Filho, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), foi aposentado por invalidez permanente pelos seus colegas da corte em decorrência de investigações na Operação Habeas Pater. A operação visa apurar a venda de sentenças judiciais para membros de facções criminosas. Além disso, o desembargador também enfrenta um processo administrativo no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

De acordo com informações obtidas pelo Estadão, Cândido Ribeiro passou por exames com um neurologista que revelaram um “comprometimento cognitivo secundário ao uso de álcool”. Embora não tenha sido diagnosticada alienação mental, essa condição foi considerada como incapacidade laborativa, afetando sua capacidade de exercer as funções de magistrado. O laudo médico constatou que o desembargador teve dificuldades em realizar tarefas simples, como desenhar um cubo, e não conseguiu se lembrar de palavras previamente memorizadas.

A decisão de aposentadoria de Cândido Ribeiro foi tomada durante uma sessão da Corte Especial Administrativa do TRF1, realizada em 13 de abril. O parecer favorável à aposentadoria foi encaminhado ao CNJ para ser anexado ao processo em andamento. Com a aposentadoria, o desembargador manterá o salário mensal de R$ 36.663,50.

No entanto, mesmo que seja condenado pelo CNJ, a penalidade máxima imposta pelo conselho seria a aposentadoria compulsória. Isso significa que Cândido Ribeiro não estaria livre das investigações criminais às quais ele responde.
O desembargador e seu filho, o advogado Ravik de Barros Bello Ribeiro, são suspeitos de liderar um esquema de venda de sentenças em favor de um grupo de traficantes, movimentando cerca de R$ 60 milhões nos últimos anos. O esquema envolvia a compra e venda de imóveis, carros, joias e criptomoedas. Caso pai e filho sejam condenados, podem enfrentar uma pena de até 12 anos de prisão. A investigação criminal continua em andamento para apurar todos os fatos relacionados ao caso.

  • Thiago Azevedo
  • 27 de abril de 2023

Justiça Federal suspende escolha do Quinto Constitucional pela OAB-MA


A Justiça Federal suspendeu, no fim da noite desta quarta-feira, 26, o processo da OAB-MA para escolha de desembargador do TJMA pelo Quinto Constitucional.

A eleição direta ocorreu na segunda-feira, 24, e a sabatina dos 12 eleitos estava marcada para hoje, 27.

A decisao é do juiz federal substituto André Coutinho da Fonseca Fernandes Gomes, no plantão judicial.

Alem de suspender todo o processo, ele determinou que a Ordem informe, em 15 dias, a lista de advogados que prestaram compromisso entre os dias 8 de fevereiro e 23 de abril.

Em tese, estes não poderiam votar na eleição, mas há relatos de que alguns votaram.

“Tal situação, ao que parece, para além de violar objetivamente o regramento estabelecido para o pleito, teria o potencial de, em prejuízo da segurança jurídica, impactar o resultado da própria eleição”, despachou Gomes.

O magistrado determinou, ainda, que a OAB-MA apresente a lista de advogados aptos a votar no processo, a votação dos candidatos por subseção – bem como os quantitativos de votos brancos e nulos – e os dados da apuração dos votos na plataforma ElejaOnLine.

Blog Gilberto Leda 

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 26 de abril de 2023

Imagem do dia: Flávio, Brandão e Camarão no Maranhão

No Maranhão é Lula, Dino, Brandão e Camarão!

E hoje (26), o Ministro da Justiça, Flávio Dino veio trazer o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, o PRONASCI 2 ao Maranhão. Além de entregar 18 viaturas polícias para fortalecer a Segurança Pública no estado.

O Maranhão continua unido…

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 26 de abril de 2023

Jorge Marú acompanha Prefeita Paula Azevedo na reinauguração do CAPS II em Paço do Lumiar


Em mais um, entre tantos investimentos na área da saúde, a Prefeitura de Paço do Lumiar, sob o comando da prefeita Paula Azevedo(PCdoB) – reinaugurou na manhã desta quarta-feira(26), a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II.

O local da unidade, localizada na Avenida 14, no conjunto Maiobão, foi escolhido em razão da excelente estrutura física e a fácil acessibilidade. O evento, bastante aguardado pelos luminenses, acabou por superar todas as expectativas, evidenciando, de forma inconteste, a força e o prestigio da prefeita.

A nova sede contempla um espaço que vai abrigar três consultórios médicos, coordenação, assistência farmacêutica, cozinha, sala de vivência, banheiros internos e externos, almoxarifado e uma ampla área externa para as atividades laborais em grupo.

Acompanhada por assessores e familiares, a chefa do Executivo chegou ao local e foi recepcionada pelo presidente do Legislativo – vereador Jorge Marú(Republicanos), além de Wellington Sousa(PSB) e Rafael Neves(PL). Toda a equipe técnica também esteve prestigiando a solenidade, incluindo, a secretária municipal de Saúde – Danielle Pereira de Oliveira.

Sem esconder a alegria do feito alçado, durante sua fala, a prefeita agradeceu a presença de todos e teceu comentário sobre a importância do serviço realizado pela unidade.

“Essa conquista é um marco para as ações de saúde mental no município. Depois das dificuldades advindas, confesso a minha felicidade, enquanto gestora, em inaugurar essa importante obra. Quero aproveitar o ensejo para agradecer a dedicação e união da equipe do CAPS II, a gestão de saúde, os servidores da área e todas as famílias que aqui são atendidas. Essa conquista é de todos nós. Tenho certeza que a partir deste momento, em se tratando de CAPS, nosso município será referência para os demais que formam a Região Metropolitana”, pontou a prefeita.

O presidente da Câmara – Jorge Marú – lembrou a importância das politicas públicas voltadas para a saúde mental e parabenizou a gestão da prefeita pelo compromisso com os luminenses que precisam desse tipo de tratamento. “Aqui é uma família, é atenção especial, atenção que essa equipe multidisciplinar proporciona as pessoas que procuram este local. Aqui gostaria de deixar os meus parabéns e dizer que continuaremos avançando na saúde e em toda a gestão da prefeita Paula Azevedo. A Câmara Municipal estará caminhando junto ao Executivo na implantação de politicas que trazem beneficio para o nosso município”, asseverou o parlamentar.

Já a titular da Secretaria de Saúde – Danielle Pereira Oliveira – enfatizou o trabalho exaustivo que vem sendo realizado pela gestão, objetivado assegurar, além das condições técnicas, conformo e comodidade ao público alvo.

“Recebemos a estrutura de saúde deteriorada e sem equipamento. Consertamos e já estamos entregando novos espaços, informatizando as unidades; contratamos uma empresa para dá um serviço de qualidade de remoção para o SAMU, ou seja, o trabalho tem sido árduo. Hoje estamos entregando CAPS II com uma equipe completa e multiprofissional, e logo mais obras serão disponibilizadas”, destacou a secretária.

O diretor do CAPS II – Diego Raí – foi outra importante peça na engrenagem administrativa, que nesta manhã, não escondeu a satisfação profissional. Em sua fala, ele demonstrou que a prestação do serviço do centro vai muito além da estrutura física, da psicoterapia e da parte medicamentosa.

“Quero agradecer e parabenizar o empenho da prefeita Paula bem como da secretária Danielle. Esse não era um desejo apenas meu, mas da equipe e dos usuários”, finalizou.

Além da prefeita, o evento contou com a presença de técnicos, vereadores, secretários, representantes do deputado federal Marcio Jerry e estadual Rodrigo Lado, ambos do PCdoB, pacientes, familiares e demais convidados. Após o discurso, houve uma apresentação cultural do boi de orquestra formado pelos pacientes, foi servido lanche e a comitiva da prefeita fez um tour pelas dependências físicas do local.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 26 de abril de 2023

Segurança nas escolas – Assembleia discutirá tema em audiência pública nesta quinta-feira (27)

Com o tema “Enfrentamento da violência nas escolas”, uma audiência pública será realizada pela Comissão de Educação, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Maranhão, nesta quinta-feira (27), às 14h, no Auditório Neiva Moreira (Complexo de Comunicação da Alema, Cohafuma).

“É necessário que a Assembleia discuta esse tema que hoje aflige a sociedade e, sobretudo, os estudantes, professores e pais de alunos. Por isso, vamos reunir e ouvir todos os envolvidos em busca de soluções para o problemas”, afirmou o deputado Ricardo Arruda (MDB), presidente da Comissão de Educação.

A audiência pública contará com a presença de representantes do Governo do Estado, Ministério Público, além de outras instituições, da sociedade civil, pais de estudantes e professores. Também participarão especialistas no tema, a exemplo da professora Fabiana Oliveira Canavieira, do Departamento de Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que é doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde realiza estudos, principalmente, sobre questões relacionadas à infância.

O objetivo do evento é definir e encaminhar medidas para a prevenção de casos de violência, de ameaças e ataques a escolas, como os registrados em várias regiões do país, e que tiveram repercussões também em diversos municípios maranhenses. A ação visa garantir segurança a todos no ambiente escolar.

Além do presidente Ricardo Arruda, a Comissão é composta pelos deputados Leandro Bello (Podemos), vice-presidente, Cláudia Coutinho (PDT), Júlio Mendonça (PCdoB), Ricardo Rios (PCdoB) e Júnior França (PP).

  • Thiago Azevedo
  • 26 de abril de 2023

Prefeitura de Turiaçu realiza iniciativas voltadas para a juventude local


Na última terça (25), a prefeitura de Turiaçu utilizou suas redes sociais para informar sobre a parceria formada com SETRES (Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia), o anúncio ocorreu um dia depois de palestras com jovens empreendedores do município.

Resultado de uma consequência feita com a Secretária Municipal da Juventude (SEMJUV), a SETRES firmou a parceria para que os jovens da cidade tenham acesso ao programa Trabalho Jovem, que oferece cursos empregos e estágios para as empresas turienses que se credenciaram.

Outra forma de valorizar a juventude local ocorreu na segunda (24), quando diferentes profissionais ligados ao programa Juventude Empreendedora realizaram palestras e diferentes tipos de bate-papo, levando características sobre oportunidades e empreendedorismo, bem como levar novos horizontes.

Tais decisões comprovam o quanto a Prefeitura de turiaçu se importa com os jovens da sua terra.