• Thiago Azevedo
  • 24 de janeiro de 2023

TJMA realiza sessão de abertura do Ano Judiciário 2023

A solenidade contará  com a presença de diversas autoridades, entre elas, já confirmada do governador do Estado, Carlos Brandão; do procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau; do presidente da OAB-MA, Kaio Saraiva; do prefeito de São Luís, Eduardo Braide e do Superintendente Jurídico Institucional do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Soares Lemes, representando o Presidente do TJMG.

Após esse momento de abertura, o Órgão Especial deverá julgar quatro processos, conforme a agenda da sessão.

A sessão plenária do Tribunal de Justiça por videoconferência será transmitida ao vivo pelo canal oficial do Poder Judiciário do Maranhão no Youtube (youtube/tjmaoficial) e pela Rádio Web Justiça do Maranhão (http://site.tjma.jus.br/asscom).

SESSÃO VIRTUAL

A Sessão Virtual do Órgão Especial deverá julgar 25 processos, com início às 15h desta quarta-feira (25), e término às 14h59 do dia 1º de fevereiro ou, não se realizando, na Sessão Virtual subsequente, nos termos do Art. 341 e seguintes do Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Maranhão.

AVISO DE PAUTA

O que: TJMA realiza sessão de abertura do Ano Judiciário 2023

Quando: Dia 25/01 (quarta-feira), às 9h

Onde: Sala das Sessões Plenárias do TJMA (Prédio-sede)

 

  • Thiago Azevedo
  • 24 de janeiro de 2023

Reforma – Assembleia entrega obras de ampliação da Creche-Escola Sementinha

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), e a presidente do Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão (Gedema) e suplente de senador eleita, Ana Paula Lobato (PSB), inauguraram, na tarde desta segunda-feira (23), obras de ampliação e reforma da Creche-Escola Sementinha. A solenidade incluiu exibição de vídeo institucional, descerramento de placa e visitação às novas instalações.

Na ocasião, Othelino Neto falou do compromisso de sua gestão com a educação. “A Creche-Escola Sementinha desempenha um papel fundamental na formação do conhecimento e dos valores das nossas crianças, além de aprimorar habilidades e competências. As reformas realizadas aqui propiciarão ainda mais ferramentas educacionais e conforto para os estudantes e servidores”, disse o chefe do Legislativo maranhense.

Ana Paula Lobato destacou que, além da entrega das obras de ampliação, a ‘Sementinha’ terá também o 5º ano do Ensino Fundamental, a partir deste ano. “Ampliar o espaço da nossa creche-escola era uma prioridade, principalmente a construção do ginásio poliesportivo, mas, além disso, queríamos muito incluir a última etapa do Ensino Fundamental I e avançar ainda mais o sistema de ensino da Sementinha”, afirmou.

O ato solene contou com a presença do deputado estadual Yglésio Moysés, do deputado eleito Fernando Braide, do secretário de Estado do Esporte e Lazer, Naldir Lopes, de diretores da Assembleia, servidores, pais de alunos e convidados.

*Avanços*

Entre as intervenções executadas no espaço estão a construção de um ginásio poliesportivo, equipado com arquibancada, vestiários e recursos de acessibilidade; duas áreas de playground, uma para cada faixa etária atendida pela unidade; e a reestruturação do auditório.

A ampliação alcança todo o prédio escolar, abrangendo ambientes como as salas de aula, espaços de recreação, refeitório, biblioteca, sala de professores e sala de apoio aos estudantes. A Creche-Escola Sementinha ganha, ainda, uma nova área de vivência, uma horta e um pomar.

Segundo o diretor-geral da Assembleia, Valney Pereira, as obras eram uma das prioridades da atual gestão. “Ver como todo o projeto saiu do papel e tomou forma é um sentimento de muito contentamento para todos nós. A Creche-Escola está pronta para dar o melhor para a comunidade escolar”, ressaltou.

Já o diretor administrativo da Alema, Antino Noleto, acentuou que, desde 2018, a ‘Sementinha’ passa por ampliações e melhorias. “Era uma meta do presidente Othelino e, hoje, vemos tudo materializado”.

*Melhorias*

A área administrativa da Creche-Escola Sementinha também ganhou melhorias físicas, que incluem a ampliação do setor de recepção, das salas da diretoria e de reuniões.

“O ano está iniciando com muitas novidades e nós estamos imensamente felizes de fazer parte desse momento. A partir de agora, teremos um espaço muito mais aconchegante e lúdico para receber nossos alunos”, acrescentou Cynthia Vieira, diretora-pedagógica da Sementinha.

*Avaliação positiva*

Presente à solenidade, Evelyn Salles, mãe do aluno João Rafael, que irá ingressar no 5º ano do Ensino Fundamental, demonstrou sua gratidão aos responsáveis pela entrega das melhorias. “Agradecemos a ampliação da creche, fruto da sensibilidade de quem prima pelo desenvolvimento dos alunos. Nosso coração também se enche de gratidão pelo atendimento do pleito da implantação do 5º ano, um ato de demonstração de carinho e preocupação da primeira-dama conosco”, disse.

A ex-aluna da Creche Sementinha, Maria Júlia, 16 anos, recém-aprovada para os cursos de Medicina e Pedagogia, falou da importância da escola para a sua vida, durante mensagem exibida na inauguração das novas instalações. “Foi fundamental para a minha base escolar. Estou muito feliz de ver o crescimento da ‘Sementinha’ e desejo que todos os alunos se sintam bem acolhidos aqui, da mesma forma que eu fui”, disse.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 23 de janeiro de 2023

Presidente Dutra – Promotoria solicita regularização do transporte escolar


Em Ação Civil Pública ajuizada em 21 de janeiro, a Promotoria de Justiça de Presidente Dutra solicitou que o Município seja proibido de realizar transporte escolar com veículos em desacordo com determinações do Código do Trânsito Brasileiro (CTB) e dos órgãos de trânsito.

Outro pedido feito pelo promotor de justiça Wlademir Soares de Oliveira é a inspeção, no prazo de 30 dias, pelo Departamento de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) de todos os veículos utilizados atualmente no transporte escolar local e apresentação dos respectivos laudos.

Entre as solicitações também estão a proibição de efetuar transporte escolar por condutores que não atendam às exigências contidas no CTB e nas legislações de órgãos de trânsito. Motoristas com Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) vencidas devem ser afastados imediatamente da atividade.

CAMPANHA

A Ação é parte da campanha institucional “Pau de arara nunca mais: o MPMA na defesa do transporte escolar de qualidade”, desenvolvida desde 2018, após a morte de uma criança de oito anos em Carolina, devido a um acidente com uma caminhonete “pau de arara” de transporte escolar, contratada pela administração pública e que conduzia a vítima e outras crianças na zona rural do município.

A queda da carroceria do veículo, em situação inteiramente irregular, provocou a morte do menino. Com a queda, o pneu da caminhonete passou por cima da criança, que morreu antes de chegar ao hospital.

FISCALIZAÇÃO

A fiscalização que resultou na Ação começou na gestão municipal anterior, foi suspensa durante a fase crítica da pandemia de Covid-19 e retomada após o início da atual gestão do prefeito Raimundo Alves Carvalho. Foram analisadas informações e documentos solicitados à Secretaria Municipal de Educação e ao Detran-MA. Também foi realizada uma vistoria em alguns veículos que executam o transporte escolar em Presidente Dutra.

IRREGULARIDADES

As irregularidades verificadas no serviço oferecido pelo Município incluem precariedade do estado de conservação, condições físicas e de segurança dos veículos utilizados (cintos de segurança sem funcionar, partes internas se descolando, problemas no assoalho, ausência de ar condicionado). Além disso, alguns estudantes não usam cintos de segurança e outros viajam em pé, devido ao desrespeito à lotação máxima dos veículos.

Depois de solicitação da Promotoria, uma vistoria do Detran-MA constatou a existência de 20 veículos utilizados no serviço no município com placas de outros Estados e outros sem autorização específica.

Foram observadas, ainda, inconformidades em relação à habilitação técnica dos condutores que atuam no serviço. Outros motoristas estavam com Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) vencidas ou não eram habilitados na categoria mínima exigida para a atividade.

Segundo o promotor de justiça, praticamente todos os condutores não possuíam o Curso Específico de Transporte Escolar (CETE), exigido pelo Código de Trânsito Brasileiro.

“Apesar dos expedientes encaminhados à Secretaria Municipal de Educação e à Procuradoria Geral do Município para que se manifestassem sobre as irregularidades e adotassem providências para correção, inclusive celebração de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), a atual gestão permaneceu inerte, demonstrando descaso com a atual situação do serviço de transporte escolar”, complementa Wlademir Soares de Oliveira.

A multa sugerida é de R$ 5 mil diários, valor a ser transferido ao Fundo Estadual de Defesa dos Direitos Difusos.

  • Thiago Azevedo
  • 23 de janeiro de 2023

Em São Luís, crianças aproveitam Pré-Carnaval no Rangedor e Itapiracó


Pré-Carnaval do Maranhão 2023 chegou com tudo, contemplando até mesmo os pequenos foliões maranhenses que participaram do Diversão no Parque, neste domingo (22), com muitas brincadeiras e opções de lazer ao ar livre nos parques Rangedor e Itapiracó, em São Luís.

Um domingo muito animado com o Diversão no Parque. Estive no Parque do Itapiracó e no Rangedor. No próximo fim de semana tem muito mais para que a gente possa integrar as famílias, para que as criança que não vão ao Carnaval venham para cá e tenham o seu Carnaval comendo pipoca e algodão-doce com muita brincadeira e diversão. A gente não pode se esquecer das crianças”, pontuou o governador Carlos Brandão.

Tanto o Parque do Rangedor quanto o Itapiracó contaram com acolhida aos pequenos com apresentação de palhaços, bloquinho de carnaval, ato com plantio de mudas, show de mágicos, cinema e a Banda Curumim, que encantou com um repertório animado.

Simultaneamente, as crianças ainda puderam aproveitar o planetário móvel, pintura facial e a Caravana do Lazer, com jogos de tabuleiros, pula-pula, basquete, contação de histórias, além da distribuição de pipoca, algodão doce, picolé e trufas. Houve também a disponibilidade de vacinas para o público presente.

Para a estudante Luara Stefani, que também aproveitou a ação para fazer pintura facial, foi possível usufruir de uma vasta programação. “Eu gostei porque tem bastante brinquedo, bastante comida. Eu achei que ficou bem legal, gostei muito das atrações”, disse.

Para a enfermeira Taiara Pereira, as atrações do Diversão no Parque são uma forma de integrar as crianças à cultura maranhense, sobretudo com o bloquinho de carnaval.

“É muito interessante, mais uma opção para trazermos os nossos filhos para participarem da cultura do Maranhão, já que é um bloquinho, tem a pegada do Carnaval; além das opções de brincadeira com pula-pula, o cinema, o Planetário”, pontuou a profissional da saúde.

A dona de casa Laene Rodrigues trouxe os filhos para o Diversão no Parque como forma de aproveitarem o final do período de férias.

“Geralmente a gente não sai aos fins de semana, então é uma coisa nova, eles estão adorando. Desde cedo, eles estavam perguntando ‘Que horas a gente vai’, e chegamos agora. É uma ação que veio em boa hora porque podem aproveitar o finalzinho das férias deles”, afirmou a dona de casa.

A corretora de imóveis Teresa Gabriela, que mora nas proximidades do Parque do Itapiracó, foi ao local juntamente com a filha Ana Júlia, não só para aproveitar as brincadeiras, mas para cuidar da saúde.

“A gente mora perto, e como é fim de férias, foi bem legal eu ter trazido tanto para atualizar a minha carteira de vacinação quanto a dela, com a vacina contra Covid. Tendo, ainda, a oportunidade de brincar, estamos curtindo muito esta ação”, disse a corretora.

Ana Júlia, de 7 anos, aproveitou o evento para tomar vacina contra Covid 19. “Foi muito legal, eu tomei a vacina e nem chorei”, afirmou.

Além da criançada e suas famílias, a programação infantil também beneficiou os empreendedores do programa Mais Renda, que puderam ampliar os seus ganhos a partir dos carrinhos adequados à venda de alimentos.

“Aqui é um projeto do governo do Maranhão, um carrinho do Mais Renda, que está nos ajudando muito a trazer a nossa renda para casa. É um projeto maravilhoso que o nosso governador colocou para nós”, agradeceu Gracinilde Campos.

Planetário

Quem esteve no Parque Rangedor pôde conhecer o planetário, que apresenta o Sistema Solar e seus astros, e proporciona uma experiência única. Com dimensões de 7 metros de largura e 4 de altura, o planetário móvel tem capacidade para até 30 pessoas e realiza sessões de aproximadamente 23 minutos.

Durante as sessões, o público mergulhou em uma viagem espacial em que puderam conhecer o Meridiano e o Equador Celeste, planetas, cometas, asteroides, luz crepuscular, Sol e Lua.

Multivacinação

Pequenos e familiares puderam participar da multivacinação realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Todas as vacinas, para todas as idades, estiveram disponíveis durante o evento nos parques Rangedor e Itapiracó. Para se vacinar, foi necessário apresentar o cartão do SUS, carteira de vacinação e documento de identificação com foto.

Programação estendida

Outro parques de São Luís também devem receber a programação no próximo domingo, 29 de janeiro, a partir das 15h, como o Parque da Vila Palmeira e o São João Paulo II, assim como outras cidades maranhenses. Toda a família poderá aproveitar as opções de lazer do Diversão no Parque.

O evento é totalmente gratuito e conta com a participação das secretarias de Estado de Governo (Segov), Cultura (Secma), Administração Penitenciária (Seap), Esporte e Lazer (Sedel), Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep), Saúde (SES), Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) e Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

  • Thiago Azevedo
  • 23 de janeiro de 2023

Em visita a Roraima neste sábado, Lula diz que vai tratar yanomamis como seres humanos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste sábado (21) que a situação dos povos yanomamis, em Roraima, é desumana. Lula esteve em Boa Vista, capital do estado, e viu de perto a crise sanitária que atinge os indígenas, vítimas de desnutrição e outras doenças, como malária e pneumonia.

A situação já levou à morte 570 crianças nos últimos anos, sendo que 505 tinham menos de um ano. No ano de 2022, foram registrados 11.530 casos confirmados de malária na terra Yanomami.

“Se alguém me contasse que aqui em Roraima tinham pessoas sendo tratadas da forma desumana como o povo yanomami é tratado aqui, eu não acreditaria”, disse. “Nós vamos tratar os nossos indígenas como seres humanos, responsáveis por parte daquilo que nós somos”, destacou.

Lula visitou o hospital e a Casa de Apoio à Saúde Indígena, em Boas Vista, e argumentou que as melhorias podem acontecer a partir de mudanças de comportamento. “Uma das formas de resolver isso é montar o plantão da saúde nas aldeias, para cuidar deles lá. Fica mais fácil a gente transportar dez médicos do que 200 indígenas que estão aqui”, disse. “Nós queremos mostrar que o SUS [Sistema Único de Saúde] é capaz de fazer um trabalho que honra e orgulha o povo brasileiro como fez na [pandemia de] covid-19”, completou.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita o hospital indígena e a Casa de Apoio à Saúde Indígena em Boa Vista, capital de Roraima
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita o hospital indígena e a Casa de Apoio à Saúde Indígena em Boa Vista, capital de Roraima (Ricardo Stuckert/Palácio do Planalto)
Hoje, cerca de 700 indígenas estão sendo atendidos na casa de apoio, a maioria crianças com desnutrição grave.

Umas das ações prioritárias, para o presidente, é organizar a rede logística para o transporte de suprimentos e das pessoas entre as aldeias e a cidade, como a melhoria de pistas de pouso de aeronaves em regiões mais próximas às comunidades. “Não pode ser feito em poucas horas, mas meu compromisso é de fazer”, disse Lula.

Cerca de 200 indígenas que estão na casa de apoio em Boa Vista já tiveram alta, mas não puderam retornar ainda por falta de transporte. “Fiz o compromisso com os irmãos [indígenas] que vamos dar a eles a dignidade que eles merecem na saúde, na educação, na alimentação, no direito de ir e vir para fazer as coisas que eles necessitam na cidade”, completou Lula.

O presidente criticou ainda o governo anterior por permitir que a situação se agravasse. “Sinceramente, o presidente que deixou a presidência esses dias, se ao invés de fazer tanta motociata, tivesse vergonha e viesse aqui uma vez, quem sabe esse povo não tivesse abandonado como está”, argumentou.

Lula viajou acompanhado de vários ministros de Estado e da primeira-dama, Janja Silva.

Emergência em saúde – Nesta sexta (20), Lula institui o Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento à Desassistência Sanitária das Populações em Território Yanomami. O objetivo do grupo é discutir as medidas a serem adotadas e auxiliar na articulação interpoderes e interfederativa.

No mesmo sentido, o Ministério da Saúde declarou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional para combate à desassistência sanitária dos povos que vivem no território indígena Yanomami.

Profissionais da Força Nacional do SUS começam a chegar a Roraima na segunda-feira (23) para oferecer atendimento multidisciplinares, principalmente focados na readequação alimentar, já que o principal problema é a desnutrição grave.

As Forças Armadas também montarão um hospital de campanha próximo à casa de apoio, em Boa Vista. Além disso, o governo enviará insumos médicos e alimentos para as comunidades.

Desde a última segunda-feira (16), equipes do Ministério da Saúde se encontram no território indígena Yanomami e devem apresentar um levantamento completo sobre a crítica situação de saúde dos indígenas.  A região tem mais de 30,4 mil habitantes.

Garimpo – A terra indígena Yanomami é a maior do país, em extensão territorial, e sofre com a invasão de garimpeiros. A contaminação da terra e da água pelo mercúrio utilizado no garimpo impacta na disponibilidade de alimento nas comunidades.

O presidente Lula se comprometeu a combater as ilegalidades nas terras indígenas. “Sei da dificuldade de tirar o garimpo ilegal, já se tentou outras vezes e eles voltam”, argumentou.

“Mas nós vamos levar muito a sério de acabar com qualquer garimpo ilegal e mesmo que seja uma terra que tenha autorização da agência para fazer pesquisa, eles podem fazer pesquisa sem destruir a água, a floresta e sem colocar em risco a vida das pessoas que dependem da água para sobreviver”, afirmou Lula. “É importante as pessoas saberem que esse país mudou de governo e o governo agora vai agir com a seriedade no tratamento do povo que esse país tinha esquecido”, completou.

Em 2022, o Ministério Público Federal (MPF) pediu a retomada de ações de proteção e operações policiais contra o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami. Em novembro, o órgão também apresentou ao Ministério da Saúde pedido de intervenção em um dos distritos sanitários locais por suspeita de desvios de recursos públicos.

  • Thiago Azevedo
  • 23 de janeiro de 2023

Flávio Dino determina abertura de inquérito para apurar genocídio em território Yanomami


ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, vai determinar abertura de inquérito policial para apurar o crime de genocídio e crimes ambientais na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. Dino integrou a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que esteve neste sábado (21) em Boa Vista e viu de perto a crise sanitária que atinge os indígenas, vítimas de desnutrição e outras doenças.A partir de segunda-feira (23), a Polícia Federal estará à frente das investigações para apurar as responsabilidades pela situação dos indígenas. Para Dino, “há fortes indícios de crime de genocídio” diante dos “sofrimentos criminosos impostos aos yanomami”.

A terra indígena Yanomami é a maior do país, em extensão territorial, e sofre com a invasão de garimpeiros. A contaminação da terra e da água pelo mercúrio utilizado no garimpo impacta na disponibilidade de alimento nas comunidades.

A situação de contaminação e fome já levou à morte 570 crianças nos últimos anos, sendo que 505 tinham menos de 1 ano. Além disso, em 2022 foram confirmados 11.530 casos de malária na região do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami. As faixas etárias mais afetadas estão entre os maiores de 50 anos, seguidas pelas faixas de 18 a 49 anos e de 5 a 11 anos.

Em entrevista à imprensa, Lula se comprometeu a combater as ilegalidades nas terras indígenas e criticou o governo anterior pela desatenção aos povos da região.

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara também cobrou responsabilização. “Nós viemos aqui nessa comitiva para constatar essa situação e também tomar todas as medidas cabíveis para a gente resolver esse problema. Precisamosn responsabilizar a gestão anterior por ter permitido que essa situação se agravasse ao ponto de chegar aqui e a gente encontrar adultos com peso de criança e crianças numa situação de pele e osso”, disse em entrevista à imprensa.

Além de Dino e Guajajara, integraram a comitiva os ministros da Saúde, Nisia Trindade; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida; Secretaria-Geral da Presidência, Marcio Macêdo; e do Gabinete de Segurança Institucional, general Gonçalves Dias, além da primeira-dama Janja Silva, entre outras autoridades.

  • Thiago Azevedo
  • 23 de janeiro de 2023

Gestão Edésio Cavalcanti entrega primira etapa de ruas pavimentadas no conjunto Tony Santos

Na última sexta (20), a gestão do prefeito Édesio Cavalcanti, através da secretaria de infraestrutura, encerrou a primeira etapa do processo que consiste em melhorar a infraestrutura do povoado denominado Tony Santos.

Iniciada na primeira quinzena de dezembro, a primeira etapa do projeto consistiu em pavimentar com o uso de bloquetes as principais ruas da região, que não se encontravam em bom estado.

O secretário de infraestrutura do município Lamarck Albuquerque marcou presença para examinar o resultado do trabalho realizado até aqui, onde além das ruas, também foram reformados meio-fios e sarjetas.

  • Thiago Azevedo
  • 21 de janeiro de 2023

Prefeitura de Turiaçu realiza higienização nas escolas da rede municipal


Na última quarta (18), a prefeitura de Turiaçu utilizou suas redes sociais para exibir alguns momentos da limpeza que está sendo realizada nas escolas da rede municipal de ensino da terra do abacaxi, o objetivo é garantir que a higiene esteja em dia, quando os alunos voltarem das férias.

A ação de estabelecer melhorias nas condições sanitárias está sendo realizada e organizada pela SEMED (Secretaria Municipal de Educação) de Turiaçu, que tomou tal decisão pensando no nível de conforto e de rendimento das crianças e adolescentes turienses.

“Durante o período de férias escolares, a Prefeitura Municipal de Turiaçu, através da Secretaria Municipal de Educação, tem promovido várias melhorias nas instalações da rede municipal de ensino e também vem garantindo as melhores condições sanitárias para alunos, professores e profissionais da educação”, escreveu a prefeitura, em legenda do seu Instagram.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 21 de janeiro de 2023

Consórcio NE reúne-se para elaborar projetos para a Presidência da República


Nesta sexta-feira (20), no Centro de Convenções de João Pessoa, na Paraíba, o governador Carlos Brandão esteve reunido com os governadores do Consórcio Nordeste para discussão das principais ações estruturantes a serem apresentadas ao presidente da República, Lula da Silva, e que beneficiem a região em conjunto.

Durante o diálogo, os governadores destacaram a necessidade de estratégias coordenadas do Nordeste no combate à fome, para a geração de emprego e renda, além de pautas como energias renováveis.

Na oportunidade, além do relatório de atividades, estrutura e mecanismos de funcionamento do Consórcio Nordeste, foi apresentado aos governadores eleitos e reeleitos o Projeto Nordeste 2023-2033 pela especialista em desenvolvimento regional, economista e socióloga Tânia Bacelar.

“Momento de priorizarmos e definirmos juntos as pautas fundamentais e estruturantes dos nove estados da nossa região, para levarmos ao presidente Lula, a exemplo da melhor utilização das energias renováveis, a recuperação e ampliação de ferrovias e rodovias, além de saúde, educação, segurança alimentar e regularização fundiária. Com união, vamos colaborar com o desenvolvimento do nosso país”, pontuou o governador Carlos Brandão.

Eleito a presidir o Consórcio Nordeste em dezembro, o governador da Paraíba, João Azevêdo, ressalta que esta reunião trata de fortalecer relações republicanas e o desenvolvimento da região.

“É uma oportunidade em que discutiremos as prioridades regionais e dos estados, que serão levadas ao presidente Lula no dia 27, fortalecendo as relações republicanas, construindo, de forma conjunta, ações positivas para o desenvolvimento regional”, avaliou o governador da Paraíba.

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, afirma que o momento é propício para a região devido a abertura de diálogo entre a presidência e os estados. “Nós temos um presidente que está aberto a discutir em conjunto com os governadores, e isso é muito importante para que possamos nos desenvolver”, afirmou.

Em relação à temática do combate à fome, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, afirma que este tem sido o tema central dos diálogos, não só pelos estados nordestinos, mas por todo o Brasil, e destaca a importância da geração de empregos como medida auxiliar.
“Trata-se de uma pauta que demanda políticas estruturantes para que possamos enfrentar a fome de forma definitiva e sustentável”, disse.

Governadores do Nordeste

Além de Carlos Brandão (Maranhão), os estados nordestinos são governados por João Azevêdo (Paraíba); Raquel Lyra (Pernambuco); Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte); Paulo Dantas (Alagoas); Jerônimo Rodrigues (Bahia); Elmano de Freitas (Ceará); Rafael Fonteles (Piauí); e Fábio Mitidieri (Sergipe).

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 20 de janeiro de 2023

Felipe Camarão, participou do painel ” + Líderes” em São Paulo

Destaque ao lado do governador Carlos Brandão, Felipe Camarão foi convidado   para participar de um painel sobre liderança e Gestão pública em São Paulo,  feito pela organização Vetor Brasil .

Felipe, falou sobre a gestão  pública no Maranhão, as  potencialidades que garantiram êxito em muitos  projetos sociais, através  do municipalismo e parceria com lideranças de diversos setores da sociedade.

O encontro também  teve a participação de 12 prefeituras e de lideranças dos estados de Minas Gerais e Sergipe.