
Na madrugada da virada do Natal, um homem matou a ex-companheira e o genro no bairro Sítio Natureza, em Paço do Lumiar, na Região Metropolitana de São Luís.
Segundo a polícia, os familiares comemoravam o Natal e muitos bebiam bebidas alcoolicas quando houve uma discussão entre Paulo Gerlan Alves de Aguiar, de 46 anos, e a mulher dele, Ana Célia Sodré, de 52 anos.
O motivo seria que Paulo estaria usando entorpecentes e Ana Célia acabou agredida. O genro dele, Joubert Jonny Santos Viegas, de 33 anos, tentou defender Ana, mas acabou alvejado no peito e morreu.
Paulo ainda levou Ana para dentro de casa, onde a matou com um tiro no tórax. Logo depois, ele foi encontrado com um tiro na cabeça e a suspeita é de que tenha se suicidado.
No local do crime foi encontrada uma arma com munições intactas.

A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu na noite de sábado (24) o homem suspeito de ter montado um explosivo na Estrada Parque Aeroporto, próximo ao Aeroporto Internacional de Brasília. O objeto foi encontrado à margem da pista de rolamento, no gramado de um canteiro central.
De acordo com a Polícia, o homem, de 54 anos, é um empresário que viajou do Pará a Brasília para participar das manifestações em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL). Com ele, foram apreendidas duas espingardas, um fuzil, dois revólveres, três pistolas, centenas de munições, uniformes camuflados e outras cinco emulsões explosivas.
O homem, que não teve o nome divulgado, foi encontrado e preso em um apartamento em Sudoeste, na região central do Distrito Federal – ele confessou que tinha intenção de explodir o artefato no aeroporto Juscelino Kubitschek. O empresário foi autuado por posse e porte ilegal de armas, munições e explosivos e crime contra o estado democrático de direito.
O futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, fez elogios à polícia pela operação. “Cumprimento da Polícia Civil do DF pela prisão e apreensões efetuadas nesta noite, com aparente ligação com o artefato explosivo desta manhã. Fotos mostram o terrível efeito do extremismo no Brasil. Que todos rezemos nesta noite pela paz”, postou, no Twitter.
Flávio Dino agradeceu a rapidez da Polícia Civil do DF. “Reitero o reconhecimento à Polícia Civil do DF, que agiu com eficiência. Mas, ao mesmo tempo, lembro que há autoridades federais constituídas que também devem agir, à vista de crimes políticos”, disse. “Não há pacto político possível e nem haverá anistia para terroristas, seus apoiadores e financiadores”.
Em uma nova postagem, o futuro ministro postou que pretende propor que o Procurador Geral da República e o Conselho Nacional do Ministério Público constituam grupos especiais para combate ao terrorismo e ao armamentismo irresponsável. “O Estado de Direito não é compatível com essas milícias políticas.”

Ás vésperas do Natal, duas meninas ganharam um presentão do juiz Denis Bonfim, de Posse/GO. O pai delas foi colocado em liberdade após o magistrado ler e se emocionar com as cartinhas das pequenas pedindo a volta dele para casa.
“Seu juiz, manda meu pai de volta para casa antes do Natal por favor, estou com muita saudade dele”, diz trecho do pedido.
O comerciante, de 34 anos, é dono de uma distribuidora de bebidas e foi acusado de tentar matar um homem a tiros por causa de uma dívida de R$ 600. Na avaliação do juiz, todavia, “não há elementos precisos que demonstrem indícios suficientes de autoria ou de participação do acusado” no crime.
O caso ganhou repercussão no último dia 6 de dezembro, após o próprio magistrado publicar uma das cartinhas em sua rede social.
“Esse foi o melhor Habeas Corpus que já recebi!! Eu sempre digo que não precisa escrever muito!! Prometo que irei olhar com toda atenção e critério com que vejo todos os outros”, escreveu Denis Bonfim.
Em entrevista à Folha de S. Paulo, o magistrado disse que ficou emocionado ao receber as cartas em seu gabinete, que foram entregues pelo advogado do réu.
“Quando ela escreveu ‘Deus te proteja’, isso me tocou especialmente, porque naquele momento ela estava desamparada e desprotegida precisando do seu provedor. Imaginei comigo: não posso protegê-la, mas talvez eu possa devolver a ela alguém capaz de fazer isso.”
O pai das meninas já foi solto, depois de cinco meses preso, e poderá passar o Natal em casa na companhia da família.
A saúde de Turiaçu avança a cada dia mais na gestão do prefeito Edésio Cavalcanti. Além das implantações das equipes de saúde bucal (ESB) que estão sendo feitas por todo o município, a Prefeitura Municipal de Turiaçu, através da Secretaria de Saúde, promove a implantação do Laboratório de Prótese Dentária, para fazer dentaduras gratuitamente para a população, trazendo assim qualidade de vida àqueles que necessitam.
Os dentes estão extremamente interligados à saúde e alto estima das pessoas, o que reforça o compromisso da administração em promover saúde e bem-estar.
A gestão municipal traz de volta para todos o direito de sorrir e viver com dignidade, pois ver a população feliz é sem sombra de dúvidas, a grande missão do prefeito Edésio Cavalcanti.

O Conselho Tutelar de Paço do Lumiar acaba de receber um veículo zero quilômetro. Com ele sera possível realizar com maior mobilidade e rapidez o cumprimento de demandas e atribuições diárias dos conselheiros.
O veículo é fruto de articulação da Prefeitura de Paço do Lumiar, através da Secretaria de Desenvolvimento Social – SEMDES, junto ao governo federal, é advém de recursos de emenda parlamentar do deputado Cleber Verde.
A entrega aconteceu na tarde desta quinta-feira (22), em São Luís, onde estavam presentes a prefeita Paula Azevedo, a Secretária Beth Diniz, a sec. Adj. de Desenvolvimento Social , Gracilda Lima, o vereador Jorge Marú, além dos conselheiros tutelares de Paço do Lumiar.

“Esse novo veículo é de fato um reforço na atuação e luta do Conselho Tutelar, na defesa e proteção dos direitos de nossas crianças e adolescentes luminenses”, sintetizou a prefeita Paula Azevedo.

Na última quinta-feira (22), a Assembleia Legislativa aprovou em regime de urgência, projeto de lei que reajusta o subsídio de deputados estaduais no Maranhão. No entanto, o governador Carlos Brandão (PSB), por sua vez, rejeitou reajustar o próprio vencimento. (mais…)

Autor da lei 11.805/2022 que proíbe a soltura de fogos de artifício acima de 100 decibéis, o deputado estadual Neto Evangelista (União Brasil) manifestou, na quinta-feira (22), durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, indignação com o não cumprimento da lei em questão, pela prefeitura de São Luís, durante o Natal no bairro.
“Quem era pra esta fiscalizando zelando pelo bem-estar das pessoas está soltando rajadas e mais rajadas de fogos de artifício acima de 100db. O governo do estado está soltando aqueles fogos luminosos, de baixo ruído, respeitando a legislação, mas a prefeitura de São Luís está ocasionando sérios danos e muito sofrimento à pessoas com autismo, animais e idosos com o barulho desses fogos”, relatou Neto.
Desde que a lei entrou em vigor o parlamentar tem recebido inúmeras denúncias. O caso mais recente aconteceu com uma cadela no Cohatrac, durante o ‘Natal no bairro’, promovido pela prefeitura de São Luís.
“O globo ocular da cadela sacou após um alto nível de estresse decorrente do barulho dos fogos de alto estampido que foram soltos no festival promovido pela prefeitura”, lamentou Evangelista destacando a falta de sensibilidade da prefeitura com a saúde de pessoas com autismo e idosos, além da proteção dos animais.
O parlamentar informou, ainda, que conversou com o governador Carlos Brandão sobre a regulamentação da Lei 11.805/2022.
“Já está em fase de regulamentação, e o executivo vai indicar quem é o órgão fiscalizador das pessoas que soltam os fogos, dos comércios e também quem tem o poder de polícia para multar quem infringir a lei”, finalizou Neto Evangelista.

Num período de renovação política, tendo em vista a forte mudança de nomes na Assembleia Legislativa com o último pleito, um nome que merece destaque é o do deputado estadual Yglésio Moyses (PSB) no que se refere à palavra amadurecimento. Isso porque o Yglésio de quatro anos atrás não é o mesmo daquele que assumirá o seu segundo mandato no Legislativo Estadual.
Deputado de primeira viagem, Yglésio chegou a ser pauta em casos do atrito político e até pessoal dentro e fora da Assembleia Legislativa, especialmente com parlamentares e outros políticos com os quais não nutria bons relacionamentos.
Ademais, da tribuna, representando mais de 39 mil eleitores, criticava até mesmo membros da base aliada do então governador Dino (PSB), ainda que fizesse parte do bloco de apoio na Assembleia Legislativa. “Tenho uma postura independente”, dizia ele em entrevistas a veículos de imprensa.
Por outro lado, ao longo dos quatro anos de seu primeiro mandato, o socialista passou a adotar uma postura mais centrada, mesmo momento em que fortaleceu a sua luta por bandeiras voltadas para a justiça social. Foram amplamente divulgados os feitos do parlamentar em relação à proteção animal, a desobstrução do acesso de pessoas à uma praia de São Luís e outros casos que tiveram a liderança do deputado. Casos que apesar de delicados, Yglésio soube conduzir com equilíbrio.
No momento atual, à beira de assumir o seu segundo mandato na Assembleia Legislativa, Yglésio tem demonstrado ainda mais maturidade no quesito emocional e político. Recentemente, durante uma discussão sobre o pagamento de médicos, que gerou até paralisação parcial dos serviços na rede estadual, o parlamentar teve um atrito momentâneo com o deputado estadual Rafael Leitoa (PSB). Apesar disso, logo em seguida, os parlamentares conversaram e a situação dentro da base do governo se manteve positiva.
Ainda no saldo positivo dessa renovação interna, Yglésio conseguiu ampliar a sua base política, especialmente no interior do estado. Bons relacionamentos nutridos ao longo dos anos garantiram ao parlamentar a sua reeleição.
O Yglésio de hoje, como destacado, não é mesmo de quatro anos atrás. No entanto, seu posicionamento de deputado independente, ainda que da base, que continua se mostrando de extrema importância no que se refere à sua luta pelo direito dos cidadãos, não mudou e a expectativa é a de que siga assim.

A Câmara Municipal de São Luís realizou, nesta quinta-feira (22), a solenidade de entrega da Medalha Simão Estácio da Silveira em reconhecimento aos ludovicenses que contribuíram para o desenvolvimento da cidade, no ano de 2022, em diferentes áreas de atuação na capital maranhense. O evento aconteceu no Espaço Residencial, Avenida Mário Andreazza.
O presidente da Câmara, vereador Osmar Filho (PDT), conduziu a cerimônia para a qual foram convidadas autoridades políticas e representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário. A lista de homenageados inclui ainda médicos, empresários, jornalistas, executivos, militares, líderes religiosos, além de personalidades que tenham colaborado para o desenvolvimento de São Luís.
Cada vereador indicou até três personalidades para receber a comenda, que é a maior e mais importante do parlamento ludovicense. Esta é a 26ª edição da solenidade.
A medalha Simão Estácio da Silveira foi instituída pela Lei Orgânica do Município e regulamentada pela Resolução 05/95 do plenário. Maior e mais importante homenagem do Legislativo Municipal, é destinada às personalidades locais, nacionais ou estrangeiras, que tenham contribuído para o desenvolvimento e a melhoria do município de São Luís. Em cada período legislativo, os vereadores, individualmente, outorgam a medalha para até três personalidades.
Simão Estácio da Silveira foi o fundador e primeiro presidente da Câmara de São Luís, segundo registros históricos. Tais registros assinalam que a comunicação desse fato à Coroa de Portugal, tão importante para a história política de São Luís e do Maranhão, deu-se em 9 de dezembro de 1619.
O vereador Marlon Botão, escolheu como uma de suas homenageadas, Euricélia Coqueiro.

Homenageadas
Uma das grandes homenageadas da noite, foi Euricelia Coqueiro, que recebeu a medalha do vereador Marlon Botão.
Natural de São Luis/MA, Euricélia é diretora de produção cultural e coordena as oficinas de dança popular em projetos socioculturais e em intercâmbios culturais da Cía. Beto Bittencourt, com destaque ao: Zona Cultural, patrocinado pelo MinC (2011); Intercâmbio Cultural Maranhão/Bahia, patrocinado pelo MinC (2011): Cesta Básica Cultural, patrocinado pelo Banco da Amazônia (2012).
Integrante da Companhia Barrica do Maranhão desde o ano 2002, é dançarina dos espetáculos juninos “Boizinho Barrica” e “Maranhão de Festejos”; do espetáculo carnavalesco “Bicho Terra, peleja e folia” e do espetáculo natalino “Natalina da Paixão”, representando o Maranhão em viagens a diversos estados e, mais recentemente, em festivais na Hungria e Suiça.
Coreógrafa e dançarina do Grupo Lamparina desde a sua criação, em 2007, representou o Maranhão e o Brasil em viagens com o grupo à França, Argentina, Peru e Colômbia.
Como atriz, integrou o primeiro elenco teatral do Viva Cidadão e encenou premiados espetáculos da Cia. Beto Bittencourt “Oh! Minha Cidade” (Prêmio Myrian Muniz de Teatro FUNARTE/Petrobras): “Boizinho de Brinquedo” (29° Concurso Cidade de São Luis).
Foi roteirista do VIII Espetáculo de Balé do Instituto Farina de São Luis/MA, realizado no
Teatro João do Vale, no ano 2014, com sucesso de público. Roteirista das esquetes teatrais da Cia. Beto Bittencourt no projeto Serenata Histórica, promovido pela Prefeitura de São Luis, desde 2015 a atriz dá vida a Catarina Mina, personagem
marcante que representa a força e empoderamento da mulher negra. Atuou como apresentadora em diversos eventos de comemoração ao Aniversário da
Cidade de São Luís, promovidos pela Prefeitura de São Luís; em eventos do Prêmio da Moda
Maranhense e em edições do Festival Bumba Meu Canto e do Festival de Música Ilha do Amor,
patrocinados pela Lei de Incentivo à Cultura do Maranhão.
Desde o ano de 2017 dirige o segmento de dança dos casais de Mestres-Salas e Porta- Bandeiras da Escola de Samba Turma do Quinto, onde atua como 1 Porta-Bandeira. Ministra aulas desse segmento e também da manifestação cultural maranhense Tambor de Crioula às crianças e jovens da comunidade da Madre Deus, em projetos sociais desenvolvidos pela Escola.
Foi diretora artistica das performances de personagens juninas no São João do Maranhão nos anos 2018 e 2019 e de personagens natalinos do Natal do Maranhão, ano 2019, em ações realizadas pela Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão – SECMA.
Atua desde 2018 na direção artistica das ações do Boas-vindas São João realizadas no Aeroporto Marechal Cunha Machado, promovidas pela Secretaria Municipal de Turismo -SETUR.
Atualmente, é diretora de produção cultural da Capa Produções e é diretora artistica, dançarina e coreógrafa do Grupo Batuques do Maranhão, que representa as manifestações e ritmos da rica cultura maranhense (Divino Espírito Santo, Cacuria, Bumba-meu-Boi com os seus variados sotaques, Coco, Caroço, Lelé, Tambor de Crioula, dentre outros), respeitando cuidadosamente as suas nuances musicais, ritmicas e percussivas.
“É um momento de muita honra e máxima felicidade ser uma das personalidades condecoradas com a maior e mais importante homenagem do Legislativo Municipal, por uma indicação do vereador Marlon Botão, em reconhecimento ao meu fazer artístico em prol da cultura maranhense.
Eis um momento de glória para mim, uma mulher preta, arte-educadora e fazedora de cultura, que apreende ser possível mudar a realidade de pessoas, com pouco ou nenhum acesso aos bens culturais, por meio de ações que fomentem a diversidade da cultura popular maranhense”, disse, emocionada, Euricélia Coqueiro.

Nesta quinta-feira (22), a juíza Gláucia Helen Maia de Almeida, da 2ª Vara Criminal de Bacabal, acatou uma ação do vereador Zildomar (PL) contra o resultado da eleição para a presidência da Câmara de Vereadores do município de Conceição do Lago-Açu, realizada por vereadores da base do prefeito.
A juíza entendeu que a eleição realizada no dia 9 de dezembro, a citada acima, teve um caráter de ilegalidade e imoralidade, especialmente contra a soberania do voto democrático realizado noutra eleição, em maio deste ano.