• Thiago Azevedo
  • 10 de maio de 2023

Paulo Victor anuncia destinação de emendas no valor de R$ 370 mil para festa de São Marçal


O presidente da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Victor (PCdoB) anunciou a destinação de emendas parlamentares no valor de R$ 370 mil reais para Festa de Marçal que ocorre todos os anos na madrugada do dia 30 de junho, reunindo milhares de brincantes de bumba meu boi, no bairro do João Paulo, na capital maranhense.

“Nós temos uma reclamação ativa ao longo dos anos sobre a contribuição dos poderes tanto do estado quanto do município em relação às atividades que são desempenhadas no São Marçal, que é o maior cortejo popular e folclórico do mundo e que acontece no bairro do João Paulo, sobretudo, o Governo do Estado – eu estive na pasta no ano passado -manteve, mantém e, acredito que manterá sua estrutura de som e a estrutura para passagem das brincadeiras na avenida. Eu sei da labuta e da força que todos os integrantes e donos de bumba-boi fazem para passar e se manterem naquele circuito que é histórico. Por isso, eu anuncio em público aqui, a destinação de toda a minha emenda parlamentar de R$ 370 mil reais para a festa de São Marçal para que sejam pagos os cachês destas entidades folclóricas e juninas”, declarou.

O anúncio foi feito durante a sessão ordinária desta terça-feira (09) e ocorreu, após sugestões apresentadas por um dos vereadores, que participaram dos trabalhos legislativos. Em seu discurso, o chefe do Legislativo ludovicense falou dos desafios que as brincadeiras enfrentam todos os anos para participar do evento que vai completar 96 anos em 2023.

“O meu maior e macro respeito pelo que vocês [donos de brincadeiras] fazem por nossa cultura e por nossa cidade, cujo eixo cultural mantém nossa cidade histórica no plano mundial. Muito obrigado a todos e aos colegas pela disposição da ideia”, completou.

Como surgiu?

A festa de São Marçal ocorre no dia 30 de junho, marcado pelo Encontro dos Batalhões de Bumba Meu Boi, no bairro do João Paulo, reunindo bois de matraca, com início desde as 6h da manhã e se estendendo até a madrugada do dia 1° de julho. Durante todo o dia, cerca de 300 mil pessoas participam da festa. As atrações mais aguardadas são os bois da Maioba, Maracanã, Pindoba, Iguaíba e São José de Ribamar.

A festa de São Marçal teria surgido a partir da proibição aos grupos de bumba-meu-boi de seguirem para a área do centro da cidade, sob pretexto de manutenção da segurança, ordem e tranquilidade, em razão da discriminação contra a cultura popular. Como a polícia não permitia que os brincantes passassem do Areal do João Paulo, o local se tornou ponto de encontro dos grupos e foi se consolidando a cada ano e se expandindo.

Outra versão afirma que o primeiro encontro de bois no João Paulo ocorreu em 29 de junho de 1928, quando os batalhões do Sítio do Apicum, o Boi do Lugar dos Índios, do povoado de São José dos Índios, em São José de Ribamar, (e talvez o Boi da Maioba) se reuniram sob o pedido de José Pacífico de Moraes, comerciante, apreciador da cultura popular, que resolveu reproduzir, em seu bairro, um encontro que já ocorria desde 1924, todo dia 29, em honra a São Pedro, na então Vila do Anil. Com o passar dos anos, a brincadeira foi se multiplicando e sua aceitação nos bairros urbanos foi aumentando.

O encontro ocorreu todos os anos até 1949, quando se transferiu para o Monte Castelo, ficando lá somente um ano. Depois, foi para o Bairro de Fátima, e passou por outros bairros até retornar ao João Paulo, em 1959. Somente na década 1980, a festa ganhou a forma que tem hoje.

  • Thiago Azevedo
  • 10 de maio de 2023

Felipe Camarão participa de Encontro de Imersão com secretários de educação para discutir melhorias na rede de ensino

O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, passou dois dias, em São Paulo, participando do “Professores em Pauta: 1º Encontro imersivo de Secretários Estaduais de Educação”, promovido pelo Instituto Península.

O evento teve início domingo (07), e debateu até esta terça-feira (09), a construção e o avanço de políticas públicas para a Educação brasileira, visando, principalmente, melhorias e valorização dos professores das redes municipais e estaduais de ensino.

“A convite do Instituto Península passei 2 dias em um encontro imersivo, acompanhado de outros secretários de educação do Brasil, debatendo e aprendendo muito sobre políticas públicas voltadas a valorização dos professores. Ouvimos muitos especialistas e pesquisadores, que sabem a importância da valorização dos nossos profissionais. E essa valorização é para além da oferta de uma remuneração atrativa. Volto para o Maranhão com uma bagagem riquíssima, que trabalharei com a equipe da educação, em benefício da rede pública estadual do Maranhão e de seus educadores”, destacou Felipe Camarão.

O “Professores em Pauta: 1º Encontro de Secretários Estaduais de Educação” contou com palestras ministradas por importantes especialistas, como Ben Ross Schneider, professor internacional de Ciências Políticas e diretor do Programa MIT Chile do Massachusetts Institute of Technology.

A agenda incluiu, também, Ana Maria Diniz, fundadora e conselheira do Instituto Península; Claudia Costin, Presidente do Instituto Singularidades, Fundadora e Diretora do FGV CEIPE e professora visitante na Faculdade de Educação de Harvard; Fernando Abrucio, professor e pesquisador da Fundação Getulio Vargas; e Barbara Born, Doutora em Educação pela Universidade de Stanford e Diretora de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Instituto Singularidades.

  • Thiago Azevedo
  • 9 de maio de 2023

Danos ambientais provocados por empreendimentos imobiliários são tema de audiência pública

O Ministério Público do Maranhão realizou na manhã do último sábado, 6 de maio, na sede da Igreja Assembleia de Deus, na Vila Maranhão, audiência pública para apurar a prestação de serviços e supostos danos ambientais e urbanísticos relativos ao saneamento básico nos empreendimentos imobiliários residenciais Santo Antônio, Morada do Sol, Amendoeira e Vila Maranhão. Todos os condomínios residenciais são situados na zona rural de São Luís, na Área de Proteção Ambiental (APA) do Maracanã.

Os trabalhos foram coordenados pelo titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Cláudio Rebêlo Correia Alencar. Os moradores e representantes comunitários foram ouvidos sobre o saneamento básico referentes a quatro pontos: água potável, drenagem, esgotamento e resíduos sólidos.

Ao final da audiência pública, ficou acertado que a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) fará análise técnica, no prazo de 30 dias, sobre as interligações clandestinas e problemas na rede de esgoto. Caberá à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), no mesmo prazo, realizar vistoria e produzir relatório para identificar problemas técnicos de drenagem e pontos clandestinos de descarte irregular de resíduos sólidos.

REIVINDICAÇÕES

O evento contou com uma série de participações em que os habitantes da região denunciaram a falta de abastecimento de água potável, alagamento de ruas e residências e danos ambientais.

A presidente da União dos Moradores do Residencial Amendoeiras, Rosilene Ferreira, agradeceu a oportunidade de poder se manifestar. “Temos problemas com saneamento básico e já direcionamos um documento à Caema onde fizemos várias solicitações. Os moradores das ruas 1 a 6 sofrem muito com a falta d’água. Isso acontece desde a entrega do residencial. Estamos aqui pedindo que olhem por nós. São mais de 5 mil pessoas e 1.600 casas. A gente pede encarecidamente por essas ruas”.

 

Thaciane Freitas, moradora do Residencial Santo Antônio, denunciou o alagamento das ruas quando chove e relatou que a água que chega às torneiras é muito suja. “A falta d’água é constante”.

 

Luís Fernando, do Residencial Morada do Sol, informou que mora há sete meses no local e teve água por apenas seis dias. Após reclamações na Caema, a empresa passou a mandar um caminhão-pipa, semanalmente, para abastecer o bairro. “Água é vida e nós precisamos viver”.

No mesmo sentido, a senhora Ana Cristina, do Morada do Sol, relatou que vive há um ano no conjunto e denunciou a falta d’água. Os moradores precisam pagar R$ 30 para abastecer a caixa d’água com 500 litros. Ela solicitou o aumento da oferta de carros-pipa enquanto o problema não é solucionado.

A presidente da Associação de Moradores da Vila Collier, Enilde Cardoso, pleiteou a realização de uma audiência pública específica para a localidade, que contemplaria também a Vila dos Frades. Ela solicitou a regularização do fornecimento de água para sua comunidade e destacou que, além da construção dos empreendimentos imobiliários, o Posto Paizão realizou uma obra que causou danos ambientais no Rio dos Cachorros.

De acordo com o morador Manoel Rodrigo, da Vila Maranhão, a água fornecida possui alto teor de ferro e por isso é imprópria para consumo. Segundo ele, os moradores chegaram a ficar sem água por seis meses, o que os obrigou a realizar, por conta própria, a manutenção do poço artesiano, totalizando R$ 4,5 mil.

No mesmo sentido, Wagner Santos, do Residencial Santo Antônio, também denunciou que a água é imprópria para o consumo e causa micoses e uma série de outras doenças. Além disso, a ausência de drenagem causa alagamento nas vias públicas e em algumas casas. O problema é agravado pela obstrução dos esgotos.

A senhora Luciene Pires, moradora do Rio dos Cachorros, igualmente reclamou sobre os problemas ambientais causados pelos postos de combustíveis Valem, Paizão e Fertgo.

O senhor Fábio Costa afirmou que o saneamento básico ofertado na zona rural é precário. “Colocaram as pessoas nas casas, mas não deram condições de morar com dignidade. As nascentes foram destruídas com a construção sem planejamento das casas”.

Após as intervenções dos moradores, a audiência pública contou com a manifestação do subprefeito da zona rural, Dilmar Araújo; do presidente da Caema, Marcos Aurélio Freitas; e de representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

  • Thiago Azevedo
  • 9 de maio de 2023

“Um dia para ficar na memória dos maranhenses” disse Orleans Brandão sobre entrega da MA-211 rodovia que dá acesso à Ponte Central-Bequimão

Neste domingo (07), o Secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, participou da inauguração da Rota dos Guarás, MA-211, rodovia que dá acesso à Ponte Central-Bequimão.

A obra beneficia diretamente os municípios de Bequimão, Central do Maranhão, Mirinzal, Guimarães, Cedral, Cururupu, Porto Rico, Serrano do Maranhão, Bacuri, Apicum-Açu, totalizando cerca de 150 mil pessoas alcançadas com a MA-211.

“Estamos aqui na MA-211, na Rota dos Guaras, estamos ignorando uma obra importantíssima para esta região. O governador Carlos Brandão fez   mais de 40km de estrada e fez esse acesso para concluir uma obra que o Governador Flavio Dino iniciou e entregou no ano passado. A Ponte Central-Bequimão”.  Disse o Secretário.

A nova MA-211 favorecerá o deslocamento entre os municípios beneficiados pela nova estrada e a capital São Luís, por meio do Terminal de Ferry Boat do Cujupe. Além disso, a rodovia fortalecerá a atividade turística no Litoral Ocidental, motivo pelo qual ela também vem sendo chamada de Rota dos Guarás. A expectativa é que a facilidade de acesso atraia mais turistas para conhecer as belezas desta região do estado.

“Mais um dia para ficar na memória dos maranhenses. A entrega da MA-211 era um sonho muito antigo que a gestão do governador Carlos Brandão concretizou neste domingo”. Finalizou Orleans Brandão.

  • Thiago Azevedo
  • 9 de maio de 2023

Bira do Pindaré deixa temporariamente cargo no governo Brandão

O secretário de Agricultura Familiar (SAF) do Maranhão, ex-deputado Bira do Pindaré deixou o cargo temporariamente nesta segunda-feira (8).

Bira do Pindaré é funcionário de carreira da Caixa Econômica e havia sido liberado das funções por conta da sua eleição para deputado federal para a Câmara dos Deputados, mas como não conseguiu se reeleger terá que se reapresentar à Caixa.

Enquanto resolve a sua liberação junto à Caixa, a SAF é o ex-deputado estadual Adelmo Soares.

  • Thiago Azevedo
  • 9 de maio de 2023

Comprovação de vacinação contra HPV pode se tornar obrigatória para matrículas em escolas no Maranhão


O deputado estadual Dr. Yglésio apresentou o Projeto de Lei nº 273/2023, que torna obrigatória a comprovação da vacinação contra o vírus do papiloma humano (HPV) no ato de matrícula nas escolas para crianças a partir de 10 anos de idade no estado do Maranhão. A medida visa garantir que todas as crianças tenham acesso à vacinação contra o HPV, que é uma doença que pode causar diversos tipos de câncer.

O projeto estabelece que as escolas públicas e privadas do Estado do Maranhão deverão informar aos pais ou responsáveis sobre a importância da vacinação contra o HPV e fornecer informações sobre a doença e a vacina. Os pais ou responsáveis que se recusarem a vacinar seus filhos serão notificados pelas escolas sobre a importância da vacinação e acompanhamento pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Além disso, as escolas deverão manter registros da vacinação dos alunos e enviar esses registros à SES para fins de acompanhamento.

O Projeto de Lei também determina que a Secretaria de Estado da Saúde deverá inserir nas campanhas de vacinação conteúdo sobre a importância da vacinação contra o HPV e os malefícios da não vacinação. Caso seja aprovada, a Lei entrará em vigor 120 dias após sua publicação.

O deputado Dr. Yglésio justifica o projeto destacando que a vacinação é a principal forma de prevenção contra o HPV e que a comprovação da vacinação para a matrícula nas escolas é uma forma de garantir que todas as crianças tenham acesso à vacina. Ele argumenta que ao exigir esse comprovante, o projeto cria um mecanismo para auxiliar no controle e monitoramento das políticas de imunização em massa.

  • Thiago Azevedo
  • 9 de maio de 2023

Maranhão de Reencontros incentiva empreendedorismo com participação de beneficiários do Mais Renda

A primeira noite do Maranhão de Reencontros, ocorrida neste domingo (7), reunindo amantes da cultura maranhense e beneficiários do Programa Mais Renda, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), movimentou o setor pequenos negócios e empreendedores, a exemplo da venda de lanches na Concha Acústica da Lagoa da Jansen.

Promovido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), o evento é uma prévia do São João do Maranhão e, até o fim de maio, beneficiará empreendedores e microempreendedores do ramo da alimentação.

“Este período do ano é muito bom para estender a atuação dos projetos sociais do Estado em todos os setores, assim como é propício para alavancar pequenos negócios. E isso é o que nós estamos vendo aqui, nesta prévia do São João, que vai se estender pelo menos por 65 dias, que é uma amostra do que está por vir em todo o Estado, e que vai beneficiar muitos segmentos da população, como, por exemplo, quem vende cachorro-quente, batata frita, churros, pipoca, enfim, este período é um motivo de alegria pra todo mundo”, disse Carlos Brandão.

O secretário da Sedes, Paulo Casé Fernandes, comemorou o início das prévias do São João para os beneficiários do Programa Mais Renda. “É sempre bom quando os microempreendedores beneficiados pelo programa têm oportunidades em eventos culturais como o Maranhão de Reencontros. E isso tudo é só o começo! Ainda teremos mais três domingos pela frente e em junho muito mais”, disse.

Kátia Rubim, cozinheira e beneficiária do programa, também falou sobre a importância das prévias. “Essa é uma ótima oportunidade para nós do Mais Renda, é uma renda extra que vamos ter em nosso dia a dia. Uma ótima opção para desenvolvermos o nosso aprendizado que já tivemos antes do carnaval”, finalizou.

  • Thiago Azevedo
  • 9 de maio de 2023

Vereador Jackson Coelho sofre perseguição política em Pastos Bons


O vereador Jackson Coelho, da cidade de Pastos Bons, vem enfrentando uma situação delicada após cobrar da gestão municipal melhorias para a população. De acordo com relatos, o parlamentar tem sido alvo de perseguição por parte de indivíduos desconhecidos que têm utilizado matérias falsas em blogs apócrifos para denegrir sua imagem e honra.

Segundo informações, as publicações falsas têm como objetivo prejudicar a reputação do vereador e desacreditar suas iniciativas em defesa da população de Pastos Bons. As matérias são disseminadas de forma anônima nas redes sociais e têm causado grande tumulto na cidade.

O vereador Jackson já tomou as medidas cabíveis atrás da justiça e dos órgãos de competência no Estado. “Logo logo a verdade vai prevalecer e as pessoas que sabemos que estão por trás disso vão responder criminalmente pela falsas acusações. Não vou me intimidar por mentiras e continuarei lutando pelo povo de Pastos Bons” disse Jackson

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 9 de maio de 2023

Boi da Maioba mobiliza segmento cultural para votação na câmara de São Luís de proposta de ensaio até as 6h da manhã

Ensaio do Boi da Maioba, que voltará a ocorrer até o amanhecer, caso o projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal de São Luís seja aprovado

O Boi da Maioba convoca, por meio de nota oficial, a nação maiobeira e todos os fazedores e admiradores da cultura popular a acompanhar a votação, na Câmara Municipal de São Luís, do projeto de lei que prevê a realização de ensaios dos grupos do sotaque de matraca até o amanhecer. A previsão é que a proposta entre em pauta na sessão ordinária a ser realizada na manhã desta terça-feira, dia 9 de maio.

O grupo de bumba meu boi mais popular do Maranhão destaca que a aprovação do projeto representará uma importante conquista para o segmento cultural e para todos os amantes das manifestações folclóricas. “O projeto beneficia os bumba bois de matraca, que poderão realizar seus ensaios até as 6h da manhã, como sempre fomos acostumados “, ressalta o batalhão pesado, comandado pelo presidente José Inaldo Ferreira.

Na nota, a Diretoria da Maioba destaca que será muito importante que os irmãos maiobeiros se façam presentes, vestidos com a camisa oficial do boi ou de grupos de brincantes, para fortalecer a corrente e assim garantir a vitória tão almejada pelos adeptos da cultura, em especial pelo bumba meu boi de matraca.

Serviço

O que: votação do projeto de lei que permite ensaios de grupos de bumba meu boi de matraca até 6h da manhã

Quando: nesta terça-feira, dia 9 de maio, às 9h

Onde: Câmara Municipal de São Luís (Rua da Estrela, nº 257, Praia Grande)

Abaixo, a nota oficial do Boi da Maioba sobre a votação na Câmara Municipal de São Luís:

  • Thiago Azevedo
  • 8 de maio de 2023

Projeto de Ribeiro Neto propõe instalação de lixeira para recicláveis em praças públicas

Tramita na Câmara Municipal de São Luís (CMSL), o Projeto de Lei n.º 272/22, de autoria do vereador Ribeiro Neto (Mais Brasil), que obriga a instalação de lixeiras em locais públicos da capital maranhense. O objetivo de contribuir para a coleta de resíduos recicláveis usando as cores já padronizadas nacionalmente, em locais públicos movimentados, como praças.

Em sua justificativa, Ribeiro explica que a colocação das lixeiras visa auxiliar a população com o descarte seletivo de materiais recicláveis e orgânicos. Além disso, o autor ressalta que o uso destes itens fará com que o correto recolhimento dos resíduos seja mais produtivo para a própria administração municipal.

O que diz o texto?

O projeto de dois artigos e um parágrafo único explicita como deve ser a regulamentação da medida. Entre outras coisas, a norma diz, em parágrafo único, que para fim do dispositivo no caput do artigo 1º, as lixeiras instaladas serão destinadas a resíduos orgânicos e recicláveis e serão identificadas por cores distintas.

Matéria tramitando

A proposição foi encaminhada para as Comissões de Justiça e Meio Ambiente durante a sessão do dia 21 de março, depois de sua leitura em plenário. Após apreciação dos colegiados, onde será analisada em seu mérito pelos relatores responsáveis, o texto deverá entrar na pauta para votação dos vereadores.

Caso a medida seja aprovada, segue para a sanção do prefeito Eduardo Braide (PSD) para virar lei. Se for vetada, a proposição retorna para a Câmara dar a palavra final – se mantém o veto ou promulga a lei.