• Thiago Azevedo
  • 8 de março de 2023

Gedema promove café da manhã em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Gedema promove café da manhã em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

O Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), presidido por Carol Duailibe, organizou, nesta quarta-feira (8), um café da manhã em homenagem às servidoras do Parlamento Estadual. A iniciativa faz parte da programação em celebração ao Dia Internacional da Mulher e contou, ainda, com distribuição de brindes, palestra, atração musical e homenagem às deputadas da Casa.

Presente ao evento, a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), afirmou que as servidoras têm um lugar especial no coração de todos os parlamentares, que reconhecem a importância de cada uma para o pleno desenvolvimento dos trabalhos.

Deputadas e servidoras participam de café da manhã em celebração ao Dia Internacional da Mulher

“Lugar de mulher é onde ela quiser, mas essas mulheres aqui conosco, na Assembleia Legislativa, fazem uma grande diferença no nosso trabalho e no nosso dia a dia. A gente tem que começar a valorizar as mulheres, principalmente, aquelas que estão próximas de nós, que é o caso das nossas servidoras”, assinalou.

O momento foi recheado de reconhecimento e agradecimento a todas as mulheres que fazem parte do Legislativo maranhense e colaboram para que a Casa do Povo cumpra o seu papel. Além do café da manhã, as servidoras também puderam assistir à palestra “12 passos para aprender a se amar”.

Parlamentares reunidas em café da manhã promovido pelo Gedema

União e celebração 

Carol Duailibe, presidente do Gedema, disse que o momento é de união e celebração por todas as conquistas que as mulheres têm alcançado ao longo dos anos. “Esse é um momento único e especial. Estamos comemorando por todas as lutas e conquistas até aqui. Ainda temos muito para conquistar e eu tenho certeza que, com a união e a força de cada uma, chegaremos onde queremos chegar”, frisou.

A deputada Daniella, procuradora da Mulher da Alema, afirmou que a data é, também, um momento de reconhecer todas as lutas que fizeram com que as mulheres conquistassem os espaços que têm atualmente. A parlamentar destacou, ainda, o lançamento da cartilha “Mermã, teu direito é lei!”, criada pela Procuradoria, em parceria com o Gedema, que reúne todas as leis estaduais e federais sancionadas para garantir mais direitos e proteção às mulheres.

“Nós sabemos de todas as lutas que nós vivemos para chegarmos a esse momento, em que celebramos as muitas conquistas de nós, mulheres. Hoje, estamos homenageando todas as funcionárias da Casa em um lindo evento organizado pelo Gedema e, também, teremos o lançamento da cartilha ‘Mermã, teu direito é lei!’, que objetiva levar mais conhecimento para as mulheres maranhenses”, completou.

Homenagem 

Também estiveram presentes ao evento as deputadas estaduais Solange Almeida (PL), Janaína Ramos (Republicanos), Edna Silva (Patriotas), Andreia Martins Rezende (PSB), além dos deputados Antônio Pereira (PSB), Carlos Lula (PSB), Rodrigo Lago (PCdoB), Júlio Mendonça (PCdoB), Júnior Cascaria (Podemos), Cláudio Cunha (PL), Wellington do Curso (PSC), Fernando Braide (PSD), Roberto Costa (MDB), Neto Evangelista (União Brasil), Florêncio Neto (PSB) e Davi Brandão (PSB).

Presidente da Alema, deputada Iracema Vale, com servidoras da Casa

“Sou uma voz feminina e, com certeza, vamos buscar parcerias para mais políticas públicas para nós, mulheres. Junto com essa bancada feminina, lutaremos pelas pautas femininas. Quero parabenizar todas as mulheres da Casa, que são especiais, cada uma com sua história, seu dever e trabalho”, declarou a deputada Solange Almeida.

O deputado Antônio Pereira disse que a data tem um simbolismo muito forte e representa a luta das mulheres por seus direitos. “Não fosse pela luta do voto feminino, não teríamos hoje 12 deputadas eleitas e uma presidente à frente deste Poder. Então, todas essas lutas demonstram conquistas. Como homem, quero parabenizar a minha esposa Carol Duailibe, presidente do Gedema, a presidente da Casa, Iracema Vale, e as 12 deputadas e servidoras da Casa”, finalizou.

  • Thiago Azevedo
  • 8 de março de 2023

Ministério Público mediará greve de professores da rede estadual

Órgão realizará estudo sobre reajuste indicado e audiência pública

Os titulares das 1ª e 2ª Promotorias de Justiça de Defesa da Educação de São Luís, Paulo Silvestre Avelar Silva e Lindonjonson Gonçalves de Sousa, respectivamente, determinaram, nesta segunda-feira, 6, instauração de Notícia de Fato com o objetivo para propor soluções sobre a greve dos professores da rede estadual de educação.

Desde 27 de fevereiro, professores da rede estadual paralisaram atividades, exigindo reajuste salarial de 14,95%. Entretanto, a administração estadual propôs o percentual de 8%.

Em portaria, os representantes do Ministério Público do Maranhão solicitaram à Assessoria Técnica do órgão a realização de estudo sobre o percentual indicado de reajuste salarial aos profissionais da rede estadual.

Os promotores de justiça também pediram a designação de audiência pública com os sindicatos das categorias em greve e a administração estadual para mediar a questão e garantir o direito à educação aos estudantes da rede pública.

“A suspensão das atividades compromete a qualidade dos serviços, provoca evasão escolar e prejudica os estudantes”, ressaltam os promotores.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 8 de março de 2023

Dois corpos são encontros no incêndio do Rio Anil Shopping


Antes das 23h de ontem, terça-feira (07), o Corpo de Bombeiros encontrou o corpo de uma jovem nos escombros do cinema na sala 02 do cinema Cinesytem, no Shopping Rio Anil, que sofreu incêndio desde o período da tarde. Os corpos de Evellyn Gomes Gusmão Silva (foto a esquerda e Yasmin Gomes (foto a direita) foram reconhecidos pelos familiares no IML. O enterro deve acontecer hoje, quarta-feira (O8).

O incêndio ocorreu na sala do cinema no local do projetor e teve quatro tetos desabados. Até parte do período da noite estavam confirmados apenas 13 pessoas feridas, que se distribuíram entre hospitais particulares e públicos, conforme informações do Corpo de Bombeiros.

Porém, antes das 23h foi localizado o primeiro corpo de Evellyn, 16 anos, nos escombros da sala 2. Ela estava em companhia das colegas Jéssica Deise e Ana Paula, que foram atendidas para o Socorrão 2 e UPA dos Vinhais. Já o corpo de Yasmin Gomes foi achado após às 1h da madrugada de hoje totalmente carbonizado.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 7 de março de 2023

NO MÊS DA MULHER, GESTÃO PAULA AZEVEDO REFORÇA IMPORTÂNCIA DE AÇÕES QUE AMPLIEM PROTEÇÃO E GARANTAM OS DIREITOS DAS MULHERES

Com a aproximação do Dia Internacional da Mulher (08/03), a gestão da Prefeita Paula Azevedo reforça as ações de políticas públicas que fortaleçam a rede de proteção às mulheres de Paço do Lumiar, garantam os direitos conquistados pelo público feminino e ampliem os espaços que podem ser ocupados pelas luminenses.

A Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência de Paço do Lumiar é uma das instituições dentro do município que fazem esse trabalho de proteção. Seu objetivo é articular, monitorar e avaliar políticas, programas, serviços e ações que melhorem e aperfeiçoem o atendimento integral às mulheres em situação de violência.

Segundo a prefeita Paula Azevedo, a Rede é formada pelas secretarias municipais de Direitos Humanos, de Saúde, de Educação e de Desenvolvimento Social, bem como pelo Ministério Público, a Defensoria Pública, o Comando de Segurança Comunitária/Patrulha Maria da Penha, a 3ª Vara do Termo de Paço do Lumiar, a Unidade de Pronto Atendimento de Paço do Lumiar, Polícia Militar, Conselho Tutelar, a Delegacia Especial da Mulher e a Delegacia Especial do Maiobão em Paço do Lumiar.

“A rede existe justamente para garantir às mulheres a proteção que precisam quando vivenciam algum tipo de violência, seja ela física, emocional ou psíquica. Mulheres que estão solicitando medidas protetivas porque foram ou estão sendo agredidas pelos companheiros, também são inseridas em programas sociais, caso precisem”, informa a prefeita Paula Azevedo.

Paço do Lumiar também conta com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, órgão responsável por garantir às luminenses o exercício pleno da sua cidadania, por meio de ações de acompanhamento, fiscalização, promoção, aprovação e avaliação de políticas voltadas para a proteção e garantias de direitos para as mulheres.

Atualmente, o Conselho conta com 12 conselheiras titulares e 12 suplentes, e é composto pelo Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Paço do Lumiar; Instituto Unidas Por Um Sonho; União Brasileira de Mulheres do Maranhão (UBM/MA); Grupo Passo Livre; Associação dos Artesãos de Paço do Lumiar (ARTPAÇO); Clube de Mães GETSEMANI da Vila do Povo; e algumas secretarias municipais – SEMDHU (Direitos Humanos), SEMDES (Desenvolvimento Social), SEMUS (Saúde), SEMED (Educação), SEMAPA (Agricultura e Abastecimento) e SEMCEL (Cultura, Esporte e Lazer).

“Recentemente, nossas conselheiras receberam treinamento com as integrantes do Conselho Estadual da Mulher, justamente para aprimorar o atendimento que é feito às mulheres que precisam contar com o apoio e acompanhamento em Paço do Lumiar”, destaca a secretária de Direitos Humanos, Suely Abreu.

Em breve, o município também deve ganhar um Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência – CRAM-SV; um espaço de acolhimento para todas as mulheres que forem vítimas de qualquer tipo de violência no município, e cuja criação é resultado de emenda parlamentar do deputado estadual Roberto Costa.

Em dezembro de 2022, a prefeita Paula Azevedo, o deputado Roberto Costa e a coordenadora da Mulher de Paço do Lumiar, Ellen Silveira, participaram do ato de assinatura do Termo de Convênio do CRAM-SV, que aconteceu na sede da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU). “O CRAM será para receber as mulheres em situação de vulnerabilidade e de violência que, por sua vez, serão acompanhadas da melhor forma possível”, afirma Ellen Silveira.

MÊS DA MULHER

Durante todo o mês de março, a Prefeitura de Paço do Lumiar fará uma programação extensa para celebrar as conquistas femininas, com rodas de conversas promovidas pela Coordenação da Mulher, com temas como a autoestima, rede de proteção à mulher e principais pontos da Lei Maria da Penha. A iniciativa acontecerá na sede do município e em algumas comunidades, como Mojó, Pau Deitado e Pindoba. Também serão realizadas palestras na Rede Municipal de Ensino da cidade.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 7 de março de 2023

Felipe Camarão retorna à pasta da Educação

De forma inédita e reforçando o discurso municipalista que adotou desde sua campanha eleitoral, Carlos Brandão, governador do Maranhão, realizou na noite deste sábado (04) a posse de sua equipe de Governo, em cerimônia realizada no município de Imperatriz. O vice-governador Felipe Camarão foi um dos empossados, retornando à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), pasta que ocupou por mais de 6 anos.

A solenidade ocorreu no Centro de Convenções e contou com a presença de diversas autoridades e familiares, momento em que Brandão reafirmou o compromisso com o povo maranhense.

“Estou muito feliz e tenho a certeza que a decisão de empossar nosso secretariado aqui em Imperatriz foi assertiva. É uma decisão que valoriza essa região que é o retrato do nosso estado, do nosso país, cidade que acolhe a todos os brasileiros”, disse o governador.

O retorno de Camarão a uma das maiores e mais importantes pastas estaduais, é um reconhecimento ao trabalho já desenvolvido pelo vice-governador anteriormente. Felipe é o secretário de Educação mais longevo da história do Maranhão, tendo ficado à frente da Seduc por 6 anos e 1 mês. É um dos responsáveis pelos avanços alcançados na educação maranhense, durante este período.

“Lutar pelo povo do Maranhão, essa é e sempre será uma das minhas premissas. E para que nosso povo tenha melhores condições é preciso investir sempre em um daqueles que é um dos nossos melhores e maiores bem, ‘a educação’. Agradeço a confiança do governador Carlos Brandão e estou muito honrado em retornar ao cargo de secretário da Seduc. Reafirmo o meu compromisso de trabalhar dia e noite para tornar o Maranhão um território livre do analfabetismo e com melhores condições de vida”, afirmou o vice-governador e agora também secretário de Educação, Felipe Camarão.

  • Thiago Azevedo
  • 7 de março de 2023

Francisco Chaguinhas é empossado presidente em exercício da Câmara de São Luís

O vereador Francisco Chaguinhas (Podemos) foi empossado presidente em exercício da Câmara Municipal de São Luís (CMSL), durante uma solenidade, realizada na manhã desta segunda-feira (06), no Palácio Simão Estácio da Silveira, em substituição ao vereador Paulo Victor (PCdoB), que deixa o cargo para assumir a Secretaria de Estado da Cultura (Secma) do governo do Estado.

Chaguinhas, que até então ocupava a 1º vice-presidência da Casa, exercerá a presidência enquanto permanecer o afastamento de Paulo Victor no cargo de secretário estadual. A cerimônia foi presidida pelo 2º vice-presidente da Mesa Diretora, vereador Ribeiro Neto (Patriotas) e contou com a participação do vereador Aldir Júnior (PL), na 1ª secretaria e da vereadora Fátima Araújo (PCdoB), na 2ª secretaria.

Após a assinatura do termo de posse, Chaguinhas falou da alegria em assumir a condução do Palácio Pedro Neiva de Santana e de como isto coroa sua trajetória política, que iniciou em 2004, quando despertou interesse pela política partidária e filiou-se ao extinto PAN – incorporado ao PTB em 2006 –, pelo qual disputou as eleições daquele ano e ficou como suplente na legislatura 2005-2009, assumindo o mandato de 2005 a 2006.

Em seu pronunciamento, o parlamentar agradeceu a presença dos familiares, amigos e autoridades e lembrou que a política não se faz sozinho, mas é um trabalho em conjunto pelo bem das pessoas.

“A política a gente não faz sozinho, trabalhar pelo município, pela população, tem que ser em conjunto. E eu sempre digo que na política tem que gostar de pessoas, tem que saber ouvir”, frisou.

Sobre a condução dos trabalhos na Casa, ele afirmou que pretende dar continuidade à linha adotada por Paulo Victor, buscando manter as iniciativas que integram o planejamento de ações iniciadas pelo antecessor para melhorar as condições estruturais e garantir mais qualidade de trabalho aos servidores.

“Que a gente possa, então, nesse trabalho, orgulhar cada pessoa que confiou na missão que assumimos. Isso que nós pretendemos fazer: focar numa gestão de continuidade das iniciativas que integram o planejamento de ações iniciadas pelo presidente Paulo Victor para melhorar as condições estruturais e garantir mais qualidade de trabalho aos servidores”, afirmou.

Durante a solenidade, o agora secretário Paulo Victor, que prestigiou o ato, falou sobre seu afastamento do comando da Casa Legislativa para reassumir a Secma. Ele agradeceu aos ex-colegas de plenário pelo tempo que esteve à frente do legislativo e desejou boa sorte aos mesmos, recomendando que o parlamento ludovicense mantenha sua postura de autonomia frente ao cenário político da capital.

“Deixarei meu legado na vida de vossas excelências. Talvez eu não retorne a esta Casa, como falei anteriormente, mas saio daqui feliz, mas peço, sobretudo, a disposição e o companheirismo de vossas excelências nas outras missões que irei cumprir. Sei que na minha saída não estarei só”, destacou.

 

  • Thiago Azevedo
  • 7 de março de 2023

Operação Balaio: Polícia Federal combate crimes previdenciários

A Polícia Federal, em parceria com a COINP (Coordenação de Inteligência Previdenciária), deflagrou, na manhã desta terça-feira (7), a Operação Balaio, com o fim de desarticular associações criminosas especializadas na obtenção de vantagens ilícitas decorrentes de fraudes na obtenção de benefícios da espécie pensão por morte.

A ação mobilizou mais de 90 Policiais Federais para o cumprimento de 23 mandados judiciais de busca e apreensão, todos expedidos 1ª Vara Federal da Seção Judiciária de Teresina, que judiciais foram cumpridos nos estados do Piauí e Maranhão.

No decorrer das investigações foram identificados cerca de 400 benefícios de pensão por morte de trabalhador rural atrelados às associações criminosas, com fortes indícios de fraude.

O prejuízo efetivo ao INSS, até o momento, é de mais de R$ 81 milhões. Estima-se, ainda, que a economia futura para o INSS com a identificação e revisão administrativa destes benefícios seja em montante próximo a R$ 120 milhões – cálculo com base na expectativa de vida informada pelo IBGE/quantidade de tempo até 21 anos, se menor.

Ainda a pedido da Polícia Federal, foi determinado o bloqueio judicial das contas bancárias dos CPFs de treze pessoas envolvidas nas fraudes identificadas que, somadas, alcançam montante de cerca de R$ 19 milhões.

As investigações apontam o envolvimento de quatro servidores do INSS, que, supostamente em conluio com intermediários de diversos municípios do Maranhão e Piauí, fraudavam benefícios da espécie pensão por morte mediante documentação falsa e direcionamento dos requerimentos de concessão.

Os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa, inserção de dados falsos, corrupção passiva, falsidade ideológica e corrupção ativa. As informações são da PF.

  • Thiago Azevedo
  • 7 de março de 2023

Prefeitura de Turiaçu debate com DETRAN realização de nova Blitz Educativa


Na última sexta (02), membros da gestão da prefeitura de Turiaçu e da guarda municipal da cidade, cujo diretor é Dailson Cavalcanti, se reuniram com membros do Detran-MA (Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão).

O objetivo do encontro foi debater pontos, para que seja feita uma nova Blitz Educativa, visando levar mais conscientização para os condutores da terra do abacaxi, como a que aconteceu na véspera de carnaval.

O Detran foi representado pela educadora de trânsito Lindinalva Ribeiro. A reunião foi assunto de uma postagem realizada no Instagram da prefeitura, veja a seguir.

“Prefeitura Municipal de Turiaçu, em conjunto com a Guarda Civil Municipal iniciaram as tratativas para viabilização de mais uma Blitz Educativa, a ser realizada na Próxima Semana!

Em parceria com o DETRAN, a reunião ocorreu na presença de Lindinalva Ribeiro, do setor de Educação para o Trânsito.

É a Prefeitura Municipal de Turiaçu, administração do Prefeito Edésio Cavalcanti, trabalhando na municipalização do Trânsito turiense!”, dizia a legenda.

  • Thiago Azevedo
  • 7 de março de 2023

MPMA emite Recomendação sobre cobrança de material escolar em escolas municipais

A Promotoria de Justiça de Anajatuba encaminhou, na última sexta-feira, 3, uma Recomendação ao prefeito e à secretária municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer. O documento orienta que os gestores se abstenham de exigir material escolar, de uso individual ou coletivo, de estudantes da rede municipal de ensino.

O Ministério Público do Maranhão tomou conhecimento de que estaria sendo exigido material escolar dos estudantes, inclusive de uso coletivo como papel A4 e folhas de E.V.A., o que é legalmente proibido. Também estariam sendo realizadas campanhas em redes sociais com pedidos de doação de material escolar por várias famílias.

O promotor de justiça Rodrigo Alves Cantanhede observa, na Recomendação, que 26,9% da população de Anajatuba sobrevive de programas de renda. De acordo com dados do IBGE, de 2010, 58,9% da população teria rendimento nominal per capita de até meio salário mínimo.

Além disso, conforme o portal da transparência do Município, foi realizado um pregão eletrônico para aquisição de material de expediente como lápis, E.V.A., papel A4, régua, tesoura escolar e outros, que também constam da relação de materiais exigidos pelas escolas municipais.

Segundo o promotor de justiça, o cumprimento da Recomendação tem o objetivo de garantir o acesso isonômico e gratuito à educação.

  • Thiago Azevedo
  • 6 de março de 2023

Confira os slogans das gestões do Governo do Maranhão de 1979 até 2023


Todo governante sonha em deixar sua marca na história de uma cidade, de um estado ou de um país, por isso a comunicação é essencial, que difunde as ações governamentais e trabalha a publicidade da gestão. Pensando no último sábado (4), foi lançada a nova marca do Governo do Maranhão, sob gestão de Carlos Brandão.

O site DiegoEmir.com traz um resgate histórico dos slogans utilizados no Maranhão entre os anos de 1979 a 2021.

João Castelo Ribeiro Gonçalves (1979):
Um grande Maranhão para todos‘.





 

  • Tags: