• Thiago Azevedo
  • 30 de março de 2023

Prefeitura de Turiaçu fecha parceria com governo federal para implantação de programa agropecuário


Nesta quarta (29), a prefeitura de Turiaçu anunciou a sua entrada no programa + Pecuária Brasil, programa do governo federal, que consiste em, através de parcerias, estimular melhoramento genético em rebanhos de gado.

O programa permite que pequenos produtores tenham acesso a biotecnologias reprodutivas, que consiste em inseminação artificial.

Quem se inscrever recebe um pacote gratuito, formado por material genético de touros raçadores e a presença de médicos veterinários, que realizarão manejos reprodutivos e diagnósticos de gestação, sempre garantindo que de tudo certo.

As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de abril, no prédio da SEMAPA (Secretaria Municipal de Agricultura,Pesca e Abastecimento) e levar os seguintes documentos:
-Copia de RG e CPF
-Comprovante de residência
-Ficha de Controle Sanitário de Brucelose e Aftosa.

  • Thiago Azevedo
  • 30 de março de 2023

Ex-presidente Jair Bolsonaro chega ao Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou ao Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, às 6h40 desta quinta-feira (30), procedente de Orlando, nos Estados Unidos.

A volta do ex-presidente ao Brasil ocorre após três meses de sua partida, em 30 de dezembro, dois dias antes de deixar a Presidência da República.

Devido ao esquema de segurança da Polícia Federal, Bolsonaro não saiu pelo saguão de desembarque habitual e usou uma rota alternativa.

Centenas de apoiadores do ex-presidente chegaram de madrugada à área de desembarque internacional do aeroporto e se espremeram nas grades que delimitavam o espaço, munidos de bandeiras e cartazes.

Enquanto guardavam, os apoiadores cantaram o Hino Nacional e gritaram palavras de ordem. Veiculos de imprensa foram hostilizados verbalmente pelos presentes.

O esquema de segurança da Polícia Militar do Distrito Federal, preparado em reuniões prévias, foi comandado pelo major Delatorres. “Começou à 0h de hoje. Já nos acessos ao aeroporto foram montados pontos de bloqueios. Então, as pessoas podem ficar seguras que hoje não vai ter problema”, afirmou o comandante.

Comunicado

A assessoria de comunicação do Partido Liberal (PL) informou, em nota, que do aeroporto internacional o ex-presidente seguiu para a sede do partido no Setor Hoteleiro Sul, em Brasília, onde foi recebido pela esposa Michelle Bolsonaro, o presidente do partido, Valdemar Costa Neto, e o secretário de Relações Institucionais do PL, general Braga Neto. Não está prevista qualquer fala de Bolsonaro. As informações são da Agência Brasil.

  • Thiago Azevedo
  • 30 de março de 2023

Brandão garante apoio a municípios afetados por chuvas no Maranhão

O governador Carlos Brandão cumpriu nova agenda de vistorias às cidades afetadas pelas chuvas, nesta quarta-feira (29), iniciando pelo município de Monção, seguido de Pindaré-Mirim, Pedreiras, Trizidela do Vale, São Luís Gonzaga e Bacabal. A visita de Brandão trata de acompanhar a situação das populações, intensificar o amparo e ajustar o planejamento do governo caso sejam identificadas novas vulnerabilidades.

Em Monção, primeira cidade visitada, o governador esteve acompanhado do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e coordenador da Defesa Civil, coronel Célio Roberto; dos secretários de Desenvolvimento Social (Sedes), Paulo Casé; e Infraestrutura (Sinfra), Aparício Bandeira.

No município, as chuvas afetaram diretamente 160 famílias. Como parte da vistoria, o governador realizou trajeto de barco no Rio Pindaré, onde acompanhou, de perto, algumas casas afetadas.

“Nós estamos fazendo vistorias a vários municípios atingidos pelas enchentes. Estamos realizando os primeiros socorros, deslocando as pessoas para locais seguros, a nossa ação também inclui a entrega de cestas básicas, colchões, água e toda a assistência necessária. Nós já solicitamos a ajuda do Governo Federal, e agora fizemos uma reunião com os empresários, que também vão se envolver nesse apoio”, afirmou o governador Carlos Brandão.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e coordenador da Defesa Civil, coronel Célio Roberto, pontuou que as cidades têm recebido do Estado tanto auxílio preventivo e emergencial, quanto nos serviços de burocracia para o recebimento de recursos estaduais e federais em prol da recuperação dos municípios.

“Nós temos atuado, primeiramente, para resguardar a vida das pessoas. Elas são retiradas dos locais de risco e colocadas em abrigos. Nós temos assegurado aos municípios tanto as unidades dos Bombeiros, como os envios de técnicos da Defesa Civil. Desta forma, estão sendo feitas duas coisas, a parte preventiva e emergencial, e também o preenchimento de todas as documentações necessárias para o recebimento de recursos do Governo do Estado e do Governo Federal”, pontuou o coronel.

  • Thiago Azevedo
  • 29 de março de 2023

Morros: Orleans Brandão recebe Alzerina Maia no Palácio dos Leões

Nesta quarta-feira (29), a presidente da Câmara Municipal de Morros, Alzerina Maia (PCdoB), teve uma reunião importante no Palácio dos Leões, sede do governo estadual do Maranhão. Ela foi recebida pelo Secretário de Assuntos Municipais, Orleans Brandão, para discutir questões relacionadas ao desenvolvimento da cidade de Morros.

Durante a reunião, foram debatidas formas de melhorar a qualidade de vida da população de Morros, bem como possíveis parcerias entre o governo do estado e o município. Alzerina Maia, destacou a importância de se buscar soluções conjuntas para os problemas enfrentados pela cidade.

Entre os assuntos abordados, estiveram a necessidade de investimentos em infraestrutura, saúde e educação, além de ações para impulsionar a economia local. Orleans Brandão, por sua vez, ressaltou o compromisso do governo estadual em colaborar com o desenvolvimento dos municípios maranhenses e se colocou à disposição para ajudar Morros.

Ao final da reunião, a presidente da Câmara Municipal de Morros afirmou que saiu satisfeita com o encontro e que está confiante de que a parceria entre o município e o governo do estado trará bons resultados para a população.

  • Tags:
  • Thiago Azevedo
  • 29 de março de 2023

Braide exonera secretário de governo e da SMTT


O prefeito de São Luís Eduardo Braide (PSD) exonerou nesta quarta-feira (29), os secretários Enéas Garcia Fernandes Neto e Diego Baluz dos comandos das Secretarias Municipais de Governo e de Trânsito e Transporte.

Uma das áreas mais criticadas da administração do atual prefeito na capital, a SMTT será ocupado agora por Diego Rodrigues, atualmente à frente da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas).

Com a saída de Eneas Fernandes, da Secretaria de Governo (Semgov), quem ficará à frente é o seu atual adjunto, Emílio Murad. Murad é ex-gerente da Caixa Econômica Federal.

As duas mudanças no secretariado já foram publicadas no Diário Oficial do Município. É possível ainda que outras modificações ocorram na gestão de Braide, em São Luís.

De acordo com informações preliminares, as mudanças fazem parte de uma reforma administrativa promovida pelo prefeito. Dessa forma, a exoneração aconteceu de comum acordo, após diálogo entre as partes.

  • Thiago Azevedo
  • 29 de março de 2023

Chaguinhas parabeniza Fábio Macedo por assumir liderança do maior bloco na Câmara dos Deputados

O presidente interino da Câmara Municipal de São Luís (CMSL), Francisco Chaguinhas (Podemos), parabenizou, durante a sessão plenária desta quarta-feira (29), o colega de partido, deputado federal Fábio Macedo (Podemos), que assumiu a liderança do maior bloco da Câmara Federal, formado pelos partidos Podemos, MDB, PSD e Republicanos.

“Eu quero aqui parabenizar o deputado federal Fábio Macedo, que é do nosso partido. E aqui quero registrar que nós temos três ministros do Maranhão e agora nós temos o Fábio Macedo, líder do maior bloco da Câmara Federal, com 142 deputados. Para nós, é motivo de satisfação”, disse.

O chefe do Legislativo ludovicense afirmou ainda que pretende formar uma comissão para ir à Brasília em busca de recursos para a cidade. Ele lembrou que o aliado no Congresso Nacional será um canal que vai abrir as portas para importantes investimentos em favor da capital maranhense.

“Falei com o deputado federal que nós iriamos marcar com duas comissões desta Casa, com os presidentes e alguns membros, para realizar uma visita à Brasília e expor o que nós observamos todos os dias no período invernoso na cidade (…). Desejo sucesso ao Fábio Macedo, mas que ele não se esqueça do nosso estado”, disse.

Novo bloco

O novo bloco partidário liderado por Fábio Macedo foi formado ontem (28), dentro da Câmara dos Deputados, a partir da junção dos partidos Podemos, MDB, PSD e Republicanos. O grupo conta com um total de 142 deputados federais.

Com essa formação, o colegiado terá protagonismo nos debates e votações na Câmara, atendendo aos anseios da sociedade. Macedo está no seu primeiro mandato como deputado federal e é um dos poucos maranhenses a alcançar destaque em posições de grande relevância na Câmara. Ele tem se destacado e conquistado espaços políticos importantes, com trânsito expressivo e grandes articulações com o Executivo e também com os partidos de oposição.

  • Thiago Azevedo
  • 29 de março de 2023

TJ confirma ilegalidade da greve dos professores e impõe corte de pontos

WhatsApp-Image-2023-02-07-at-13.07.02-2-610x380-1-2.jpeg

O pleno do Tribunal de Justiça do Maranhão decidiu nesta quarta-feira, por unanimidade, pela ilegalidade da greve dos professores da rede estadual de ensino, encabeçada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipal do Estado do Maranhão (Sinproesemma).

A decisão referenda sentenças emitidas anteriormente pelos desembargadores Jamil Gedeon (reveja) e Sebastião Joaquim Lima Bonfim (reveja), que já haviam classificado o movimento ilegal e que está prejudicando mais de 300 mil estudantes.

Na nova decisão, que apreciou Ação Civil Pública, além de ter sido mantido o bloqueio de R$ 1,8 milhão das contas do Sindicato, foi determinado o imediato retorno dos docentes às salas de aula, sob pena de corte dos pontos, o que resultará em descontos salariais.

Parecer técnico divulgado pelo Ministério Público Estadual, solicitado pela Promotoria de Justiça de Defesa da Educação, atestou que a proposta de reajuste salarial feita pelo Governo aos professores está no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Foi proposto reajuste de 11%, que será pago em duas parcelas, sendo a primeira retroativa a janeiro e a segunda a partir de julho.

Além disso, a Secretaria de Estado da Educação comprometeu-se em implantar as progressões e titulações.

“Após a análise das manifestações do SIMPROESEMMA e do Governo do Estado do Maranhão, através da SEDUC e da SEPLAN, esta Assessoria Técnica entende que seja concedido o reajuste solicitado pelo Sindicato, particularmente nos percentuais de 14,95% e 39,95%, ficou demonstrado que as finanças do Estado do Maranhão serão sensivelmente afetadas, haja vista a constatação por esta Assessoria de que o ente se encontra no limite orçamentário delineado pela LRF; seja, reajustes naqueles percentuais resultariam em comprometimento do orçamento na ordem de 61,2% e 65%, respectivamente. ou Por outro lado, com o reajuste proposto pelo Governo do Estado, de 11%, o impacto orçamentário seria de 60,6% que, apesar de se situar acimar do limite orçamentário da LRF, e o que apresenta menor risco financeiro para a gestão pública estadual”, diz o documento.

  • Thiago Azevedo
  • 29 de março de 2023

Fábio Macedo é eleito líder do maior bloco partidário da Câmara Federal

Um novo bloco partidário foi formado hoje (28), dentro da Câmara dos Deputados e terá como líder, o deputado federal, Fábio Macedo (Podemos-MA), que atualmente é o líder da bancada do Podemos no Congresso Nacional. O anúncio oficial acontecerá durante uma coletiva de imprensa às 15h.

A junção dos partidos Podemos, MDB, PSD e Republicanos será o maior bloco partidário dessa legislatura, com o total de 142 deputados federais. A quantidade de deputados é suficiente para que o bloco sozinho, consiga aprovar matérias que exijam maioria qualificada, como propostas de emenda à Constituição.

Fábio Macedo está no seu primeiro mandato como deputado federal e é um dos poucos maranhenses a alcançar destaque em posições de grande relevância na Câmara dos deputados. Ele tem se destacado e conquistado espaços políticos importantes, com trânsito expressivo e fortes articulações com o governo federal e também os com partidos que compõem a oposição.

“Tive a honra de ser eleito líder deste bloco, que é composto por grandes partidos do país e será o maior da Câmara Federal. Com muita humildade e firmeza, assumo esse compromisso com a missão de representar da melhor forma esses 4 partidos e principalmente os interesses da população brasileira, fortalecendo os nossos valores sociais e econômicos da nossa bancada. Agradeço a confiança dos demais líderes de partidos que chegaram a um consenso ao redor do meu nome. Que possamos trabalhar com unidade e força”, disse Fábio Macedo.

  • Thiago Azevedo
  • 29 de março de 2023

OMS não recomenda mais 3ª dose de vacina contra a Covid-19

A OMS modificou seu protocolo de recomendação para vacinação contra a Covid-19 e agora considera que adultos saudáveis não precisam de uma terceira dose além da vacinação primária e de um primeiro reforço.

Segundo a entidade, os benefícios “são mínimos” nos casos de pessoas com menos de 60 anos, de risco médio, assim como de crianças e adolescentes de seis meses a 17 anos com comorbidades.

Os especialistas em vacinas da OMS afirmam que não há risco na aplicação de doses de reforço nestes grupos, mas que os “benefícios para a saúde são reduzidos”.

As novas recomendações são do Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas em Imunização (SAGE) da OMS, e foram atualizadas após uma reunião em Genebra, nesta semana.

De acordo com o grupo, o impacto da variante ômicron – com alto grau de infecção, mas com casos leves – e do elevado nível vacinação registrado entre a população mundial refletiram na nova recomenção.

  • Thiago Azevedo
  • 29 de março de 2023

Cinco ex-diretores de Comunicação vão receber homenagens da Câmara de São Luís

_Chaguinhas recebeu os jornalistas Djalma Rodrigues, Zé Raimundo Rodrigues, Itamargarethe Correia Lima, Gláucio Ericeira e Marco D’Eça para tratar sobre o assunto_

Cinco ex-diretores de Comunicação da Câmara Municipal de São Luís serão homenageados com a medalha “Simão Estácio da Silveira” pela contribuição com a história quatro centenária da Casa Legislativa. A iniciativa, sugerida pelo presidente interino Francisco Chaguinhas (Podemos), deve ocorrer em sessão solene, com data e horário a ser definidos pela Mesa Diretora.

Na manhã desta terça-feira (28), Chaguinhas recebeu na sala da presidência, os jornalistas Djalma Rodrigues, Zé Raimundo Rodrigues, Itamargarethe Correia Lima, Gláucio Ericeira e Marco D’Eça. O encontro serviu para tratar sobre o assunto.

Durante a reunião, o chefe do Legislativo explicou aos convidados que a homenagem é uma forma de agradecer a eles pela contribuição com rica história da Câmara, que é a quarta mais antiga do país. Além disso, o parlamentar também reforçou a importância de cada um para o sistema público de comunicação do Palácio Pedro Neiva de Santana.

“Trata-se de uma homenagem onde falei pra cada um que o objetivo será ilustrar a história que está no espaço e no tempo produzida por eles. Além disso, o encontro serviu para harmonizar cada vez mais experiências implementadas no passado para que possamos colocar no presente. Pra nós, nenhum deles serão cometas: que passou, brilhou e acabou. Não, pra nós, todos continuam sendo estrelas que ainda reluz a nossa comunicação”, declarou.

A cerimônia vai retratar um pouco dos projetos que valorizaram a cobertura das ações dos vereadores nos últimos anos e impactam diretamente os cidadãos, com o propósito de, cada vez mais, aproximar a população do Poder Legislativo.

O jornalista Djalma Rodrigues, que trabalhou na Casa por 23 anos, agradeceu o presidente Chaguinhas pela homenagem. Djalma atuou de 1993 a 2014. Assumiu a Diretoria de Comunicação na gestão do ex-presidente Deco Soares, em 1993, mas permaneceu no cargo com João Evangelista, Chico Carvalho, Ivan Sarney e Isaías Pereirinha, em 2014.

“Me sinto lisonjeado com a homenagem proposta pelo presidente Chaguinhas, pois foram 23 anos dedicados à Câmara de São Luís. Receber esse reconhecimento é uma honra e alegria. A gente espera retribuir com nosso trabalho e a nossa dedicação”, disse o comunicador.

Quem serão os homenageados?

Djalma Rodrigues – atuou de 1993 a 2014 nas gestões de Deco Soares, João Evangelista, Chico Carvalho, Ivan Sarney e Isaías Pereirinha;

José Raimundo Rodrigues – foi diretor na última gestão de Isaias Pereirinha, entre 2013 a 2014;

Itamargarethe Correia Lima – primeira mulher a comandar a comunicação da Casa, atuou com diretora na gestão Astro de Ogum, entre os biênios 2015 a 2016 e de 2017 a 2018;

Gláucio Ericeira – foi diretor na gestão de Osmar Filho no biênio 2019 a 2020;

Marco D’Eça – atuou como diretor no segundo biênio da gestão de Osmar Filho entre 2021 a 2022.