• Thiago Azevedo
  • 30 de novembro de 2022

Jorge Maru faz visita de cortesia no Palácio dos Leões

O vereador e presidente da Câmara Municipal Eleito, Jorge Maru (Republicano) fez uma visita de cortesia na Sede do Governo Estadual, na manhã desta quarta-feira (30).

No Palácio dos Leões, Maru foi recebido pelo Subsecretário da Casa Civil, Júnior Viana que na oportunidade falou da importância da vitória na Câmara dos vereadores e do futuro processo eleitoral no município de Paço Do Lumiar em 2024.

A vitória do governador Brandão tem tudo haver com as articulações dos grupos políticos de Paço Do Lumiar em especial ao grupo da prefeita Paula Azevedo na Grande Ilha.

A prefeita Paula, com a maioria dos vereadores de Paço Do Lumiar, entre eles Jorge Maru, foram fundamentais em promoverem reuniões, eventos sociais e movimentos que levaram à população uma onda a favor de Carlos Brandão e Flávio Dino.

Jorge Maru toma posse em Janeiro de 2023 para o biênio 2023/2024 na presidência da Câmara Municipal de Paço Do Lumiar.

 

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 30 de novembro de 2022

Após 1 ano, Marcelo Tavares passa a ser favorito à Presidência do TCE

Após 1 ano e 2 meses da posse como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, Marcelo Tavares é considerado o favorito para assumir a cadeira de presidente do TCE.

A eleição deve ocorrer na segunda sessão plenária do mês de dezembro. Para ser eleito, o candidato precisa obter os votos de mais da metade dos membros do TCE maranhense.

A corte é composta por sete conselheiros, e Washington Oliveira atual presidente possui apenas dois votos dos conselheiros  Caldas Furtado e Álvaro Ferreira, formando três votos.

Do outro lado o grupo formado por outros três conselheiros, Raimundo Oliveira, Edmar Cutrim e Jorge Pavão, não votam com Whashington, sendo o voto de Marcelo Tavares decisivo e devendo ocupar o cargo de presidente.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 30 de novembro de 2022

Veja organograma de suposto esquema de corrupção dentro da gestão Braide

Na segunda-feira (28), a Câmara de Municipal de São Luis deu início as denúncias, de indícios de casos de nepotismo e favorecimento em quatro processos de licitação na Secretaria Municipal de Assistência Social de São Luís (Semcas).

Veja com atenção a denúncia:

Blog Neto Cruz

 

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 29 de novembro de 2022

Governador Carlos Brandão anuncia redução de gastos em contratações sem comprometimento de serviços públicos


O governador do Maranhão, Carlos Brandão, anunciou, nesta terça-feira, 29, uma economia no orçamento estadual depois de realizar redução de valores em contratações, sem prejuízo à realização de serviços públicos. O intuito é não comprometer a eficiência do Estado e atender o interesse público com o menor gasto possível.

“Estamos em uma longa recessão econômica, ainda tendo que lidar com os efeitos de uma pandemia que durou dois anos. Então, por meio da Segep, criamos uma metodologia para que as empresas contribuíssem com a redução de valores, de modo que as contrações não deixassem de acontecer, o que, consequentemente, favorece não apenas a continuidade dos serviços, mas também a possibilidade de destinar essa economia para outros investimentos no estado ”, disse o governador.

Carlos Brandão se refere a um montante de R$ 313,9 milhões em economia nos processos de registro de preço feitos pela Secretaria de Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep), somente em 2022.

O secretário da pasta, Pedro Chagas, comentou sobre como o processo se deu com as empresas para que fosse obtida a redução nas contratações.

“É basicamente a economia que a gente teve nos preços que vão ser contratados. Criamos um método que alcança, em um único processo licitatório, diversos órgãos. Assim, incentivamos as empresas as baixarem os preços para fornecerem à administração pública. Então, somando todas as contratações no sistema de registro de preço, entre a estimativa de mercado e o preço final, foi obtida essa marca acima de trezentos milhões de reais em economia”, explicou Chagas.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 29 de novembro de 2022

Audiência Pública para tratar sobre a inclusão escolar das pessoas com deficiência, nos âmbitos municipal e estadual.

Nesta quarta-feira (30), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e das Minorias da Assembleia Legislativa, atendendo a solicitação do deputado estadual Neto Evangelista, que também é presidente da referida Comissão, realizará audiência pública para tratar sobre a inclusão escolar das pessoas com deficiência, nos âmbitos municipal e estadual. O evento acontecerá às 8h no auditório Neiva Moreira, no Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa.

O objetivo da audiência é debater as políticas públicas que sustentam a educação inclusiva e os principais entraves que estão sendo enfrentados pelos estudantes e familiares, escolas, professores e gestores.

É dever do Estado assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação. Nesse sentido, temos que possibilitar todas as condições que permitam que cada pessoa atinja o seu potencial.

O que: Audiência Pública para tratar a inclusão escolar das pessoas com deficiência, nos âmbitos municipal e estadual
Data: 30/11/22
Horário: 8h
Local: Auditório Neiva Moreira, na Assembleia Legislativa

  • Thiago Azevedo
  • 29 de novembro de 2022

Gestão Paula Azevedo encerra Novembro Azul com evento para servidores

Azul é a cor que simboliza uma das maiores ações de saúde do ano em todo o Brasil. A campanha Novembro Azul, de prevenção ao Câncer de Próstata foi destaque em Paço do Lumiar e a prefeita Paula Azevedo(PCdoB) cumpriu a promessa de mobilozar atividades em todo o município durante a campanha, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde-SEMUS.

Na manhã de segunda-feira (28) aconteu a ação de encerramento da campanha Novembro Azul, na sala de reuniões do Centro Administrativo da prefeitura de Paço do Lumiar, e foi direcionada aos servidores que trabalham no local. Foram ofertados diversos atendimentos como testes de HIV, Hepatites B e C, atendimento nutricional, aferição de pressão e glicose, vacinação, além também da palestra: “Quem ama se cuida por inteiro” ministrada pela enfermeira Francimary Ferreira, Coordenadora em Saúde da Família, emergencista e enfermeira do trabalho. Presente no evento a prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo (PCdoB) ressaltou a importância da realização do evento:

“É de suma importância valorizar nossos servidores, já tivemos um mês cheio de ações alusivas ao novembro azul, e hoje estamos encerrando essa linda campanha aqui no centro administrativo com essa palestra, e também fornecendo testes, vacinas, reforçando a atenção a prevenção, tanto ao câncer de próstata quanto às outras doenças” concluiu.

O Secretário Municipal de Indústria Comércio Turismo, Bine Amado, também esteve presente na ação e também reforçou a relevância do evento para a conscientização dos homens luminenses:

“É de grande relevância que os homens entendam que é preciso sim se cuidar, sem esperar que as coisas se agravem e se compliquem, quebrar esses preconceitos de que o homem só vai na última hora. Precisamos estar hombriadoa e irmanados para conscientizar e melhorar a saúde do luminense” disse o secretário.

Durante a ação, também foi servido um café da manhã aos presentes, finalizando a campanha que aconteceu durante todo o mês de novembro.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 29 de novembro de 2022

Brandão deve declarar apoio para Othelino na disputada da Assembleia Legislativa


presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), confirmou em vista ao município de Parnarama, que é mesmo candidato à reeleição para o comando da Mesa Diretora da ALEMA, no dia 1º de fevereiro.

Nos bastidores, aliados do governador Carlos Brandão admitem que pelo avanço com apoios de outros deputados, Othelino deve ser o nome de consenso do governador Carlos Brandão (PSB).

“Sem encontrar outro nome que seja viável e que não dependa 100% do Governo Brandão, a candidatura única de Othelino é a confirmação de que a Assembleia Legislativa é dos Deputados Estaduais” disse um deputado eleito de primeiro mandato.

 

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 29 de novembro de 2022

Calote: Prefeitura de São Luís tem internet suspensa após empresa somar mais de 6 milhões em atraso


Em nota a empresa Wiki Telecom, comunica a suspensão dos contratos de links de internet com a Prefeitura de São Luís.

Nota à Imprensa:

A empresa WIKI TELECOM, empresa Maranhense, presente em mais de 12 estados da federação de no Distrito Federal, que por anos prestou serviço para a Prefeitura de São Luís com fornecimento de links de internet as secretarias, vem por esta manifestação, sobre as notícias veiculadas nos meios de comunicação, em relação a suspensão dos serviços ofertados aquele órgão, esclarecer o que segue abaixo:

a) A suspensão dos serviços de internet, foi efetuada pela falta de pagamento por parte do município, onde o montante em aberto é de R$716.616,37 pela Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS, R$1.608.866,66 pela Secretaria Municipal de Tecnologia e Informação – SEMIT, R$3.891.373,59 Pela Secretaria Municipal de Educação – SEMED, totalizando assim R$6.216.856,62, débitos esses que são acumulados desde o ano de 2021. Ressalta ainda, que diversas notificações de cobrança foram enviadas, mas em momento algum, os responsáveis se prontificaram a negociar data de pagamento. Portanto, não se trata de perda de processo licitatório, como vem sendo veiculado pelo município. A empresa ressalta que possui toda documentação necessária para provar suas alegações.

b) A licitação mencionada, com o fito de nova contratação de empresa para fornecimento de link de internet para ao município de São Luís, teve como vencedora uma empresa sem capacidade técnica comprovada no processo. Algo mais grave, no entanto ocorreu: sem documentos essenciais que possibilitassem
sua habilitação no certame, como certidões estaduais e atestados, a empresa “vencedora” foi habilitada pelo pregoeiro. No entanto, uma decisão liminar proferida em 10/11/2022, determinou que o ato de habilitação irregular do pregoeiro, fosse desconsiderado e a licitação fosse retomada.

c) O alcaide municipal se mostrou irredutível a qualquer acordo que envolvesse as faturas em atraso, por isso preferiu seguir a senda em desacordo com as necessidades da coletividade. Ora, na visão da gestão municipal, seria mais fácil contratar outra empresa, do que pagar os débitos da empresa que já estava prestando serviços.

d) Cabe destacar ainda, que a WIKI TELECOM fornecia de forma gratuita, em forma de projeto social, internet para todos os terminais de passageiros de São Luís, mas que não puderam continuar diante do caos presenciado pela empresa no referido contrato.

e) A Secretaria Municipal de Educação, em reunião com os representantes da empresa ainda em 2021, se prontificou a realizar todos os pagamentos atrasados, o que nunca ocorreu. Por outro lado, se recusou a tratar novamente o assunto, em diversas recusas.

Diante das razões acima expostas, em que os débitos perfazem mais de 20 meses, sem perspectiva de recebimento, ou qualquer contato por parte do município, a empresa resolveu suspender os referidos serviços.

WIKI TELECOM

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 29 de novembro de 2022

Quase 2 milhões: Coletivo Nós aponta indícios de irregularidades em licitações e nepotismo na Secretaria de Assistência Social


O co-vereador Jhonatan Soares, do Coletivo Nós (PT), ocupou a tribuna na sessão desta segunda-feira (28) na Câmara Municipal de São Luís para denunciar, segundo ele, casos de nepotismo e favorecimento em quatro processos de licitação na Secretaria Municipal de Assistência Social (Semcas). O parlamentar ainda classificou a situação como “imoral” e “indecente”.

Em seu discurso, Jhonatan Soares disse que analisou algumas nomeações e descobriu que a secretária municipal Ana Carla Furtado teria nomeado para cargos comissionados alguns parentes. Nas denúncias, uma irmã da secretária, que foi identificada por Ana Cláudia Figueiredo Furtado, aparece desempenhando a função de diretora técnica de serviços. A lista inclui ainda um primo e uma filha de um primo da titular da Semcas nomeados com cargos comissionados no órgão municipal.

“Cabe destacar aqui, que não temos 100% das provas das irregularidades, mas é preciso ser investigado, pois este não é nosso papel. O que posso confirmar aqui é que o princípio da moralidade, previsto na Constituição Federal, não está sendo respeitado nesta gestão na Semcas. É assim que estamos vendo a administração do prefeito Eduardo Braide, com casos e mais casos imorais”, frisou o petista.

O caso de nepotismo não foi a única denúncia apresentada na tribuna com cópia para cada um dos vereadores em plenário. No pronunciamento, o co-vereador que representa o mandato coletivo, também apontou para um possível favorecimento em quatro processos de licitação para fornecimento de alimentos e fraldas.

De acordo com ele, os quatro contratos vencidos pela empresa Ad Infinitum Serviços, Consultoria e Comércio Ltda., somam mais de R$ 1,7 milhão. O co-vereador apontou ainda que as fiscalizações e autorizações dos processos de licitação foram feitas pelos próprios familiares da secretária. O problema, entretanto, é que antes do edital, conforme as denúncias, os dirigentes da empresa fornecedora já tinham tomado conhecimento do documento.

“Antes de lançar o edital de licitação, os proprietários da empresa Id Infinitum já tinham conhecimento. Estes proprietários são amigos pessoais da secretária Ana Carla. Curioso é que a própria secretária já trabalhou com um dos proprietários da empresa na Prefeitura de Paço do Lumiar na gestão da ex-prefeita Bia Venâncio”, revelou.

Jhonatan Soares disse ainda que o CNPJ da empresa vencedora da licitação não habilita a empresa a prestar os serviços previstos nos contratos. Jhonatan disse, porém, que não tem todas as provas que mostram irregularidades no processo licitatório. Mas sabe que a prática do nepotismo é evidente.

O parlamentar petista agradeceu ao vereador licenciado Paulo Victor, pela confiança em disponibilizar ao mandato coletivo os documentos que embasaram as denúncias. Ele destacou ainda que deverá encaminhar o dossiê detalhando os indícios de irregularidades ao Ministério Público Estadual para que o órgão de controle externo possa tomar as providências.

Convocação e investigação

Ao concluir o pronunciamento, Jhonatan Soares afirmou que vai apresentar requerimento para a convocação da secretária Ana Carla Furtado para que ela possa prestar esclarecimentos na Câmara Municipal.

Além da convocação, por sugestão da vereadora Concita Pinto (PCdoB), a Casa também deverá formar uma comissão para acompanhar o suposto ato ilícito praticado na Semcas contra a administração pública municipal.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 28 de novembro de 2022

PAULA AZEVEDO APRESENTA NOVA SECRETÁRIA DE MEIO-AMBIENTE DE PAÇO DO LUMIAR


Com objetivo de alavancar as ações e políticas ambientais em Paço do Lumiar, a prefeita Paula Azevedo(PCdoB) apresentou nesta segunda-feira(28), a nova Secretária Municipal de Meio-Ambiente e Recursos Naturais, Alberlucia Mendes Desterro. A nova gestora da SEMAP é engenheira ambiental, com especialização em auditoria, perícia e licença ambiental.
Paula vem demonstrando satisfação com o trabalho de Alberlucia, que até aqui ocupava o cargo de coordenadora e agora assume a pasta com uma proposta de sustentabilidade. “Estamos entregando a SEMAP a uma técnica capaz, que tem compromisso com o que faz, e, tenho certeza, vai executar um grande trabalho”, prevê a prefeita.
A nova secretária Alberlucia Desterro destacou suas expectativas para o desafio de assumir uma das importantes secretarias do município. “Iremos trabalhar para honrar à altura a confiança da prefeita Paula Azevedo a em nossas habilidades”, destaca.
“Desde o início nas análises de processos, busquei o desenvolvimento sustentável do município, que atualmente é a cidade com maior crescimento imobiliário na Grande Ilha, tudo isso sem deixar de trabalhar na preservação das nossas belezas naturais”, concluiu.