• Thiago Azevedo
  • 5 de abril de 2023

Sedel prorroga prazo para envio de Projetos Esportivos Incentivados

A Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) prorrogou o prazo para apresentação dos projetos de 2023 pela Lei de Incentivo ao Esporte. Até o dia 31 de maio, as instituições interessadas devem enviar toda a documentação necessária para Comissão de Análise de Projetos Esportivos Incentivados (Capei).

“Os projetos atendidos pela lei de incentivo são de extrema importância para as comunidades, então prorrogamos este prazo para que as instituições interessadas possam ter mais tempo para regularizar as documentações necessárias e dar entrada nos projetos que pretendem obter financiamento”, disse o secretário Naldir Lopes.

Uma vez recebidos, os projetos são avaliados pelos técnicos da Capei, que levam de 30 a 90 dias para concluir a análise. Os critérios levados em consideração são a regularidade da documentação, impacto nas comunidades e principalmente a relevância social.

Quando aprovados, os projetos recebem um Certificado de Mérito Esportivo, que autoriza a captação de recursos. A partir disso, as instituições proponentes podem ir em busca de financiamento das empresas que contribuem com ICMS e tenham o benefício da dedução fiscal.

O presidente da Capei, Francisco Ranon, destacou o papel do Estado como o elo entre a população e a empresa patrocinadora. “A Lei de Incentivo ao Esporte é um iniciativa que cumpre um papel transformador nas comunidades, principalmente aquelas em situação de vulnerabilidade social. Essa lei vem com a proposta de melhorar os indicadores sociais, com a promoção da saúde física e mental, elevando a qualidade de vida da população impactada”, finalizou.

  • Thiago Azevedo
  • 5 de abril de 2023

Tiago do IESF realiza a tradicional distribuição de cestas básicas nas comunidades de Paço

O empresário, Tiago Carneiro, conhecido como ‘Tiago do IESF’, começou nesta terça-feira (04/03) e vai até sexta-feira (07/03), com a entrega de cestas básicas para várias comunidades do município de Paço do Lumiar. A ação que é estimulada pelo clima da Semana Santa e que tem como objetivo contribuir e/ou ajudar as pessoas mais carentes.

Serão entregues mais de 350 cestas em vários bairros, entre eles: Armindo Reis, Rua do Mojó, Iguaíba, Tendal e outras…
Tiago do IESF, é diretor administrativo da Faculdade IESF, realiza há muitos anos ações sociais em diversas datas simbólicas e comemorativas com objetivo de ajudar as comunidades de Paço do Lumiar.

  • Thiago Azevedo
  • 5 de abril de 2023

Paula Azevedo anuncia concurso para Educação em Paço do Lumiar


A prefeita Paula Azevedo encaminhou Projeto de Lei para a Câmara Municipal de Paço do Lumiar, propondo a realização de Concurso Público para a pasta da Educação ainda neste ano de 2023. Estão previstas mais de 400 vagas para professor, auxiliar de desenvolvimento infantil, cuidador, merendeiro escolar, entre outras.

A SEMED lançará o edital com as informações sobre o concurso no segundo semestre de 2023. A meta é empossar os novos profissionais a partir do ano letivo de 2024. Há vagas para os níveis Superior, Médio e Fundamental, com salários que podem chegar a R$ 6.147,31 (seis mil cento e quarenta e sete reais e trinta e um centavos).

“Acabamos de protocolar o projeto de lei que autoriza fazermos um concurso público na área da Educação, já para o segundo semestre de 2023. Nossa expectativa é iniciar o ano de 2024 com o provimento de diversos cargos na área da educação. Desse modo, iniciamos a Semana Santa com uma ótima notícia. Parabenizo a Prefeita Paula Azevedo pela importante iniciativa e pela sensibilidade de compreender que o nosso município precisa de profissionais de excelência e de oportunizar esse momento para todos os moradores de Paço do Lumiar”, esclareceu a Secretária Municipal de Educação de Paço do Lumiar, Monique Carmona.

  • Thiago Azevedo
  • 5 de abril de 2023

Brandão empossa cúpula da SSP e anuncia concurso e investimentos

O governador Carlos Brandão anunciou uma série de ações voltadas para a segurança durante a posse e recondução dos gestores da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), na tarde desta terça-feira (4), em cerimônia realizada no Palácio Henrique de La Rocque, no Calhau. Na ocasião, foi dada posse ao novo secretário da SSP, delegado Maurício Martins; ao novo secretário-chefe do Gabinete Militar, coronel Aldrin Soares; assim como a recondução ao cargo de delegado-geral da Polícia Civil a Jair Paiva; e de comandante-geral da Polícia Militar ao coronel Emerson Bezerra.

“Quando o foco é melhorar a segurança, temos que ampliar os investimentos então eu solicitei ao secretário Maurício Martins a demanda do Estado por delegados, escrivães, investigadores, policiais militares, e da mesma forma temos o projeto para os bombeiros, profissionais que também terão uma sede própria, que estudamos construir na região da rodoviária”, declarou o governador durante a solenidade.

Na lista de investimentos, o governador destacou, ainda, o pedido ao secretário Maurício Martins para ampliar o serviço de inteligência da polícia e também o videomonitoramento. O governador destacou que serão realizadas parcerias com as prefeituras para que o videomonitoramento possa ser expandido no estado.

O novo secretário de Segurança Pública, delegado Maurício Martins, destacou o compromisso com as pautas apresentadas pelo governador. “Temos como norte a defesa do povo maranhense a melhoria de suas condições de vida. Com engajamento e coragem, continuaremos na missão de implementar programas e medidas próprias da segurança pública, sobretudo aquelas voltadas ao combate da criminalidade e prevenção da violência. Trabalharemos em conjunto com a sociedade civil para fomentar uma atuação participativa e a permanente comunicação entre povo e governo”, declarou.

Também empossado na solenidade, o coronel Aldrin Soares agradeceu pela oportunidade de chefiar o Gabinete Militar. “Estaremos sempre juntos e preparados para contribuir com o governador sobre as ações de segurança para o bem-estar da população maranhense. Temos a confiança do governador Carlos Brandão e juntos vamos buscar ainda mais conquistas para o Maranhão”, afirmou.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Emerson Bezerra, ressaltou a redução da criminalidade a partir do trabalho realizado nos últimos anos. “O Maranhão foi o sétimo estado com maior diminuição dos homicídios, reduzimos em praticamente 8% comparado 2022 com 2021. Já neste ano, tivemos o janeiro mais tranquilo em relação aos homicídios nos últimos dez anos, fevereiro a mesma coisa e março também. É o trimestre com menor número de homicídios nos últimos dez anos e isso é fruto do trabalho de gestão capitaneado pelo governador Carlos Brandão”, comentou.

O delegado-geral da Polícia Civil, Jair Paiva, lembrou que as ações na segurança são feitas com o empenho de todas as equipes. “A luta contra o crime é incessante e a gente se moderniza. Eu acredito muito no governador Carlos Brandão e tivemos muito apoio nesse período à frente da pasta e as expectativas são as melhores para as ações nos próximos anos”, observou.

A cerimônia de posse foi acompanhada pelo comando do sistema de segurança pública e pelo secretariado estadual, além de diversas autoridades. Além do governador Carlos Brandão, a mesa cerimonial foi composta pelo desembargador Sebastião Ribeiro Martins, do Piauí; desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, representando o Tribunal de Justiça; pelo deputado federal Rubens Júnior; pelo deputado estadual Arnaldo Melo, representando a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale; e pelo procurador-geral de Justiça, Eduardo Heluy.

Mais investimentos

Além da ampliação do efetivo das forças de segurança, o governador também destacou outros investimentos na área, realizados nesta terça-feira, como o Complexo de Segurança, com quartel e uma delegacia, entregue na Vila Maranhão, em São Luís; uma unidade do Corpo de Bombeiros, na região da Ponta da Espera.

Entrega de equipamentos 

Durante a solenidade, o governador Carlos Brandão fez a entrega de veículos e equipamentos às forças de segurança do Estado. Cerca de 40 veículos serão destinados para o sistema de segurança, reforçando as ações da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros tanto na capital quanto no interior do estado. Além disso, também foram entregues 1.250 coletes balísiticos, equipamentos de proteção individual (EPIs) para policiais do motopatrulhamento e traje antibomba para o Batalhão de Operações Especiais (Bope).

  • Thiago Azevedo
  • 5 de abril de 2023

Gestão Édesio Cavalcanti segue fazendo manutenção em estradas vicinais do município

A gestão do prefeito Édesio Cavalcanti segue trabalhando para melhorar a vida de toda a população Turiense.

As estrada que dão acesso a sede do município estão passando por manutenções devido as fortes chuvas que vem atingindo a região.

A administração vem trabalhando nos serviços de manutenção e recuperação das estradas de acordo com as necessidades apontadas pela população e pela própria fiscalização da Prefeitura.

Segundo o secretário de Obras, “As estradas estão sendo recuperadas e mantidas com o propósito de oferecer condições favoráveis para que os moradores, produtores e comerciantes que utilizam essas vias, sejam das comunidades rurais ou urbanas, tenham mais segurança e conforto para o tráfego”, afirmou o Secretário Lamarck Albuquerque.

  • Thiago Azevedo
  • 4 de abril de 2023

STF mantém punições a partidos que fraudaram cota feminina

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) manteve, por unanimidade, as punições em caso de fraude às cotas de gênero nas eleições. Nos últimos pleitos, diversos partidos apresentaram candidaturas de “laranjas”, apenas para cumprir o mínimo de 30% de representantes do sexo feminino, exigido por leiA decisão se refere a uma Ação Direta de Inconstitucionalidade apresentada pelo Solidariedade, em 2020. O partido pretendia que o STF restringisse as punições apenas aos casos específicos de fraude, isentando outros políticos eleitos que se beneficiaram das votações obtidas por essas candidatas, ainda que elas não tenham sido eleitas.

A regra do quociente eleitoral prevê que a soma de todos os votos obtidos pelo partido define a quantidade de vagas que ele terá na Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais de todo país. Assim sendo, a fraude beneficia candidatos homens e desvirtua o propósito inicial do fomento à candiatura feminina.

Em seu voto pela improcedência do pedido, porém, a relatora, ministra Rosa Weber, apontou que o dispositivo da Lei das Eleições visa coibir a discriminação contra as mulheres e estimular a cidadania e o pluralismo político. “A  fraude consiste no lançamento fictício de candidaturas femininas ‘laranjas’ somente para preencher o mínimo de 30%, sem atos de campanha e arrecadação de recursos. Esse expediente permite aos partidos lançar maior número de candidatos homens e incrementar o quociente partidário e, consequentemente, o número de cadeiras alcançadas”, explicou a ministra.

Com isso, todos os candidatos que foram cassados em função da fraude, seguem sem poder assumir os cargos para os quais foram eleitos.

  • Thiago Azevedo
  • 4 de abril de 2023

Paulo Victor confirma festejos juninos para o dia 26 de maio

Já tem data para começar o maior São João do Brasil. Dia 26 de maio, uma sexta-feira, os pandeirões, matracas, zabumbas, tambores vão ecoar nos quatro cantos de São Luís. A informação foi anunciada pelo secretário estadual de Cultura, Paulo Victor.

Em reunião com o governador Carlos Brandão nesta terça-feira (4), Paulo Victor já acertou os primeiros detalhes e em breve vão começar os anúncios das atrações, que mais uma vez vão privilegiar a nossa cultura.

Vale lembrar que em 2022, Paulo Victor já fez o maior São João da história do Maranhão e agora deve ficar marcado como o melhor do Brasil.

  • Thiago Azevedo
  • 4 de abril de 2023

Espaço de Artes Márcia Sandes recebe nova exposição de Beto Lima

Intitulada com o nome do próprio artista plástico, a nova exposição de Beto Lima foi aberta na manhã desta terça-feira, 4, no Espaço de Artes Márcia Sandes, na Procuradoria Geral de Justiça (Avenida Carlos Cunha – Calhau), em São Luís. Membros e servidores do Ministério Público do Maranhão, artistas e estudantes compareceram à solenidade de abertura.

Composta de 50 quadros, na técnica acrílica sobre tela, incluindo um tríptico, a mostra inclui diferentes séries, sendo a de maior destaque e inédita, a que homenageia os pregoeiros de São Luís, constituída de 31 pequenas telas.

Em estilo figurativo com sutis toques abstratos, a série “Pregoeiros” também retrata a imagem dos barcos tradicionais, de pescadores, de papagaios (pipas) e de paisagens naturais do estado. A ideia de compor os temas surgiu há um ano e meio. “Essas telas remetem à minha infância. Fui pescador e lavrador, muito antes de me tornar artista plástico. Então, estou aqui para contar parte da minha história”, explicou Beto Lima, que nasceu em Araioses, cidade do litoral leste do estado, localizada no Delta do Parnaíba.

Em seu pronunciamento, o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, destacou a qualidade dos artistas maranhenses de todas as áreas, que precisam ser permanentemente valorizados pelo Poder Público. “Fico muito feliz em abrir mais uma exposição de Beto Lima. Conheço a sensibilidade dele e sei que se trata de um dos melhores artistas contemporâneos do Maranhão”, ressaltou o chefe do MPMA.

Também participaram da abertura o subprocurador-geral de justiça para Assuntos Jurídicos, Danilo de Castro Ferreira; o diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão, Carlos Henrique Rodrigues Vieira, e o chefe da assessoria técnica, Ednarg Marques.

Igualmente compuseram o dispositivo de honra a coordenadora do Centro Cultural do MPMA, Dulce Serra, e a covereadora Flávia Almeida, do Coletivo Nós.

A abertura da exposição foi prestigiada por dezenas de crianças e adolescentes que participam do projeto Ilha em Movimento, do bairro Vila Luizão. O programa oferece oficinas de futsal, teatro e dança em escolas comunitárias da região.

O ARTISTA

Autodidata, Beto Lima iniciou a sua trajetória nas artes plásticas em 2004. No mesmo ano, passou uma temporada de três meses na Itália. Em 2008, retornou ao país europeu, quando realizou exposições em diversas cidades.

Em São Luís, já apresentou dezenas de exposições individuais, inclusive no Espaço de Artes Márcia Sandes, além de ter participado de mostras coletivas.

  • Thiago Azevedo
  • 4 de abril de 2023

TURIAÇU: CAMINHADA AZUL MARCA O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

Nesta segunda-feira (3), aconteceu a Caminhada Azul, grande movimento promovido pela Prefeitura Municipal de Turiaçu, através da Secretaria de Educação e em parceria com demais secretarias!

A Caminhada contou com a presença do Prefeito Edésio Cavalcanti, da Primeira-dama Beth Cavalcanti, da Secretária de Educação, Graciete dos Santos, e demais autoridades.

O grande destaque se deu pela população, que compareceu em grande número e pôde prestigiar os exemplos emocionantes da comunidade autista turiense!

O autismo é um transtorno de desenvolvimento neurológico que se apresenta de diferentes formas. De uma maneira geral, o TEA afeta a linguagem, comunicação, interação social e comportamento social. Por isso, é de suma importância a conscientização e propagação de informações sobre o autismo e as pessoas autistas!

  • Thiago Azevedo
  • 4 de abril de 2023

Após ameaça de ‘massacre’, alunos do Colégio Literato serão revistados

O juiz José Edílson Caridade Ribeiro, respondendo pelo plantão de 1° grau em São Luís, autorizou, na noite dessa segunda-feira (03) que a escola da rede particular de ensino, Literato, realize revistas em bolsas e mochilas dos seus alunos.

O estabelecimento de ensino procurou a Justiça após ameaças descritas em uma parede em um dos banheiros da escola.

Ainda de acordo com o colégio, um outro episódio foi registrado quando no final do mês de março, quando um aluno do ensino médio da instituição publicou nas redes sociais, outra ameaça de massacre no ambiente escolar.

Segundo o estabelecimento, o aluno foi cautelarmente suspenso, com imediata comunicação à família.

Segundo a ação, os fatos ganharam natural repercussão após o ataque do último dia 27 de março, que vitimou fatalmente um professora e feriu alunos e outros profissionais em escola situada em São Paulo.

Ao analisar o pedido do Literato, o magistrado pontuou que há “conflito de direitos” no caso, mas decidiu que, em virtude da necessidade de garantir a segurança dos próprios alunos e a tranquilidade das famílias, é o caso de autorizar as revistas.

“Nesse contexto, autorizo excepcional e temporariamente, que se possa promover a vistoria das bolsas e mochilas dos alunos, até que a escola providencie sem muita tardança detectores de metal que possam tornar dispensáveis estas medidas, que como afirmado tem caráter excepcional e temporário, devendo ser submetido imediatamente à distribuição, após o período deste plantão, para analise do juízo competente e do representante do Ministério Público a ele vinculado”, despachou.