• Thiago Azevedo
  • 6 de março de 2023

Assembleia e Câmara de Vereadores entregam cestas básicas para instituições de caridade em Imperatriz

Assembleia e Câmara de Vereadores entregam cestas básicas para instituições de caridade em Imperatriz

A Assembleia Legislativa do Maranhão, em parceria com a Câmara de Vereadores de Imperatriz, realizou na manhã deste sábado (04) a entrega de cestas básicas a instituições de caridade em Imperatriz. A iniciativa faz parte do projeto ‘Assembleia Itinerante’, que promoveu um jogo beneficente entre deputados e vereadores,  no 3º Batalhão da Polícia Militar do município, com a arrecadação de alimentos.

Na oportunidade, a presidente do Parlamento Estadual, deputada Iracema Vale (PSB), disse que a solidariedade às pessoas mais vulneráveis é uma atitude que deve marcar sempre a atuação dos agentes públicos. “Esse gesto demonstra a sensibilidade de lideranças políticas comprometidas com a causa social, sobretudo com os que se encontram em situação de insegurança alimentar”, destacou.

Já o deputado Rildo Amaral, representante da região Tocantina, destacou ser uma ação de solidariedade às instituições que prestam serviços assistenciais em Imperatriz. “O Lar São Francisco de Assis, a Casa de Apoio Solar da Ampare e o Lar Amar Mais têm um trabalho reconhecido pela sociedade imperatrizense e desenvolvem atividades com foco em públicos que apresentam muita vulnerabilidade social”, afirmou.

Representantes do Instituto Amar Mais recebem cestas básicas arrecadadas por vereadores e deputados em Imperatriz

Para o presidente da Câmara de Vereadores de Imperatriz, Alberto Souza, a iniciativa de ajudar aos mais necessitados, em parceria com o Poder Legislativo Estadual, só engrandece o trabalho do Parlamento e demonstra o seu comprometimento em ajudar quem mais precisa. “É uma parceria importante em favor da sociedade imperatrizense”, disse.

Irlane Gomes, presidente do Instituto Amar Mais, que presta apoio a pacientes com câncer, agradeceu emocionada o ato dos deputados e vereadores. “É muito importante receber o apoio dos nossos políticos. Nosso coração se enche de alegria e gratidão por receber esse auxílio”, concluiu.

  • Thiago Azevedo
  • 6 de março de 2023

Vereadores aprovam reajuste salarial para profissionais do magistério de Paço do Lumiar

Na 5 ª Sessão Ordinária desta sexta-feira (03), o plenário discutiu, votou e aprovou o PL Nº 01/2023 que reajusta a tabela salarial, em 15%, dos profissionais do magistério de Paço do Lumiar; e o PL Nº 02/2023, que trata da reconstrução e conservação de muros e calçadas de terrenos e imóveis, edificados ou não subutilizados, no município.

Ao fazer uso da tribuna, o vereador Wellington Sousa (PSB), considerou a importância das proposições do Executivo, reafirmando a valorização da educação básica, e a importância da disciplina para construção de muros e calçadas (Lei de Muros e Calçadas).

Na oportunidade, Sousa defendeu suas Indicações como a de Nº 421, que solicita a intervenção do poder público para a pavimentação da estrada do aeroporto de Paço do Lumiar, que se encontra em péssimas condições de tráfego; e a de Nº 422, que solicita ao Executivo Municipal que encaminhe à Casa Legislativa, PL de criação do “Programa de Incentivo Fiscal” para promoção do esporte no município de Paço do Lumiar. “A Lei Municipal de Incentivo ao Esporte e Desporto” será subsidiada através de isenções tributárias e de grandes contribuintes do nosso município. Já existe um anteprojeto com os parâmetros dessa Lei para que possamos implantar o programa, atendendo às necessidades das modalidades esportivas e dos atletas luminenses”, acrescentou.

Tramitação  –  Votados, agora seguem para as comissões competentes, dois PL’s Nº de autoria da vereadora Alexisandra Garcia (REDE): o de  Nº 19/2023, que garante medidas de auxílio à mulher que se sinta em situação de risco em bares, restaurantes e empreendimentos similares; e de Nº 20/2023, que reconhece oficialmente a Língua Brasileira de Sinais, em Paço do Lumiar. E ainda, o PL Nº 16/2023, que declara de utilidade pública ública o Instituto Educacional e Social “Sê tu uma Benção”, proposta da vereadora Ana Lúcia (PSD).

O quórum da sessão esteve composto pelos vereadores: Jorge Marú, Ana Lúcia, Wellington Sousa, Mauro Multibancos, Inácio Ferreira, Major Roberto, Alexisandra Garcia, Bianca Mendes, Drielle da Pindoba, Fernandinho, Miau Oliveira, Paulo Henrique, Orlete Mafra, Rafael Neves, e Vanusa Neves.

Visita – Durante a sessão, o Plenário Joaquim Aroso recebeu a visita do ex-vereador luminense Thiago Aroso, que acompanhou todo o expediente e usou a tribuna para reconhecer o empenho da Diretoria e demais vereadores nas discussões e decisões por políticas afirmativas para o desenvolvimento do município.

O expediente da 5ª Sessão pode ser acompanhado na íntegra, no canal da Câmara no YouTube.

  • Thiago Azevedo
  • 5 de março de 2023

“Resultado de muito diálogo”, afirma Brandão sobre equipe de governo empossada em Imperatriz

Tomou posse neste sábado (04), no Centro de Convenções de Imperatriz, a equipe de secretários e gestores do governador Carlos Brandão. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades dos poderes legislativo, executivo e judiciário. Na oportunidade, ele anunciou obras e benefícios para o município e para a região tocantina, como a entrega de três ambulâncias.

“Escolher uma equipe que correspondesse ao nosso trabalho e desse resposta à população foi resultado de muito diálogo. Confio e aposto nessa equipe de governo, é uma das mais qualificadas da história do Maranhão, porque temos a certeza que ninguém governa só”, disse o governador.

As ambulâncias foram entregues por indicações de deputados para os municípios de Senador Lá Roque, Imperatriz e para o hospital macroregional. Além disso, ele anunciou a inauguração do Socorrão do município para o mês de novembro.

O governador relembrou obras inauguradas em Imperatriz, como o hospital macroregional, a reforma da beira rio, a construção da UemaSul, da UPA e do Materno Infantil.

Além disso, o governador anunciou parceria com a Assembleia Legislativa do Maranhão, na destinação de R$50 mil em emenda parlamentar, totalizando um aporte no valor de mais de R$4 milhões de reais para investimento na área da saúde do município.

Outras ações foram anunciadas por Carlos Brandão, como um mutirão de cirurgias oftalmológicas, ortopédicas, e de alta complexidade. Ele autorizou ainda 50km de recuperação de vias.

“Tenho convicção que foi uma decisão certa e ficará para a história do Maranhão, deixou um marco na história do municipalismo, valorizando a a região tocantina e cada município do nosso estado”, pontuou Brandão.

  • Thiago Azevedo
  • 5 de março de 2023

Em Imperatriz, Paula Azevedo, prefeita de Paço do Lumiar, prestigia posse de novo secretariado do governo Brandão


A prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo, prestigiou, na noite do último sábado (04), no Centro de Convenções de Imperatriz, a solenidade de posse dos novos secretários e secretárias estaduais do governo de Carlos Brandão.

A gestora, que vem atuando desde o início da sua gestão lado a lado com o governo estadual, segue aliançada com Carlos Brandão buscando mais recursos e benefícios para o município em que atua. Os sinais para o futuro são positivos para mais obras e ações em parceria com o Estado.

“Hoje fiz questão de vir a cidade de Imperatriz para prestigiar nossos novos secretários e secretárias de Estado. Parabenizo a todos e desejo uma excelente gestão a todos eles. O futuro do Maranhão promete grandes conquistas e avanços”, afirmou a prefeita Paula Azevedo.
Após a solenidade a gestora retornou a cidade de Paço do Lumiar para compromissos de seu governo.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 4 de março de 2023

Reajuste Salarial: Felipe Camarão em diálogo com SINPROESEMMA

Realizado ontem à tarde, reunião com o Sindicato dos Professores (SINPROESEMMA) e o vice-governador. Felipe Camarão (PT), para um diálogo sobre o reajuste salarial da categoria de professores.
“Não queremos greve, pois isso prejudica nossos estudantes. Por isso, na mesa de negociação, fizemos uma contraproposta (que não foi aceita) e me dispus a avaliar tecnicamente como poderemos subir a proposta salarial e apresentar à categoria até a próxima quarta-feira, dia 8 de março. Vocês me conhecem, eu também sou professor. E o meu total compromisso, solidariedade e apoio é com a minha categoria.” Disse Camarão.

Felipe Camarão toma posse novamente hoje (4), como Secretário de Educação e 2ª feira já confirmou que estará 100% dedicado a tratar com os professores e também, a uma educação pública de qualidade e com responsabilidade social.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 4 de março de 2023

Grupo da oposição vence eleições da presidência da Câmara em Miranda do Norte

Após a casacão do mandato de 6 vereadores do partido PL, os quais foram: Francimilson Garcês, Ione, Otávio Colins, Zé Alexandre, Paulinho dourado e Safira Marvao.
Tres deles faziam parte da mesa diretora da câmara municipal.
Presidente: Francimilson
Vice presidente: Ione
2 secretário: Otávio Colins

Já por outro lado, no dia 27 de fevereiro foram empossados os vereadores: Beto Carvalho, Jakson do galeto, Kerrete do Prata, Tassio Augusto, Marcelo Quaresma e Diego Amorim.

No dia 02 de março aconteceu a eleição para mesa diretora da câmara.

Concorreram as chapas: Unidos por Miranda ( chapa da oposição ) composta por: Beto Carvalho e Renovação ( chapa do governo ) de Junior Pereira.

A mesa do governo seria composta por Ver. Junior Pereira: Presidente ( PSC ) Ver. Romário Cigano: vice presidente Ver. Daniel do Guarani: 2’ Secretário.

A mesa da oposição seria composta por Ver. Beto Carvalho: Presidente
Ver. Diego amorim: Vice Presidente ( PSC )
Ver. Tasso Augusto: 2’ Secretário

Os 6 novos vereadores contavam com o apoio da sua lider Regina Pereira, e contavam com toda articulação do grupo político da oposição. Em uma batalha difícil contra a base do governo e todas suas artimanhas políticas que todos já conhecem.

Por outro lado, a chapa da base governo composta por 5 Vereadores contavam com a ajuda da esposa do Presidente da chapa, Allana Abreu ex primeira dama. Além disso tinham o apoio da Prefeita Angélica Bonfim ( PL ) e Articulação do Deputado Federal Júnior Lourenço ( PL ).

Além da força de Regina Pereira, o grupo da oposição contou com a articulação de Júnior Amorim, do Vice-Prefeito Alyson Mesquita, Nando Aguiar, ex Vice-Prefeito Gilberto, Gustavo Oliveira, e várias outras lideranças da oposição da cidade.

Dos 6 novos vereadores, 4 foram eleitos na base do governo ao lado de Júnior Lourenco.
Mas devido à falta de compromisso e honra em seus compromissos Júnior Lourenço perdeu forças e credibilidade com os novos vereadores, além de que o sentimento deles era de que o Deputado sempre tentou defender os Vereadores do PL durante o processo, e sempre deixou de lado os possíveis novos 4 vereadores até então governo.

A chapa do governo encabeçada pelo Ver. Junior Pereira ( PSC ) que diga-se de passagem foi eleito pela oposição na última eleição, teve até uma possível impugnação da mesma, mas conseguiram contornar de forma até que duvidosa e disputaram a eleição.

No final das contas a união dos 6 novos vereadores fez a diferença e venceu a chapa Unidos por Miranda.
Em grande festa a oposição se reuniu na porta da prefeitura para comemorar essa grande vitória sobre o grupo do governo comandado por Júnior Lourenço. Estavam presentes líderes como Júnior Amorim, Gustavo Oliveira, Nando Aguiar, o Vice-Prefeito Alyson Mesquita, e o grande lider da oposição do momento Dr. Cardoso que acompanhou tudo de forma discreta dentro do seu carro nas proximidades da Câmara.

Em poucos dias o deputado sofreu duas grandes derrotas.
Perca de 6 vereadores do seu partido PL, e a perca da eleição da mesa diretora da câmara municipal.

Com toda essa união da oposição, todas as invertidas da chapa do governo conduzidas por Allana abreu junto com a Prefeita Angélica e o deputado Júnior Lourenço foram por água a baixo.

Dentro da oposição o clamor pela casacão da prefeita Angélica ecoam pela cidade.

Dentro do governo o medo paira no ar, muitos temem que essa derrota da presidência da câmara seja o começo do fim do reinado de Júnior Lourenco e da família Bomfim em Miranda do norte.

Dentro da oposição a esperança por dias melhores parece está cada vez mais perto.
Dentro do governo o clima é de desconfiança e medo.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 3 de março de 2023

Brandão anuncia Segov, Imesc, Fapema

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 3 de março de 2023

Chaguinhas assume Câmara de São Luís com foco na continuidade das ações

O vereador Francisco Chaguinhas (Podemos) será empossado como presidente da Câmara Municipal de São Luís, em sessão especial, marcada para a próxima segunda-feira, 6, às 10h, no plenário Simão Estácio da Silveira.

Chaguinhas-assume-a-presidencia-da-Camara-a-partir-desta-segunda-feira-768x512.jpeg

Vereador Francisco Chaguinhas

O parlamentar, que neste biênio 2023/2024 ocupa a 1ª vice-presidência da Casa, assumirá interinamente o comando do Palácio Pedro Neiva de Santana após a licença do atual chefe do Legislativo, vereador Paulo Victor (PCdoB), que ocupará o cargo de secretário estadual de Cultura, a partir deste sábado, dia 4.

O próximo presidente da Câmara falou sobre as expectativas à frente do cargo, destacando a continuidade de uma série de iniciativas que integra o planejamento de ações iniciadas pelo antecessor para melhorar as condições estruturais e garantir mais qualidade de trabalho aos servidores.

“Assumo a Câmara com foco numa gestão de continuidade das iniciativas que integram o planejamento de ações iniciadas pelo presidente Paulo Victor para melhorar as condições estruturais e garantir mais qualidade de trabalho aos servidores”, declarou Chaguinhas.

Além disso, o próximo chefe do parlamento ludovicense também afirmou que a Casa continuará empenhada em discutir e votar projetos em prol da população ludovicense, especialmente para as pessoas mais carentes.

“Uma das metas para este ano é manter na pauta de votação projetos que atendam às necessidades da população mais carente da cidade. Vamos trabalhar em favor da população que mais necessita”, completou.

Outra mudança

A mudança na Câmara não atinge apenas o comando da Mesa Diretora. Com a licença do presidente Paulo Victor, o suplente Marcelo Poeta (PCdoB) se torna vereador, também em solenidade marcada no plenário da Casa. Nos dois casos, os parlamentares ficam em suas funções enquanto permanecer o período de afastamento do titular que estará investido no cargo de secretário estadual.

  • Thiago Azevedo
  • 3 de março de 2023

Hospital Municipal de Turiaçu emite Nota de esclarecimento após acusações feitas em video

Nesta quinta (02), o Hospital Municipal de Turiaçu emitiu uma nota de esclarecimento, como resposta as acusações, feitas pela família de um recém- nascido falecido pouco após o parto, em um vídeo veiculado pelas redes sociais.

O texto informa que na última terça (28), uma paciente identificada como Leilane de Jesus Caxias deu entrada, ás 1h da manhã, no hospital em trabalho de parto, que durou quatro horas, a criança nasceu com os batimentos cardíacos em funcionamento, mas após o corte do cordão umbilical, passou a apresentar problemas de saúde.

A nota afirma que o recém-nascido apresentou convulsão e aumento nas áreas do abdômen e do fígado.

A equipe médica não sabe o motivo exato da morte, mas garante que a mãe foi bem tratada enquanto esteve no hospital, com realização de exames e controle adequado de alimentação, e a instituição conta que solicitaram a transferência do óbito para o IML da capital e pedido de investigação.

O hospital também conta que a investigação não ocorreu, pois os parentes da criança se recusaram a registrar um Boletim de Ocorrência, que permitiria a iniciativa.

Após tentativas de negociações frustradas, para permitir as negociações, o próprio hospital fez um termo de responsabilidades e registrou um B.O na delegacia. A instituição também usou o texto para lamentar o ocorrido, e as supostas calúnias contra seus profissionais.

  • Thiago Azevedo
  • 3 de março de 2023

Felipe Camarão participa de lançamento do novo Bolsa Família em Brasília

O vice-governador Felipe Camarão esteve em Brasília e participou do lançamento do novo Bolsa Família, nesta quinta-feira (02). Em suas redes sociais, Camarão agradeceu ao presidente Lula e explicou que a Secretaria de Educação, que ele comandará a partir da próxima segunda-feira (06), será fundamental na implementação do programa.

“O Bolsa Família está de volta! Estive presente no emocionante ato da assinatura do retorno do Bolsa Família, esse importante instrumento e política pública de combate à fome a a miséria. A secretaria de Estado da Educação e secretarias municipais têm papel fundamental na implementação do programa, pois a frequência escolar é um dos requisitos para o recebimento do benefício. Viva o Bolsa Família! Viva o Brasil!”, disse Felipe Camarão.

Felipe Camarão estará em Imperatriz neste sábado (04) para tomar posse como novo secretário de Educação do Maranhão. Ele determinou como meta de sua gestão expandir as escolas de ensino integral e tirar o estado dos índices de analfabetismo, além da valorização dos professores.