
Na manhã desta segunda-feira (30), o município de Turiaçu foi agraciada com uma obra do programa Rua Digna, fruto de um esforço conjunto entre Prefeito Edésio Cavalcanti e Deputado Zé Carlos.
A entrega simbólica ocorreu no Palácio Henrique La Roque, das mãos do Governador Carlos Brandão e recebido por Paulo Roberto Cavalcanti, representante do Prefeito no evento.
“Fomentando o associativismo, a acessibilidade e gerando trabalho e renda no município de Turiaçu.”
Esse é o objetivo do programa que está estampado no certificado recebido na cerimônia de hoje.
Turiaçu agradece a todo o empenho da Administração Edésio Cavalcanti pelo desenvolvimento empeendido em Turiaçu

Um trabalho integrado entre a Polícia Civil do Maranhão e a Polícia Civil do Tocantins, resultou no cumprimento de um mandado de prisão preventiva contra uma mulher pelos crimes de subtração de valores e lavagem de dinheiro praticados contra o Banco do Brasil. A investigação e a prisão foram coordenadas pelo Departamento de Combate ao Roubo à Instituição Financeira(DCRIF/SEIC).
Segundo as investigações, a mulher, era funcionária da agência do Banco do Brasil da cidade de São Raimundo das Mangabeiras, onde se aproveitando do cargo de tesoureira conseguiu, desviar cerca R$ 2.869.000,00 (dois milhões e oitocentos e sessenta e nove mil reais) do cofre da agência em que trabalhava. O crime teria ocorrido ao longo de meses durante o ano de 2022.
De acordo com o Departamento de Combate ao Roubo à Instituição Financeira, a justiça determinou o bloqueio das contas bancárias da investigada, além de sua prisão preventiva que foi cumprida na cidade de Araguaína, no Tocantins. A prisão foi realizada pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) da Polícia Civil do Tocantins.

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo – SEMIU, iniciou estudos para implantação de um novo sistema de escoamento de águas pluviais na avenida 1, principal via de acesso ao Loteamento La Belle. De acordo com o levantamento, a rede de drenagem profunda construída quando da aprovação do Loteamento, no final de 2010, não consegue escoar com eficiência o grande volume de águas das chuvas, provocando alagamentos rotineiros em vários trechos da avenida.
“Com a construção dos imóveis no loteamento La Belle, todo o sistema de drenagem projetado e executado se mostrou inadequado e insuficiente para o escoamento efetivo das águas das chuvas”, explica o secretário de Infraestrutura e Urbanismo de Paço do Lumiar, Walburg Neto. “Ao longo do tempo, os problemas foram se agravando. A gestão Paula Azevedo recebeu essa herança complicada de gestões anteriores, e agora tem buscado uma solução definitiva para sanar o problema”, reforça Walburg.

Por determinação da prefeita Paula Azevedo, a SEMIU elaborou um anteprojeto de engenharia para a execução da obra de drenagem profunda na Avenida 1 do La Belle. “É uma obra de custos muito elevados e que o município de Paço do Lumiar não tem condições financeiras de arcar sozinho”, ressalta a prefeita. “Estamos tentando junto aos governos Federal e Estadual pleitear recursos para financiar o projeto em parceria”, acentua Paula Azevedo.
Na semana passada, a prefeita Paula Azevedo e o secretário municipal de Infraestrutura e Urbanismo, Walburg Neto, reuniram-se com o secretário estadual de Infraestrutura, Aparício Bandeira, para discutir a retomada e o planejamento de novas obras a serem executadas pelo governo do Estado no município.
“Aproveitamos a reunião para entregar oficialmente ao titular da SINFRA o pedido para o governo do Estado nos ajudar, entre tantas necessidades, a fazer as obras de drenagem no La Belle, com ênfase na Avenida 1”, destaca a prefeita Paula Azevedo. “Em resposta, o engenheiro e secretário Aparício nos garantiu que o governo Carlos Brandão irá concluir o projeto iniciado pelas equipes técnicas de Paço, e ajudar o município a executar a obra”, concluiu a prefeita.


O governo federal publicou no “Diário Oficial da União” (DOU) desta segunda-feira (30) a nomeação de 122 militares para ocupar cargos na defesa presidencial.
Destes, 121 integrarão o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e um ocupará posição na Segurança Imediata do presidente.
Nas últimas semanas, o governo dispensou mais de 70 militares. Ao longo do mês, houve conversas sobre diminuir a influência militar nas áreas ligadas à presidência.
Conforme divulgado pelo o blog da jornalista Andréia Sadi, entre as possíveis medidas está a transferência da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), hoje sob a alçada do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), para a alçada da Casa Civil, comandada por Rui Costa.
O GSI, entre outras coisas, cuida da segurança do presidente, da família e dos prédios oficiais. Nesta segunda-feira (30), foram nomeados para compor o órgão:
Além destes, também foi nomeado um assistente para ficar no Escritório de Representação do GSI no Rio de Janeiro, e um assessor para integrar a Assessoria Especial da Secretaria Extraordinária de Segurança Imediata do Presidente da República do Gabinete Pessoal do Presidente da República.
No DOU desta segunda-feira (30) consta ainda a exoneração de dois militares do gabinete pessoal do presidente da República.

A MOB (Agência de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos) vai colocar o seu bloco na rua durante o Carnaval.
“O acesso à festa carnavalesca deve ser de todos. Por isso, no sábado e domingo de Carnaval, os ônibus semiurbanos serão gratuitos na Grande Ilha. No sábado, teremos ferry para a Baixada, com volta na quarta de cinzas. Alegria e economia para o maranhense!”, disse o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), em suas redes sociais.
A MOB vai garantir gratuidade nos serviços de transporte coletivo semi-urbano e de ferry-boat, para atender toda a baixada maranhense.
Vai funcionar da seguinte forma:
A MOB deve anunciar em breve a portaria com todas as regras.

Neste sábado, no Haras Gui Cavalcanti, o Prefeito Edésio Cavalcanti reuniu-se com Seu grupo político para fazer um balanço dos dois anos de mandato em Turiaçu. Estavam presentes líderes de todos os povoados do município.
Na ocasião o Prefeito apresentou algumas novas lideranças que vieram pra somar politicamente, como o ex-Vereador Pavão de Colônia Amélia, o ex-Vereador, ex-Presidente de Câmara e ex-Prefeito João Piringó, também o ex-Vereador e atual Vice-Prefeito de Governador Nunes Freire Josué de Vila dos Crentes e sua esposa, Vereadora naquele município, e também a liderança Pelado de Canarinho. Alguns Vereadores que já foram do grupo também voltaram a fazer parte da base do Prefeito mais trabalhador do Maranhão.
Os discursos foram em um só tom. Todos querem estar do lado do Prefeito que conquistou toda a população de Turiaçu realizando obras esperadas há décadas. Só pra se ter uma idéia e não alongar o texto, em Turiaçu só possuía duas pontes de Concreto, uma no Rio Caqueira em Colônia Amélia (saudoso ex-Prefeito Higino Ribeiro na década de 1970) e outra em Santa Rita dos Barros (saudoso ex-Prefeito Naná Fonseca na década de 1980) agora, em apenas dois anos de mandato Edésio já fez 3 pontes de Concreto (São Francisco, Fortaleza e Capoeira Grande) e já está fazendo a quarta na estrada que dá acesso a Mutuoca e Antônio Dino. É apenas um exemplo de trabalho que dá a dimensão de um universo bem maior de obras e serviços que beneficiam diretamente o povo. Por essas razões Edesio possui a maior aprovação dentre todos os Prefeitos do Maranhão, mais de 90%. Um recorde histórico.

Nesta sexta-feira (27), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou à Procuradoria-Geral da República (PGR) uma manifestação sobre a possibilidade ou não de suspensão da posse em 1º de fevereiro de deputados que possam ter participado de alguma formada dos atos de vandalismo de 8 de janeiro, em Brasília. A solicitação é do Grupo Prerrogativas, formado por advogados de esquerda.
O ministro deu prazo de 24 horas para que a PGR se manifeste. A cerimônia de posse dos parlamentares está marcada para a próxima quarta (1º).
Além da suspensão da posse, o grupo pediu a abertura de um inquérito policial para investigar a responsabilidade penal dos eleitos. E também solicitaram que o Ministério Público Eleitoral seja informado para analisar a possibilidade de uma ação contra os deputados na Justiça Eleitoral.
Confira a lista dos deputados eleitos e reeleitos atingidos pela ação:
Carlos Jordy (PL-RJ)
Silvia Waiãpi (PL-AP)
André Fernandes (PL-CE)
Nikolas Ferreira (PL-MG)
Sargento Rodrigues (PL-MG)
Walber Virgolino (PL-PB)

Alô professores do município de Turiaçu, é com muito compromisso, responsabilidade, alegria e satisfação, que o prefeito Edésio Cavalcanti anunciou ontem, 27/01, nas suas redes sociais, que está concedendo o reajuste integral de 14,95% aos professores da rede municipal de ensino.
Com esse grande atitude, Edésio estará repassando integralmente aos docentes de Turiaçu, o reajuste concedido ao professores pelo Governo Federal.
“Sigo reconhecimento e valorizando os professores e a educação turiense”, destacou muito satisfeito o gestor Edésio Cavalcanti.
Parabéns à todos os por mais essa vitória!

O povo Guajajara é o foco de mais um episódio da série documental “Nações Indígenas”, que a TV Assembleia exibe neste sábado (28), às 17h. O programa traz um passeio pela história, tradições e rituais dos nativos habitantes da Terra Indígena Arariboia, que reúne 140 aldeias e fica situada entre os municípios de Amarante, Grajaú e Santa Luzia.
Com idealização e direção geral do jornalista Edwin Jinkings, diretor de Comunicação da Assembleia, a série “Nações Indígenas” teve gravações iniciadas em 2021, período em que os indígenas vivenciaram processo de invasões e violência.
“A produção é bem completa, mostrando os valores, as lutas, festas e as várias formas de resistência desse povo, até chegar a esse momento em que o país ganha o inédito Ministério dos Povos Originários e tem a liderança indígena maranhense com renome internacional, Sonia Guajajara, em seu comando”, declarou Edwin Jinkings.
No documentário, Sonia Guajajara, que nasceu na Terra Arariboia, dá depoimento contundente: “O território é uma garantia para todos os povos viverem sua cultura, sua tradição, seu modo de vida. Mas, embora tenhamos um território demarcado, tem um processo muito violento de invasão. Isso acaba que junta e traz todo mundo para a mesma situação de insegurança, de violência e de luta”, afirmou.
Donos do cocar
Falando uma língua pertencente à família tupi-guarani, o povo Guajajara é uma das etnias indígenas mais numerosas do Brasil. O nome significa “os donos do cocar”, sendo que a autodenomiação desse povo é Tenetehara.
Entre os destaques do episódio, estão as festas realizadas, sempre marcadas por cânticos, dança e pintura corporal. Exemplos são o ritual que marca a chegada dos meninos à puberdade e as festas do mel e do milho.
O documentário destaca a Festa da Menina Moça, que é dividida em três momentos: a Festa da mandioca, a caça e a festa do Moqueado. Segundo a tradição dos Guajajaras, na primeira menstruação, as meninas passam por um rito que inclui ficar por cinco dias em um espaço reservado, onde recebem, dos pais e avós, a primeira pintura corporal. No encerramento, recebem a carne do moqueado e passam a ser consideradas adultas.
Produção
A produção, que traz conversa com o antropólogo Deusdedith Leite, tem roteiro da jornalista Márcia Carvalho; com entrevistas e pesquisa de campo de Elda Borges e Produção de Marise Farias. A narração é de Rosalvo Júnior e as imagens são assinadas por Rubenilson Lima e Fábio Lima.
Os dois primeiros episódios da série “Nações Indígenas” estão disponíveis no canal do YouTube da TV Assembleia e no ar no canal aberto digital 9.2, na MAXX TV, no canal 17, e Sky, no canal 309.
O primeiro enfoca o povo Canela Apanyekrá, da terra indígena Porquinhos, que tem incidência em municípios como Barra do Corda e Fernando Falcão. O segundo destaca o povo Krikati e é ambientado na aldeia São José, entre os municípios de Montes Altos e Sitio Novo.

Problemas com baixa tensão de energia elétrica em nove povoados no município de Guimarães levaram o Ministério Público do Maranhão (MPMA) a ajuizar, nesta quarta-feira, 25, Ação Civil Pública, requerendo que a Equatorial Maranhão Distribuidora de Energia S/A, adote, em 30 dias, providências para solucionar a questão.
O objetivo da solicitação do promotor de justiça Frederico Bianchini Joviano dos Santos é garantir o fornecimento integral, contínuo e de qualidade de energia nas comunidades Quilombo Lago do Sapateiro, Gepuba, Gepubinha, Prata, Vila Nova, Zaranza, Pareaua, Boa Esperança e Recanto.
IRREGULARIDADES
Consumidores constantemente denunciam irregularidades na prestação do serviço prestado pela Equatorial nas localidades. Os problemas relatados incluem ausência de rede elétrica, suspensão de fornecimento, além de postes danificados e com gambiarras. Moradores também solicitam troca de rede elétrica monofásica para trifásica e instalação de transformadores compatíveis.
Em julho de 2021, a associação de moradores das comunidades encaminhou ao MPMA abaixo-assinado, solicitando mudança das tensões elétricas e inclusão de equipamentos compatíveis, uma vez que a energia fornecida não supre as necessidades locais, como casa de farinha, eletrodomésticos, casa de engenho, poços artesianos, equipamentos dos postos de saúde etc”. Com pedido semelhante, outro ofício foi enviado à Equatorial.
Em março de 2022, uma vistoria do MPMA no Quilombo Lago do Sapateiro foi realizada para verificar se os problemas ainda ocorriam. Quatro meses após, a Equatorial informou ao órgão ministerial havia executado obra de extensão de 3,3 Km de rede de média tensão trifásica, para melhoria dos níveis de tensão nos povoados de Guimarães.
A obra teria tido início em maio do mesmo ano e conclusão no mês seguinte. Parte das cargas existentes teriam sido transferidas para o novo trecho construído, realizando adequação dos níveis de tensão às normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Depois das intervenções, o problema persistiu nos povoados. No mês de agosto de 2022, a Associação encaminhou novo ofício à Promotoria de Justiça informando a situação. Em setembro do mesmo ano, a Associação dos Produtores do Prata informou à Promotoria de Justiça que os problemas no fornecimento da energia elétrica não haviam sido resolvidos.
Igualmente, a Associação Comunitária Nossa Senhora de Fátima, de Gepuba e Gepubinha, também relataram ao Ministério Público a persistência das mesmas questões.
RELATÓRIO
A Promotoria de Justiça de Guimarães solicitou ao Departamento de Infraestrutura do Município a realização de vistoria no local, o que resultou em relatório descrevendo a continuidade do problema.
De acordo com o documento, as obras de 3,3 Km na rede de média tensão iniciaram na margem da rodovia MA-305 e teriam sido concluídas nos limites das vias da comunidade Quilombola de Lago do Sapateiro.
Entretanto, faltaram 300 metros nas obras. Assim, não foram extintas as redes de baixa tensão em postes de madeira (conhecidas como gambiarras) em alguns logradouros da comunidade, onde o nível de tensão é de qualidade ruim, apesar de ter sido construída rede de média tensão trifásica. Por isso, as comunidades ainda estão sendo prejudicadas por níveis de tensão baixa.
O relatório foi encaminhado à Equatorial e não houve resposta da empresa ao documento.
“A má qualidade na prestação de serviços, além de gerar os transtornos próprios desse tipo de problema, está comprometendo a dignidade mínima daquelas comunidades, que têm dificuldade de ter acesso a água nos poços artesianos. Estas comunidades precisam de energia para suas atividades básicas e de sustento, como produção de farinha”, enfatiza o representante do MPMA, na Ação. “O problema na qualidade do fornecimento de energia também compromete unidades de saúde e escolas naqueles locais”.
O MPMA também pede que, ao final do processo, a empresa seja condenada definitivamente a realizar as adequações.