
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), abriu nesta segunda-feira (13), o credenciamento para os veículos de comunicação e profissionais independentes interessados na cobertura do Carnaval 2023 – “Tem folia na Ilha”, na Passarela do Samba Chico Coimbra.
O Carnaval da Passarela do Samba acontece de 17 a 20 de fevereiro e o credenciamento pode ser realizado por meio do e-mail carnavaldesaoluis@saoluis.ma.gov.br, até as 13h de quarta-feira (15).
“Queremos garantir a todos os profissionais e veículos a melhor cobertura do nosso carnaval de São Luís, ainda mais depois de dois anos sem a nossa festa. Montamos uma estrutura com acesso a toda passarela. Assim, por meio do olhar desses profissionais, poderemos ver a beleza dessa festa tão esperada por toda população”, afirmou o secretário municipal de Comunicação, Igor Almeida.
Para o credenciamento, é necessário informar no e-mail: nome, endereço e telefone do veículo de comunicação, mesmo que seja de produção independente; nome dos profissionais e suas áreas de atuação dentro do veículo.
Serão credenciados dois profissionais de cada jornal, emissora de rádio, site, revista e produções independentes; e três profissionais de cada emissora de TV. O credenciamento dará livre acesso aos veículos e profissionais para a cobertura no Carnaval na Passarela do Samba Chico Coimbra.
A Secom reforça que o credenciamento é exclusivamente para a cobertura do Carnaval da Passarela do Samba e destinado aos veículos de comunicação e profissionais independentes.
As credenciais deverão ser retiradas na sede da Secom (Av. Pedro II, S/N°- Palácio de La Ravardière – Centro) na quinta-feira, dia 16 de fevereiro, das 9h às 17h.

Na última quinta-feira (09), a gestão do prefeito Edésio Cavalcanti realizou o lançamento do projeto “Mais Esporte” no município de Turiaçu.
O evento aconteceu no Ginásio Poliesportivo da Bela vista, onde contou com a participação das equipes de jovens dos povoados: Mutuoca, Alto da Alegria, Canarinho e Coloninha.
O Projeto é uma iniciativa da Gestão Municipal visando levar a prática esportiva e incentivar a criação, nas mais diversas comunidades do Município.

Na ocasião tiveram partidas de futsal e bola queimada entre as equipes. Reafirmando assim, o compromisso com a Juventude na perspectiva de que todos os jovens tem direito à prática desportiva destinada a seu pleno desenvolvimento, com prioridade para o desporto de participação.

Com uma calorosa recepção, a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), acompanhada do governador Carlos Brandão (PSB), do deputado federal Rubens Júnior e dos deputados estaduais Antônio Pereira, Ricardo Arruda, Florêncio Neto, Aluizio Santos e Ana do Gás, foi recebida por lideranças políticas e comunitárias de Urbano Santos, em um café da manhã comemorativo oferecido pelo prefeito do município, Clemilton Barros, neste domingo (12). Na ocasião, a parlamentar agradeceu o apoio de todos e disse que o engajamento de cada um foi fundamental para a sua jornada e suas conquistas na política.
Em sua primeira agenda como chefe do Legislativo maranhense em Urbano Santos – município base de sua atuação política -, Iracema Vale falou da felicidade de retornar à cidade da qual foi prefeita por dois mandatos com reconhecido e premiado trabalho.
“Muito feliz em retornar à minha casa e festejar com nossa população esse momento tão importante da minha vida. Sem o apoio deles, nada seria possível. Vim compartilhar essa alegria, ao lado do governador Brandão, e reafirmar meu total compromisso de trabalhar muito por Urbano Santos e por todos os municípios maranhenses”, disse Iracema Vale.
Centenas de pessoas compareceram ao encontro para comemorar com a nova presidente da Assembleia Legislativa as suas conquistas, muitas delas inéditas no Estado, como a de ser, também, a primeira parlamentar de primeiro mandado a assumir o comando da Casa do Povo, um feito que foi exaltado pelo governador Carlos Brandão, durante o evento.
“Iracema Vale é nossa primeira presidente mulher do Legislativo Estadual, essa parlamentar brilhante e que já está fazendo um excelente trabalho na Casa. Com seu poder agregador e sua grande disposição de trabalhar pelo povo, eu não tenho dúvidas de que, juntos com os demais parlamentares, vamos fazer muito pelos maranhenses”, afirmou Carlos Brandão.
O prefeito de Urbano Santos, Clemilton Barros, também destacou o trabalho e as conquistas de Iracema Vale. “Muito grato de receber nossa presidente da Assembleia e o governador Brandão, nesse momento histórico da política de nosso estado e do nosso município”, disse.
Momento Ímpar
“É um momento ímpar para a deputada Iracema, que volta à sua cidade, agora à frente do Legislativo maranhense. Como mulher e parlamentar, sinto-me imensamente feliz em participar desse momento”, afirmou a deputada Ana do Gás.
O deputado Florêncio Neto também destacou a importância do momento para a nova chefe do Parlamento Estadual e para os urbano-santenses. “É um feliz retorno da presidente Iracema ao município pelo qual muito fez. Não tenho dúvidas de que, à frente da Casa do Povo, fará ainda mais pela cidade e pelo estado”, disse.

Milhares de pessoas lotaram o auditório do Blue Tree Towers em São Luís para prestigiar a posse da nova diretoria executiva do Republicanos no Maranhão, nesta sexta-feira (10). Recepcionados pelo novo presidente da legenda no estado, deputado federal Aluísio Mendes, a maioria dos presentes filiou-se ao partido ainda em 2023 após convite do deputado.
“É com muito orgulho que desvelamos a faixa de um novo momento do Republicanos no estado. Um momento que, com a força dos presentes aqui, desde os mais simples até os que ocupam as maiores posições, iremos trabalhar juntos para o fortalecimento e protagonismo do Republicanos em nosso estado”, disse Aluísio Mendes.
O presidente nacional, deputado federal Marcos Pereira, prestigiou o evento acompanhado do líder Hugo Motta (PB) e de Jhonatan de Jesus (RR), que acaba de ser escolhido pelo Senado Federal para ocupar o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (União).
Marcos Pereira demonstrou entusiasmo com a grande quantidade de adesão ao evento. “É uma grata surpresa para nós vermos que a escolha do Aluísio Mendes proporcionou esse grande encontro de tanta gente disposta a trabalhar pela boa política no Maranhão e no Brasil. Todos estão de parabéns”, disse.
Além dos filiados e simpatizantes, o evento do Republicanos contou com a presença do prefeito de São Luís, Eduardo Braide, e da presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, Iracema Vale. Além do deputado estadual Wellington do Curso e o republicano Gil Cutrim.
TURIAÇU

O prefeito de Turiaçu Edesio Cavalcanti marcou presença na Posse da Executiva Estadual do partido Republicanos/MA. O gestor viajou para a capital acompanhado de uma comitiva, formada por diferentes lideranças da terra do abacaxi.

Ainda durante a posse da executiva estadual, turienses que estavam no local ergueram uma faixa com os dizeres “Turiaçu e Aluísio Mendes são Republicanos”, referência a aliança existente entre Edesio Cavalcanti e o parlamentar, que já resultou em diferentes benefícios para o município.

O Tribunal Regional do Trabalho – 16ª Região – em conjunto com outros gestores públicos, está desenvolvendo uma campanha com orientações voltadas ao trabalho infantil durante o Carnaval 2023, do Maranhão.
O programa intitulado ‘Infância Sem Trabalho no Maranhão’, será veiculado nas programações das empresas de radiodifusão e gestores de órgãos públicos maranhenses. A marchinha carnavalesca “Vou te Guiar”, que tem a letra alusiva à Campanha de Combate ao Trabalho Infantil, é embalada pela cantora Ana Claudia, com versos da jornalista Edvânia Kátia e Paulo Trabulsi. Os Arranjos são de Murilo Rego e a composição é do Clube do Choro do Maranhão.
Segundo a Chefe da Divisão de Assessoria de Comunicação Social do TRT, Manuela Mesquita de Moura, o programa é voltado a combater o trabalho infantil em todas as suas formas. “A intenção é combater com ações diretas de fiscalização, incentivo a contratação de aprendizes, e conscientização da população”, argumentou Manuel Mesquita de Moura.
Os órgãos envolvidos no programa vão desenvolver ações de sensibilização das famílias, donos de barracas, foliões nos circuitos carnavalescos de São Luís sobre os prejuízos físicos, psíquicos e morais do trabalho de crianças e adolescentes menores de 18 anos na venda de bebidas, adereços, alimentação, guarda de carros no período noturno, ou em lugares públicos perigosos e insalubres.
O programa conta com as parcerias do Ministério Público do Trabalho, do Ministério Público Estadual, da Superintendência Regional do Trabalho, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social juntamente com a Rede de Proteção da Criança e do Adolescente e Comitê Municipal Intersetorial de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil de São Luís.

Com o apoio do líder político Igor Aguiar, moradores do povoado de Guajerutia em Guimarães-MA,decidiram unir forças para construir uma importante ponte que facilita o acesso dos pescadores à região.
A ação aconteceu após o poder público municipal não atender a demanda da comunidade. Segundo os moradores, houve diversas solicitações à prefeitura para que um aterro fosse construído, inclusive com o material de piçarreira que a localidade dispõe, porém a prefeitura nunca disponibilizou máquinas para executar a obra.

Graças a solidariedade de Igor Aguiar, os moradores então realizaram um obra caseira para facilitar o trabalho os pescadores.
Em forma de agradecimento, a comunidade convidou o empresário para atestar a importância da construção da ponte após a conclusão da obra.
A Prefeitura Municipal de Turiaçu sob a gestão do prefeito Edésio Cavalcanti promoveu durante a semana, uma Audiência Pública voltada para a municipalização do trânsito e Regulamentação dos Serviços de moto taxista, motoboy e moto frete.
A Audiência contou com a presença de autoridades municipais, membros da equipe administrativa da Prefeitura, Guarda Municipal e claro, os motociclistas turienses.
A municipalização do trânsito requer o preenchimento de alguns requisitos, e com vistas a garantir um processo correto, a Administração não mede esforços para fazer tudo conforme a legislação exige.
Esta é mais uma ação da Administração do Prefeito Edésio Cavalcanti, que com que visa a urbanização e desenvolvimento cidade.

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, na manhã desta sexta-feira (10), da solenidade de lançamento do programa ‘Gestão de Manutenção Rodoviária 2023’, executado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra). O ato, comandado pelo governador Carlos Brandão, aconteceu no Edifício João Goulart.
O investimento será de R$ 426 milhões em manutenção e conservação de 5.876 km de rodovias estaduais. “É um importante incremento para a recuperação da malha rodoviária do nosso Estado, que certamente promoverá mais acessibilidade e bem-estar para a população. Parabenizo o Governo do Maranhão pela iniciativa”, afirmou Iracema Vale.
“São medidas muito importantes para avançarmos em logística, segurança nas estradas e desenvolvimento para o nosso estado”, enfatizou o governador.

A solenidade contou, ainda, com a presença do secretário da Sinfra, Aparício Bandeira; do presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Paulo Victor; do presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), prefeito Ivo Rezende; além de deputados estaduais, federais, prefeitos e outras autoridades.
.
Interação com o mercado de trabalho é a oportunidade que os jovens advogados terão a partir do Conexão Jovem da OAB/MA. As inscrições estão abertas a partir de segunda-feira, dia 13/02 e seguem até o dia 24 de fevereiro, no site da instituição (www.oabma.org.br). No próximo dia 28 de fevereiro, acontece o I Encontro de Network da Jovem Advocacia nas dependências da Ordem.
“O foco é acolher o Jovem Advogado e proporcionar abertura de trabalho para o profissional recém formado”, afirmou Kaio Saraiva, presidente da OAB/MA. Em 2022, a OAB/MA forneceu mais de dois mil certificados digitais para os jovens profissionais. “Não vamos medir esforços para posicionar a advocacia no mercado maranhense”, disse Kaio.
Anúncios
DENUNCIAR ESTE ANÚNCIO
O projeto Conexão Jovem trabalha em duas vias: objetiva estreitar os laços com escritórios para que seja fechada uma parceria entre OAB e escritórios e Escritórios/OAB/Jovem Advogado e Faculdades de Direitos por meio da construção de um banco de Dados da Ordem. Os escritórios que precisam de estagiários buscariam o banco de dados da ordem para contratar.
Por outro lado, incentivaria a parceria entre o jovem advogado e escritório. Um exemplo, um jovem advogado que tem um cliente de uma área que ele não tem experiência, leva o cliente para o escritório, e ambos dividem os honorários e conhecimento, de forma que o jovem advogado será supervisionado/orientado pelo escritório especializado na área.
O quê: Projeto Conexão Jovem
Objetivo: Posicionamento para a Jovem Advocacia no Mercado de Trabalho
Inscrições: de 13 a 24 de fevereiro de 2023
Como: Site da OAB/MA (www.oabma.org.br)
Data do I o I Encontro de Network da Jovem Advocacia – 28/02.
A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), recebeu, na manhã desta quinta-feira (9), o procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau, que veio solicitar apoio dos parlamentares para impulsionar a campanha de doação de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado (Hemomar).
Segundo a parlamentar, é fundamental que seja realizado um trabalho em parceria para garantir que todos os maranhenses tenham acesso à saúde de qualidade e, assim, vidas serem salvas por meio da doação de sangue.
“É um ato altruísta, de solidariedade e de amor ao próximo. Manter o banco de sangue da Hemomar é uma preocupação da Assembleia Legislativa e de todos os outros órgãos. A qualquer momento podemos precisar, assim como as pessoas que amamos. Estaremos todos juntos nessa campanha”, afirmou a chefe do Legislativo maranhense.
O procurador-geral Eduardo Nicolau ressaltou que, em épocas como as do feriado de carnaval, a população acaba se ausentando dos hemocentros e os estoques atingem níveis críticos de escassez. Um dos motivos do afastamento dos doadores é a quantidade de festas carnavalescas que acontecem em todo o país.
“O período de carnaval é um grande desafio para a Hemomar e todos os outros hemocentros do Brasil, em função da histórica queda nas doações. E é muito importante garantir que os estoques estejam abastecidos para dar suporte a pessoas que precisam e permitir que possamos comemorar de forma tranquila”, enfatizou o procurador-geral de Justiça.