• Thiago Azevedo
  • 25 de novembro de 2022

Turiaçu: Prefeito Édesio Cavalcanti reúne multidão para assistir jogo de estreia do Brasil


Rumo ao hexa!! Foi assim que a Prefeitura de Turiaçu deu a largada, nesta quinta-feira (24), às transmissões dos jogos do Brasil na Copa do Mundo do Qatar, com o evento na rua da Praia que transmitirá todas as partidas da Seleção Canarinho no mundial de 2022. Para isto, a gestão do prefeito Édesio Cavalcanti, disponibilizou uma grande estrutura com telão.

O primeiro jogo reuniu uma multidão que além do futebol, se divertiu com animação da torcida turiense que acompanhou a partida entre Brasil e Sérvia, cujo placar foi de 2 x 0 para o Brasil.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 25 de novembro de 2022

Projeto Torcida Maranhão atrai multidão na avenida Litorânea


O Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), estreou nesta quinta-feira (24), primeiro dia de jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo do Catar, o projeto Torcida Maranhão, com transmissão ao vivo da partida na Avenida Litorânea. A festa do futebol atraiu um grande público.
“Estamos muito alegres aqui hoje realizando esse lindo evento com a estreia da nossa querida seleção brasileira, no primeiro jogo na Copa do Mundo 2022. Superamos todas as expectativas de público. Muitas famílias, crianças, idosos e com toda a qualidade e estrutura necessárias. O programa Mais Renda está aqui também sempre presente alcançando aqueles que mais precisam”, disse Yuri Arruda, secretário estadual de Cultura.
A programação contou com a apresentação do Bicho Terra para fazer o esquenta. Às 16h, começou o jogo do Brasil contra a Sérvia, pela fase de grupos. Após o jogo, o grupo Argumento se apresentou e para encerrar a noite, teve show nacional com o cantor Xande de Pilares.
“Gostei muito dessa iniciativa. Tem muita gente que fica procurando algo para fazer, e aqui juntou todo mundo para assistir ao jogo do Brasil. Uma ótima iniciativa do Governo do Estado”, disse Deyse Rezende.
Para receber a torcida, foi preparada uma estrutura com dois telões de led com transmissão 4K, um super palco, além de segurança reforçada para garantir a tranquilidade para o torcedor do Brasil.
Programa Mais Renda
Enquanto o Brasil estava em campo no Catar, no Maranhão entravam em campo os beneficiários do Mais Renda. O projeto Torcida Maranhão contou com o reforço de 15 beneficiários do Mais Renda, que venderam variados tipos de lanches durante toda a programação do evento.
O secretário da Sedes, Paulo Casé Fernandes, se mostrou confiante quanto à qualidade do time Mais Renda no projeto Torcida Maranhão. “Isso só prova o quanto o Mais Renda está qualificado para entrar em campo, lá na Litorânea, e mostrar o que sabem fazer de melhor. O governador Carlos Brandão vem mostrando incansavelmente o quão é sensível no que tange o desenvolvimento social do nosso estado”, disse o secretário.
Lucileide Silva trabalha no Mais Renda e disse que o programa é uma ótima oportunidade de tirar uma renda extra todo mês. “Esse é um extra que entra para todos nós. A gente está gostando muito, muitas pessoas vêm e compram. Bom demais poder acompanhar o jogo do Brasil e tirar um dinheiro a mais para nossa família”, disse uma das beneficiárias do programa estadual.
Sobre o programa
O Mais Renda já beneficiou aproximadamente 5 mil beneficiários, contemplando 98 municípios do Maranhão, incluindo a capital São Luís.

  • Thiago Azevedo
  • 25 de novembro de 2022

Caxias: Ação do Ministério Público requer nomeação de aprovados em concurso público


A 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Caxias ingressou, na última terça-feira, 22, com uma Ação Civil Pública contra o Município, na qual requer a regularização da situação do funcionalismo municipal. Embora tenha realizado, em 2018, um concurso público para várias áreas, a Prefeitura mantém cargos ocupados por contratos temporários, o que é irregular.

Além disso, o promotor de justiça Francisco de Assis da Silva Júnior observa, na Ação, a falta de transparência por parte da administração municipal, que não apresenta a relação dos contratados sem concurso público nem a forma como se deram essas contratações.

Há relatos de que, mesmo contratando de forma irregular, a Prefeitura de Caxias estaria cedendo os servidores a outros órgãos, o que contraria as regras para contratações temporárias, que exigem previsão em lei e a existência de necessidade temporária de excepcional interesse público.

Outro ponto levantado pelo Ministério Público do Maranhão é que as funções desempenhadas pelos contratados de forma irregular são permanentes e fundamentais, não podendo ser desenvolvidas de forma temporária.

“Se demonstrada a existência de vagas e a necessidade de serviço, não pode a administração deixar transcorrer o prazo de validade do concurso a seu bel prazer, para nomear pessoas diferentes daquelas já aprovadas e classificadas no certame”, observa Francisco de Assis da Silva Júnior.

LIMINAR

O Ministério Público requer, como medida liminar, que a Justiça determine prazo de cinco dias para que a Prefeitura de Caxias apresente a relação de todos os aprovados dentro do número de vagas no concurso público realizado em 2018, bem como daqueles classificados como cadastro de reserva.

Já no prazo de 10 dias o Município deve apresentar a relação de todos os contratados, informando como se deu o processo de contratação e qual o fundamento legal. No mesmo prazo deverão ser apresentados os contratos celebrados.

Outro pedido feito é que seja apresentada a relação de todos os cargos criados por lei no âmbito da administração municipal, detalhando quais deles estão vagos; quais encontram-se ocupados por servidores efetivos mas afastados por motivo válido, levando ao preenchimento por contratação temporária; quais contratações temporárias foram realizadas sem a existência de cargo correspondente, com a devida motivação; e a relação de todos os contratados sem concurso público que estão cedidos para outros órgãos.

Também foi pedida liminar para que o Município de Caxias faça as reservas orçamentárias para a nomeação de todos os aprovados, bem como dos classificados e que, no prazo de 30 dias, sejam suspensas as contratações de servidores temporários para o exercício de funções próprias de cargos efetivos, nas hipóteses em que exista cargo criado em lei e candidato aprovado e classificado em concurso público, bem como todas as prorrogações desses contratos.

Também em 30 dias, deve ser resolvida a situação das contratações temporárias para o exercício de funções para as quais há candidatos aprovados e classificados em concurso, rescindindo os contratos quando desnecessária a prestação dos serviços ou convocando os classificados no certame, sempre respeitando o quantitativo de vagas criadas por lei.

Em caso de descumprimento de qualquer dos itens, o Ministério Público do Maranhão propôs a aplicação de multa diária de R$ 10 mil.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 24 de novembro de 2022

Lula comemora vitória do Brasil sobre a Sérvia na estreia da Copa do Mundo


O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), comemorou a vitória do Brasil  contra a Sérvia na estreia da seleção na Copa do Mundo, nesta quinta-feira (24). A equipe brasileira jogou no estádio Lusail, em Doha, no Catar, e marcou 2 gols.

Lula assistiu ao jogo acompanhado da esposa Janja. Ele estava na casa dele em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, onde se recupera de cirurgia realizada no domingo (20) para a “realização de uma laringoscopia para retirada de leucoplasia da prega vocal esquerda”.

Nesta quinta (24), antes da partida entre Brasil e Sérvia, o presidente eleito publicou uma nova mensagem para convocar os torcedores brasileiros a usar as cores verde e amarela na torcida pela seleção brasileira na Copa do Mundo do Catar.

“Hoje começa a disputa pelo hexa. Vamos usar nossa camisa verde e amarela, vesti-la com muito orgulho e acompanhar a Seleção. Nossa camisa tem as cores da nossa bandeira, que representa 215 milhões de brasileiros e brasileiras. Vamos torcer juntos pelo Brasil”, publicou Lula no Instagram.

Lula e Janja usaram a camisa da seleção nas cores verde e amarela com o número 13.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 24 de novembro de 2022

Othelino Neto tem encontro com Flávio Dino: “foi positivo”

Com dois gols de Richarlison já no segundo tempo, o Brasil venceu a Sérvia por 2 a 0 na estreia da Copa do Mundo em jogo realizado nesta quinta (24), no Estádio Lusail, em Lusail, no Catar.

Já o presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto (PCdoB), marcou outro golaço em  encontro com o ex-governador e senador eleito, Flávio Dino (PSB), na pauta a eleição da Mesa Diretora da Assembleia, política nacional e o clima da Copa do Mundo 2022.  Apenas os dois teriam participado do encontro a portas fechadas. “Foi positivo”. disse Othelino ao blog Tribuna98.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 24 de novembro de 2022

Conselho do Sebrae elege Celso Gonçalo para presidência e a nova diretoria executiva


O Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão escolheu, nesta quinta-feira, 24, as lideranças que vão comandar a gestão e direcionamento institucional e estratégico da empresa nos próximos quatro anos.

Em reunião ordinária, os conselheiros titulares confirmaram o nome do engenheiro civil Celso Gonçalo no comando da presidência do colegiado deliberativo, sucedendo o agrônomo e presidente da Federação da Agricultura do Estado do Maranhão (FAEMA), Raimundo Coelho. Gonçalo representa o assento da indústria, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Integram, ainda, o Conselho Deliberativo do Sebrae-MA a Associação Comercial do Maranhão (ACM-MA), Federação das Associações Comerciais do Maranhão (FAEM), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão (FCDL), Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (FECOMÉRCIO), Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos (CEAPE-MA), os bancos oficiais – Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal, a Universidade Federal do Maranhão, o SebraeNacional, além das secretarias de estado do Desenvolvimento da Indústria e Comércio (Seinc) e da Ciência e Tecnologia da Informação (SECTI).

Celso Gonçalo foi declarado vencedor conquistando a maioria dos votos do colegiado deliberativo. “O Sebrae é uma instituição muito importante para o desenvolvimento do estado e o seu Conselho Deliberativo é formado por instituições comprometidas com isso. Fico honrado de poder contribuir e deixar um legado nessa história”, declarou o presidente eleito.

O presidente da Associação Comercial do Maranhão (ACM-MA), Cristiano Barroso Fernandes, foi escolhido para ser o vice-presidente do conselho deliberativo.

Em seu discurso de despedida o atual presidente, Raimundo Coelho, destacou que essa gestão teve grandes desafios a exemplo do enfrentamento da crise causada pela pandemia de Covid-19. “Tivemos que reinventar a atuação do Sebrae, conseguimos ampliar a nossa capilaridade, interiorizamos nossas ações e fortalecemos parcerias comprometidas com a bandeira do empreendedorismo”, avaliou Coelho.

Diretoria executiva – Durante a reunião ordinária, os conselheiros deliberativos também decidiram reconduzir aos cargos os atuais diretor superintendente, Albertino Leal de Barros Filho e diretor técnico, Mauro Borralho de Andrade. Para a diretoria de Administração e Finanças foi escolhida a contadora Edila Neves, que tem MBA em Gestão de Pessoas por Competências, Indicadores e Coaching, e ocupa atualmente o cargo de gerente de Gestão de Pessoas na empresa.

Albertino Leal de Barros Filho agradeceu a confiança dos conselheiros e a oportunidade de continuar na posição de liderança da instituição. “Creio que o trabalho entregue à sociedade maranhense, especialmente aos empreendedores, nesta gestão, foi o principal motivador da decisão colegiada. Fico honrado de ter essa confiança renovada e mantenho meu compromisso em continuar empenhado em contribuir com o desenvolvimento sustentável do estado por meio do empreendedorismo e inovação”, garantiu.

Sobre os compromissos da gestão no atendimento aos pequenos negócios locais, o diretor técnico, Mauro Borralho de Andrade, pontuou que o momento agora é de balanço dos grandes resultados da gestão que finda em 31 de dezembro, e de ajuste da estratégia. “Ao receber novamente a confiança para cumprir o desafio da diretoria técnica, entendo que as instituições que compõem o conselho sinalizam para que as parcerias que foram estabelecidas e fortalecidas devem evoluir com estratégias cada vez mais assertivas para o crescimento dos pequenos negócios locais”, destacou.

Nova integrante da diretoria executiva, Edila Neves é filha do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez, e funcionária do Sebrae desde 2010. Atualmente, é gerente da Unidade de Gestão de Pessoas da instituição. “Certamente, os conselheiros estão confiando a mim o maior desafio da minha carreira e fico honrada por receber esse desafio justamente quando celebramos o primeiro cinquentenário do Sebrae”, destacou a nova diretora.

As lideranças eleitas assumem a nova gestão a partir do dia 02 de janeiro de 2023.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 24 de novembro de 2022

Paralisação de Professores em Magalhães de Almeida-MA

Na manhã desta quarta-feira 23/11/22 os Professores da rede municipais de Educação em Magalhães de Almeida – MA, fizeram uma caminhada de forma pacífica pela cidade expondo aos populares a situação que está sendo impostas aos professores. Os professores escolheram como ponto fixo para protestar a frente a secretaria de educação do município.

Segundo os professores, O atual secretário tem se empenhado ao máximo para prejudicar ao máximo os professores efetivos. Negando aos mesmos direitos básicos assegurados pela Lei N 400 de 13 de setembro de 2010. Lei esta que institui o plano de cargos, vencimento e carreira do magistério do município.

As reivindicações dos professores são em cima da reforma do plano de carreira uma vez que as mudanças propostas/impostas pelo secretário de educação ao invés de valorizar o professor tem o objetivo claro de destruir o plano de carreira em vigor.

Ainda segundo os professores, O Secretário de educação Maélio César já vem descumprindo a Lei 400 de 13 setembro de 2010 em vários pontos.

POSSÍVEIS MUDANÇAS.

-Redução de todos os percentuais de cálculos dos Níveis e redução no cálculo do salário.
-Congelamento do salário até a compensação da VPNI (período de 2 a 3 anos).
-Corte de 15 dias de férias e o efeito financeiro desses dias.
-Fim da progressão por titulação para o professor que já se encontra no nível 3.
-Mudança da base de cálculo das classes.
-Não reconhecimento da maior titulação após o período probatório.
-Não ao direito de se afastar para cursar mestrado ou doutorado.

As palavras que descrevem a situação são DESVALORIZAÇÃO E REGRESSO.

A notícia repercute de forma negativa para Magalhães de Almeida deixando os professores de outros estados e municípios abismados com esse absurdo!

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 24 de novembro de 2022

ZIGNAU!!! Secretários de Braide não comparecem para audiência na Câmara Municipal de São Luís


Os secretários municipais da Prefeitura de São Luís faltaram à convocação da Câmara Municipal, marcada para a manhã desta quinta-feira, 24.

A ausência teve chancela do prefeito Eduardo Braide (PSD) que recorrentemente opta pela falta  de diálogo com a população, por meio da Câmara e seus representantes.

Os secretários Joel Nunes (Saúde), Enéas Fernandes (Governo), Simão Cirineu (Planejamento) e José Azzolini (Fazenda) deixaram o Ministério Público – presente na audiência – e os próprios vereadores sem resposta sobre o não pagamento das emendas impositivas.

Segundo os vereadores, o prefeito Eduardo Braide enviou relatórios com as informações como pagas, mas nenhum vereador teve a emenda paga.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 24 de novembro de 2022

Turismo municipal é destaque em roteiro turístico realizado pela Prefeitura de Paço do Lumiar

Um importante passo para a atividade turística foi dado no município, na última quarta feira (23) um grande passeio cultural e turístico aconteceu em Paço do Lumiar, contando com presenças importantes de vários municípios e também de outros estados com o objetivo de divulgar e fortalecer a atividade turística, por meio de parcerias com os demais municípios da região metropolitana e agências de viagem. Estiveram presentes, diversas autoridades e representantes municipais, como a Prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo (PCdoB), o Secretário de turismo de São Luís, Saulo Santos, o ex-juíz federal, Alberto Carlos Madeira, e representantes de agências de turismo.
O passeio começou pela manhã, com a visita ao barracão e museu do Bumba meu Boi da Maioba, um dos mais antigos e tradicionais grupos de Paço do Lumiar, com mais de 130 anos de história, e lá, os presentes participaram da reabertura do barracão, com um café da manhã e muita dança ao som das matracas e dos pandeirões do batalhão pesado. Madrinha do boi e entusiasta da manifestação cultural, a prefeita Paula comemorou a reabertura do barracão e a realização do passeio:

“Eu estou muito feliz em ver que o resultado de nossos esforços estão no rumo certo, hoje estamos aqui reunidos com representantes de vários municípios, com o secretário de turismo de São Luís e também os agentes de turismo que vieram lá de São Paulo para prestigiar nossas belezas, além disso hoje estamos participando dessa reinauguração de um local histórico e cultural daqui do nosso município, que sou muito orgulhosa de ser madrinha, que é o bumba meu boi da Maioba”, finalizou a prefeita.

Prestigiador da cultura luminense e também presente na ocasião, o ex-juíz federal Alberto Carlos Madeira, se pronunciou sobre a realização do passeio:

” Paço do Lumiar tem uma vocação extraordinariamente forte para o turismo que é precisamente a sua cultura, aqui estão os grandes batalhões do Bumba meu Boi de matraca e também a festa do Divino Espírito Santo, hoje nós estamos vendo um marco histórico onde Paço do Lumiar passa a integrar o roteiro turistico do estado do Maranhão e também do nordeste do Brasil, onde quem vier ao estado, saberá que aqui temos uma grande densidade cultural e um povo acolhedor”, concluiu.


Após a programação na maioba, o passeio seguiu para o porto do Timbuba onde foi servido um almoço aos presentes e após pela tarde, o roteiro seguiu pelas águas, com um belíssimo passeio náutico pela orla do município, mostrando a beleza das vegetações e da fauna luminense e fechando com chave de ouro esse importante dia para o setor turistico municipal.

  • Thiago Azevedo
  • 24 de novembro de 2022

Com sinal verde de Brandão, Othelino avança com passos largos para sua reeleição na ALEMA


O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Othelino Neto (PCdoB), conta com sua imagem de equilíbrio entre governistas e oposicionistas para se manter à frente da Casa, na eleição marcada para fevereiro de 2023.

De perfil conciliador, ele tem o apoio do ex-governador e senador eleito Flávio Dino (PSB), além da simpatia do atual mandatário do Estado, Carlos Brandão (PSB), fatores que dificultam o surgimento de qualquer adversário competitivo na disputa.

Nesta semana, em reunião com a chapa de prefeitos que comandará a Famem a partir do ano que vem, o próprio Brandão abriu caminho para a reeleição de Othelino.

Segundo o chefe do Executivo, o Palácio dos Leões não pretende interferir na eleição para o comando da Casa, e deve abraçar o candidato de melhor se posicionar entre os próprios parlamentares.

“Independente de quem seja o candidato, nós vamos dialogar. Aquele que estiver a melhor posição, tiver mais aliados, que construir melhor, esse, sim, será o candidato que a gente vai trabalhar para a unidade”, afirmou Brandão.

Caso o compromisso seja mantido, fica praticamente selada a reeleição de Othelino em fevereiro, já que se torna bastante improvável que surja um concorrente competitivo sem o apoio do governo.

Durante a sessão desta quarta-feira (23), seguro no anúncio de Brandão, o deputado Yglésio Moysés (PSB) reafirmou apoio a Othelino Neto para a presidência da Alema.

“Eu não seria eu se não viesse a essa tribuna, neste momento, para registrar o meu apoio à recondução do deputado Othelino. Presidente, o senhor tem meu voto antecipado. Nós precisamos de pessoas que deixem os deputados serem aquilo que eles querem e podem ser para contribuir com o Maranhão”, afirmou.

Leia mais no Blog Atual7

  • Tags: