• Thiago Azevedo
  • 7 de fevereiro de 2023

Deputado Leandro Bello protocola primeiro Projeto de Lei de 2023

Deputado Leandro Bello protocola primeiro Projeto de Lei de 2023

Em seu primeiro dia de mandato, o deputado Leandro Bello protocolou quinta-feira (2) o primeiro Projeto de Lei do ano, o PL n° 005/2023. A matéria dispõe sobre a obrigatoriedade de permanência de fisioterapeutas nas maternidades públicas e privadas do Maranhão.

O Projeto de Lei torna obrigatória a presença de, no mínimo, um fisioterapeuta nas maternidades, públicas e privadas, nos turnos matutino, vespertino e noturno, durante 24 horas. A obrigatoriedade prevista no PL abrange as instituições que realizem, no mínimo, mil partos por ano.

“O primeiro projeto foi protocolado com sucesso. A proposição auxilia, sobretudo, às mães que buscam um trabalho de parto natural e humanizado, medida que é de grande importância para a manutenção da vida das mães e, consequentemente, dos seus bebês. A saúde também é um de nossos compromissos mais urgentes”, afirmou Leandro Bello.

A proposição visa reduzir os riscos decorrentes de doenças e demais situações que possam comprometer a saúde do cidadão.

  • Thiago Azevedo
  • 7 de fevereiro de 2023

Ana do Gás é indicada oficialmente como líder do bloco governista Juntos pelo Maranhão

Ana do Gás é indicada oficialmente como líder do bloco governista Juntos pelo Maranhão

A deputada estadual Ana do Gás (PCdoB) foi indicada oficialmente nessa segunda-feira (6) como líder do bloco governista Juntos pelo Maranhão, em sessão extraordinária na Assembleia Legislativa do Maranhão. Sempre aliada ao governador Carlos Brandão, a parlamentar mediou várias vezes a interlocução e articulação entre os colegas parlamentares e o Palácio dos Leões.

O bloco governista Juntos pelo Maranhão é o maior da 20ª Legislatura, tem na sua composição partidos da base do governo (PSB, PL, PP e Federação Brasil da Esperança) e conta com 25 deputados, entre eles a presidente Iracema Vale, as deputadas Abigail, Andreia Rezende, Daniella, Fabiana Vilar, e Solange Almeida, e os deputados Dr. Yglésio, Arnaldo Melo, Carlos Lula, Florêncio Neto, Francisco Nagib, Rafael Leitoa, Ariston Gonçalo, Antônio Pereira, Davi Brandão, Aluísio Santos, Cláudio Cunha, Júnior França, Rildo Amaral, Hemetério Weba, Othelino Neto, Ricardo Rios, Júlio Mendonça e Rodrigo Lago.

A deputada Ana do Gás informou que, como líder do colegiado, fará a indicação de membros do bloco para as comissões permanentes da Assembleia Legislativa. Despontando protagonismo dentro da Casa, além de contar com o amplo apoio dos colegas parlamentares, Ana do Gás destaca que é braço forte do governador Brandão, que conta com o bloco governista Juntos pelo Maranhão e a presidente Iracema Vale para a apreciação e aprovação de matérias do Executivo.

  • Thiago Azevedo
  • 7 de fevereiro de 2023

2023 Governador Brandão participa da posse de Aloizio Mercadante à Presidência do BNDES

Governador Brandão e o novo presidente do BNDS, Aluísio Mercadante…

Nesta segunda-feira (6), no Rio de Janeiro, o governador Carlos Brandão participou da cerimônia de transmissão da posse do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante.

A solenidade, que aconteceu na sede do BNDES, contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Geraldo Alckmin, e outras importantes autoridades como a ex-presidente Dilma Rousseff.

“Este é um momento de grande relevância para as relações do governo do Estado com as instituições financeiras. Da mesma forma que temos um relacionamento muito bom com o governo federal e ministérios, temos que manter a mesma relação com os bancos, que são quem financiam as nossas ações nas áreas de infraestrutura, social, segurança alimentar, entre outras”, disse o governador Carlos Brandão.

O governador maranhense pontua que o momento é favorável para a abertura de diálogo junto ao Banco Nacional, o que torna possível a viabilização de projetos desenvolvimentistas no Maranhão.

Estamos aqui batendo na porta, prestigiando este momento, e depois vamos apresentar nossos projetos para o desenvolvimento do nosso estado, a exemplo de financiamentos para a geração de emprego e renda. Estamos aqui exatamente para isso, em busca de financiamento para o nosso estado”, pontuou Brandão.

O presidente da República, Lula da Silva espera que agora o banco possa voltar a ser um grande indutor do crescimento e do desenvolvimento econômico do Brasil, além de estar com as portas abertas aos estados, cidades e empresários.

“Entendam, o BNDES é a mais importante agência de desenvolvimento que esse país criou. A partir de 1952, esse banco prestou enormes serviços ao povo brasileiro e vai continuar prestando”, afirmou Lula.

Em seu pronunciamento, Mercadante garantiu que na nova gestão do banco será preservada a pluralidade de pensamentos, o respeito democrático, os debates qualificados e vertentes ligadas ao meio ambiente, à inclusão, à tecnologia, à digitalização e à industrialização.

Entre as medidas está o apoio às micros, pequenas e médias empresas, às cooperativas e economia solidária com R$ 65 bilhões, por meio de crédito indireto do banco e alavancagem via garantias com crédito privado.

“Estamos aqui para debatermos o BNDES do futuro, que será verde, inclusivo, tecnológico, digital e industrializante. Vamos apoiar com maior determinação o crescimento e a modernização das micro, pequenas e médias empresas que são grandes geradoras de emprego e renda. Precisamos impulsionar a digitalização dessas empresas por meio de ações conjuntas com parceiros tecnológicos”, assegurou Aloizio.

O novo presidente do BNDES também falou que não haverá futuro se não houver a preservação da Amazônia e outros biomas, e ressaltou prioridades para o recém-reativado Fundo Amazônia, que sob a coordenação interministerial e a participação ativa da sociedade civil, voltará a ser gerido pelo BNDES.

“Na nossa visão, três diretrizes serão fundamentais: construir condições para enfrentar o desmatamento, através das operações de comando e controle; viabilizar projetos estruturais que gerem desenvolvimento sustentável e mantenham a floresta em pé, protegendo e atendendo, de forma emergencial os vulneráveis, especialmente os Yanomami; desenvolver a infraestrutura, a indústria limpa e a pesquisa científica, gerando novas oportunidades de emprego e renda para 28 milhões de habitantes na região”, pontuou Mercadante.

  • Thiago Azevedo
  • 6 de fevereiro de 2023

Paço do Lumiar: Jorge Marú se reúne com o deputado federal Cléber Verde


O presidente da Câmara Municipal de Paço do Lumiar, Vereador Jorge Marú se reuniu nesta segunda-feira, dia 06, com o Deputado Federal Cléber Verde, para solicitar que sejam destinadas verbas para o Município.

O encontro faz parte do esforço do Vereador Jorge Marú em busca de conseguir recursos para levar adiante os projetos que visam melhorar a vida dos munícipes.

Jorge Marú explica que o Deputado Cléber Verde se comprometeu com mais investimentos por meio de emendas no nosso município. “O Deputado Cléber sabe da importância que Paço do Lumiar possui e por isso estamos confiantes de que a cidade receberá uma atenção especial do Parlamentar. Agradeço pela atenção do Deputado Federal e logo logo teremos boas notícias em breve”, diz Marú.

A expectativa é que dessa reunião saiam fortalecidas as parcerias existentes entre o Município de Paço do Lumiar e o representante do Maranhão na Câmara de Deputado, lá em Brasília e, consequentemente, sejam destinadas verbas para o Município.

 

 

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 6 de fevereiro de 2023

Paulo Victor e Iracema Vale unidos em favor de São Luís

O vereador Paulo Victor (PC do B) e a deputada estadual Iracema Vale (PSB), presidentes da Câmara Municipal de São Luís e da Assembleia Legislativa, respectivamente, firmaram nesta manhã, na reabertura dos trabalhos da CMSL, uma parceria institucional entre os Poderes Legislativos visando beneficiar a capital maranhense e o seu povo.

Iracema fez questão de participar da solenidade; entregar a mensagem da Assembleia aos vereadores e vereadoras; e reafirmar o seu total compromisso de contribuir com o Palácio Pedro Neiva de Santana no sentido de dar resolutividade mais breve aos temas de interesse da sociedade ludovicense.

A deputada destacou o perfil municipalista e trabalhador de Paulo Victor, afirmando que o vereador/presidente, hoje, é um dos principais expoentes da jovem política maranhense.

“O presidente Paulo Victor está aonde está por mérito, merecimento. É um político trabalhador, arrojado e que, em muito, irá contribuir com São Luís. A Câmara Municipal, sem nenhuma dúvida, está em ótimas mãos”, disse a presidente da Alema.

Paulo, ao agradecer a deputada, avaliou que, a partir de agora, com a Câmara e Assembleia caminhando juntas, será possível dar celeridade e atender às demandas mais urgentes da população da capital.

Paulo Victor e Iracema Vale são aliados de primeira hora do governador Carlos Brandão (PSB).

Eles destacaram o trabalho do socialista em fortalecer o municipalismo no Maranhão e a sua capacidade, por exemplo, de estabelecer unidade e paz na política.

Maturidade – Os dois presidentes, assim como o prefeito Eduardo Braide (PSD), mostraram maturidade política durante o ato.

Braide, que não pertence ao campo de Paulo e Iracema, participou da solenidade, mostrando-se estar interessado em deixar posicionamentos políticos de lado quando o assunto for o bem da cidade e dos seus moradores.

Paulo e Iracema sinalizaram no mesmo sentido.

  • Thiago Azevedo
  • 6 de fevereiro de 2023

Lula diz que Brasil tem ‘cultura’ de juros altos e volta a criticar taxa básica em 13,75%


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar nesta segunda-feira (6) o patamar do juro básico da economia e a política monetária definida pelo Banco Central.

Em cerimônia no Rio de Janeiro para marcar a posse do ex-ministro Aloizio Mercadante na presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Lula afirmou que o Brasil tem uma “cultura” de juros altos que “não combina com a necessidade de crescimento” do país.

Lula também atacou o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que, na semana passada, decidiu manter a taxa de juros em 13,75% – patamar em vigor desde agosto de 2022.

“É só ver a carta do Copom para a gente saber que é uma vergonha esse aumento de juros e a explicação que eles deram para a sociedade brasileira”, disse o petista.

 

“Tem muita gente que fala: ‘Pô, mas o presidente não pode falar isso’. Ora, se eu que fui eleito não puder falar, quem que eu vou querer que fale? O catador de material reciclável? Quem que eu vou querer que fale por mim? Não. Eu tenho que falar. Porque quando eu era presidente eu era cobrado”, emendou o chefe do Executivo.

Recentemente, em entrevista, Lula chamou de “bobagem” a independência do Banco Central,prevista em lei aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

A ideia da lei é que, não podendo a diretoria da instituição ser demitida por eventualmente subir a taxa de juros, a atuação seja técnica, blindada de pressões político-partidárias, focada no combate à inflação.

Queda de juros depende de condições econômicas

 

A taxa de juros subiu mais de 11 pontos percentuais entre janeiro de 2021 e agosto de 2022. De acordo com o Banco Central, a medida foi necessária para frear a inflação, agravada por eventos como a pandemia da Covid e a invasão da Ucrânia pela Rússia, além de fatores internos.

Com a disparada dos preços, o BC avaliou que era necessário elevar os juros e, assim, reduzir a circulação de dinheiro na economia — mecanismo que segura a inflação.

Economistas avaliam que a redução dos juros, para não piorar a inflação, deve ser acompanhada de melhorias na economia. O governo precisa dar sinais positivos ao mercado e aos investidores – por exemplo, garantindo responsabilidade fiscal e segurança jurídica.

Isso traria investimentos ao país e manteria as contas públicas sob controle, fatores que contêm a inflação.

O economista Pérsio Arida, um dos pais do Plano Real, afirmou em novembro que outra condição é a taxa de juros nos Estados Unidos, em tendência de alta. Quanto maior a taxa norte-americana, mas os investidores vão preferir enviar capital para o país, a principal economia do mundo.

“A queda de juros projetada pelo mercado parece razoável, mas depende da política fiscal responsável no Brasil e da taxa de juros americana. São as duas preocupações que podem afetar a taxa de juros mais a frente”, afirmou o economista.

Empresário tem que reclamar, diz Lula

 

O presidente declarou ainda que Mercadante deve ajudar a classe empresarial, que “precisa aprender a reivindicar, precisa aprender a reclamar dos juros altos”.

Precisa aprender a reclamar porque quando o Banco Central era dependente de mim, todo mundo reclamava”, afirmou.

Ao se dirigir ao empresário Josué Gomes, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Lula reforçou que é preciso cobrar o Banco Central.

“É preciso, Josué, que você saiba que, se a classe empresarial não se manifestar, se as pessoas acharem que vocês estão felizes com 13,5%. Sinceramente, eles não vão baixar juros”, disse.

  • Thiago Azevedo
  • 6 de fevereiro de 2023

Câmara recebe reunião de apresentação de dados do Censo 2022 em Paço do Lumiar


A parcial dos dados preliminares do Censo Demográfico 2022 coletados em domicílios lumineses, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi apresentada na manhã desta segunda-feira (06), na Câmara Municipal de Paço do Lumiar, a agentes públicos e comunidade em geral.

Acompanharam a Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo Demográfico (REPAC), o presidente da Câmara, vereador Jorge Marú, e ainda, os vereadores Wellington Sousa, Bianca Mendes, Alexisandra Garcia, Ana Lúcia, Rafael Neves, Miércio Martins e Fernando Feitosa. Representando o Executivo municipal, a prefeita Paula Azevedo e seu secretariado, além da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Maranhão. O objetivo é proporcionar maior participação popular nas atividades censitárias.

O presidente do Legislativo, vereador Jorge Marú, reiterou que a Câmara está à disposição do instituto e todos os órgãos de pesquisas e estatísticas para ajudar.”É muito importante a captação de dados oficiais, pois viabiliza ao Legislativo e ao Executivo, que ambos trabalhem com base na realidade do município”, considerou.

Para o coordenador de área, João Márcio Fernandes, os números poderiam ser bem maiores, entretanto, algumas dificuldades foram enfrentadas durante as visitas, dentre elas, o medo da população ao receber os recenseadores. “Essas informações são extremamente importantes, pois, através delas, os municípios têm uma estimativa de habitantes necessárias para convênios e repasses de recursos para a efetivação de políticas públicas”, justificou.

Em Paço foram entrevistadas pouco mais de 130 mil famílias e segue acontecendo em todos os domicílios do municipio. Para quem ainda não respondeu o IBGE disponibiliza o disque-censo: 137 para agendar uma visita ou falar com resenceadores. O atendimento é gratuito e funciona todos os dias, das 8h até 21h30.

  • Thiago Azevedo
  • 6 de fevereiro de 2023

Desenvolvimento de Paço do Lumiar atrai migrantes da Grande Ilha para o município luminense, aponta IBGE


Dados do Censo 2022 apontam forte migração de pessoas de São Luís para Paço do Lumiar. Especialista afirma que compra de imóveis é uma das causas do fenômeno.

A prefeita Paula Azevedo, os vereadores de Paço do Lumiar e representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) participaram da apresentação de dados do Censo 2022, ocorrida na manhã desta segunda-feira (06), na Câmara Municipal. A reunião teve como objetivo apresentar o resultado parcial obtido até o momento pelo Censo.
De acordo com os dados, a cidade dobrou a quantidade de domicílios em 12 anos, seguido de forte migração de moradores de São Luís para Paço do Lumiar. Segundo o coordenador de área do IBGE, Márcio Mendonça, tal fenômeno tem acontecido devido a expansão imobiliária da região e o desenvolvimento acentuado do município.


“Em 12 anos, o município de Paço do Lumiar teve inegável desenvolvimento, e isso tem refletido, por exemplo, na migração de pessoas de outras cidades, especialmente da capital para a cidade de Paço do Lumiar”, disse o coordenador.
A prefeita Paula Azevedo aproveitou a oportunidade para enfatizar a importância da população receber o recenseador e disponibilizar as informações solicitadas.
“É por meio desses dados que conseguimos entender melhor o desenvolvimento da nossa cidade e, então, podemos receber mais recursos para investir em Saúde, Educação, Infraestrutura e demais setores da nossa sociedade. Peço que cada luminense possa colaborar para que concluamos essa fase de coleta de dados”, disse a gestora.
Apesar de toda a importância e divulgação para a participação popular no Censo 2022, representantes do IBGE ainda sofrem resistência, neste ano de 2023, para conseguir os dados necessários. Estima-se que até março todos os dados já estejam disponíveis para o Tribunal de Contas da União. A gestão Paula Azevedo faz um apelo para que a população participe.


“Peço que os luminenses participem. Caso prefiram, vocês podem entrar em contato com o Disque Censo – 137, e responder a pesquisa via telefone. Responder ao Censo também é um ato de cidadania”, afirmou a prefeita Paula Azevedo.

  • Thiago Azevedo
  • 6 de fevereiro de 2023

PELA PRIMEIRA VEZ, EQUIPE DE ESTUDANTES DE PAÇO DO LUMIAR PARTICIPA DE TORNEIO REGIONAL DE ROBÓTICA

Boas notícias para o ramo da Educação, Ciência e Tecnologia em Paço do Lumiar. Pela primeira vez, uma escola do município participou de uma das maiores competições de inovação e tecnologia do País, o Torneio SESI de Robótica, que levou mais de 250 estudantes de diferentes escolas do norte e nordeste a apresentarem projetos que valorizassem a questão ambiental e a sustentabilidade.

O evento aconteceu nos dias 4 e 5 de fevereiro, na sede do SESI Araçagi em São Luís, onde a escola escolhida para representar Paço do Lumiar foi o Colégio Militar 2 de Julho, localizado no bairro Paranã, com a equipe batizada de “Shokitos”. Os alunos apresentaram um projeto inovador: um para-raios ecológico feito com materiais recicláveis, que chamou a atenção de todos os participantes.

O projeto, além de ser funcional, é uma importante contribuição para a preservação do meio ambiente, já que foi feito com materiais que seriam descartados, como latas de alumínio.

A equipe de estudantes mostrou que é possível unir tecnologia e sustentabilidade de maneira eficaz, conquistando elogios de todos os participantes pela originalidade e impacto social de seu projeto. E, mesmo não sendo classificada para a etapa nacional, a equipe sai com a medalha de participação e desejo de estar numa próxima competição.

A Secretária Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Monique Carmona, destacou a importância do Torneio para os estudantes luminenses e toda a criatividade e dedicação das equipes. “Estamos muito orgulhosos de nossos alunos e de todo o trabalho realizado pelos professores. Foi uma excelente oportunidade para que eles pudessem desenvolver suas habilidades e aprender sobre tecnologia e robótica de maneira divertida”, afirmou a representante da pasta.

Além da apresentação do projeto inovador, outro ponto chave no Torneio foi a competição de robôs, onde a equipe luminense montou e programou um pequeno robô destinado a cumprir algumas tarefas em um determinado espaço de tempo. A aluna Giovanna Furtado, de 13 anos, foi a líder da equipe no Torneio. Ela cursa o oitavo ano do Ensino Fundamental e falou sobre a sua participação no evento: “No início, nem estava acreditando que ia participar de um torneio tão importante, e que pode ser, inclusive, uma profissão no futuro. Poder competir com alunos de outros estados é algo muito bom, principalmente em uma área que está em constante crescimento”.

O Colégio Militar 2 de Julho é conhecido por sua dedicação à Educação e ao desenvolvimento de projetos inovadores. A participação na competição de robótica é mais uma prova do compromisso do município de Paço do Lumiar com a formação de jovens capacitados e conscientes de sua responsabilidade social.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 6 de fevereiro de 2023

Blocos são formados por partidos na Assembleia Legislativa MA


O primeiro Bloco já formalizado será constituído por cinco partidos: União Brasil, PDT, Republicanos, MDB e Patriotas, somando 11 parlamentares sob a liderança do deputado Neto Evangelista (União Brasil).

Esse primeiro Bloco deverá ser formado pelos deputados Osmar Filho (PDT), Glalbert Cutrim (PDT), Cláudia Coutinho (PDT), Drª Viviane (PDT), Janaína Ramos (Republicanos), Roberto Costa (MDB), Ricardo Arruda (MDB), Juscelino Marreca (Patriotas), Guilherme Paz (Patriotas), Edna Silva (Patriotas) e Neto Evangelista.

Outro bloco terá dois partidos – PSD e Podemos – com seis parlamentares sob a liderança do deputado Eric Costa (PSD). O bloco deve ser constituído também pelos deputados Fernando Braide (PSC), Wellington do Curso (PSC), Mical Damasceno (PSD), Leandro Bello (Podemos) e Junior Cascaria.

Um terceiro bloco, ainda em articulação, deverá ser formado por quatro partidos: PSB, PCdoB, PP e PL, tornando-se o maior da Casa, com um total de 25 parlamentares sob a liderança da deputada Ana do Gás (PCdoB). Os integrantes são os deputados Iracema Vale (PSB), Carlos Lula (PSB), Florêncio Neto (PSB), Francisco Nagib (PSB), Rafael (PSB), Andreia Rezende (PSB), Daniella (PSB), Dr. Yglésio (PSB), Ariston Gonçalo (PSB), Antônio Pereira (PSB), Davi Brandão (PSB), Othelino Neto (PCdoB), Ricardo Rios (PCdoB), Júlio Mendonça (PCdoB), Ana do Gás (`PCdoB), Rodrigo Lago (PCdoB), Fabiana Vilar (PL), Solange Almeida (PL), Aluízio Santos (PL), Abigail Cunha (PL), Cláudio Cunha (PL), Júnior França (PP), Rildo Amaral (PP), Arnaldo Melo (PP) e Hemetério Weba (PP).

O diretor geral da Mesa Diretora, Bráulio Martins, informou que os líderes partidários estão formalizando a constituição dos novos blocos. “A presidente Iracema Vale quer resolver esta nova composição com a máxima urgência para destravar o processo legislativo da Casa, de modo que sejam constituídas o quanto antes as Comissões Técnicas que farão a análise das proposições a serem feitas pelos novos parlamentares”, declarou Bráulio Martins.

  • Tags: