• Thiago Azevedo
  • 3 de maio de 2023

Assembleia Itinerante em Caxias na sexta-feira (5)

A segunda edição da ‘Assembleia Itinerante’ ocorrerá na Câmara Municipal de Caxias, nesta sexta-feira (5), a partir das 15h – antes, às 14h30, haverá entrevista coletiva. A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), comandará os trabalhos, que incluem sessões deliberativa e solene.

“Estamos felizes em poder transferir o Poder Legislativo para a nossa Princesa do Sertão. Será um marco político, com os deputados estaduais debatendo projetos e ações que trarão benefícios e impactos para toda a Região dos Cocais”, afirmou Iracema Vale.

A ‘Assembleia Itinerante’ será aberta às 15h, com a sessão solene de instalação. Em seguida, será iniciada a sessão ordinária, na qual haverá apreciação de proposições, matérias de interesse da população maranhense, pelos parlamentares.

Logo após, ocorrerá uma sessão solene com homenagens e concessão de Medalha do Mérito Legislativo “Manuel Beckman” à ex-deputada Cleide Coutinho; e in memorian aos ex-deputados Humberto Coutinho e Zé Gentil, todos com um legado de trabalho em prol do município de Caxias e região.

Na ocasião, também será concedido o Título de Cidadã Maranhense à juíza Marcela Santana Lobo, natural do Rio de Janeiro e titular da 3ª Vara Criminal da Comarca de Caxias.

*‘Assembleia Itinerante’*
A instalação da ‘Assembleia Itinerante’ em Caxias foi proposta pelas deputadas Daniella (PSB) e Cláudia Coutinho (PDT), no intuito de prestigiar a região Leste do Maranhão. Além dos parlamentares, estarão presentes autoridades municipais, estaduais e federais, além de dirigentes da Alema.

A primeira edição da ‘Assembleia Itinerante’ ocorreu no dia 3 de março, na cidade de Imperatriz.

  • Thiago Azevedo
  • 3 de maio de 2023

Sargento Clistenes celebra 30 anos de relevantes serviços prestados à segurança pública


O sargento da Polícia Militar do Estado do Maranhão, Clistenes Ney de Medeiros Araujo, celebra 30 anos de serviços prestados à segurança pública. Durante sua carreira, o sargento prestou relevantes serviços à corporação e à sociedade maranhense.

Com vasta experiência no campo da segurança, o sargento Clistenes Ney de Medeiros Araujo é reconhecido por sua dedicação e comprometimento com o trabalho policial. Ao longo dos anos, ele atuou em diversas operações e missões de grande importância para a segurança pública, sempre com excelência e profissionalismo.

Seu trabalho como policial militar tem sido fundamental para a manutenção da ordem e da segurança em diversas regiões. Com sua atuação, o sargento Clistenes tem contribuído para a prevenção e o combate a crimes, além de garantir a tranquilidade e o bem-estar da população.

Neste momento tão especial, o sargento Clistenes Ney de Medeiros Araujo recebe o reconhecimento da corporação e da sociedade maranhense pelos serviços prestados ao longo de sua carreira. Agradecemos ao sargento Clistenes por sua dedicação à segurança pública e desejamos que continue a contribuir para um Maranhão cada vez mais seguro e tranquilo para todos.

  • Thiago Azevedo
  • 3 de maio de 2023

Governo do Estado inaugura Unidade de Tratamento para Queimados no Hospital da Ilha

O Governo do Maranhão inaugurou a primeira Unidade de Tratamento para Queimados (UTQ) da rede pública de saúde do Estado. A unidade vai funcionar no Hospital da Ilha, situado na Avenida São Luís Rei de França, e faz parte da terceira etapa de expansão dos serviços oferecidos no local, que está completando um ano de atendimentos prestados à população maranhense.

O funcionamento da UTQ será 24h como retaguarda para pacientes oriundos dos serviços de emergência, através da Central de Regulação de Leitos, conforme o protocolo de acesso estabelecido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O governador Carlos Brandão classificou a entrega como um marco na história da saúde do estado. “Esta é a primeira unidade de tratamento para queimados da rede hospitalar maranhense. Não há, nem na rede pública, nem na rede privada, uma ala específica para esse tipo de assistência. A partir deste momento, os pacientes não precisarão mais buscar atendimento em outros estados, pois poderão receber todo o tratamento necessário aqui mesmo no Maranhão. Por isso, este é um marco na história do nosso estado e vai ser uma referência no setor da saúde”, assegurou.

Estrutura

A Unidade de Tratamento para Queimados (UTQ) dispõe de 19 leitos, sendo seis pediátricos e 13 adultos, sendo dois leitos de estabilização para pacientes mais graves que necessitem de assistência ainda mais especializada.

“Antigamente, nós referenciávamos todos os nossos pacientes vítimas de queimaduras para outros Estados. A partir de agora, de forma inédita, vamos poder atender nossos pacientes aqui no Maranhão e ainda atender os pacientes dos nossos estados-irmãos. Aqui, nós temos toda a estrutura necessária, equipe médica especializada, além das terapias mais avançadas. É um grande avanço na rede de saúde no nosso estado”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

A UTQ conta também com uma câmara hiperbárica, que tem como principal resultado para o paciente a aceleração da cicatrização, evitando infecções e atrofias musculares. Também tem uma sala de cinesioterapia, que oferece um conjunto de exercícios terapêuticos que ajudam na reabilitação e na melhora de regiões comprometidas do corpo e uma sala de balneoterapia onde são realizados os banhos e trocas de curativos de forma segura e confortável para os pacientes.

A UTQ também tem sala de prescrição médica, posto de enfermagem, sala de repouso e vestiários para os profissionais de saúde, já que o funcionamento será 24 horas; e banheiros totalmente adaptados para uso tanto pelos pacientes quanto acompanhantes e funcionários.

Hospital da Ilha

O Hospital da Ilha é uma unidade para atendimentos especializados de média e alta complexidade, para pacientes que são encaminhados conforme o protocolo de acesso estabelecido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“Hoje, o Hospital da Ilha comemora um ano de serviços prestados à população maranhense. Aqui, nós oferecemos toda a estrutura física, equipe especializada e atendimento de qualidade para os nossos pacientes e a entrega desta Unidade de Tratamento para Queimados vai garantir a ampliação dos atendimentos que já prestamos aqui no Hospital da Ilha”, disse a diretora-geral do Hospital da Ilha, Carol Hortegal.

Atualmente, o Hospital da Ilha conta com 46 leitos pediátricos e 168 leitos adultos, totalizando 214 leitos. A primeira etapa da unidade foi entregue em abril do ano passado. Em 2022, o Hospital da Ilha contabilizou 863 cirurgias e, neste ano, mais 595, totalizando 1.458 procedimentos no período de julho do ano passado a fevereiro de 2023. De abril de 2022 a fevereiro de 2023, o Hospital da Ilha admitiu 2.300 pacientes.

Entre as especialidades disponibilizadas aos usuários estão ortopedia, bucomaxilofacial, neurocirurgia, cirurgia torácica, cirurgia geral, ginecologia e gastroenterologia, além de exames de raio-x, ultrassonografia, tomografia, ressonância magnética, endoscopia e colonoscopia.

Cerimônia

A solenidade de inauguração da Unidade de Tratamento para Queimados (UTQ) contou com a presença dos deputados estaduais Florêncio Neto (PSB), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão; Carlos Lula (PSB); Neto Evangelista (União Brasil) e Ana do Gás (PCdoB).

Os secretários de Estado: Chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira; de Infrastrutura, Aparício Bandeira; de Comunicação, Sérgio Macedo; de Planejamento e Orçamento, Vinicius Ferro; e Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão; os presidentes da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcello Duailibe; e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Nordman Wall; os chefes de Gabinete Militar, coronel Aldrin Soares; e do Gabinete do Governador, Luzia Waquim acompanharam o governador Carlos Brandão.

O comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, coronel Célio Roberto de Araújo; Miguel Ribeiro, procurador do Estado e assessor jurídico do governador Carlos Brandão também acompanharam a inauguração.

Samuel Gregory, diretor-técnico; Dimitrius Garbis, diretor-clínico; Letícia Maria Sousa, diretora-administrativa, e os demais funcionários do Hospital da Ilha também participaram da solenidade.

  • Thiago Azevedo
  • 3 de maio de 2023

Pedido de CPI da Saúde será votado nesta quarta-feira na Câmara

Vereadores da Câmara Municipal de São Luís aprovaram apresentação de requerimento para instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a situação da saúde da capital. O pedido de uma CPI da Saúde foi motivado pelo falecimento de um bebê, que teria tido atendimento negado no Hospital da Criança, que é da rede municipal.

O presidente da casa legislativa, Paulo Victor (PCdoB), conduziu a sessão e conseguiu 21 das 14 assinaturas necessárias para apresentação do requerimento. A proposta será votada nesta quarta-feira (2) e, se aprovada, terão início os trabalhos da comissão.

Segundo o requerimento, a finalidade da CPI da Saúde “é apurar as ações e omissões do Executivo Municipal, em relação às irregularidades na prestação de serviço do Hospital Dr. Odorico Amaral de Matos, que culminaram com o falecimento de um bebê indígena, em decorrência da recusa de atendimento médico”.

O documento justifica que “a preocupação dos vereadores é devido à gravidade da crise no sistema municipal de saúde”. Diz ainda que a CPI da Saúde vai apurar a utilização dos recursos financeiros e materiais destinados a este setor e aponta que “é público e notório o estado de precariedade dos hospitais municipais”.

O documento ressalta que “é necessário atender à Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do Serviço de Saúde, que tem como princípio o direito ao atendimento adequado, com qualidade, no tempo certo e com a garantia de continuidade do tratamento”.

O secretário municipal de Saúde, Joel Nunes, chegou a ser convocado pelos vereadores para prestar esclarecimentos sobre a situação das unidades da rede municipal e o caso do bebê que faleceu por falta de atendimento. Na avaliação final dos parlamentares, ele citou dados e informações divergentes daqueles que estão representados nos ofícios do governo estadual.

A CPI será formada com a adesão de, no mínimo, um terço dos membros da Câmara e terá poderes de investigação próprios das autoridades judiciais, além de outros previstos em lei e no Regimento Interno da casa legislativa. Os membros da CPI da Saúde terão 60 dias para apuração dos fatos, podendo ter esse tempo prorrogado.

  • Thiago Azevedo
  • 3 de maio de 2023

Astro de Ogum cobra medidas para os problemas do transporte de São Luís

O vereador Astro de Ogum (PCdoB) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de São Luís, na manhã de ontem (02), para cobrar medidas para resolver, de forma definitiva, o caso do transporte na capital maranhense. Segundo ele, essa questão não pode ficar apenas no paliativo.

“É um paliativo e nada foi resolvido. Acredito que nós precisamos trabalhar nesse momento, que deu essa parada e esse alívio para a população [se referindo em relação ao fim da greve], para resolver, de forma definitiva, essa questão do transporte e que o zoneamento chegue logo para que gere emprego para essa cidade”, destacou.

O parlamentar também se posicionou sobre um jantar que realizou para o senador Weverton Rocha e o prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier, ambos do PDT. Na oportunidade, o parlamentar ratificou que o encontro teve objetivo de buscar apoio para o Arraial “Pertinho de Você”.

“É normal buscar apoios para o arraial. O nosso arraial alcançou 17 milhões de visualizações nas redes sociais no ano passado. O arraial “Pertinho de Você” não cobra porta e todas as atrações que são patrocinadas são para o povo. Além disso, quantas pessoas são beneficiadas com o comércio formal? Será que não conseguem enxergar isso? Qual a diferença entre arrecadar dinheiro para fazer o arraial que vai beneficiar centenas e milhares de pessoas e uma festa de aniversário particular? Isso pode? Isso é legal?”, questionou o parlamentar.

Pesar

Em seu pronunciamento, Astro de Ogum também manifestou pesar pelo falecimento em curto intervalo de tempo de dois grandes ícones da cultura maranhense: mestre Paulinho Salaia, do Bloco dos Feras, e mestre Antônio Fausto, do Boi Unidos Venceremos.

“Ambos marcaram época e andaram à frente do tempo. Gozavam da admiração, do carinho e respeito dos amantes do movimento cultural em nossa cidade”, declarou.

  • Thiago Azevedo
  • 3 de maio de 2023

GDF diz que transferência de Anderson Torres para hospital não é necessária


Um laudo elaborado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES DF) e apresentado pela Polícia Militar do DF (PMDF) ao Supremo Tribunal Federal (STF)  deve afastar qualquer possibilidade de transferência do ex-ministro e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres para o Hospital Penitenciário.

O documento, segundo apurou a Coluna Grande Angular, do Metrópoles, aponta que as instalações do Batalhão de Aviação Operacional (Bavop) “parecem adequadas para o estado atual de saúde mental” do ex-ministro.

A resposta vem após o ministro do STF, Alexandre de Moraes, questionar à Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (DF)se o local onde Torres está preso tem condições para garantir sua saúde, avaliando a conivência em transferir o ex-ministro para o Complexo Penitenciário da Papuda, que dispõe de atendimento psiquiátrico.

Em resposta à solicitação, a Secretaria informou que, devido às prerrogativas de delegado de Polícia Federal, Torres não está sob tutela do órgão, alegando que caberia à Polícia Militar informar sobre o estado de saúde do ex-ministro da Justiça. Na resposta da Polícia Militar ao STF, um laudo assinado por um médico da Secretaria de Saúde, no último dia 30 de abril, consta que não considera “necessária a transferência para hospital penitenciário”, embora tenha relatado no documento que o caso exige acompanhamento frequente.

A PMDF informou, ainda, que Torres tem quatro refeições ao dia, vigilância 24 horas, assistência médica com psiquiatra e assistência religiosa.

Prisão

O ex-ministro Anderson Torres está preso desde o dia 14 de janeiro  e está sendo investigado no inquérito do STF que apura sua suposta omissão na contenção dos atos golpistas de 8 de janeiro. A sua defesa atribuiu a “lapsos de memória” a entrega de senhas inválidas do celular e do armazenamento em nuvem para a investigação da Polícia Federal (PF) que apura os atos golpistas.

Em laudo apresentado recentemente pelos advogados do ex-ministro, Anderson Torres teria apresentado “piora significativa” de seu quadro psiquiátrico e que tem sofrido seguidas crises de ansiedade e choro.

  • Thiago Azevedo
  • 3 de maio de 2023

PF prende Mauro Cid e faz buscas na casa de Bolsonaro.


A PF (Polícia Federal) prendeu na manhã desta 4ª feira (3.mai.2023) o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), tenente-coronel Mauro Cid, em operação que investiga a inserção de dados falsos nos cartões de vacinação contra a covid-19.  Os agentes também realizaram buscas e apreensões na casa de Bolsonaro no Jardim Botânico, em Brasília. O ex-presidente estava na residência no momento das buscas dos agentes. Ele deve depor ainda nesta 4ª feira (3.mai) à PF.

  • Thiago Azevedo
  • 3 de maio de 2023

STF determina remoção de anúncios com ataques ao PL das Fake News

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu prazo de uma hora para que as empresas Google, Meta (proprietária do Facebook e Instagram), Spotify e Brasil Paralelo removam integralmente todos os anúncios, textos e informações veiculados, propagados e impulsionados a partir do blog oficial da Google com ataques ao Projeto de Lei (PL) 2630, conhecido como PL das Fake News. Ele fixou multa de R$ 150 mil por hora de descumprimento por cada anúncio.

Na decisão, no âmbito do Inquérito (INQ 4781), o ministro deu prazo de cinco dias para que a Polícia Federal ouça os presidentes ou pessoas em cargos equivalentes nas quatro empresas, para que esclareçam – entre outras questões que a PF entenda necessárias – as razões de terem autorizado a utilização dos mecanismos que podem, em tese, constituir abuso de poder econômico, bem como caracterizar ilícita contribuição com a desinformação praticada pelas milícias digitais nas redes sociais.

O ministro também deu prazo de 48h para que as empresas apresentem relatórios circunstanciados sobre anúncios realizados e valores investidos, além de apontar e explicar os métodos e algorítimos de impulsionamento e induzimento à busca sobre “PL da Censura”. No mesmo prazo, as quatro empresas devem informar as providências que realizam para prevenir, mitigar e retirar práticas ilícitas no âmbito de seus serviços e de combate à desinformação de conteúdos gerados por terceiros.

Estudo

Na decisão, o ministro Alexandre destacou que um estudo elaborado pelo Laboratório de Estudos de Internet e Mídias Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) aponta que essas empresas anunciam e veiculam anúncios contra o PL das Fake News de forma opaca e burlando seus próprios termos de uso. Entre outros pontos, o estudo narra que a própria página de pesquisas do Google passou a trazer mensagem de alerta para todos os usuários afirmando que o PL 2630 iria “aumentar a confusão entre o que é verdade e mentira no Brasil”.

Segundo o ministro, a conduta do Google e das demais plataformas citadas no estudo da UFRJ têm conexão tanto com os INQ 4781 (“fake news”) e 4874 (“milícias digitais”). “A real, evidente e perigosa instrumentalização dos provedores de redes sociais e de serviços de mensageria privada para a mais ampla prática de atividades criminosas nas redes sociais pode configurar responsabilidade civil e administrativas das empresas, além da responsabilidade penal de seus administradores por instigação e participação criminosa nas condutas investigadas nos referidos inquéritos”.

Para o relator, essas condutas podem configurar, em tese, não só abuso de poder econômico às vésperas da votação do projeto de lei por tentar impactar de maneira ilegal e imoral a opinião pública e o voto dos parlamentares, mas também flagrante induzimento e instigação à manutenção de diversas condutas criminosas praticadas pelas milícias digitais investigadas no INQ 4874.

  • Thiago Azevedo
  • 2 de maio de 2023

Jorge Marú se reúne com lideranças políticas de Paço do Lumiar e decidem caminhar juntas para as eleições de 2024

Nesta terça-feira (02), o vereador Jorge Marú, atual presidente da Câmara Municipal de Paço do Lumiar, reuniu-se em um almoço com diversas lideranças políticas e empresariais da região. Entre os presentes estavam o ex-prefeito Gilberto Aroso, o ex-juiz Madeira, o ex-prefeito Raimundo Filho e Paulo Matos, secretário adjunto da Casa Civil do Estado do Maranhão.

Durante o encontro, foi decidido que o grupo político irá caminhar unido para as eleições de 2024, com a escolha de um nome para representá-los nas urnas. A união dessas lideranças políticas pode ter um impacto significativo nas próximas eleições municipais, uma vez que são figuras importantes na região e têm grande influência sobre os eleitores de Paço do Lumiar.

Segundo fontes presentes no almoço, Jorge Marú se mostrou animado com a possibilidade de concorrer ao cargo máximo do Executivo municipal. O vereador, que tem uma trajetória política de destaque na região, fez um compromisso com os demais presentes em nome do grupo.

 

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 2 de maio de 2023

Felipe Camarão presta homenagem aos trabalhadores maranhenses em podcast

Na tarde deste 1 de maio, o podcast Papo de Prof contou com a participação especial do vice-governador e secretário de educação, Felipe Camarão, que durante o programa, prestou uma homenagem aos trabalhadores e trabalhadoras maranhenses, em nome dos profissionais que atuam nas escolas, ajudando a formar cidadãos e cidadãs de bem.

O podcast, apresentado pela Profª Adrianah Carvalho, abordou temas relacionados à educação e às dificuldades enfrentadas pelos professores em tempos de pandemia. Camarão destacou a importância dos trabalhadores e trabalhadoras maranhenses no processo de desenvolvimento do Estado e da Nação, ressaltando o papel fundamental que esses profissionais desempenham na formação de novas gerações de brasileiros.

“Em nome dos profissionais que atuam em nossas escolas, quero prestar minha singela homenagem aos trabalhadores e trabalhadoras maranhenses. São pessoas dedicadas e comprometidas, que ajudam, dia após dia, a formar cidadãos e cidadãs de bem, que continuarão a contribuir para o desenvolvimento de nosso Estado e da nossa Nação”, disse Felipe Camarão

O programa encerrou com uma mensagem de esperança e otimismo. “Que Deus continue a abençoar o fruto do nosso trabalho! Juntos, podemos superar qualquer desafio e construir um futuro melhor para todos”, finalizou Camarão.

O episódio do podcast Papo de Prof com a participação de Felipe Camarão está disponível para ouvir em todas as plataformas de streaming de áudio.

  • Tags: